Nesta quinta-feira, 3 de março, o Diário Oficial da União (DOU) traz as nomeações dos novos ministros da Justiça, Wellington César Lima e Silva, da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Martins Cardozo, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro de Brito. Os novos titulares da pasta serão empossados nesta manhã pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto marcada para as 10 horas.
As mudanças foram anunciadas esta semana depois que Cardozo, sob pressões políticas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do próprio governo, decidiu entregar o cargo à presidente. Dilma ainda conseguiu convencê-lo a ficar no Executivo e o transferiu para a AGU, antes ocupada por Luís Inácio Adams. A exoneração de Adams também foi publicada na edição de hoje do DOU.
O novo titular da Justiça, Wellington César Lima e Silva, tem 50 anos de idade e exercia os cargos de procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e de procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos. Baiano, ele é uma indicação do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.
Já o novo chefe da CGU, Luiz Navarro de Brito, é especialista em programas de compliance (controle de corrupção) e já foi secretário executivo da Controladoria entre 2006 e 2013. Navarro assume a pasta em substituição a Carlos Higino, que estava interinamente no cargo de ministro-chefe do órgão desde a ida de Valdir Simão para o Ministério do Planejamento.
Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário