terça-feira, 1 de setembro de 2009

Massa passará por cirurgia e deve voltar só em 2010

Depois de uma série de exames nos Estados Unidos, ficou decidido que o brasileiro Felipe Massa passará por uma cirurgia plástica para reparar a caixa craniana. O piloto sofreu um grave acidente no treino classificatório do GP da Hungria ao ser atingido na cabeça por uma mola do carro de Rubens Barrichello. Com isso, de acordo com a assessoria, a expectativa é que o ferrarista volte apenas na temporada 2010 de Fórmula 1.

"A operação será realizada nos próximos dias e, depois de uma breve convalescência, Felipe poderá retomar gradualmente a preparação física", disse a assessoria.

O piloto da Ferrari voou domingo para Miami para se submeter a uma importante série de exames de controle com o professor Stephen Olvey, responsável pela Unidade Intensiva de Neurociência do Hospital Jackson Memorial.

Os exames realizados (testes neuromotores e de impacto e de capacidade cognitiva) foram positivos assim como o exame na vista esquerda. Felipe tem todas as condições para poder desenvolver atividades esportivas.

"Estou muito contente com o êxito dos exames", disse Felipe ao site da Ferrari. "Depois da pequena cirurgia que farei nos próximos dias poderei finalmente começar a fazer um pouco de exercícios para voltar à forma e, sucessivamente, começar a andar um pouco de kart. Na pista com um Fórmula 1? Vamos dar um passo por vez: no momento estou concentrado somente na retomada das atividades físicas, o que já é um grande passo avante", completou.

Provavelmente sem Massa nas últimas cinco etapas do Mundial, a equipe de Maranello anunciará até quinta-feira se mantém o criticado Luca Badoer como substituto. Caso opte por substituir o piloto de testes, Giancarlo Fisichella é apontado favorito para herdar a vaga, sendo que a imprensa italiana especula Robert Kubica e Fernando Alonso como outras opções.

Gazeta Press.

Morre Ministro do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Alberto Menezes Direito, morreu na madrugada desta terça-feira (1º) no Rio de Janeiro. O velório acontece no antigo prédio do STF, atual Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio. O enterro será às 17 horas, no cemitério São João Batista.

Menezes Direito, 66 anos, que é natural de Belém (PA), estava afastado das funções para tratamento médico desde maio último, quando retirou um tumor no pâncreas. Desde sábado (29), ele estava internado com complicações em um hospital no Rio de Janeiro.

O ministro assumiu o cargo no STF há dois anos, depois de 11 no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta pela aposentadoria de Sepúlveda Pertence. Desde maio do ano passado, Menezes Direito era, também, ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Agência Brasil

Municípios têm até quinta para aderir ao Encceja 2009

Os municípios brasileiros têm até a próxima quinta-feira, dia 3, para aderirem ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2009, no nível fundamental. Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Inep/MEC prorrogou o prazo para a adesão dos municípios ao exame, que é voluntária. As Secretarias de Educação e/ou Instituições interessadas em participar deverão enviar correspondência à autarquia até essa data.

O Encceja é uma avaliação para identificar habilidades de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso ao ensino regular na idade apropriada. No ano passado, o teste recebeu a adesão de 750 cidades. A expectativa é que esse ano o exame atinja o mesmo número.

Inep

Iguatu Festeiro não trouxe nenhum caso de Gripe Suíne como queria a oposição

O grupo que faz oposição ao prefeito Agenor Neto nesse município, apregoou nos quatro cantos da cidade que o IV Iguatu Festeiro iria trazer muitos casos de gripe suína. Moral da história: nenhum caso foi registrado.

As atenções ficam voltadas agora para Exposição que começa nesse final de semana em Iguatu.
A torcida das pessoas de bem é para que a festa transcorra dentro da mais absoluta normalidade e que a paz possa reinar no período.

Programação alusiva a Semana da Pátria é aberta em Iguatu

O município de Iguatu abriu nesta terça-feira, 01, a programação alusiva à Semana da Pátria 2009. A programação foi elaborada pela Secretaria Municipal deEducação, num trabalho orientado pela titular da pasta, a professora Benildes Uchoa. Este ano a Semana traz como tema principal o Projeto Ser Cidadão é Ser Construtor da Paz.

Do dia 01 até a próxima segunda-feira, 07, a programação acontece com hasteamento do pavilhão nacional e homenagens a personalidades do município, no pátio da prefeitura Municipal.

Na cerimônia de abertura foram homenageados, o delegado de Polícia Civil Dr. Agenor Freitas de Queiroz, Francisca Alves Dantas (in memorian), os órgãos de Segurança: 10º Batalhão Provisório de Iguatu - Polícia Militar, Superintendência da Polícia Civil do Estado de Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (1ª. Seção de Bombeiros de Iguatu), Tiro de Guerra- 10-013 Guarda Municipal de Iguatu, Departamento de Transito de Iguatu -DEMUTRAN.

Estavam presentes na solenidade: O prefeito Agenor Neto e o vice João Alencar; a secretária de Educação, Benildes Uchoa, e demais secretários; vereadores; também houve a participação de estudantes da rede municipal de ensino, além de representantes de entidades de classe e instituições do município.Grupos militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, através do Tiro de Guerra 10-013.

Iguatu Notícias

Jornal O Povo: FESTA NO INTERIOR

Aproximadamente 40 mil pessoas conferiram o big script de desfecho da quarta edição do Iguatu Festeiro, noite de sábado.

Com direito ao I Festival de Quadrilhas Juninas Fora de Época do BR, o mega evento juntou grupos de 11 Estados, tendo a participação de 40 mil inscritos.

O lance político da night ficou por conta da homenagem ao senador tucano Tasso Jereissati pelo alcaide - bonitón - Agenor Neto que, no palco principal, ao lado da cantora baiana Daniela Mercury, foi aplaudido ao receber placa pelo trabalho pró-Cultura do CE.

Saudado com “Esse é o cara!” por grupo de jovens, Jereissati se destacou em meio à multidão, arrancando aplausos dos mais variados grupos do interior do Estado, com direito a carinho especial de Daniela Mercury em sua fala: - Se ele não fosse sério, não estaria aqui.

Em tempo: o Iguatu Festeiro reverenciou o centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré.

No flash: Tasso Jereissati, Iasnaia Araújo (manita do prefeito) e Agenor Neto e a primeira-dama, Hercília Araújo.

O Povo

Raptada, mulher tenta descobrir sua história

Depois de ser raptada e abandonada por ciganos, uma família a batizou como Maria Bárbara Bezerra. Hoje, com supostamente 42 anos, Luciana (como prefere ser chamada) ainda tem um grande sonho: conhecer sua verdadeira identidade e história. “Não sei nada de mim. Não conheço minha origem, meu verdadeiro nome e minha data de nascimento. Meu desejo é encontrar minha família”, aspira.

Pelos cálculos de Maria, ela foi raptada pelos ciganos entre 2 e 3 anos de idade. Mostrando as marcas na pele, ela lembra dos maus-tratos sofridos. “Era obrigada a roubar e, quando recusava, me davam uma peia (agressões físicas) de corda e chicote.” Essa fase da vida se passou em Crato (CE), em um lugar conhecido como ‘batateiro’.

Aos 7 anos, Maria ficou ao relento por que os ciganos foram presos, após furtar uma máquina de costura. “Fiquei na rua até uma mulher me acolher. Mas essa boa alma teve de me largar, pois seu marido batia nela”, lembra. Antes de partir para Petrolina, a mulher entregou a menina para uma tia. Maria não lembra o nome dessa mulher e de sua tia. Mas sabe que foi a tia quem fez seu registro em nome de Maria Bárbara Bezerra.

Ainda criança, Maria decidiu trabalhar como doméstica em casas de família. Em 1983, conheceu Valdemir Cosme da Silva, com quem dividiu a vida por três anos. Depois separou e casou-se com José Pereira. Hoje, ela tem cinco filhos e mora em Goiânia. Das vagas lembranças de criança, Luciana tem a imagem de estar em um trem, no dia em que foi raptada pelos ciganos. Esse trem passava em uma ponte sobre um rio, onde acredita ser Iguatu.

“Desde que nasci vivo sozinha, meu desejo é encontrar minha família, acho que é difícil por que não tenho pistas nenhuma”, lamenta. Mesmo assim, Luciana espera que alguém se identifique com essa história e a queira conhecer. “Quem sabe alguém perdeu uma filha nessas circunstâncias? Peço a Deus e a vocês do HOJE que me ajudem”, apela.

Jornal Hoje Notícia

Cid elogia Tasso em evento no Interior

Durante o lançamento do Programa Ronda do Quarteirão, na última sexta-feira, em Iguatu, o governador Cid Gomes (PSB) deu demonstrações do seu respeito e reconhecimento ao trabalho de Tasso Jereissati como governador (por três vezes) do Ceará.

No ato, estava presente o pré-candidato ao Senado, deputado federal Eunício Oliveira (PMDBN), que, ao discursar, comparou Cid ao ex-governador falecido Virgílio Távora como “os dois que mais realizaram pelo Ceara´”.

Foi aí que Cid, ao iniciar sua fala, reagiu e fez questão de “fazer uma correção” e completar: “Eu estou governador, tive um irmão (Ciro) governador, mas reconheço que os dois maiores governadores do Ceará foram Virgílio Távora e Tasso Jereissati”. Precisa comentar mais alguma coisa?

Coluna Vertical, do O POVO

Gastos com diárias pagas pelas Câmara de Vereadores de Acopiara superam os gastops da Câmara de Iguatu

Enquanto a Câmara de Vereadores de Iguatu, a maior da região Centro Sul do Ceará gastou até o momento 12 mil reais com diárias pagas aos vereadores e servidores, a Câmara Municipal de Acopiara triplicou os gastos e pagou mais de 36 mil conforme dados encontrados no site do TCM.

Na relação abaixo você pode conferir quem são os diaristas:

Cid Gomes e o ministro Guilherme Cassel lançam, em Icó, o Plano Safra nesta terça-feira (1).

O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) lança nesta terça-feira( 01), em Icó, no Centro-Sul do Ceará, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/2010. O governador Cid Gomes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana lançarão o Plano a partir das 9 horas, na Praça Coluna da Hora, no Centro. de Icó O Ceará foi o estado nordestino escolhido pelo MDA para sediar o lançamento do programa federal.

Elaborado para fortalecer e ampliar as políticas públicas do Governo Federal, o Plano Safra impulsionará a produção agrícola, porque disponibilizará R$ 15 bilhões somente para operações de custeio, investimento e comercialização, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Serão beneficiadas 4,1 milhões de unidades produtivas familiares espalhadas por todo o Brasil. Para o Ceará, será destinado um recurso da ordem de R$ 700 milhões.

O volume de recursos disponibilizados pelo Governo Federal para esse biênio representa um aumento de 531% em relação aos R$ 2,38 bilhões aplicados no Plano Safra 2002/2003. Esses recursos garantem ainda a modernização da infraestrutura de unidades produtivas que passam a contar como um novo mercado para a sua produção: o da alimentação escolar. Agora, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Programa Nacional de Desenvolvimento escolar (PNAE) serão destinados à compra de produtos de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais.

Regularização Fundiária

Dando continuidade ao Programa de Regularização Fundiária, que está investindo R$ 48 milhões na regularização das terras de agricultores cearenses, Guilherme Cassel, Cid Gomes e Camilo Santana distribuirão, também em Icó, 5.431 títulos de propriedade de terra, que beneficiarão 6.000 famílias de pequenos produtores rurais do Município.

A regularização fundiária é resultado do convênio assinado entre o Governo Federal, através do Incra e o Governo do Ceará, através da SDA. É um programa de inclusão social, que está transformando o agricultor familiar em empreendedor rural, por facilitar o acesso aos agentes públicos de financiamento da produção agrícola.

Um exemplo é o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), programa de crédito rural, do Governo Federal, operacionalizado pelo Banco do Nordeste e do Brasil. O Pronaf permite a diversificação e melhoria da produção e produtividade e a qualidade de vida das famílias rurais em seus pequenos empreendimentos.

Governo do Ceará

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Labirintite e remédio podem ter causado confusão de Vanusa, dizem médicos

A explicação dada pela cantora Vanusa pelos erros cometidos na hora de cantar o Hino Nacional na Assembleia Legislativa de São Paulo, em março, faz sentido para médicos ouvidos pelo G1.

Segundo especialistas em labirintite, a doença de Vanusa, uma combinação entre os sintomas da enfermidade e a reação da medicação pode gerar confusão e dificuldade na fala.

A cantora de 61 anos errou a letra do Hino Nacional em uma sessão da Assembleia Legislativa em março de 2009. Na última semana, o vídeo virou um “hit” na internet, acumulando milhares de visitas no site YouTube. Vanusa disse que vai procurar seu advogado para retirar da internet expressões que afirmam que ela estava embriagada na ocasião.



G1

Roraima: Quadrilha roraimense vence concurso no Ceará

BOA VISTA - O Grupo Folclórico Quadrilha Eita Junino, vencedor do Arraial do Anauá de 2009, trouxe do Ceará o título de campão do 1° Festival Nacional Fora de Época de Quadrilhas Juninas, realizado em Iguatu. As concorrentes já se paresentam em eliminat´rorias desde o dia 22 de Agosto.As informações são do site Folha de Boa Vista.

Pelo fato de ter sido campeã do Arraial das Três Nações do Governo do Estado, com um orçamento de aproximadamente R$ 80 mil, a Eita Junino também foi a escolhida para representar o Estado de Roraima em Iguatu, no concurso nacional com a participação das melhores quadrilhas de cada unidade da federação.

O Eita Junino dançou com 28 casais e venceu ainda no quesito melhor noiva e melhor noivo. O tema deste ano foi “O canto do negro ecoou, chegou ao meu São João”, durante a apresentação, a quadrilha conta a estória, a tradição e a cultura dos negros. Elementos como a escravidão, o preconceito, tambores e correntes foram imprescindíveis, além da capoeira.

Segundo a presidente da Eita Junino, Elyzarda Byanca, foi investido pelo grupo folclórico cerca de R$ 4 mil apenas para subir no tablado do concurso nacional.

A quadrilha nasceu inovando com estilo em 1° de abril de 1998. Os fundadores foram o coreógrafo e professor, Ronalson Moura Cavalcante, o animador de quadrilhas juninas, José Nazareno Cavalcante Teles e o ex-brincante, Stélio Dener de Souza Cruz, juntamente com vários brincantes advindos da Quadrilha São Chicão (1997). (HL)

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=91518

Senador Tasso Jereissati prestigia o Iguatu Festeiro

Além do governador Cid Gomes, dos deputados Domingos Filho e Aníbal Gomes, quem também esteve prestigiando o Iguatu Festeiro foi o senador da República Tasso Jereissati. Ao lado do prefeito Agenor Neto, Tasso andou pelo meio da multidão que ali se encontrava , e numa demonstração carismática, cumprimentava e abraçava a todos que dele se aproximavam.

Tasso Jereissati (PSDB), três vezes governador do Ceará, e prestes a completar oito anos como senador, ainda é considerado um dos maiores expoentes da política nacional e cearense. Não é à toa que em recente pesquisa eleitoral, o senador desfruta de consideráveis índices de intenções de votos tanto para o governo como para concorrer a reeleição ao cargo de senador.

Veja os detalhes no vídeo abaixo:



Iguatu Notícias

IBGE publica edital de concurso

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nas páginas 110 a 115 da terceira seção do Diário Oficial da União desta segunda-feira (31), o edital do processo seletivo simplificado que preencherá 33.012 vagas. A remuneração varia de R$ 900 a R$ 1.600. Para todos os cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Do total de oportunidades, 5% são reservadas às pessoas com necessidades especiais.

As chances são oferecidas para as funções de agente censitário municipal, agente censitário supervisor, agente censitário de informática, agente censitário administrativo e agente censitário regional.

Os interessados podem se inscrever entre os dias 21 de setembro a 6 de outubro por meio do site da Censgranrio , responsável pela seleção. Candidatos que não tiverem acesso a internet poderão realizar a inscrição nos postos indicados no edital de abertura. O valor da taxa de inscrição de R$ 18 a R$ 30.

O processo seletivo constará de prova objetiva. O locais de provas nos municípios serão divulgados por meio de cartazes nos postos de inscrições e no site da organizadora. A data de aplicação do exame está prevista para o dia 6 de dezembro. Os aprovados atuarão em todas as regiões do Brasil.

Clique aqui para conferir o edital de abertura.

Salário mínimo deve fixar em R$ 507 em 2010

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou nesta segunda-feira (31) que o governo deve propor um salário mínimo de R$ 506,50 a partir de janeiro do próximo ano, com pagamento no início de fevereiro.

Bernardo lembrou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010, já aprovada pelo Congresso Nacional, prevê justamente este valor de R$ 506,50. Entretanto, segundo informou o ministro, este valor deve ser “arredondado” para R$ 507, no Congresso Nacional, até mesmo para facilitar os saques dos recursos.

Atualmente, o salário mínimo é de R$ 465. O último reajuste aconteceu em fevereiro deste ano. Segundo informações do Ministério da Previdência, esse reajuste deverá ter um impacto de mais de R$ 7 bilhões nas despesas com o pagamento de benefícios previdenciários em 2010, ano eleitoral.

Blog do Lindomar Rodrigues conta com novo endereço eletrônico

Objetivando facilitar o acesso do internauta ao blog mudou de endereço.
O novo endereço é: www.lindomarrodrigues.com
Espero com essa mudança poder garantir um melhor acesso a todos que nos acompanham.

Abraços fraternais,

Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog

IPI: Varejo prepara estoque para evitar queda nas vendas

O fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 1º de novembro preocupa o mercado de eletrodomésticos. O varejo está fazendo seus estoques preventivos para escapar da alta de preços de geladeiras, máquinas de lavar e fogões, a chamada linha branca. Teme-se que, com o imposto integral, as vendas caiam no final do ano, melhor época para os lojistas.

As lojas que fizerem estoque devem conseguir vender os eletrodomésticos sem imposto até pelo menos novembro e dezembro.

Agência Estado

Iguatu se prepara para ganhar mais uma emissora de rádio

O grupo Jangadeiro de rádio e Televisão do Ceará se prepara para implantar mais uma emissora de rádio no Estado.
O próximo investimento da empresa será em Iguatu, região Centro Sul.
Através de Decreto Legislativo Nº 582 o Congresso Nacional aprovou no último dia 21 de agosto, o ato que outorga a permissão a Rádio FM Iguatu LTDA a explorar serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada em Iguatu, no Estado do Ceará.
Agora é aguardar a chegada da nova rádio.

URCA - Campus de Iguatu realiza solenidade de colação de grau

O Campus Avançado de Iguatu da Universidade Regional do Cariri - URCA realizou na noite da última sexta-feira, 28 de agosto, no ginásio do Sesc , a cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso de Direito, da primeira turma do curso de Ciências Econômicas, e ainda as turmas de Enfermagem e Sequencial em Saúde Pública. O Magnífico Reitor da Urca, o professor Plácido Cidade Nuvens, presente à solenidade, concedeu a outorga de grau a todos os concludentes.

O evento contou com a participação do governador Cid Ferreira Gomes, Patrono da Primeira Turma do Curso de Direito. Também se encontravam presentes à solenidade, o prefeito Agenor Neto, o Deputado estadual Domingos Filho, o Deputado Estadual Osmar Baquit,, o Deputado Federal Eunício Oliveira e Aníbal Gomes, o Ministro dos Portos Pedro Brito, além de vereadores e representantes de classes e outros segmentos.

Iguatu Notícias

Presidente da Câmara Municipal de Russas é afastado

Ao deferir uma Ação Cautelar Preparatória de Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, ajuizada pelos promotores de Justiça da Comarca de Russas, Ricardo Rabelo de Morais e Herton Ferreira Cabral, a juíza da 1ª Vara daquela cidade, Antônia Neuma Vasconcelos Dias, afastou o presidente da Câmara Municipal de Russas, vereador Francisco Agaci Fernandes da Silva, pelo prazo de 120 dias.

Também foram afastados os membros da Comissão de Licitação e um assessor parlamentar. A ex-tesoureira e ex-vereadora, Noilda Maria Rocha Silva, responsável pela assinatura conjunta dos cheques públicos, também foi envolvida, mas não foi afastada por ocupar o cargo de secretária de Cultura do Município de Russas.

Segundo as investigações preliminares, o vereador, em conluio com servidores e representantes de empresas contratadas para construção da nova sede do Poder Legislativo Municipal, vinham fraudando o erário na medida em que burlaram os limites impostos na Lei de Licitação para contratação, superfaturaram os preços dos serviços e desviaram grande parte dos recursos destinados àquela edificação, no valor aproximado de R$ 190.000,00, cujos cheques foram nominados a terceiras pessoas, muitas delas sem prestar nenhum serviço à Câmara Municipal. Os cheques foram endossados em favor de empresa local de fachada, denominada M.V. LEÃO CERÂMICA ME, cuja sócia outorgou procuração pública com plenos poderes para movimentação financeira da firma para um dos filhos do vereador Francisco Agaci Fernandes da Silva, o qual também foi alcançado pela medida.

Durante o andamento das investigações, os promotores de Justiça contaram com a colaboração de vários órgãos públicos federais e estaduais, a exemplo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), INSS, CREA, Caixa Econômica Federal e Delegacia Regional Ministério do Trabalho. No entanto, ainda é necessário aprofundar as provas, principalmente no que diz respeito a documentação bancária das pessoas envolvidos, e outros documentos que se encontram em poder das empresas e da própria Câmara Municipal, pois não se sabe como o dinheiro da Câmara Municipal foi parar em mãos de terceiros, daí a necessidade do afastamento dos agentes públicos.

MP

Iguatu Festeiro recebeu visitas de políticos importantes

O IV Iguatu Festeiro além de atrair um grande público de todos os estados brasileiros atraiu também vários políticos importantes que vieram acompanhar de perto a grande estrutura que foi montada pela prefeitura, dentre eles, o governador do Ceará Cid Gomes, o senador Tasso Jereissati, o deputado federal Aníbal Gomes, os deputados estaduais Domingos Filho e Osmar Baquit e outros.

Na foto acima o governador Cid Gomes aparece ao lado do prefeito iguatuense Agenor Neto e do secretário de Cultura do Estado professor Francisco Auto Filho em visita feita a casa de Patativa do Assaré.
Todos ficaram impressionados com a qualidade do evento, bem como a homenagem feita ao poeta Patativa.

Acopiara: Tribunal de Contas dos Municípios atualiza gastos da Prefeitura

O blog volta a publicar os recursos que entram e saem da Prefeitura Municipal de Acopiara. Os dados são oficiais e foram atualizados no último dia 28 de agosto de 2009.
Nos links abaixo o internauta vai poder acompanhar se o seu dinheiro está sendo bem aplicado pela administração municipal.
Sugiro que os interessados acessem o link "despesas", nele, você vai poder conferir todos os gastos da Prefeitura.

Para ter acesso é só clicar no link do seu interesse.


Receitas

Contas Desaprovadas

Fonte: TCM - Tribunal de Contas dos Municípios

Carro fabricado no Ceará será lançado amanhã

Não o chamem de buggy, muito menos de mini-buggy. A categoria adequada é ATV do inglês All Terrain Vehicle (veículo para todos os terrenos). E seu nome é MaqMini. Produzido no Ceará, o carro está inserido no conceito “fun car”, ou seja, para diversão, embora tenha levado um ano de muito trabalho, dedicação e investimento de R$ 1,5 milhão de reais do empresário, e ex-piloto, Fernando Macedo.

O MaqMini tem a característica de side by side, por carregar apenas duas pessoas, e começa a ser comercializado a partir de 1º de setembro. No começo da linha de montagem sairão de cinco a dez carros por mês. A princípio todos serão comercializados em Fortaleza. A empresa garante que toda a mecânica e motorização é Honda e que isso garante uma assistência técnica. Com cinto de três pontas, movido exclusivamente à gasolina, motor quatro tempos, autonomia de duas horas e consumo médio de 25 Km/litro, ele chegará ao mercado com o preço de R$ 12.000,00, em uma primeira versão standart.

O Povo

Prefeitura de Acopiara recebe 800 mil reais para obras de abastecimento de água

Conforme o Convênio 638865, no Siafi, a Prefeitura Municipal de Acopiara recebeu R$ 800.000,00 no final de julho para serem aplicados na execução de sistemas de abastecimento de água nesse município.
Só não foi explicado em qual abastecimento o recurso será utilizado.
Como existe uma expectativa muito grande em relação ao início das obras da adutora de Acopiara é possível que o dinheiro tenha vindo para a mesma.
O blog tomou a iniciativa de enviar um email ao Ministério da Saúde, de onde o recurso está vindo, solicitando mais informações a respeito do convênio.
O valor total conveniado com a Prefeitura soma a quantia de 4 milhões de reais.

Dados do convênio

Número do Convênio SIAFI:
638865 Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados
Situação: Adimplente
Nº Original: CV 1262/07
Objeto do Convênio: EXECUCAO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE AGUA.
Orgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Concedente: FUNDACAO NACIONAL DE SAUDE - DF
Convenente: ACOPIARA PREFEITURA
Valor Convênio: 4.000.000,00
Valor Liberado: 800.000,00
Publicação: 22/01/2008
Início da Vigência: 31/12/2007
Fim da Vigência: 31/12/2009
Valor Contrapartida: 209.129,95
Data Última Liberação: 24/07/2009
Valor Última Liberação: 800.000,00

Belchior diz "estranhar" notícias de sumiço e afirma que voltará

Em entrevista ao programa "Fantástico", da Rede Globo, que o encontrou em uma pousada na pequena cidade uruguaia de San Gregorio de Polanco, o cantor Belchior disse que achou "estranha" a reportagem sobre seu desaparecimento, "pois aquilo não tinha nenhuma relação comigo". "Eu vivo em São Paulo", disse.

O cantor afirmou que, após o término dos trabalhos que realiza neste momento no Uruguai, deve voltar ao Brasil para fazer shows pelo país.

Informado de que já havia um movimento chamado "Volta Belchior", de fãs e admiradores pedindo que o cantor volte ao Brasil, ele afirmou que se sente "imensamente feliz por ser tão amado e requisitado". "O Brasil está sempre comigo e eu estou sempre voltando para o Brasil", disse.

O cantor afirmou que está trabalhando na tradução de suas músicas para o espanhol e que pretende lançar um cancioneiro nas duas línguas. Ele disse ainda que está compondo muito e que pretende lançar um novo disco, com canções inéditas.

"Nas últimas semanas eu estava aqui, é a segunda vez que venho de lá para cá, para o Uruguai, estou fazendo um trabalho muito especial aqui", disse o cantor. "Eu tenho uma ligação muito grande com a América Latina, eu sou apenas um rapaz latino-americano", brincou Belchior, em referência a uma de suas músicas mais conhecidas.

Na curta entrevista, que foi ao ar na noite deste domingo, o cantor se recusou a responder a perguntas sobre supostas dívidas que seriam o motivo de seu "desaparecimento".

"Primo" como é conhecido em Iguatu é morto à bala

Um homicídio à bala ocorrido hoje, por volta das 05 horas da manhã, movimentou o plantão policial de Iguatu.
A vítima foi Francisco Leidimar Leite, 40 anos, conhecido como "Primo" que foi alvejado com três disparos, sendo dois deles na cabeça.
O proprietário do prédio onde funciona a churrascaria Bem Me Quer, que fica localizada no cruzamento das ruas 15 de Novembro com Juvenal Barreto, no bairro Flores, estava saindo de sua residência quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta.
Sem que houvesse discursão os dois homens o mataram.
Até o momento os autores do crime não foram identificados.
O corpo do Primo foi conduzido para Instituto Médico Legal de Iguatu para ser necropsiado.

Governo itinerante chega ao Crato nesta 2ª feira

O governador Cid Gomes (PSB) estará nesta segunda-feira, no município do Crato (Região do Cariri), com sua gestão itinerante. Durante o encontro, serão anunciadas várias ações que beneficiarão toda a região, bem como anúncio de obras.

A população terá acesso na ocasião a prestação de serviços como a retirada de documentos, serviços jurídicos, cursos de capacitação e oficinas, informa a assessoria de imprensa do Palácio Iracema.

domingo, 30 de agosto de 2009

Deu o que falar...

Na última sexta-feira, por ocasião da implantação do Ronda do Quarteirão em Iguatu mais uma vez, o grupo que faz oposição ao prefeito Agenor Neto passou despercebido.

Incomodados com a presença do prefeito iguatuense no palanque esse grupo tentou passar para a população que a vinda do ronda para Iguatu teria sido uma iniciativa deles o que foi prontamente combatida pelo governador Cid Gomes.

Na sua fala o governador deixou bem claro que está levando esse benefício a todos os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes e que ação não é de A e nem de B, e sim do povo cearense.

Outro ponto que o governador destacou é que pretende segurar todos os grupos políticos de Iguatu em prol do seu nome numa possível candidatura a reeleição.
Numa frase pequena ele deixou o seu recado: "Quem for mole é que abra".

Líderes sinalizam acordo para votarem Pec dos Vereadores

Há acordo entre a maioria dos líderes partidários da Câmara para votar, com celeridade no plenário da Casa, a emenda constitucional que recria mais de 7 mil vagas de vereadores em todo o país e poderá dar posse a suplentes eleitos em 2008 ainda nesta legislatura. Na próxima semana, eles discutirão se votam na quarta-feira ou adiam para a semana seguinte. Por enquanto, a única voz contrária à emenda é do líder do PSDB, José Anibal .

Embora os líderes enfatizem que a emenda aumenta o número de vereadores, mas permitirá uma economia de R$ 1,4 bilhão com a redução no repasse de recursos de prefeituras às câmaras de vereadores, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirma que a redução não deve ocorrer. O texto aprovado prevê o corte no repasse das verbas, que hoje varia de 8% a 5% e, pela emenda, será de 7% a 3,5%.

Segundo Ziulkoski, a economia tem como base a ideia de que todas as câmaras gastam o teto permitido constitucionalmente, mas levantamento da CNM mostra que isso não acontece ainda.

“A redução não será efetiva, pois as câmaras municipais em 2007, por exemplo, gastaram aproximadamente R$ 5,7 bilhões, valor abaixo do que estava à disposição (R$ 8,91 bilhões)”, explicou Ziulkoski.

O deputado Vitor Penido (DEM-MG) reforça a tese de que é um corte fictício e tentou modificar o texto, com uma emenda que prevê redução maior nos gastos. Para Penido, uma redução efetiva ocorrerá o percentual for vinculado à receita do município e não à população, como é hoje e está mantido na emenda. Não obteve apoio.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 21 milhões nesta quarta

Mega-Sena acumulou e nenhum apostador levou o prêmio, previsto em R$ 8 milhões, neste sábado (29). Para o próximo concurso, nesta quarta-feira (2), o prêmio pode chegar a R$ 21 milhões.

As dezenas sorteadas no concurso 1104, deste sábado, foram: 02, 03, 06, 35, 49 e 58.

Os 95 acertadores da quina vão levar R$ 17.867 cada um. Já os 6.982 apostadores que acertaram na quadra levarão para casa R$ 347 cada um.

Na quarta, o sorteio do concurso 1105 acontece às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país.

TV Cariri inicia programação em Juazeiro do Norte em outubro

Começa a operar, a partir do próximo dia 1º de outubro, a mais nova emissora do Sistema Verdes Mares de Comunicação, a TV Cariri (Canal 9), de Juazeiro do Norte (Região do Cariri).

A emissora será a segunda retransmissora da Rede Globo no Estado e a 122ª do Brasil. O sinal atingirá mais de 60 municípios, chegando até Crateús, ultrapassando, assim, metade do Estado, segundo a direção técnica da TV Cariri que, a partir de setembro, entra em fase experimental. Até agora, como certo na programação, uma edição do Bom Dia Ceará.

Além daq TV Cariri, já opera emJuazeiro do Norte a TV Verdes Vales de propriedade do deputado federal Manuel Salviano.

Eliomar de Lima

Kimi Raikkonen supera a Force India e vence pela quarta vez na Bélgica

Kimi Raikkonen fez uma excelente corrida e venceu pela quarta vez o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, encerrando um jejum de mais de um ano. Ele não subia ao alto do pódio desde a Espanha, em 2008. O finlandês aguentou a pressão de Giancarlo Fisichella, da Force India, durante toda a corrida. O italiano chegou na segunda posição, no melhor resultado da história da equipe indiana, que nunca tinha sequer pontuado. Sebastian Vettel, da RBR, completou o pódio após uma excelente recuperação. O alemão era o oitavo do grid.

Rubens Barrichello, que largava em quarto, teve problemas na largada e ficou parado no grid. Com uma ótima corrida de recuperação, o brasileiro conseguiu levar sua Brawn GP à sétima posição, mesmo com um vazamento de óleo em seu motor Mercedes nas últimas voltas. O piloto foi forçado a diminuir o ritmo e abandonar a luta com Heikki Kovalainen pela sexta posição, mas conseguiu os dois pontos. O finlandês da McLaren garantiu os três pontos.

O brasileiro foi beneficiado pelo abandono de Jenson Button logo na primeira volta, ao ser colhido em um acidente na curva Les Combes. O inglês teve sua vantagem reduzida para 16 pontos no campeonato, com cinco corridas para o fim da temporada. Barrichello ainda contou com a punição ao australiano Mark Webber, da RBR, que teve de fazer um drive through por ter sido liberado de forma insegura dos boxes. Ele perdeu tempo e chegou apenas em nono, fora da zona de pontuação.

Confira os resultados do Grande Prêmio da Bélgica:

1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 44 voltas em 1h23min50s995
2. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 0s939
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 3s875
4. Robert Kubica (POL/BMW) - a 9s966
5. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 11s276
6. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 32s763
7. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 35s461
8. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 36s208
9. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 36s959
10. Timo Glock (ALE/Toyota) - a 41s490
11. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 42s636
12. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 46s106
13. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 54s241
14. Luca Badoer (ITA/Ferrari) a - 1min37s177

Não completaram

Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 17 voltas
Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 22 voltas
Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 43 voltas
Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 43 voltas
Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 43 voltas
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 43 voltas

Conheça as quadrilhas vencedoras do IV Iguatu Festeiro

Os vencedores do IV Iguatu Festeiro dividirão a premiação de 40 mil reais. A distribuição da premiação será feita hoje a partir das 18 horas na arena do Iguatu Festeiro. Na oportunidade será feita também a entrega de troféus. Confira abaixo os vencedores.

1º lugar: Grupo Folclorico Quadrilha Eita Junino - Boa Vista-Roraima
2º lugar: Grupo Junino Quadrilha Zé Testinha - Fortaleza-Ceará
3º lugar: Associação Cultural e Desportiva Mistura Gostosa - Campo Grande-Paraíba
4º lugar: Quadrilha Estrela Branca - Hidrolândia-Ceará
5º lugar: Quadrilha Junina - Amor Caipira - Areial-Paraíba
6º lugar: Quadrilha Paixão Nordestina - Fortaleza-Ceará
7º lugar: Grupo Parafolclorico Quadrilha Pau Melado - Brasília-DF
8º lugar: Quadrilha Cangaceiro da Boa - Japorutuba-Sergipe
9º lugar: Quadrilha Roceira Verde - Curuça-Pará
10º lugar: Grupo Cultural Lumiar - Parnaíba-Piauí

Casamento: Zé Testinha - Fortaleza-Ceará
Marcador: Eita Junina - Boa Vista-Roraima
Rainha: Zé Testinha - Fortaleza-Ceará
Noivo: Eita Junina - Boa Vista-Roraima
Noiva: Eita Junina - Boa Vista-Roraima

Bonequeiros do Ceará: Iphan finaliza levantamento

Iguatu. A arte de fabricação de bonecos e de apresentação do mamulengo ou Cassimiro Coco, no Nordeste está sendo pesquisada e registrada em depoimentos, fotos, vídeos e textos. O Projeto de Registro do Mamulengo como Patrimônio Cultural do Brasil é financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir de uma sugestão da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB). A idéia é resgatar a atividade artística dos bonequeiros, contribuir para a sua preservação e formar um registro histórico sobre os artistas em atividade.

A pesquisa começou em 2007 e está na fase final. Além do Ceará, há registros no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O trabalho está previsto para ser concluído no próximo mês de outubro. "O projeto reafirma a relevância dessa forma de brincar e contribui para que essa expressão cultural fique viva", disse a escritora e bonequeira Ângela Escudeiro, coordenadora do estudo no Ceará.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

sábado, 29 de agosto de 2009

Governo do Estado implanta Ronda do Quarteirão em Iguatu

Como já havia sendo esperado por parte da população, aconteceu na noite de ontem (28), o lançamento do programa Ronda do Quarteirão aqui na cidade de Iguatu.

Idealizado e executado pelo governador Cid Gomes, o Ronda do Quarteirão é um programa de policiamento comunitário que visa o policiamento ostensivo e preventivo, com patrulhas 24 horas nos bairros, oferecendo mais tranqüilidade e segurança à população.

A solenidade de implantação foi realizada no conjunto habitacional João Paulo II, e contou com a presença de inúmeras autoridades, entre elas podemos destacar: além do governador Cid Gomes, também estavam presentes o prefeito Agenor Neto, os deputados estaduais Domingos Filho (PMDB) e Osmar Baquit (PSDB). Deputados Federais Aníbal Gomes (PMDB) e Eunício Oliveira (PMDB). Também presente o ministro dos Portos Pedro Brito (PSB), prefeitos de cidades circunvizinhas, além de vereadores e outras lideranças locais.

No seu discurso, o governador Cid Gomes avaliou como de extrema importância a necessidade do apoio e da parceria da comunidade para que o programa cumpra realmente o propósito pelo qual foi criado, que é de proporcionar uma segurança pública solidária e de qualidade, chegando assim a atender aos anseios de todas as comunidades assistidas pelo programa.

Com um palanque eclético, Cid Gomes aproveitou para dar algumas alfinetadas no atual panorama da política regional e local, afirmando ficar constrangido com a atitude de algumas pessoas que se utilizam da política como meios para a disseminação do ódio e do rancor entre as famílias cearenses. Por fim, ressaltou a importância daquele momento, e se disse disposto a manter a união de todas as forças políticas em prol de um só objetivo: uma união que vise unicamente o desenvolvimento do Estado do Ceará.

Prefeito de Iguatu, Agenor Neto discursa no lançamento do Ronda do Quarteirão. Confira no vídeo abaixo:



Iguatu Notícias

Na maior surpresa do ano, Fisichella faz a pole em Spa-Francorchamps

O veterano italiano Giancarlo Fisichella, da Force India, surpreendeu e cravou a pole position para o GP da Bélgica de Fórmula 1. Nesta manhã de sábado, o italiano ignorou a concorrência e gravou seu nome na história do circuito de Spa-Francorchamps ao fazer 1min46s308.


Vice-líder do Mundial de Pilotos, o brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, conseguiu o quarto tempo da sessão. Ele vai largar com boa vantagem para o companheiro de escuderia Janson Button. Em má fase, o inglês, líoder da temporada, sai apenas no 14º posto.

Com o resultado, a Force India, única equipe que ainda não pontuou no Mundial de Construtores desta temporada, conquista a primeira pole de sua história. Quarto colocado no Mundial de 2006 pela Renault, Fisichella, 37 anos, conquistou a quarta pole da longa carreira. Diante de performance sofrível de Luca Badoer na Ferrari, o veterano é um dos cotados para substituir Felipe Massa na escuderia.

O grid se desenhou de maneira favorável para Barrichello. Superado pelo italiano Jarno Trulli, da Toyota, e pelo alemão Nick Heidfeld, da BMW, o atual vice-líder do Mundial registrou 1min46s513.

Desta forma, Barrichello inicia o Grande Prêmio da Bélgica longe dos outros postulantes ao título. O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, fez 1min46s761 e ficou no oitavo posto, seguido pelo australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe (1min46s788).

