terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Deputados cearenses reclamam de atraso nas obras do PAC

A segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) prevê para o Ceará, até 2014, um investimento de R$ 57 bilhões, segundo relatório divulgado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Porém, algumas obras estão em atraso, como as de saneamento básico e a Transposição do Rio São Francisco.

Apesar de fazer parte de um partido da base de apoio ao Governo Federal, o deputado estadual Welington Landim (PSB) não poupa críticas ao atraso das obras do PAC no Estado. Ele diz não acreditar que as intervenções sejam entregues até 2014, principalmente a Transposição do Rio São Francisco.

A obra tinha sido, inicialmente, projetada para ser concluída no final do governo do ex-presidente Lula, em 2010, mas agora o prazo para o término da obra pode superar o ano de 2014. Landim estima que talvez, em 2015, a Região do Cariri consiga receber as águas da Transposição.

O parlamentar, que em 2011 subiu várias vezes à tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará para reclamar dos atrasos nas obras da Transposição e da Transnordestina, alega que elas continuam a passos lentos. "Já perdemos dois anos com a Transposição. A obra no Ceará há um ano está a passos de tartaruga e a mesma coisa ocorre na Transnordestina", aponta Landim.

Na semana passada, foi veiculado que a obra da Transposição está sendo alvo de pelo menos dez investigações do Ministério Público (MP) Federal. No Ceará, foram abertos pelo menos dois procedimentos no ano passado.

Nenhum comentário: