segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aposentados já podem saber quanto vão receber em dezembro

Os 26 milhões de aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar na internet quando vão receber de benefício e 13º salário no próximo pagamento, que começa a ser feito dia 24 de novembro (para quem recebe um salário mínimo) e vai até 7 de dezembro.

Para consultar, o interessado deve entrar na página da Previdência (www.previdência.gov.br), clicar em extrato de pagamentos de benefícios, informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome completo, o CPF e os caracteres exibidos na página. A tela seguinte vai pedir a senha do aposentado ou pensionista devidamente cadastrada na Previdência Social.

O extrato informa separadamente os valores brutos do benefício e do 13º salário e o imposto de renda retido na fonte, se for o caso, além do valor líquido total a ser creditado. Vale lembrar que, no caso de incidência de imposto, o quer for pago sobre o benefício pode ser restituído na declaração anual. Já o desconto do 13º é feito exclusivamente na fonte, ou seja, não volta mais.

Bandidos matam homem que recebia atendimento em ambulância em Fortaleza, no Ceará

Bandidos atiraram em um homem que estava recebendo atendimento dentro de uma ambulância do Samu em Fortaleza, no Ceará, depois de terem esfaqueado a vítima. Dois homens esfaquearam Francisco Fábio Alves de Souza, de 25 anos, na Via Férrea Sobral, no bairro Presidente Kennedy e, quando perceberam que ele estava recebendo os primeiros socorros pela equipe do Samu, voltaram ao local e dispararam duas vezes em Souza.
A vítima morreu na hora. A polícia foi acionada, mas quando chegou ao local, os dois homens haviam fugido.

Cedro-CE: Ex-detento da PIRC é morto à bala e sete corpos deram entrada no IML de Juazeiro no fim de semana

Sete corpos deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte neste final de semana. Foram dois homicídios à bala, um a faca, três mortes no trânsito e mais uma ossada humana encontrada na Avenida José Bezerra no Bairro Limoeiro. Outro corpo foi levado para o IML de Iguatu, sendo de uma vítima de assassinato a bala por volta das 18h30min deste domingo em Cedro. José Edriano Pereira da Silva, de 27 anos, morava na Rua Rosita Afonso, 126 (Bairro Jardim Afonso Celso).

O motivo do assassinato foi rixas antigas com Enéas Pinheiro Maceno, de 24 anos, que é o principal acusado do crime. Ele mora na Rua Santa Terezinha (Vila Operária) e está foragido. Segundo a polícia, a vítima tinha problemas com um irmão do acusado chegando a esfaqueá-lo e, posteriormente, lhe fazer uma visita. Quando ia chegando ao imóvel, foi morto na calçada. Edriano já chegou a cumprir pena na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (Pirc) de Juazeiro.

Antes de ir para o IML de Iguatu, a vítima ainda chegou a ser levada para o Hospital Enéas Viana de Araújo do Cedro. O Cabo PM Dionizio e o Soldado Duarte utilizaram um veículo descaracterizado para empreender buscas ao acusado do homicídio que não foi localizado. Ele levou consigo o revolver calibre 38 com o qual assassinou o ex-presidiário.

Os corpos que chegaram ao IML neste final de semana foram de Almir Vicente da Silva (Caririaçu) e Pedro Ribeiro dos Santos (Missão Velha) mortos à bala; Adriano dos Santos Cruz (Juazeiro) morto a faca; Francisco Claudio da Silva Dantas (Araripe), Anselmo Germano de Santana (Juazeiro) e Antonio da Cruz Leal (Antonina do Norte) que morreram em acidentes com motocicletas, além de uma ossada humana encontrada em uma cova rasa em frente à Escola Tabelião expedito Pereira no Bairro em Juazeiro.

Miséria

Acopiara: servidores temporários da Prefeitura voltam ou não ao trabalho?

O blog percebeu através de grande quantidade de emails recebidos que está existindo uma força tarefa muito grande por parte da Prefeitura de Acopiara, em relação a recontratação dos servidores que foram demitidos pelo prefeito.

Na última semana, o poder executivo local, enviou Projeto de Lei a Câmara, o qual foi aprovado, objetivando regularizar a contratação de uma empresa através de licitação para tentar trazer de volta esses servidores.

O projeto não esclareceu a quantidade de funcionários que a Prefeitura está precisando e nem os locais onde existem essas carências.

Detalhe: A população fica sem entender o porque da Prefeitura não realizar, em regime de urgência, o concurso público tendo em vista o poder legislativo ter aprovado uma lei criando o mesmo.

Em matéria publicada no Diário do Nordeste, semana passada, foi divulgada que a Prefeitura só pretende realizar esse concurso em janeiro de 2010, o que nos faz crer, que o executivo local gosta mesmo é de andar na contramão da lei.

Ministério apresenta ações para melhorar gestão do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove hoje (16), das 16h às 17h30, teleconferência para mostrar as melhorias feitas no Bolsa Família ao longo do ano. O programa, presente em 12,4 milhões de lares brasileiros, iniciou em fevereiro uma revisão cadastral para atualizar as informações sobre as famílias que continuariam recebendo o benefício.

Dirigido a gestores, o encontro poderá ser assistido pelo site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pela NET – em cidades que captam o sinal da NBR – e pelo canal 146 da Sky (TV a cabo).

A teleconferência vai abordar também as atualizações cadastrais que estarão sendo executadas até 31 de dezembro, relacionadas ao Cadastro Único, à Relação Anual de Informações Sociais (Rais), e à auditoria do Tribunal de Contas da União. Outro tema em pauta é a utilização do Sistema de Monitoramento do Cadastro Único.

Agência Brasil

Filho dispara arma acidentalmente e mata o pai em Morada Nova

Um disparo acidental vitimou um idoso na cidade de Morada Nova, a 168 quilômetros de Fortaleza, na localidade do Sítio Lacraia, neste domingo (15).

Segundo informações da Polícia, Paulo Roberto Brito, 40, pegou uma arma e iria atirar em um cachorro. Mas o revólver disparou acidentalmente e atingiu Francisco Bezerra, 79, seu pai adotivo.
O autor do disparo fugiu em seguida.

Comando de Polícia do Interior

Falta de defensores prejudica população

 Defensores públicos só estão presentes em menos de um terço das cidades cearenses



Renato Aragão reativa sua inscrição junto à OAB do Ceará

O advogado e humorista Renato Aragão esteve esta semana na sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará para reativar sua inscrição junto à entidade. Dessa forma, ele se reabilitou para participar, como votante, das eleições que vão renovar a diretoria da entidade e que serão realizadas no próximo dia 20 no Estado. Na sede da OAB cearense, Renato Aragão atendeu aos seus fãs e tirou fotos com os advogados e funcionários.
Com informações do Portal da OAB

Compra de merenda escolar sem licitação em 2010

Pelo menos 30% da verba pública para a compra de merenda escolar poderão ser gastos por gestores sem necessidade de licitação. É o que permite uma falha na lei nº 11.947, que trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

De acordo com normatização da lei, publicada em julho deste ano pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um terço dos recursos da merenda precisam vir da agricultura familiar e deverão ser gastos sem a tomada de preço e o controle formal estabelecidos pela lei da licitação, a de nº 8666.

Para se ter uma idéia, só para merenda escolar o orçamento federal deve liberar R$ 2,02 bilhões, segundo o FNDE. A verba é repassada diretamente a estados e municípios para beneficiar 45 milhões de estudantes da educação básica. Pela nova lei, R$ 615 milhões devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, que dispensa licitação.

Portal Verdes Mares

Ceará adquire 247 ônibus escolares

O Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal assinaram, na última sexta, um contrato para a aquisição de 247 ônibus destinados, exclusivamente, ao transporte dos alunos da rede pública na zona rural. Em 2009, serão adquiridos, no primeiro lote, 100 veículos, enquanto os demais estarão disponíveis em 2010. A ação representa um investimento de R$ 40 milhões, provenientes de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os novos ônibus virão com inovações para melhorar a trafegabilidade e o conforto dos estudantes. Terão ainda equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção.

Com isso, a porta do ônibus será mais larga, a fim de facilitar o manuseio da cadeira do aluno. Os ônibus também possuirão tacógrafo eletrônico e GPS, o que irá garantir maior segurança e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso de paradas, de consumo e combustível. Para Nelson de Sousa, superintendente da Caixa para o Nordeste, o Ceará é estado pioneiro do Brasil. O primeiro lote atenderá 60 municípios.

domingo, 15 de novembro de 2009

Prefeito de Acopiara pode ter definido o seu candidato para as eleições em 2012

Comenta-se nos bastidores da política em Acopiara que o prefeito municipal, bateu o martelo nesse final de semana, e definiu seu possível sucessor em 2012. Trata-se do jovem político Vicente Júnior atual secretário de Educação do Município.

Amigos próximos a Vicente Júnior garantem que ele atualmente está filiado ao PTB e que está pronto para encarar o desafio.

Flamengo confirma poder de chegada, bate o Náutico e sobe para o 2º lugar

O Flamengo chegou. E nem adianta o técnico Andrade evitar falar em título do Campeonato Brasileiro. Se o assunto ainda é tratado com discrição por todos no Rubro-Negro, vai ter que mudar. Neste domingo, no estádio dos Aflitos, o time derrotou o Náutico por 2 a 0, pela 35ª rodada, chegou a 60 pontos e está a dois do líder, o São Paulo. A vice-liderança conquistada fora de casa se deve muito a Adriano. O Imperador foi novamente decisivo, comandou a equipe com autoridade e assumiu a artilharia isolada, com 19 gols. Tudo isso em um dia para lá de especial para o clube. Neste 15 de novembro, o Fla completa 114 anos de história.

Nível de água descoberto na Lua enche 12 baldes, diz Nasa

A Nasa, agência espacial americana, confirmou nesta sexta-feira a existência de água congelada em uma cratera da Lua após a análise dos dados enviados pela sonda espacial LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite, em inglês), que se chocou com o satélite terrestre no último dia 9 de outubro. Segundo a agência, a quantidade do recurso natural encontrado no buraco, com profundidade de cerca de 20 m, é equivalente a 12 baldes de água.

Em comunicado, a agência espacial informou que a descoberta abre um novo capítulo na história que compreende a Lua. "Estamos descobrindo os mistérios do nosso vizinho mais próximo e, por consequência, do Sistema Solar", afirmou Michael Wargo, cientista-chefe da missão, na sede da Nasa, em Washington. "A lua abriga muitos segredos e a LCROSS acrescentou um novo ingrediente para nossa compreensão", disse.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões no próximo sorteio

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1126 da Mega Sena e o prêmio acumulou. Nesta quarta (18), o prêmio deve chegar a R$ 5 milhões.

As dezenas sorteadas neste sábado (14) foram: 04, 31, 42, 52, 57 e 59.

A quina teve 21 acertadores, que levam para casa R$ 55.019,03 cada um. Já os 2.186 acertadores da quadra faturaram R$ 755,06 cada um.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas em qualquer lotérica do país até as 19h (horário de Brasília) de quarta e custam R$ 2.

Iguatu: Estufa usada para adaptação de mudas de bananeira


Produzir hortaliças no inverno, como é conhecido o período chuvoso no Nordeste, e no verão, época de forte calor, protegido das intempéries, de elevação da temperatura, umidade e dos ataques de pragas, com bons resultados comerciais, pode ser feito com o uso de estufa ou de galpão telado.

Na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, hoje campus do Instituto Federal de Educação do Ceará, há uma estufa, um viveiro para a produção e desenvolvimento de mudas. Recentemente, esse espaço foi usado por um grupo de produtores da Associações dos Fruticultores Iguatuenses para adaptação de mudas de banana. "É o único que temos no município", observa o secretário de Agricultura de Iguatu, Valdeci Ferreira.

Diario do Nordeste

sábado, 14 de novembro de 2009

Vila Nova vence e complica situação do Fortaleza

O Fortaleza deu neste sábado mais um passo rumo ao rebaixamento na Série B do Brasileiro. Jogando fora de casa, pela 36ª rodada do campeonato, o time cearense perdeu para o Vila Nova, por 2 a 1, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Com a derrota, o Fortaleza segue com apenas 37 pontos, dependendo agora de um milagre para escapar do rebaixamento. O Vila Nova, por outro lado, passou a ter 48 pontos e já não corre mais risco de cair para a Série C de 2010.

À sombra de Robinho, Nilmar brilha e dá vitória ao Brasil sobre a Inglaterra

Machucado, Robinho admitiu que tem medo de perder a vaga de titular absoluto da seleção brasileira. E pode se preocupar mesmo no que depender do desempenho de Nilmar, seu substituto. Com uma grande atuação, o atacante do Villarreal foi o destaque e o autor do único gol do Brasil na vitória por 1 a 0 sobre uma desfalcada Inglaterra, neste sábado, no Qatar, no penúltimo amistoso de 2009. Luis Fabiano ainda perdeu um pênalti.

Câmara de Acopiara aprova projeto de Lei do Executivo que trata sobre contratação de funcionários temporários

O blog foi informado que a Câmara Municipal de Acopiara aprovou na sessão de ontem (13), Projeto de Lei do Executivo que trata sobre a contração de funcionários temporários através de cooperativa.

A expectativa da Prefeitura é trazer de volta para os seus quadros os funcionários temporários demitidos recentemente.

Pelo mesmo motivo, o Ministério Público, entrou com uma ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito acopiarense.
Até então, o chefe do executivo municipal mantinha na prefeitura funcionários sem concurso.

Há quem diga que a aprovação desse projeto vai trazer mais dor de cabeça para a municipalidade, bem como, para a Câmara de Vereadores do Município.

Pelo jeito, o prefeito ainda não entendeu a mensagem do Ministério Público que acredita que esse tipo de contrato é irregular.

Programa "Acopiara Urgente" supera expectativa

Sucesso! Assim podemos definir o programa "Acopiara Urgente" que estreiou hoje na rádio Vale do Quincoê. O estúdio ficou lotado pelo púbico que foi conhecer de perto o Pinheirinho e aproveitou para tomar conhecimento ao vivo sobre fatos relevantes do interesse popular.
O número de telefonemas a emissora deixou claro a audiência do programa.
Sob o comando de Lindomar Rodrigues e Pinheirinho, o programa Acopiara Urgente promete ser ainda mais movimentado no próximo sábado, no horário de meio-dia.

Após duas paralisações, Ceará e Guarani empatam


Ceará e Guarani fizeram um dos jogos mais emocionantes e dramáticos da Série B do Brasileiro. Em duelo que valia a vice-liderança do campeonato, aconteceram duas paralisações por causa da falta de energia elétrica no Estádio Castelão, em Fortaleza. E o resultado final foi empate por 2 a 2.  

Classificação

O Guarani tinha chance de conseguir o acesso já neste sábado. Para isso, precisava ganhar. Com o resultado em Fortaleza, o time de Campinas chegou aos 66 pontos e manteve a segunda colocação, mas ainda não está assegurado - depende de mais um empate nas duas rodadas que faltam na Série B.

O Ceará, por sua vez, não conseguiu chegar à vice-liderança da Série B. Mas, com o empate deste sábado, ficou ainda mais perto do acesso. O time cearense tem agora 64 pontos, dependendo de mais uma vitória para garantir a sua classificação para a divisão de elite do futebol brasileiro.

Crise na Polícia – Cid manda recado para Cavalcante

Eu devia evitar fazer comentários, mas não vou me furtar. Desconfio de pessoas que estão simultaneamente nessa área (Polícia) e na política. Fica difícil saber o limite entre o que é profissional e o que é interesse (político)“, disse.
Trata-se de um recado para o delegado Francisco Cavalcante – afastado do cargo após suspeita de tortura – e que é suplente de deputado estadual pelo PSDB e ex-deputado.
Questionado se a referência era ao delegado Cavalcante, Cid Gomes deu uma resposta evasiva. “Estou só dizendo que a gente deve desconfiar. A gente nunca deve dar a certeza a ninguém.

Eliomar de Lima

"Acopiara Urgente" estréia hoje na rádio Vale do Quincoê


Estréia hoje, na rádio Vale do Quincoê de Acopiara, a partir do meio-dia, o programa "Acopiara Urgente - Jornalismo Verdade".

Com um aspecto inovador e criativo o programa visa informar melhor a população da região Centro Sul sobre os últimos acontecimentos.

Além de denúncias, reclamações e reivindicações, o programa "Acopiara Urgente" contará também com entrevistas ao vivo, plantão de polícia e a participação do ouvinte por telefone.

O novo jornalismo da rádio Vale do Quincoê será de inteira responsabilidade dos seus idealizadores, no caso, Lindomar Rodrigues e Pinheirinho, ambos da rádio Liberdade AM de Iguatu.  Ozemar Rodrigues será o repórter.

Time da virada, Vasco vence o América-RN e conquista título da Série B

 

Foi sofrido, foi suado. E foi como um verdadeiro time da virada, fazendo jus à música de sua torcida, que o Vasco cumpriu seu segundo grande objetivo traçado no dia 7 de dezembro de 2008, quando foi rebaixado. A vitória por 2 a 1 sobre o América-RN, conquistada nesta quarta-feira, no Maracanã, o time cruzmaltino alcançou, com duas rodadas de antecedência, o título do Campeonato Brasileiro da Série B, no dia em que vestiu pela primeira vez a camisa comemorativa do acesso à elite.

G1

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Banco Popular de Iguatu é assaltado. Homem leva R$ 9 mil

Um homem moreno baixo, vestido com calça jeans azul e camisa preta, segundo testemunhas, foi responsável pelo assalto ao Banco Popular de Iguatu nesta quinta-feira (12). Segundo informou o delegado da Delegacia Regional de Iguatu, Agenor Freitas, o acusado roubou uma quantia de aproximadamente R$ 9 mil.

Ele teria chegado em uma moto de cor preta e estacionado a alguns metros de distância da agência. Populares disseram que o homem desceu com um envelope amarelo, no qual havia um revólver 38. Ao se aproximar do caixa, apontou a arma para o funcionário do Banco e anunciou o assalto.

Até o momento, segundo a Polícia local, não se tem informações sobre o assaltante, mas os trabalhos estão sendo feitos para identificá-lo e capturá-lo.

Jangadeiro Online

Morre a atriz Mara Manzan


A atriz Mara Manzan, de 57 anos, morreu de câncer no pulmão. Ela estava internada desde sábado (7) no Hospital Rios D’or, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde fazia tratamento. Sua última novela foi “Caminho das Índias”, como Ashima, uma indiana residente no Brasil.


Segundo o hospital, a doença estava em fase de metástase. A atriz faleceu às 8h15 desta sexta-feira (13). Em abril de 2008, a atriz chegou a ser operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pulmão. Dez anos antes, ela já havia retirado um tumor no útero. 

G1

Pesquisa pode ajudar no controle e tratamento do câncer

Cientistas americanos anunciaram nesta quinta-feira (12) uma descoberta promissora no combate à leucemia e outros tipos de câncer.

Os cientistas imaginarm que a fisiologia humana é como um teatro de marionetes e que os órgãos se movimentam e as células se desenvolvem porque alguma coisa puxa a corda.

Com essa ideia em mente, o grupo de pesquisadores de Boston, Massachussetts, tentou encontrar uma forma de parar a evolução do câncer e descobriram uma maneira de desarmar uma proteína no organismo que controla o desenvolvimento das células.

A proteína em questão é chamada de Notch. Em laboratório, os cientistas fizeram cópias de parte dela e bloquearam sua função reprodutora. Em seguida, injetaram o material de volta no sangue de ratos com leucemia. As células cancerosas pararam de se multiplicar.

Os testes ainda não foram feitos em humanos e isso deve acontecer em dois anos. Mas os pesquisadores adiantam que a técnica deve funcionar também no controle de câncer de pulmão, ovário, pâncreas e intestino.

Os cientistas dizem que vão tentar fazer o mesmo processo com mais proteínas que ajudam as células a se desenvolver e, com isso, atacar outras doenças.

Mas acrescentam que a descoberta de agora já serve como mais um passo para os laboratórios que buscam encontrar um medicamento capaz de combater o câncer, essa doença tão complexa e desafiadora.

FNDE envia R$ 14 milhões para prefeituras

De 5 a 9 de novembro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação transferiu R$ 29.056.123,69 referentes a convênios entre o FNDE e prefeituras – na maioria para a compra de ônibus no âmbito do programa Caminho da Escola – e ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem), da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República.

O valor enviado para prefeituras somam R$ 14.554.202,37 e beneficiam, entre outros, municípios de treze estados: Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.

Para o Projovem, foram transferidos R$ 14.501.921,32, no dia 9 de novembro.
As remessas podem ser conferidas em www.fnde.gov.br /consulta a liberações de recursos.



Tribunal de Justiça vive dia de promoções

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), reunido nesta quinta-feira (12/11), sob a presidência do desembargador Ernani Barreira Porto, aprovou a promoção de dez juízes de Direito que atuam em Comarcas do Interior do Estado e da Região Metropolitana de Fortaleza.

Pelo critério de antiguidade, foram promovidos para o cargo de juiz auxiliar da Comarca de Fortaleza (Entrância Final) os seguintes magistrados: Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior, titular da 1ª Vara da Comarca de Aracati, e Aristófanes Vieira Coutinho Júnior, juiz da 1ª Vara da Comarca de Cascavel.

O magistrado Michel Pinheiro, juiz de Direito do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Tauá, foi promovido, também por antiguidade, para o cargo de juiz auxiliar da Comarca de Caucaia (Entrância Final).

Pelo mesmo critério, o magistrado Pedro de Araújo Bezerra, juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Senador Pompeu, foi promovido para o cargo de juiz auxiliar da Comarca de Maracanaú (Entrância Final). Também por antiguidade, o Pleno aprovou a promoção do magistrado Jorge Di Ciero Miranda para o cargo de juiz auxiliar da Comarca de Sobral (Entrância Final).

Pelo critério de merecimento, foi aprovada a promoção da juíza Sandra Helena Fortaleza de Lima Bessa para a titularidade da 4ª Vara de Caucaia (Entrância Final). O cargo estava vago em decorrência da promoção do magistrado Epitácio Quezado Cruz Júnior para o cargo de juiz auxiliar da Capital.
O juiz Evaldo Lopes Vieira, titular da 1ª Vara da Comarca de Quixeramobim, foi promovido, também por merecimento, para a 2ª Vara de Delitos sobre o Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes da Comarca de Fortaleza. O cargo estava vago com a remoção – para a 1ª Vara da Infância e Juventude – da juíza Rita Emília de Carvalho Rodrigues Bezerra de Menezes.

Para o cargo de juiz auxiliar da Comarca de Maracanaú (Entrância Final), o Pleno promoveu o magistrado João Everardo Matos Biermann. A juíza Elizabete Silva Pinheiro, juíza auxiliar de Maracanaú, foi promovida para o cargo de juíza auxiliar da Comarca de Caucaia (Entrância Final).

O Tribunal Pleno promoveu, ainda por merecimento, para o cargo de juiz auxiliar da Comarca de Sobral (Entrância Final), o magistrado Ricardo de Araújo Barreto, juiz auxiliar da Comarca de Quixadá.

Remoção

Durante o Pleno, foi aprovada também a remoção de Fabrício Vasconcelos Mazza, juiz substituto da Comarca de Poranga, para a Comarca de Solonópole (Entrância Inicial).

TJ-CE

Céu e o inferno


Um sábado histórico, com direito a comemoração e tristeza entre os dois maiores rivais do futebol cearense. Ceará e Fortaleza podem terminar o dia de amanhã em situação bem diferente.

Um no céu, no paraíso da tão sonhada Série A, a primeira divisão do futebol brasileiro. O outro - o time do Pici - depois de ter marcado presença duas vezes no tal paraíso, pode ir parar amanhã na ``fogueira`` da Série C.

Agora é lei: aluno não pode mais estudar em duas universidades públicas simultaneamente

A partir de agora, o estudante de curso de graduação não poderá ocupar duas vagas, simultaneamente, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior, em todo o território nacional. A medida está na Lei 12.089/09, sancionada, nesta semana, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União de ontem (12).

Caso o fato seja constatado, a instituição deverá comunicar ao aluno, que terá cinco dias úteis para optar por uma das vagas. Se o aluno não comparecer no prazo assinalado ou não optar por uma das vagas, a instituição deverá providenciar o cancelamento da matrícula.

Se a duplicidade de vagas ocorrer em universidades diferentes, será cancelada a matrícula mais antiga. Se a duplicidade for na mesma instituição, será cancelada a matrícula mais recente. Além disso, os créditos adquiridos no curso onde a matrícula foi cancelada serão considerados nulos. A Lei, que entra em vigor em 30 dias, não afeta os estudantes com cursos já em andamento.”

Usinas de biodiesel da Petrobras têm capacidade de produção aumentada em 90%

As três usinas de produção de biodiesel que a Petrobras mantém no país tiveram sua capacidade de produção aumentada dos atuais 57 milhões para 108 milhões de litros do produto, cada uma – um incremento de 90% sobre a capacidade atual.

Com o aumento da produção, as usinas de Candeias, na Bahia, Quixadá, no Ceará, e Montes Claros, em Minas Gerais, elevarão a capacidade instalada da Petrobras Biocombustível para uma produção anual de 324 milhões de litros de biodiesel por ano.

Cid Gomes anuncia apoio a Eunício Oliveira para o Senado em 2010


O governador Cid Gomes voltou a dizer que não vai falar sobre reeleição esse ano. Mas divulgou o nome do candidato que vai apoiar para uma das vagas do Senado Federal.

"Eu não posso, em nome de estar pensando em mais outra (candidatura), abrir mão e não dedicar o tempo necessário para a questão administrativa. No entanto, tenho um compromisso que não é de agora, mas desde a eleição passada, são duas vagas para o Senado e, uma delas, eu apoiarei a candidatura do Eunício Oliveira", disse o governador.

Ainda de acordo com Cid Gomes, o partido de Eunício (PMDB), não ficou com nenhuma das vagas principais na aliança que aconteceu em 2006, razão pela qual se comprometeu a apoiar uma candidatura do partido.

TV Diário/Iguatu Notícias

Sexta-feira 13. Dia de azar ou sorte?

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Servidores não concursados da Prefeitura de Acopiara foram demitidos por "decisão própria" do prefeito

Nem o Ministério Público e nem os vereadores de oposição tiveram participação no afastamento dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Acopiara conforme andaram espalhando pela cidade.

A decisão pelo afastamento dos servidores não concursados, conforme veiculou hoje o Diário do Nordeste foi do próprio prefeito Antonio Almeida Neto e não do Ministério Público ou vereadores como disseram.

Após tomar conhecimento da Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, ajuizada pela promotora de Justiça Magda Kate e Silva Ferreira Lima, o chefe do executivo municipal, por decisão própria, demitiu aproximadamente 600 funcionários temporários.

A contração irregular desses servidores poderá render a cassação do prefeito acopiarense, bem como a suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com o Poder Público ou receber quaisquer créditos dele provenientes, além das demais sanções previstas na Lei nº 8.429/1992.Clik aqui e veja a lei de Improbidade Administrativa,  na íntegra.

Licitações: Governo investe mais de R$ 765 milhões no último pacote de obras do ano

O Governo do Estado publicou nesta quinta-feira (12), nos jornais de grande circulação, o último pacote de licitações para o ano de 2009. O valor total dos investimentos é de R$ 765.052.211,26 e inclui obras na Saúde, Infraestrutura, Educação, abastecimento de água, Cidades, Segurança, Justiça e serviços.

Na área da Saúde, destaque para a construção do Hospital Regional do Norte, em Sobral. A obra está estimada em R$ 133.516.382,82 e a concorrência está marcada para o dia 16 de dezembro, na Central de Licitações. Também na área da saúde foram divulgadas as licitações para a construção de nove policlínicas (Tianguá, Barbalha, Iguatu, Maracanaú, Crateús, Limoeiro do Norte, Sobral, Quixadá e Caucaia), além de mais dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs de Caucaia e Canindé), totalizando 16 em todo o Estado.

Para a Educação, foram reservados R$ 53 milhões para a construção de oito Escolas Estaduais de Educação Profissional. As escolas irão beneficiar a população das seis regionais de Fortaleza, além de estudantes em Pacatuba e no Crato. Também está prevista para o dia 18 de novembro, a licitação para a construção de prédio com 12 salas de aula para a Uece.

Sistemas de abastecimento de água também estão garantidos no pacote de obras, beneficiando comunidades rurais de diversos municípios de todas as macrorregiões do Estado. As concorrências acontecerão no dia 8 de dezembro e somam o valor de R$ 48 milhões. A adutora do Açude Gameleira, em Itapipoca, e a adutora de Itataia, que garantirá segurança hídrica para a Usina de Itataia, também foram contempladas no pacotão. As licitações estão programadas, respectivamente, para os dias 18 de novembro, e 27 de novembro, e têm o valor total de R$ 89 milhões.

Na área do Esporte, destaque para a licitação desta sexta-feira (13), com pistas de skate que beneficiarão os jovens dos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Maracanaú, Camocim, São Benedito, Crateús, Mombaça, Quixadá, Aracati, Jaguaribe e Crato. Ao todo serão investidos mais de R$ 2 milhões.

Para a Segurança e Justiça, estão previstas as licitações para a aquisição de até 12 bloqueadores de celulares para os presídios (segunda-feira, dia 17), bem como a construção de um noca Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) no valor de cerca de R$ 20 milhões e reforma e ampliação da Delegacia de Eusébio e da CPPL de Itaitinga.

Na área das estradas, estão previstos investimentos de R$ 98 milhões para restauração e pavimentação. Estão incluídos os seguintes trechos: CE-187 (Ipueiras-Ipu), CE-060 (Iguatu-Umarizeira), CE-364 (Campanário-Granja), CE-257 (Ipueiras-Croatá), CE- 375 (Solonópole - Quixelô), CE-232 (Massapê-Ipaguaçu-Mirim) e pavimentação da rodovia no trecho Beberibe-Itapeim.

Em tempo

E para Acopiara, minha terra natal, não vai sair nada? Pelo jeito falta quem vá buscar.
Ei, ei...

Caravana da TV Diário faz festa em Itapiúna


Itapiúna A Caravana da TV Diário chega à sua 12ª edição lotando a Praça Tenente José Joaquim, no centro de Itapiúna, na região do Maciço de Baturité. Certidão de nascimento, identidade, carteira de trabalho, corte de cabelo, maquiagem e mais de uma dezena de serviços foram prestados à comunidade. A população adorou a festa promovida em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, Senac, Iasocial, Indaiá, Esmaltec, Lojas Zenir e Prefeitura de Itapiúna.

A primeira cidade visitada pela Caravana da TV Diário foi Sobral, em abril. De lá para cá, Quixeramobim, Santa Quitéria, Russas, Nova Jaguaribara, Itapipoca, Pacatuba, Iguatu, Cascavel, Quixadá e Icó entraram no roteiro da cidadania promovido pela emissora.

No próximo sábado, 14, Caio Prado entra na lista. Será um momento especial para aquela comunidade rural de Itapiúna. A caravana vai marcar a realização do I Encontro de Amigos de Caio Prado. A festa de confraternização ocorre logo após.

Contratação irregular: Prefeitura de Acopiara prepara documento de defesa

O Blog foi informado que a Prefeitura Municipal de Acopiara está se defendendo hoje, junto ao Ministério Público, de possíveis irregularidades no que diz respeito a contratação de servidores.

No Diário do Nordeste de hoje, Caderno Regional, foi publicada uma ampla matéria que trata sobre o assunto.

Lula é o 33º lider mais poderoso do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo um ranking preparado pela revista americana “Forbes” e divulgado nesta quinta-feira (12). O ranking completo, com 67 nomes, traz ainda o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, que é o maior produtor mundial de soja, na 62ª posição. A lista é encabeçada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seguido pelos presidente da China, Hu Jintao, e pelo premiê e ex-presidente russo Vladimir Putin.


O presidente do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, é considerado pela revista o 4º homem mais poderoso do mundo. Segundo a revista, a compilação da lista tentou responder a questões como que influência as pessoas têm sobre outras, o controle que elas têm de grandes recursos financeiros e o poder que elas têm em múltiplas esferas.

PERFIS

A revista justifica a escolha de Lula como 33º de sua lista dizendo que ele “governa o maior produtor de alimentos do mundo, o maior exportador de açúcar, de suco de laranja, de café, de carne e de frango”.

A Forbes comenta que seu “projeto de estimação” é a exploração dos vastos campos de petróleo na costa brasileira, “tornando o país o número 1 no mercado de carbono projetado em US$ 125 bilhões”.

No perfil que faz de Blairo Maggi, por sua vez, observa que ele ajudou a fazer da soja o principal produto de exportação brasileiro, mas que foi acusado de desmatar a floresta amazônica, pelo que recebeu o prêmio “Motosserra de Ouro”, da ONG Greenpeace, em 2005.

G1

Menina é violentada no caminho para a escola

Uma menina de 13 anos – iniciais S. O. A. – foi vítima de estupro na localidade de Retiro, em Cariré, a 287 quilômetros de Fortaleza, na tarde de ontem (11), quando ia para a escola. A Polícia conseguiu prender o acusado, Francisco José Rocha Neto, 39, minutos depois do crime.

A estudante seguia para a escola, próxima às margens do Rio Acaraú. O auxiliar de serviços gerais a abordou e a arrastou, segundo a Polícia, para o matagal que fica próximo ao local e a violentou. Populares que passavam pela rua acionaram a Polícia. O homem fugiu, mas os policiais conseguiram capturá-lo.
Foi feito o exame de corpo delito na menina e constatado o crime. Francisco irá responder pelo crime de estupro a vulnerável.

Prêmio da Mega-Sena sai para aposta do Rio de Janeiro

Uma aposta feita no município do Rio de Janeiro acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (11) no concurso 1.125 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dono do bilhete - ou donos, em caso de bolão - vai receber um prêmio de R$ 19.093.732,19.

Confira as dezenas sorteadas: 03 - 07 - 29 - 33 - 42 - 56

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 263 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 7.314,59. Outras 11.744 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 234,00.

A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que ocorre no sábado (14), é de R$ 2,5 milhões.

Educação: Prefeitura de Iguatu ganha prêmio Palma de Ouro

O prefeito de Iguatu Agenor Neto viaja nesse final de semana com destino a Santa Catarina. No dia 15, Agenor será premiado pela excelência do ensino e receberá o ‘ Prêmio Palma de Ouro’. O evento acontecerá no Balneário Camboriú, de 15 a 17 de novembro.

O nome do município, costa na lista dos 100 gestores municipais de Educação de destaque nacional na elaboração de projetos, no gerenciamento e aplicação dos recursos públicos em educação.

A escolha dos municípios vencedores foi feita por pesquisadores que utilizaram as ‘home pages’ dos Ministérios, Secretarias das Unidades da Federação, Associações de Municípios, Instituições de Ensino, Federações e Prefeituras.

Para Supremo, PEC dos Vereadores só deve vigorar a partir de 2012

O Supremo Tribunal Federal (STF) vetou nesta quarta-feira a posse imediata de vereadores suplentes após a promulgação da PEC dos Vereadores em setembro, que recriou mais de sete mil vagas nas câmaras municipais do país. A maioria dos ministros do Supremo entendeu que a medida só poderia vigorar a partir da próxima eleição municipal em 2012, concordando com o voto da relatora, ministra Carmén Lúcia.

Acompanharam a relatora os ministros José Antonio Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Marco Aurélio Mello, Celso de Melo e o presidente do tribunal, Gilmar Mendes. O único a divergir foi o ministro Eros Grau. Os ministros Joaquim Barbosa e Ellen Gracie não estavam presentes no julgamento e não votaram.

Improbidade Administrativa: MPE entra com ação civil contra prefeito de Acopiara

Está nas mãos da juíza da 2ª Vara da Comarca desta cidade, uma ação civil pública, por ato de improbidade administrativa, encaminhada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o prefeito, Antônio Almeida Neto. A ação tem por base a ilegalidade na contratação de cerca de 700 servidores temporários. O prefeito de Acopiara já afastou cerca de 600 desses funcionários, que trabalhavam nesse regime há mais de um ano.

O desligamento dos servidores vem gerando ampla repercussão no Centro-Sul. Dezenas de professores, também contratados temporariamente, serão afastados no fim de dezembro próximo, após término do ano letivo. A demissão dos funcionários trouxe problemas administrativos mediante a descontinuidade dos serviços de limpeza, vigilância e preparo da merenda escolar. A ação civil pública por ato de improbidade administrativa foi encaminhada pela promotora de Justiça da 2ª Vara, Magda Kate e Silva Ferreira Lima, que considerou ilegal a contratação de centenas de servidores em caráter temporário desde 2008. "Não houve precipitação por parte do Ministério Público no encaminhamento dessa ação. Recebemos denúncias de contratação irregular e estávamos fiscalizando o município".

A ação tem por base o artigo 11 da Lei 8.429, de 1992, que trata da improbidade administrativa, que atentam contra os princípios da administração pública. A pena prevista inclui perda da função pública, suspensão de direitos políticos de 3 a 5 anos e pagamento de multa.

Concurso público

A representante do MPE disse que, em junho de 2008, encaminhou para o prefeito recomendação para a realização de concurso público e afastamento dos servidores temporários. "Infelizmente não fomos atendidos. Há uma clara violação à Constituição Federal, que só prevê a contratação de servidores temporários em caráter excepcional, de interesse público".

A promotora de Justiça Magda Kate Lima disse que aguarda a sentença da juíza da 2ª Vara e esclareceu que em face da constatação da ilegalidade nas contratações dos servidores não caberia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e a Prefeitura. "Optamos pelo melhor caminho que foi o encaminhamento da ação civil pública", disse. "Esperamos que desperte entre outros gestores, se houver necessidade, a realização de concurso público, que é o meio legal para o ingresso de servidores na administração pública".

A juíza de Direito, Ana Celina Monte Studart Gurgel, da comarca de Catarina, mas respondendo temporariamente na 2ª Vara, em Acopiara, deferiu pedido de liminar, determinando mandado de busca e apreensão dos atos de nomeação dos servidores, tanto na Prefeitura, quanto na Secretaria de Educação.

Mediante a repercussão local da ação civil pública por ato de improbidade administrativa, a Câmara Municipal de Acopiara realizou uma audiência pública para discutir a questão entre os representantes da Prefeitura e do MPE. A promotora Magda Kate Lima esclareceu que após o ingresso do processo, o Ministério Público aguarda a sentença judicial. "Agora não há mais que se falar em acordo".

Sobre a decisão administrativa de afastar os servidores, a representante do MPE disse que "foi uma medida correta", mas que deveria ter sido tomada antes do ingresso da ação e lembrou que a recomendação ministerial nesse sentido foi feita em julho de 2008.

O procurador geral do município de Acopiara, advogado Daniel Gouveia, esclareceu que as demissões foram feitas porque os contratos temporários de mais de 500 servidores tinham como data de vencimento 30 de outubro passado. "Não achamos prudente renová-los por conta da existência da ação por improbidade administrativa", disse. "Os contratos temporários dos professores se encerram em dezembro e também não serão renovados".

Daniel Gouveia disse que o município vai realizar concurso público com data prevista para janeiro de 2010. "A lei autorizativa já foi aprovada pela Câmara, e não realizamos o concurso antes porque havia necessidade de um estudo acerca da real carência de servidores em cada secretaria", justificou.

Gouveia disse que o afastamento dos servidores trouxe sérios problemas administrativos. "Não há pessoal efetivo suficiente e em muitos locais há problemas em face da ausência de vigias e zeladores". Ele criticou a decisão do MPE. "Foi precipitada e avaliamos que poderia aguardar um pouco mais", disse. "A tese da defesa é de que os contratos temporários são legais e existe, sim, o excepcional interesse público e a necessidade desses servidores".

"O MUNICÍPIO DE acopiara, por decisão do prefeito Antônio Almeida Neto, já afastou cerca de 600 funcionários temporários".

Mais Informações:
Prefeitura de Acopiara
(88) 3565. 1995
Fórum do Ministério Público Estadual
(88) 3565. 0108


Diário do Nordeste
Hnório Barbosa
Repórter

Cuidado: animais na pista


Mais de 13 mil animais foram retirados das rodovias estaduais e federais do Ceará somente neste ano. A circulação dos bichos nas estradas preocupa os órgãos de fiscalização e segue causando acidentes e mortes. Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontam que a maioria das apreensões é de jumentos.

O professor Edilberto Reis, 41, lembra com detalhes de sua colisão com um jumento. Ele ensina História no Sertão Central e, há 10 anos, voltava de Piquet Carneiro para Quixadá, na Estrada do Algodão (CE-060). A viagem foi interrompida entre Quixeramobim e Senador Pompeu.

Acopiara: Abevim colhe resultados

Menos de um ano após ser criada, a Associação Beneficente da Vila Moreira (Abevim) começa colher os resultados positivos a partir da implantação de programas sociais e de atendimento à comunidade, nas áreas de saúde, reforço escolar e esporte. O bairro Vila Moreira, na periferia desta cidade, tem três mil famílias.

A Abevim foi criada em dezembro de 2008, numa iniciativa do radialista Ivo Bezerra. A instituição desenvolve um projeto na área de educação que atende a 70 estudantes de escolas públicas de 10 a 15 anos, com atividades de reforço escolar e prática esportiva. "Os alunos têm acompanhamento e avaliação do rendimento em sala de aula", explica Bezerra. "Os relatórios mensais mostram que a frequência e as notas melhoraram". A entidade oferece também material didático.

Recentemente, a Abevim lançou um programa de atendimento aos moradores na área de saúde. O serviço é prestado com a participação de médicos voluntários e a assistência é feita na sede da associação para as famílias de baixa renda. "O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores e minimizar os problemas sociais que atingem a comunidade".

Em parceria com a AABB, a Associação de Moradores oferece atividades esportivas e de lazer para as famílias da Vila Moreira. A ideia é aproveitar os espaços e a infraestrutura que o clube oferece. O maior número de participantes é de jovens, crianças e adolescentes. "Estamos analisando propostas para realização de programas de atendimento à terceira idade. Caminhadas, palestras, orientações sobre saúde e prática leve esportiva fazem parte do plano inicial para os idosos".

Os moradores estão mobilizados em torno da Abevim. "Espero que essas ações sejam duradouras", disse a dona de casa, Francisca Nogueira. A comerciária Ana Lúcia Bezerra disse que o filho melhorou o rendimento escolar após participar do projeto de esporte oferecido pela Abevim, na AABB. "Ele tomou mais gosto pelos estudos", contou ela.

Acompanhamento

70 estudantes de escolas públicas são atendidos com atividades de reforço escolar e prática esportiva pela Associação Beneficente da Vila Moreira (Abevim), em Acopiara

Mais Informações:
Associação Beneficente da Vila Moreira (Abevim)
Vila Moreira, em Iguatu
(88) 9902.6933


Diário do Nordeste 

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mega-Sena pode pagar R$ 20 milhões nesta quarta-feira

 O concurso 1.125 da Mega-Sena pode premiar com R$ 20 milhões o apostador que acertar as seis dezenas da faixa principal nesta quarta-feira (11).

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) e custam R$ 2. Os sorteios vão acontecer na cidade de São Miguel do Oeste (SC).

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio renderia ao ganhador mais de R$ 100 mil mensais, se aplicado na poupança.

Prefeito cearense cria o Bolsa-Bode

Vem aí o Bolsa-Bode. A novidade será lançada pelo prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio (PSDB), e se constituirá no apoio a famílias que tenham jovens dispostos a investir no ramo da caprino e ovinocultura.

Segundo Edilardo, a Prefeitura iniciará o programa com 20 famílias que receberão 10 cabras e um reprodutor a ser devolvido quando o rebanho for aumentando. Além disso, haverá um aporte mensal de R$ 100,00 para ajudar na criação e infraestrutura. O que for produzido – leite e carne – será adquirido pelo município.

O prefeito diz que quer aproveitar principalmente a mão-de-obra de famílias que estão no Programa Bolsa-Família. A ociosidade ali, nesse campo, é altíssima.

Eliomar de Lima

Animal solto na pista de rolamento causa acidente com vítima fatal em Mombaça

Acidente de trânsito ocorrido na madrugada de hoje, na CE 060, distante 02 km da sede de Mombaça vitimou a doméstica Francisca Otaciano Domingos de Souza, 25 anos.

A moto guida por Vicente Inácio de Oliveira, 50 anos, colidiu com um animal (jumento), causando a morte da garupeira.

O condutor que sofreu apenas escoriações pelo corpo encontra-se em observação no hospital de Mombaça.

Homicídio à bala no centro de Mombaça

O plantão de polícia registrou ontem, por volta das nove horas da manhã, um homicídio à bala na rua Jaime Benevides, centro de Mombaça.

A vítima foi Jerfeson Borges dos Santos, 21 anos, alvejado com dois disparos, sendo 01 na cabeça e outro no peito esquerdo.

No tiroteio mais duas pessoas foram lesionadas: Antonio Hildemberg Martins Cavalcante e Antonio Almir Martins Cavalcante.

No local os policiais encontraram um carregador de pistola calibre 380 com 04 cartuchos intactos, 01 celular, uma moto titan e uma carteira contendo documentos da vítima.

Segundo relato da polícia, há dias, as vítimas sofriam ameaças de morte.

Medicina no campus de Barbalha encabeça concorrência na UFC

A UFC (Universidade Federal do Ceará) divulgou a concorrência para o Vestibular 2010. O curso mais disputado é o de Medicina, no campus de Barbalha, com 26,1 candidatos por vaga. Em seguida, aparecem Psicologia/Fortaleza (20,1), Fisioterapia (18,0), Gastronomia (17,6) e Direito/Fortaleza-diurno (17,4).

Confira a concorrência de todos os cursos

A universidade oferece neste vestibular 5.524 vagas, sendo 3.927 para ingresso no primeiro semestre de 2010 e 1.597 no segundo.

A primeira etapa do vestibular, com a aplicação da Prova de Conhecimentos Gerais, acontecerá neste domingo (15). O resultado dessa fase será divulgado em 24 de novembro.

A segunda etapa será em dezembro, com a prova de Redação no dia 13 e de Conhecimentos Específicos no dia 14. O resultado do vestibular será anunciado no dia 15 de janeiro.

Confira todas as informações deste vestibular no edital.