quarta-feira, 3 de julho de 2013

Em junho, choveu 174mm em Iguatu. Acumulado do ano é de 759mm

O segundo ano consecutivo de seca no Ceará, 2013 trouxe uma surpresa: o mês de junho que findou foi o terceiro mais chuvoso em 23 anos. Em média, no período, foram registrados 71 mm, isto é, 90% acima da média histórica. O levantamento é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que foi divulgado, neste dia 1º. A instituição classificou a seca deste ano como a nona pior dos últimos 60 anos, levando em consideração apenas a pluviometria média.

Em junho, no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, a Funceme registrou 174 milímetros. De janeiro a junho, foram totalizados 759 mm. As precipitações ficaram dentro da média histórica, mas a irregularidade espacial e temporal prejudicou os produtores rurais. “Em fevereiro, choveu apenas 37mm e em março, 74mm”, observou o gerente local da Ematerce, Erivaldo Barbosa. “Esses baixos índices prejudicou o plantio e trouxe prejuízos para o campo”.

            
Os dados mostram que o melhor mês foi maio passado, que registrou 244mm. Em Abril, foram 146. As chuvas de maio e junho favoreceram o surgimento de pastagem nativa para a alimentação do rebanho bovino e para o plantio de feijão irrigado, cujo ciclo produtivo é curto. “No total, tivemos boas chuvas, mas foram mal distribuídas”, observa Barbosa.  

Chuvas do ano em Iguatu

Janeiro – 84mm
Fevereiro – 37mm
Março – 74mm
Abril – 146mm
Maio – 244mm
Junho – 174mm

Diário Centro Sul

Nenhum comentário: