terça-feira, 15 de maio de 2012

Iguatu recebe Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil




A Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil, ao dar continuidade às atividades de sensibilização e mobilização da sociedade para a erradicação do trabalho infantil no Ceará, finalizou sua passagem por Iguatu, nesta terça-feira (15), com uma vasta programação. Pela manhã, credenciamento e Café da Manhã, e apresentação cultural com participação dos alunos da Escola Dom José Mauro do município de Jucás, que desenvolveram o tema "Movimentos pela Cidadania".
 
A Caravana saiu as ruas de Iguatu em carreata, onde visitou e entregou uma bandeira com o símbolo da campanha nos seguintes órgãos: Câmara de Vereadores, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do município. Participaram do movimento representantes dos municípios de Orós, Catarina, Cariús, Jucás, Quixelô, Acopiara e Iguatu.

Durante o dia ainda aconteceram painéis de debates sobre protagonismo juvenil, prevenção e erradicação do trabalho infantil, avanços e desafios, políticas públicas, educação integral, educação profissional, PETI, PETECA, papel do Conselho Tutelar, e apresentação Cultural do PETI, encerrando os trabalhos com painel sobre planos de prevenção e erradicação do trabalho infantil, diretrizes e propostas  para construção do plano estadual e dos planos municipais, compromisso pela erradicação do trabalho infantil e carta dos participantes da caravana. 
 
Trabalho Infantil no Ceará
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, em 2008, existe cerca de 296 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho no Ceará, sendo 147 mil na faixa etária de 5 a 15 anos e 149 mil com idade de 16 e 17 anos. "São números que preocupam, pois o trabalho infantil é uma situação de grave violação dos direitos humanos. Portanto é preciso fortalecer as políticas públicas para proteção dessas crianças, com inclusão na escola integral, na escola profissional, e evitar que elas estejam em situação de exploração", disse o Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Antonio de Oliveira Lima. 
 
Movimento 
 
As atividades da Caravana no Ceará são coordenadas pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente do Ceará, que tem a frente o Ministério Público do Trabalho, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outros órgãos e entidades de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. 
 
Redação: Luiz Vasconcelos
Iguatu Notícias

Nenhum comentário: