terça-feira, 31 de março de 2015

V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Acopiara


A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDICA, realizou nesta sexta-feira (27), no Centro Pastoral, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acopiara. O tema proposto para este ano, em que se comemoraram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo os Conselhos de Direito”.


A conferência tem caráter sensibilizador e mobilizador da sociedade para a construção das políticas públicas na área, em um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora. Todo cerimonial foi conduzido pelas crianças participantes do Núcleo da Criança e do Adolescente – NUCA, Gerônimo Rodrigues e Maria Lorrah, que apresentaram o Coral Anjos Cantores do Serviço de Convivência da STDS e a dança dos alunos da Escola Municipal Serafim de Souza Lima.


A secretária da STDS, Marlucy Holanda, referiu-se às ações voltadas à criança e ao adolescente como prioritárias para a gestão municipal. “Estamos sensibilizados em fortalecer a articulação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e todo sistema de garantia de direitos dos nossos jovens”.


Em dezembro de 2014 aconteceram as conferências livres nos distritos de Santa Felícia, Santo Antonio, Isidoro, São Paulinho e Trussu, também sede e Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II, com participação de grêmios estudantis e NUCA.


Elvira Fernandes, presidente do CONDICA, destacou o momento de definir eixos, diretrizes e objetivos estratégicos que promovam o fortalecimento dos conselhos de direito. “Já evoluímos muito na garantia de direitos para grande transformação que passa o município dando reconhecimento do que Acopiara faz por suas crianças e adolescentes ouvindo e respeitando suas opiniões, além de lhes dar a dignidade necessária”.


Após os pronunciamentos foi lido o regimento interno e a assistente social Rita Nunes proferiu a conferência magma. “É um espaço decisório que proporciona, por meio da participação popular, as soluções mais adequadas para as principais questões voltadas às crianças e aos adolescentes”, destacou.


Na segunda parte desta V Conferência Municipal, foram decididos os grupos de trabalhos com a sequência de debates e eleição das propostas.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: