As águas das chuvas devem continuar banhando o solo cearense pelo menos até o final do mês de junho. É o que afirma a Funceme. Segundo a Funceme a quantidade de chuva que caiu no Estado do Ceará, até agora, é 27,8 % acima da média histórica. Isso, contabilizando as chuvas que caíram desde o dia primeiro de janeiro até o dia 8 de maio.
Na região do cariri, o volume de chuva até agora já é 58,5 % maior do que o da média histórica na região. Em segundo lugar vem o Sertão Central e Inhamuns, com 32,4% acima da média. No litoral norte, as chuvas já estão 27,5 % acima da média, no litoral de Fortaleza, 10,3%, na região da Ibiapaba, 25,8 e na Região Jaguribana 18,3 % acima da média. Somente no Maciço de Baturité choveu 4,4% abaixo da média histórica.
As fortes chuvas no Estado aumentaram o volume do Açude Castanhão, o maior do Ceará, que está com 5 bilhões e 600 milhões de metros cúbicos, se aproximando da capacidade total que é de 6 bilhões e 700 milhões de metros cúbicos. Para evitar o sangramento do Castanhão, que pode causar enchentes no Vale do Jaguaribe, a Cogerh vai manter, até o dia 30 de maio, quatro comportas abertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário