quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pedido para antecipação do acesso às provas do Enem é acatado pela Justiça

 

Foi acatado pela Justiça Federal do Ceará o pedido do Ministério Público Federal para antecipar a disponibilização das provas de redação corrigidas dos alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2012. A divulgação das provas para os alunos estava marcada somente para o próximo dia 6 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP).

O pedido de antecipação das provas foi feito no início da tarde desta quinta-feira (3), pelo procurador Oscar Costa Filho. No documento, o procurador disse que cerca de 8 mil alunos não entenderam o critério de avaliação do órgão e, por isso, têm o direito de ter acesso a prova. "Recebemos reclamação de todo o Brasil e isso é o mínimo que o Inep pode fazer. O alunos devem ter acesso a essas provas o quanto antes", destaca Costa Filho.

Segundo o procurador na ação, o Inep tem o dever jurídico de receber, processar e responder motivadamente às reclamações dos que se sentirem prejudicados, em razão das respectivas notas atribuídas não refletirem o espelho dos critérios de correção. "O material que institui a peça vestibular contém CD-R com cerca de oito mil assinaturas de candidatos inconformados com o fato de as notas atribuídas não obedecerem aos critérios de correção".

Nenhum comentário: