quinta-feira, 31 de maio de 2018

Cobertura vacinal deve chegar a 100% em uma semana

art
Foi anunciada na manhã de ontem, pelo Ministério da Saúde, a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Agora, o prazo é até o dia 15 de junho, em todo o País. A mobilização deveria ter fim na sexta-feira (1º), mas, devido à paralisação dos caminhoneiros, alguns estados ficaram sem acesso à vacina. Contudo, o Ceará não deve precisar dos 15 dias para alcançar a meta de imunizar todo o público prioritário. Em 37 dias de vacinação, o estado já conta com 87% da população vacinada. Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Ana Vilma Braga, em até uma semana o restante do grupo prioritário deve estar imunizado.

Dois milhões e oito mil pessoas foram vacinadas até agora, de acordo com Ana Vilma. Para ela, o número é consequência da vontade da população de se prevenir contra a doença. "Fazem 20 anos que trabalhamos com essa campanha, mas a população não quer tomar vacina. Esse ano quiseram tomar, viram a importância da imunização no combate à gripe, então tivemos a adesão da população e isso faz toda a diferença", explica.

Segundo a coordenadora, o foco durante a prorrogação será vacinar as populações prioritárias em que a meta ainda não foi atingida, que são as crianças (76,89% vacinadas), gestantes (78,69%), indígenas (91,93%) e idosos (88,02%). Os pequenos, inclusive, foram um dos mais acometidos pela doença. O público com maior cobertura, até o momento, são os professores de Ensino Básico e Superior (111,75%). "Recomendamos aos gestores municipais que, com a prorrogação, busquem quem ainda não se vacinou. Já que a população não trouxe essas crianças, esse é o momento de buscar onde elas estão e saber porque elas não estão recebendo vacina. Nosso conselho é que uma parceria seja feita com os agentes de saúde e que eles circulem nas residências e creches", aconselha a coordenadora de imunização da Sesa.

DN Online

Nenhum comentário: