domingo, 20 de setembro de 2009

Jaime Júnior, ex-prefeito de Icó, poderá ser candidato a deputado estadual

O ex-prefeito de Icó (CE), Jaime Júnior, foi convidado na última sexta-feira, pelo empresário Chiquinho Feitosa (DEM), presidente Estadual no Ceará do Partido Democratas e por Genesias Noronha (PMDB), atual prefeito de Parambu (CE) e pré-candidato a Deputado Federal, para concorrer em 2010 a uma vaga na Assembléia Legislativa Cearense.

Chiquinho Feitosa convidou, pessoalmente, Jaime Júnior para se filiar ao Democratas e se lançar Deputado Estadual no certame eleitoral vindouro.

O ex-prefeito pediu um prazo aos líderes partidários para consultar a família, vereadores, amigos e correligionários, inclusive o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, que muito contribuiu com sua presença e força, em seu benefício, nas eleições de 2008 em Icó.

Caso se confirme a disposição de Jaime Júnior em concorrer a Deputado Estadual, com amplas condições de vitória, haverá uma boa disputa na terra do icós.

Blog do Fabrício Moreira

MP denuncia delegado do município de Quixeramobim

O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça da Comarca de Quixeramobim Hugo Frota Magalhães Porto Neto e Eneas Romero de Vasconcelos, ofereceu, no dia 14 de setembro, uma denúncia ao juiz de Direito da 2ª Vara daquela cidade, contra o delegado licenciado da Policia Civil de Quixeramobim, Francisvaldo Pontes dos Santos. O delegado é acusado de ordenar a soltura de três acusados de porte ilegal de armas de fogo, com a devida devolução das armas apreendidas, sob influência de políticos atuantes naquela região.

Os réus, Antônio Willame Jerônimo Dias (mototaxista); Enio Gadelha Queiroga Silvestre (comerciante); e Edi ou Edio Gaúcho (ex-administrador da fábrica Aniger em Quixeramobim), foram enquadrados pelos promotores no artigo 14, da Lei 10.826/2003, por portarem duas escopetas, calibre 12, com o intuito aparente de caça ilegal.

Conforme o referido dispositivo, “portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar” configura-se porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. A pena prevista é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa. O crime previsto é inafiançável, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente.

De acordo com o depoimento do dentista José Humberto Almeida Júnior, que presenciou os fatos, por influência de políticos atuantes naquela cidade, o delegado determinou que os registros e as armas apreendidas fossem imediatamente devolvidas. No mesmo instante, Antônio Williame Jerônimo e Enio Gadelha Queiroga Silvestre saíram levando as suas armas, espingardas calibre 12, sendo também lhes devolvidos os cartuchos, tantos os intactos quanto os deflagrados.

Fonte: MP-CE

Fortaleza desembarca com tranquilidade. Ferdinando Teixeira cogitado para assumir Leão

O time do Fortaleza desembarcou por volta das 15 horas na capital em clima de tranquilidade. Não houve nenhum tipo de protesto por parte da torcida. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Jorge Mota, acompanhou a chegada dos jogadores e afirmou que o técnico Ferdinando Teixeira está nos planos da diretoria para assumir o comando do Leão.

Jorge Mota não negou, mas também não confirmou, que a negociação já estaria em andamento. O diretor conhece bem Ferdinando Teixeira, já que nos três anos em que foi Presidente do Fortaleza, os dois trabalharam juntos e chegaram a série A. A ligação entre eles pode facilitar uma possível negociação. É bem provável que Jorge Mota esteja a frente de toda a situação.

Presidente do Ceará se revolta contra arbitagem

Após a polêmica derrota para o Paraná, por 1 a 0, ontem (19/09), o presidente do Ceará, Evandro Leitão, revelou que o clube vem sendo seguidamente prejudicado pela arbitragem nas partidas da Série B do Campeonato Brasileiro. O último grave erro aconteceu ontem (19/09), quando Wellington Silva, do Paraná, marcou com a mão o único gol do jogo que deu a vitória ao time paranaense no estádio Castelão.

"Não foi a primeira vez que fomos prejudicados pela arbitragem na Série B deste ano, mas esta foi a mais vergonhosa, a mais escancarada. Todo mundo percebeu claramente que o jogador do Paraná usou a mão. Como o árbitro, a bandeirinha e até mesmo o quarto árbitro não viram? O atacante do Paraná nem comemorou o gol na hora que a bola tocou as redes porque não acreditou que o lance seria validado. O que mais preocupa o Ceará é que toda sexta-feira o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa da Silva, dá expediente na Federação Paulista de Futebol e temos clubes paulistas como Guarani, Ponte Preta e São Caetano brigando pelo acesso à Série A", afirmou Evandro Leitão.

Sóbrio, Grêmio goleia o Flu, que tropeça nas pernas no Brasileirão

O volante Adílson disse durante a semana que, para o torcedor do Grêmio, vencer o Fluminense seria como bater em bêbado. Os cariocas retrucaram, mas acabaram deixando o Olímpico tropeçando nas pernas na luta contra o rebaixamento. Com um sonoro 5 a 1, com direito a 3 a 0 em apenas 23 minutos, o Tricolor gaúcho nocauteou o carioca neste domingo, em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão e segue firme na luta por uma vaga na Libertadores. Adeílson e Cássio, ambos contra, Tcheco, Souza e Jonas marcaram os gols para o time da casa. Kieza descontou.

Confira a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro!

G1

Pesquisa a caminho

A pesquisa CNI/Ibope a ser divulgada na segunda-feira trará uma novidade inconveniente para o governo – e não são os cerca de 40% das preferências para José Serra. O incômodo maior será ver Ciro Gomes em segundo lugar. A diferença real entre Ciro e Dilma Rousseff pode até nem existir, pois está dentro da margem de erro da pesquisa, mas sua divulgação fará grande barulho. Na mesma pesquisa, Marina Silva começa a dizer a que veio – ela surgirá com 6% das intenções de voto.

P.S.: É tudo o que Ciro queria ouvir para dizer que fica no Ceará para tentar mesmo a Presidência.

Alencar deixa hospital em São Paulo e se diz 'animado'

O vice-presidente José Alencar teve alta por volta das 11h deste sábado (19) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde quinta-feira com um quadro de pancitopenia – quando há queda no nível de plaquetas, hemoglobina e glóbulos brancos do sangue.

O quadro pode ter ocorrido devido à quimioterapia a que o vice se submete para tratar tumores no abdome.

Ao deixar o hospital, Alencar disse que está bem. "Estou animado. Ainda que a quimioterapia seja um tratamento clássico, não revolucionário, um tratamento comum. Mas nós estamos com muita esperança. Se aqueles [tratamentos] revolucionários não deram certo, vamos voltar ao convencional e vai dar”, afirmou o vice-presidente.

Na quinta-feira, exames detectaram que os níveis de hemoglobina, de leucócitos e de plaquetas do vice-presidente estavam muito baixos, o que aumenta muito o risco de Alencar pegar uma infecção, de ter uma hemorragia ou uma crise de anemia.

Ele recebeu uma transfusão de sangue ainda na noite de quinta. Os médicos decidiram internar Alencar até que os exames se normalizassem.

Duas apostas dividem prêmio de R$ 24,6 milhões da Mega-Sena

Duas apostas acertaram as seis dezenas sorteadas neste sábado (19) na Mega-Sena e vão dividir um prêmio de R$ 24,6 milhões. Os ganhadores – de Curitiba (PR) e de Porto Alegre (RS) – receberão R$ 12,3 milhões.

As dezenas premiadas no concurso nº 1.110, cujo sorteio foi realizado em Montenegro (RS), foram: 06 - 14 - 26 - 28 - 42 - 45

Os 217 acertadores da quina receberão R$ 10,8 mil cada um. As 11.277 apostas que acertaram a quadra levarão para casa R$ 298,83.

O prêmio do próximo concurso, a ser realizado na quarta-feira (23), é estimado pela Caixa Econômica Federal em R$ 2 milhões.

Aposentada transforma casa em ateliê de arte em Iguatu

Na fachada da casa número 56 defronte à Praça Coronel Belizário (hoje Airton Jucá), no Centro desta cidade, há um conjunto de azulejos que retrata o sofrimento de Nossa Senhora das Dores. A pintura denota como a dona do imóvel, a professora aposentada Maria Ivone Fernandes de Carvalho, de 89 anos, é religiosa. E para quem conhece um pouco mais da história da sua vida, sabe que se trata de uma artista autodidata que se mantém ativa.

Há 20 anos, Ivone Carvalho pintou as cerâmicas que em conjunto formam o retrato de Maria Santíssima e estão fixadas na fachada principal da casa, virada para o nascente. A obra resiste ao tempo, mesmo incidindo sobre ela o sol inclemente de todas as manhãs do sertão nordestino. A pintura é fruto de uma técnica utilizada e aperfeiçoada pela artista após a aposentadoria, em 1983.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

Morre em Fortaleza, ex-prefeita de Deputado Irapuan Pinheiro

Morreu na noite da última sexta-feira, em Fortaleza, a ex-prefeita de Deputado Irapuan Pinheiro, Francisca Josué de Souza Carneiro.
Dona Francisca como era conhecida há dias enfrentava problemas de saúde por conta de um câncer. O corpo da ex-prefeita foi sepultado ontem em Irapuan Pinheiro.

sábado, 19 de setembro de 2009

Acopiara: Parque Terto Moreira realiza 4ª Vaquejada

Teve início ontem, a 4ª Grange Vaquejada no Parque Terto Moreira, no bairro Moreira, em Acopiara.
De acordo com os organizadores da festa são mais de 10 mil reais em prêmios para os vaqueiros derrubadores de gado.
Durante os três dias de evento haverá forró com bandas regionais.

Governo espera vacinar 14,7 milhões contra a pólio hoje

O Ministério da Saúde espera vacinar neste sábado 14,7 milhões de crianças, na segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite. A expectativa com esse número é atingir 95% do público alvo.Todas as crianças menores de cinco anos precisam ser vacinadas. Os cerca de 115 mil postos de vacinação devem ficar abertos das 8h às 17h, mas cada município tem liberdade para alterar esse horário.

A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria dos casos, a criança não morre, mas pode sofrer sérias lesões no sistema nervoso, como paralisias dos membros, podendo chegar a tetraparalisia. A doença é transmitida por um virus que entra no organismo por via oral.

Prefeitura de Iguatu realiza obras de pavimentação em diversos bairros da cidade

A prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Infra Estrutura, está desenvolvendo o maior programa de pavimentação em vias urbanas já realizadas na história contemporânea deste município.

Através de uma parceria Governo Federal (Ministério das Cidades) e Prefeitura Municipal, o município iguatuense tem dado um grande passo em busca de equacionar os direitos e garantias individuais nas diversas camadas da população dessas regiões.

A exemplos do que já aconteceu em alguns bairros desta cidade, como por exemplo, Vila Neuma, Cocobó, Vila Coqueiro, Jardim Oásis, Verdes Parques, onde 100% das ruas dessas localidades já se encontram totalmente pavimentadas, os moradores dos bairros Areias Parque e Lagoa Parque, também estão comemorando a chegada desse benefício. Em fase de conclusão no Areias Parque estão as seguintes ruas: Rua projetada 25/ José Caieira/ Trav. Eng. José Barreto; rua das Oliveiras; Rua Francisco Vieira FIlho; rua 25 de Março(lagoa seca);Trav. Márcio Nogueira e rua Tancredo Neves.

No bairro Lagoa Parque, próximo ao Jardim Oásis, além da pavimentação, as ruas daquele bairro ainda estão passando pelo processo de saneamento básico, conforme plano de trabalho.

O resultado de todas essas ações refletem em benefícios que de imediato modificam a vida dos moradores daquelas localidades em diversos aspectos, os quais podemos destacar:
- Diminuição nos problemas de saúde da comunidade, causados muitas vezes pela poeira e pela lama, principalmente nos períodos invernosos;
- Valorização dos imóveis.
- Incremento na oferta de emprego no segmento da construção civil.
- Diminuição dos problemas de saúde da população.

Obs: No próximo dia 30, as 19 horas, o prefeito Agenor Neto vai assinar a ordem de serviço para a pavimentação de todo o Bairro Esplanada.

Iguatu Notícias

TRE suspende votação de recurso eleitoral em Granja, no Ceará

O juiz Emanuel Leite Albuquerque, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), pediu vistas do recurso impetrado pelo prefeito e vice de Granja (Esmerino Arruda e Hélio Fontenele - ambos do PSDB) contra decisão de magistrado da 25ª Zona Eleitoral que considerou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) encaminhada pelo Ministério Público a pedido da coligação do candidato derrotado naquela cidade, Romeu Aldigueri de Arruda Coelho (PPS). O relator do caso, o juiz Jorge Luís Girão Barreto apresentou voto pelo improvimento do documento interposto por Esmerino.

Os magistrados seguintes (o desembargador Gerardo de Pontes Brígido e os juízes Anastácio Marinho e Tarcísio Brilhante) votaram contra o parecer de Jorge Girão, o que levaria a desconstituição da sentença em 1ª instância. No entanto, a sessão foi suspensa devido ao pedido de vistas pelo juiz Emanuel Leite Albuquerque. A próxima sessão do pleno do TRE/CE ocorrerá somente no dia 29 deste mês, quando Albuquerque deve apresentar seu voto de vistas.

Recurso

A sentença de 1ª instância que cassou os mandatos e decretou a inelegibilidade por três anos de Esmerino Arruda e Hélio Fontenele foi proferida em 25 de maio último. Da mesma forma como outros prefeitos cassados, os advogados de Esmerino e Hélio impetraram Ação Cautelar para voltarem aos cargos e permanecerem até o julgamento do mérito do recurso pelo pleno do TRE/CE.

Em decisão monocrática o juiz Jorge Luiz Girão Barreto não acatou o pedido do prefeito e vice de Granja e o processo está sendo julgado agora após o próprio TRE ter concedido a liminar negada por Girão.

Comemoração: Maçonaria festeja 150º aniversário

Maçons de várias cidades do Estado estiveram reunidos, na última quinta-feira, para celebrar os 150 anos de fundação da entidade no Ceará. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Redenção e o espaço ficou pequeno, diante da quantidade de participantes. A escolha da cidade de Redenção, para sediar o encontro, foi motivada por ter sido a primeira vila do Brasil, na época, a abolir a escravidão.

No entanto, a programação em alusão aos 150 anos da Maçonaria no Estado do Ceará continua até o fim do ano. A programação inclui outra sessão solene na Câmara de Vereadores de Aracati no próximo dia 25 de outubro, homenagem também pela Câmara de Fortaleza, em novembro, e homenagens às personalidades que contribuíram nos trabalhos da Maçonaria, como também o lançamento de "Antologia sobre a História da Maçonaria no Estado" e do selo comemorativo aos 150 anos. De acordo com o grão-mestre do Grande Oriente da Confederação Maçônica do Brasil (Comab) no Ceará, Raimundo Josemildo Pinheiro do Nascimento, as comemorações no Estado não ressaltam apenas a história da entidades, mas a importância da Maçonaria e os trabalhos realizadas durante esses 150 anos no Ceará.

"As pessoas pensam que a Maçonaria é uma entidade secreta. Mas não é isso. Nós somos discretos", avalia. Nos 150 anos da entidade, Josemildo lembra que a entidade mantém projetos importantes, como as campanhas para doação de sangue, conscientização para realização de exames de próstata no Interior do Estado, e atendimento a creches em várias cidades do Ceará. "A comemoração representa os maiores movimentos nacionais da Maçonaria. Lutamos para que cada um tenha direito a uma moradia digna. Tudo isso é um trabalho que a Maçonaria se preocupa, sem a política partidária", diz.

Além disso, Josemildo Pinheiro lembra que a entidade está também preocupada com os ensinamentos éticos e morais dos integrantes. E, para simbolizar o marco histórico da Maçonaria no Estado, os integrantes da entidade poderão relembrar os 150 anos da chegada da Maçonaria na Praça Central de Redenção, onde foi inaugurado um símbolo em alusão a cada participantes que integra, atualmente, à Maçonaria.

Como parte das comemorações, foi aberta uma exposição sobre a "Maçonaria no Ceará no Século XIX e início do século XX" e o lançamento do livro "Intrépidos Romeiros do Progresso: maçons cearenses no Império", de autoria de Berenice Abreu de Castro Neves.

As primeiras manifestações maçônicas no Estado do Ceará culminou com a Confederação do Equador e o sacrifício de alguns maçons, inclusive Padre Mororó. A primeira Loja Maçônica foi instalada foi a Fraternidade Cearense 136, em 1856.

Olhar Diferente: Especiais revelam talentos

Eles sorriem, brincam, encenam, pintam, criam e recriam a arte. São jovens e adultos que precisam de oportunidades para mostrar que também são capazes de inovar e, principalmente, colocar em prática muitos talentos. A publicação "Olhar Diferente", iniciativa da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), formada pelas primeiras-damas das prefeituras, é uma abordagem de todos os projetos desenvolvidos para beneficiar as pessoas com algum tipo de necessidade especial, seja visual, auditiva, física ou mental.

O lançamento da obra, executado a partir do sucesso obtido com os projetos executados pela Associação, acontecerá em sete cidades do Interior a partir da próxima terça-feira, em Acopiara, no Pólo de Lazer Edson Monteiro de Oliveira; e terminará no dia 18 de novembro, no Crato. As outras cidades a serem visitadas para o lançamento da publicação são: Tauá, Limoeiro do Norte, Fortaleza, Pacoti e Sobral.

DN

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dois homicídios registrados no interior do Ceará

O agricultor Francisco Etevaldo Lopes Ramos, 40, foi vítima de homicídio no distrito de Palestina, em Orós. O crime aconteceu por volta das 19 horas de ontem (17), por dois homens não identificados em uma moto. A vítima foi atingida com três tiros de revólver e não se sabe o motivo do crime. Os bandidos conseguiram fugir.

Já em Penaforte, cidade distante 544 quilômetros da capital cearense, José Pereira Leite, 23, foi morto na noite de ontem (17), com um tiro no pescoço, quando transitava em uma moto pela estrada que dá acesso ao Sítio Arco Íris. Nenhum morador soube informar o motivo do homicídio.

Os criminosos não foram identificados e fugiram. A vítima, vulgo “neném”, era acusado de praticar assaltos a caminhões na cidade de Barro, também na região Sul do Estado. Ele tinha passagem pela Polícia e encontrava-se em liberdade provisória.

90% dos empregos gerados no Ceará paga salário mínimo

Apesar do crescimento médio anual de 5,7% no nível de empregos no Ceará, registrado entre 1998 a 2008, com aumento de 46 mil vagas/ano, culminando em 1,1 milhão de postos de trabalho no ano passado, cerca de 90% dos novos trabalhadores cearenses não recebem mais do que um salário mínimo por mês. Os dados foram apresentados ontem, em um estudo do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

A média de salário no Estado, contando com a RMF, é de R$ 545,18 para os homens e R$ 513,88 para as mulheres. O ganho real ficou em 24,35% na média, de 2004 a 2008, 24% para o sexo masculino e 26% para o feminino 26%.

EMPREGOS GERADOS DE 2004 A 2008 NO CEARÁ

FORTALEZA 108.482
Maracanaú 6.516
Eusébio 6.383
J. Norte 6.015
Horizonte 4.342
Sobral 4.087
Russas 3.220
Aquiraz 2.906
Ocara 2.538
Limoeiro Norte 2.309
Caucaia 2.219
Iguatu 2.096
Quixadá 1.387
Itapipoca 1.130
Barbalha 902
Pentecoste 847
Paraipaba 814
Ubajara 747
Itapajé 745
Baturité 727
Paracuru 684
Jaguaruana 588
Tianguá 572
Quixeramobim 521
São Benedito 422
Acarape 361
Morada Nova 324
Irauçuba 254
Ipu 198
Guaramiranga 189
Barreira 156
Varjota 142
Boa Viagem 123

Cá pra nós

O prefeito Antonio Almeida foi eleito prefeito de Acopiara, nesse período, prometendo gerar um mundo de empregos.
Pergunta-se: E a cidade de Acopiara, não gerou nenhum emprego?
Eita realidade cruel.
Ei, ei...

Prefeitos do Ceará fazem encontro para chorar perdas do FPM

A Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece) promove, desde o começo desta manhã de sexta-feria, no Condomínio Espiritual Uirapuru (Bairro Castelão), encontro para avaliar a queda dos repasses no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os prefeitos reclama que perderam muito e que não estão dando conta de tantas despesas.

O governador Cid Gomes comparecerá ao encontro às 11 horas, quando deverá falar e expor como o Estado pode amenizar a situação dos gestores.

Exames revelam que saúde de José Alencar está frágil

O vice-presidente José Alencar, que tem câncer, voltou a ser internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite desta quinta-feira (17). Ele chegou ao hospital às 21h30.

Os médicos coletaram uma amostra de sangue e fizeram exames. Os resultados não foram bons: os níveis de hemoglobina, de leucócitos e de plaquetas estão muito baixos, o que aumenta muito o risco de Alencar pegar uma infecção, de ter uma hemorragia ou uma crise de anemia.

No vídeo abaixo, ouça o relato do repórter da TV Globo José Roberto Burnier, que conversou com Alencar na entrada do hospital

G1

Drama em Morada Nova: Pais do menino seqüestrado fazem um apelo

Onze dias depois do seqüestro de uma criança e sua babá, na cidade de Morada Nova (a 163Km de Fortaleza), a família do menino decidiu romper o silêncio e pedir ajuda da Imprensa para que o caso chegue ao fim. Ontem, o pai do garoto Rainério Herbert Façanha Filho, de apenas quatro anos de idade, autorizou o Diário do Nordeste publicar a fotografia do filho, assim como da babá.

"A família está muito angustiada. Os pais estão constantemente sendo sedados. A angústia e o sofrimento são muito grandes. Por isso, a família está fazendo um apelo de público para que, se alguém tiver alguma informação que possa ajudar na localização dos reféns, que comunique à família, ou mesmo à Imprensa e à Polícia", afirma um amigo do comerciante, que, no começo da tarde de ontem, recebeu a incumbência de representar os pais do menino e autorizar a publicação das fotografias.

O seqüestro ocorreu na noite do último dia 7, quando a família chegava em casa. Os seqüestradores já haviam invadido a casa do comerciante e dominado o caseiro. "Quando a família chegou de um passeio, foi rendida dentro de casa", explica.

Saúde

"A família está sofrendo muito. O garoto tem problemas de saúde, precisa tomar remédios. Tem problema de refluxo e respiratórios. Além disso, é alérgica à alimentos que contêm corantes. Precisa tomar medicamento diariamente", afirma o amigo da família do empresário. Nos contatos exigindo o pagamento do resgate, os criminosos não falam como está o estado de saúde do garoto.

Em entrevista, por telefone, ao Diário, na tarde de ontem, o diretor da Divisão Anti-Seqüestro, delegado Andrade Júnior, foi cauteloso e confirmou que, a pedido da família da criança, as investigações foram suspensas.

"Temos, obrigatoriamente, que respeitar os sentimentos dás famílias dos dois reféns e estamos afastados do caso. Como é de praxe, só retornaremos às investigações quando os reféns estiverem à salvo, de volta às suas famílias", advertiu.

Em Morada Nova, a população acompanha, com apreensão, o episódio. O pai do garoto seqüestrado junto com a babá e muito conceituado. Ele atua na venda de motocicletas.

Diário do Nordeste

Ceará em posição de vanguarda: Central de negócios avança

O Ceará está na vanguarda das Centrais de Negócios no Brasil e conta atualmente com 41 entidades, entre Centrais e Redes, em 10 diferentes segmentos, totalizando 1.027 empresas associadas que geram mais de 16 mil postos de trabalho. O destaque é o segmento de supermercados, que conta ao todo com 25 Centrais e Redes. A primeira rede no Ceará surgiu em 1994 e contava com 22 empresas associadas, com 320 empregados.

Fortaleza tem a maior quantidade de redes, mas municípios como Juazeiro do Norte, Iguatu, Morada Nova, Icó e Quixadá também já possuem suas centrais de negócios. O objetivo do Sebrae é trabalhar mais fortemente a partir de agora na mobilização das empresas do interior na adesão a essa iniciativa.

DN

Acopiara se prepara para completar 88 anos de história sem muita coisa para comemorar...

Sem ter muito o que comemorar e o pior, liderando o maior índice de violência no Centro Sul do Ceará, Acopiara vai completar no próximo dia 28 de setembro, 88 anos de Emancipação Política Administrativa.

Vivendo uma verdadeira decadência de bons políticos, Acopiara, ao longo dos anos simplesmente parou no tempo.

Nessa época do ano, num passado não muito distante, o município era marcado por grandes inaugurações e eventos festivos de causar inveja.

Hoje, a cidade além de não oferecer oportunidades de empregos para a população, o munícipe ainda é obrigado a conviver com um sistema de saúde ineficiente e sem expectativa de melhora.
Como nem tudo está perdido fica a torcida para que dias melhores cheguem para nossos irmãos tão sofridos da "Terra do Lavrador".

De qualquer maneira parabenizo a minha querida Acopiara, terra que nos viu crescer e vencer.

Em tempo

Para marcar os 88 anos de Emancipação Política de Acopiara, a Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado vai realizar dois dias de festa.

No sábado, duas atrações: Taty Girl e Forró do Mela e no domingo, Furacão do Forró e Banda Skema.

Os eventos serão realizados no Pólo de Lazer da avenida Paulino Félix.

PEC dos Vereadores será votada na quarta-feira (23)

A novela da PEC dos vereadores ganhou mais uma semana para novos capítulos. Segundo informações do Congresso, a medida que aumenta o número de vereadores nas Câmaras, será apreciada na quarta-feira (23/09).

Até lá, mais uma vez os suplentes irão apostar suas fichas em passagens, contatos telefônicos e lobby com os parlamentares para a aprovação da matéria que já obteve o crivo do Senado. Mesmo se ratificada, a polêmica fica por conta do prazo que entrará em vigor.

Por se tratar de uma PEC, a ação deveria ser imediata. Porém, não é essa a interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) e nem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já cravaram a bandeira com o slogan: "...a partir de 2012)". É aguardar e ver.

Monte Horebe, na Paraíba, sediará Festival de Repentistas e Iguatu estará representado

O município de Monte Horebe reunirá mais uma vez duplas de repentistas paraibanos e de outros Estados para a realização do III Festival de Repentistas – Viola Fest, no dia 16 de outubro próximo, a partir das 19h00. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, que tem como uma de suas metas o resgate das raizes da cultura popular.

O III Festival de Repentistas de Monte Horebe é organizado pelo poeta Levi Bezerra, que se apresentará ao lado do seu companheiro Ismael Pereira. Também se apresentarão as duplas Chico Alves (Iguatu) e Jonas Bezerra, Sílvio Granjeiro e Francinaldo Oliveira, Zé Morais e Dedé Dias, Jorge Macedo e Edezel Pereira, Zé Fernandes e Gilmar de Oliveira.

O evento será aberto pelo poeta e professor Zé Fernandes que falará sobre “O que é o repente”; seguido de um recital do escritor e poeta Constantino Cartaxo. Logo após, acontecerá a apresentação das duplas e o concurso de motes apresentados pelo público participante. O Viola Feste será encerrado com a entrega de troféus aos vencedores do concurso e sorteio de brindes.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Polícia Civil do Ceará decide por fim à greve

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (17), os policiais civis resolveram por fim à greve, acatando ordem judicial que havia determinado ilegalidade da paralisação.

Em decisão unânime, ficou decidido pelo fim do movimento, que já durava seis dias. Mais de 100 policiais estiveram presentes à assembleia ocorrida na sede do Sindicato dos Policias Civis (Sinpoci).

Desde o último dia 10, apenas 30% do contingente estava trabalhando. Os manifestantes reinvindicavam maiores salários e mais vagas de concursos públicos.

No mesmo dia 10, policias realizaram um protesto durante a fala de Cid Gomes, na inauguração de uma obra realizada pela Prefeitura de Fortaleza, em evento que contou com a presença do presidente Lula. O protesto irritou o governador Cid Gomes.

Nesta quarta (16), o juiz Carlos Augusto Gomes Correia, titular da 7ª Vara da Fazenda Pública, decretou ilegalidade da greve, com multa diária de R$ 20 mil para cada dia de descumprimento da determinação."

Portal Verdes Mares

Doações irregulares: pessoas físicas e jurídicas são condenadas no Ceará

Nove pessoas físicas e jurídicas, que fizeram doações acima do limite legal durante a campanha eleitoral de 2006, foram condenadas pela Justiça Eleitoral do Ceará nesta quinta-feira (17/9). As multas aplicadas pela Justiça Eleitoral somam aproximadamente R$ 530 mil.

As pessoas jurídicas, seis ao todo, representam a maior parte dos condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral cearense. A decisão judicial foi pela aplicação de multa no valor de cinco vezes o que ultrapassou o limite, além de proibição de participar de licitações públicas e celebrar contratos com o Poder Público durante cinco anos. As três pessoas físicas condenadas terão de pagar multa também cinco vezes maior que o valor excedido.

Foi feito o cruzamento, para tal investigação, entre os dados dos doadores obtidos no TSE e na Receita Federal. Após a análise, foram encaminhados ao Ministério Público Eleitoral os nomes de doadores, envolvidos em doações feitas acima do limite determinado pela Lei das Eleições (Lei 9.504). Pessoas físicas podem doar no máximo 10% do rendimento bruto e as pessoas jurídicas 2% do faturamento bruto do ano anterior ao pleito.

No Ceará, dos 600 nomes enviados pelo TSE como maiores doadores 279 já foram representados pelo MPE, sendo 117 contra pessoas físicas e 102 contra pessoas jurídicas. Já foram julgadas 14 das representações e 265 aguardam julgamento. O grupo de nove pessoas físicas e jurídicas condenadas pelo TRE-CE ainda pode recorrer da decisão.

Assessoria de Imprensa do TRE-CE.

Para presidente do TSE, voto impresso e doações ocultas são retrocessos

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse nesta quinta-feira que a Justiça Eleitoral foi "descontemplada" na reforma eleitoral aprovada pelo Congresso. Britto disse que há retrocessos no texto como a retomada do voto impresso e a manutenção de prejuízos para o sistema eleitoral com a permanência das chamadas doações ocultas.

Para o presidente do TSE, no entanto, a reforma traz questões positivas, porque fez o Congresso discutir as regras eleitorais. "Sobre a reforma eu começo elogiando, porque o Poder Legislativo saiu da inércia. Quanto ao conjunto da obra, a Justiça Eleitoral se viu descontemplada na sua jurisprudência em vários aspectos e também nas suas expectativas", disse.

Senado aprova projeto que prevê mesmo número para documentos de identificação

O Senado aprovou na noite de quarta-feira (16) um projeto de lei que unifica os documentos de identificação. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 46/03, que agora vai à sanção presidencial, determina que o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte passem a ter o mesmo número do Registro da Identidade Civil (RG).

O projeto também exige que a carteira de identidade contenha o tipo e o fator sanguíneo do titular e permite, a pedido do dono do documento, a inclusão de carimbo para comprovar deficiência física. A deficiência deverá, contudo, ser atestada por autoridade de saúde competente.

De acordo com o relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Almeida Lima (PMDB-SE), o projeto tem por objetivo evitar fraudes e aperfeiçoar a identificação civil. O senador também destacou que a exigência de registrar o fator sanguínio na carteira de identidade irá facilitar o atendimento médico em casos de emergência.

Depoimento de Popó à polícia na Bahia dura 4 horas

O ex-pugilista Acelino Popó Freitas prestou depoimento durante quatro horas na Delegacia de Homicídios de Salvador, na tarde desta quinta-feira (17), sobre um crime ocorrido na quarta-feira (9). Um rapaz foi morto e um outro diz que conseguiu fugir e afirma que Popó é o mandante. Antes de falar à polícia, o ex-pugilista deu uma entrevista coletiva na frente da delegacia e negou qualquer tipo de participação no crime.

Governo começou a pagar Bolsa Família com reajuste de 10% nesta quinta

O reajuste de 10% do benefício do Bolsa Família começou a ser pago nesta quinta-feira (17). Os valores corrigidos significam R$ 99,1 milhões a mais em relação ao pagamento de agosto, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). De acordo com o ministério, serão transferidos até o final de setembro mais de R$ 1,1 bilhão a cerca de 11,9 milhões de famílias atendidas pelo programa.

O decreto do governo federal que reajustou o benefício do Bolsa Família foi publicado no Diário Oficial em julho deste ano. Com a medida, o limite máximo do benefício por família passou de R$ 182 para R$ 200. Já o valor mínimo passou de R$ 62 para R$ 68. O valor médio passu de R$ 86 para R$ 95.

Por sua vez, o benefício variável subiu de R$ 20 para R$ 22 por filho, sendo o pagamento limitado a três filhos por casal. O benefício vinculado aos adolescentes com idade de 16 a 17 anos matriculados em estabelecimentos de ensino, que era de R$ 30, passou para R$ 33, até o limite de R$ 66 por família.

Governo licita obras de restauração da CE-463 e CE-060

Serão abertas nesta sexta-feira (18), na Central de Licitações do Governo do Estado, as propostas para licitação de obras rodoviárias em dois trechos estaduais: pavimentação da rodovia CE-463 (Sertão Central) e a restauração da rodovia CE-060 (Região do Cariri). O investimento previsto para os dois trechos, de acordo com o valor contratado, é de até R$ 21,5 milhões, oriundos do tesouro estadual.

Na rodovia CE-463, o trecho a ser pavimentado compreende desde o entroncamento da CE-362, até a localidade de Liseux (em Santa Quitéria), somando 9,2 km. Ali serão realizados serviços preliminares, terraplenagem, pavimentação, revestimento em tratamento superficial duplo, drenagem, obras d’arte correntes, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental.

Já o trecho da rodovia CE-060, que liga Barbalha a Jardim, com 35,9 km de extensão, será restaurado, recebendo serviços preliminares, movimento de terra, serviços auxiliares, drenagem, fundações e estruturas, obras de contenção, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, urbanização e paisagismo, serviços diversos e aquisição de material. Conhecendo-se as empresas vencedoras, o próximo passo é aguardar a breve autorização para o início das obras. O Departamento de Edificações e Rodovias, vinculado à Secretaria da Infraestrutura, fiscalizará as obras.

Como continuidade aos investimentos em infraestrutura rodoviária, dentro dos programas rodoviários do Estado (Programa Ceará III, Prodetur e Programa 180), estão sendo restaurados 651,4 km, pavimentados 469,94 km e duplicados 44,5 km de rodovias, apontando um investimento de R$ 488 milhões de obras em andamento.

Juiz de Trairi proíbe gravações do programa “No Limite” envolvendo animais

O Juiz de Direito Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da Comarca de Trairi, determinou “a imediata proibição da gravação e exibição, no programa “No Limite”, de provas que envolvam animais de quaisquer espécies, bem como a gravação e exibição de cenas em que se submetam animais a maus tratos”. A decisão foi proferida nessa terça-feira (15/09) e o diretor geral do programa, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o “Boninho”, foi intimado para o cumprimento da ordem, sob as penas legais.

O juiz fixou ainda, multa diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento da proibição, por cada programa exibido em desobediência à determinação judicial, com base no artigo 798 do Código de Processo Civil e artigos 4º, 5º, 11 e 12 da Lei nº 7.347/85.

Acopiara: Ricardo Almeida, irmão do atual prefeito, poderá tentar voltar a Assembléia Legislativa do Ceará

Bastidores da política acopiarense dão conta que o ex-deputado Ricardo Almeida vai tentar voltar ao cenário da política no Ceará.
Segundo foi repassado ao blog o prefeito Antonio Almeida, irmão de Ricardo, vai apoiá-lo para deputado estadual nas eleições do próximo ano.
Ricardo Almeida já foi eleito duas vezes ao cargo e na última eleição concorreu como candidato a prefeito no município de Catarina.
Na oportunidade o atual prefeito Jéfersson Andrade foi reeleito.

Kaká é o brasileiro mais bem pago no mundo

Recentemente contratado pelo Real Madrid e um dos símbolos da nova geração de galácticos, o meia Kaká é o jogador brasileiro mais bem pago do planeta. Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16) pelo site português Futebol Finance, o ex-são-paulino lidera a lista, seguido por Robinho, do Manchester City. Entre os que atuam no Brasil, Ronaldo, do Corinthians, tem os maiores vencimentos.

De acordo com o site europeu, Kaká recebe 760 mil euros (R$ 2 milhões) por mês, somando 9 milhões de euros (R$ 23,8 milhões) por ano para vestir a camisa do time merengue. Robinho é o segundo colocado, recebendo mensalmente R$ 1,6 milhão, seguido por Diego, contratado pela Juventus, da Itália, com R$ 1,5 milhão.

STF julga dia 30 liminar sobre cassações

Está marcado para o dia 30 o julgamento, no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), da liminar que suspendeu a tramitação das ações que pediam diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação de mandatos de parlamentares e governadores.

Os ministros decidirão se mantêm ou não a liminar de Eros Grau, divulgada segunda-feira. Esse julgamento ainda será provisório, com resultado válido até a decisão de mérito do STF sobre o assunto. Não há previsão de quando isso vai acontecer.

Ontem, Eros disse que deu a liminar porque acredita que o tema é polêmico e merece debate. Em jogo, está o julgamento de ação proposta por quatro partidos, que questiona se o TSE tem poder para cassar mandatos antes de o TRE se manifestar.

Eros não declarou sua posição, mas sinalizou que a liminar não significa que duvide da competência do TSE.”

O Globo

Lúcio admite disputar o Governo contra “cartel eleitoral” de Cid Gomes

O presidente regional do Partido da República, ex-governador Lúcio Alcântara, voltou a defender, nesta quinta-feira, a necessidade da formação de uma chapa para enfrentar o governador Cid Gomes (PSB) em 2010. Segundo Lúcio, a população tem demonstrado, por onde ele diz estar circulando, que quer ter opões para a disputa.

Lúcio Alcântara disse que, em princípio, quer disputar cadeira de deputado federal, mas deixou claro que, se houver condições de se formar uma “ampla aliança” de oposição, poderá repensar e se colocar como opção “porque eleição sem debate e enfrentamento acaba sendo um tapetão antecipado”.

O ex-governador afirmou ainda que apoiadores do governador estão querendo criar uma espécie de ”cartel eleitoral” no Estado, a partir da pregação de “União pelo Ceara´” em torno da sua reeleição do governador Cid Gomes. Indagado mais uma vez se entraria como opção, afirmou que toparia “desde que se construa uma ampla aliança”. Ele lembrou que o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), também tem demonstrado interesse em se apresentar para o embate do próximo ano. Pessoa, no entanto, teria que renunciar do cargo.

Perguntado se estaria disposto a discutir essa aliança ampla com o PSDB, seu ninho antigo, do qual saiu brigado com o senador Tasso Jereissati, reagiu logo : “Eu não seria candidato do eu sozinho”. Lúcio reiterou que há na populção o desejo por apostar em outras alternativas em 2010.

Perguntado também se não temia ser derrotado outra vez por Cid Gomes, preferiu rir e não dar resposta.

Lúcio está na Região do Cariri mantendo reuniões com lideranças do PR de Juazeiro do Norte e Crato. Também na condição de presidente da Fundação Waldemar Alcântara trata com a Diocese do Crato de uma parceria voltada para a digitalização de documentos relacionados à vida do Padre Cícero.

Eliomar de Lima

Funcionários dos Correios de Iguatu aderem à greve nacional

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) decidiram entrar em greve em vários Estados do Brasil. O Movimento começou nesta terça-feira, 15, às 22 horas.

Aqui na cidade de Iguatu, os funcionários também cruzaram os braços. Na pauta das reivindicações estão a reposição salarial de 41,03%, correspondente às perdas acumuladas desde agosto de 1994. Os trabalhadores ainda exigem um aumento linear de R$ 300 no piso salarial da categoria, que atualmente, é de R$ 640.

Carro-forte é atacado com fuzis e dinamites no Estado do Ceará

A tentativa de assalto a um carro-forte mobilizou a Polícia na Região do Vale do Jaguaribe, na tarde de ontem. Uma quadrilha usou metralhadoras, dinamite e fuzis para atacar o blindado da empresa de segurança Corpvs, de placas KJX-9398 (PE), no quilômetro 340 da BR-116, na localidade de Posto Catavento, entre os Municípios de Icó e Jaguaribe. Cerca de 100 tiros foram disparados contra o veículo, segundo as autoridades.

O ataque ocorreu por volta de 15 horas, quando o carro-forte trafegava entre as duas cidades e retornava para Iguatu. No veículo não havia dinheiro algum. O blindado havia sido deslocado de Iguatu até Jaguaribe somente para fazer o transporte de malotes com dinheiro entre as agências da Caixa e do BB naquela mesma cidade.

Tribunal de Justiça do Ceará convoca 200 concursados

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Ernani Barreira, baixou a portaria de nº 1095/2009, e publicada no Diário da Jutiça, convocando 200 aprovados no último concurso realizado pelo órgão. Os cargos são para funções efetivas no Interior e em Fortaleza, sendo que a lotação na Capital é em caráter provisório porque haverá concurso de remoção. Os cargos são para oficial de justiça (50), analista judiciário (60) e técnico judiciário (35) e o restante das vagas para outras categorias

CCJ da Câmara aprova projeto que legaliza bingos

A CCJ (Comissão de Constituição Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou, por 40 votos a 7, projeto que legaliza casas de bingo e vídeo-jogos, como máquinas caça-níqueis, em todo país. O projeto segue ao plenário da Câmara, onde deve ser votado antes de ser enviado ao Senado Federal.

O projeto vai contra medida do Executivo que já tratou do assunto. Em 2004, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expediu Medida Provisória que proibia a exploração de todas as modalidades de jogos de bingo e máquinas caça-níqueis no país. A proibição já existia desde 1944, mas havia exceções que liberavam jogos em casos específicos.

O projeto aprovado prevê a cobrança de 17% sobre o faturamento bruto das casas de bingo. Segundo o relator da proposta, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), a arrecadação deve ser próxima a R$ 230 milhões anuais.”

Estudantes que cursaram medicina no exterior farão prova para validar diploma

Uma portaria dos ministérios da Saúde e da Educação publicada (16) no Diário Oficial da União (DOU) propõe que estudantes que cursaram medicina em outros países tenham que fazer um prova para terem seus diplomas validados no Brasil.

O exame será feito em duas etapas: uma avaliação escrita e outra, prática, de habilidades clínicas. A validação ficará sob a responsabilidade de universidades públicas brasileiras que ofereçam curso de medicina e queiram aderir às regras da portaria.

A avaliação será elaborada com base na Matriz de Correspondência Curricular, elaborada por professores dos cursos de graduação de medicina de 16 universidades públicas brasileiras. A coordenação ficará sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Senado aprova fim da audiência de conciliação em separações

A Comissão de Constituição, Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto que suprime da legislação a necessidade de audiência de ratificação, também chamada de audiência de conciliação, nas separações judiciais. O projeto do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) recebeu um relatório favorável do senador José Maranhão (PMDB-PB). A decisão é em caráter terminativo, não precisando, portanto, passar pelo plenário. O projeto agora vai para a Câmara.

Ao propor o projeto, Zambiasi argumentou que, na prática, a audiência de conciliação se tornou uma mera formalidade e que é muito constrangedor para o casal, gerando pouco ou nenhum resultado conciliatório efetivo.

Além disso, afirma o senador, a exigência está em desacordo com as mais recentes reformas do Código de Processo Civil. Em especial a mudança realizada pela Lei 11.441/2007, que ao tratar da separação consensual, não previu a mesma exigência quando a separação e o divórcio consensual forem realizados extrajudicialmente, por escritura pública.

O Globo

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 24 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.109 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira. O prêmio estava acumulado em R$ 12 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 06 - 08 - 11 - 14 - 29 - 52

O sorteio foi realizado na cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul. No próximo concurso, a estimativa é de que a loteria pague R$ 24 milhões.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 8.371 apostas acertaram quatro dezenas e vão levar o prêmio de R$ 308, 35. Outras 141 apostas levarão R$ 12.814,67 por terem acertado cinco dezenas.

Educação: Fundação Canudos contempla mais uma escola com doação de livros, em Quixeramobim

A Campanha permanente de Doação de livros, revistas e periódicos para as escolas públicas do município de Quixeramobim, objetivando o acesso a leitura e o fortalecimento da educação entre crianças, jovens e adultos, da Fundação Canudos, entregou dezenas de revistas atuais a Escola Maria de Araújo Carneiro, situada no bairro Monteiro de Moraes.

Com a iniciativa, a Fundação Canudos objetiva estimular o hábito da leitura, fundamental para um bom desenvolvimento dos estudos, sobretudo da compreensão de textos, apontada como uma das maiores carências da educação, conforme apontam dados do Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará (Spaece), onde foi constatado que 80% dos alunos de Ensino Médio das escolas públicas do Estado do Ceará só lêem frases curtas na ordem direta e não sabem desenvolver textos simples. Apenas 2,8 % atingiram o nível desejado na avaliação.

Preocupada com a situação, a Fundação Canudos mantém permanentemente a campanha que pretende levar a todas as escolas públicas do município livros, revistas e periódicos arrecadados.

Os interessados em contribuir, deverão entrar em contato através dos telefones: (88) 3441.02.63/ 3441.11.78.

Jornalismo - SMC

Delegacias: estado licita mais 15 delegacias para o Interior

O Governo do Estado abre concorrência pública para a construção de mais 15 delegacias no Interior. As novas delegacias serão construídas nos municípios de Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú. A licitação será realizada nesta quinta-feira (17), às 15 horas, no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, na Avenida José Martins Rodrigues, 150, bairro Edson Queiroz.

Além dos 15 municípios citados, até o fim de 2009 mais cinco processos licitatórios deverão ser lançados para construção de equipamentos semelhantes. Dessa vez, as cidades beneficiadas com novas delegacias serão Chorozinho, Pindoretama, Independência, Banabuiú, Orós e Araripe. O projeto de construção de delegacias no Interior do Estado prevê 50 novos prédios até dezembro de 2010.

Atualmente, 18 edificações se encontram em obras, algumas já em fase de acabamento. As novas unidades da Polícia Civil no Interior do Estado que em breve serão inauguradas e entrarão em funcionamento localizam-se nos municípios de Ipueiras, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Tamboril, Santana do Acaraú, Pentecoste, Pedra Branca, Massapé, Itarema, Caririaçu, Missão Velha, Guaraciaba do Norte, Amontada, Várzea Alegre, Aurora, Milagres e Granja.

Farias Brito-CE abre 204 vagas para todos os níveis

A Prefeitura de Farias Brito, a 481,1km de Fortaleza, está com inscrições abertas para o provimento de vagas do quadro permanente e cadastro de reservas daquele município.

Ao todo, serão 204 vagas distribuídas entre todos os níveis de escolaridade. São vagas para motorista categoria "D", agente de endemias, auxiliar de administração, técnico em enfermagem, psicólogo, médico, odontólogo, entre outras oportunidades. Os salários vão de R$ 465,00 a R$ 5.465,00.

As inscrições custam R$ 60 para candidatos de nível fundamental e médio; e R$ 70 ou R$ 100 para quem possui nível superior, dependendo do cargo escolhido.

Os concurseiros têm até o dia 14 de outubro de 2009 para efetuar a sua inscrição, que pode ser presencial ou pelo site da organizadora, o Instituto Cidades.

Vagas: 204
Cargo: vários
Remuneração: até R$ 5.465,00
Nível: fundamental a superior
Edital: baixe aqui

DN

PSDB cobra explicações do PSB sobre filiações

O clima esquentou durante a manhã desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Deputados tucanos se reuniram a portas fechadas e decidiram cobrar explicações de Wellington Landim (PSB) sobre a migração de parlamentares para o partido do governador Cid Gomes.

O ânimos se exaltaram porque o PSB reúne sua bancada na tarde de hoje com o chefe do gabinete do governador, Ivo Gomes, para discutir, entre outros assuntos, as possíveis novas filiações que devem acontecer até o dia 30 deste mês e havia rumores de que deputados do PSDB, PMDB e PPS estariam querendo mudar de legenda.

João Jaime (PSDB) disse não achar uma atitude correta de Landim e que causa desconforto suspeitar de seus colegas partidários. Ele chegou a cobrar do deputado Landim os nomes dos tucanos que estariam sendo “cooptados” pela base governista.

O deputado estadual retrucou dizendo que não dá rasteira em ninguém e que não fala sobre o que não tem certeza. Afirmou ainda que nunca falou na filiação de outros partidos nas reuniões do PSB.

O secretário geral do PSB, deputado José Albuquerque, reforçou declarando nunca ter sido procurado nem procurou nenhum tucano para tratar de mudança de partido.

Jangadeiro Online

Prefeito Agenor Neto afirma: vai tomar a maior decisão política de sua trajetória

Em entrevista concedida há poucos instantes à rádio Liberdade AM de Iguatu, direto de Brasília, o prefeito Agenor Neto disse que vai tomar a maior decisão política de sua vida.

A decisão será anunciada na próxima quarta-feira (23), em uma entrevista coletiva, no auditório do hospital Regional de Iguatu.

Até lá, o suspense e a curiosidade vão tomar conta do pedaço.

Alguém arrisca em dar um palpite em relação a essa decisão?

Homem mata esposa e depois comete suicídio

O agricultor Adelino Gomes Loiola, 43, matou a esposa Laurina de Gomes Loiola, 26, e logo após cometeu suicídio com um tiro no ouvido. O fato aconteceu na tarde de ontem (15), em Tauá - município distante 344 quilômetros da capital cearense.

A doméstica foi atingida com três tiros (dois no pescoço e um no ombro esquerdo) e ainda chegou a ser socorrida para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, onde veio a óbito.

Ao lado do corpo do agricultor foi encontrada uma pistola 765, provavelmente a arma utilizada no crime.

Jangadeiro Online