terça-feira, 4 de maio de 2010

Produtores de tilápia são capacitados em Orós


Orós. Nos últimos cinco anos, a produção de tilápia em cativeiro nos açudes públicos vem crescendo a partir da implantação de projetos comunitários. O mercado consumidor também está em expansão. Entretanto, o conhecimento técnico dos pescadores está aquém das exigências das modernas práticas de manejo de piscicultura em tanques-redes.

A capacitação técnica dos produtores de tilápia em cativeiro, o custo de produção, doenças mais comuns e boas práticas de manejo foram debatidas durante o I Encontro de Piscicultores das regiões Centro-Sul e Cariri, realizado, nesta cidade, no Ladeira Clube. Cerca de 150 produtores participaram do evento, promovido pela Prefeitura de Orós, Banco do Brasil, com apoio do Centec.

Os projetos comunitários de criação de pescado em cativeiro começaram em Orós há seis anos. Hoje são 21 grupos que reúnem 350 produtores e apresentam uma produção média mensal de 80 toneladas. A renda familiar com a atividade pesqueira foi acrescida de um salário mínimo. 

Os pescadores queriam uma renda maior, mas o custo de criação sempre elevado e o preço do pescado estabilizado fazem com que o setor procure melhorar a produtividade. Para isso, é preciso capacitação. "Há carência de informação entre os produtores", diz o gerente de venda da empresa de ração Fri-Ribe, Rogério Formentim, uma das maiores do ramo. "O manejo adequado é o melhor caminho para superar as adversidades".

Nenhum comentário: