quarta-feira, 3 de julho de 2013

Produtores preparam terra para o plantio de arroz irriagdo nas várzeas do Orós

Produtores preparam terra para o cultivo de arroz irrigado em Serrote. Foto: HB

Os produtores de arroz iniciaram em junho passado o preparo de solo e o cultivo de arroz irrigado nas várzeas do Açude Orós. Neste ano, as áreas adequadas para a produção estão mais distantes porque o nível do reservatório baixou, após dois anos seguidos de seca. Na localidade de Serrote, os agricultores trabalham na recuperação de canais que vão possibilitar a irrigação da lavoura.
            
Um dos maiores produtores da região, Francisco José Braz, lamenta a falta de apoio da Prefeitura no serviço de recuperação dos canais de terra. “Estamos fazendo o serviço por conta própria, mas por falta de condições o trabalho está atrasado e têm muitos produtores parados, sem condições de plantar”, explicou Braz.
            
Em parceria com outros produtores, Braz pretende fazer o cultivo de 100 hectares de arroz. A irrigação da lavoura é feita por sistema de bombeamento com uso de motores a óleo diesel ou elétricos instalados nas proximidades da água do reservatório. À medida que o nível da água vai baixando, deixando descoberta as terras férteis, os agricultores avançam com os equipamentos de irrigação e com o plantio.

O trabalho se estende até o fim do ano. “Não podemos avançar no tempo porque se vier chuvas estraga a lavoura que pode ficar inundada”, explica o produtor Marconi Chagas da Silva. Em algumas áreas a produtividade é considerada boa em média de oito mil quilos por hectare. Os produtores reclamam da falta de assistência técnica. “A gente vai tentando acertar sozinho”, disse Pedro Alves.

Diário Centro Sul

Nenhum comentário: