quinta-feira, 3 de setembro de 2015

França confirma que destroço encontrado em ilha é do voo MH370

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confirma em anúncio na TV que destroços encontrados na Ilha Reunião são do voo MH370 (Foto: Olivia Harris/Reuters)
Os fragmentos de asa de avião encontrados na ilha francesa de Reunião em julho procedem "com certeza" do voo MH370 da Malaysia Airlines desaparecido em março de 2014 quando viajava de Kuala Lumpur a Pequim, anunciou a justiça francesa nesta quinta-feira (3). O Boeing 777 com 239 pessoas desapareceu em março de 2014, quando voava de Kuala Lampur, na Malásia, para Pequim, na China.

O pedaço de 2 metros de comprimento encontrado, conhecido como "flaperon", foi encontrado no dia 29 de julho em uma praia de Saint André de La Reunion. Nas proximidades também foram achados os restos de uma mala e garrafas com inscrições em indonésio e chinês.
As perícias permitem "afirmar com certeza" que o fragmento de asa "encontrado em Reunião em 29 de julho de 2015 corresponde ao do voo MH370", afirma um comunicado da procuradoria de Paris.
As autoridades malaias haviam afirmado no início de agosto que a peça era procedente do avião desaparecido.

Os investigadores franceses descobriram no interior da peça números que provêm de uma peça fabricada pela Airbus Defence and Space para a Boeing em sua fábrica em Sevilha, na Espanha. Em coordenação com a Justiça espanhola, o juiz francês que está à frente do caso foi a Sevilha para "obter todos os dados úteis" para as pesquisas, informou em comunicado a Promotoria de Paris, segundo a agência EFE.
Dados técnicos e declarações de um funcionário da empresa permitem "associar formalmente um dos três números com o número de série do leme do MH370", anunciou a procuradoria.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razan, já tinha confirmado em 5 de agosto que a peça fazia parte da aeronave desaparecida. Depois disso, uma equipe composta de especialistas internacionais passou a analisar o material.

Nenhum comentário: