segunda-feira, 28 de junho de 2021

Cidades do Ceará zeram ou têm baixo estoque de vacinas contra Covid-19 após mutirões


Com a chegada de mais doses de vacinas contra a Covid-19 na última quinta-feira (24), diversos municípios organizaram mutirões de imunização no fim de semana. 

Porém, a demanda tem sido maior que a oferta de doses, o que levou à rápida baixa nos estoques. Nesta segunda (28), algumas cidades já zeraram as doses disponíveis ou preveem o término em breve. 

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) informou que Guaiúba e Pindoretama já acabaram seus estoques de primeiras doses (D1), e que Sobral, Ararendá, Eusébio, Ipueiras e Varjota indicaram zerá-los hoje ou, no máximo, na terça-feira (29). 

O Governo Federal é responsável pela compra e distribuição das vacinas, além de definir os grupos vacináveis a cada etapa. 

Os Governos Estaduais armazenam e organizam a logística de distribuição local. Já a aplicação direta cabe aos Municípios. Rilson Andrade, vice-presidente do Cosems-CE, garante que, se houver doses suficientes, elas são rapidamente aplicadas. 

“Os municípios estão se mobilizando de tudo que é jeito, mas, quando a gente recebe um lote pequeno como foi esse último, consegue aplicar em uma manhã”, explica.

Nenhum comentário: