quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Procurador acusado de matar delegado Cid Júnior recebe habeas corpus

O procurador aposentado da Justiça do Estado do Amapá Ernandes Lopes Pereira, preso em flagrante após ter matado a tiros o delegado da Polícia Civil do Ceará Cid Peixoto do Amaral Júnior (foto), foi libertado na tarde desta quinta-feira (03), graças a um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal.

Ernandes estava preso no quartel do corpo de bombeiros.

A defesa alega que o tiro foi acidental. Cid Peixoto foi morto no dia 13 de agosto do ano passado.

Jangadeiro Online

Pinheirinho volta ao programa "Acopiara Urgente"


O programa "Acopiara Urgente" apresentado aos sábados, no horário do meio-dia, na rádio Vale do Quincoê começa a dar seus primeiros resultados.

Através de denúncias apresentadas no programa a prefeitura municipal já começou a resolver alguns problemas, dentre eles, a implantação de mais um PSF no bairro Moreira.

No programa do próximo sábado o programa "Acopiara Urgente" volta a contar com a participação do radialista Pinheirinho que esteve afastado temporariamente.

A produção e reportagens do programa é de Ozemar Rodrigues. Apresentação: Pinheirinho e Lindomar Rodrigues.

Campeão da Copa levará R$ 53 milhões


A Fifa anunciou hoje a maior premiação da história das Copas para o torneio do ano que vem. O campeão mundial de 2010 vai embolsar US$ 31 milhões, cerca de R$ 53 milhões. O vice-campeão ficará com US$ 25 milhões, enquanto o terceiro lugar ganhará US$ 21 milhões.

O cofre se abrirá também para os clubes. Todos aqueles que cederem jogadores para a Copa do Mundo de 2010 receberão uma gratificação de US$ 1,6 mil por dia, por jogador, começando quinze dias antes do início do torneio e terminando ao fim da participação deste atleta no Mundial. Ou seja, um clube que tenha um jogador na final da Copa embolsará US$ 73,6 mil, cerca de R$ 124 mil.

Segundo a Fifa, serão gastos cerca de US$ 420 milhões em premiações na Copa de 2010, bem mais do que os US$ 261 milhões pagos no Mundial anterior.

  Premiação na Copa do Mundo de 2010 
 
Campeão
US$ 31 milhões (R$ 53 milhões)
Vice-campeão
US$ 25 milhões (R$ 42,6 milhões)
Terceiro colocado
US$ 21 milhões (R$ 35,8 milhões)
Quarto colocado
US$ 19 milhões (R$ 32,3 milhões)
Quartas de final
US$ 15 milhões (R$ 25,6 milhões)
Oitavas de final
US$ 10 milhões (R$ 17 milhões)
Primeira fase
US$ 9 milhões (R$ 15,3 milhões)

Bandidos arrombam Igreja, tomam vinho e comem hóstias

Bandidos invadiram na madrugada desta quinta-feira (03) a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Icó, distante 358 de Fortaleza. A janela lateral do templo foi arrombada pelo grupo. Já dentro da igreja, eles praticaram atos de vandalismo, deixando pistas de que teriam usado drogas no local.

Eles ainda roubaram o dinheiro que havia no cofre e chegaram a beber um litro de vinho do padre, além de comer as hóstias retiradas do Sacrário.

A Delegacia Regional de Icó está encarregada de realizar as investigações para identificar os envolvidos na ação e realizar os procedimentos necessários.

Com informações do repórter Tadeu Gomes

Túnel do tempo...

Na foto abaixo aparecem Valdeci Ferreira. J. Jaime e Assis Araújo. Primeira edição do Telha de Ouro, em 1984.



Fonte: Observatório
José Roberto Duarte

Morre desembargador recém empossado no Tribunal de Justiça


Morreu por volta das 6h30min da manhã desta quinta-feira (3) o desembargador Wilton Machado Carneiro, de 64 anos. Ele não resistiu a um ataque cardíaco e faleceu em casa, no bairro Vila União, em Fortaleza. O magistrado era um dos oito empossados na última quinta-feira (26), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

A Assessoria de Imprensa do órgão confirmou o falecimento do desembargador e informou que ele será velado no próprio TJ. O horário ainda será divulgado. Antes de ser empossado, Wilton Machado Carneiro estava no Tribunal como juiz convocado, para substituir o desembargador Haroldo Rodrigues, hoje no Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
Jangadeiro Online

Deputado cassado pede licença da Al por 120 dias

O deputado Perboyre Diógenes(PSL), cassado pelo TRE no mês passado, sob acusação de compra de votos, decidiu pedir licença da Assembléia por um período de 120 dias para tratar de assunto de interesse particular.

Perboyre ainda pode recorrer da decisão do TRE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o seu recurso, segundo alguns deputados, não tem efeito suspensivo para permitir que ele continuasse no exercício do mandato

 Em seu lugar, assumiu o suplente Raimundo Wéber Araújo (PSL).

Iguatu Notícias

Vamos nessa vozão...


Prefeitura de Iguatu anuncia pagamento da segunda parcela do 13º para o dia 11

Apesar de toda a crise financeira que se abateu sobre os municípios brasileiros, no que diz respeito à queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura de Iguatu, através de uma administração de austeridade fiscal, tem conseguido manter o padrão desejável, e vem cumprindo seus compromissos rigorosamente em dias.

Prova disso é o pagamento do funcionalismo público do município, que além de estarem recebendo rigorosamente em dias, tambem recebem os seus vencimentos dentro do mês trabalhado. Em agosto, a prefeitura efetuou a 1ª parcela do décimo terceiro salário, e já anunciou para o dia 11 deste mês o pagamento da parcela restante, deixando dessa forma o funcionalismo municipal com dinheiro no bolso para as suas compras do Natal.

Iguatu Notícias

Bispo de Quixadá denuncia ameaças de morte


O bispo de Quixadá, dom Ângelo Pignoli, denunciou ontem, em Fortaleza, ameaças de morte que estaria recebendo. O caso foi comunicado ao coronel Joel Brasil, secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e a Clarissa Rihl Jokowski, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República.

Dom Ângelo diz ter recebido quatro telefonemas, dois em sua residência e dois em seu celular. As ligações conteriam críticas ao bispo, terminando com o aviso de que sua morte estaria próxima. No dia 24 de novembro, uma carta anônima em tom de ameaça foi enviada ao bispo.

Na carta, apresentada ontem à Secretaria de Segurança Pública, o remetente se dirige ao bispo como “dom Anginho“ (sic) e diz que o religioso irá para o céu “nas asas de um urubu“. O texto de quatro frases, escrito com vários erros de ortografia, finaliza com o lembrete de que o assassino não tem nada a perder.

O padre Edilberto Reis, da diocese de Quixadá, atribui as ameaças a alguém do movimento “fora Dom Ângelo“, que, segundo ele, ganhou corpo a partir do grupo de apoio à permanência do bispo emérito dom Adélio Tomasin na cidade. O pedido de auditoria nas contas da Faculdade Católica Rainha do Sertão feito por dom Ângelo teria motivado em dom Adélio o desejo de sair de Quixadá. Dom Adélio administrou a Faculdade enquanto foi bispo da diocese, entre 1994 e 2007.

Reis defende que a auditoria foi solicitada por uma questão administrativa e que o bispo não vai recuar “nenhum centímetro“ diante das ameaças. “Pode ser blefe, pode ter partido de um desvairado, mas não se deve ignorar“, argumenta o padre.

O Povo

Iguatu: lojistas esperam aumento de 20% nas vendas natalinas


Fim de ano, o Natal está chegando e é hora de ir às compras. O último mês do ano começa com boas expectativas entre os lojistas da várias regiões do Estado. O clima de otimismo aponta crescimento de até 20% nas vendas da região jaguaribana, enquanto que em Iguatu é de pelo menos 12% em relação ao mesmo período de 2008. Algumas lojas já estão com decoração natalina, outras começam a se preparar a partir desta semana. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu lançou campanha de prêmios para atrair os consumidores.

Esta cidade é polo de atração comercial na região Centro-Sul. Consumidores de pelo menos dez cidades, diariamente, vêm a Iguatu para fazerem compras. Neste período do ano, eletroeletrônicos, calçados, perfumaria e confecções são os setores que mais vendem, ao lado de material de construção e tintas. A partir desta semana, o movimento deve se intensificar no centro comercial.

Polícia Civil investiga causas da morte de Leila Lopes


A Polícia Civil investiga as causas da morte da atriz Leila Lopes, de 40 anos, que foi encontrada em seu apartamento, na madrugada desta quinta-feira (3), na Zona Sul da capital paulista.

O corpo da atriz foi encontrado caído no chão, ao lado da cama. Segundo uma equipe de Bombeiros que foi até o local, a atriz sofreu uma parada cardíaca. De acordo com a Polícia, aparentemente nenhuma marca de violência física teria sido vista no corpo da atriz.

Em outubro, Leila Lopes ficou duas semanas internada por causa de dores abdominais. Os exames revelaram que ela sofria de endometriose. No mês passado, os médicos retiraram o útero da atriz e atualmente ela se recuperava da cirurgia.
Entre seus principais trabalhos na TV estão as novelas "Pantanal", em 1990, quando interpretou Lúcia; "O Rei do Gado", em 1996, como Suzane; e "Renascer", em 1993, no papel da professorinha Lu.

A atriz, que nasceu em 1969 na cidade de São Leopoldo (RS), também fez um ensaio fotográfico para a edição de março de 1997 da Revista Playboy. A partir de 2008, entrou para o elenco da produtora de filmes pornográficos Brasileirinhas, com o filme "Pecados e Tentações".

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Flu vence carrasco, mas LDU leva novo título no Maracanã


Com o apoio de mais de 69 mil fãs e grande festa tricolor nas arquibancadas do Maracanã desde as primeiras horas da noite desta quarta-feira, o Fluminense venceu a LDU por 3 a 0 na decisão da Sul-Americana, mas não conseguiu evitar a repetição da história do ano passado. Como havia perdido por 5 a 1 na semana anterior, na altitude de Quito, o time das Laranjeiras viu novamente os equatorianos fazerem festa no gramado do estádio carioca.

Senado aprova PEC do Divórcio e cria piso salarial nacional dos policiais

O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira, em primeiro turno, duas propostas de emenda à Constituição (PEC). A primeira, cria o piso salarial nacional dos policiais civis e militares e a outra, conhecida como PEC do Divórcio, diminui o prazo para o divórcio.

Como há acordo entre os líderes partidários, serão suprimidos os prazos regimentais, e o segundo turno ocorreria ainda na sessão desta noite.

Com a aprovação da proposta que cria o piso salarial nacional para os policiais civil e militares, o valor será estabelecido por lei ordinária e deverá entrar em vigor num prazo máximo de um ano, após a promulgação da PEC.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 20 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (2), pelo concurso número 1.131 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados:  01 - 08 - 16 - 34 - 36 - 49

Segundo a Caixa, 119 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 16.728,24.

Outras 7.753 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 366,80.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 20 milhões.

Silvio Santos se despede de Lombardi em velório


O apresentador e empresário Silvio Santos se despediu nesta quarta-feira (2) do locutor Luiz Lombardi Neto. O corpo do ex-funcionário e amigo de Silvio há 40 anos estava sendo velado na Câmara Municipal de Santo André desde o início da tarde.

O dono do SBT esteve no local por volta das 21h30 e permaneceu no velório por cerca de 15 minutos. Ele saiu sem falar com a imprensa.

O corpo de Lombardi será enterrado no Cemitério Cristo Redentor, em Santo André, região do ABC, às 10h desta quinta-feira.

Segundo comunicado oficial divulgado pela emissora, Lombardi sofreu um infarto agudo do miocárdio. O corpo foi encontrado na manhã desta quarta, pela mulher do locutor, Eni Lombardi.

Iguatu Natal de Luz 2009


No período do Iguatu Natal de Luz, todas as praças públicas e ruas são ornamentadas com enfeites natalinos e a cada ano vem chamando a atenção dos cearenses e de turistas de todo o país.

'Lúcio não renunciou', diz Renan Vieira

Apesar do site oficial do Fortaleza anunciar a renúncia de Lúcio Bomfim à presidência do clube, o novo mandante Antônio Renan Vieira e Silva afirmou, no início da tarde desta quarta-feira (2), que novas eleições não irão ocorrer. "Lúcio não renunciou. Ele está licenciado. Em janeiro, ou ele assume novamente ou renuncia. Ou seja, só saberemos como ficará em janeiro", aponta.

A nova afirmação de Renan Vieira foi em resposta à denúncia correta de torcedores na comunidade do Fortaleza no Orkut de que, segundo o parágrafo único do Art.65 do Estatuto do Clube, novas eleições deveriam ser realizadas no prazo máximo de 60 dias.

Comissão aprova teto único para toda a administração pública

Comissão especial da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, a unificação do teto salarial para toda a administração pública. A comissão também acabou com a impossibilidade de acumulação de remunerações cuja soma ultrapasse o teto.

Com essa alteração, caso o servidor público federal, estadual ou municipal tenha mais de um vencimento, seja por acumulação de cargos, aposentaria ou pensão, poderá receber mais que o limite superior, estipulado como o subsídio integral dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Hoje, o salário dos ministros é de R$ 25,7 mil e chegará a R$ 27,9 mil em fevereiro do ano que vem.

Prefeito Agenor Neto recebe prêmio IBVG em Gestão Pública

O IBVG- Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão, que anualmente avalia e indica os melhores prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, neste ano de 2009 em sua quarta edição, atribuiu ao prefeito de Iguatu, Agenor Neto, esta tão sonhada honraria, disputada por mais de 5.500 chefes do executivo em todo o País.

Para os diretores do Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão, a escolha de Iguatu como modelo de Gestão Fiscal se baseou em dados concretos e disponíveis junto aos órgãos públicos de âmbito Federal e Estadual correlacionados à administração municipal. O prêmio tem um significado especial, uma vez que diz respeito à correta aplicação dos recursos e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A solenidade de outorga será realizada no próximo dia 05 de dezembro, às 21 horas no salão nobre do Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro.

Iguatu Notícias

Aprovado Projeto de Lei Complementar que regula criação de novos municípios

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (2) o projeto de lei complementar de nº 09/09, de autoria do presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), que dispõe sobre os Estudos de Viabilidade Municipal, para a Criação, Incorporação, Fusão e Desmembramento de Municípios no Estado.

O deputado Artur Bruno (PT) justificou o voto a favor afirmando que os critérios colocados pelo projeto são coerentes. O deputado Osmar Baquit (PSDB) defendeu que “emancipar distritos não é dividir pobreza, mas sim corrigir uma injustiça e dotá-los de condições necessárias para uma vida melhor”.

O deputado João Jaime (PSDB) ressaltou que a lei é severa e não vai permitir “um festival de criação de municípios no Estado”. O deputado Dedé Teixeira (PT) salientou que os municípios não poderiam continuar sendo privados, pois, há vinte “não se emancipa municípios no Ceará”. Também se pronunciaram a favor do projeto os deputados Manoel Castro (PMDB) e Jaziel Pereira (PMDB).

O projeto recebeu votos contrários dos deputados Augustinho Moreira (PV) e Heitor Férrer (PDT).

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa.

Morre Lombardi, famoso locutor do programa de Sílvio Santos

O locutor Luiz Lombardi Netto, de 69 anos, famosa voz do programa de Sílvio Santos, morreu em Santo André (SP) nesta quarta-feira, 2.

De acordo com ao irmão do locutor, Reinaldo Lombardi, o corpo foi encontrado em casa pela família na manhã desta quarta, 2, e ainda não foi liberado.

Velório será no campo do Santo André, diz irmão

"O corpo foi encontrado às 8h e, até as 11h50, o médico do IML ainda não tinha chegado. Estamos esperando para poder marcar o horário do enterro. Só o que sabemos por enquanto é que o corpo será velado no estádio do Santo André", disse o irmão de Lombardi.

Sílvio Santos ficou arrasado com notícia, diz assessoria

O apresentador Sílvio Santos, amigo de Lombardi há mais de 35 anos, ficou arrasado com a notícia. De acordo com a assessoria, Sílvio está gravando um programa nesta quarta, 2, em homenagem ao locutor. "Ele chegou a pensar em cancelar a gravação, mas, de comum acordo com a produção, resolveu gravar, em homenagem ao Lombardi e em respeito às 250 mulheres que esperavam para ver o Sílvio na plateia", diz a assessora de imprensa do SBT, Maísa Alves. Lombardi era esperado esta manhã no SBT para gravar o programa.

Colegas comentam a morte

Ex-jurada do programa de Silvio Santos, Elke Maravilha comentou a morte de Lombardi. Para ela, ele era “a escada de Silvio Santos” e muito importante para o programa. “Ele era uma pessoa legal. Fico feliz que ele tenha morrido sem dor. A morte não é uma coisa ruim. Se fosse, os deuses não nos dariam a morte”.

A apresentadora Sônia Abrão não conseguiu segurar o choro ao relembrar o amigo, com quem convivia desde os tempos do programa "Show de Calouros"."Sempre convivi com ele. Ele era um amigo, um irmão para nós. Sempre fez trabalhos na minha produtora. Ele era alguém genuinamente bom... é uma perda enorme para mim, como pessoa, e também para a TV brasileira", disse Sônia.

O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, escreveu em seu blog que tinha o hábito de tomar café com o locutor nos intervalos de gravação. "Lombardi é um profissional querido por todos não só aqui no SBT, mas pelo Brasil afora. Com certeza, ele foi o locutor mais popular e imitado de todos os tempos. As tardes do nosso domingo não serão as mesmas sem a sua voz".

A apresentadora Mara Maravilha acredita que este é o maior golpe que Silvio Santos já recebeu: "Lamento muito pelo Silvio. Ele deve estar sofrendo muito. Lombardi foi o maior colega de trabalho dele. Esse com certeza é a maior perda que Silvio já sofreu. Lombardi era uma pessoa muito especial para fazia todo mundo se sentir íntimo mesmo sem ter muito contato com ele. O Brasil todo vai sofrer com a sua morte”

Famosos lamentam perda do locutor na internet

Diversos artistas e apresentadores aproveitaram oTwitter para comentar o falecimento de Lombardi. Confira:

Luciano Huck: "'É com vc, Lombardi' vai ficar para a história da TV".

Sabrina Sato: "Muito triste com a noticía do Lombardi".
 
Fernanda Paes Leme: "Ele era a voz do SBT! Meus sentimentos...".

Angélica: Que triste a morte do Lombardi....., PAZ pra familia dele....

Celso Portiolli: "Perdi um grande amigo, uma pessoa digna e de extrema bondade. Vai com Deus, amigo”, escreveu. O humorista Rodrigo Scarpa, que interpreta o personagem Repórter Vesgo, lamentou o falecimento. "O país inteiro está triste. O Lombardi é mitológico, ele é a voz que todo mundo conhece e imita".

Serginho Groisman: "Conheci Lombardi na voz do Silvio. Muito boa gente. Não pude entrevistá-lo porque Silvio queria que ele fosse reconhecido pela voz! Na memória!!".

Monique Evans: "Saindo para gravar. Como todo palhaço, vou esconder minha triteza, engolir minhas lagrimas. Adeus Lombardi!".

O locutor era conhecido por jamais mostrar o rosto, mas rola no Youtube um vídeo com um depoimento do locutor. Confira o vídeo

A nota oficial de falecimento

"É com muita tristeza que o SBT comunica o falecimento do grande companheiro de Silvio Santos e da emissora, Luiz Lombardi Neto, de 69 anos. O fato aconteceu nesta quarta-feira, 2 de dezembro, por volta das 8h.
Segundo sua esposa, Eni Lombardi, já pela manhã, ao acordá-lo, encontrou-o sem vida.
Neste momento, o corpo se encontra em sua residência em Santo André aguardando ao IML. "

Trem é recebido com aplausos em Juazeiro do Norte, no Ceará


O Governo do Estado do Ceará entregou ontem à população do Cariri a conclusão da primeira etapa das obras do Metrô que ligará as cidades de Juazeiro do Norte e do Crato. Foram inaugurados os 13,6 quilômetros de extensão da linha e apenas três estações de passageiros, uma em Crato e duas em Juazeiro. As outras seis, de acordo com o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) Rômulo Forte, serão concluídas dentro de dois meses.

Miséria

Vestibular da UECE poderá ser anulado na próxima semana

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece, José Maria Santiago, afirma que já começou a receber os pedidos vindos do Protocolo Geral da Universidade Estadual do Ceará (Uece) referentes às reclamações dos alunos sobre uma suposta fraude no processo seletivo ocorrido no último domingo (29).

Uma reunião está marcada no próximo dia 7, com toda a comissão do vestibular e o professor Francisco Araripe, reitor da Uece. Dela sairá a decisão da anulação ou não do vestibular da Universidade. O presidente da Comissão assegura que todos os alunos serão informados de qualquer decisão tomada após o encontro.

Pressionado pelos ruins resultados, Lúcio Bomfim renuncia e Renan Vieira assume a presidência do Fortaleza


Lúcio Bomfim não é mais presidente do Fortaleza. Durante o encontro do Conselho Deliberativo do clube nesta terça-feira, o dirigente decidiu entregar o cargo.  Lúcio – que tinha o apoio de parte dos conselheiros - não suportou a pressão pelo rebaixamento do time para a Série C do Campeonato Brasileiro. O vice-presidente eleito, Renan Vieira (foto), e que foi diretor de futebol da equipe na temporada 2009, também muito criticado pela torcida, optou por continuar e assume a presidência.

Cariri tem chuva com granizo

. Fortes chuvas, mas com curta duração, acompanhadas de relâmpagos, trovões e até granizo, banhou ontem a maioria dos municípios do Cariri. No Crato, oficialmente, foram registrados 83 milímetros. No entanto, no Sítio Granjeiro, no sopé da Serra do Araripe, os pluviômetros, com capacidade para medir até 120 milímetros, transbordaram. A intensidade das chuvas não causou nenhum problema na cidade que, normalmente, é alagada com uma chuva de 100 milímetros. Dados da Funceme registraram chuvas em 10 municípios caririenses. Barbalha teve a maior.

IPVA deve cair até 50% em 2010

Diante de tantas despesas no período natalino e no início do ano novo, época em que se concentram os gastos com as férias, aquisição dos livros escolares e pagamento de tributos, um alento para o contribuinte cearense proprietário de veículo automotor. O IPVA de 2010 de alguns modelos de veículos deverá sofrer redução nominal de até 50%, em relação ao valor pago no ano passado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel), Everton Fernandes, a média da redução do valor do IPVA será de 30%, apesar da manutenção da alíquota de 2,5%, para os carros. Já os proprietários de motocicletas também serão beneficiados em 2010, com a redução da alíquota do imposto incidente sobre o bem, de 2% para 1%.

De acordo com Fernandes, a redução do imposto decorre da desvalorização natural dos veículos usados, de um ano para o outro; bem como de alteração no conceito de alguns modelos, sobretudo dos mais populares, como Gol, Celta e Pálio. Conforme explicou, os carros populares, independentemente de conterem acessórios opcionais, como ar condicionado, vidros-elétricos e direção hidráulica ou quatro portas, serão considerados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) como básicos.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 15 milhões nesta quarta-feira

O concurso 1.131 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira (2), deve pagar R$ 15 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

No último sábado (28), ninguém, acertou os números sorteados no concurso 1.130, e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião, em Dois Vizinhos (PR) foram: 05 - 18 - 23 - 32 - 49 - 54.

Ao todo, 279 bilhetes acertaram a quina e cada um ficou com R$ 5.751,46. Outras 9.245 apostas acertaram a quadra e ficaram com R$ 247,95 cada uma.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Acopiara: gastos com diárias pagas pela prefeitura ultrapassam a marca dos 140 mil reais

Acessando o Portal Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará - TCM, o blog descobriu quem são os três recordistas em diárias pagas pela Prefeitura Municipal de Acopiara durante o ano de 2009.

Somente com esses três servidores públicos foram gastos até agora a quantia de R$ 51.307,50 (cinquenta e um mil, trezentos e sete reais e cinquenta centavos).

Clicando no nome do favorecido (abaixo) o internauta poderá ver detalhes dos empenhos.

ANTONIO ALMEIDA NETO R$ 29.040,00 (Prefeito Municipal)
ROSMARI HOLANDA GURGEL ALMEIDA R$ 11.746,50 (Secretária de Administração e Finanças - esposa do prefeito)
TEREZA CRISTINA MOTA DE SOUZA ALVES R$ 10.521,00 (Secretária de Saúde - cunhada do prefeito)

Em tempo

No que diz respeito às diárias pagas pela Prefeitura durante o ano de 2009, foram encontrados  ainda no Portal da Transparência, pelo menos, 70 favorecidos totalizando o gasto de R$ 141.526,25 (cento e quarenta e um mil, quinhentos e vinte e seis reais e vinte e cinco centavos).

Os dados do portal foram atualizados no último dia 27 de novembro de 2009.

Mau exemplo...


São situações como essa, que muitas vezes induzem as pessoas comuns a praticarem os ilícitos no trânsito. Uma viatura de polícia da cidade de Lavras da Mangabeira foi estacionada em cima do calçadão do banco  Bradesco, aqui na cidade de Iguatu. Essa situação foi flagrada no dia de hoje (01), por volta das 15 horas.

Desse jeito, o mau exemplo se prolifera!

Iguatu Notícias

Concurso do Ronda do Quarteirão vai convocar 2,5 mil classificados até sexta-feira

O Programa Ronda do Quarteirão vai convocar 2,5 mil classificados no concurso, conforme informações do coordenador do programa, Coronel Joel Brasil.
De acordo com ele, a convocação será de acordo com a ordem de classificação. Até sexta-feira a Uece deverá realizar a publicação dessa lista", afirma.

Iguatu Notícias

Governo entrega 48 novas viaturas para Centro-Sul e Cariri


O governador Cid Gomes entregou nesta terça-feira, dia 1º, 48 novas viaturas destinadas as Polícias Militar e Civil, para reforçar a segurança no Interior do Estado. A entrega  aconteceu durante a realização do "Governo do Ceará na Minha Cidade", em Acopiara, na região Centro Sul. Os veículos serão distribuídos em 31 municípios das regiões Centro Sul e Cariri. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 18,3 milhões na aquisição de 126 viaturas para a Polícia  Militar e 74 para a Polícia Civil.

Para o Centro Sul, Cid Gomes também assinou a liberação de R$ 928 mil para investimentos na infraestrutura das áreas da educação, saúde e habitação. O montante é oriundo do orçamento do Estado e, por meio do Programa de  Cooperação Federativa (PCF), permite aos deputados estaduais a destinação destes recursos aos municípios. Os municípios beneficiados com o Programa na terça-feira, foram Acopiara, Cariús, Piquet Carneiro, Tauá e Solonópole.

Durante a instalação do Governo Itinerante, Cid Gomes e os secretários Adail Fontenele (da infraestrutura), César Pinheiro (dos Recursos Hídricos), Joaquim Cartaxo (das Cidades) e o superintendente do Departamento de Edificação e Rodovias (DER), Quintino Vieira, informaram à população sobre as obras de infraestrutura da Região durante a realização da audiência pública.

Cid Gomes lembrou diversas ações que estão sendo executadas na Capital e no Interior
do Estado, como a construção de metrôs, de Centro de Eventos, Policlínicas, CEOs, escolas, entre outros.

Ele destacou que os investimentos na área dos recusos hidrícos superam R$ 700 milhões e anunciou a construção de duas novas barragens do sul do Estado. Uma em Antonina do Norte e outra em Umari, além das barragens que serão construídas em Madalena, Itapipoca, Ipueiras e Beberibe.

O governador afirmou também, que através da parceria com o Governo Federal, até o fim de 2010, todos os domicílios contarão com energia elétrica, por meio do Programa Luz Para Todos. Outro destaque apresentado por Cid Gomes foi o Cinturão Digital que vai garantir banda larga a 92% da população urbana do Ceará. "Até abril de 2010 nós vamos implantar este projeto", anunciou o Governador.

"Nós estamos fazendo aproximadamente metade do que foi feito em toda a história do Ceará", disse Cid, ao ser questionado sobre as rodovias. Ele anunciou que os investimentos em restauração e implantação de novas estradas ultrapassam R$ 1 bilhão e que não há nenhum município do Ceará que não tenha estrada asfaltada."Nossa meta é restaurar mil e quinhentos quilômetros e construir novos mil quilômetros", disse.

Na área do desenvolvimento social foram assinados convênios com prefeituras municipais para implantação de programas de qualificação profissional como Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Para beneficiar comunidades agrícolas, foram liberados projetos de incentivo e mecanização agrícola.

Durante todo o dia a população foi beneficiada com a oferta de serviços como emissão de documentos, realização de exames, inscrição em programas de Governo, entre outros. Nessa quarta-feira (2), o Governo Itinerante segue para Brejo Santo, na gião do Cariri.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Feliz da vida...

E quem estava feliz da vida com o governador Cid Gomes (PSB) em Acopiara, era o prefeito da cidade.
Nem parece que há dois anos o governador só não o chamou de santo.
Coisas da política...

Acidente com caminhonete em Quixadá deixa três mortos e cinco feridos

Um acidente com uma caminhonete D-20 de cor azul deixou três pessoas mortas na manhã desta terça-feira (1º), por volta das 7h30min, no quilômetro 124 da CE-060, entre os municípios de Quixadá e Itapiúna.
O veículo transportava oito passageiros, quando uma das rodas traseiras escapou e o condutor perdeu o controle.

Além dos que faleceram, os outros cinco passageiros ficaram feridos e foram encaminhados para o hospital local de Quixadá. O motorista da caminhonete fugiu logo após o acidente.

 Com informações do Repórter Júlio César.

Prefeito de Iguatu Agenor Neto recebe convite para participar do 3° Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira

O Prefeito de Iguatu, Agenor Neto, foi convidado pela equipe do governo Lula para participar do 3° Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira, que irá acontecer nos dias 3 e 4 de dezembro de 2009 no Palácio dos Congressos na França. O evento é organizado sob a alta patronagem da Presidência da República francesa e da Presidência da República federativa do Brasil.

O objetivo do encontro é fazer evoluir as parcerias existentes, melhorar os intercâmbios entre coletividades que trabalham sobre a mesma temática e basear-se em práticas inovadoras das coletividades e de seus parceiros locais, de modo a integrar melhor em suas cooperações o desafio que o desenvolvimento sustentável representa.

"Estou orgulhoso de receber tal convite do governo Lula, mas possuo várias obrigações neste final de ano na busca de investimentos para Iguatu em 2010, e estamos na luta para que o meu povo tenha um ano melhor que este de 2009", disse Agenor Neto.

Iguatu Notícias

Bairros Moreira, Aroeiras e vila Esperança em Acopiara recebrão lombadas eletrônicas

O governador Cid Gomes afirmou hoje em Acopiara, no Governo em Minha Cdade, que em 30 dias serão colocadas lombadas eletrônicas nos bairros Moreira, Aroeiras e vila Esperança em Acopiara.

Nesses três bairros o índice de acidente é considerado alto tendo em vista a grande velocidade que os veículos desenvolvem.

Acopiara: vereadora pede explicações a Prefeitura sobre inscrições para a seleção de Agentes de Saúde

Na sessão do legislativo de Acopiara, ontem, a vereadora Simone Félix Martins (PMDB) entrou com requerimento solicitando da Prefeitura Municipal, informações em relação as inscrições para a seleção de Agente de Saúde realizadas no último final de semana, bem como, prorrogação das inscrições.

Ela justificou que entrou com o requerimento porque a população do município não tomou conhecimento das inscrições.

Segundo Simone, o Edital deveria ter sido divulgado nas emissoras de rádio.

Icó: criança engole caroço de fava e morre asfixiado

Uma criança de apenas 01 ano e seis meses de idade, identificada apenas como Renato, faleceu ontem no sítio Aroeiras, zona rural de Icó, após engolir um caroço de fava.

Sengundo informações de populares a criança ainda foi socorrida para o hospital regional de Icó mais morreu por asfixia momentos depois.

Governo entrega hoje mais 48 viaturas para o Interior do Estado

O governador Cid Gomes entrega nesta terça-feira (1º), às 9 horas, em Acopiara, na Região Centro-Sul, 48 viaturas para a Polícia Militar, Polícia Civil a 31 municípios do Cariri e Região Central do Estado. As viaturas serão incorporadas ao patrimônio da PM, bem como ao da Policia Civil. Visando uma maior integração das instituições policiais, será colocada em cada uma das (50) cinquenta delegacias que estão sendo construídas no Interior, uma viatura de cada Instituição. Essa nova estrutura além de atender às necessidades tradicionais de uma delegacia de polícia, agrega em suas instalações um destacamento policial militar.

Essa é mais uma nova ação de interiorização na área da Segurança Pública e com um investimento de R$ 18.306.536,00 (dezoito milhões, trezentos e seis mil e quinhentos e trinta e seis reais) o Governo do Estado do Ceará adquiriu 200 viaturas SRV, sendo 126 para a Polícia Militar e 74 para a Polícia Civil. O objetivo é equipar e dar mais condições de trabalho aos policiais no interior do Estado, melhorando assim a qualidade do serviço ofertado a população cearense.

Municípios beneficiados:


Município
PMCE
PCCE
total
01
Aracati

01
01
02
Acopiara
01

01
03
Aiuaba
01

01
04
Araripe
01

01
05
Assaré
01

01
06
Aurora
01
01
02
07
Barbalha
01

01
08
Brejo Santo
02

02
09
Campos Sales
01
01
02
10
Caririaçu
01
01
02
11
Cedro
01

01
12
Crato
02
01
03
13
Icó
01
01
02
14
Iguatu
02
01
03
15
Ipaumiriim
01

01
16
Jaguaribe

01
01
17
Jardim
01

01
18
Jati
01

01
19
Juazeiro do Norte
04

04
20
Lavras da Mangabeira
01
01
02
21
Mauriti
01
01
02
22
Milagres
01
01
02
23
Missão Velha
01
01
02
24
Mombaça
01

01
25
Pena Forte
01

01
26
Potengi
01

01
27
Quixeramobim

01
01
28
Russas

01
01
29
Salitre
01

01
30
Umari
01

01
31
Várzea Alegre
01
01
02

TOTAL
33
15
48

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nova enquete, no ar!

O blog já está com nova enquete e quer saber a sua opinião: Em qual desses possíveis candidatos a governador no Ceará você não votaria de jeito nenhum em 2010?

O blog selecionou os prováveis nomes para você votar, dentre eles, Cid Gomes, Tasso Jereissati, Lúcio Alcântara, Roberto Pessoa, Luizianne Lins, Raimundo Gomes de Matos, Renato Roseno e outros...

Agora é só votar.

Editorial - Sem medo da verdade



É lamentável, e por que não dizer de pouco convencimento, presenciarmos adversários políticos do prefeito Agenor Neto, ao se pronunciarem numa determinada emissora de rádio local, tentarem, a todo custo, desafiar a inteligência do ser humano.

Foi justamente o que pudemos ouvir na semana passada. Um pretenso candidato(a) ao legislativo estadual em 2010, aqui da cidade de Iguatu, durante uma entrevista, saiu com essa de dizer que o prefeito Agenor Neto era um aproveitador de situações políticas.

Ora, caros internautas, desde quando há um aproveitamento de situações por parte do prefeito Agenor, e que não seja em benefício do "Bem Comum"? Está claro para todos que assim o deseja ver e crer, que nenhum passo até hoje dado no campo político pelo atual gestor de Iguatu, teve a ver com interesses pessoais. Senão vejamos: em 2006, mais especificamente no dia 22 de setembro de 2006, quando o então candidato a reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, em queda livre nas pesquisas de opinião e com isso gerando dúvidas quanto ao seu sucesso eleitoral, o prefeito Agenor Neto tomou a coragem de ir para Brasília, e diante de uma platéia de 2.500 prefeitos (veja o vídeo), discursar, e declarar o seu voto publicamente em prol da reeleição do presidente Lula, num ato de gratidão por tudo que, até aquele momento, o governo federal vinha fazendo pelo seu município.

E mais: previu até o percentual de votos com que o presidente venceria aqui em Iguatu. Errou por dois pontos percentuais - não foi 90% mas sim 88% de votos em favor do atual presidente. Como resultado disso tudo, grandes investimentos do Governo Federal no município foram empreendidos, e só já não foi feito muito mais, porque temos um grupo de oposição política que joga sujo pelos porões da perseguição política.

Outro ponto de relevância e que é tema atual é quanto ao apoio político declarado de Agenor Neto, à reeleição do atual governador Cid Gomes. Como todos sabem, não existe nenhuma certeza quanto ao êxito de Cid numa eventual reeleição, até por que o desgaste no interior do estado é gritante - basta fazer uma pesquisa boca a boca. Mesmo assim, Agenor Neto(PMDB), usando da arte de fazer a política dos interesses coletivos, já deu a sua palavra: "vou apoiar a reeleição do governador Cid Gomes. Quero apenas que ele (Cid) traga obras e projetos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo".

Diante disso, caros leitores, aonde está a incoerência política?

Refletindo: o texto ficou longo, e ficaria mais ainda se aqui neste espaço fosse narrado tudo o que essa oposição mesquinha aqui da cidade de Iguatu vem fazendo para prejudicar o andamento dos projetos, cujo objetivo e promover o bem comum, beneficiando principalmente os mais necessitados.

E aqui deixo uma observação: o que é mais justo, trabalhar em prol da coletividade e do interesse comum, ou desenvolver um verdadeiro  programa de cabide de empregos dentro das instituições do estado, a nível local, construindo assim uma máquina eleitoral em benefício de meia dúzia de pessoas?

Vamos ficar de olhos abertos!

Iguatu Notícias

Acopiara: Tribunal de Contas dos Municípios atualiza receitas e despesas da Prefeitura

O blog volta a publicar os recursos que entram e saem da Prefeitura Municipal de Acopiara. 
 
Os dados são oficiais e foram atualizados no último dia 27 de novembro de 2009.

Nos links abaixo o internauta poderá acompanhar se o seu dinheiro está sendo bem aplicado pela administração municipal.

Para ter acesso é só clicar no link do seu interesse.

Receitas

Despesas

Justiça manda município de Barro repassar mais de R$ 47 mil à Associação Comunitária

O município de Barro, distante 452 km de Fortaleza, terá que repassar R$ 47.869,81 para a Associação Comunitária Iara, entidade filantrópica credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi proferida nesta segunda-feira (30/11), durante sessão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O relator do processo foi o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes.

STDS atende a mais 650 jovens estudantes do Interior

O Governo do Estadual amplia as ações de qualificação profissional de juventude no interior cearense, garantindo mais jovens no mercado de trabalho em todo o Estado. O Governo do Ceará na Minha Cidade, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) beneficia, desta vez, um total de 650 jovens de 21 municípios, através dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo. Nos dias 1 e 2 de dezembro (terça e quarta-feira próximas), nas cidades de Acopiara e Brejo Santo, respectivamente, a Secretária Fátima Catunda entrega certificados de conclusão de curso a 505 estudantes e assina a adesão para os dois programas atendendo a mais 145 estudantes carentes.

Na última edição do Governo do Ceará na Minha Cidade, o Primeiro Passo iniciou turmas em outros 8 municípios para atender a um total de 160 jovens da região Até o final do ano, a meta de alunos qualificados pelo programa é de 21 mil jovens, na capital cearense e no interior. Desta vez, serão atendidas, além dos municípios sedes do Governo na Minha Cidade, as cidades de Cariús, Iguatu, Jucás, Orós e Catarina no primeiro dia; Missão Velha, Porteiras, Jardim, Mauriti, Penaforte, Aurora, Milagres, Abaiara e Barro no segundo dia.

Mais Ações

Durante a passagem por Acopiara, a titular da STDS, Fátima Catunda, fará a entrega de kits de trabalho de cozinha através e certificados para alunos concludentes do curso de Corte e Costura nos municípios de Cariús e Massoterapia em Iguatu. Haverá à disposição da população local, as unidades móveis do Primeiro Passo Digital e do Sine/IDT. Em atendimento às pessoas com deficiência da região, a STDS fará ainda a doação de cadeiras-de-rodas aos cidadãos cadastrados. No município de Brejo Santo, os estudantes concludentes dos cursos de Corte e Costura e feitura de Doces e Salgados, e do curso de Mecânica de Moto na cidade de Aurora, receberão os kits instrumentais de trabalho.

Governo do Ceará

Resultado da enquete

Se dependesse da vontade do internauta, com certeza, o senador Tasso Jereissati (PSDB) concorreria ao governo do Estado em 2010.

Na enquete: Tasso Jereissati (PSDB) será candidato a Governador no Ceará em 2010?

58% dos votantes disseram sim e acham que o senador será candidato. 42% não acreditam nessa hipótese.

Votaram na enquete 544 internautas.

A próxima enquete promete. Aguardem!

Foto: Dihelson Mendonça

Empresas apresentam propostas de preços para construir Aeroporto de São Benedito

As empresas habilitadas para a construção do Aeroporto Regional de São Benedito, apresentaram suas propostas comerciais à Comissão Central de Licitações para a execução da obras. Concorrem ao serviço as construtoras Lotil, Memp, JMV, Copa, Cosampa e Edcon.

As propostas, que variaram de R$ 5,2 milhões a R$ 6,2 milhões, estão sendo agora analisadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER) posterior anuncia do vencedor da licitação.

O aeroporto de São Benedito faz parte dos esforços do Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Seinfra, visando o desenvolvimento da aviação regional cearense.

Para isso tem feito investimentos na construção, reforma e outras melhorias em diversos aeroportos regionais do Estado, como os de Tauá, Iguatu, Aracati, Camocim, Limoeiro do Norte e São Benedito. Também está em fase preparatória de licitação a construção do aeroporto de Jericoacoara.

As ações de melhorias aeroportuárias, além de promover e valorizar o turismo no Interior visam ainda incentivar ainda mais o turismo de negócios, com vistas ao crescimento e desenvolvimento regionais, deixando os equipamentos em condições operacionais adequadas de pouso e decolagem, possibilitando a operação de aeronaves de médio porte, melhorando a ligação com a Capital e outros centros regionais.

O Governo do Estado elabora ainda projeto para construir o do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, cuja previsão de início é para ainda este ano, já estando sendo preparado o edital de licitação. Com 2.500 metros de extensão, o aeroporto terá a segunda maior pista de pouso e decolagem do Ceará.

A intenção é incrementar o acesso a Jericoacoara, destino turístico que cada vez mais ganha destaque internacional. O DER responde pela gestão de nove aeroportos regionais: Tauá, Camocim, Aracati, Juazeiro do Norte, Crateús, Campos Sales, Quixadá, Sobral e Iguatu.

Fim de semana com 51 acidentes nas estradas que cortam o CE


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) registraram, juntas, neste fim de semana, 51 acidentes nas rodovias que cortam o Ceará. Destes, 43 pessoas ficaram feridas e 4 foram a óbito.

Nas estradas estaduais (CEs), ocorreram 11 acidentes no sábado e 16 no domingo, resultando 29 feridos e quatro mortes.

Na CE-362, em Sobral, quilômetro 94, Quelson Silva Monte, 37, morreu após o veículo Uno Mile em que viajava como passageiro capotar por volta das 6 horas da manhã de sábado (28). O motorista do carro ficou ferido e foi socorrido para a Santa Casa de Sobral.

Já domingo (29), por volta das 15 horas, uma colisão entre duas motos na CE-348, em São Gonçalo do Amarante, deixou um motoqueiro de 22 anos morto e outro ferido – este sendo encaminhado por populares para o hospital local e, em seguida, para o Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza.

Nas rodovias federais (BRs), a PRF não identificou nenhum acidente com vítima fatal. Foram 24 acidentes no sábado e no domingo, com 14 pessoas feridas.

Além disso, um adolescente foi apreendido em uma moto em Tauá, no quilômetro 130 da BR-020, com um revólver e um punhal.

Jangadeiro Online

Prefeitura de Iguatu lança 2ª etapa do Refis 2009


A prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Finanças, lançou a 2ª etapa do Refis (renegociação fiscal de dívidas) 2009. De acordo com o decreto de lei municipal, até 31 de dezembro deste ano, os contribuintes em débito com o fisco municipal, pessoas físicas e jurídicas, poderão quitar as suas dívidas com 100% de descontos em juros e multas no pagamento à vista. A medida é válida para todos os débitos contraídos até dezembro de 2008.

Quem quiser aderir Programa, deve formalizar requerimento junto ao Setor de Tributação e Arrecadação da Sefin, que fica na sede da prefeitura Municipal, no bairro Bugi.

Iguatu Notícias

Estudantes denunciam irregularidades no vestibular da Uece

Estudantes que prestaram Vestibular para a Universidade Estadual do Ceará (Uece) denunciam irregularidades nas provas realizadas neste domingo (30). De acordo com os candidatos, em alguns cadernos constavam itens grifados que coincidiam com o gabarito oficial; já em outros casos, há itens sem ponto final, o que poderia induzir o vestibulando ao erro.

Analisando os cadernos das provas da Uece, foi possível constatar os erros relatados pelos candidatos nas questões 31 de geografia, 49 de biologia (caderno de provas de inglês) e na questão 10 de português (caderno de provas de espanhol), mas segundo os alunos, pode haver muito mais.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), José Maria de Santiago, apenas confirma que "houve problemas em uma questão de espanhol que estava em negrito e que, por atitude nossa, será anulada". José Maria também afirma que o candidato que sentir-se prejudicado pode entrar com o Protocolo Geral da Uece e reivindicar seus direitos, de acordo com o edital.

Portal verdes Mares/Iguatu Notícias

Estão suspensos exames de Habilitação em Boa Viagem, Trairi, Milhã, Juazeiro e Pedra Branca

O Detran-CE, por meio da Diretoria de Habilitação, informa que foram adiados os exames de Habilitação do programa Carteira de Motorista Popular e do plano normal da primeira CNH programados para este final de semana nos municípios de Boa Viagem, Trairi, Milhã, Juazeiro do Norte e Pedra Branca, em função da greve dos servidores do Órgão.

Estão suspensos também, em todos os postos do DETRAN em Fortaleza e Interior do estado, desde o início da greve, dia 24, os exames de prática de direção e de legislação. Logo após o fim do movimento, a Direção do Detran-CE fará novo calendário e anunciará aos moradores dessas cidades.