terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bispos cearenses embarcam a Roma para 'Visita ad Limina'

Os nove bispos da arquidiocese e dioceses do Ceará, tendo à frente dom José Antonio A. Tosi Marques, embarcam na noite desta terça-feira (15), num vôo da TAP a Roma, para a "Visita ad Limina" e retornam no dia 29.

A Visita ad limina é uma obrigação imposta pela Igreja Católica Romana aos seus bispos diocesanos e a certos prelados com jurisdição territorial, tais como os abades territoriais, de a cada 5 anos visitarem os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma, e por essa altura se encontrarem com o Papa.

Fazendo parte do grupo dos cearenses, segue dom José Luís Salles, bispo auxiliar de Fortaleza, e a secretária executiva do Regional I, irmã Rosália Alencar. No mesmo vôo, viajam os bispos do Regional 4 - Piauí - sob o comando de dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina.

Delegações de Ceará e Piauí

A delegação dos bispos cearenses, além de dom José Antonio e dom José Luís, é formada por dom João José da Costa, de Iguatu; dom frei Francisco Javier Hernandez Arnedo, de Tianguá; dom Fernando Panico, do Crato; dom frei José Haring, de Limoeiro do Norte; dom frei Antônio
Roberto Cavuto, de Itapipoca e dom Angelo Pignoli.

A do Piauí é formada por dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina; dom Augusto Alves da Rocha, de Floriano; dom frei Ramom López Carrozas, de Bom Jesus do Gurguéia; dom Eduardo Zielski, de Campo Maior; dom Alfredo Schaffler, de Parnaíba, dom Plínio José Luz da Silva; dom Pedro Brito Guimarães, de São Raimundo Nonato e dom Juarez Sousa da Silva, de Oeiras.

Portal Verdes Mares

CCJ da Câmara vota nesta 4ª feira a volta dos bingos

A proposta que legaliza o funcionamento de bingos no Brasil poderá ser votada amanhã na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Semana passada, o relator Régis Oliveira (PSC-SP) apresentou parecer favorável à legalização, mas houve pedido de vista. Há chances de a medida ser aprovada e ir a plenário.

A proposta, que tem apoio do governo e da Força Sindical, ainda libera as máquinas caça-níqueis.

O argumento principal em defesa dos bingos, proibidos desde 2004, é a criação de empregos. A Força estima que a proibição da atividade fechou 320 mil postos de trabalho e diz que, de modo clandestino, muitos continuam abertos, sem pagar tributos.

O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), contrário à liberação, apresentará voto em separado defendendo que a exploração de jogo passe a ser crime — hoje é apenas contravenção.

O Globo

TCM apresentará o Portal da Transparência

Nesta quinta-feira, das 8 às 9 horas, no Salão Mar do Hotel Diogo, durante café da manhã, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ernesto Saboia, apresentará à imprensa o Portal da Transparência (www.tcm.ce.gov.br/transparencia/).

Trata-se de uma ferramenta potente, que ficará à disposição do público para consultar as contas, as compras, a administração, os investimentos, o volume de pessoal, enfim, todos aqueles dados que fazem parte do cotidiano de Prefeiutras e Câmaras Municipais e que são financiados com o dinheiro do povo.

DETALHE - Até as contas do TCM estarão lá para a avaliação geral.

Eliomar de Lima

Prefeito Agenor Neto concede entrevista na rádio Verdes Mares

Durante a manhã de hoje (15), o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, concedeu uma longa entrevista na rádio Verdes Mares, no programa do radialista Paulo Oliveira.
Clique no player abaixo e ouça.



Iguatu Notícias

Senado decide nesta terça sobre web livre nas eleições

O plenário do Senado deve decidir na tarde desta terça-feira (15) as regras para a internet durante o período eleitoral. O texto-base da reforma eleitoral foi aprovado na semana passada, mas temas polêmicos, como a web livre, ficaram para ser debatidos nesta semana. Após a conclusão da votação no Senado, o projeto retorna para a análise da Câmara. Para entrar em vigor em 2010, a proposta precisa ser sancionada e publicada no Diário Oficial até o dia 3 de outubro.

Na sessão desta terça-feira, os senadores deverão votar de forma nominal, onde todos têm de votar em sistema eletrônico, pelo menos três pontos polêmicos. Existe ainda a possibilidade da realização de mais votações neste formato por acordo ou pedido de alguns senadores.

Funcionários dos Correios podem entrar em greve nesta quinta

Funcionários dos Correios podem entrar em greve a partir da 0h de quarta para quinta-feira desta semana. A categoria realiza assembleias em todo o país nesta quarta-feira. No Distrito Federal, os trabalhadores se reúnem em frente ao edifício-sede da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), no Setor Bancário Norte.

Os funcionários reivindicam aumento linear de R$ 300, reposição da inflação e das perdas salariais dos últimos anos (que, de acordo com eles, foram de aproximadamente 40%), manutenção do monopólio da ECT sobre a atividade postal e contratações imediatas.

Os Correios já fizeram uma contraproposta às demandas dos trabalhadores, que ficou aquém do que foi pedido. A empresa quer reeditar o acordo coletivo do ano passado e reajustar salários e benefícios em 4,5%. Os funcionários decidirão nas assembleias desta quarta se aceitam o oferecimento ou se deflagram greve.

Vereadores: Presidentes só aceitam o aumento para 2012

Dirigentes da União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Ceará (UVC) reúnem-se com todos os presidentes de Câmaras do Estado amanhã, quarta-feira, a partir das nove horas, na sede do Conselho Regional de Contabilidade.

O encontro, aberto a todos os vereadores filiados à entidade, é para prestar informações sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vereadores e orientar as Câmaras sobre os procedimentos a serem adotados.

O aumento do número de vereadores foi aprovado na Câmara dos Deputados, e como sofreu alterações no Senado da República voltou à apreciação dos deputados, onde já foi votada, novamente, em primeiro turno. Ainda este mês deverá ser votada, em segundo turno, no plenário. O projeto aprovado aumenta em quase 8.000 a quantidade de vereadores no Brasil.

Regulamentação

A orientação da presidência da UVC para as câmaras municipais cearenses é no sentido de que a regulamentação para o aumento de vagas não seja para agora, mas somente a partir das eleições de 2012, explica o presidente Deuzinho Filho.

Para ele aumentar o número de vereadores agora seria "um trem da alegria", algo que a sociedade não aceita até porque mandato se conquista no voto. Ele esclarece ainda que a PEC autoriza a Câmara a aumentar o número de vereadores de conformidade com os limites estabelecidos. Então, aumentar o número de vereadores agora seria inconstitucional porque as eleições municipais de 2008 foram realizadas para o atual número de vagas.

Como as entidades regionais de vereadores e a União Brasileira de Vereadores não têm competência para ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade, os presidentes da UVs de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, semana passada estiveram em Brasília e conversaram com os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Federal dos Advogados (OAB) tratando da questão.

Segundo Deuzinho Filho ambos apóiam a iniciativa das entidades, tendo o presidente nacional da OAB declarado que se alguma Câmara aumentar o número de vereadores agora a OAB entrará com uma ação no Supremo Tribunal Federal.

Perboyre é denunciado: Relator examina o nível da acusação

O procurador jurídico da Assembléia Legislativa do Ceará, José Leite Jucá, deve entregar, até amanhã, o parecer solicitado pelo deputado Fernando Hugo (PSDB), sobre a representação encaminhada pela Associação Cearense do Ministério Público (Acmp) contra o deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL).

O teor do documento encaminhado pela Acmp pede que Perboyre seja censurado e se abra procedimento administrativo disciplinar por quebra do decoro parlamentar, devido ao deputado do PSL ter acusado o promotor de Justiça da Comarca de Acopiara por ter "segurado" um inquérito contra o então candidato (hoje prefeito de Saboeiro) no pleito de 2008, por compra de votos, apontando desídia e desonestidade por parte do membro do Ministério Público.

Segundo o relator do caso designado pela Mesa Diretora, deputado Fernando Hugo, o parecer do procurador jurídico da Assembléia sobre a representação será o direcionamento a ser tomado em torno do caso.

Censura

"Se o parecer for favorável à representação, nós convocaremos (membros da Mesa Diretora) o deputado Perboyre Diógenes, para que ele exponha o que tem a dizer do caso", ressaltou o tucano. Se a Mesa Diretora entender que as explicações de Perboyre Diógenes não foram convincentes diante da representação, os deputados da Mesa poderão apresentar censura por escrito ou verbal ao deputado denunciado, além da abertura de procedimento de processo administrativo disciplinar junto ao Conselho de Ética da Casa, que é presidido pelo deputado estadual Antônio Granja (PSB). Tais dispositivos estão previstos no Código de Ética e Decoro da Assembléia.

Cariri: Poetas lançam primeiro cordel em sistema braille

O primeiro cordel em sistema braille do Brasil sai da fonte da arte caririense, dentro da comemoração dos 200 anos do alfabeto braille. ´Do Selo Lambido ao Ponto Com´ é o título do trabalho, produzido em duas mãos. Os poetas José Mauro da Costa, mineiro de Belo Horizonte, e Ulisses Germano Leite Rolim, de Iguatu e caririense por escolha, começaram a tratar do trabalho por meio de uma brincadeira, mas que agora faz história.

O lançamento será nacional para todos os institutos de portadores de deficiência visual do Brasil. Foi a principal atração da sétima edição do evento Livro de Graça na Praça, que aconteceu no último domingo, na Praça da Liberdade, com a distribuição de 30 mil exemplares de livros totalmente gratuitos. A promoção foi da Associação dos Escritores e Produtores do Livro de Graça na Praça.

DN

STF suspende julgamento de pedidos de cassação contra políticos no TSE

O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (14) suspender em caráter liminar (provisório) os julgamentos dos pedidos de cassação de mandato que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão se refere apenas aos processos protocolados diretamente no TSE que não tenham passado pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). A medida vale para processos contra governadores, senadores e deputados federais.

A decisão de Eros Grau atende a um pedido de cinco partidos: PDT, PMDB, PRTB, PPS e PR. Para as legendas, a competência originária para julgar cassações de parlamentares e governadores é do Tribunal Regional Eleitoral.

G1

BC propõe que cheques tenham validade de 1 ano

O Banco Central colocou em audiência pública proposta de uma nova regulamentação para uso e processamento dos cheques no sistema financeiro nacional. De acordo com nota enviada à imprensa, a intenção é aprimorar as regras sobre o fornecimento de talões, bloqueio de pagamento, devolução e inclusão de nomes no cadastro nacional de ocorrências com cheques. O texto receberá propostas por 60 dias.

Entre os itens sugeridos pelo BC, há a intenção de criar uma data de validade para as folhas de cheque. A ideia é imprimir nas folhas a data de confecção do talão e, a partir dessa data, as folhas poderiam ser usadas pelo cliente por apenas 12 meses. O BC também quer que os clientes desbloqueiem as folhas de cheques enviadas ao domicílio do cliente, impedindo o desbloqueio automático pela emissão da primeira folha do talão.

Feriado em Acopiara: festa da padroeira fica encerrada hoje

Os católicos de Acopiara estão celebrando o novenário em louvor à padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A festa começou no último dia 6 e fica encerrada hoje, dia 15, quando haverá missa solene de encerramento e procissão com o andor da santa pelas ruas da cidade.

A programação inclui caminhada diária, pela madrugada, em direção aos bairros, seguida de celebração litúrgica. Hoje, a partir das 18h30min, os fiéis se reúnem mais uma vez na praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para participarem da última novena.

Nos últimos anos, a festa cresceu em participação do número de fiéis. A celebração das novenas passou a ser campal. A paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é dirigida há décadas, pelo padre Crisares Couto, que observou que os festejos em honra à padroeira significam um momento de fortalecimento da fé e de união dos devotos.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Morre o ator Patrick Swayze, diz agência

O ator Patrick Swayze morreu nesta segunda-feira (14) após uma batalha de quase dois anos contra um câncer no pâncreas, informa a agência de notícias Associated Press.

A assessora de imprensa do ator, Annet Wolf, diz que o ator de "Dirty dancing" morreu nesta segunda-feira ao lado da família.

Swayze estava com 57 anos.

O ator falou sobre sua doença publicamente no início do ano, mas continuou trabalhando enquanto se submetia a tratamento.

Swayze se tornou conhecido em 1987 quando estrelou o musical "Dirty dancing" no cinema. Em 1990, o ator se consagrou como protagonista de "Ghost - Do outro lado da vida". No filme, em que contracenava com Demi Moore, ele interpretava um homem asssassinado que tentava se comunicar com sua noiva através de uma médium (Whoopi Goldberg).

Em janeiro de 2008 Swayze recebeu o diagnóstico de câncer pancreático, levando à publicação de relatos na mídia de que ele estaria próximo da morte. Na época, Swayze se preparava para começar a rodar episódios do seriado "The beast", em que faz um veterano agente do FBI.

O ator e dançarino nascido no Texas, que já trabalhou para o cinema e a televisão, disse que num primeiro momento pensou estar sofrendo de indigestão crônica. Quando os sintomas pioraram, ele procurou seu médico. Foi feita uma biópsia, e o diagnóstico foi câncer.

“A quimioterapia é um inferno na terra, não importa como você a represente", disse o ator na época, em entrevista ao jornal “The New York Times”. "Como você faz para promover uma atitude positiva quando todas as estatísticas dizem que já é um homem morto? Você vai trabalhar".

Ele foi internado em janeiro de 2009 em Los Angeles com uma pneumonia. "Eu diria que cinco anos seriam algo bem desejável. Dois anos parecem prováveis se você acredita nas estatísticas. Eu quero durar até que se descubra uma cura”, disse em entrevista para a rede de TV ABC pouco antes da nova internação.

Relembre um trecho do filme Ghost


Demos sorte ao Barrichello, diz Corinthians

Na última quinta-feira, quando chegou ao Autódromo de Monza, na Itália, Rubens Barrichello usava uma camisa do Corinthians, time de coração do piloto da Brawn. Com a vitória no GP da Itália, a segunda do brasileiro na temporada, o clube divulgou nota nesta segunda-feira parabenizando Barrichello e dizendo ter "dado sorte" ao piloto.

A nota oficial diz que "o manto alvinegro, de fato, dá sorte a Rubens Barrichello", lembrando a aparição do torcedor ilustre com o uniforme número 3 do Corinthians, listrado em roxo e preto e lançado recentemente.

O comunicado ainda lembra que Rubinho também usou a camisa do Corinthians no paddock no final de semana de sua primeira vitória no ano, no GP da Europa, em Valência.

Faltando quatro corridas para o final da temporada, o brasileiro está a 14 pontos de distância de Jenson Button, companheiro de equipe na Brawn.

Terra

Roberto Pessoa poderá disputar o governo do Estado em 2010

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), esteve durante este final de semana no município de Tauá, região dos Inhamuns. E foi lá que ele, baseado numa pesquisa eleitoral para governo do estado em 2010, confidenciou aos presentes que pretende disputar a vaga do Palácio Iracema, mesmo tendo como potencial adversário, o governador Cid Gomes (PSB).

De acordo com informações, na pesquisa realizada, 44 municípios do Ceará dariam vitória a qualquer candidato da oposição.

Obs: E parece que as coisas, aos poucos vão tomando rumos, até então inimagináveis.
É como sempre diz o ditado: "Toda eleição tem uma história diferente". E vamos em frente!

Iguatu Notícias

Primeiro dia da Semana de Conciliação registra 30% de acordos no Ceará

O primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação no Ceará resultou em 826 pessoas atendidas e 99 acordos. Ao todo, nesta segunda-feira (14/9), foram realizadas 324 audiências, o que significa êxito em 30,56% dos casos. A soma dos valores dos acordos homologados foi de R$ 160.086,33.

A Capital respondeu por 178 audiências realizadas e registrou 43 acordos, ou seja, 24,1% dos casos foram solucionados. Já as comarcas do Interior realizaram 146 audiências e fizeram 56 acordos, o que representa 38,3%.

TJ

PEC dos Vereadores deve chegar ao STF, prevê Mendes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes(foto), disse hoje que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria 7.709 vagas para vereadores nas câmaras municipais de todo País deverá receber contestações no STF. Na avaliação dele, a proposta não poderia ter efeito retroativo às eleições de 2008 e conferir cargo a vereadores da atual legislatura. A PEC já passou pelo Senado, foi aprovada em primeiro turno na Câmara e precisa apenas de uma votação no segundo turno para entrar em vigor.

"Eu não sei se esse é o teor da emenda, mas se ela estabeleceu ou tem essa previsão, muito provavelmente será contestada no âmbito do STF, e com grande possibilidade de essa contestação vir a ser acolhida", disse ele, na abertura da Semana Nacional de Conciliação da Justiça, no Fórum Trabalhista Rui Barbosa, em São Paulo.

"Acho extremamente difícil que ela venha a ser aplicada de imediato, com a convocação de suplentes, como se nós tivéssemos realizado uma eleição a posteriori", afirmou.

O ministro ressaltou que o Supremo avalia mudanças no processo eleitoral com restrição. Como exemplo, ele citou o caso da verticalização, em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a PEC aprovada em 2006, que previa o fim da verticalização para as coligações entre partidos políticos e autorizava Estados a não seguir as alianças feitas em nível federal, só valeria para as eleições de 2010. "Por isso acho muito difícil que essa mudança venha a ter efeitos imediatos. Certamente terá efeitos, se for aprovada, para a próxima eleição (2012)", declarou.

Fonte AE

Várzea Alegre-CE: Sepultado hoje o corpo do médico e ex-prefeito Iran Costa

O corpo de um dos médicos bastante conhecidos no Cariri e líder político no município de Várzea Alegre, foi sepultado no final da manhã desta segunda-feira. José Iran Costa morreu neste domingo vítima de complicações cardíacas aos 71 anos de idade 40 dos quais como médico. Ele foi prefeito de Várzea Alegre no período de Janeiro de 1983 a dezembro de 1988 e, no último dia 7 de setembro, completou 71 anos. Natural daquela cidade, ele era filho de André Alves Costa e Maria Bitu Costa.

A notícia do seu falecimento causou consternação e muitas pessoas compareceram ao velório e ao sepultamento na manhã de hoje. O jovem José Iran Costa freqüentou os bancos escolares, principiando na Escola José Correia Lima. Mais tarde cursou o ginasial no Colégio Diocesano de Patos (PB), chegando a concluir o curso científico no Liceu do Ceará, em Fortaleza.

Miséria

Vence nesta terça prazo de contribuição ao INSS

Contribuintes individuais, facultativos e domésticos têm até amanhã (15) para fazer o pagamento das contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) relativas ao mês de agosto. Os que optaram pelo Plano Simplificado também têm a mesma data limite para pagar suas contribuições.

Para os contribuintes que optaram pelo simplificado, a alíquota é de 11% sobre o salário mínimo de R$ 465, o que dá uma contribuição de R$ 51,15. Para os demais, cuja alíquota é de 20%, a contribuição para quem recebe salário mínimo é de R$ 93. No caso dos empregados domésticos, 12% se referem ao empregador e 8% ao empregado.

Russas: Câmara analisa parecer do TCM sobre contas do prefeito

A Câmara dos Vereadores da cidade de Russas – 165 quilômetros de Fortaleza - analisa, em sessão na tarde desta-segunda feira (14), o parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) relativo às contas da gestão de 2007 do atual prefeito, Raimundo Cordeiro de Freitas (PSDB). O TCM desaprovou as contas, mas o parecer pode ser alterado por dois terços dos vereadores.

Após a análise, caso as contas sejam desaprovadas pela Casa, os vereadores decidem o que fazer. O prefeito pode, inclusive, ser cassado.

Jangadeiro Online

Piquet diz que Alonso sabia de armação em Cingapura

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet garante que Fernando Alonso sabia da armação da Renault no GP de Cingapura do ano passado. Na ocasião, Nelsinho Piquet teria batido deliberadamente na 14ª volta para provocar a entrada do safety car na pista, beneficiando o espanhol, que acabou com a vitória.

Ceará é o maior celeiro de comediantes do país

Conheça uma turma que dá show de humor em Fortaleza.

G1

Operações do Detran multam 189 motoristas alcoolizados pela Lei Seca

As 34 operações realizadas, de quinta-feira (dia 10) a domingo (13), por equipes do Detran, Polícia Militar e CPRV, em Fortaleza e no Interior do Estado, com base na Lei Seca ou Lei da Alcoolemia Zero, resultaram em 189 motoristas multados, no valor de R$ 957,70, com o recolhimento de suas respectivas CNHs. Outros 25 motoristas estavam dirigindo alcoolizados, mas não eram habilitados. Nesse caso, o proprietário do veículo recebe outra multa, no valor de R$ 574,62, por entregar o veículo a pessoa não habilitada.

Em Fortaleza, foram multados 81 motoristas. As cidades visitadas pelas operações com base na Lei Seca que tiveram maior número de motoristas multados foram as seguintes: Fortaleza (81), Juazeiro do Norte (44), Ubajara (26), Acopiara (15), Caucaia (13), Iguatu 4 e Aquiraz (3).

Nas operações “Sem capacete”, as equipes do Detran atuaram, de sexta a domingo, nas cidades do Sertão Central, como Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, fiscalizando somente motociclistas. Os resultados foram os seguintes: 233 infrações; das quais 44 por estarem conduzindo moto sem capacete, 60 por não possuírem habilitação, 46 motocicletas não licenciadas. Ao todo, 77 motos foram apreendidas e conduzidas para o depósito do Detran em Quixadá.

BNB abre concorrência para a contratação de advogados

O Banco do Nordeste abriu concorrência para contratação de serviços advocatícios a serem prestados em toda a área de atuação (Região Nordeste e Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo). Ao todo são ofertadas 221 vagas, 35 das quais destinadas ao Ceará, sendo 08 para Fortaleza. Maiores informações no site do Banco, no caso, www.bnb.gov.br

Cidades beneficiadas Vão poder participar da licitação tanto advogados autônomos como sociedades de advogados, com domicílio profissional ou sede em qualquer cidade de Brasil.

No Ceará, além das 8 vagas para o BNB em Fortaleza, vão ser beneficiadas as cidades de Aracati, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Quixadá e Quixeramobim.

Cid vai dar posse a novos delegados e escrivães

O governador Cid Gomes dará posse, a partir das 17 horas desta segunda-feira, durante solenidade no Palácio Iracema, a 223 escrivães e mais 74 novos delegados, tendo ao lado o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro.

São concursados que assumirão com objetivo de reforçar a segurança e desafogar o sufoco presente no setor, informa a sua assessoria.

Eliomar de Lima

Redução de IPI só este mês

O ministro Guido Mantega afirmou que as medidas tomadas pelo governo como forma de incentivo ao consumo devem terminar neste ano, conforme o previsto. Com isso, fica descartada a possibilidade de prorrogação do desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os setores automotivo e de eletrodomésticos da linha branca.

Concurso: TCM cria 100 cargos para ampliar os seus quadros

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai encaminhar à Mesa Diretora da Assembleia, nos próximos dias, proposta para extinção de quatro cargos comissionados e criação de100 cargos para preenchimento mediante concurso público.

Na sessão plenária do TCM, realizada na última quinta-feira, foi aprovada a Resolução que será encaminhada ao Legislativo estadual. O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, Ernesto Sabóia, informou ao Diário do Nordeste que a Resolução era necessária e tratava apenas de uma adequação em função do Plano de Cargos e Carreiras (PCC).

Os 100 cargos de provimento efetivo a serem criados deverão ser preenchidos mediante concurso. Deverão ser convocados, de imediato, os primeiros60 aprovados, devendo 40 restante integrarem um cadastro de reserva, diz o presidente.

Erneste informou ainda que se houver tempo o concurso poderá ser realizado ainda este ano. "Vai depender da celeridade que a Assembleia der", completou. A criação dessas vagas não supre todas as necessidades de pessoal do TCM.

Morre em Goiânia o empresário cearense Roberto Matoso

Faleceu na noite de ontem em Goiânia (GO) o empresário cearense Roberto Matoso, que chegou a ser secretário de Trabalho e Empreendedorismo no governo Lúcio Alcântara e a disputar o cargo de vice-prefeito de Fortaleza no ano passado, pelo Partido da República (PR), na chapa de Adhail Barreto.

Proprietário de uma empresa de consultoria, Roberto Matoso tinha ido a Goiânia a trabalho. Naquela cidade, sofreu um infarto na sexta-feira, entrou em coma induzido e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não resistindo ontem por volta das 20 horas.

DN

Horário de verão começa no dia 18 de outubro em três regiões do país

horário de verão deste ano começará a zero hora do dia 18 de outubro, quando os relógios deverão ser adiantados uma hora. A medida ficará em vigor até a 0h do dia 21 de fevereiro de 2010.

A mudança afetará os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Desde o ano passado, um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão no país. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

PEC garante posse imediata de suplentes, diz jurista

Parecer do advogado, consultor jurídico e ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral, José Augusto Delgado, garante que a PEC dos Vereadores entrará em “vigor imediatamente”. A proposta deverá ser aprovada neste mês pelo Congresso Nacional.

“A entrada em vigor da mencionada PEC determina que, imediatamente, seja aberta a fase de cálculos eleitorais, definição dos eleitos, participação de cada partido, diplomação e posse”, analisou.

A posse não ficará facultada à vontade do presidente da Câmara Municipal. “Nenhum presidente do poder legislativo municipal pode criar embaraços para a posse dos vereadores considerados eleitos e diplomados”, frisou.

domingo, 13 de setembro de 2009

Ninguém acerta a Mega-Sena e o prêmio acumula em R$ 12 milhões

Nenhum apostador acertou a Mega-Sena neste sábado (12) e o prêmio ficou acumulado em R$ 12 milhões. O próximo concurso será realizado nesta quarta-feira (16).

As dezenas sorteadas no concurso 1108, deste sábado, foram: 07, 09, 39, 43, 44, 60.

Os 71 acertadores da quina vão levar R$ 24.403,73 cada um. Os 5.791 apostadores que acertaram na quadra levarão para casa R$ 427,42 cada um.

Na quarta, o sorteio do concurso 1109 acontece às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país.

Colisão entre moto e caminhão faz mais uma vítima fatal em Acopiara

Uma colisão envolvendo uma moto e um caminhão F.4000, por volta das 20 horas de hoje, vitimou de forma trágica o mototaxista, Geogledson Diniz Rodrigues, 27 anos.
O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Emília de Lima Pinho com Quintino Cunha próximo ao Lions Club de Acopiara.
De acordo com informações da polícia o mototaxista teve morte imediata.
O corpo foi levado para o IML de Iguatu para ser necropsiado.

Com tática perfeita, Barrichello vence a 2ª do ano e encosta no líder Button

O piloto brasileiro Rubens Barrichello venceu o GP da Itália, neste domingo (13), novamente com estratégias de corrida e agora acumula a segunda vitória na temporada. De quebra, ainda se aproximou do líder e companheiro na Brawn GP Jenson Button, que chegou em segundo.

"Foi tudo muito bom. Tivemos diferentes pneus, diferentes estratégias, e o carro vem trabalhando bem. (...) Vou dar o máximo de mim para continuar lutando pelo título até o fim", disse Barrichello, na entrevista coletiva oficial após a prova.

A diferença pelo título de Fórmula 1 deste ano caiu para 14 pontos. Button terminou o GP de Monza em segundo. Lewis Hamilton bateu na última volta e deixou Kimi Raikkonen em terceiro.

Restam ainda mais quatro provas e 40 pontos em disputa. A próxima corrida da temporada será disputada em Cingapura, à noite, no dia 27 de setembro. Faltam no calendário Japão (Suzuka), Brasil (Interlagos) e Emirados Árabes (Abu Dhabi).

sábado, 12 de setembro de 2009

Funcionários dos Correios ameaçam entrar em greve

Os trabalhadores dos Correios de todo o país devem entrar em greve a partir da próximo quarta-feira, dia 16. A categoria, em cada Estado, se reúne na terça (15), com representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), para ver se o órgão apresenta alguma contraproposta que contemple os anseios dos funcionários.

Os funcionários dos Correios de todo o país rejeitaram a proposta de Acordo Coletivo 2009/2010, que previa reajuste de 4,5%, apresentada pela ECT e até agora não houve negociação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (SINTECT-CE) reivindica reajuste salarial no patamar dos 41% e melhores condições de trabalho.

Cid e deputados trocam insultos

O governador Cid Gomes, ontem, mandou que se retirassem do seu gabinete os deputados federais Pedro Ribeiro (PMDB) e Vicente Arruda (PR), após uma áspera discussão entre ele e o deputado Pedro Ribeiro, que cobrava do governador os recursos das emendas que Cid teria prometido aos deputados federais. Vicente Arruda reclamou respeito do governador ao seu colega Pedro Ribeiro e a discussão evoluiu para palavrões.

Como os dois deputados não saíram da sala de despachos do governador, ele próprio retirou-se para o banheiro. Alguns instantes depois, todos os deputados se retiraram para uma sala vizinha, tentaram acalmar os ânimos dos dois colegas e resolveram todos deixar o Palácio Iracema, tentando demonstrar tranqüilidade. A Assessoria do Governador, no início da noite, procurada para falar sobre o assunto demonstrou surpresa com a abordagem e disse desconhecer o problema.

Tudo aconteceu logo após o início da reunião que seria para tratar de questões relacionadas com a distribuição dos royalties pela exploração de petróleo, a contribuição social para a saúde, a liberação dos recursos das emendas de bancada, a Lei do Orçamento da União para o próximo ano e a indignação do governador com o descaso das estradas federais no Ceará. Dos 22 deputados federais e três senadores estavam lá apenas 12 deputados e um senador.

Emendas

O fato começou com a indagação do deputado Pedro Ribeiro ao governador sobre quando ele (Cid) iria liberar os recursos das emendas que prometera aos deputados federais. Cid não teria respondido satisfatoriamente e o deputado insistiu indagando se o governador não iria cumprir com a palavra. Cid não teria gostado e pediu respeito ao deputado que recebeu a solidariedade do colega Vicente Arruda, reprovando a atitude do governador Cid Gomes.

Os ânimos se exaltaram mais ainda e passaram para a troca de palavrões com o governador ordenando a retirada dos dois deputados que se negaram a sair. O próprio Cid Gomes deixou o espaço onde estavam reunidos e se trancou no banheiro.

O constrangimento foi geral e todos terminaram saindo do gabinete e se confinaram em uma sala ao lado, oportunidade que tentaram acalmar os dois deputados e definirem a estratégia de deixar o recinto sem que os jornalistas, postados na entrada do Palácio Iracema, tivessem conhecimento do ocorrido. O deputado José Guimarães, coordenador da bancada, escalado para falar sobre o que deveria ter sido uma reunião, descreveu o que eles teriam conversado antes do entrevero, sem qualquer menção ao fato.

Estavam lá: Inácio Arruda, José Guimarães, Flávio Bezerra, Mauro Benevides, Paulo Lustosa, Eunício Oliveira, Raimundo Matos, Ariosto Holanda, Eugênio Rabelo, Chico Lopes, Gorete Pereira e os dois deputados federais envolvidos.

Fonte: Diário do Nordeste

Prefeito de Palhano é cassado pela justiça

O prefeito de Palhano, Francisco Nilson Freitas, e o vice foram cassados pela Justiça Eleitoral de Russas. A sentença é baseada em denúncia do Ministério Público Eleitoral.

Segundo a promotoria do município, o prefeito distribuiu mais de 300 vales de combustível na eleição do ano passado. A decisão ainda cabe recurso.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Saúde Mental no Território

A Escola de Saúde Pública de Iguatú (ESPI) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de Saúde Mental, Coordenação do Programa Saúde da Família (PSF) e Coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza o Curso “Saúde Mental no Território”, destinado a 42 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do município de Iguatú, com carga horária de 40 horas.

A solenidade de abertura será dia 14 de setembro, às 8:00h no auditório da Escola de Saúde Pública de Iguatu e contará com a presença da Coordenadora da ESPI Jacirene Franco, Secretário de Saúde de Iguatú Dr. Joab Soares de Lima, Coordenador Municipal de Saúde Mental Dr. Ériton Luiz Araújo, Coordenadora do Programa Saúde da Família Dra. Luciavanda , equipe de Saúde Mental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a Psiquiatra do CAPS III Dra. Luisa Angelica Sales e a Psicóloga Janaina de Fátima Soares Santa Rosa.

O Curso tem como objetivos: Capacitar e qualificar os ACS para atuar nas equipes de saúde da família no acompanhamento aos pacientes com transtornos mentais na rede de serviços, na família e na comunidade; Elaborar estratégias de informação, comunicação e sensibilização nas questões de saúde mental; Viabilizar o encaminhamento adequado dos pacientes para os equipamentos de saúde mental de Iguatú (CAPS III, CAPS a.d. e CAPS i) e Ampliar a abrangência e resolutividade das ações de Saúde Mental no Território, efetivando a articulação com a Atenção Básica.

As atividades teóricas serão abordadas numa perspectiva interdisciplinar, utilizando conhecimentos de Reforma Psiquiátrica, Política de Saúde Mental, Psicopatologia, Transtornos Mentais, Psicofarmacologia, Reabilitação e Trabalho em Equipe.
Os instrutores do Curso serão os profissionais do CAPS III, CAPS a.d. e NASF:

• Antonio Pereira Neto – Fisioterapeuta

• Antonio Wendel Leôncio Lima – Enfermeiro

• Hiroê Alencar Braga – Fisioterapeuta

• Janaina de Fátima Soares Santa Rosa – Psicóloga

• Luisa Angelica Sales – Psiquiatra

• Maria Cândida Maia Bessa Dantas – Farmacêutica

• Simeya Nogueira Lopes - Nutricionista

Mensalão: Lula aceita depor em favor de Dirceu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou prestar depoimento como testemunha de defesa do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT-SP), no processo do mensalão. Mas o depoimento será feito por escrito, conforme estabelece um decreto-lei de 1941.

A resposta de Lula será encaminhada à juíza Pollyana Kelly Martins Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília, que está ouvindo testemunhas por delegação do relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Blog do Noblat

Ex-prefeito de Horizonte pode presidir o PSDB do Ceará

O PSDB fará convenção estadual, no próximo mês, para escolher seu novo presidente. O nome cotado para o lugar de Carlos Matos é o do ex-prefeito de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza), Chico César.

Além de bom trânsito, Chico César tem outro ponto a favor: não disputa mandato em 2010, o que é uma exigência dos parlamentares da legenda.

Já Carlos Matos deverá disputar vaga para a Câmara dos Deputados. Atualmente, ele é o primeiro suplente de deputado federal pelo PSDB e enfrenta rejeição de setores importantes do ninho tucano para se reconduzido.

Blog do Eliomar de Lima

Lula autoriza construção de 20 escolas profissionais para a rede estadual

A expansão do ensino médio integrado no Ceará ganhará reforço a partir da construção de 20 escolas com recursos do Governo Federal da ordem de R$ 113 milhões. Nesta quinta-feira, dia 10, às 13 horas, o presidente Lula assinará a ordem de serviço que vai garantir os novos espaços
educacionais. A solenidade ocorrerá em Sobral, município localizado na Região Norte do Estado, distante 235 quilômetros de Fortaleza.

As unidades que começam a funcionar, no próximo ano, vão atender aos municípios de Acaraú, Aurora, Beberibe, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Icó, Ipu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Mauriti, Pedra Branca, Quixeramobim, Sobral, Tamboril, Tauá, Tianguá, Trairi e Várzea Alegre. Em Acaraú e Mauriti, os novos prédios vão receber os alunos de duas escolas de educação profissional já implantadas.

Há oito anos...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Para presidente do TSE, PEC dos vereadores só deve valer em 2012

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, defendeu nesta quinta-feira (10) que as novas vagas para vereadores só seriam legais em 2012. De acordo com o ministro, a PEC só deveria valer para as próximas eleições, porque uma pessoa que não foi eleita não deveria, segundo ele, assumir cargo eletivo.

“A jurisprudência do TSE entende que se pode sim aumentar o número de vereadores (por PEC), mas só vale para a legislatura subseqüente, porque uma emenda não pode substituir a voz das urnas”, disse o ministro.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, também defendeu que a PEC só seja válida depois de 2012. Ele afirmou nesta quinta-feira (10) que a entidade pode entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso os juízes eleitorais realizem a diplomação de suplentes de vereadores com base na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vagas nas câmaras municipais em mais de 7 mil.A PEC foi aprovada em primeiro turno na Câmara nessa quarta-feira (9) e passará por uma nova votação antes de ser promulgada pelo Congresso Nacional.

“Se a interpretação da lei for da retroatividade, com a posse dos suplentes, a OAB poderá entrar com uma Adin no Supremo porque isto fere o princípio da anterioridade para as regras eleitorais e causa insegurança. Se ficar assim, após a eleição, quando não eleger uma pessoa querida, se vai e amplia o número de vagas”, disse Britto.

A controvérsia sobre quando a medida entra em vigor poderá ter de ser resolvida pela Justiça. No texto aprovado pelos deputados está escrito que o aumento de vagas serviria para as eleições de 2008. Alguns deles, no entanto, entendem que as regras não podem ser retroativas e só devem ser aplicadas para as próximas eleições para os legislativos municipais, que acontecem em 2012.

Se a decisão for retroativa, a justiça eleitoral terá que recalcular os coeficientes eleitorais da eleição de 2008 e aí definir quem seriam os suplentes que tomariam posse. Cabe aos juízes eleitorais diplomar os “novos eleitos” e às câmaras municipais dar posse aos novos vereadores.

STF

Autor da primeira PEC sobre o tema, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) afirma que somente o Supremo poderá derrubar a retroatividade do aumento de vagas. “Só pode ter recurso lá no Supremo. A justiça eleitoral vai ter de fazer o que a Câmara mandou. Para não fazer, o Supremo tem que mandar fazer outra coisa”.

Ele destaca que, além da OAB, somente o Ministério Público e os partidos políticos poderiam tentar impugnar a decisão. “Não é qualquer um que pode entrar no Supremo. São poucas as possibilidades de recurso”.

O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) tem uma posição diferente. Ele acredita que a justiça eleitoral pode se recusar a diplomar os suplentes de vereador. Biscaia pretende debater o assunto na próxima semana com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto.

“Acho que o TSE não vai reconhecer isso e qualquer cidadão poderá provocar o TSE para questionar esta posse”, diz Biscaia.

G1

TCM envia email ao blog informando sobre novas inspeções nos municípios cearenses

Graças ao crédito que o blog conseguiu ao longo dos tempos, mais uma vez, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, conselheiro Ernesto Sabóia, no envia um email relatando as próximas inspeções nas prefeituras. Tudo em primeira mão.

Confira abaixo o conteúdo do email:

Olá,

O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará no período de 14/09 à 18/09, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo. Caso tenha denúncias ou informações, ligue para (85) 3230 5158 ou acesse www.tcm.ce.gov.br

Ernesto Saboia
Conselheiro - Presidente do TCM

Lista dos municípios a serem fiscalizados de 10/08 à 14/08:

Alto Santo, Barbalha, Barroquinha, Baturité, Bela Cruz, Camocim, Carnaubal, Catunda, Chorozinho, Crateús, Farias Brito, Guaiúba, Ibiapina, Itarema, Limoeiro do Norte, Milhã, Nova Olinda, Pacatuba, Senador Pompeu, Ubajara e Várzea Alegre.

E vamos nós...

A partir de amanhã (11), o blog estará sendo alimentado pelo parceiro Luiz Vasconcelos do site Iguatu Notícias.
O titular dessa importante ferramenta de comunicação viajará na noite de hoje à capital cearense. Na pauta, alguns contatos políticos e confraternização entre amigos e correligionários.
Na segunda-feira tudo volta ao normal.

Peritos paralisam atividades nesta 6ª feira

Os servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) decidiram, nesta quinta-feira, em assembleia geral, paralisr atividades por 24 horas nesta sexta-feira. Com isso, são atingidas as atividades do IML, Perícia de Acidente de Trânsito, Balística e Instituto de Identificação.

Os peritos prometem greve geral caso o governo estadual não abra um canal de negociação. Estão paralisando os peritos legistas (odontólogos e farmacobioquímicos), peritos criminal, criminal auxiliar e auxiliar de perícia, que reivindicam o aumento de 116% aprovado ontem, pela Assembleia Legislativa, e que só beneficiou os peritos legistas médicos.

Na véspera do 8º aniversário, novas imagens do 11 de setembro aparecem

Imagens inéditas dos atentados do 11 de Setembro foram divulgadas nesta quinta-feira (10), véspera do oitavo aniversário dos ataques terroristas em Nova York.

Ela foram gravadas a partir do bairro nova-iorquino do Brooklyn, por um amador. Nelas, a fumaça preta é vista saindo de uma das torres gêmeas, enquanto um avião atinge a outra.

Papéis voam pelo céu. Alguns vão parar nas mãos do cinegrafista.

Na noite daquele dia, outro câmera flagra bombeiros desolados e exaustos passando por ruas cheias de poeira em Manhattan. A fachada destruída do World Trade Center é vista atrás deles.

As imagens inéditas, assim como outros vídeos e fotos dos ataques, foram reunidas pela fundação que está construindo o memorial dedicado às vítimas. Elas estão disponíveis no site da fundação.



G1

Ministério Público solicita prisão do presidente da FETRAACE

A pedido dos representantes do Ministério Público do Estado do Ceará das cidades de Pindoretama e Mulungu, respectivamente os promotores de Justiça Marcelo Gomes Maia Pires e Lucy Antoneli Domingos Araújo, o Poder Judiciário das duas Comarcas decretou a prisão preventiva de Francisco Eraque Roque, Presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar no Estado do Ceará (FETRAACE), que está sendo acusado de haver prejudicado inúmeras pessoas em diversos municípios cearenses, aplicando o que foi denominado pela imprensa local de “Golpe da Casa”.

Francisco Eraque Roque já possui duas condenações, além de responder a diversas ações criminais em todo Estado. Em Fortaleza, a Delegacia de Defraudações investiga a atuação da entidade presidida por ele, que recebeu contribuições de mais de 1500 famílias que foram convencidas de que a FETRAACE dispunha de recursos do Ministério das Cidades para construção de casas populares.

A Controladoria Geral da União e a Caixa Econômica Federal encaminharam ofícios à Promotoria de Justiça de Pindoretama informando que a FETRAACE não dispõe dos recursos financeiros que alega ter recebido para a construção das casas prometidas.

A advogada de Francisco Eraque, Maria das Dores Gonçalves Cavalcante, apresentou pedido de revogação das prisões preventivas, que está sendo apreciado pelo Poder Judiciário. Apesar de haver se comprometido a prestar esclarecimentos, até o presente momento o Sr. Francisco Eraque não se apresentou nas Delegacias de Pindoretama e Mulungu, onde é aguardado para ser ouvido sobre os fatos em apuração.

Ministério Público

Lula garante que Dilma é a candidata e que vai fazer o sucessor

O presidente Lula afirmou, nesta quinta-feira, que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) é sua candidata à presidência da República e que já está escolhida. Adiantou que o vice dela deverá sair da base aliada. A declaração foi dada aos radialistas Paulo Oliveira e Paulinho Leme, da rádio FM 93.

Lula também garantiu que vai fazer o sucessor e que a eleição de 2010 promete ser empolgante, pois deve reunir Dilma, Ciro e Marina Silva.

Vítima de sequestro em Banabuiú é resgatada e presta depoimento

Terminou o sequestro da mulher de um comerciante de Banabuiú (Sertão Central). No início da manhã desta quinta-feira (10), Amanda Patrícia Lopes Costa foi encontrada em uma mata da zona rural da cidade, onde ficava o cativeiro. Ela tinha sido sequestrada por volta das seis horas da manhã de ontem (9). Os sequestradores entraram em contato com o marido dela, um comerciante, pedindo R$60 mil pelo resgate da mulher. Durante todo o dia, o contato foi mantido, até que conseguiram negociar por R$ 5 mil.

A vítima está prestando depoimento na Delegacia de Quixadá, para o delegado Edilson Sobrinho. Ela já passou por exames médicos e o marido preferiu deixar que a esposa informe os detalhes do caso “enquanto o sangue está quente”. O inspetor Sebastião Bastos informou que “ela estava bastante abatida” quando a encontraram. “Estava durante todo o sequestro somente bebendo água em poucas quantidades”, afirma. Os bandidos, ao receberem o dinheiro, a deixaram amarrada. Ela conseguiu se desvencilhar dos nós.

Os policiais da Delegacia de Quixadá, que agiram em conjunto com a Divisão Antissequestro, fizeram um cerco na região e trabalharam durante toda a madrugada para achar Amanda. No cativeiro, eles encontraram cordas, camisas e pertences dos criminosos.

Os acusados estão foragidos, mas o inspetor disse que a equipe já tem certeza de quem sejam. Seriam três envolvidos diretamente e, dois, indiretamente. Ele optou por não dar mais detalhes para não atrapalhar nas investigações.

Jangadeiro Online

Greve: Policiais civis do Ceará paralisam atividades

Policiais civis do Ceará pralisam as atividades, mais uma vez, a partir desta quinta-feira. A categoria luta por melhores condições salariais e realização de concursos principalmente para inspetores, entre outras reivindicações.

Nessa greve, os policiais civis prometem manter funcionamento 30% dos serviços e em operações 17 delegias e cinco plantões noturnos.

Já os boletins de ocorrências só serão realizados para casos de crime, enquanto para outras questões como perda de documentos, de acordo com lidernças dos policiais civis terão que ser feitas via delegacia eletrônica.