terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Crise? Futebol cearense é dono dos maiores públicos e da 2ª melhor média nas Séries B e C

classico-rei-2014
Ceará quase foi rebaixado, Fortaleza fracassou novamente no acesso. Os dois maiores clubes do Estado padeceram no Campeonato Brasileiro desta temporada.

No entanto, se dentro de campo alvinegros e tricolores causaram decepções, fora das quatro linhas, o torcedor, que sofreu bastante, mais uma vez provou que possui uma paixão arrebatadora.

Na Série B, o Ceará passou 31 rodadas da zona de rebaixamento, trocou quatro treinadores e só conseguiu escapar da queda na última rodada. Mesmo assim, foi o dono do maior público do Campeonato e da segunda melhor média.

No duelo do “fico” diante do Macaé, o Ceará levou ao Castelão quase 47 mil pessoas. E a média do número de torcedores por jogo foi de 16.142, só ficou atrás do Bahia, com 16.904.

Na Série C, onde muitos a consideram o inferno, o Fortaleza novamente deu mais uma prova da força de seu torcedor. Se não bastasse chegar ao sexto ano disputando a competição, os tricolores novamente surpreenderam nas arquibancadas, apesar de outra vez padecer em um jogo de mata-mata e não conquistar o tão sonhado acesso.

O Fortaleza também foi o dono do melhor público do Campeonato. No fatídico empate por 0 a 0 com o Brasil de Pelotas, o Leão levou mais de 63 mil pessoas ao Castelão. E a média do número de torcedores por partida terminou em 18. 072, atrás apenas do campeão Vila Nova com 19.403.

A força dos torcedores cearenses é tamanha, que na temporada 2015, Ceará e Fortaleza estão entre os quatro maiores públicos do futebol brasileiro.

Ceará 2×1 Bahia com 63.399 pessoas (na final da Copa do Nordeste) e Fortaleza 0x0 Brasil de Pelotas só perdem para Flamengo 0x2 Coritiba com 67.011 (pela Série A) e São Paulo 1×0 Cruzeiro com 66.214 (pela Libertadores).

Fico só imaginando um dia Fortaleza e Ceará disputando a Série A do Campeonato Brasileiro, com pelo menos 1/3 da cota de TV que o Bahia recebe (R$ 30 milhões). Sonhar não custa nada.

Nenhum comentário: