quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Membros da direção do Sindicato dos Servidores Públicos de Acopiara, provavelmente, possuem carros agregados a Prefeitura

O blog recebeu uma denúncia através de email que membros da direção do Sindicato dos Servidores Públicos de Acopiara possuem carros agregados a Prefeitura Municipal.

O denunciante acredita que a inoperância do sindicato se deve basicamente a essa parceria entre Prefeitura/Sindicato.

No mesmo email, o internauta nos envia as placas dos veículos que estão agregados. Ele acredita que essa pode ter sido a forma que a Prefeitura de Acopiara encontrou para manter o sindicato calado.

Na época, em que a prefeita Sheila Diniz administrou o município, o sindicato fazia movimento quase que diariamente.

Em tempo

A informação do internauta é grave e parece ser verdadeira, levando-se em consideração que o Sindicato dos Servidores Públicos de Acopiara  jamais, nessa gestão, fez qualquer tipo de manifestação em favor da classe.

Os vereadores, que foram eleitos para fiscalizar o poder público, poderiam apurar essa denúncia com detalhes e levar ao conhecimento do Ministério Público de Acopiara.

Após apagão em partes de dez estados brasileiros, energia volta aos poucos


Um blecaute atingiu na noite desta terça-feira (10), a partir das 22h13, pelo menos dez estados brasileiros, além do Paraguai. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o apagão que atingiu parte do Brasil tem relação com o  "desligamento completo" da usina hidrelétrica de Itaipu. A administração da usina, por sua parte, afirmou que não houve problema de geração, mas sim em linhas de transmissão.

O blecaute atingiu em diferentes proporções ao menos dez estados. A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz. Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite. O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que usina chamou de "efeito dominó".

G1

Prefeito de Iguatu Agenor Neto confirma participação no primeiro programa "Acopiara Urgente"

O primeiro programa "Acopiara Urgente" que será apresentado no próximo sábado na rádio Vale do Quincoê de Acopiara, a partir do meio-dia, contará com a participação do prefeito de Iguatu Agenor Neto.

Nesse dia, Agenor Neto, estará recebendo mais um prêmio em Santa Catarina, Sul do País. Além de falar sobre a premiação que vai receber, o alcaide iguatuense falará ainda sobre ações de governo.

O programa "Acopiara Urgente" será apresentado pelos radialistas Lindomar Rodrigues e Pinheirinho com reportagens de Ozemar Rodrigues.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fortaleza bate a Ponte Preta e segue vivo na Série B

O Fortaleza conseguiu uma importante vitória nesta terça-feira, na briga pela permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando no Castelão, os comandados de Roberto Fernandes venceram a Ponte Preta por 2 a 1, com gols de Elton e Marcelo Nicácio. Finazzi descontou para os visitantes.

Com o triunfo, os cearenses chegam aos 37 pontos ganhos e seguem na 18ª colocação. Faltando três rodadas para o fim do campeonato, precisam tirar uma diferença de cinco pontos para o Ipatinga, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Já a Ponte Preta, vê sepultadas suas chances de conseguir o acesso à Série A de 2010. Na sétima posição, com 52 pontos, não pode mais alcançar o Atlético-GO, quarto colocado com 62.

Na próxima rodada, a Macaca recebe, no sábado, dia 14, o Bahia. O jogo está marcado para as 16h10 (horário de Brasília), mesmo horário em que o Fortaleza entra em campo, no Serra Dourada, para enfrentar o Vila Nova.

Vasco vence Campinense e fica a um passo do título

O Vasco conseguiu mais uma importante vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o time foi a Campina Grande e venceu o Campinense por 1 a 0, com gol de Elton. Com o resultado, o cruzmaltino fica a uma vitória de conquistar o título da competição por antecipação.

Assim, o Vasco terá a oportunidade de confirmar a conquista diante de sua torcida, já que enfrenta, na próxima rodada, o América-RN em São Januário. A partida está marcada para as 21 horas (de Brasília) da sexta-feira. Já o Campinense continua na vice-lanterna da competição, com apenas 33 pontos, muito próxima do rebaixamento.

Atlético-GO goleia Ceará e se mantém firme no G-4

Embalado depois da goleada de 4 a 1 sobre o Guarani, no último sábado, o Atlético-GO venceu outro adversário direto pelo acesso à Série A e sentenciou a permanência na quarta posição na tabela do Campeonato Brasileiro da Série B nesta 35ª rodada. Na noite desta terça-feira, o Dragão massacrou o Ceará por 4 a 1, no estádio Serra Dourada, e segue dependendo apenas das suas próprias forças para terminar a competição no G-4.

A vitória em Goiânia garantiu o Atlético-GO com 62 pontos. Restando três rodadas para o final da Segunda Divisão, o rubro-negro subirá à Primeira Divisão com três resultados positivos, independentemente de qualquer resultado. Por outro lado, o Ceará deixou a vice-liderança escapar para o Guarani. A equipe do experiente meia Geraldo soma 63 tentos.

Ambos os rivais retornam a campo neste sábado, quando ocorrerá o encerramento da 36ª rodada da Série B. Às 16h10, horário de Brasília, o Ceará receberá no estádio Castelão o Guarani, na briga direta pela segunda colocação. Por sua vez, o Atlético-GO enfrenta o Ipatinga, às 21 horas, no Ipatingão.

STF decide amanhã ação contra PEC dos Vereadores

Está previsto para amanhã, dia 11 de novembro, o julgamento em que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decide se referenda ou não a liminar concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade 4307 ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra o artigo 3º, I, da Emenda Constitucional nº 58, que fez retroagirem os efeitos da alteração ao processo eleitoral de 2008. Essa emenda, originada da proposta de emenda constitucional conhecida como a PEC dos Vereadores, aumentou em mais de 7 mil o número de vereadores em todo o país.

Robert Enke, goleiro da Alemanha, morre aos 32 anos


O goleiro Robert Enke, da seleção alemã de futebol e do Hannover morreu nesta terça-feira (10) ao supostamente ser atropelado por um trem, segundo suspeita a polícia. O presidente do Hannover, Martin Kind, confirmou a morte do jogador, que tinha 32 anos.

Pouco depois da confirmação, a polícia informou que um homem morreu atropelado por um trem próximo à casa de Enke em Hannover. "A vítima aparentemente é o goleiro da seleção nacional Robert Enke", afirmou o comunicado oficial da polícia, que não exclui a hipótese de suicídio. "As primeiras investigações policiais indicam que foi suicídio".

Enke era casado e perdeu uma filha em 2006, quando ela sofreu uma parada cardíaca com apenas dois anos. Em maio deste ano, o casal adotou uma criança - ela tem agora oito meses.

Depois de sofrer com uma infecção intestinal nas últimas semanas Enke voltou a defender o Hannover nas últimas duas partidas do Campeonato Alemão. O problema o deixou de fora da convocação para os amistosos contra Chile, sábado (14), e Costa do Marfim, na próxima quarta-feira (18). No entanto, o técnico Joachim Loew sempre colocou o jogador como um dos favoritos para assumir a vaga de titular na Copa do Mundo de 2010.

O presidente da Federação Alemã de Futebol, Theo Zwanziger, lamentou o ocorrido. "Estamos assustados. Manifestamos nossas condolências à esposa e à família de Enke". Já o manager da seleção, o ex-atacante Oliver Bierhoff, disse estar sem palavras. "Estamos todos chocados. Não consigo encontrar palavras".

Em sua carreira, Enke passou por clubes como Borussia Mönchengladbach, Tenerife, Fenerbahçe, Barcelona e Benfica. Ele estava no Hannover desde 2004.

Confira os jogos do Campeonato Brasileiro - Série B

Rodada cheia da Série B decide futuro dos times cearenses na competição. Confira!

Radialista Wilson Filho estreará em breve na Antena Sul FM em Iguatu

E quem deve estrear em breve no rádio iguatuense é o radialista Wilson Filho. Segundo comenta-se nos bastidores, Wilson Filho substituirá Airton Rodrigues, na rádio Antena Sul FM, no final da tarde.

Wilson trabalhou recentemente no grupo Jangadeiro e deve apresentar um programa musical variado com músicas de sucesso, curiosidades, notícias e a participação do ouvinte.

Como se não bastasse a divesidade do programa, Wilson pretende ainda abrir espaço para tocar muito flash back. A data de estréia ainda não está definida.

Série B: Vasco pode ser campeão nesta terça-feira

O Campeonato Brasileiro da Série B segue eletrizante. Nesta terça-feira acontecem os dez jogos pela 35ª rodada, quando pode ser definido o primeiro clube rebaixado à Série C de 2010 e também o Vasco da Gama pode conquistar o título nacional da categoria. Além da disputa contra a degola, os times da parte de cima da classificação lutam pelas três últimas vagas do acesso, já que o Vasco foi o primeiro time a garantir um lugar no Brasileirão do próximo ano.

O Vasco entra em campo diante do Campinense, às 19h30, no Estádio Amigão, em Campina Grande (PB). Para conquistar o título, o time carioca precisa vencer o adversário, além de torcer por tropeços de Ceará e Guarani. Dessa maneira, o Vasco – que é o líder, com 70 pontos – chegaria aos 73 e não seria mais alcançado pela dupla.

Divulgada a tabela do Campeonato Cearense de 2010

A Federação Cearense de Futebol divulgou nesta segunda-feira (9) a tabela do Campeonato Cearense de 2010. Nela falta confirmar as datas de algumas partidas, bem como os horários para todos os jogos e os estádios onde elas serão realizadas, além das TVs que transmitirão os jogos.

O torneio tem data prevista para começar no dia 9 de janeiro. O Ceará estreia fora de casa contra o Horizonte, e o Fortaleza estreia em casa contra o Limoeiro.

A disputa será em dois turnos. Da primeira se classificam quatro times para a segunda. A fase de mata-mata será de jogos únicos. Os campeões de cada turno se enfrentam numa final de duas partidas, prevista para 15 de abril e 4 de maio.

A grande novidade deste ano é a Taça Padre Cícero, em que será disputada pelo dois times do interior melhor colocados no estadual.

TV Verdes Mares mostra DVD que pode comprometer superintendente da Polícia Civil

O Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, apresentou, em sua edição desta terça-feira, imagens de um DVD que mostram o atual superintendente da Polícia Civil do Estado, Luiz Carlos Dantas, e o delegado Francisco Crisóstomo, ironizando um sequestrador preso e que teria sido encontrado debaixo de tijolos. Nas imagens, Dantas, ao chegar ao local, por pouco, não senta sobre o preso. Ele ainda dá um celular para um colega  filmar a cena.

O DVD foi entregue pelo delegado Francisco Cavalcante, afastado da função, ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, apontando ara ato de tortura contra o preso. O DVD tambem foi entregue ao Ministério Público Estadual  e é mais um ingrediente na crise por que passa o aparelho policial cearense.

Veja o video aqui.

Pecuária: "Quixeramobim Agora" discute o preço do leite no município

O Governo do Estado poderia tributar o preço do leite que vem de fora, ou tabelar acima do valor de mercado praticado no estado, para que o produto local possa ser valorizado.  Foi dessa forma que o Industrial Airton Carneiro, encontrou soluções diante a desvalorização do leite no estado, principalmente no que se refere ao produtor da agricultura familiar. O que vem acontecendo é que os grandes laticínios estão comprando leite de outros estados, enquanto que a produção local fica estocada, sem chegar ao seu destino final.

Para o Presidente da Associação dos Agropecuaristas do Sertão Central, Carlos Eloy, está acontecendo um cartel do leite, um monopólio para forçar a queda do valor do produto desde a base, ou seja, do pequeno ao médio produtor, porém chegando o produto final ao mesmo preço para o consumidor; o que representa ainda muito mais lucro para o laticinista.

Cirilo Vidal enfatizou a falta de representatividade da categoria para reivindicar os seus direitos junto aos órgãos competentes. Cirilo questionou também o porquê do município ser a maior bacia leiteira do estado, com produção dia de 110 mil litros de leite, e mesmo assim fornecer para o programa do leite apenas quatro mil litros do produto, enquanto outros municípios de menor expressão em termos de produção ofertam bem mais.

Também foi cobrado pelos debatedores, principalmente pelo Dr. Juarez Charles Carvalho um maior investimento em tanques e uma política interna de valorização do produto, como por exemplo, a inclusão do leite no cardápio da merenda escolar dos estabelecimentos de ensino do município, dada a importância nutricional que o produto oferece.

O programa rendeu bons frutos. Na ocasião, os participantes marcaram uma reunião para esta quarta-feira, 11, entre os agropecuaristas e os representantes dos laticínios Betânia e Maranguape, para discutir o preço do leite para o produtor.  A associação também deixou agendada uma exposição agropecuária para o inicio do mês, com o objetivo de reunir agropecuaristas, empresários e políticos para que problemas dos produtores possam ser discutidos e soluções sejam encontradas.

Postado por: Jornalismo SMC

Senador Pompeu: Caminhada réune 4 mil romeiros


O martírio de milhares de retirantes no flagelo da seca de 1932, no Sertão de Senador Pompeu, foi relembrado por mais de quatro mil fiéis na manhã deste segundo domingo de novembro. Segundo os organizadores, praticamente o dobro de romeiros e pagadores de promessas, em relação a última Caminhada da Seca, participou do ritual, realizado pelo 27° ano consecutivo. Mais uma vez homenagearam as santas almas da barragem, como ficaram conhecidas as vítimas da fome e da cólera enterradas no campo santo situado a 3,6 km do Centro da cidade.

Nem havia amanhecido e José Mendes de Sousa, 64 anos, já carregava na cabeça uma cisterna de placa em miniatura. Além do ato religioso, o reservatório domiciliar se transformou no símbolo da redenção do infortúnio sertanejo, a seca. Ao lado do agricultor, o padre Roberto Costa, responsável pela mobilização pastoral, guiava o rebanho humano pela sinuosa estrada do Santuário da Seca. Missionárias empunhavam faixas exaltando a Caminhada e a luta do povo de Deus pela vida e cidadania. Logo atrás a multidão gritava em coro: "As almas do povo são o santo do povo"!

Dessa vez o bispo diocesano, dom João Costa, e o bispo emérito de Iguatu, dom José Doth, também participaram do ritual místico popular. Acompanharam a procissão, caminhando da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores ao Cemitério da Barragem, ao lado do Açude Patu, onde mais de 15 mil retirantes foram mantidos contra a própria vontade, no campo de concentração da Comissão do Dnocs. Ali, em 1921, era iniciada a obra da barragem do Rio Patu, hoje suprindo de água o povo do lugar. Antes de encher, na seca de 1932, o açude foi transformado em um enorme acampamento de retirantes.

DN

Fórum se mobiliza por universidade em Iguatu


Mais uma etapa na luta pela ampliação do Ensino Superior nesta cidade será dada hoje, com a entrega em Brasília, na reunião de deputados federais e senadores pelo Ceará, de um documento solicitando apoio dos parlamentares para a inclusão, no Orçamento 2010 da União, de R$ 10 milhões para a implantação da Universidade Federal do Centro-Sul. A ideia é a apresentação de uma emenda de bancada, que tem mais peso e força para ser consolidada.

Ontem, aconteceu, em Iguatu, no Complexo de Proteção Social, uma reunião com prefeitos do Centro-Sul, professores, alunos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes de entidades de classe e de clubes de serviço com o objetivo de dar continuidade à coleta de assinaturas para o abaixoassinado que será entregue hoje na reunião da bancada cearense.

O encontro foi coordenado pelo prefeito de Iguatu, Agenor Neto, que solicitou o apoio dos políticos e da comunidade. "Essa é uma luta de todos, e não apenas de uma cidade. A Universidade Federal do Centro-Sul é um investimento que vai trazer o desenvolvimento para a região". Ele lembrou que a reunião foi mais uma etapa do movimento que já dura seis anos.



O prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, avaliou que o projeto da implantação de uma universidade na região é de verdadeira inclusão social e educacional. Para o prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder, a educação é o melhor caminho de transformação social e econômica de uma região e de crescimento pessoal. "Esperamos a sensibilidade da bancada federal e que esse projeto não fique apenas no papel".

O diretor do campus da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Iguatu, Ivo Ferreira, fez uma retrospectiva das etapas já realizadas em favor da instituição e destacou que a implantação, em breve, da cidade universitária nas instalações da antiga Fábrica Cidao representa a base para a futura universidade. "Vivemos um tempo favorável de motivação e de alegria na região. Essa é uma luta suprapartidária que deve mobilizar todos os políticos". O deputado estadual Osmar Baquit posicionou-se de forma favorável ao projeto e destacou o esforço da região.

FIQUE POR DENTRO

Luta é antiga

A luta pela implantação da Universidade Federal do Centro-Sul começou com a apresentação de um projeto indicativo do então deputado federal Bismarck Maia. Depois, diretores da União Iguatuense de Universitários entregaram um abaixoassinado com 20 mil assinaturas ao presidente Lula, durante visita ao Cariri.

O Governo do Estado vai investir R$ 15 milhões na construção da cidade universitária que vai abrigar cursos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Urca e da Fatec. A coordenadora do Crede, Laênia Chagas, apresentou números do ensino básico e também defendeu a implantação da universidade. O representante da Diocese de Iguatu, padre João Batista, aproveitou o encontro para solicitar dos prefeitos apoio no transporte escolar para os alunos do campus da Urca.

Mais Informações:
Prefeitura de Iguatu
Avenida Rui Barbosa, S/N
Centro-Sul
(88) 3566.7916

Honório Barbosa
Repórter

Luizianne avisa: apoio à reeleição de Cid Gomes exige palanque pró-Dilma no Ceará

A prefeita Luizianne Lins (PT)  voltou a defender a reeleição do governador Cid Gomes (PSB) em 2010. Foi na madrugada desta terça-feira, antes de seguir para Brasília, onde cumprirá agenda de reuniões, até o fim da tarde, que dizem respeito a projetos da Copa 2014.

“Esse debate o PT está fazendo. Agora, a minha posição individual, pessoal e como militante é defender a reeleição do governador Cid Gomes. Eu estou lutando muito para que, mesmo se o Ciro Gomes sair candidato, nós tenhamos aqui um palanque da Dilma. É isso que vai assegurar que a gente apoie a reeleição do Cid”, disse a prefeita.

Ela reafirmou ainda a decisão de não disputar mandatos em 2010, como chegam a especular segmentos petistas que apontam a prefeita como alternativa ao Governo. “Eu não serei, em nenhuma hipótese, ao governo do Estado contra o Cid”, descartou.

Luizianne considera normal o PT estar defendendo o direito não só de manter o vice na chapa de Cid Gomes como também de lançar um nome para o Senado. Ela destacou que o partido tem “tamanho, perfil e direito para isso”. Segundo a prefeita, seria bom para a chapa de senador ter um petista. O nome de sua preferência é o do ministro José Pimentel (Previdência Social).

Eliomar de Lima

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Acopiara: poluição sonora prejudica comércio e a população

Um grave problema que a população acopiarense está enfrentando é em relação a poluição sonora no centro da cidade. A grande quantidade de carros e motos de som tem prejudicado muito a vida dos comerciantes e do povo em geral.

Quem vai ao centro comercial de Acopiara sente muita dificuldade na hora de se comunicar com um vendedor dentro de um estabelecimento ou quando precisa atender o telefone. "Realmente a cidade está uma bagunça, ninguém respeita nada e quem trabalha no comércio, diariamente, sente isso na pele por conta do estresse acima do normal", afirmou o empresário Ulisses Felinto.

O empresário Raimundo Carlos de Abrantes, outro prejudicado, disse que todas as vezes que um carro de som passa em frente a seu comércio, na rua Marechal Deodoro, o atendimento tem que ser praticamente parado por alguns instantes. "Ninguém ouve nada", reclamou.

A poluição sonora em Acopiara deverá chegar ao conhecimento  do Ministério Público, bem como a Prefeitura para que adotem as medidas cabíveis.

Iguatu: café da manhã marca o Dia do Radialista


O Dia do Radialista foi comemorado em grande estilo em Iguatu, no último sábado (07). O empresário Zenir, das lojas Zenir Móveis, reuniu todos os profissionais em sua residência para tomarem café da manhã juntos.

A confraternização além de comemorar o dia dos profissionais serviu também para aproximar os mesmos.

Radialistas das rádios Antena Sul FM, Liberdade AM, Mais FM, Jornal AM e Tropikalya FM ficaram maravilhados com a atitude do empresário.

O café da manhã foi encerrado com distribuição de brindes.

Iguatu.Net

Tradição do reisado em Quixeramobim

 
Jangadeiro Online 

Vital Filho confirma aprovação da anistia de dívidas dos agricultores da Paraíba

O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) confirmou nesta segunda-feira (09) que os agricultores da Paraíba atingidos por enchentes este ano poderão ser anistiados das dívidas relativas ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ao crédito fundiário. A proposta de anistia, segundo Vitalzinho, foi aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

O texto aprovado segue para análise conclusivo das comissões Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A anistia, segundo Vitalzinho, também beneficia outros estados do Nordeste e até do Norte do país: Maranhão, Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, no Nordeste, e Pará e Amazonas, na região Norte.

Delegado Cavalcante oficializa denúncia contra Luís Carlos Dantas

Depois de ser exonerado, sob acusação de tortura de presos, junto com uma delegada e um inspetor, o delegado Francisco Cavalcante agora é quem oficializa denúncia. Ele entregou, nesta segunda-feira (9), ao secretário de Segurança Pública do Estado um DVD com imagens de uma ação policial que mostrariam o superintendente da Polícia Civil, Luís Carlos Dantas, torturando presos. As imagens mostram policias humilhando fisicamente e psicologicamente um homem.


O delegado chegou cedo à Secretaria de Segurança Pública, entrou com uma representação contra o superintendente da Polícia Civil e anexou ao processo às imagens. Em seguida, conversou com o secretário Roberto Monteiro, que segundo ele, não se supreendeu com a denúncia.

UFC divulga a lista dos cursos mais concorridas em seu Vestibular 2010

“A Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Ceará (CCV/UFC) divulga em seu site – www.ccv.ufc.br – a lista com a relação da concorrência para o Vestibular 2010. Os cinco cursos mais concorridos são: Medicina/Barbalha (26,1), Psicologia/Fortaleza (20,1), Fisioterapia (18,0), Gastronomia (17,6) e Direito/Fortaleza-diurno (17,4).

Segundo a CCV, a primeira etapa do vestibular será no próximo domingo, dia 15  (prova de Conhecimentos Gerais). A segunda ocorrerá em dezembro, nos dias 13 (Redação) e 14 (Conhecimentos Específicos).”

Site da UFC

E a humilhação continua: PEC dos Vereadores será julgada na próxima quinta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará na próxima quinta-feira ,12, a validade constitucional da PEC dos Vereadores. No início outubro, a ministra Carmen Lúcia decidiu liminarmente, atendendo requerimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), e ordenou a suspenção da posse dos mais de 7 mil suplentes de vereador no Brasil.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, argumenta que a chamada PEC dos Vereadores tem validade apenas para a próxima eleição, não podendo, portanto, retroagir para beneficiar quem não foi eleito em 2008.

O Congresso promulgou a PEC em 23 de setembro e milhares de suplentes de vereador torcem para que a lei tenha aplicação imediata.

Homicídios contra mulheres voltam a crescer no Ceará

Faltando pouco mais de um mês para o fim do ano, o número de mulheres assassinadas em 2009 já superou os registros de 2008. No ano passado, 93 mulheres foram vítimas de homicídio em todo o Estado. Em 2009, já são 113 casos em menos de 11 meses completos, o que representa uma elevação da ordem de 21 por cento.

A estatística aponta uma retomada dos índices de violência contra a mulher após um período de trégua ocasionado pela entrada em vigor, em 2007, da Lei Maria da Penha. Entre 2007 e 2008 houve uma queda de quase 20 por cento das mortes violentas entre mulheres.

Recursos do Fundef pagavam festas em município do Ceará

O Ministério Público Federal (MPF) do Ceará entrou com ação de improbidade administrativa contra duas construtoras, a ex-secretária de Educação e o ex-prefeito do município de Senador Sá, acusados por irregularidades na gestão dos recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

As fraudes foram confirmadas após fiscalização pela Controladoria Geral da União (CGU), segundo o MPF. O ex-prefeito de Senador Sá, Sancho Rodrigues de Oliveira, a Épura Engenharia Ltda, a ex-secretária de Educação de Senador Sá, Maria de Jesus da Silva e a V&J Construções e Engenharia Ltda têm o prazo de 15 dias para se manifestarem, após notificação da Justiça Federal.

Durante as investigações foi observada a utilização dos recursos do Fundef para pagamentos de despesas não relacionadas à manutenção do ensino fundamental, em um valor total de R$ 60.166,58. Entre esses pagamentos distantes da natureza a que se destina o Fundef, estão os honorários advocatícios, remuneração de Secretária de Educação, reforma de creche, diárias de viagens de servidores municipais e até custeio de festas municipais.

Além disso, o MPF identificou que na gestão do ex-prefeito de Senador Sá não foi feita licitação para compra de materiais escolares com a utilização dos recursos do Fundef. Segundo a ação, o ex-prefeito alegou não possuir documentos para atestar a licitação.

A investigação também observou um descompasso entre os valores das notas de pagamento aos fornecedores e as quantias sacadas nos bancos credenciados com o município de Senador Sá, sem que houvesse uma relação direta entre os saques e os pagamentos feitos aos credores.

PR do Ceará lança durante café da manhã a “Caravana 22″


O Partido da República no Ceará está promovendo um café da manhã nesta segunda-feira, no Hotel Marina Park. Sob o comando do seu presidente regional, o ex-governador Lúcio Alcantara, trata sobre as eleições do próximo ano e acerta estratégias que viabilizem a candidatura do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, ao Governo do Estado.

Os parlamentares federais Leo Alcântara e Marcelo Teixeira (Gorete Pereira e Vicente Arruda foram ausência), e o deputado estadual Adahil Barreto 9Vasques Lnidm nãom compareceu) participam do encontro, além de prefeitos e pré-candidatos às próximas eleições.

O café da manhã marca principalmente o lançamento da “Caravana 22″, uma campanha, com orientação da direção nacional do PR, que tem o objetivo de conquistar novos filiados no Interior. Segundo Lúcio Alcãntara, a iniciativa vai começar a partir do dia 15 próximo em dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza: Horizonte e Pacajus.

Eliomar de Lima

Vândalos depredam patrimônio público em Acopiara

Recentemente os vândalos depredaram o Posto de Saúde da Rodoviária causando prejuízos ao patrimônio público.

Em nota publicada no site da Prefeitura de Acopiara, a secretária de Saúde do Município Teresa Cristina relatou através de Boletim de Ocorrência que esta ação deu-se por conta da falta de vigilância no PSF, já que por decisão da justiça local, todos os funcionários prestadores de serviços deveriam ser demitidos, inclusive os vigilantes.

Há quem diga que esse é mais um motivo para a Prefeitura de Acopiara acelerar a realização do concurso público.

Detalhe: A secretária só faltou dizer que a culpa pela depredação é da justiça que afastou os servidores irregulares. 

Esporte: time de São Paulinho vence Copão de Acopiara


Foi realizada ontem no distrito de São Paulinho, em Acopiara, a final do Copão 2009 promovida pela Liga Desportiva com apoios de Dr. Vilmar, deputado Sarto e vereador Afrânio.

Os times de São Paulinho e Isidoro foram os finalistas da competição.

No tempo normal o jogo terminou empatado em 1 a 1. Os gols foram marcados por Pedro (Isidoro) e Joel (São Paulinho). Na disputa nos pênaltis a equipe de São Paulinho venceu pelo placar de 4 x 2 e foi a grande campeã.


 A entrega da premiação aconteceu no balneário Beira-Rio que ficou superlotado.O time campeão recebeu troféu e mais a quantia de R$ 600,00 em dinheiro. Já o vice-campeão também recebeu troféu e R$ 300,00.

O evento contou com presenças de vários políticos de Acopiara, dentre eles, o médico Vilmar Félix, Gaspar do Vale, Jurdan Teixeira, Afrânio Luiz, Edmilson Alves, José de Júlio e esse Blogueiro.

Intermunicipal sub 23: Vasco de Iguatu é derrotado pela equipe de Reriutaba

 
 
Com um futebol tímido e com a ausência da torcida no estádio Morenão, o time do Vasco de Iguatu foi derrotado pela equipe da cidade de Reriutaba pelo placar de 3 x 0.

Agora, espera-se que na partida de volta a ser realizada no próximo domingo, o time consiga se recuperar, afinal, está em jogo, o título de campeão do intermunicipal sub 23.

* Quando se fala em ausência de torcida, queremos dizer que realmente os desportistas iguatuenses não compareceram ao estádio para apoiar a equipe da casa. Como sempre, a grande maioria preferiu ficar em casa assistindo outros jogos pela televisão, ao invés de prestigiar o futebol local. E o mais interessante nisso tudo: depois da derrota, as aves de mau agouro com certeza irão criticar o fato ocorrido. Deveriam pelo menos, terem a hombridade de participarem do evento, afinal, não existe futebol sem torcida.

Iguatu Notícias

Teatro Pedro Lima Verde em Iguatu


A implantação do Teatro Pedro Lima Verde, nesta cidade, proporcionou um espaço adequado de prática e apresentação da arte cênica para os grupos de teatro amador. Os artistas locais estão mais motivados, peças antigas foram refeitas, adaptadas e novos textos começam a ser debatidos. As companhias esperam mais apoio e a implantação de políticas públicas de valorização e apoio à produção teatral.

Durante as duas últimas décadas, artistas amadores locais reivindicaram a construção de um teatro moderno. No início dos anos de 1990, surgiu a ideia de implantação de um teatro no bairro Prado, a partir da adaptação do antigo prédio do mercado público. Um novo projeto ganhou a prancheta do arquiteto e há um pouco mais de um ano foi, finalmente, implantado o primeiro teatro moderno de Iguatu, que homenageia o ator Pedro Gomes de Araújo Neto, com nome artístico, Pedro Lima Verde.

A secretária de Cultura de Iguatu, Diana Mendonça, disse que o município apoia as atividades artísticas. Há um esforço para melhorar cada vez mais o teatro e projetos estão sendo elaborados para serem implantados a partir de 2010.

Honório Barbosa
Repórter

TAC obriga prefeitura de Milagres a respeitar piso salarial a servidores

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Milagres, Emílio Tahim, obteve êxito numa Ação Civil Pública (ACP) para obrigar aquele município a remunerar seus servidores com quantia não inferior a um salário mínimo, independentemente do regime de horas trabalhados.

Em audiência realizada com o Prefeito Municipal, no último dia 04, foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual o Município desistiu de todos os recursos interpostos e, em contrapartida, o Ministério Público abriu mão de executar a sentença até 1o. de março de 2010.

O benefício para o Ministério Público foi o de que a sentença vai transitar em julgado, isto é, não poderá mais ser modificada. O benefício para o Município foi o de que ele terá um prazo de pouco mais de tres meses para organizar suas contas e planejar a remuneração dos seus servidores nos termos determinados pela sentença proferida na ACP.

domingo, 8 de novembro de 2009

Goleiro cearense é o melhor no futebol de salão do Brasil

Chegar aos 35 anos sendo apontado como craque da temporada do futsal pela imprensa , faz do cearense de Ocara, Lavoisier Freire Martins ser mais um ´´cabeça-chata´´ que deu certo, graças a seu talento que o coloca entre os ´´monstros sagrados ´´no salonismo no País.

SAIBA MAIS

NO SUMOV

Como atleta sumoveano o melhor goleiro do País sagrou-se hexacampeão Estadual, de (91 a 96); bicampeão metropolitano (92 e 93) e campeão da Taça Brasil de Clubes de Futsal (93), categoria juvenil e campeão do Norte e Nordeste (95).

SELEÇÃO BRASILEIRA
O goleiro Lavoisier, durante 10 anos, defendeu a Seleção Brasileira. Foram 150 jogos com a camisa verde-amarela. Entre os títulos internacionais conquistados, estão os quatro da Copa América de Futsal (95,96, 98 e 99) e o tricampeonato do Mundialito nos anos de (96, 98 e 2001).

HOMENAGENS
Lavoisier teve o reconhecimento de sua performance como goleiro de futsal por parte de várias entidades e órgãos. Entre as homenagens que estão a de melhor atleta de futsal do Brasil, em 2002, eleito que foi pelo COB. Também foi escolhido como o melhor goleiro da I Copa das Nações, em 2001, defendendo o Brasil.

OUTROS CLUBES
Além do Sumov, Lavoisier defendeu ainda equipes do Tio Sam/RJ, Vasco /RJ, ACBF/RS, Intelli/SP e Ulbra/RS.

Pai de Susana Vieira morre aos 92 anos

A atriz Susana Vieira perdeu o pai, Marius Lúcio Gonçalves de 92 anos, que faleceu por volta das 10h da manhã deste domingo (08).
Ele estava internado há cerca de um mês no hospital Bandeirantes, zona central da cidade de São Paulo.
Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital, a morte aconteceu por causa de complicações gerais em múltiplos órgãos, provocadas pela própria idade avançada.

PR discute Eleições 2010 em café da manhã nesta segunda (09)

Os partidos políticos esquentam as conversas sobre as Eleições 2010. Nesta segunda-feira (09), por exemplo, é a vez do Partido da República (PR) realizar um café da manhã, às 8 horas no hotel Marina Park, com a presença dos seus deputados federais (Gorete Pereira, Leo Alcântara, Vicente Arruda e Marcelo Teixeira) e estaduais (Adahil Barreto e Vasques Landim), além dos pré-candidatos às próximas eleições. Na linha de frente, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que já disse ser candidato do PR ao Governo do Ceará.

Enade ocorre com tranquilidade, avalia MEC. Veja os gabaritos

O Enade aconteceu com tranqüilidade. Assim o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, avaliou o processo de realização das provas do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), aplicadas neste domingo (08) para mais de 1,1 milhão de estudantes em 997 cidades brasileiras.  Veja o gabarito aqui.

Fluminense derrota o Palmeiras, e o sonho de ficar na elite continua vivo

Foi suado, disputado e polêmico, mas o Fluminense superou todas as adversidades e derrotou o Palmeiras por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fred, de cabeça, marcou o único gol validado da partida. Isso porque Obina também balançou a rede, quando o confronto estava empatado em 0 a 0, mas o árbitro viu falta inexistente do atacante alviverde.

Confira a classificação dos times 

G1

Em 'revival' de emoção dos anos 80, Fla bate o Galo por 3 a 1 e pula para 3º lugar


Pode ter faltado a técnica mais refinada dos tempos de Zico e Reinaldo. Mas a partida deste domingo apresentou outros ingredientes de um revival dos anos 80 - com o adicional de um gol olímpico. Atlético-MG e Flamengo repetiram a forte tensão da bela rivalidade e, sobretudo, a emoção. E diante de um Mineirão lotado, mas não na totalidade dos 64.800 ingressos vendidos - pouco mais de 1.000 ficaram nas mãos dos cambistas -, a equipe rubro-negra, mais consistente e com os principais jogadores aparecendo nos momentos decisivos, obteve vitória importante na luta pelo título brasileiro e/ou vaga na Libertadores.

Revista Veja questiona novas viagens da primeira-dama do Ceará


A revista nacional Veja volta a questionar as viagens da primeira-dama do Ceará, Maria Célia Habib, ao exterior. Na edição que chega às bancas de Fortaleza neste domingo (08), uma nota na coluna Holofote fala que, há 15 dias, ela voltou a Portugal e deu uma “esticadinha” até a Espanha para divulgar o artesanato e uma ONG que trata de deficientes. Segundo o texto, a viagem, que teve mais dois acompanhantes, foram gastos mais R$ 25.700,00. A revista ironiza dizendo que “ Ainda bem que o Ceará dos Gomes é um estado rico”.

Segundo a revista, “desde que o marido, Cid Gomes, tomou posse no governo do Ceará, a primeira-dama, Maria Célia Habib, não perde oportunidade de dar uma voltinha no exterior por conta do Erário estadual”. Como Maria Célia não é funcionária pública, o Tesouro cearense paga suas contas como se ela fosse “técnica convidada do governo”. Nessas “missões técnicas”, ela foi a Portugal e ao Egito para “divulgar o artesanato cearense”.

Revista Veja

Com muita festa no Maracanã, Vasco vence o Juventude e volta à Série A


O Vascão voltou...o Vascão voltou... o Vascão voltou... o grito da torcida veio em uma mistura de alívio e desabafo neste sábado, no Maracanã. Em uma grande festa, mais de 80 mil cruzmaltinos comemoraram o retorno para a elite do futebol brasileiro em 2010 com quatro rodadas de antecipação com a vitória por 2 a 1 sobre o Juventude. Após a partida, os jogadores vibraram bastante no gramado e mostraram para a torcida duas faixas: "O sentimento nos trouxe de volta" e "Obrigado pelo amor infinito". No fim, houve até volta olímpica com o capitão Carlos Alberto carregando um enorme número 1 simbolizando a volta para a Primeira Divisão.

Prêmio da Mega-Sena acumulou para R$ 20 milhões

O prêmio sorteado neste sábado (7) acumulou: ninguém acertou as seis dezenas sorteadas em Santa Maria (RS) do concurso número 1.124 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor estimado para o próximo prêmio é de R$ 20 milhões.

Confira as dezenas sorteadas:

07-11-16-18-33-49

Segundo a Caixa Econômica Federal, 122 bilhetes acertaram cinco números (quina) e vão receber, cada um, R$ 12.110,47. Outras 7.528 apostas acertaram quatro números (quadra) e receberão R$ 280,37.

sábado, 7 de novembro de 2009

Acopiara: Rádio Vale do Quincoê estréia novo programa jornalístico


Vai estrear no próximo sábado (14), na rádio Vale do Quincoê de Acopiara, a partir do meio-dia, o programa "Acopiara Urgente - Jornalismo Verdade".

Com um aspecto inovador e criativo o programa visa informar melhor a população da região Centro Sul sobre os últimos acontecimentos.

Além de denúncias, reclamações e reivindicações, o programa "Acopiara Urgente" contará também com entrevistas ao vivo, plantão de polícia e a participação do ouvinte por telefone.

O novo jornalismo da rádio Vale do Quincoê será de inteira responsabilidade dos seus idealizadores, no caso, Lindomar Rodrigues e Pinheirinho, ambos da rádio Liberdade AM de Iguatu.

Futebol: Empate que dá esperança


Como já havia acontecido em sete ocasiões na atual Série B do Brasileiro, o Fortaleza abriu o placar, mas cedeu o empate, agora para o Bahia, em 2x2, ontem à noite, no Estádio Pituaçu, em Salvador.

O resultado manteve o Leão na zona de rebaixamento, e para se garantir, o Leão terá que vencer os próximos quatro jogos, para não depender de ninguém. O Tricolor cearense agora recebe a Ponte Preta, na próxima terça-feira às 20h50 (hora cearense), no Castelão.

Audiência pública discute problemas com a telefonia em Iguatu


A Câmara Municipal deste município realizou audiência pública com o objetivo de discutir os transtornos enfrentados pelos usuários de telefonia móvel e fixa. Há quase dois meses, no período da noite, os iguatuenses reclamam enormes dificuldades para completar uma chamada via celular. Sinal da rede ocupada, a ligação que cai mesmo após ser completada ou feita para número diverso do digitado quando se liga para putra região, são as principais reclamações dos usuários.

Representantes de entidades de classes, clubes de serviço, Ministério Público estadual, seccional da OAB e empresários da região participaram da audiência que expôs os transtornos enfrentados pelos usuários.

O vereador que fez a proposta da reunião na Câmara, Aderilo Alcântara, solicitou do representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), engenheiro Tales Esmeraldo, fiscalização rigorosa e, ainda, solução rápida para o problema.

Serviço congestionado

A maior dificuldade ocorre com a operadora TIM. O representante da Anatel disse que já havia identificado o congestionamento do serviço em outros municípios, mas em Iguatu a denúncia era uma novidade e que providências seriam tomadas. "Acredito que esse problema é decorrente de promoções, que congestionam a rede", disse Esmeraldo. "Vamos fiscalizar num prazo de até 90 dias, em caráter de prioridade, em face da denúncia pública, e exigir da operadora um projeto de solução para esse problema que estou percebendo ser grave".

Iguatu Notícias

Artesão de Juazeiro do Norte, no Ceará, usa a cabaça para fazer instrumentos musicais

Uma inovação na arte de tocar e fazer instrumentos de corda. Tudo é feito com cabaças. Um fruto que não se come, mas é muito utilizado como cantil e vasilhas. Já tem gente interessada em aprender.



G1

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 6 milhões neste sábado

O concurso 1.124 da Mega-Sena pode pagar R$ 6 milhões na faixa principal, para seis acertos, neste sábado (7). O sorteio acontece às 20h (horário de Brasília) em Santa Maria (RS).

Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor pode render aproximadamente R$ 31 mil mensais, se aplicado na poupança.

As apostas podem ser feitas até as 19h, em qualquer casa lotérica do país, e custam R$ 2 para seis dezenas.

Ministro anuncia investimentos para municípios cearenses



O Bom Dia Ministro desta semana troxe uma entrevista especial com o ministro da Cultura, Juca Ferreira. O ministro falou sobre o Plano de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. Com o objetivo de restaurar e conservar o patrimônio histórico no Brasil, o projeto investirá R$ 150 milhões por ano em 124 cidades históricas - entre elas, Icó, Sobral e Viçosa, no Ceará, que estão na primeira leva das beneficiadas, com obras de requalificação urbanística, infraestrutura urbana, financiamento para recuperação de imóveis privados, restauro de monumentos e promoções do patrimônio cultural.

O objetivo do PAC Cidades Históricas é promover a recuperação e a revitalização de 173 cidades históricas do País, em parceria com instituições federais e estaduais. Todas as 27 capitais brasileiras e as cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 serão atendidas pelo Programa, que contará com investimentos de R$ 140 milhões do governo federal. Inicialmente, o Programa vai beneficiar 32 cidades históricas até o fim deste ano, e outras 141 até o final de 2012. Serão recuperados 5.200 imóveis privados e 200 monumentos e imóveis públicos.

As primeiras 32 cidades atendidas são: Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas, em Alagoas; Cachoeira, Cairu e Salvador, na Bahia; Icó, Sobral e Viçosa, no Ceará; Pirenópolis, em Goiás; São Luís, no Maranhão; Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e São João del Rei, em Minas Gerais; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; Belém, no Pará; Areia e João Pessoa, na Paraíba; Olinda, Recife e Serinhaém, em Pernambuco; Parnaíba e Pedro II, no Piauí; Rio de Janeiro; Natal, no Rio Grande do Norte; Jaguarão e Piratini, no Rio Grande do Sul; Laguna e São Francisco do Sul, em Santa Catarina; Santos, em São Paulo; e São Cristóvão, em Sergipe.

Prefeitura de Iguatu quer consolidar turismo religioso


Iguatu ganhará em breve um monumento Cristo Luz, que deve ter 32 metros e será construído no topo do Morro do Cocobó, ponto mais alto da cidade. A intenção é que o monumento seja semelhante ao que existe em Balneário Camboriú (SC). De acordo com o prefeito Agenor Gomes de Araújo Neto, a ideia surgiu pela forte característica religiosa do Município. Além disso, o projeto considera o benefício turístico que o monumento pode trazer. “A gente está procurando formas de consolidar o turismo religioso em Iguatu”, explicou o prefeito.

De acordo com ele, o objetivo é instalar, numa das mãos do Cristo, um farol com iluminação computadorizada mudando de cor a cada dez minutos. “A luz vai ter um alcance muito bom, pois as pessoas vão poder ver de vários pontos da cidade”, reforçou. A Prefeitura de Iguatu já está trabalhando no estudo sobre o solo, para determinar a melhor forma de construção. Só após o estudo será possível estimar o valor da obra.

A ideia inicial é que o monumento tenha 32 metros, mas isso também ainda está sendo estudado. “Para o trabalho arquitetônico, vamos abrir a licitação na próxima semana”, adiantou. De acordo com Agenor Neto, a construção do Cristo Luz faz parte da urbanização de todo o Morro do Cocobó, que já passou por duas etapas. A primeira incluiu a construção de quadra de vôlei, futebol, equipamentos para ginástica. A segunda etapa, já iniciada, conta com uma fonte que agora passará por um trabalho de iluminação especial.

Conforme o prefeito, a ordem de serviço foi assinada nesta semana. “Vai se tornar mais um ponto turístico”. A terceira e próxima etapa inclui a construção do Cristo Luz. Os recursos serão pleiteados com o Ministério do Turismo e o projeto será apresentado ao Governo do Estado, na tentativa de obter parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará. Mas, conforme o prefeito, a obra contará com recursos também municipais.

Para isso, outras ações também estão sendo realizadas. Uma delas é a iluminação da ponte Demócrito Rocha, em uma das entradas de Iguatu, que está em processo licitatório, compreendendo a pintura de toda a ponte e a iluminação. “O custo deve ser em torno de R$ 8 mil a R$ 10 mil. A iluminação terá cinco cores, mudando a cada três minutos”.

Jornal O Povo

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Se a moda pega: aparelho de celular é encontrado dentro de um pão no presídio de Iguatu


Durante uma revista de rotina no presídio da cidade de Iguatu, a Polícia encontrou um aparelho de telefone celular da marca Siemens A52, o qual estava escondido dentro de um pão.

O aparelho foi encaminhado ao diretor da cadeia, onde serão tomados os procedimentos cabíveis.

Iguatu Notícias

Municípios serão fiscalizados pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará no período de 09/11 à 13/11, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo. Caso tenha denúncias ou informações, ligue para (85) 3230 5158 ou acesse www.tcm.ce.gov.br
 
Ernesto Saboia
Conselheiro - Presidente do TCM

Lista dos municípios a serem fiscalizados de 09/11 a 13/11:

1) Acarape
2) Altaneira
3) Aratuba
4) Aurora
5) Beberibe
6) Cariré
7) Ibicuitinga
8) Ipaporanga
9) Jaguaribe
10) Marco
11) Miraíma
12) Missão Velha
13) Morrinhos
14) Mucambo
15) Novo Oriente
16) Ocara
17) Pacajus
18) Palhano
19) Santana do Acaraú