TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Procissão encerra festejos de São Francisco em Quixelô (CE)

A tradicional procissão com a condução do andor de São Francisco de Assis assinalou o encerramento dos festejos religiosos dedicados ao santo na cidade de Quixelô, no fim da tarde desta quinta-feira, 4.

Os padres João Teixeira (pároco da Igreja Matriz), Leiva Neves e Rogério Oliveira participaram da caminhada pelas ruas da cidade, ao lado de centenas de devotos.

Após a chegada da caminhada houve a bênção do Santíssimo Sacramento no altar.

Os festejos em honra a São Francisco em Quixelô são celebrados há 114 anos.

Com fervor, os devotos participaram do novenário e de missas. O tema da festa religiosa neste ano foi ‘Com São Francisco, somos cristãos, sujeitos na Igreja em saída, a favor do reino’.

O padre João Teixeira lembrou que a festa em louvor a São Francisco em Quixelô é uma expressão forte de fé, que cresce a cada ano. “O novenário é um momento de fortalecimento dessa fé, uma caminhada firme”.

O padroeiro de Quixelô é Bom Jesus Piedoso, cujo dia de celebração é 1º de janeiro, mas os festejos em louvor a São Francisco atraem um maior número de devotos.

Missa solene

Pela manhã desta quinta-feira, 4, houve celebração de missa solene com a presença do bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, e do arcebispo emérito de Aracaju, dom José Palmeira Lessa.

O bispo da diocese de Iguatu observou que São Francisco de Assis é um santo que se assemelha a Jesus. “Foi o que mais viveu o amor, a caridade, como nos ensinou Jesus”, frisou. “Pregou a paz, mostrou que a morte foi vencida e é superada com a vida eterna, além de nos dar grandes lições de caridade”.

Paróquia imperial

Quixelô era uma paróquia antiga, da época imperial, mas foi destituída e somente em 1921 foi restituída pelo primeiro bispo da diocese do Crato, dom Quintino.

Em 1904, o monsenhor José Coelho introduziu a festa de São Francisco de Assis em Quixelô.

Diário Centro Sul
Honório Barbosa

Nenhum comentário: