Segundo a assessoria de imprensa da Transnordestina Logística (TLSA), responsável pelo serviço, a obra está em fase de mobilização em três lotes no Ceará, entre os municípios de Missão Velha e Acopiara. O canteiro principal está sendo construído no município de Lavras da Mangabeira. Também estão sendo executados, nos três lotes, serviços de escavação e construção de estradas de serviço. Esperada pelo setor produtivo cearense, que aguarda soluções para gargalos ligados à logística, a ferrovia terá 1.753km e vai passar por 29 municípios no Ceará, 19 no Piauí e 35 em Pernambuco.
Transposição
Outra obra há anos aguardada pelos cearenses, o projeto de Integração do Rio São Francisco está com 67,5% de execução.
Em relação à previsão anterior, dada no ano passado, o empreendimento já soma um ano de atraso. Atualmente, são realizadas obras no trecho entre as cidades cearenses de Brejo Santo e Jati. A expectativa é que as águas comecem a chegar no Ceará em setembro de 2015, enquanto a conclusão de todo o projeto deve ficar para o fim do próximo ano. No início de 2013, o Ministério da Integração anunciou que a as águas do São Francisco chegariam ao Ceará em setembro de 2014.
Metas
O objetivo do projeto, orçado em R$ 8,2 bilhões, é levar água para mais de 12 milhões de moradores de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A expectativa é que o empreendimento minimize os efeitos da seca nos estados, além de fortalecer a agricultura das quatro unidades federativas contempladas. (JM)
DN
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário