sábado, 3 de outubro de 2009

Em treino acidentado, Sebastian Vettel faz a pole position do GP do Japão

Em um treino muito acidentado, com três bandeiras vermelhas, Sebastian Vettel marcou a pole position do GP do Japão, que será disputado neste domingo. O alemão da RBR marcou 1m32s160, apenas 60 milésimos à frente do italiano Jarno Trulli, da Toyota, o segundo. Lewis Hamilton, da McLaren, ficou com a terceira posição no grid de largada em Suzuka.

Rubens Barrichello, da Brawn GP, ficou com a quinta posição no treino, logo atrás de Adrian Sutil, da Force India, o quarto. O brasileiro superou Jenson Button, seu companheiro de equipe e líder do campeonato, por duas posições no grid de largada. O inglês, que tem 15 pontos de vantagem sobre o rival, sai na sétima colocação. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, conseguiu o sexto tempo.

No entanto, Barrichello e Button podem ser punidos após marcarem seus tempos no fim da segunda parte do treino (Q2) sob bandeira amarela. Os pilotos da Brawn GP escaparam do acidente de Sebastien Buemi, da STR, no minuto final do trecho em questão, mas não diminuiram a velocidade no setor da pista onde o suíço acertou o guard rail.

Kimi Raikkonen, da Ferrari, apostou em um carro mais pesado e sai na oitava posição do grid, logo à frente de Heikki Kovalainen, da McLaren. O finlandês sofreu um acidente no início da superpole e não conseguiu marcar tempo. Ele ficou na frente apenas de Sebastien Buemi, da STR, que bateu na curva Spoon no fim do Q2 e não entrou na pista na parte final do treino. Ele vai largar em décimo.

Acidentes de Glock e Alguersuari preocupam no Q2

A segunda parte do treino classificatório (Q2) foi marcada por dois fortes acidentes, que provocaram duas bandeiras vermelhas. Primeiro, o espanhol Jaime Alguersuari, da STR, escapou na curva Degner e acertou a barreira de pneus de frente. Ele demorou a sair do carro, mas não teve problemas e foi levado ao centro médico do autódromo apenas para exames de rotina.

O segundo acidente do Q2 foi mais grave. Timo Glock, da Toyota, saiu da pista na última curva antes da reta dos boxes e acertou a barreira de pneus de frente, com muita força. Ele foi levado ao centro médico do autódromo de ambulância, após uma demorada remoção do carro. Após os exames, os médicos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiram removê-lo para um hospital próximo ao circuito de Suzuka. O alemão tinha um corte na perna e dores nas costas.

No fim do Q2, Nico Rosberg, da Williams, Fernando Alonso, da Renault, e Robert Kubica, da BMW Sauber, acabaram eliminados na segunda parte do treino classificatório. Além deles, Glock e Alguersuari também ficaram fora da superpole por causa dos acidentes.


Fisichella e Grosjean são eliminados na primeira parte

A primeira parte do treino (Q1) não teve surpresas entre os eliminados. Giancarlo Fisichella, em sua terceira corrida pela Ferrari, ainda não conseguiu se adaptar e vai largar apenas na 16ª posição. Kazuki Nakajima, da Williams, piloto da casa, também não foi bem em Suzuka e sai somente em 17º neste domingo.

Outro eliminado habitual é Romain Grosjean, da Renault. O francês continua a lutar contra o carro da equipe francesa e não conseguiu andar próximo de Alonso no treino classificatório. Ele conseguiu apenas o 18º tempo e ficou na frente apenas de Vitantonio Liuzzi, da Force India, que trocou o câmbio, e de Mark Webber, da RBR, que não treinou após o acidente no último treino livre. Seu carro apresentou uma rachadura no chassi, que terá de ser trocado e, de acordo com as regras, terá de largar dos boxes.

G1

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Jovem de Icó, no Ceará, tenta vaga no BBB 10 da rede Globo

A bela jovem icoense, Patrícia Leite, poderá ingressar no próximo BBB 10, programa de interação da Rede Globo que há vários anos é líder de audiência.

Simpática, bonita e inteligente, Patrícia Leite também é um show nos palcos: canta e compõe músicas.

A pré-candidata enviou fotos, vídeos e currículo pessoal para análise.

Enquanto não sai o resultado, cabe aos icoenses a torcida de fé para que Patrícia seja aceita entre os futuros participantes do BBB 10.

Boa sorte!!!

Fabrício Moreira

Ceará absolvido no STJD

O Ceará escapou de uma punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta sexta-feira, dia 2 de outubro, por conta de confusões ocorridas na partida contra o Paraná, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Em longo julgamento na Quarta Comissão Disciplinar, os auditores decidiram, por dois votos a um, absolver o Vovô, enquanto a Federação Cearense de Futebol, pelos mesmos incidentes, acabou multada em R$ 1 mil.

Por outro lado, o goleiro Lopes teve seu caso adiado para que outros envolvidos também sejam denunciados, como o zagueiro Gabriel, com quem se desentendeu, e o atacante Wellington Silva, ambos do Paraná, este último o que marcou o gol de mão. Um segurança do Ceará também deve ser denunciado e, assim como os demais, julgado na próxima sessão da Quarta Comissão do STJD.

A partida em questão foi vencida pelo Paraná por 1 a 0, com um gol de mão marcado pelo atacante Wellington Silva, validado pelo árbitro Charles Hebert. No intervalo do jogo, revoltados com a atuação da arbitragem, os jogadores do Ceará foram reclamar e deram origem a mais um problema. O goleiro Lopes, transtornado, chegou a empurrar o zagueiro Gabriel, do Paraná, e teve que ser contido pelos companheiros, segundo a narrativa do próprio árbitro na súmula, que ainda afirmou que pessoas ligadas ao Ceará teriam agredido Gabriel.

Leite volta a ser distribuído em Acopiara

A Secretaria de Saúde de Acopiara informa a todos os cadastrados do Programa Leite é Saúde, que a distribuição do Leite voltou a ser feita no município desde a última quinta-feira, 1º de outubro nas Unidades de Saúde da Sede.

Todos os beneficiários deverão procurar estes postos de distribuição o mais rápido possível para receber sua cota semanal.

O Programa havia sido suspenso pelo Governo do Estado para realização de licitação das empresas fornecedoras.

Em Acopiara o Leite é distribuído a cerca de 700 famílias e sua distribuição visa o combate à insegurança alimentar e nutricional de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, gestantes e idosos.

Site da Prefeitura de Acopiara

Liminar do STF impede posse de beneficiados pela PEC dos Vereadores

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar nesta sexta-feira (2) que impede a Justiça Eleitoral a dar posse a qualquer suplente do país contemplado pelas novas vagas criadas nas câmaras municipais pela PEC dos Vereadores. A emenda, aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, criou mais de 7 mil cargos de vereador em todo o Brasil.

A decisão provisória atente a pedido protocolado na última terça-feira (29) pelo Ministério Público Federal (MPF), que contestava o preenchimento imediato das novas vagas. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também entrou com uma ação semelhante, na quinta (1o), considerando inconstitucional a emenda aprovada no último dia 23 pelo Congresso.

Veja impacto do aumento da PEC nas cidades

Na ação analisada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu que o Supremo considere inconstitucional o artigo 3º da emenda, que prevê o preenchimento imediato dos cargos. A decisão impede novas posses. Para Gurgel, os novos cargos deveriam ser ocupados somente a partir da próxima eleição municipal, em 2012. O mérito da ação será decidido em data ainda não marcada.

Em alguns municípios, como Bela Vista de Goiás (GO), os suplentes já tomaram posse. Em entrevista, o primeiro suplente a assumir cargo de vereador beneficado pela PEC, André Luiz Guimarães Oliveira, do PT, disse que recorreria caso houvesse contestação sobre a validade da emenda aprovada pelo Congresso.

Ciro quer "intimidade" com São Paulo ao mudar título eleitoral

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) justificou nesta sexta-feira a transferência de domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo pela necessidade de adquirir intimidade com o Estado, intenção que ele diz concretizar em três meses.

Ele reafirmou sua disposição de disputar a Presidência da República, e disse que militantes petistas também participaram da decisão de seu partido de mudar o local do título de eleitor.

Ciro vinha resistindo à mudança de seu domicílio eleitoral, mas acabou convencido pelo partido.

A alteração deixa uma porta aberta para uma candidatura ao governo do Estado de São Paulo, desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que até agora não conta com a anuência dos pré-candidatos petistas.

No Crato, funcionário público acusado de estuprar menina de 5 anos

Na cidade do Crato – Região do Cariri -, o assessor da Câmara Municipal, Ednaldo Alves da Silva, 31, conhecido como “Querido”, é acusado de estuprar uma criança de cinco anos. A mãe deixava a menina com a babá, Ivanilda, 24, que é companheira de “Querido”. Frequentemente, a criança dormia na residência do casal. A tia da vítima suspeitou do crime quando viu manchas de sangue na garota. Na hora de realizar exames, o estupro foi identificado e a criança teria citado o nome do agressor.

A Delegacia de Defesa da Mulher do município entrou com o pedido de prisão no sábado (26) e o acusado foi detido na última quarta-feira (30). Querido e Ivanilda estão na cadeia pública do Crato, à disposição da Justiça.

Jangadeiro Online - Tadeu Nogueira

Rio vence e será 1ª sede sul-americana dos Jogos Olímpicos

O Rio de Janeiro venceu a batalha contra Chicago, Madri e Tóquio e foi anunciada nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com a vitória da cidade brasileira, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países.

Conheça o projeto que deu a vitória ao Rio de Janeiro
Fotos da escolha da sede
Veja clipe apresentado pela candidatura vencedora do Rio
Em vídeo, Rio é mostrado sem favelas para o COI
Rio aposta em "legado real"
Comente a vitória do Rio

A cidade brasileira já era apontada nas casas de apostas como uma das favoritas, ao lado de Chicago (que foi precocemente eliminada). Durante a campanha, o Rio de Janeiro foi apontado pelo COI como um dos melhores projetos entre os quatro apresentados na final.

O município fluminense usou como pontos fortes de sua campanha a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes.

Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede.

Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas.

Outro ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes.

Terra

Rio de Janeiro sede das Olimpíadas 2016

CBF define o calendário-2010

A CBF divulgou ontem, o calendário do futebol brasileiro para 2010, ano em que a seleção brasileira buscará o hexacampeonato mundial na África do Sul, de 11 de junho a 11 de julho. Das competições coordenadas pela entidade, a Copa do Brasil abre a temporada, com rodadas disputadas às quartas-feiras - a primeira, em 10 de fevereiro, com paralisação em 19 de maio, devido à Copa do Mundo. As finais ocorrerão nos dias 28 de julho e 4 de agosto.

TCM divulga lista de municípios que serão fiscalizados a partir de 2ª feira

A Diretoria de Ficalização do Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, nesta sexta-feirea, mais uma lista de municípios que, a partir da próxima segunda-feira, receberão visita de equipes de fiscalização de contas e atividades administrativas. Confira:

INTERIOR
Município Período Tipo de Inspeção

Acaraú 05 a 07/10 Ordinária
Aquiraz 07 a 09/10 Ordinária
Araripe 05 a 06/10 Ordinária
Assaré 08 a 09/10 Ordinária
Cariús 08 a 09/10 Ordinária
Cruz 08 a 09/10 Ordinária
Eusébio 05 a 07/10 Ordinária
Graça 08 a 09/10 Ordinária
Guaramiranga 07 a 09/10 Ordinária
Ibaretama 07 a 09/10 Ordinária
Iguatu 05 a 07/10 Ordinária
Martinópole 05 a 06/10 Ordinária
Morada Nova 07 a 09/10 Ordinária
Moraújo 08 a 09/10 Ordinária
Mulungu 05 a 07/10 Ordinária
Parambu 08 a 09/10 Ordinária
Poranga 05 a 07/10 Ordinária
Potengi 07 a 08/10 Ordinária
Potiretama 05 a 06/10 Ordinária
Solonópole 05 a 07/10 Ordinária
Tauá 05 a 07/10 Ordinária
Uruoca 07 a 08/10 Ordinária

Nova lei contra pedofilia prevê fechamento de hoteis e motéis e similares

Hotel, motel, pensão ou similar flagrados pela terceira vez com crianças ou adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis ou sem autorização deles para estar no local poderão ser fechados definitivamente por determinação judicial.

O presidente em exercício, José Alencar, sancionou nesta quinta-feira lei que prevê a nova punição. Atualmente, o estabelecimento que hospeda o menor de 18 anos sem os pais ou permissão deles é multado. Em caso de reincidência, é fechado por um prazo de até 15 dias. Não estava previsto o fechamento definitivo do local na legislação atual.

A nova lei foi proposta pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual, concluída em 2004. A lei será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRE de Mato Grosso do Sul suspende posse de suplentes beneficiados por PEC

O presidente to Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Luiz Carlos Santini, suspendeu nesta quinta-feira (1º), por meio de uma liminar, a posse dos duplentes de vereadores de Campo Grande, marcada para esta tarde.

O pedido de liminar foi feito pelo Ministério Público Eleitoral. Seis suplentes beneficiados pela PEC dos Vereadores, que aumentou para 7 mil as vagas nas câmaras municipais do país, foram impedidos de assumirem os cargos.

A decisão foi estendida para todo o Mato Grosso do Sul. "Em nome da segurança jurídica e de se garantir a estabilidade política na circunscrição eleitoral deste Estado, estendo esta decisão a todos os Juízos Eleitorais”, disse o presidente do TRE-MS, na decisão.

PPE aponta os melhores prefeitos do Ceará/2009

Foi realizada à noite passada (01-10), na Sala de Videoconferência da Assembléia Legislativa, a apuração dos votos para escolha dos Melhores Prefeitos(as) do Ceará, edição de 2009.

Compuseram a Comissão Apuradora: Conselheiro-Ministro do TCM, Luiz Sérgio Gadelha, Dr. Edilberto Pontes (Auditor do Tribunal de Contas do Estado), Dr. Irapuam Aguiar, representando o irmão, Presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, radialista Carlos Silva, Leonardo e Roberto Farias, dirigentes da PPE.

Ao final da apuração estavam escolhidos os 31 Melhores Gestores do Ceará, com a seguinte ordem de votação:

Pacoti (24 votos), Crato (23), Nova Russas (22); empatados com 21 votos, Icó e Tauá; com 19, Eusébio, Maranguape e Ocara; com 18 votos, os municípios de Brejo Santo, Iguatu, Itarema e Pentecoste; com 16 votos - Apuiarés, Fortaleza, São Benedito, Sobral e Várzea Alegre; com 15 votos foram escolhidos Canindé, Caucaia e Pedra Branca; com 14 votos, Beberibe, Pacajus, Pacatuba, Paramoti e São Gonçalo do Amarante; com 13 votos, Maracanaú, Poranga e Quixeramobim.

Na 30ª colocação ficaram empatados com 12 votos os municípios de Horizonte e Quixadá, tendo a Comissão Apuradora decidido premiar não os 30, mas, os 31 mais votados.

Lúcio: A candidatura de Roberto Pessoa ao Governo está ficando “meio irreversível”

O presidente regional do Partido da República, ex-governador Lúcio Alcântara, anuncia estar dando total apoio às articulações que o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, empreende com o objetivo de concretizar o desejo de disputar, em 2010, o Governo do Estado.

“O Roberto tem meu apoio total e absoluto nessse seu objetivo. Ele é um bom prefeito, reúne condições para isso e é trabalhador”, acentuou Lúcio Alçântara.

Indagado se haveria condições políticas do PR lançar Pessoa, o dirigente estadual informou que as alianças estão sendo buscadas para garantir essa meta. Lúcio deixou claro que há condições de uma chapa de oposição “porque o clima de insatisfação com esse governo é muito grande, principalmente no Interior”.

Lúcio Alcântara, perguntado se não seria um balão de ensaio essa aticulação em torno de Pessoa, foi enfático: “É uma candidatura para concorrer e vencer. Eu diria até que está ficando meio irreversível”.

Eliomar de Lima

Semana da Criança em Iguatu terá Carla Perez e Simony

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), anuncia para o período de 10 a 15 de outubro próximo o evento Cidade da Criança. É a Semana da Criança do Município, que terá circo, parque de diversões e guloseimas à vontade, com direito a distribuição de brinquedos.
Agenor adiantou que a programação contará com dois shows: um de Carla Perez, ex-É o Tchan, e outro de Simony, ex-Balão Mágico.

Eliomar de Lima

Ciro vai mudar de domicílio eleitoral

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) vai mesmo mudar seu domicílio eleitoral para São Paulo. A estratégia foi sacramentada há pouco, em reunião com o governador Eduardo Campos, presidente nacional do partido. O objetivo é neutralizar a candidatura do governador paulista, José Serra (PSDB), à presidência da república. Embora o desejo de Ciro seja se candidatar ao Planalto, a transferência ainda abre a possibilidade de uma eventual candidatura ao Palácio dos Bandeirantes. Ou seja, dor de cabeça para o tucano.

Agências

Homem é morto em ação policial em Acopiara

Na manhã desta quinta-feira (01), a equipe da Delegacia Regional de Iguatu comandada pelo delegado Agenor Freitas de Queiroz conseguiu tirar das ruas um dos homens mais perigosos da região de Acopiara.

Trata-se de Eliomar Pinheiro de Souza, vulgo “Mazinho”. O mesmo era procurado pela justiça e possui um mandado de prisão, por ser acusado de praticar vários homicídios e assaltos, na zona rural de Acopiara.

De acordo com a polícia Mazinho andava sempre fortemente armado e ao ser encontrado pela Polícia Civil esboçou uma reação e acabou morto.

A ação policial aconteceu no sítio Alívio, entre os municípios de Acopiara e Quixelô.

Com Mazinho foram apreendidas duas armas, um revólver calibre 38 e uma espingarda com vários projéteis, conforme a foto acima.

Iguatu.Net

Empreender 2009 está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o seminário Empreender 2009 que será realizado no dia 9 de outubro no Centro de Negócios do Sebrae. O evento também terá transmissão simultânea para nove municípios cearenses. São eles: Aracati, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tauá.

O principal tema do debate no Seminário será a aprovação da Lei Complementar nº 128, de dezembro de 2008, que institui o Empreendedor Individual – MEI. O ato prevê que profissionais de diversas atividades – carpinteiro, cabeleireiro, técnico de informática, costureira, feirantes - obtenham benefícios como aposentadoria do INSS, emissão de notas fiscais, cadastro de CNPJ, enfim todos os direitos do trabalhador registrado.

O Empreender 2009 vai discutir ainda temas como "O Trabalho Informal no Brasil", o empreendedor individual, fontes de financiamento e como crescer na individualidade. Além das palestras o Empreender 2009 contará com cinco oficinas: "Crédito x Garantias","Microcrédito", "Formalização do MEI", "Capacitação" e "Empreendedorismo em cidades com mais de 50 mil habitantes". As inscrições para as oficinas serão realizadas no local do evento e são gratuitas.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Confira o local de transmissão do Empreender 2009:

Aracati: Auditório do Centec - Rua Teófilo Pinto, n° 220, Bairro Farias Brito
Crateús: Teatro Rosa Moraes - Rua Francisco Sá, s/n° , próximo à praça dos pirulitos
Fortaleza: Centro de Negócios do Sebrae, Av. Monsenhor Tabosa, n°777, Praia de Iracema
Iguatu: Teatro Lima Verde - Rua 21 de abril s/nº , proximo ao CSU
Itapipoca: CDL - Rua José Romero, n°428, Bairro Estação
Juazeiro do Norte: Teatro SESC Patativa do Assaré - Rua Matriz, nº 227
Limoeiro do Norte: Center - Rua Estevão Remigio, n° 1145, Centro
Quixadá: Câmara Municipal - Rua Trav. Tiradentes, n° 515, Centro
Sobral: Centro de Convenções Inácio Gomes Parente - Rua Visconde de Sabóia, n° 300, Junco
Tauá: Parque da Cidade - Av. José Waldemar Rêgo, s/n° , Centro

Libertadas babá e criança sequestradas em Morada Nova

Foram libertados a babá e a criança sequestradas no último dia 7 de setembro, quando quatro homens invadiram a residência de um proprietário de revendedora de veículos na cidade de Morada Nova, na Região Jaguaribana. A família pagou o resgate das vítimas e a Polícia as encontrou na estrada que liga Ocara a Quixadá.

As investigações apontam que o cativeiro seria uma casa que deve ficar próxima de onde a mulher e o bebê foram encontrados.

Ambos estão bem e com seus familiares.

Clique nos links e ouça os depoimentos d0 pai, da mãe da criança e da própria criança sequestrada. Eles agradecem a Deus e a todos que oraram pelas vítimas durante os dias de agonia.

A entrevista foi concedida aos radialistas Renato Guimarães e Evanildo Queiroz, da Rádio Caiçara FM, de Morada Nova.

Jangadeiro Online

Radialista perde a oportunidade de ficar calado...

Por essa o vereador e radialista João Inácio não esperava. No seu programa de rádio de hoje, o vereador quis humilhar seu companheiro de parlamento, no caso, o vereador Jarim, simplesmente porque o mesmo anda distribuindo verduras para o povo.

Segundo o radialista Jarim deveria se preocupar mais com o seu bairro.

Moral da história: o vereador Jarim ouviu o comentário, ligou para a emissora de Inácio e ao vivo, fez explicações acerca dos benefícios levados para a sua comunidade através do seu trabalho.

Jarim aproveitou o espaço para fazer a seguinte indagação ao radialista: "João Inácio você tem alguma coisa contra quem é verdureiro"?

Como resposta João Inácio disse que não ia responder.

Cá pra nós

João Inácio perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

Juazeiro do Norte-CE: TV Verdes Mares Cariri estréia apenas com flashes no que deveriam ser os telejornais locais

O sinal da TV Verdes Mares Cariri entrou no ar desde as 6 horas desta quinta-feira, dia 1º de outubro. Entretanto, a emissora ainda não conta com uma equipe de jornalismo completa para a produção de todo o noticiário na sua sede em Juazeiro do Norte. No Bom Dia Ceará, para todo o estado, os telespectadores viram apenas a participação ao vivo dos repórteres que já trabalhavam na sucursal do Cariri. Ao meio-dia, no CETV, existe a promessa de que pelo menos parte desse telejornal já começa a ser apresentado ao vivo dos estúdios na Avenida Padre Cícero.

Nesse caso já não seria para todo o Ceará e, exclusivamente, captado nas cidades da área de cobertura da nova emissora. Trata-se de uma nova afiliada da Globo a maior rede de televisão da América Latina e quarta maior do mundo vista, diariamente, por mais de 80 milhões de pessoas. A TV Cariri - Canal 9 para Juazeiro - pertence ao Sistema Verdes Mares de Comunicação do Grupo Edson Queiroz.

Miséria

Não perca a conta: mais um homicídio à bala em Acopiara

Hoje, pela manhã foi registrado o homicídio de número 19, somente esse ano, em Acopiara. O caso foi registrado no sítio Alívio, zona rural do município, depois de uma troca de tiros envolvendo uma pessoa identificada apenas como Mazim e a polícia.
O blog está em contato com a delegacia de Polícia Civil de Acopiara objetivando conseguir mais informações.

Assembléia Legislativa aprova projeto de lei instituindo o "Dia Estadual do Maçom"

O Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará aprovou, projeto do deputado Fernando Hugo (PSDB), criando o “Dia Estadual do Maçom, a ser comemorado no dia 20 de agosto. Ele justificou a matéria ressaltando a relevância dos serviços prestados pela instituição à sociedade, “no sentido de ajudar alguém sem olhar a quem”. “É o arcabouço das grandes conquistas, é a força viva, que age propiciando o bem”, enalteceu, lembrando que a Maçonaria é “uma instituição milenar”.

O presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), reiterou a importância da iniciativa do tucano. Na avaliação de Manoel Castro (PMDB), a instituição do dia do Maçom “vem fazer o reconhecimento” do papel do Maçom. “Esse grande colegiado, é uma casa de irmãos, que luta pelo desenvolvimento da nossa sociedade”, disse.

Iguatu Notícias/Assembléia Legislativa

Iguatu: Programa Meu Lar, Doce Lar, desenvolvido pela Prefeitura continua fazendo a alegria de muitas famílias

O programa Meu Lar, Doce Lar, desenvolvido pela prefeitura de Iguatu tem feito a alegria de muitas famílias carentes que não possuem casa própria.

A reportagem do blog foi até a localidade de Santa Rosa, zona rural do município, para conversar com os beneficiados.

Assistindo a matéria você vai perceber a satisfação dos moradores, bem como, o carinho que eles tem para com o prefeito Agenor Neto.

Confira no vídeo abaixo:


Acopiara: Tribunal de Contas dos Municípios atualiza gastos da Prefeitura

O blog volta a publicar os recursos que entram e saem da Prefeitura Municipal de Acopiara.

Os dados são oficiais e foram atualizados ontem, dia 30 de setembro de 2009.

Nos links abaixo o internauta vai poder acompanhar se o seu dinheiro está sendo bem aplicado pela administração municipal.

Somente esse ano a Prefeitura de Acopiara realizou despesas que somam mais de 23 milhões de reais.

Sugiro que os interessados acessem o link "despesas", nele, você confere todos os gastos da Prefeitura.

Para ter acesso é só clicar.


Receitas

Despesas

Eleitoral: TRE julga deputado Perboyre e decide cassar prefeito

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará decidiu, na terça-feira à noite, pela procedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral impetrada pelo Ministério público Eleitoral contra o deputado estadual Perboyre Silva Diógenes (PSL), por suposta compra de votos nas eleições 2006, quando ele se elegeu para o cargo de deputado. Na mesma sessão, a corte julgou improcedente recurso do prefeito de Santa Quitéria, que contestava decisão de 1ª instância que pedia a cassação do seu diploma, por compra de votos.

A Corte Eleitoral apreciou ainda, dentre outras matérias, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra Perboyre Diógenes, também impetrada pelo MPE, porém o relator pediu mais um prazo para avaliar se o advogado do PSDB do municípios de Saboeiro, que figura como interessado no processo, teria o direito de se manifestar na tribuna do Pleno.

No processo julgado procedente, o deputado Perboyre Diógenes não sofrerá pena. Isto porque a Ação de Investigação Judicial Eleitoral é de 2006. Como a pena seria a perda dos direitos políticos por três anos, e esse período já passou, e cassação do diploma, ele não terá que cumprir pena com relação a esse processo. Com relação à ação que foi adiada, o juiz relator da matéria, Emmanuel Leite Albuquerque, assegurou que levará o processo ao pleno do Tribunal na sessão da próxima segunda-feira, dia 5 de outubro.

DN

Cariri: Metrô será inaugurado em novembro

As obras de construção das estações do metrô de superfície, que ligará as cidades de Crato e Juazeiro, deverão avançar para que a inauguração realmente ocorra no dia 24 de novembro. Esta data foi definida em Brasília, na última terça-feira, em reunião do governador Cid Gomes, com o ministro das Cidades, Márcio Fortes. O projeto do metrô do Cariri começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2005, ainda no governo de Lúcio Alcântara, com o objetivo de oferecer o transporte de passageiros sobre trilhos, ligando os dois municípios.

Facilitar a movimentação entre as duas cidades está entre os objetivos para consolidar a formação da Região Metropolitana do Cariri. No processo de urbanização da região, Crato e Juazeiro são as cidades mais desenvolvidas. Serão inaugurados pelo governador Cid Gomes 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações ao longo do percurso. A previsão é que o metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve investimento em mais de R$ 25 mil. Uma das estações mais desenvolvidas é a do Crato, nas proximidades da antiga estação de trens do município.

Diário do Nordeste

MEC cancela prova do Enem

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.

O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

Prêmio da Mega-Sena sai para apostas de SP e do Pará

Uma aposta feita em Parauapebas (PA) e outra em Amparo (SP) acertaram as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (30) no concurso 1.113 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, os donos dos bilhetes vão receber, cada um, R$ 2.321.158,61.

Confira as dezenas sorteadas: 03 - 06 - 29 - 36 - 47 - 59

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 82 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 16.006,62. Outras 5.947 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 315,29.

A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que ocorre no sábado (3), é de R$ 2 milhões.

Enem no Ceará: locais de provas serão reavaliados

Os candidatos que vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) muito longe de casa podem enviar um e-mail até o meio-dia de hoje ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para solicitar uma reavaliação. O concurso ocorre nos próximos dias 3 e 4 de outubro.

No Ceará, 85 municípios contam com 315 locais de prova para o Exame. Em Fortaleza, são 66 pontos em diferentes bairros, entre eles Aldeota, Edson Queiroz e Centro. O restante foi distribuído pelo interior do Estado, como Juazeiro do Norte, Sobral e Beberibe.

A decisão de reavaliar os locais de prova ocorreu após reclamações de estudantes em todo o Brasil. Eles alegaram que, por erro próprio ou do Inep, iriam fazer um grande percurso para participar do Exame. Em alguns casos, o candidato precisaria viajar para outro município.

MUNICÍPIOS NO CEARÁ

Fortaleza, Juazeiro do Norte, Horizonte, Sobral, Caucaia, Itaitinga, Poranga, Maracanaú, Jaguaribe, Coreaú, Granja, Santa Quitéria, Barbalha, Mulungu, Quixadá, Aracati, Crateús, Iguatu, Tauá, Quixeramobim, Brejo Santo, Itapajé, Campos Sales, Canindé, Itapipoca, Baturité, Nova Olinda, Aquiraz, Viçosa do Ceará, Quixelô, Icó, Mombaça, Brejo Santo, Eusébio, Boa Viagem, Barro, Morada Nova, Forquilha, São Benedito, Jardim, Crato, Limoeiro do Norte, Ubajara, Camocim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Tianguá, Nova Russas, Pacajus, Cascavel, Acopiara, Ibiapina, Maranguape, Acaraú, Itarema, Jaguaruana, Trairi, Pentecoste, Madalena, Ipu, Mauriti, Cedro, Cruz, Uruburetama, Senador Pompeu, Várzea Alegre, Amontada, Piquet Carneiro, Irauçuba, Beberibe, Lavras da Mangabeira, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Bela Cruz, Guaiuba, Paracuru, Pacatuba, Paraipaba, Parambu, Tabuleiro do Norte, Pindoretama, Guaraciaba do Norte, Tamboril, Pedra Branca, Massapê.

Ô prefeito...

Finalmente, para os masoquistas, que adoram votar errado, deixo copiada a música do prefeito que faz do povo otário e, o eleitor alegre, esquece tudo e vota novamente. Veja um exemplo, no vídeo abaixo, com direito a letra:



_______________________________________________________

Mamãe, agora eu quero ser prefeito
Garanto que vou me candidatar
Do jeito que já sei mentir bastante
Acho que de hoje em diante minha vida vai mudar
Pra quem me apoiar eu dou abraço
Se fala mal de mim eu dou dinheiro e ele muda
E vai ficar tudo do mesmo jeito
Se eu ganhar para prefeitoÉ o mesmo "deus nos acuda"(e vai ficar tudo do mesmo jeito)(se eu ganhar para prefeito)(é o mesmo "deus nos acuda")
É a cidade esburacada (ai ai ai)
E o povo vivendo mal (ui ui ui)
Mas quando a coisa ficar preta
Eu invento uma micareta
E faço aquele carnaval
Trago um conjunto da Bahia (ai ai ai)
Pago mais do que ele merece (ui ui ui)
Se pagar 100 digo é 500
Desviando os 400 meu saldo banqueiro cresce
Ai o povo esquece tudo (ai ai ai)
E no embalo desse som (ui ui ui)
A cidade fica feliz
E ainda tem gente que diz:"eita, que prefeito bom!"(a cidade fica feliz) (e ainda tem gente que diz:) ("eita, que prefeito bom!")

Cá pra nós

Qualquer semelhança com prefeitos de outros municípios é mera coincidência.

Fabrício Moreira

8.453 vagas em concursos no Ceará

A safra está boa para quem quer colher uma oportunidade de entrar no serviço público e garantir sua estabilidade. Nada menos que 8.453 vagas estão abertas em concursos públicos no Ceará. Na área municipal, a oferta é para as prefeituras de Caucaia (2.859), Farias Brito (204) e Fortaleza (1.264). Já na área estadual, as vagas são para a Secretaria de Educação - Seduc (4 mil) e para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace (122). Há também quatro vagas na área federal no concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), todas estas para Fortaleza.

A remuneração para essas seleções chega a R$ 5.465, valor oferecido pela Prefeitura de Farias Brito para o cargo de médico. Do total de vagas abertas, 5.707 são para o cargo de professor, ou seja, bem mais do que a metade da oferta total no Estado. São em 375 oportunidades na prefeitura de Caucaia, 68 na de Farias Brito, 1.264 na de Fortaleza e 4 mil na rede estadual de ensino. A remuneração para os educadores atinge o valor de R$ 1.693,33.

Vale destacar que alguns prazos para a inscrições desses concursos estão chegando ao fim. Em Caucaia, as inscrições ocorrem até hoje (30). Já em Fortaleza as inscrições prosseguem até a próxima quinta-feira (1/10). Os interessados nas vagas para professores da rede estadual têm até o próximo dia 4 de outubro para realizar a inscrição. Em Farias Brito é possível inscrever-se até o dia 14 de outubro.

Câmara aprova projeto que aumenta número de vereadores

A Câmara de Peruíbe, em Santos, deverá ser a primeira a tentar aplicar os efeitos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 58 na Baixada Santista convocando mais cinco vereadores para assumirem cadeiras. Os atuais 10 parlamentares aprovaram uma emenda à Lei Orgânica do Município que torna o Legislativo composto por 15 vereadores.

Para ser definitivamente incorporada à Lei Orgânica Municipal, entretanto, a emenda precisa ser aprovada, ainda, em segunda votação. O projeto - proposto pelos 10 vereadores da Casa, que se uniram na empreitada - só pode entrar novamente em pauta dez dias após a primeira votação, ou seja, a partir do próximo dia 9.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Governador do Ceará ganha livro em visita a vereador mais votado de SP

Ex-tucano, o vereador paulistano Gabriel Chalita, recém-filiado ao PSB, mostra seu quadragésimo primeiro livro, intitulado 'Cartas entre Amigos' ao governador do Ceará, Cid Gomes, que o visitou nesta quarta-feira (30) na Câmara de São Paulo. Cid Gomes afirmou que Chalita é um nome nacional e vai reforçar o PSB na disputa estadual em São Paulo.

Cá pra nós

Cid Gomes parece muito feliz com o presente recebido do vereador. Inclusive o Chalita é o preferido do presidenciável Ciro Gomes para concorrer ao governo de São Paulo.

Juazeiro do Norte-CE: Presidente da Câmara bate o pé e diz que não vai empossar suplentes

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, José de Amélia Júnior (foto), já havia adiantado que não daria posse aos sete suplentes pleiteada por estes com base na Emenda Constitucional que aumenta o número de vereadores de todo o país. Na sessão desta terça-feira, foi a vez do Procurador Jurídico da Casa, Erivaldo Oliveira dos Santos, apresentar um parecer contrário à posse dos mesmos. Já o grupo favorável havia anunciado que iria ingressar com Mandado de Segurança na justiça em nome da posse.

A confusão só não está mais intensa ainda porque, na noite desta terça, o Procurador Geral da República impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de liminar para impedir a posse imediata dos suplentes de vereadores. Ele considera que os efeitos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 58/2009) só deverão valer para as próximas eleições. A ação foi distribuída para a Ministra Carmem Lúcia e deverá ter a liminar julgada até o final da semana.

Miséria

Virou moda: No Ceará, servidores públicos paralisam atividades nesta quinta

Amanhã (1º) é o Dia Nacional de Luta e Paralisações e diversos órgãos do serviço público federal irão paralisar as atividades durante 24 horas. Até agora, no Ceará, está confirmado que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e as áreas administrativas da Advocacia Geral da União (AGU) irão aderir ao movimento.

Servidores do serviço público federal de pelo menos 25 estados devem parar os trabalhos. Eles cobram a retomada de negociações salariais e cumprimento de acordos firmados com o governo. Reivindicam, entre outras coisas, a aprovação de planos de carreiras, a revisão de tabelas salariais, o reajuste do auxílio alimentação e da assistência à saúde e a garantia de paridade entre servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

Os trabalhadores também podem interromper os trabalhos durante 48 horas nos dias 15 e 16 de outubro e, depois, no dia 22, irão protestar em Brasília.

Última Mega Sena do ano pagará mais de R$ 80 milhões

A Caixa Econômica Federal promete pagar pelo menos R$ 80 milhões no dia 31 de dezembro, quando ocorre último concurso do ano, apelidado de "Mega Sena da Virada". Hoje, a instituição anunciou mudanças nas regras da loteria, que permitirão aumentar o prêmio e, mesmo que não houver um acertador das seis dezenas sorteadas, o valor vai ser pago para quem acertar mais dezenas.

Com as alterações, a Caixa espera quase dobrar o prêmio do último concurso do ano. A expectativa atual é de R$ 80 milhões, mas há possibilidade de que o valor seja ainda maior e possa atingir pela primeira vez na história a casa da centena de milhões.

Horário de verão começa em 18 de outubro e dura 126 dias

O horário de verão este ano começará à meia-noite do próximo dia 18 de outubro, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Serão 126 dias até a meia-noite de 20 fevereiro de 2010, segundo informou nesta quarta-feira, 30, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo.

A medida foi criada para amenizar as frequentes faltas de energia em diversas regiões do país durante o verão e, assim, aumentar a segurança do sistema elétrico. Os críticos do horário de verão salientam que a medida é desnecessária, porque os reservatórios das principais usinas hidrelétricas estão cheios e garantem o fornecimento sem problemas.

Segundo o governo, a economia de energia nas regiões Centro-Oeste e Sudeste está estimada em 1.800 megawatts, enquanto a Região Sul deverá ter uma redução no consumo de 500 megawatts. O horário de verão vai vigorar em Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

Ônibus da banda Forró Sacode capota e deixa 14 feridos no Maranhão

O ônibus da banda Forró Sacode capotou na madrugada desta quarta-feira (30), próximo ao município de São Benedito do Rio Preto (MA). Das 30 pessoas que viajavam no ônibus do grupo cearense, 14 ficaram feridas e foram levadas para o hospital Antônio Pontes Aguiar.

Entre os feridos, o caso mais grave é o da vocalista da banda, Daniele Rodrigues, 22 anos, que fraturou uma das pernas. O restante do grupo sofreu apenas escoriações leves. Segundo o hospital, para onde a banda foi levada após o acidente, todos os integrantes feridos foram liberados no início da tarde de quarta-feira. Eles seguirão para São Luís e depois para Fortaleza (CE). O vocalista da banda, Tony Guerra, não estava viajando no ônibus.

O empresário da banda, Júlio Morais, que também não estava no ônibus, disse que o veículo era novo e que o motorista não dirigia em alta velocidade. “Ele [o motorista] não conhecia a estrada e foi pego de surpresa em uma curva muito fechada”, explica. Os shows da banda programados para este final de semana foram cancelados. “Tentaremos retomar a agenda a partir da próxima semana e remarcaremos os shows pendentes.”

G1

Prefeitura de Iguatu apresenta mais um projeto: Novo Mercado Central

O Novo Mercado Central de Iguatu terá área de aproximadamente 9 mil metros quadrados, situado à Avenida Agenor Araújo, o novo equipamento vai proporcionar mais conforto, beleza e segurança para comerciantes e visitantes.
O novo mercado vai fomentar o comércio local e toda a região centro-sul.



Site da Prefeitura de Iguatu

Prefeito de Jaguaruana é cassado

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral cassou, nesta quarta-feira, o prefeito de Jaguaruana, Antônio Roberto Silva, o “Beto”, do PSDB. Abuso do poder econômico. É o segundo a ser cassado da nova safra de prefeitos.

O primeiro foi o de Santa Quitéria, qeu deverá ter novas eleições.

Mais um agricultor é encontrado sem vida na zona rural, em Barro, no Ceará

Morto com dois tiros de revólver, o corpo do agricultor Sebastião Tavares Martins, de 48 anos, foi encontrado nesta terça-feira no Sítio Prazeres, no município de Barro. Ele morava na localidade e o cadáver foi achado por populares ali residentes. O caso está envolto em mistério e um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo. O corpo veio para o IML (Instituto Medico Legal) de Juazeiro do Norte onde foi necropsiado.

Foi o segundo agricultor morto na zona rural do Barro num período de 20 dias. É que no dia 9 de setembro, o corpo de Aldo de Souza Barbosa, de 18 anos, foi encontrado no interior da sua residência com várias lesões na cabeça. Ele morava no Distrito de Cuncas e foi morto a golpes de faca. O cadáver foi achado por familiares no final da madrugada daquele dia.

Miséria

Alonso assina com a Ferrari e será companheiro de Massa

O piloto espanhol Fernando Alonso, atualmente na Renault, irá substituir o finlandês Kimi Raikkonen na Ferrari na próxima temporada. O anúncio foi feito pela escuderia italiana na manhã desta quarta-feira, em seu site oficial.

O bicampeão mundial de Fórmula 1 assinou um contrato de três anos e será companheiro de equipe de Felipe Massa na próxima temporada. Já o finlandês Kimi Raikkonen, campeão mundial em 2007, tem sido relacionado pela imprensa a um retorno à equipe McLaren.

Alonso será o segundo piloto espanhol a guiar um carro da Ferrari na maior categoria do automobilismo mundial. Alfonso De Portago pilotou pela escuderia italiana na décida em 56 e 57.

Barrichello está perto de ir para Williams, diz revista

O futuro de Rubens Barrichello na Fórmula 1 pode passar por uma das mais vencedoras equipes da categoria, a Williams. Ainda sem vaga garantida na Brawn em 2010, o brasileiro é peça importante do mercado de pilotos e está na mira da tradicional escuderia.

Segundo a revista inglesa Autosport, a Williams está de olho no atual vice-líder do campeonato. A equipe busca um piloto experiente para a próxima temporada, e teria no brasileiro o seu principal alvo dentro deste perfil. Em contrapartida, Nico Rosberg ocuparia a vaga de Barrichello na Brawn, correndo ao lado de Jenson Button.

Câmara Municipal de Tauá vai debater a criação do Dia Municipal do Orgulho Gay

A Camara Municipal da Cidade de Tauá, na região dos Inhamuns, ira debater com a comunidade a criação da Lei que institui o Dia Municipal do Orgulho Gay e Livre Expressão Sexual naquele Municipio. Para a Vereadora Fatima Guedes (PSDB), essa questão tem que ser primeiro debatida para, depois, ir ao plenário afim de ser votada.

O movimento Homossexual de Tauá reclama que existe uma certa ressistencia pelo parlamento local quanto a idéia, pois nenhum vereador deseja ser o autor da Lei. O debate ira a contecer no Poder Legislativo e tera como convidada a Assessora LGBTT do Governo do estado do Ceará, Andrea Rossatt.

Tsunami mata mais de 100 no Pacífico

O tsunami que atingiu a Oceania na terça-feira também matou seis pessoas em Tonga, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira (30).

O premiê em exercício da Nova Zelândia, Bill English, disse que as autoridades de Tonga também informaram sobre quatro pessoas desaparecidas.

O tsunami deixou 14 mortos no território americano de Samoa Americana e mais de 100 em Samoa, segundo as autoridades locais.

Há relatos de vários feridos e de muita destruição, com vilas inteiras alagadas. O medo levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger.

Prefeitura de Iguatu promove a Semana do Idoso e prefeito Agenor Neto discursa


A solenidade de abertura aconteceu na tarde desta terça-feira (29/09) no Complexo de Proteção Social ao Adolescente, e contou com a presença do prefeito municipal Agenor Neto. Na oportunidade aconteceram apresentações artísticas dos grupos do CRAS, e em seguida foi servido um Coffee Break para todos os presentes. As 17 horas aconteceu uma exposição de fotos em vídeo, e em seguida, nas instalações do teatro Pedro Lima Verde, foi apresentada peças teatrais "Jogo das Velhas da Cia - Ortaet de Teatro.

As atividades da Semana do Idoso contam com parcerias das seguintes entidades: Conselho do Idoso, Sesc, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Urca e Creas. Estão previstos vários eventos para os dias 30 e 1º de outubro, os quais podemos destacar: No dia 30 de setembro – apresentação do Programa Conviver e Aprender; Bate papo entre o prefeito municipal e o grupo de idosos; homenagem ao médico Dr. Mendonça Neto pelo seu centenário de vida; Chá com os idosos e logo após, Forrozão Pé-de-Serra, com Beu Paulino.

No dia de 1º de outubro, dia internacional do idoso, haverá uma caminhada com os idosos, saindo da Praça da Matriz indo até o Sesc, encerrando assim as festividades. A caminhada terá a participação e suporte da equipe do curso de saúde da Urca/Iguatu.

Iguatu Notícias

Prefeito de Santa Quitéria é cassado por compra de votos. Cidade vai ter novas eleições

Um dia depois de ver o prefeito ser cassado em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a população de Santa Quitéria (distante 222 quilômetros de Fortaleza) ainda não viu Chagas Mesquita (PSDB) pelas ruas da cidade. Segundo informações do gabinete da prefeitura, o gestor está na capital cearense e não há previsão para o retorno dele. Mesquita é o primeiro prefeito eleito em 2008 e que já foi cassado pelo TRE. Após a decisão, o município fica sob comando do presidente da Câmara Municipal, José Francisco de Paiva (PSDB). Enquanto isso, o TRE tem entre 20 e 40 dias para convocar novas eleições.

O Ministério Público apresentou denúncia de que o prefeito teria recorrido a compra de votos, nas vésperas das eleições municipais do ano passado. Um carro particular, com documentos de Chagas Mesquita, foi apreendido por uma blitz do TRE. Uma quantia, em espécie, de R$ 13.384 foi encontrada dentro do veículo. Havia também uma lista com nomes de eleitores e benesses que, supostamente, cada eleitor deveria receber em troca do voto. Entre os “agrados”, havia dentaduras, pneus de bicicleta e botijões de gás, além de consultas médicas e obturações dentárias.

Em maio deste ano, Chagas Mesquita teve seu mandato cassado em primeira instância. Houve recurso ao TRE, que decidiu, por quatro votos contra dois, pela manutenção da cassação em sessão realizada nesta terça-feira (29). De acordo com o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, o prefeito ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o procurador destaca que o recurso não terá efeito suspensivo. Ele terá de recorrer fora do cargo, a não ser que consiga liminar no TSE.

Jangadeiro Online

Figueirense ignora São Januário, derrota o líder Vasco e se aproxima do G-4

São Januário é considerado o "caldeirão" do Vasco. Porém, na noite desta terça-feira, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Figueirense ignorou totalmente isso e derrotou o Cruzmaltino por 2 a 1. Foi apenas a segunda derrota dos cariocas em seu estádio nesta temporada. A primeira foi para o Americano, ainda pelo Campeonato Estadual.