quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Justiça determina piso salarial a servidores de Milagres

O Juiz de Direito da comarca de Milagres, José Batista de Andrade, julgou, no dia dez de julho, procedente uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Emílio Timbó Tahim, determinando que o Município adote o valor do salário mínimo nacional como piso remuneratório de seus servidores, independentemente do tamanho da jornada individual de trabalho.

Governador Cid Gomes autoriza construção do Centro de Educação a Distância , em Sobral

O governador Cid Gomes assinou no último sábado (05), em Sobral, na Região Norte, a ordem de serviço para a construção do Centro de Educação a Distância (CED). O investimento, no valor de R$ 5,6 milhões em recursos próprios do Tesouro do Estado, reforçará o ensino superior no Ceará.

Corredores Digitais

Durante a solenidade, o Governo do Estado, através da Universidade do Vale do Acaraú, a Prefeitura Municipal de Sobral e o Sebrae firmaram uma parceria para desenvolver naquele município o projeto Ação Corredores Digitais.

O Projeto visa orientar a juventude cearense através da formação em empreendedorismo e da criação de empresas usando a Tecnologia da Informação.

O acordo prevê ainda a implantação de polos que funcionarão em 10 municípios cearenses (Fortaleza, Sobral, Aracoiaba, Aracati, Iguatu, Jaguaribe, Maracanaú, Tauá, Juazeiro do Norte e Quixadá). Para a implantação dos polos serão investidos R$ 3,5 milhões.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

TSE confirma cassação de governador do Tocantins e convoca nova eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira (8), por unanimidade, a cassação dos mandatos do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS). Cassados no dia 26 de junho por abuso de poder político nas eleições de 2006, ambos terão que deixar o cargo imediatamente. Ainda cabe recurso contra a decisão, mas agora somente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Cassação

Marcelo Miranda venceu o pleito de 2006 com 30.756 votos a mais que Siqueira Campos. No julgamento de junho, Felix Fischer destacou que as denúncias de criação de cargos comissionados e distribuição de lotes em período eleitoral “caracterizam abuso de poder político”, embora ele não tenha considerado que todas as acusações apontadas tenham alterado o resultado das eleições de 2006. Na ocasião, todos os demais ministros presentes à sessão acompanharam o voto do relator.

O advogado de Siqueira Campos, João Costa Ribeiro acusou Miranda de ter “doado mais de cinco mil lotes e 81 mil óculos em ano eleitoral, e criado mais de 35 mil cargos comissionados com finalidade eleitoreira”. O advogado acrescentou que o governador teria nomeado uma babá que trabalhava em sua casa como servidora do estado e se apropriado do salário pago a ela pelo estado.

Morre o irmão caçula do senador Tasso Jereissati

O senador cearense Tasso Jereissati e família estão de luto.
Morreu no último final de semana, no exterior, vítima de parada cardíaca, Hugo Jereissati, irmão caçula do senador.
Na tarde de hoje, no plenário do Senado, o líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (PA) apresentou requerimento solicitando voto de pesar à família.

Iguatu: descendentes de alemão prestigiam manifestação de patriotismo no Centro-Sul

Natural de Iguatu, Rosina Araújo triuxe a família, residente em Schwäbisch-Holl, na Alemanha, para assistir ao desfile cívico em sua cidade natal.
O pequeno Gabriel Butzer (de chapéu de palha), faz aniversário no 7 de Setembro.
Há 10 anos que eles moram fora do Brasil e aproveitaram as férias para visitar a família na cidade cearense.

Diário do Nordeste

Lei Seca multa 247 motoristas e Detran suspende1.800 CNHs

A fiscalização com base na lei de Alcoolemia Zero ou Lei Seca foi intensificada nos dias do feriado do final de semana (de 4 a 7 de setembro), resultando em 247 motoristas multados, por estarem alcoolizados na direção dos veículos, no momento da abordagem. O índice voltou a subir, em relação aos finais de semana de agosto. No mês passado, a média semanal foi de 160 motoristas multados.

Os resultados da fiscalização no final de semana prolongado foram os seguintes, com as respectivas cidades e o números de motoristas multados: Fortaleza (82), Juazeiro do Norte (57), Iguatu (48), Sobral (20), Aquiraz (14), Caucaia (13), Cascavel (6), Eusébio (5) e Beberibe (2). Quanto à fiscalização de veículos circulando na área de praia, foram multados 12 veículos e apreendidos seis quadriciclos, por circularem em zona exclusiva de banhistas.

Ministério das Comunicações abre licitação para rádio e televisão

O Diário Oficial da União publica nesta terça-feira, 8 de setembro, aviso de abertura de licitação para 60 emissoras de rádios em frequência modulada e nove para televisão. As licitações são na modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. Ao todo, foram contemplados 19 estados.

A partir desta segunda-feira 8, os editais estão à disposição na Secretaria da Comissão Especial de Licitação, na sobreloja do Ministério das Comunicações, sala 104. Também estão publicados no site do ministério, no seguinte endereço eletrônico:

http://www.mc.gov.br/radiodifusao/licitacoes/concorrencias-2009

O ministério das Comunicações avisa que para retirar editais na Secretaria da Comissão Especial de Licitação, os interessados deverão comprovar o depósito no valor de 10 reais por cópia, que deve ser feito exclusivamente por meio de Guia de Recolhimento da União.

O preenchimento da GRU pode ser feito on-line no site da Secretaria do Tesouro Nacional com os seguintes dados: UG: 410003, Gestão: 00001, Recolhimento Código: 18822-0, neste link:

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp.

Veja o Aviso, com a relação das cidades e as datas de recebimento das documentações, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 8 de setembro: Clique aqui

Criança e babá são sequestradas em Morada Nova, no Ceará

Uma criança de quatro anos e a babá foram sequestradas na noite desta segunda-feira, 7, em Morada Nova, município a 161 quilômetros de Fortaleza. As duas foram levadas da casa de um empresário, proprietário de uma revendedora de veículos da cidade.

Por volta das 21h30, quando o empresário chegou à casa, ele foi rendido por quatro homens que já estavam no interior da residência. Os bandidos fugiram no carro da família. Posteriormente, o carro foi abandonado em um matagal na entrada da cidade e bando fugiu em outro carro, levando a babá e o filho do empresário.

O caso está sendo investigado pela Divisão Anti-Sequestro (DAS). A Polícia ainda não tem pistas dos bandidos, mas desconfia de que eles não tenham experiência em sequestros.

Em menos de uma semana, este é o segundo caso de sequestro de crianças no Estado. Na última quinta-feira, 3, um garoto de 10 anos foi levado da porta da escola onde estuda, no Bairro de Fátima. Ele foi encontrado por policiais da DAS na tarde deste domingo, 6, na praia de Mundaú, Trairi, em uma barraca de camping.

O POVO

Selo Unicef será lançado mês que vem

O Unicef lançará no próximo mês, em Brasília, a nova edição do Selo Unicef - Município Aprovado, que tem por objetivo incentivar prefeitos das cidades encravadas no semi-árido nordestino a investir em políticas de apoio às crianças e aos adolescentes.

Segundo a representante do escritório local do Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes, a premiação só ocorrerá em 2012, pois a avaliação ocorre num período de dois anos, tempo considerado satisfatório para se implantar e colher resultados de uma ação. Certeza: com o Selo Unicef, o município abre portas para investimentos e parcerias até mesmo com instituições do Exterior."

Em contato com o prefeito de Iguatu Agenor Neto, ele nos informou, que o seu município vai tentar mais uma vez receber esse reconhecimento do Unicef. "Se depender do nosso esforço não temos nenhuma dúvida dessa conquista. Temos investido pesado na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do nosso Iguatu. Vai ser assim até o final do nosso mandato", disse Agenor Neto.

Técnicos da CGU visitam a Prefeitura de Acopiara

Recentemente o blog divulgou que a CGU - Controladoria Geral da União voltaria ao município de Acopiara para vistoriar algumas ações da atual administração municipal.
Se veio fiscalizar ou não o blog ainda não tem essa informação.

A verdade é que durante a manhã de hoje o blog flagrou um carro da CGU (foto) estacionado ao lado da Prefeitura.

Na foto acima aparece o prefeito Antonio Almeida Neto, camisa azul, entrando na Secretaria de Administração e Finanças com possíveis técnicos do órgão.
Resta saber se a visita é apenas cortesia dos técnicos.

Cá pra nós

Quando a CGU fiscalizou o município de Acopiara, em 2007, foram constatadas pelo menos 80 irregularidades, dentre elas, indícios de irregularidades na aquisição da merenda do Programa Fazendo Escola - exercício de 2006; na aquisição de merenda para o EJA com recursos do PNAE e indícios de desvio da mesma; unidades de saúde do PSF funcionando sem a composição mínima de profissionais necessários, além de diversos outros itens.

Na época, o relatório de fiscalização foi encaminhado para as providências aos ministérios gestores dos recursos, à Procuradoria Geral da República, ao Tribunal de Contas da União, à Câmara dos Deputados, ao Senado, aos promotores de Justiça, a prefeitura e a câmara municipal.

Ceará: Presidente da UVC, Deuzinho Filho, viaja para tentar adiar PEC dos vereadores

O presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho (PMN), viajou na madrugada desta terça-feira (08) a Brasília para, juntamente com presidentes de câmaras de vereadores de todo o País, reforçar a luta dos vereadores de todo o Brasil para que sejam adiados os efeitos da PEC, ou melhor, “que a sua regulamentação só tenha validade para as eleições de 2012, quando teremos regras claras e as eleições já estarão sendo disputadas com o número de vagas regulamentado”.

Deuzinho Filho disse que aumentar o número de vereadores agora “é eleger candidatos no Plenário da Câmara Federal e a própria sociedade não aceita o aumento do número de vereadores sem ser na eleição. Então nós precisamos concorrer no voto e ao mesmo tempo se dá uma segurança jurídica as eleições de 2008, onde todos já foram eleitos, empossados e o jogo já foi jogado”. O presidente da UVC informa que já foi alertado pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre o assunto.

De acordo com os cálculos do presidente da UVC, Deuzinho Filho, o número de vereadores no Ceará, dentro das novas regras, será de mais 400 em nosso Estado e, aproximadamente, 8 mil em todo o Brasil.

Portal Verdes Mares

Acopiara assume a liderança de cidade mais violenta da região

Acopiara, situada na região Centro Sul do Ceará, continua liderando de forma absoluta o índice de violência.

Ontem, por volta das 08 horas da manhã, no sítio Paus Branco, distante 21 km da sede urbana mais um corpo tombou sem vida.

Dessa vez a vítima foi o ex-presidiário Marciano Florêncio de Souza, “vulgo Marciano Cabecinha”, que foi alvejado com dois tiros na face.

Segundo sua companheira, a vítima passara a tarde bebendo no bar do Aureliano e na companhia de um indivíduo conhecido apenas por “Mazim”, o qual se encontrava armado com um revólver.

A Polícia Militar realiza diligências no intuito de chegar à autoria do crime.

Secretaria de Educação do Ceará abre inscrição para 4 mil vagas de professores

A Secretaria de Educação do Estado do Ceará abre inscrições nesta terça-feira (8) para 4 mil vagas para professor pleno I. As vagas são destinadas para graduados em nível superior e a remuneração varia de acordo com a carga horária, sendo de R$ 1.327,66 para 40 horas semanais e de R$ 663,83 para 20 horas semanais (veja aqui o edital).

As inscrições devem ser feitas entre as 10h de 8 de setembro e as 23h59 de 4 de outubro, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009. A taxa custa R$ 60.

As vagas são para professores das seguintes áreas: arte-educação (68), biologia (308), educação física (181), filosofia (117), física (374), geografia (289), história (298), língua espanhola (17), língua inglesa (249), língua portuguesa (662), matemática (919), química (396) e sociologia (122).

A opção dos candidatos, tanto pela carga horária quanto pelo local de exercício, será feita de acordo com as vagas existentes e a classificação no concurso.

A seleção será feita por meio de quatro etapas: prova objetiva, prova prática, programa de capacitação profissional e avaliação de títulos.

As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Fortaleza, Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cratéus, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá e Senador Pompeu.

A data provável para aplicação da prova objetiva é 1º de novembro. Os candidatos saberão os locais de prova na data provável de 21 de outubro.

Popularidade de Lula e avaliação do governo caem

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 4,7 pontos percentuais em setembro, de acordo com a Pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje (8) pela Confederação Nacional do Transporte e o Instituto Sensus. De acordo com a pesquisa, a popularidade de Lula este mês ficou em 76,8%. Em maio, quando foi feito o último levantamento, era de 81,5%.

De acordo com o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, entre os fatores que causaram a queda estão a crise no Senado e a influenza A (H1N1) – gripe suína. “Há uma comunicação menos direta com o povo e há o efeito Lina e Dilma [a contradição entre as afirmações da ex-secretária da Receita Lina Vieira e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff sobre um suposto encontro secreto das duas], o Senado e também a saúde”, disse Guedes.

A avaliação do governo também teve queda de 4,4 pontos percentuais. Em setembro, a avaliação positiva do governo foi de 65,4%, enquanto em maio, na última pesquisa, havia sido de 69,8%. A queda foi verificada principalmente nas regiões Sul e Sudeste, entre mulheres da área urbana com alta escolaridade e entre as pessoas mais jovens e as mais velhas.

A pesquisa foi feita entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro em 136 municípios de 24 estados das cinco regiões do país. Foram

entrevistadas 2 mil pessoas.

Agência Brasil

Prefeitura de Acopiara vai realizar FestFolia

A Prefeitura Municipal de Acopiara vai realizar no próximo dia 10 de setembro, a partir das 13 horas, Pregão Presencial 200.08.25.2 para a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAÇÃO, ILUMINAÇÃO, SONORIZAÇÃO, SEGURANÇA E NO AGENCIAMENTO DE BANDAS DO PRIMEIRO ACOPIARA FESTFOLIA.

Em tempo

O blog recebeu informações que o evento será desenvolvido durante a semana do município no final do mês de setembro.

Mais informações: 88-3565-1999

Nova lei: Vereadores vão perder vagas para suplentes

Um estudo sobre a chamada PEC 336, que prevê o aumento do número de vagas de vereador em todo o país, revela que o impacto do projeto nas câmaras municipais pode ser maior do que se esperava. Realizado de maneira independente pelo ex-secretário estadual de Administração Maurício Romão, hoje consultor, o levantamento aponta que alguns dos atuais vereadores terão de deixar os mandatos para dar lugar aos suplentes, caso a proposta seja aprovada. Isso explica a chiadeira da categoria com a Proposta de Emenda à Constituição, que deve ser votada em dois turnos, a partir desta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados.

A explicação para a dança das cadeiras está no Código Eleitoral, que diferencia as eleições proporcionais (para vereador, deputado estadual e federal) das disputas majoritárias (prefeito, senador, governador e presidente). O cálculo é complexo, mas é certo que o aumento no número de vagas para vereador vai acarretar a diminuição do quociente eleitoral, que é o número mínimo de votos que um partido ou coligação precisa ter para ingressar no parlamento.

Ou seja, muitos candidatos de coligações ou partidos, que por pouco não conseguiram alcançar o quociente na disputa de 2008, desta vez poderão ingressar nas câmaras de duas formas: ocupando as cadeiras que seriam criadas pela PEC ou assumindo o lugar dos atuais parlamentares.

Maurício Romão acredita que "uma confusão grande" se aproxima, caso o texto da PEC seja aprovado sem alteração: "Para os partidos que concorreram isoladamente e foram alijados do processo de distribuição de vagas por não terem atingido o quociente eleitoral, pode acontecer de, agora, diante de um quociente eleitoral mais baixo, terem a possibilidade de assumir uma cadeira. Como neste caso, obviamente, não se trata do ingresso de um suplente, algum vereador atual terá que sair", aponta Romão no seu relatório.

Senador propõe fim de salário para vereadores de pequenos municípios

Depois propor que os filhos dos políticos brasileiros deveriam estudar em escolas públicas, agora, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresenta proposta à reforma eleitoral que visa acabar com a remuneração de vereadores nas cidades que não justifica o segundo turno para prefeito.

O próprio senador admite que sua proposta esteja 'contra a corrente', uma vez que a discussão no Congresso tem sido no sentido de aumentar o número de vereadores, ajustando os percentuais de repasse de recursos para as câmaras municipais.

Cá pra nós

Deveriam acabar mesmo eram com os salários dos senadores que nada fazem pelo povo. Não é a toa que chamam os vereadores de verdadeiros burros de cargas.
Ei, ei...

Interior: 145 mil buscam carteira gratuita

Até agora, 10.050 pessoas foram selecionadas para participar do programa Carteira de Motorista Popular, que está habilitando, gratuitamente, moradores do Interior do Estado com baixo poder aquisitivo. A meta do Governo é que, até o fim do ano, 25 mil pessoas sejam beneficiadas pelo programa. Por enquanto, está sendo oferecida apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, que é a de moto. O número de inscritos é de cerca de 145 mil.

Após se inscrever, a pessoa é chamada a apresentar documentos. “Se for selecionada, a pessoa ganha um certificado de gratuidade do processo de seleção. A gente fez um acordo com as autoescolas do Interior”, explica o superintendente do Detran-CE, João Pupo. Neste primeiro momento, o órgão priorizou a Região do Cariri. “Este mês, a gente convoca os candidatos de Iguatu, Crateús, Quixadá e Morada Nova”, enumera.

O Povo

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Era PC Gusmão põe Ceará como melhor aproveitamento da Série B

Os torcedores do Ceará vivem um feriadão de 7 de Setembro com tranquilidade e satisfação com: a manutenção firme no G-4; a vantagem ampliada em cima do São Caetano para quatro pontos; e os 74,6% de chances de garantir um dos quatro passaportes para a Série A 2010, de acordo com o site estatístico Chance de Gol.

Interessante observar que os números do Ceará com o comandante Paulo Cesar Gusmão impressionam. Com a Era PC Gusmão, iniciada na 6ª rodada, o Ceará tem 74,5% de aproveitamento com uma derrota em 17 jogos. Já o Vasco acumula duas derrotas, o Atlético/GO, três, e o Guarani, quatro.

CLASSIFICAÇÃO SÉRIE B NA ERA PC GUSMÃO
De 9 de junho a 7 de setembro
6ª a 22ª rodada

1º. Ceará - 38 pontos
2º. Atlético/GO - 34 pontos
3º. Vasco - 33 pontos
4º. São Caetano - 32 pontos

Diário do Nordeste

“Lei Seca” absolve quem rejeita bafômetro

Ao tentar ser mais rigorosa com motoristas que bebem e dirigem, a lei seca aprovada pelo Congresso em 2008 abriu caminho para a impunidade. Levantamento realizado na Justiça estadual do país inteiro mostra que 80% dos motoristas que se recusaram a se submeter ao teste do bafômetro ou a tirar sangue para a verificação do grau etílico acabaram absolvidos por falta de provas.

A avaliação que tem predominado no Judiciário é a de que a lei seca criou um limite numérico (de seis decigramas de álcool por litro de sangue, equivalente a dois chopes) que precisa ser obrigatoriamente comprovado para constatar a infração penal passível de detenção.

Mais um homicídio à bala é registrado em Acopiara

Informações que chegam ao blog afirmam que um homem foi morto à bala na manhã de hoje na localidade de Paus Branco, zona rural de Acopiara.
A vítima foi identificada apenas como Marciano, ex-presidiário.
O corpo foi levado para o IML de Iguatu para ser necropsiado.
Aguarde mais informações.

Após tentativa de homicídio, vereador de Ipu passa bem

Um vereador da cidade de Ipu (Região da Ibiapaba) sofreu tentativa de assassinato na madrugada deste feriado da Independência (7). Antônio Fábio Borges, conhecido como Fabuloso (36), estava em um postos de combustível, abastecendo o carro, quando foi surpreendido por um homem e uma moto. O bandido efetuou cinco disparos contra o vereador, que foi atingido por dois projéteis, um na coxa e outro na virilha.

Ele foi socorrido e está internado em um hospital de Sobral (Região Norte), mas não corre risco de morte. O caso está sendo investigado pela Polícia, que já sabe que a moto usada é fruto de um roubo acontecido no domingo.

Jangadeiro Online

Tradicionalismo do Dia 07 de Setembro em Acopiara próximo do fim

A Prefeitura de Acopiara está acabando a passos largos o tradicionalismo do Dia 07 de Setembro, data alusiva as comemorações da Independência do Brasil.

Enquanto em outros municípios as comemorações são levadas a sério, no desfile de hoje, em Acopiara, foi possível perceber a inexistência de público e de instrumentos nas escolas da rede municipal de ensino, equipamentos úteis para que os alunos possam realizar um bom desfile.

Em um email enviado ao blog fomos informados que apenas três escolas contavam com esses instrumentos, duas da rede particular e outra pública pertencente ao Estado.

O internauta afirma que parte dos instrumentos que pertenciam as escolas foi doada a banda de música do município.

Enquanto isso o tradicionalismo do 07 de Setembro em Acopiara está chegando ao seu final.
Por falta de instrumentos, alunos apenas passeiam pelas ruas.
É uma pena!

Em tempo

Já que o internauta afirma estar decepcionado pela falta de amor a Pátria por parte da prefeitura acopiarense, o blog posta algumas fotos do desfile de Iguatu. Veja nos slides abaixo:





Iguatu.Net

Acidente de trânsito mata empresário acopiarense

Morreu ontem, por volta das 18 horas, no distrito de Catolé da Pista, em Piquet Carneiro, vítima de acidente de trânsito o jovem empresário José Neuton de Lima Filho, 23 anos, um dos herdeiros da empresa Transal de Acopiara.

O veículo Pálio guiado por Neuton Filho colidiu de frente com um caminhão causando-lhe a morte.

O sepultamento do jovem aconteceu hoje a tarde no cemitério de Acopiara.

Iguatu - Desfiles cívico e militar marcam o Dia da Independência do Brasil

Encerrando as festividades alusivas à Semana da Pátria, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 07, o desfile cívico e militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, aqui na cidade de Iguatu.

A cerimônia iniciou-se às 8 horas da manhã na Praça da Mulher, e com a presença de várias autoridades, houve o hasteamento da bandeira e em seguida foi acesa a tocha com o fogo simbólico da Pátria. O prefeito Agenor Neto, oficializando a abertura do desfile, proferiu discurso, e passando em revista às tropas militares, dirigiu-se para o palanque oficial, localizado na praça da bandeira.

O tradicional desfile cívico e militar deste ano, obedeceu ao mesmo itinerário de anos anteriores (ruas Adeodato Matos Cavalcante e Dr. João Pessoa), e contou com a participação de 20 escolas públicas municipais, grupo Filhas de Jó e Demolay, associações culturais e projetos sociais, Leo e Lions Clube, Corpo de Bombeiros da 3ª Idade, Jovens Bombeiros Voluntários, Desbravadores Tribo de Judá, Banda de Música, e finalizou com o desfile das corporações militares; Polícia Militar, Tiro de Guerra 10013 e Corpo de Bombeiros.



O evento durou mais de duas horas, e superando as expectativas de anos anteriores, levou milhares de pessoas às ruas deste município. Este ano, as comemorações cívicas tiveram como tema oficial "Ser Cidadão, é Ser Construtor da Paz", num trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação do Município, tendo à frente a titular da pasta, a professora Benildes Uchoa.

Iguatu Notícias/Iguatu.Net

Em instantes o blog estará atualizado...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Justiça condena ex-prefeito de Milagres a ressarcir erário

A justiça de Milagres, no sul cearense, condenou o prefeito do município, Hellosman Sampaio de Lacerda, a ressarcir o prejuízo causado ao patrimônio público no valor de R$ 151 mil. A decisão foi tomada em primeira instância, cabendo recurso por parte da defesa.

Em 1998, Hellosman teria praticado uma série de atos de improbidade administrativa, como a falta de licitação para aquisição de combustíveis e locação de veículos escolares. Além disso, o ex-prefeito teria superfaturado a obra de recuperação da estrada que liga a CE-096 ao sítio Olho D'água dos Cavalos.

A justiça também pediu, liminarmente, a indisponibilidade dos bens de Hellosman Sampaio.

Estudante morre atropelado por transporte escolar em Saboeiro

Um estudante de 12 anos de idade morreu, nesta quinta-feira (03) à tarde, ao ser atropelado por um transporte escolar. O acidente aconteceu na cidade de Saboeiro, na região dos Inhamuns.

Segundo a polícia, Francisco Jean de Lima estava atrás do microônibus. O motorista deu uma ré e acabou atingindo a criança na cabeça. O menino ainda foi socorrido ao hospital, mas nao resistiu. O motorista fugiu do laudo e deve se apresentar nesta sexta (04) na Delegacia Regional de Iguatu.

O corpo de Jean de Lima vai ser enterrado pela tarde. A morte da criança abalou os moradores da cidade. O prefeito de Saboeiro decretou luto e, nesta sexta (04), não houve aula nas escolas do município.

(Tv Diário)

Vocalista da banda Calcinha Preta desmente boatos

A respeito de alguns comentários maldosos surgidos da boca de alguns radialistas e de um site, todos opositores à atual administração municipal, de que a Banda Calcinha Preta não teria vindo se apresentar no Iguatu festeiro devido à falta de cumprimento de contrato, nada melhor do que o tempo para desmacarar a mentira dessa gente profana.

E como a verdade sempre supera a mentira, na noite de ontem, o vocalista da banda Bell Oliver, ao conceder entrevista para o radialista Alex Santana, desmentiu tudo o que havia antes sido dito pelos mensageiros da má notícia. Ouça a entrevista e tire as suas conclusões.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ceará receberá mais R$ 173 milhões do PAC

O Ceará receberá investimentos de quase R$ 173 milhões em obras de saneamento. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2), em Brasília, pelos Ministério das Cidades. Ao todo, a lista de projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário que receberão investimento de R$ 4,5 bilhões do PAC Saneamento, beneficiando 19 estados.

O Ceará contará com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Zona Oeste, que atende à Região Metropolitana de Fortaleza, que mais do que triplicará a capacidade de vazão, saindo de 1,5 metros cúbicos por segundo para 5 metros cúbicos por segundo. Também foi autorizada a construção de 12 km de adutora. O investimento será de R$ 127 milhões. Outro projeto selecionado, no valor de R$ 45,9 milhões, foi a ampliação da rede da Ibiapaba, que atenderá diretamente aos municípios de Tianguá e Viçosa, além da construção do ramal principal, que possibilitará atender mais 10 municípios da região.

No processo de seleção pública iniciado em abril deste ano, foram priorizadas ações em estágio avançado de planejamento, para viabilizar o rápido início das obras. A seleção também priorizou intervenções estruturantes, que gerem benefícios para o maior número de pessoas possível. Ao todo, foram selecionadas 48 propostas de abastecimento de água, que receberão investimento de R$ 1,5 bilhão. A seleção também inclui outras 61 propostas de esgotamento sanitário, que somam investimento de R$ 3 bilhões. Os recursos de financiamento somam R$ 3,7 bilhões oriundos do FGTS e Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo que R$ 800 milhões referem-se a contrapartidas de estados, municípios e companhias de saneamento.

Agricultores do sul do Ceará colhem a safra da fava

Os agricultores da região do Cariri afirmam que o clima ajudou a melhorar o desempenho das plantações. A fava é de fácil cultivo e deve ser combinada com o milho.



G1

Prefeitura de Iguatu vai doar terreno para ampliação de indústria de alumínios

A Cãmara de vereadores de Iguatu, durante a sessão desta tarde (02/09), aprovou por unanimidade um projeto de lei do executivo municipal, legalizando terrenos para a construção de vários Centros de Educação Infantil (creches), em diversas localidades do município. Esses novos centros deverão suprir algumas carências, haja vista que no atual momento, as crianças não dispõe de espaços adequados para desenvolverem suas necessidades.

Também foi aprovado um outro projeto de lei, no qual, a prefeitura de Iguatu irá doar um terreno para a ampliação da indústria de Alumínios Salvador Ltda. Tal iniciativa irá propiciar uma ampliação na oferta de empregos naquele segmento produtivo, beneficiando assim a população iguatuense.

Governador sanciona Lei Antifumo

O governador Cid Gomes sancionou a lei que dispõe sobre a proibição de consumo de produtos derivados do tabaco em recintos coletivos, mais conhecida como Lei Antifumo (Lei nº 14.436, de 25 de agosto de 2009), de autoria do deputado Dedé Teixeira. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (2).

De acordo com a Lei, a expressão “recinto coletivo” inclui ambientes de trabalho, de estudo, de culto religioso, de lazer, bem como áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, museus, veículos públicos de transporte coletivo e táxis. Estão excluídos da determinação locais abertos ou ao ar livre.

Nos recintos coletivos é facultada a segregação de áreas para fumantes, desde que delimitadas por barreira física e equipadas com soluções técnicas que permitam a exaustão do ar da área de fumantes para o ambiente externo. Segundo a lei, os estabelecimentos que não cumprirem a Lei estarão sujeitos a pagamento de multa e interdição do estabelecimento.

Reforma eleitoral aprovada na CCT e CCJ

As modificações na legislação eleitoral que poderão valer já para o pleito de 2010 foram aprovadas nesta quarta-feira (2) pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), em reunião conjunta.

A proposta deve ser votada em Plenário na próxima semana, já que a pauta está trancada pelo projeto de conversão 13/09, que libera recursos para os municípios. O líder do PSDB, Arthur Virgílio, salientou que há questões que precisam ser mais discutidas na reforma eleitoral, especialmente sobre a regulamentação da campanha na internet.

Para que as alterações na legislação eleitoral possam vigorar já nas eleições de 2010 precisam ser aprovadas e promulgadas pelo menos um ano antes do pleito; ou seja, até 3 de outubro deste ano.

Leia mais: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=268854&modulo=963

Prefeito de Cariús, através de advogado, envia nota de esclarecimento ao blog

Tive uma educação voltada para os valores mais sublime da sociedade, sou um homem público. É notório no Centro-Sul cearense que sou um gestor sério e competente. Não me abstenho de minhas responsabilidades, não devo ser acusado levianamente, todos tem direito a defesa. O povo sabe que nos dizeres populares “a mentira tem perna curta” e em breve a verdade virá à tona. Os artifícios utilizados contra minha honra, contra a imagem do meu povo e do meu município não ficarão impunes, irei a Justiça lutar por Justiça.

Abraço,

A sua disposição,

Deculpe o incomodo,

Luis Augusto Correia Lima

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Prêmio da Mega-Sena sai para aposta do Paraná

Uma aposta feita em Terra Roxa, no Paraná, acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (2) no concurso 1.105 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dono do bilhete - ou donos, em caso de bolão - vai receber um prêmio de R$ 21.878.202,24.

Confira as dezenas sorteadas: 01 - 15 - 28 - 43 - 50 - 57

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 135 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 15.350,38. Outras 7.144 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 414,39.

A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que ocorre no sábado (5), é de R$ 2,3 milhões.

PT poderá lançar candidato ao governo do Ceará

O PT poderá ter candidato próprio ao Governo do Estado, nas eleições de outubro de 2010. Quem está dizendo isso é o próprio presidente estadual do partido, Ilário Marques. E observa: A candidatura poderá acontecer caso o governador Cid Gomes não apóie o projeto nacional da legenda.

Entretanto, o petista ressalta que Cid não é obrigado a subir ao palanque do candidato petista ao Senado da República, assim como a sigla não precisa apoiar o candidato que o PSB indicar. Ele acrescentou que o PT possui total autonomia para tocar em frente a sua engenharia política para o ano que vem.

Questionado sobre possíveis nomes da legenda para o Governo do Estado, Marques lembrou o do ministro da Previdência, José Pimentel, e o seu próprio. Entretanto observou que José Airton Cirilo, que já foi candidato e quase ganhou de Lúcio Alcântara, pode ser uma excelente indicação.

Quanto à disputa do partido a uma das vagas ao Senado, ele garantiu que a sigla vai ter candidato de qualquer maneira, justificando que isso é um direito do partido. Segundo Marques, a candidatura vai ocorrer mesmo sem o apoio do governador que, até agora, faz segredo sobre a segunda vaga à Casa Maior do Congresso.

Obs: As coisas, aos poucos, começam a se tornarem claras. Caso o Ciro dispute a presidência da República, não há o que se discutir. O PT, com certeza vai abandonar o barco do governador Cid Gomes, numa aposta à moda 2002, quando José Airton (PT), por pouco não ganha a eleição de Lúcio Alcântara. Inclusive, aqui na cidade de Iguatu, um ex-deputado tucano e hoje PSB, no segundo turno saiu fazendo campanha para o petista José Airton, numa clara "trairagem", e que até hoje os tucanos nunca esqueceram. O nome, acho que não precisa dizer!

Iguatu Notícias

Plenário da Câmara pode votar hoje PEC dos Vereadores

O plenário da Câmara pode votar, a partir das 14h desta quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta em 7.343 o número de vereadores em todo o país. Aprovada em comissão especial, a PEC reduz, por outro lado, o percentual de repasse de verba para as câmaras municipais.

Conhecida como PEC dos Vereadores, a emenda tem efeito retroativo a 2008, o que permitirá a posse dos suplentes. Contudo, não terão direito a salário retroativo a 1º de janeiro. De acordo com o texto que será submetido ao plenário, o número de vereadores varia segundo o número de habitantes dos municípios.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), reúne os líderes partidários às 10h para discutir a pauta de votações do plenário.

Se a moda pega: Justiça multa Governo do Estado e manda demitir terceirizados

O Governo do Estado foi condenado pelo juiz do Trabalho Eliude dos Santos Oliveira a anular contrato de terceirização de servidores da Secretaria da Saúde e a pagar multa de R$ 570 mil por “dano moral coletivo”. O valor é de R$ 5 mil por terceirizado mantido em vaga para a qual existe concursado à espera de convocação: 114 funcionários estão nessa situação. Os réus – o Estado e a empresa provedora da mão-de-obra, Elite Serviços Especializados – podem recorrer.

O Governo tem 45 dias, a partir da notificação, para cumprir a determinação. Caso os terceirizados não sejam afastados no prazo estabelecido, o governador Cid Gomes (PSB) e o secretário da Saúde, João Ananias (PCdoB), estão sujeitos, cada um, a multa diária de R$ 5 mil.

O Estado também fica passível de multa de R$ 1 mil por dia pelo uso de terceirizados pela Secretaria nas funções para as quais existem concursados à espera de convocação: assistente social, biólogo, enfermeiro, farmacêutico, bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, veterinário, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico e assistente técnico.

A decisão cita resolução, de novembro de 2008, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinava que o Governo convocasse “no prazo improrrogável de 120 dias” os concursados de nível superior não médico da Saúde.

Ex-prefeito de Tianguá condenado a devolver R$ 265 mil ao FNDE

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Gilberto Moita, ex-prefeito de Tianguá (CE), devolva R$ 265.484,26 ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por não comprovar a correta aplicação de recursos públicos federais repassados ao município.

A verba foi transferida, por convênio, para manutenção das escolas públicas que atendam mais de 20 alunos do ensino fundamental. O ex-prefeito terá de pagar multa de R$ 3 mil aos cofres do Tesouro Nacional em 15 dias. O TCU determinou ao FNDE que somente formalize convênios na medida em que tenha condições técnico-operacionais de acompanhar e orientar os objetivos previstos.

A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Ceará para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Raimundo Carreiro foi o relator do processo.

TCU

Morre aos 24 anos Paulo Ramos, ex-jogador do Grêmio

Afastado precocemente do futebol profissional por causa do agravamento de uma arritmia cardíaca, Paulo Ramos, ex-Vila Nova-GO, Grêmio e Juventude, faleceu na noite de segunda-feira justamente por causa de problemas no coração. Segundo o "Diário da Manhã", de Goiânia, o ex-meia-atacante de 24 anos participava de um jogo com amigos num campo particular em Inhumas, quando passou mal.

Paulo Ramos foi levado a um hospital, mas já chegou sem vida. De acordo com o site do jornal, os médicos tentaram em vão reanimá-lo. Ele teve sua arritmia cardíaca descoberta no Grêmio em 2006 e passou a ter de fazer exames de três em três meses. No entanto, no fim de março do ano passado, quando estava no Vila Nova, ele foi afastado devido ao agravamento de seu problema e não voltou mais a jogar profissionalmente.

Paulo Rafael de Oliveira Ramos, que nasceu em Goiânia em 30 de julho de 1985, começou sua carreira no time goiano e foi contratado pelo Grêmio, que tinha como técnico Mano Menezes, hoje no Corinthians, juntamente com o atacante Pedro Júnior para a disputa da Série B de 2005.

G1

Coluna do Edilmar Norões - Diário do Nordeste

Apoio repercute

A reafirmação de apoio pelo prefeito Agenor Neto, de Iguatu, à candidatura de Jereissati ao Senado, de que tratou a coluna de ontem, deu margem a alguns e-mail, naturalmente porque se trata de um político do PMDB e identificado com o governo Cid Gomes. Sabendo-se, como Eunício tem dito, que o PMDB, como também o PSB do governador Cid, tem compromisso com o PT, mais se justifica manifestações como as que a coluna recebeu. Afinal, a pergunta que se faz, entre os que escreveram, é sobre o que haverá de repercussão no PMDB, PT e PSB depois da declaração de Agenor Neto. Até, claro, por sua condição de um dos mais influentes nos quadros do PMDB.

Repercussão II

Na avaliação de setores do PMDB, posições como as do prefeito Agenor Neto podem ser justificadas na medida em que o seu compromisso com o PT é quanto à eleição do vice-governador. Portando, segundo essa avaliação, ao PT cabe, como ocorreu em 2006, indicar o candidato a vice na chapa que Cid encabeçará. Quanto ao Senado, até porque é uma questão nova, já que não foi discutida entre os partidos aliados, o PT tem que esperar pelo que irão decidir os seus parceiros dessa aliança. Mas, diante do que está posto, já que o PT reivindica, além da vice, a segunda vaga na chapa para o Senado (a outra é de apoio a Eunício Oliveira) até que os partidos aliados sejam convocados para uma tomada de posição, ao PMDB como ao PSB cabem aguardar.

É com apoio nessa argumentação, que o governador Cid Gomes tem se esquivado de comentar sobre a posição do PT quanto a levantar o nome do ministro José Pimentel para a disputa senatorial. O que também vale para o PMDB, daí a sintonia sobre a questão entre Cid e Eunício. Não deixa de ser, convenhamos, uma situação delicada para os dirigentes desses partidos que sabem tratar-se de uma situação que pode gerar problemas internos, na medida em que mexe com o projeto sucessório estadual. Daí porque, então, e isso aqui temos dito, a cautela como governador Cid Gomes passou a falar sobre o assunto. Pois, como diz, até abril do próximo ano, o que haverá é muita conversa. Aliás, como bem gostam os políticos que, ao assim agirem, buscam afastar dificuldades que não deixam de ser comuns às vésperas como agora, em decisões eleitorais.

Mesa da AL abre o procedimento em resposta à representação do MP contra Perboyre Diógenes

O deputado Fernando Hugo (PSDB) é o relator da denúncia encaminhada pela Associação Cearense do Ministério Público (Acmp) acusando o deputado Perboyre Diógenes (PSL) de ter quebrado o decoro parlamentar ao fazer acusações a um dos integrantes do Ministério Público que compreendiam desídia e honestidade. A designação do deputado Fernando Hugo foi feita pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, em reunião realizada ontem à tarde, no Gabinete da Presidência da Casa.

O nome de Hugo saiu de sorteio feito pelo presidente do legislativo cearense, deputado Domingos Filho (PMDB), entre os nomes daquele colegiado. Não há prazo para que o tucano emita seu parecer sobre a representação da Acmp, decidida em reunião dos integrantes do Ministério Público no dia 21 do mês passado, e entregue na mesma data, nas mãos de Domingos Filho, na Assembléia.

A denúncia da Associação Cearense do Ministério Público contra Perboyre Diógenes é pelo fato de o deputado, em aparte a pronunciamento de Fernando Hugo (PSDB), dias antes, da representação, no plenário da Assembléia, haver acusado o promotor eleitoral da Comarca de Acopiara, Daniel Isídio, de ter sido desonesto, por supostamente segurar um inquérito contra o então candidato (hoje prefeito) de Saboeiro, Marcondes Ferraz, por compra de votos naquele Município. Além da abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar contra o deputado do PSL, a Acmp também pede censura, por parte do Conselho de Ética, como punição ao deputado Perboyre.

Para que tal procedimento seja aberto e a investigação siga ao Conselho de Ética, o artigo 13 do Código de Ética Parlamentar da Assembléia Legislativa diz que há necessidade de haver manifestação da Mesa Diretora da Casa. O deputado Fernando Hugo explicou que, junto com a Procuradoria Jurídica da Assembléia, vai, inicialmente, analisar a representação da Associação Cearense do Ministério Público para verificar se a conduta de Perboyre Diógenes foi ou não compatível com o decoro parlamentar.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nova reforma permite anúncio pago de candidatos na web

A nova proposta de reforma eleitoral que deverá ser votada nesta terça-feira (1º) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado prevê que seja feita propaganda paga na internet. Essa proposta não fazia parte do projeto da Câmara, que estabeleceu apenas a liberação do uso da internet nas campanhas eleitorais. Outro ponto que faz parte do novo texto é a proibição de propaganda relacionada à inauguração de obras públicas nos seis meses que antecedem as eleições.

“Mas qual será o critério de acesso ao portal da internet para cada candidato? Vai ser por sorteio? Temos de garantir a isonomia”, observou o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), ao argumentar que a propaganda paga na internet nos Estados Unidos é permitida apenas para os candidatos à Presidência da República. “O projeto está com muitos problemas, existem mais de 50 emendas que não foram analisadas pelos relatores e acho muito difícil a reforma ser votada amanhã (hoje) nas duas comissões.

O líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), é outro que fez reparos. “Essa questão da internet tem de ser bem esclarecida. É o fato novo que vai significar para as eleições de 2010 o que a televisão significou para as eleições de 20 anos atrás”, afirmou Agripino. “Não acredito que a reforma seja votada amanhã (hoje) nas comissões.”

Agência Estado

José Alencar passa por sessão de quimioterapia, diz hospital

O vice-presidente José Alencar passou por uma sessão de quimioterapia nesta terça-feira (1º), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

De acordo com o Sírio-Libanês, após a sessão de tratamento, o vice-presidente deixou o hospital.

Na última sexta-feira (28), Alencar fez exames que comprovaram o aumento do tumor em seu abdôme. Ele se mostrou confiante. "Eu quero dizer que não estou entregue. Estou entregue a quem sempre estive, a Deus", afirmou.

G1

Suplentes da região Centro Sul do Ceará se mobilizam para aprovação da PEC

Com a iminente possibilidade de aprovação da PEC que aumenta o número de vereadores, os suplentes ao cargo no Legislativo nos municípios da região Centro Sul do Ceará viajaram ontem, em ônibus fretado da Guanabara, com destino a Brasília para acompanhar a apreciação da matéria. Segundo informações, a iniciativa será deliberada no plenário do congresso nesta quarta-feira (02/09).
Os “quase” vereadores farão um bate-volta.
Retornarão no fim da noite desta quarta-feira.

Plano Safra: R$ 700 mil em recursos serão destinados ao Ceará

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lança nesta terça-feira, 1º, em Icó, no Centro-Sul cearense, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/2010. Para o Ceará, estado nordestino escolhido pelo MDA para sediar o lançamento do programa federal, será destinado um recurso da ordem de R$ 700 milhões.
No evento, estiveram o governador Cid Gomes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana.

Elaborado para fortalecer e ampliar as políticas públicas do Governo Federal, o Plano Safra tem o objetivo de impulsionar a produção agrícola, pois disponibilizará R$ 15 bilhões somente para operações de custeio, investimento e comercialização, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Regularização Fundiária

Dando continuidade ao Programa de Regularização Fundiária, que está investindo R$ 48 milhões na regularização das terras de agricultores cearenses, serão distribuídos, também em Icó, 5.431 títulos de propriedade de terra, de acordo com o Governo do Estado. Cerca de 6.000 famílias de pequenos produtores rurais do Município devem ser beneficiadas.

A regularização fundiária é resultado do convênio assinado entre o Governo Federal, através do Incra e o Governo do Ceará, através da SDA. É um programa de inclusão social, que facilita o acesso do agricultor familiar aos agentes públicos de financiamento da produção agrícola.

O Povo Online

Férias...

A partir de quinta-feira esse blogueiro estará viajando e só retornará no dia 08 de setembro.
Para que o site não fique desatualizado alguns parceiros serão mobilizados para fazer o trabalho, dentre eles, o jornalista Luiz Vasconcelos, do site Iguatu Notícias.
Dentro das possibilidades esse blogueiro fará algumas postagens direto da Bahia.
E vamos nós...

Fiscalização da Lei seca multa de 226 motoristas

Equipes de fiscalização do Detran multaram 226 motoristas com base na Lei Seca, de quinta (27) a domingo (30), durante 33 operações realizadas em Fortaleza e municípios do litoral e sertão. O maior número de pessoas multadas foi em Fortaleza, 61, seguido de Iguatu (40), Juazeiro do Norte (33), Caucaia (22), Itapipoca (18), Eusébio (13), Maracanaú (6) e Aquiraz (3).

Com esses dados, eleva-se para 10.361 o número de pessoas multadas no Ceará, desde julho de 2008, pela Lei Seca ou Lei de Alcoolemia Zero, dos quais 8.965 somente em 2009. A multa é de R$ 957,70, e após o fim do processo administrativo, que pode durar até seis meses, o condutor terá sua CNH suspensa por 12 meses.

Na fiscalização na areia das praias, no final de semana, foram aplicadas 15 infrações aos motoristas que circulavam na zona exclusiva para banhistas nas praias dos municípios de Aquiraz e São Gonçalo do Amarante. As equipes recolheram dois quadriciclos em Aquiraz. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece proibição para veículos circularem na zona de areia das praias, por ser exclusiva de banhistas, e a circulação de quadriciclos, por ser um implemento agrícola e não ter registro no Detran para circular na via pública.

Paulo Ernesto: Assessoria de Imprensa do Detran

Bahia: prefeito de cidade do interior do Ceará é preso por dirigir embriagado

O prefeito de uma cidade do interior do Ceará foi preso na noite de segunda-feira (31) em Barreiras-Ba, acusado de dirigir embriagado.

A prisão foi na BR-242, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com os policiais, João Gilvan de Oliveira, prefeito de Cariús, estava com 0,44 miligrama de álcool no sangue.

Ele foi encaminhado para a delegacia, pagou fiança e foi liberado.

Com informações da TV Oeste