quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PROS do Ceará ficará nas mãos de Odorico Monteiro

Uma operação desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) prendeu, na manhã de ontem, a secretária da Educação do município de Russas, Morlânia Chaves, a sua cunhada, Cheria Cristina Costa Monteiro, e o dono da empresa N.R. de Lima, Natanael Rodrigues de Lima. A ação, denominada “Hora do Lanche”, investiga suposto desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar na cidade.

A operação, que envolveu promotores de Justiça do Núcleo de Tutela Coletiva (Nutec), Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e equipes da Polícia Civil, também expediu mandado coercitivo para Maria Rosângela, que trabalhava na secretaria de Educação. Ela prestou depoimento e foi liberada.

De acordo com as investigações, eles são acusados por crimes de fraude em licitações, falsificação de documentos públicos, superfaturamento de preços e falsidade ideológica e devem permanecer detidos por pelo menos cinco dias prorrogáveis.

No entanto, segundo o promotor João Batista, as prisões podem passar de temporárias para preventivas nos próximos dias. Apesar da execução da operação, a promotoria afirma que as investigações ainda estão em pleno curso e que serão necessários novos desdobramentos.

Batista suspeita que as empresas investigadas, a Comercial Alves e a N.R. de Lima-ME, pertencentes ao mesmo grupo, são de fachada. “Existem indícios de que é empresa de fachada, mas tem firma e sede. Isso ainda está sendo investigado”, disse.

O promotor informou que os trabalhos de apuração foram iniciados há cerca de um ano. De início, a denúncia tinha por foco a má qualidade da merenda escolar das escolas públicas do município.

A partir daí, chegou-se à deflagração da operação. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura de Russas, nas residências dos investigados e nas sedes das referidas empresas, nas cidades de Russas, Caucaia e Fortaleza.

O POVO Online

Nenhum comentário: