sábado, 26 de setembro de 2009

Vida brasileira: "The United States of Sobral"

Encravada no sertão cearense, a cidade de Sobral cultiva estrangeirices com tal entusiasmo que passou a ser conhecida no resto do estado pelo título desta reportagem: "The United States of Sobral". Lá, circulam ônibus escolares americanos (originais), que, além de serem amarelos como os que se veem nos filmes, ainda trazem a inscrição em inglês: School Bus.

Lá, pratica-se beisebol – ou uma versão rudimentar do jogo, segundo a confederação brasileira desse esporte. Lá, o Kentucky Derby, uma das mais tradicionais competições do circuito do turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense.

A diferença é que, sob o sol do agreste, os jóqueis treinam com calção de futebol. Lá, a população apelidou o parque da cidade de "Central Park", parodiando seu congênere nova-iorquino. A veia, digamos, cosmopolita de Sobral não é nova, mas ganhou força entre 1997 e 2004, quando a cidade foi administrada por Cid Gomes, do PSB, o atual governador do Ceará. Desde então, já há quem veja semelhanças entre o Rio Acaraú, que corta a cidade, e o Hudson, que banha Nova York.

Leia mais: http://veja.abril.com.br/300909/the-united-states-of-sobral-p-144.shtml

Barrichello bate no fim, e Hamilton larga na pole nas ruas de Cingapura

O atual campeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, da McLaren, largará em primeiro no Grande Prêmio de Cingapura. Com 1min47s891, o piloto britânico conseguiu o melhor tempo do treino classificatório, disputado na manhã deste sábado. Já o brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn, bateu na última sessão de treinos e sairia em quinto, mas, com uma punição de cinco posições por troca de câmbio, largará em 10º.

No momento em que contava com o quinto melhor tempo da sessão, Barrichello perdeu o controle na curva e bateu o lado esquerdo de seu carro no muro. Ainda na pista, ele chegou a verificar o carro em busca de algum problema. A 26s do final, o treino foi interrompido pela bandeira vermelha. Desta forma, as posições foram mantidas.

Líder do Mundial com 14 pontos de vantagem sobre o brasileiro, Button não se classificou para a superpole e ficou apenas na 12ª colocação do grid. Entre os dois principais candidatos ao título desta temporada, aparece o japonês Kazuki Nakajima, da Williams.

A segunda colocação no treino classificatório ficou com Sebastian Vettel, da Red Bull, que está a 12 pontos de Barrichello na tabela de classificação. Companheiro de equipe do alemão, o australiano Mark Webber foi superado pelo também alemão Nico Rosberg, da Williams, e larga em quarto.

O espanhol Fernando Alonso, que venceu a prova do ano passado de forma polêmica, cravou o sexto melhor tempo, mas ganhou uma posição em função da punição de Barrichello. Companheiro do bicampeão na Renault, o francês Romain Grosjean foi o penúltimo.

Parceiro do pole position Lewis Hamilton na McLaren, o finlandês Heikki Kovalainen inicia a disputa no 10º lugar e vê o compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari, na 13ª colocação. Substituto do acidentado brasileiro Felipe Massa na escuderia, o italiano Giancarlo Fisichella larga no 18º posto.

Confira os tempos do treino livre para o GP de Cingapura:

Q3
1 - Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min47s891
2 - Sebastien Vettel (ALE/Red Bull) - 1min48s204
3 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min48s348
4 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min48s722
5 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min48s828
6 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min49s054
7 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min49s180
8 - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) - 1min49s307
9 - Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) - 1min49s514
10 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min49s778

Q2
11 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min47s013
12 - Jenson Button (GBR/Brawn GP) - 1min47s141
13 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) -1min47s177
14 - Sebastién Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min47s369
15 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min47s413

Q1
16 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min48s231
17 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min48s340
18 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min48s350
19 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min48s544
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min48s792

Gazeta Press.

Acopiara: Associação lança projeto Abevim Saúde

A população do bairro Moreira, em Acopiara, está de parabéns.
A ABEVIM - Associação Beneficente da Vila Moreira, lançou o projeto ABEVIM SAÚDE.
O objetivo do projeto é levar atendimento médico de qualidade e gratuito à população de baixa renda da vila Moreira e localidades próximas.
O atendimento acontece na sede da associação.
Os médicos Leonardo Tavares e Vilmar encabeçam a lista dos voluntários que prestam o serviço.
Outros médicos podem ser parceiros nessa iniciativa sem fins lucrativos.

Cá pra nós

Bem que a Prefeitura de Acopiara através da Secretaria de Saúde poderia disponibilizar o serviço para a população.
Há quem diga que falta boa vontade e decisão política dos gestores maiores.
A ABEVIM através do seu presidente Ivo Bezerra está de parabéns pela ação.

Ceará vai receber R$ 44 milhões do FPM

O Governo Federal deve repor o equivalente a R$ 901 milhões em referência à perda dos entes municipais com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em julho e agosto. No Ceará, o valor da reposição é de aproximadamente R$ 44,48 milhões e vai beneficiar 149 localidades. A complementação é decorrente da crise econômica que debilitou as finanças das Prefeituras, conforme prevê o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), instituído pela Medida Provisória de número 462/2009.

2º maior repasse

No Estado, a maior parcela de repasse fica com Fortaleza que deve receber o equivalente a R$ 10,2 milhões - o segundo maior valor do País, abaixo apenas de Palmas, no Tocantins, com R$ 12,28 milhões.

A reposição do mês de julho é de R$ 2,93 milhões e a de agosto é de R$ 7,2 milhões. Afora a Capital, o montante mais elevado é de R$ 1,38 milhão destinado aos cofres dos seguintes municípios: Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. O menor valor de repasse é de R$ 91 mil que irá beneficiar Baixio, Deputado Irapuan pinheiro, Ererê, General Sampaio, Granjeiro, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Itaiçaba, Moraújo, Pacujá, Palhano, Penaforte, Pires Ferreira, Potengi, Potiretama, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tarrafas e Umari.

Os demais municípios serão contemplados com valores que variam de R$ 121,56 mil a R$ 486,24 mil, referentes aos meses de julho e agosto.

Outras Capitais que receberão valores expressivos são: Natal (R$ 5,88 milhões); Recife (R$ 5,67 milhões); Belo Horizonte (R$ 4,86 milhões); Teresina (R$ 4,047 milhões; Goiânia (R$ 2,91 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 2,83 milhões).

Icó: ação do MP impede posse de suplentes de vereadores

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da Comarca de Icó, Kamyla Ferraz Brito, propôs, hoje (25), uma ação cautelar inominada, requerendo, liminarmente, que o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes, se abstenha de dar posse aos suplentes até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) se manifestem sobre a matéria, ou ao menos pelo prazo de 30 dias, sob pena de multa diária a ser fixada, consoante disposto nos parágrafos 3º e 4º, do Art. 461, do Código de Processo Civil.

Chegou ao conhecimento do Ministério Público Eleitoral a informação de que o presidente da Câmara de Icó estaria disposto a empossar os cinco suplentes de vereadores, tendo em vista a aprovação da Emenda Constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009.

Atualmente existem dez vereadores no município, em conformidade com determinação do Tribunal Superior Eleitoral. Com a aprovação da PEC nº 336/09, há a possibilidade do número aumentar para 15, tendo em vista a observância do limite populacional.

Os suplentes de vereadores, Eliseu Amâncio Lima e João Tomaz Paiva Neto, protocolaram, no último dia 18, no Cartório Eleitoral, informações sobre esta situação, deixando clara a intenção de assumirem os cargos. Na última terça-feira (22), três vereadores compareceram à Promotoria de Justiça relatando o receio de que o presidente da Câmara empossasse de imediato os suplentes, haja vista notícias de que a advogada da Casa e o procurador do município estariam engajados nesta empreitada.

Assessoria de Imprensa do MP

Estradas com obras em atraso na região Centro Sul do Ceará

Na região Centro-Sul, os moradores reclamam do atraso e a qualidade do serviço de tapa-buracos em trechos de rodovias estaduais. O trabalho começou há um mês, mas já sofreu paralisação. Em muitos pontos, em vez de asfalto, os operários colocaram piçarra nos buracos. O atraso na obra e a precariedade de vários trechos têm irritado os motoristas.

Após o período chuvoso deste ano, diversos trechos de rodovias estaduais ficaram danificados. Os buracos aumentaram e a pista ficou muito estragada. De acordo com o 9º Distrito Operacional do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), a região Centro-Sul é a que apresenta a pior situação.

Em agosto passado, o DER anunciou investimento no valor de R$ 5,5 milhões para recuperação de trechos na jurisdição de Iguatu, que compreende 18 municípios. Os serviços incluem recuperação de asfalto, roço do mato, reconstrução do pavimento e melhoria em estradas carroçáveis.

Diário do Nordeste

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TCU multa ex-prefeito de Ipueiras (CE)

O Tribunal de Contas da União (TCU) multou Francisco Souto Vasconcelos, ex-prefeito de Ipueiras (CE), em R$ 10 mil, por não prestar contas de R$ 1.100.134,23 repassados ao município no prazo legal. Vasconcelos não terá de devolver a quantia porque o relatório da inspeção indicou a correta aplicação dos recursos junto à prestação de contas, que ele enviou três anos depois de firmado o convênio.

A verba foi transferida para a concessão de apoio financeiro à implementação do Programa de Garantia de Renda Mínima. A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Ceará para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Aroldo Cedraz foi o relator do processo.

Fonte:TCU

Coletiva: Agenor Neto continua no PMDB e declara apoios ao governador Cid Gomes e ao senador Tasso Jereissati

Acabou a especulação. Em entrevista coletiva concedida hoje à imprensa da região Centro Sul do Ceará, o prefeito Agenor Neto (PMDB) acabou com o mistério e anunciou três grandes decisões políticas.

A primeira foi em relação ao PMDB.

O prefeito iguatuense deixou bem claro que continua no partido e não ver motivos para deixá-lo apesar do assédio de outras siglas.

Quanto ao processo de reeleição do governador Cid Gomes (PSB), Agenor Neto foi taxativo: vota no governador.

Outra medida anunciada e que acaba com qualquer especulação no Ceará, é em relação ao senador Tasso Jereissati (PSDB).

Agenor Neto reafirmou apoio ao mesmo e que vai trabalhar muito na sua reeleição.

Sobre as especulações nos meios de comunicação do Estado numa possível filiação sua, ao PT, Agenor Neto disse que jamais passou por sua cabeça a idéia de pertencer a esse partido apesar de saber de sua importância e grandiosidade.

Sebastian Vettel, da RBR, terceiro colocado no campeonato, foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para o GP de Cingapura, que será disput

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) declarou-se nesta sexta-feira (25) candidato à Presidência da República e, já em tom de campanha, atacou aquele que pode ser seu maior adversário nas eleições de 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Apesar de dizer que sua candidatura será decidida só em fevereiro do próximo ano, com a palavra final da cúpula do PSB, Ciro afirmou após o evento: "Sou candidato pela terceira vez, um candidato da base do governo".

Vettel é o melhor em dia marcado por acidente do francês Romain Grosjean

Sebastian Vettel, da RBR, terceiro colocado no campeonato, foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para o GP de Cingapura, que será disputado neste domingo. O alemão marcou o tempo de 1m48s650, apenas 274 milésimos à frente de Fernando Alonso, da Renault, que está em crise após a saída de seus dois principais patrocinadores - o banco holandês ING e a seguradora espanhola Mutua Madrileña - por causa do escândalo de 2008.

PR ganha adesão de Edilmo Costa, de Iguatu

O ex-governador Lúcio Alcântara, presidente regional do Partido da República, comandou nesta sexta-feira, 25, café da manhã, no Gran Marquise Hotel, no qual a legenda recebeu novas filiações.

Na lista, há políticos e gente da imprensa como Marcos Lima, apresentador do Rota 22, da TV Diário; o professor Antonio Mourão Cavalcante, que deu adeus ontem ao PDT; o ex-presidente da OAB do Ceará, Cândido Albuquerque, e o ex- diretor do HGF, Florentino Cardoso.

O ex-prefeito de Iguatu, Edilmo Costa, e o empresário Sérgio Rodrigues, que é irmão do ex-prefeito de Pacatuba, Célio Rodrigues, também assinaram ficha no PR, que reforça nomes de olho principalmente nos cargos proporcionais.

Blog do Eliomar

Iguatu: homem alvejado com quatro tiros estava fortemente armado e tentou fugir

Um fato chamou a atenção na noite desta quinta-feira no município de Iguatu em uma tentativa de assassinato que teve o socorro imediato da polícia. Os militares estavam retornando do município de Jucás e se depararam com Cícero Josimar de Sousa Santos, de 24 anos, o Boby, pouco tempo após ter sido alvejado a bala e, mesmo assim, tentando fugir. Ele foi levado para o Hospital Regional de Iguatu pelo Major Jair Queiroz, o Cabo Coelho e os Soldados Bandeira e Roberto.

A vítima havia sofrido vários disparos atingindo-a nas nádegas, braços direito e esquerdo e na altura da cintura. Ele próprio disse aos PMs desconhecer os autores dos disparos. Falou apenas que trafegavam em um carro de cor branca. Entretanto, a polícia ficou “intrigada” pelo fato da vítima ter consigo uma pistola com um carregador tendo três cartuchos, além de uma sacola com 28 cartuchos de pistolas .40 e mais 29 cartuchos calibre 32, bem como quatro cartuchos calibre 38.

Segundo o Major Queiroz, a polícia descobriu depois que Cícero Josimar é foragido da justiça, pois empreendeu fuga do presídio de Iguatu no último dia 18 de junho. Mesmo ferido e sangrando bastante, Cícero tentou escapar da polícia quando percebeu a aproximação da viatura. Os militares fizeram um cerco policial até localizá-lo dentro do mato e levá-lo ao hospital onde foi submetido a uma cirurgia e seu estado de saúde preocupa. Ele estava com uma moto Titan 150 preta, ano 2005, e placa HXJ-4061 a qual foi conduzida para Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu.

Miséria

Iguatu: entrevista coletiva com o prefeito Agenor Neto está confirmada

Está confirmada para hoje, a partir do meio-dia, entrevista coletiva com o prefeito de Iguatu Agenor Neto, no auditório do teatro Pedro Lima Verde.

Na oportunidade o prefeito iguatuense deve anunciar novidades, e desta feita, acabar com as especulações na imprensa cearense.

Jornalistas e radialistas da região Centro Sul podem participar.

A rádio Liberdade AM em cadeia com a rádio Antena Sul FM retransmitirão a coletiva.

Os profissionais de outras regiões podem participar ao vivo através dos telefones: 88-3581-0808/3581-0802.

Mais informações: 88-8816-2964.

Criação de novos municípios

Distritos que, sozinhos, podem ser transformados em município, de acordo com os critérios de população: Aranaú (Acaraú), Caponga (Cascavel), Jurema (Caucaia), Pessoa Anta (Granja), Lima Campos (Icó) Almofala (Itarema), Antônio Diogo (Redenção), Pecém (São Gonçalo do Amarante), Canaan (Trairi), Pajuçara (Maracanaú), Jamacarú (Missão Velha) e Aruaru (Morada Nova).

- Distritos que, juntos, propuseram emancipação e atingiram o mínimo de habitantes exigido: Icaraí, Moitas, Mosquito e Sabiaguaba (Amontada); Jacaúna, Patacas e Tapera (Aquiraz); Parajuru e Paripueira (Beberibe); Várzea dos Espinhos, Martinslândia e Mucambo (Guaraciaba do Norte); Matriz, Nova Fátima, São José das Lontras, Alazans e América (Ipueiras); Iratinga, Aguaí, Serrote do Meio, Pitombeiras e São Tomé (Itapajé); São Pedro, Canafistula e Mel (Jucás); São Miguel e Manituba (Quixeramobim); Lisieux, Malhada Grande, Macaraú e Trapiá (Santa Quitéria); Aracatiaçu e Taperuaba (Sobral).

- Distritos com proposta de emancipação, mas que não atingem o número mínimo de moradores: Santa Felícia e Santo Antônio (Acopiara); Trussu e São Paulinho (Acopiara); Guanacés (Cascavel); Ponta da Serra (Crato); José de Alencar (Iguatu); Deserto (Itapipoca); Assunção (Itapipoca); Feiticeiro (Jaguaribe); Itapebussu, Antônio Marques e Lagoa do Juvenal (Maranguape); Amanari e Lagoa do Amanari (Maranguape); Mineirolândia (Pedra Branca); Lagoinha (Quixeré); Flores (Russas); Santa Tereza e Trici (Tauá); Mundaú (Trairi).

- Os últimos distritos cearenses transformados em município foram: Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara e Choró (todos em 1992) e Fortim (1993).

- Pelo que está proposto só poderá se transformar em município, dentre outros critérios, distritos que tiverem quantidade de habitantes correspondente a 1% (ou mais) da população do Ceará - o que representa 8.548 pessoas.

- Além disso, também é necessário comprovar eleitorado superior a 40% de sua população; ter centro urbano constituído e ter equipamentos sociais e de infraestrutura (posto de saúde, posto policial, sistema de telefonia pública etc), dentre outras regras.

Fonte: Revista Distritos In Foco de março de 2009, editada pela Federação das Associações Emancipalistas do Ceará (Faec) e Assembleia Legislativa

Mudança permite mais municípios no CE

Um total de 22 novos municípios poderão fazer contagem regressiva para serem criados no Ceará, a partir da próxima semana. Com a atualização da Constituição Estadual, promulgada na última terça-feira, a Assembleia Legislativa retomou a prerrogativa de tratar sobre a criação de novas cidades - que havia sido retirada em 1996 pela emenda constitucional nº. 15, que alterou a Constituição Federal. Ontem, o presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB) prometeu apresentar o projeto de lei complementar para regulamentar as regras para o redimensionamento dos municípios. ``Mas eu vou conversar com os deputados e com as lideranças``, ponderou.

Domingos disse que tomará como base o projeto que ele mesmo apresentou, em 2003. Entre os critérios, o distrito precisaria ter mais de oito mil habitantes - agora modificado para 1% da população do Estado, o que, hoje, representa 8.548 habitantes.

Pelos critérios, os distritos de Jurema (hoje vinculado a Caucaia), Caponga (ligado a Cascavel) e Pajuçara (em Maracanaú) estariam entre os 22 novos municípios que poderiam ser criados.

Vários outros distritos apresentaram proposta de emancipação, mas, por não atingirem a quantidade mínima de habitantes (8.548 pessoas), podem não conseguir a desvinculação de suas sedes. É o caso das localidades de José de Alencar (Iguatu), Assunção (Itapipoca) e Mineirolândia (Pedra Branca). Não fosse essa barreira, outros 15 municípios, que também reivindicam emancipação, poderiam vir a ser criados.

Congresso

A Constituição Estadual, antes da atualização, condicionava a criação dos municípios a uma votação no Congresso Nacional.

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei complementar 293/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que estabelece critérios para a criação e fusão de municípios no País.

O projeto regulamenta o artigo 18 da Constituição, alterado pela emenda 15, de 1996. Desde então, em razão das exigências impostas por essa emenda, ainda não regulamentada, foi interrompida, em todo o País, a criação de novos municípios.

Domingos Filho (PMDB) explicou, que entre os fatores decisivos para que a Constituição estadual fosse alterada, está o fato de que a Câmara dos Deputados recebeu prazo do Supremo Tribunal Federal (STF) - 16 de novembro de 2008 - para votar a matéria e não cumpriu. ``Nós fomos ao Michel (Temer, presidente da Câmara) e ele está dizendo que vai votar agora, urgentemente``, informou Domingos.

Como presidente do colegiado dos presidentes de assembleias, Domingos Filho informou ter orientado todos os demais chefes de legislativos estaduais a tomarem a mesma atitude e estabelecerem regulamentações próprias, enquanto esperam a norma federal.

O Povo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Hélio Leitão nega pedido de afastamento dos delegados

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Ceará, Lusimar Cunha de Moura, e o vice-presidente, Edval Pinheiro de Amorim, conversaram com o presidente da OAB Ceará, Hélio Leitão, para saber se houve recomendação de exoneração dos delegados César Wagner Martins, Ana Lúcia e Romério Almeida. Segundo os diretores do Sindepol, é preciso que a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social dê uma melhor explicação à sociedade sobre o que aconteceu.

O presidente da OAB Ceará negou ter pedido o afastamento dos delegados. "A Comissão de Direitos Humanos endereçou um expediente ao secretário de Segurança Pública, em 25 de agosto, pedindo que fossem adotadas providências no sentido de recomendar as autoridades policiais que preservassem as imagens dos presos", disse. Segundo ele, no ofício não há referência a nenhum dos delegados exonerados. "O ato de exoneração dessas autoridades policiais foi do secretário de Segurança Pública. Não foi requerido pela OAB em momento algum. No ofício que foi encaminhado, não é feita alusão nominal à nenhuma autoridade policial", completou.

TV Diário

Dunga convoca seleção para jogos contra Bolívia e Venezuela

O técnico Dunga convocou nesta quinta-feira (24), 24 jogadores para defender a seleção brasileira nos confrontos com Bolívia e Venezuela, pelas duas últimas rodadas das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2010. As novidades da lista são os retornos do meia-atacante Alex, ex-Internacional e atualmente no Spartak de Moscou, e o zagueiro Naldo, do Werder Bremen.

Quem também retorna é o volante Josué, cortado antes das partidas contra Argentina e Chile por causa da contusão. Seis jogadores que atuam no futebol brasileiro foram chamados: o goleiro Victor (Grêmio), o zagueiro Miranda (São Paulo), os meias Diego Souza (Palmeiras) e Sandro (Internacional) e os atacantes Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG).

O Brasil é líder das Eliminatórias com 33 pontos e já está classificado para a Copa da África do Sul. O técnico Dunga deverá fazer testes e poupar alguns titulares contra os bolivianos em La Paz em 11 de outubro. Três dias depois, o time fecha a participação na competição contra os venezuelanos, em Campo Grande.

Veja a lista completa dos convocados:

Goleiros
Julio César (Inter de Milão) e Victor (Grêmio)

Laterais

Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), André Santos (Fenerbahçe) e Filipe Luis (La Coruña)

Zagueiros
Lucio (Inter de Milão), Luisão (Benfica), Juan (Roma), Miranda (São Paulo) e Naldo (Werder Bremen)

Meio-campistas
Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Lucas (Liverpool), Kaká (Real Madrid), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Sandro (Internacional), Alex (Spartak Moscou) e Diego Souza (Palmeiras)

Atacantes
Nilmar (Villarreal), Adriano (Flamengo), Luis Fabiano (Sevilla) e Diego Tardelli (Atlético-MG)

Suplentes de vereadores de Acopiara e Catarina serão diplomados amanhã

O blog foi informado que os suplentes de vereadores de Acopiara, Afrânio, Mundoca e Marli, serão diplomados amanhã, a partir das 13 horas, na sede do Cartório Eleitoral 60ª Zona, naquele município.
Na oportunidade os suplentes da cidade de Catarina também serão diplomados pelo cartório acopiarense.

Tribunal de Justiça e Detran criam selo para autenticar transferência de veículos

A transferência de veículos automotores através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em todo o território cearense, está sendo feita desde o dia 1º deste mês com o selo de autenticidade criado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), em parceria com o órgão de trânsito estadual.

O “Selo 14”, instituído pela Portaria nº 1006/2009, publicada no Diário da Justiça do dia 28 de agosto de 2009, no valor de R$ 0,60, dá maior segurança e credibilidade ao procedimento de transferência (compra e venda) de veículos no Estado. O valor é o mesmo do reconhecimento de firma cobrado pelas Serventias Extrajudiciais (cartórios).

A Portaria estabelece procedimentos administrativos para gestão das receitas obtidas com a venda de Selos de Autenticidade Extrajudicial e para concessão de subsídios aos cartórios de Registro Civil.

O selo deve, obrigatoriamente, ser aposto no DUT (Documento Único de Transferência) do veículo, aumentando, assim, o controle da quantidade de selos disponibilizada para os mais de 600 cartórios de registro civil do Estado.

Com a instituição do Selo 14, Tribunal de Justiça e Detran evitam que alguns cartórios instalados no interior do Estado façam a transferência de veículos na capital, uma espécie de escritório ou sucursal do interior funcionando em Fortaleza. Essa prática é proibida por Provimento da Corregedoria Geral da Justiça.

O parágrafo 2º do Provimento nº 01/2007, da Corregedoria Geral da Justiça, diz que “os serviços notariais e de registro deverão observar rigorosamente a regra do art. 43 da Lei nº 8.934/94 funcionando em um só local, ficando proibida a instalação de sucursal, como tal entendido o estabelecimento físico cujos serviços sejam dependentes do notariado e oficialato”.

O controle das transferências é feito conforme a estatística mensal do Sistema Integrado de Transferência (SIT) e enviada, mensalmente, pelo Detran para o Tribunal de Justiça. Na relação consta os pedidos de transferências de todos os municípios cearenses, em ordem alfabética.

TJ/CE

Santo André: explosão em loja de fogos deixa mortos em SP

Pelo menos 11 pessoas morreram na explosão de um depósito de fogos de artifício no início da tarde desta quinta-feira (24) em Santo André, no ABC, de acordo com o capitão Miguel Jodas, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a corporação, há dezenas de feridos. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas e quantas são exatamente.


PSDB anuncia ato para receber novos filiados

O PSDB realizará nesta sexta-feira, a partir das 17h30min, solenidade para receber novos filiados. O ato ocorrerá no auditório do Hotel Praia Centro e contará com a presença das principais lideranças dos tucanos tendo à frente o senador Tasso Jereissati e o ainda dirigente estadual da legenda, empresário Carlos Matos.

O partido, que vem sofrendo ameaça de perder companheiros principalmente inebriados pelo “canto da sereia” oficial, quer dar demonsração de coesão, segundo membros da direção estadual.

Resta saber se o ato contará com a presença de tucanos como Tânia Gurgel e Maia Júnior que entregaram cargos que ocupavam na executiva por discordar da gestão de Carlos Matos. Espera-se também que o líder doPSDB na Assembleia, João Jaime, ali compareça com todos os seus colegas e partido nessa Casa. Isso para afastar qualquer tipo de comentário maldoso acerca de esvaziamentos.

DETALHE – O PSDB não divulgou a lista de novos filiados que, por exemplo, terá no grupo o médico Fernando Façanha Filho. O partido faz enorme mistério. Será que virá surpresa?

Eliomar de Lima

Advogado e Blogueiro Fabrício Moreira: "Ninguém vence o Trabalho"

Faço com o título em epígrafe, um preâmbulo para poder fazer alguns comentários acerca do Prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), que tem sido destaque no Ceará, por seu dinamismo e competência a frente daquela municipalidade, atingindo todas as metas e índices possíveis de boa gestão e popularidade.

Conheci Agenor Neto em 1998, quando naquela oportunidade, exerci o mandato de Vice-Prefeito do Icó. Já se passaram 11 (onze) anos.

De logo, observei o seu talento, seu destemor para defender o povo, os ideais de quem acredita que O TRABALHO VENCE TODOS OS DESAFIOS.

Votei em Agenor Neto, juntamente com meus amigos e familiares, para Deputado Estadual em 1998. Impressionou-me com sua organização e atenção aos meus reclames e sugestões.

Um momento importante de seu mandato, além de outros, quando de suas passagens por Icó, foi à própria “doação” de seus subsídios de parlamentar, para a APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS\ICÓ.

Doravante, já estivemos em algumas trincheiras juntos e, apenas por amor ao debate, esclareço que com resultados extraordinários, vitoriosos, e de respeito às instituições e as pessoas que nos acolhem e que somam aos milhares ao seu redor.

Nos últimos dias, este mesmo líder político, novamente, sacode o Ceará, em especial o Vale do Salgado e o Centro-Sul, quando anuncia que divulgará uma decisão política importante para a sua vida pública e de seus munícipes.

Quando se tem crédito, as decisões sejam alas singelas ou plurais, movem repercussões, observâncias, de todas as pessoas envolvidas com o sujeito da história e\ou apenas os que desejam que o desenvolvimento, por suas mãos, continue com a mesma celeridade desejada.

Assim tem agido Agenor Neto: trabalho e resultado de gestão.

Quanto ao seu anuncio, que se aguarda para esta sexta-feira, seja ele importante ou não para o cenário eleitoral, administrativo, pessoal, público ou privado, entendo que AGENOR NETO já conseguiu implantar para sempre, no coração do povo, QUE NINGUÉM VENCE O TRABALHO.

Então, desejo que seu sucesso, competência e coragem, estejam sempre à disposição do povo cearense, quiçá do Brasil.

Blog do Fabrício Moreira

TV Verdes Mares Cariri: Mombaça

O Bom Dia Ceará visita Mombaça, no Sertão Central, uma das 66 cidades que vão receber a TV Verdes Mares Cariri. A nova emissora entra no ar na próxima quinta-feira (01).

Fotos retratam a Mombaça de 1889, quando ainda era a Vila Maria Pereira. Iracilda Paulino, coordenadora da Biblioteca Pública de Mombaça, conta como o município passou a ter esse nome, em 1925. “O primeiro português que chegou aqui, no Ceará, aqui no Brasil, foi no território da África, e lá ele conheceu esse território de nome Mombaça. Então, chegando aqui, ele achou uma semelhança enorme, então caracterizou esse nome, que foi aceito pela população”.

Moradores mais jovens, que não vivenciaram a história de Mombaça, recorrem à biblioteca pública da cidade. No local, vários livros do acervo resgatam o passado, para quem ainda está construindo o futuro.

O algodão já foi a principal fonte de economia da cidade. Com o tempo, deu lugar à pecuária e à produção de mel. O estudante Wilame Siqueira gosta de estudar os avanços da região, principalmente ligados à comunicação e está animado com o surgimento de uma nova emissora de televisão. “Vai ser bom, porque eles vão conhecer melhor não só a Mombaça, mas as outras cidades e municípios que vão ver na TV. Vai ver a nossa história, vai ver como nós passamos, vai ver tudo”, afirma.

Seis regiões vão passar a assistir a nova emissora: Cariri, Centro-sul, partes do Vale do Jaguaribe e do Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns e parte do Sertão Central. Nesta região, moram 172 mil habitantes. Os telespectadores vão ver a TV Verdes Mares Cariri no canal 10, em Mombaça; no canal 9, em Pedra Branca e Piquét Carneiro; no canal 4, em Senador Pompeu; no canal 11, em Solonópole e em Deputado Irapuan Pinheiro; e no canal 13, em Milhã.

A novidade já é tema de reuniões na Prefeitura da cidade. “A televisão é um meio muito potente, e com certeza vai dar oportunidade para que a gente possa solicitar melhorias para o município e, com certeza absoluta, para que os graves problemas que ainda têm no município, sejam divulgados, para que as autoridades maiores do nosso Estado tomem as providências”, opinou Wilame Alencar, prefeito de Mombaça.

O professor Adaldísio Cavalcante está escrevendo um livro sobre a Mombaça de hoje e já tem até um capítulo reservado para a TV Verdes Mares Cariri. “Se ela vai trabalhar, se ela vai passar informações, se ela vai passar uma informação sadia, ela vai servir à sociedade e será um marco, e ficará marcada também na nossa história”, comentou.

Nesta sexta-feira (25), você vai saber como Iguatu, no Centro-sul do Estado, espera a chegada da TV Verdes Mares Cariri.

Portal Verdes Mares

Vacina ajuda a prevenir contágio por HIV

Pela primeira vez, uma vacina experimental evitou a infecção pelo vírus da Aids e com um resultado surpreendente – um acontecimento que é um divisor de águas no combate à epidemia. Fracassos recentes levaram muitos cientistas a pensar que tal vacina nunca seria possível.

A vacina cortou o risco de infectar-se com o vírus HIV em mais de 31% dos 16 mil voluntários da Tailândia, que participaram do maior teste já realizado no mundo com uma vacina contra a Aids, anunciaram pesquisadores nesta quinta-feira (24) em Bangcoc.

- Apesar do benefício modesto, é a primeira evidência de que poderíamos ter uma vacina preventiva segura e efetiva – disse o coronel Jerom Kim. Ele ajudou a encabeçar o estudo para o Exército americano, que o patrocinou junto com o Instituto Nacional de Alergias e Enfermidades Infecciosas dos Estados Unidos.

O diretor do instituto, o médico Anthony Fauci, advertiu que este não é o fim do caminho, mas destacou que estava surpreso e muito satisfeito com o resultado.

Não perca a conta: Acopiara registra mais um homicídio à bala

O blog foi informado que Lazanildo Nogueira Lima, 35 anos, vítima de 05 tiros de revólver, na tarde da última terça-feira, no bairro Moreira, em Acopiara, não resistiu aos ferimentos e faleceu na mesa de cirurgia.
Os acusados do crime estão sendo procurados pela polícia.
A vítima já respondia por homicídio e roubo.

Prefeitos do Ceará engrossam ato em Brasília por mais verbas

Um grupo de prefeitos cearenses está seguindo, desde o começo da madrugada desta quarta-feira, para Brasília. Eles atendem a uma convocação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que promete ato de pressão política.

Segundo o prefeito Pedro José, de Pacajus, um dos primeiros a desembarcar na Capital Federal, o objetivo do encontro é discutir questões como a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recursos contingenciados da União e, principalmente, cobrar compensações orçamentárias prometidas pelo governo federal.

Promulgada emenda que cria 7.709 vagas de vereadores

Centenas de candidatos a vereador que pretendem ser empossados, lotaram as galerias do Senado e cantaram o Hino Nacional na sessão solene do Congresso Nacional em que os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), promulgaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria 7.709 vagas de vereadores no País. A sessão foi realizada no plenário do Senado.

A chamada "PEC dos Vereadores" foi aprovada na última terça-feira (22) pela Câmara. Nessa quarta-feira (23), o Brasil tem 51.748 vereadores. Se forem empossados os mais votados dos que não conseguiram se eleger nas eleições municipais de 2008, o País passará a ter 59.457. No entanto, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Brito, afirmaram que os efeitos da emenda só valem para a eleição de 2012.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, anunciou que recorrerá ao Supremo se algum dos candidatos tomar posse.

Redes de pesca são incineradas em Iguatu

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) queimaram, ontem, pela manhã, em fornos de uma cerâmica, nesta cidade, 72.500 metros de rede de pesca. Essa foi a maior quantidade de galões já apreendida no Interior durante o período de defeso da pesca em água doce, em 16 açudes públicos do Estado.

A incineração foi acompanhada pelo chefe da fiscalização do órgão, Rolfran Castro Cacho, que destacou o esforço dos fiscais. "É um fato inédito essa quantidade de galões apreendida", observou. "Isso revela que infelizmente muitos pescadores insistem em desrespeitar a lei, por falta de conscientização". Nesse caso, cabe ao trabalho dos fiscais do Ibama manter a ordem para a pesca.

Leia mais: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=673705

Bento XVI recebe mais nove Bispos do Ceará e Piauí

Castel Gandolfo, 24 set (RV) - Bento XVI recebeu em audiência esta manhã, em Castel Gandolfo, mais nove bispos dos Regionais Nordeste 1 e 4 (Ceará e Piauí) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que concluem na sexta-feira sua visita ad Limina.

O grupo era formado pelo bispo de Iguatu, Dom José Doth de Oliveira, pelo bispo de Itapipoca, Dom Antônio Roberto Cavuto, bispo de Limoeiro do Norte, Dom José Haring, pelo bispo de Quixadá, Dom Angelo Pignoli, pelo bispo de Tianguá, Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, pelo Administrador Diocesano de Sobral, Rev. Raimundo Nonato Timbó de Paiva – todas dioceses do Ceará.

Do Piauí, estavam presentes o arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, o bispo de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Ramón López Carrozas, e o bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski. Sobre a importância da visita ad Limina, ouça o bispo de São Raimundo Nonato, Dom Pedro Brito Guimarães: (BF/SP)

Rádio Vaticano

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Uma voz que clama: Liberdade!

Sou leitor assíduo de jornais e blogs, além de ouvinte costumaz de rádio, o que faço não apenas pela necessidade de manter-me informado em decorrência da minha profissão, mas principalmente para estar atento ao dia a dia da nossa região. Nas minhas leituras, uma profunda reflexão que se sobrepõe a tristeza que sinto ao me deparar com notícias de Boa Viagem.

Como radialista e mais do que tudo como um cidadão que cultiva amizades ao longo da vida nos áridos torrões do Sertão Central, venho aqui manifestar minha solidariedade à Direção da Rádio Liberdade de Boa Viagem, aos profissionais que nela atuam, seus ouvintes e à população daquele município, ao qual reservo inenarrável respeito e carinho.

Rádio que denominada Liberdade, vem sendo tolhida no seu direito de ser livre e assim exercer sua função de imprensa, rádio que vem sendo perseguida pelos detentores do poder, que tentam calar a voz que se levanta diante dos desmandos cometidos contra a administração pública, voz que clama por justiça, que não se cala.

Boa Viagem é uma cidade de homens e mulheres de bem, de gente que tira do seu suor o pão de cada dia, que trilha o caminho da esperança. Terra de gente humilde, de pessoas que nasci admirando, respeitando e de outras que aprendi a querer bem com meu pai, Alfredo Machado, homem que sempre buscou cercar-se de gente de verdade. Só para citar alguns, que não se sintam preteridos os muitos outros que aqui gostaria de lembrar, terra de Maria Dias, de Mazinho, Osmar Carneiro, Deodato e de Jessé, que partiu deixando a marca de uma conduta reta e a saudade em todos nós.

Aos amigos ameaçados pelas mordaças do poder, segue meu apoio e mais do que tudo, o desejo de que continuem não temendo o rugido dos grandes, mas se fortaleçam ao ouvir o lamento dos fracos. A independência é que nos dá credibilidade, a imparcialidade faz de nós, homens da comunicação, agentes da democracia. Não espere a sociedade que nos curvemos diante do poder que corrompe, mas que sejamos sempre pilar da resistência e da ética na luta por uma sociedade mais justa.

Sérgio Machado
Radialista

Ceará filma em co-produção com Hollywood

O primeiro filme em co-produção Ceará-Hollywood começa a ser gravado nesta quarta-feira, 23, nos município de Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central cearense. Mas o lançamento oficial do “Área Q” será realizado às 10h na Saraiva Megastone, no Shopping Iguatemi, em Fortaleza. O destaque do evento fica por conta da presença do ator Isaiah Washington, o doutor Burke do seriado “Grey’s Anatomy”.

As filmagens na “Terra da Luz” vão até o dia 20 de outubro. Entre os dias 13 e 17 as gravações serão realizadas em Los Angeles. Os atores brasileiros Murilo Rosa e Thânia Kalil, que fizeram par romântico na novela “Caminhos das Índias” da Rede Globo, também fazem parte do elenco.

Jonas Souza

Tucano ameaça deixar PSDB se partido não lançar nome para Governo

"Se não tivermos candidato a governador, eu saio do partido”, anunciou, nesta quarta-feira, o ex-deputado estadual Paulo Duarte, lembrando que o PSDB, derrotado na última eleição governamental, deveria ter adaotado a posição sinalizada pelo eleitor: a oposição

Paulo Duarte disse que, até hoje, não se conformou com o fato de seu partido ter aderido à administração Cid Gomes. “Eu nunca entendi por que aderir e logo no primeiro dia de governo. Nós devíamos ter ficado na oposição, que foi para onde o eleitor nos mandou”, insistiu.

O ex-parlamentar insiste também na tese de que o PSDB tem que ter candidato ao Governo para se fortalecer e evitar um quadro onde o grupo do governador Cid Gomes (PSB) marcha para controlar a política no Estado. Paulo não adiantou que nomes poderiam o PSDB oferecer para a disputa, mas ressaltou que, buscando alianças com outras legendas como o PDT, PTB e DEM, poderia ser encontrada uma alternativa.

Eliomar de Lima

Ipaumirim-CE: Casal é morto a bala e os corpos desovados praticamente às margens de uma rodovia

Os corpos de um casal de jovens foram desovados perto de uma rodovia federal e encontrados por populares na manhã desta quarta-feira no município de Ipaumirim. O duplo homicídio está envolto em mistério e os cadáveres permanecem no Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu à espera de identificação. A polícia foi informada sobre o achado dos corpos, enrolados em redes, por volta das 8 horas de hoje e foi até o local no quilômetro 3 da BR-230 que liga os estado do Ceará e Paraíba.

A princípio a constatação apenas de que os cadáveres não são de pessoas residentes em cidades próximas devendo ser da Paraíba. Provavelmente o local, no Sítio Pocinho, município de Ipaumirim, serviu apenas para a desova em uma ribanceira. Segundo o Sargento Lima e os Soldados Edilberto e Marcelo, que ali estiveram, os dois apresentavam perfurações a bala. Os militares fizeram os levantamentos de praxe para tentar encontrar alguma pista que levasse a elucidação do caso.

Os corpos foram levados para o Hospital de Ipaumirim, enquanto chegava o rabecão solicitado pelo Delegado Regional de Policia Civil de Icó, José Gonçalves de Almeida. Ele próprio expediu as guias cadavéricas para a remoção até Iguatu. O homem aparenta ter idade em torno de 25 anos e trajava camisa e um short jeans azul e usava um relógio da CBF oficial no braço, além de um cordão de cor prata no pescoço. Sua altura é de, aproximadamente, um metro e 75 cm, cor branca, cabelos pretos e apresenta uma perfuração na nuca. Já a mulher tem cerca de 23 anos e foi alvejada com um tiro no olho. É morena de cabelos tingidos de loiros, brincos de cor prata, dois piercing no umbigo e trajava blusa lilás e short xadrez.

Miséria

Cid se diz frustrado com a velocidade das obras do Governo

A palestra que o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), fez na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), na manhã desta quarta-feira (23), foi um balanço de governo, que veio carregado por críticas do setor industrial. O governador não escondeu o desconforto de ainda anunciar projetos e admitiu que a apresentação de hoje é praticamente a mesma feita há um ano. Na palestra, ele disse estar insatisfeito com a velocidade das obras realizadas pelo Governo do Estado.

Sobre o atraso na gestão, ele também lembrou que “arrumou” a casa e juntou dinheiro no primeiro ano de gestão. O segundo ano (2008) seria para as “coisas acontecerem”, mas ele subestimou a burocracia. Ele disse que se sente “frustrado” porque os processos de licitação demoram e que o governo precisa cumprir a Lei.

Cá pra nós

Se o governador está frustrado com a velocidade das obras, imagine o povo cearense.

Três delegados são exonerados por não obedecer ao secretário de Segurança

Três delegados da Polícia Civil foram exonerados dos cargos na manhã desta quarta-feira (23). O secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, decidiu afastar o titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc), César Wagner, a delegada do 8º Distrito Policial, Ana Lúcia, além do irmão dela, Romero Almeida, que respondia pela Delegacia de Maracanaú. O motivo é a desobediência às orientações de Roberto Monteiro de não apresentar presos para a Imprensa.

Cá pra nós

É muita besteira desse secretário. Bandido tem é que ser mostrado mesmo na imprensa. Seja quem for. Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado o nosso Secretário de Segurança.
Ei, ei...

Dois corpos acabam de dar entrada no IML de Iguatu

Dois corpos, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino, acabaram de dar entrada no Instituto Médico Legal de Iguatu.
Os dois corpos foram encontrados no sítio Pocinhos, em Ipaumirim, região Centro Sul do Ceará.
De acordo com informações policiais os corpos estão sem identificação.
Vale salientar que a mulher aparentado ter 22 anos foi morta com um tiro na cabeça.
Já o homem de aproximadamente 25 anos, foi assassinado com vários tiros.
O local onde os dois foram encontrados pode ter servido apenas de desova.
Aguarde mais informações.

Declaração pode complicar situação da Prefeitura de Acopiara

O Blog recebeu informação que a Prefeitura Municipal de Acopiara está ampliando a carga horária de alguns funcionários. Até aí tudo bem.
O agravante nessa história é que o funcionário que deseje ter sua carga horária ampliada está sendo obrigado a assinar uma declaração dispensando o pagamento da diferença salarial do período compreendido entre o Ato de Nomeação até esta data. (Veja abaixo a declaração).
O caso foi para na Promotoria de Justiça de Acopiara.

Em tempo

Tendo em vista a sua gravidade o Blog vai se aprofundar mais sobre o assunto.
Se a Prefeitura de Acopiara quiser se explicar sobre o mesmo deve entrar em contato urgente com esse blogueiro.

Veja abaixo o modeleo da Declaração que o funcionário está sendo obrigado assinar, caso queira ter sua carga horária ampliada.

DECLARAÇÃO

Eu, _______________________________, servidora publica Municipal, no cargo de auxiliar de serviços gerais, portadora de RG ____________________ e CPF___________________ , lotada na escola de ensino fundamental _________________________________,declaro para os devidos fins e quem interessar possa,que nesta data ACEITO a composição amigável proposta pelo Município de Acopiara, consistente na correção de minha carga horária de 20 horas semanais para 40 (quarenta) horas semanais,com o devido acréscimo proporcional de vencimentos,bem como proceder a lotação, preferencialmente,na escola de origem, com base nos cargos criados pela lei Municipal n° 1.171/2001, de 18 de dezembro de 2001, momento em que dispenso o pagamento da diferença salarial do período compreendido entre o ato de nomeação até esta data. Pelo que firmo a presente, para que surta seus jurídicos e legais efeitos. Acopiara,23 de setembro de 2009.

DECLARANTE

______________________________________________________________

Progerirh: Ceará terá seis novas barragens

O Governo do Ceará assinou nesta terça-feira (22) a operação de crédito junto ao Banco Mundial que garante recursos de US$ 103 milhões destinado ao Projeto de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Ceará (Progerirh). O empréstimo permitirá que o Ceará continue a melhorar a gestão dos recursos hídricos e a expansão do acesso à água potável nas áreas urbanas e rurais, mesmo durante períodos de seca. Os recursos serão investidos na construção de seis novas barragens. A primeira delas, a barragem Gameleiro - já licitada - terá a ordem de serviço assinada até o fim deste mês de setembro e atenderá aos municípios de Itapipoca, Tururu e Trairi. A assinatura do contrato aconteceu, na Residência Oficial, durante reunião dos governadores Cid Gomes e Marcelo Déda, de Sergipe, com representantes do Banco Mundial e dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Os outros reservatórios contemplados com os recursos, são a Barragem de Umari, que garantirá o abastecimento do município de Madalena; a Barragem Genipapeiro, para atender os municípios de Ipaumirim, Baixio e Umari; a Barragem Mamoeiro, que vai atender o município de Antonina do Norte, a Barragem Jatobá, que irá abastecer o município de Ipueiras e a Barragem Amarelas que garantirá armazenamento de água, em Beberibe. Com a construção desses novos reservatórios, ficará assegurado armazenamento de água de aproximadamente 180 milhões de metros cúbicos.

Caririaçu-CE: Homem de 41 anos pode ter sido vítima de crime de pistolagem

Um homicídio registrado no início da tarde desta terça-feira no município de Caririaçu movimentou o plantão policial. O agricultor Damião Dantas de Souza, de 41 anos, mais conhecido por "Paizinho", que morava na Rua José Davi, 23 (Bairro Abílio Unias), foi morto com quatro tiros de revólver. Ele conversava com um primo nas imediações de um quiosque, na Rua Carlos Morais, perto da Praça Padre Augusto, no centro da cidade.

Por volta das 13 horas dois homens chegaram em uma moto Bros de cor vermelha e o que vinha na garupa, desceu, sacou um revólver e passou a efetuar os disparos. O agricultor foi atingido na altura do ouvido, abdômen, tórax e braço esquerdo. Derramando bastante sangue ainda foi socorrido às pressas para o Hospital Geraldo Lacerda Botelho, mas faleceu momentos após dar entrada. Enquanto isso, a dupla empreendeu fuga na moto e ainda chegaram a ser vistos de passagem pela Vila Feitosa.

Miséria

Lindomar Rodrigues, no Twitter...

Já estamos no Twitter. A partir de agora você pode acessar: www.twitter.com e em seguida, lindomarlider, para acompanhar de forma instantânea as nossas mensagens.
É mais uma importante ferramenta de comunicação no mundo virtual.

Agenor Neto assina ordem de serviço para reforma do CAIC

Na noite desta terça-feira, 22, dando prosseguimento a mais uma etapa de inaugurações e ordens de serviços em diversos setores da administração, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, assinou a ordem de serviço para a reforma do Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC - localizado no Bairro João Paulo II, nesta cidade.

Na solenidade também estiveram presentes a secretária de Educação Benildes Uchoa; o secretário de Saúde, Joab Soares; os vereadores, João Lázaro, Jarim, Aderilo Alcântara e o presidente da Câmara, Ednaldo Lavor, além de lideranças comunitárias, estudantes e moradores daquela localidade.

O prefeito Agenor Neto, durante o seu discurso, enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento de uma comunidade, e ao mesmo tempo ressaltou o grande esforço que a sua administração vem fazendo, no sentido de garantir melhores condições para o aprendizado de todos os alunos das escolas da rede pública municipal. "Temos que dar prioridade na educação, e não abrimos mão disso. Até o final desse nosso mandato, queremos equiparar as escolas municipais aos padrões das escolas particulares, esse é o nosso compromisso", ressaltou.

Iguatu Notícias

Finalmente, Acopiará contará com um delegado de Polícia Civil

O Blog acabou de ser informado que o Governo do Estado vai disponibilizar uma delegada de Polícia Civil para o município de Acopiara.

Segundo informações é que a policial deve assumir a delegacia de polícia civil nos próximos dias.

Identificada apenas como Graça, a futura delegada de Acopiara terá uma missão difícil a frente da institição naquele município tendo em vista o alto índice de violência registrado nos últimos dias.

A Loja Maçônica de Acopiara Raimundo Teixeira Lima Nº 26 em parceria com o Lions Club foi uma das entidades que mais lutou por essa conquista.

Valeu a pena o blog do Lindomar Rodrigues intervir nessa questão. A resposta do Governo do Estado foi imediata perante os questionamentos postados aqui.

Casa própria para policial militar

Policiais militares que desejarem realizar o sonho da casa própria terão uma nova oportunidade com a reformulação de alguns benefícios do Prohab, o Programa Habitacional da PMCE. A reunião para apresentar as mudanças será realizada nesta quarta-feira, às 9 horas, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), com a presença do comandante-geral adjunto da Polícia Militar do Ceará, coronel Hélio Severiano de Vasconcelos, de representantes da Secretaria das Cidades, da Caixa Econômica Federal, diretores de construtoras e imobiliárias.

Por meio do Prohab, os policiais terão, entre outros benefícios, a isenção de algumas taxas, escritura, maior prazo para pagamento em até 30 anos, redução da carga de juros mensal, financiamento de 100% do imóvel e subsídio do Governo Federal de R$ 17 mil.

SERVIÇO

Para requerer o financiamento é preciso atender à alguns requisitos:
* Ser policial da ativa, da reserva ou pensionistas;
* Não possuir registro de imóvel no nome.
* Não estar subjúdice, ou respondendo processo administrativo
* Ter no mínimo 120 dias de admissão, concluído o estágio probatório.

- Os PMs interessados já podem realizar as inscrições na sede do Prohab (Rua Conselheiro Tristão, 188 – Centro). O financiamento irá beneficiar, inicialmente, 600 policiais.

- Prohab – (85) 3101.4964.

PM do Ceará

Radialista Paulo Oliveira pode disputar o Senado pelo PV

O radialista Paulo Oliveira, um dos comunicadores mais populares do Ceará, afirmou para o Blog, nesta quarta-feira, ter sido convidado para disputar vaga de senador pelo Partido Verde. Ele adiantou que o convite partiu do presidente estadual da legena, Marcelo Silva, que o procurou nessa terça-feira acompanhado de Paulo Sombra, secretário de Organização, Marcos Vieira, secretário de Comunicação e do deputado estadual Augustinho Moreira.

Paulo se disse surpreso com a idéia, acrescentando que vai “estudar com carinho”. Ele, no entanto, é filiado ao PSDB que tem o senador Tasso Jereisati certo para disputar a reeleição em 2010.

“Vou avaliar a possibilidade de me filiar ao PV para concorrer a uma vaga de senador pelo Ceará. Vejo com muito carinho mesmo”, reiterou o radialista que, na última campanha muicipal, teve nome especulado para vice-prefeito na chapa do PSDB.

Eliomar de Lima

Resgatada mulher que havia sido sequestrada em Madalena

Foi resgatada a mulher de um comerciante sequestrada na noite da última segunda-feira (21), no distrito de Macaóca, a 15 quilômetros de Madalena. O marido da vítima teria pago R$30 mil para os sequestradores libertarem a vítima.

De acordo com os policiais, o próprio comerciante estaria participando das negociações com os criminosos e foi, inclusive, pagar o resgate pessoalmente em Quixadá.

Ela foi encontrada amarrada e amordaçada em um matagal na BR-020, em Madalena, entre 20h30min e 21 horas da noite desta terça-feira (22).

A Polícia suspeita de que os homens façam parte de uma quadrilha que já vem realizando sequestros na região há algum tempo. Eles estão foragidos e as investigações continuam.

Jangadeiro Online

Prefeito Agenor Neto adia entrevista coletiva e viaja à Brasília

O prefeito Agenor Neto adiou a entrevista coletiva que estava prevista para acontecer hoje, meio-dia, no auditório do Hospital Regional de Iguatu.
O alcaide iguatuense viajou à Brasília para discutir assuntos importantes de interesse do município.
De acordo com o secretário de Comunicação da Prefeitura, Tércio Júnior, a coletiva foi reprogramada para acontecer na próxima sexta-feira, no mesmo horário, no pátio externo do SEBRAE.
A viagem do prefeito ao Distrito Federal aumenta ainda mais a curiosidade da imprensa cearense e principalmente da população de Iguatu.
O jeito é aguardar.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Câmara aprova PEC dos Vereadores em segundo turno

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) por 380 votos a favor, 29 votos contra e duas abstenções, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país. O total de vagas nas câmaras irá de cerca de 52 mil para 59 mil. O projeto determina também a redução dos repasses de recursos para os legislativos municipais. Com a votação em segundo turno, a PEC poderá ser promulgada pelo Congresso, uma vez que já foi aprovada pelo Senado.

Mais uma vez as galerias do plenário estavam lotadas de suplentes de vereadores de várias regiões do país. Eles viverão agora a expectativa sobre a posse. O texto da PEC determina que os efeitos da decisão são relativos a 2008, o que visa garantir a posse dos suplentes.

Existem questionamentos jurídicos, no entanto, sobre a legalidade desta retroatividade. Após a aprovação em primeiro turno, ainda neste mês, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manifestaram dúvidas sobre a possibilidade da posse dos suplentes. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já anunciou que acionará o STF caso a justiça eleitoral comece a dar posse aos suplentes.

Opositor da PEC, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), enfatizou essa posição e classificou como “iludidos” os suplentes que acompanharam a sessão. “Os suplentes não tomarão posse. Esta eficácia produzirá efeitos para 2012, efetivamente. Esta minha posição foi ratificada pelo ministro Carlos Ayres Britto e também pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes”.

O relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), subiu à tribuna e rebateu o petista e outros críticos da proposta. Ele afirmou que o Congresso tem a responsabilidade de fazer leis e cabe ao Judiciário apenas cumprir. “A legislação eleitoral quem faz é essa Casa, não é o TSE ou o Supremo. Essa emenda constitucional está acima de qualquer resolução do TSE”.

Faixas de enquadramento:

a) 09 Vereadores, nos Municípios de até quinze mil habitantes;
b) 11, nos Municípios de mais de quinze mil habitantes e de até trinta mil habitantes;
c) 13, nos Municípios de mais de trinta mil habitantes e de até cinqüenta mil habitantes;
d) 15, nos Municípios de mais de cinqüenta mil habitantes e de até oitenta mil habitantes;
e) 17, nos Municípios de mais de oitenta mil habitantes e de até cento e vinte mil habitantes;
f) 19, nos Municípios de mais de cento e vinte mil habitantes e de até cento e sessenta mil habitantes;
g) 21, nos Municípios de mais de cento e sessenta mil habitantes e de até trezentos mil habitantes;
h) 23, nos Municípios de mais de trezentos mil habitantes e de até quatrocentos e cinqüenta mil habitantes;
i) 25, nos Municípios de mais de quatrocentos e cinqüenta mil habitantes e de até seiscentos mil habitantes;
j) 27, nos Municípios de mais de seiscentos mil habitantes e de até setecentos e cinqüenta mil habitantes;
k) 29, nos Municípios de mais de setecentos e cinqüenta mil habitantes e de até novecentos mil habitantes;
l) 31, nos Municípios de mais de novecentos mil habitantes e de até um milhão e cinqüenta mil habitantes;
m) 33, nos Municípios de mais de um milhão e cinqüenta mil habitantes e de até um milhão e duzentos mil habitantes;
n) 35, nos Municípios de mais de um milhão e duzentos mil habitantes e de até um milhão e trezentos e cinqüenta mil habitantes;
o) 37, nos Municípios de um milhão e trezentos e cinqüenta mil habitantes e de até um milhão e quinhentos mil habitantes;
p) 39, nos Municípios de mais de um milhão e quinhentos mil habitantes e de até um milhão e oitocentos mil habitantes;
q) 41, nos Municípios de mais de um milhão e oitocentos mil habitantes e de até dois milhões e quatrocentos mil habitantes;
r) 43, nos Municípios de mais de dois milhões e quatrocentos mil habitantes e de até três milhões de habitantes;
s) 45, nos Municípios de mais de três milhões de habitantes e de até quatro milhões de habitantes;
t) 47, nos Municípios de mais de quatro milhões de habitantes e de até cinco milhões de habitantes;
u) 49, nos Municípios de mais de cinco milhões de habitantes e de até seis milhões de habitantes;
v) 51, nos Municípios de mais de seis milhões de habitantes e de até sete milhões de habitantes;
x) 53, nos Municípios de mais de sete milhões de habitantes e de até oito milhões de habitantes;
z) 55, nos Municípios de mais de oito milhões de habitantes;

Justiça cassa mandato de prefeito e da vice-prefeita de Abaiara, no Ceará

A Justiça Eleitoral da Comarca de Milagres cassou os mandatos do prefeito de Abaiara, Francisco Joaquim Sampaio, e da vice, Maria Euzélia Leite Sampaio, por irregularidades na campanha eleitoral do ano passado.

Segundo a denúncia, Francisco Sampaio, então pré-candidato ao cargo de prefeito de Abaiara, a pretexto de celebrar a Festa do Milho, realizou uma grandiosa festa para promoção pessoal.

A festa foi regada a enorme quantidade de churrasco, cerveja, refrigerante e comida em geral, além da distribuição de vale combustível e shows, tudo gratuitamente, para um público de 4.000 a 5.000 pessoas, segundo cálculo do próprio prefeito.

Festa começou com uma carreata

A festa recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Abaiara, na pessoa do então prefeito, Zezinho, que cedeu o palco da cidade e disponibilizou carros a serviço do município para o transporte de pessoas e ainda custeou despesas.

O representante do Ministério Público informou que a festa teve início com uma carreata, com 210 carros e 400 motocicletas. Durante a carreata, uma faixa com o título "Chico Sampaio - Homem de Ação" foi conduzida por um dos carros e depois exposta no palco. Durante a festa, Sampaio deu entrevista, tendo dito que estavam sendo distribuídas 260 grades de cervejas e que havia matado 10 bois grandes, 12 carneiros e 10 porcos.

Portal Verdes Mares

Cá pra nós

Se a moda pega o que vai ter de prefeito cassado...

Tribunal de Justiça convoca aprovados em concurso público

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) publicou, no Diário da Justiça desta terça-feira (22/09), cinco editais convocando os candidatos aprovados no último concurso público do órgão. Devem comparecer ao TJCE, no prazo de 15 dias, para tratarem do processo de nomeação, 131 aprovados nos cargos de Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Oficial de Justiça.

O concurso, realizado em 2008, foi homologado pelo Pleno do TJCE no último dia 13 de agosto. Foram oferecidas, ao todo, 200 vagas para provimento de cargos de nível superior e médio no Judiciário cearense. A organização do processo seletivo ficou a cargo do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).

Os editais de convocação (nº 121 a 125/2009) estão publicados das páginas 23 a 27 do Diário da Justiça, que pode ser acessado no site do TJCE (www.tjce.jus.br). Dentro de 15 dias, devem ser publicados novos editais convocando os outros 69 candidatos aprovados.

Fonte: TJCE

Roberto Fernandes é o novo técnico do Fortaleza

A Diretoria do Fortaleza Esporte Clube anunciou em seu site oficial a contratação do técnico Roberto Fernandes para comandar o elenco tricolor no restante do Campeonato Brasileiro da Série B. Ele vem acompanhado de seu auxiliar técnico, Luiz Müller. Ele chega à capital cearense nesta quarta-feira (23) e será apresentado à torcida e à imprensa no período da tarde.