Atual líder do Mundial, com 18 pontos de vantagem sobre o brasileiro, Button decepcionou. Após seis vitórias e quatro poles na temporada, o britânico caiu já na segunda sessão do treino e assegurou apenas a 14ª colocação do grid.

A segunda sessão do treinamento, por sinal, foi marcada por resultados inesperados. O inglês Lewis Hamilton, atual campeão do mundo e vencedor do Grande Prêmio da Hungria, larga do 12º lugar. Já o espanhol Fernando Alonso, dono de dois títulos mundiais, ficou uma posição atrás.
Prestes a disputar sua terceira corrida, o espanhol Jaime Alguersuari foi o 17º colocado.

Já o franco-suíço Romain Grosjean, que estreou no Grande Prêmio de Valência, foi o 19º. Substituto do brasileiro Felipe Massa na Ferrari, o italiano Luca Badoer rodou e ficou no último posto.

Vasco cai para o Ceará no Maracanã e pode perder a liderança da Série B

O Vasco decepcionou os mais de 27 mil torcedores que compareceram ao Maracanã na noite desta sexta-feira e perdeu a invencibilidade na Série B em partidas no Rio de Janeiro. Com cinco desfalques, o time carioca foi derrotado pelo Ceará por 2 a 0, pela segunda rodada do returno da competição, e corre o risco de perder a liderança para o Atlético-GO, que entra em campo neste sábado para encarar o Bragantino, no interior paulista.

Mega-Sena sorteia R$ 8 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (29), o prêmio de R$ 8 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.104 acontece às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio pode render cerca de R$ 50 mil por mês.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Prefeitura refaz sinalização horizontal de faixas das ruas

A sinalização horizontal das ruas de Iguatu está sendo refeita numa operação coordenada pela Prefeitura do município, com o acompanhamento da secretaria de Infraestrutura. Os trabalhos começaram a ser feitos na Rua Adeodato Matos Cavalcante, no acesso do aeroporto Tomé da Frota. A operação consiste na pintura das faixas amarelas que funcionam para dividir mão e contramão, principalmente nas artérias onde é mais intenso o fluxo de veículos e motos. Para realizar as obras, a Prefeitura contratou uma empresa, a Targa Sinalização.

J. Guedes
Mais FM

Tumor aumenta e Alencar abandona tratamento nos EUA

Os resultados dos exames realizados pelo vice-presidente José Alencar hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, comprovaram o crescimento do tumor na região abdominal. De acordo com a assessoria de Alencar, que já deixou o hospital, com a nova avaliação ficou decidido que o vice-presidente vai abandonar o tratamento experimental iniciado há cerca de dois meses em Houston, nos Estados Unidos, e começar um novo tratamento aqui no Brasil.

Há pouco mais de um mês, o vice-presidente passou pela 15ª cirurgia: uma colostomia - procedimento cirúrgico em que se faz uma abertura no abdômen por onde o conteúdo do intestino é expelido e coletado por uma bolsa externa.

Ferrari ironiza com lista de `substitutos´ de Massa

Fora das provas de Fórmula 1 desde o grave acidente sofrido no GP da Hungria, o piloto brasileiro Felipe Massa virou instrumento de uma brincadeira promovida pelo site oficial da Ferrari nesta sexta-feira.

Como as apostas apontam para a despedida de Luca Badoer da função de substituto de Massa após o GP da Bélgica, tendo em vista o péssimo desempenho do piloto italiano no GP da Europa, a Ferrari divulgou uma lista de possíveis candidatos já especulados pela imprensa mundial.

Para justificar sua iniciativa, a Ferrari resolveu listar os pilotos em ordem alfabética dentro de um critério adotado por ela própria. "A lista é tão longa que quase todas as letras do alfabeto têm um piloto correspondente", diz um trecho da reportagem publicada pela equipe italiana.

A nota ainda brinca com o fato de ter "omitido" o nome de possíveis pilotos de ponta que seriam candidatos à vaga de Massa. "Antes que alguém se sinta ofendido, queremos ressaltar que temos o maior respeito por todos esses pilotos e pedimos desculpas também em nome daqueles que não foram mencionados, como Lewis Hamilton e Jenson Button, mas sempre há tempo para novas ideias", reforça a bem-humorada reportagem.

Entre os pilotos citados aparecem 21 nomes, entre eles os de Fernando Alonso e David Coulthard, além dos brasileiros Nelsinho Piquet e Bruno Senna e o do supercampeão de MotoGP Valentino Rossi.

Ceará confirma 65 casos de gripe A

O Ceará tem 65 casos confirmados de Gripe A. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 27, na Secretaria Estadual de Saúde do Ceará. Segundo os dados da secretaria, apenas dois novos casos foram confirmados na última semana, mas subiu o número de casos monitorados. No dia 21, o balanço da Sesa apontava 63 casos confirmados e 50 em monitoramento. Hoje o número de casos monitorados é de 90.

No Ceará, a Sesa notificou 267 casos suspeitos de Influenza A (H1N1), destes 65 (24,4%) foram confirmados, 112 (41,9%) descartados e 90 (33,7%) estão em processo de investigação. Dos 65 casos confirmados 59 estão no município de Fortaleza, quatro em Quixadá e dois tiveram como residência outros estados.

Agrônomo condenado por racismo

Por unanimidade, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a sentença que condenou o engenheiro agrônomo Emmanuel Marques Holanda a pagar 60 salários mínimos a A.F.B, vítima de preconceito racial.

De acordo com os autos, no dia 10 de maio de 2001, A.F.B, executiva da Companhia de Eletricidade do Ceará (Coelce), realizava atendimento à Emmanuel Marques Holanda, quando este passou a agredi-la moralmente e ridicularizá-la. Ele teria se referido à atendente com as expressões “Só podia ser uma negra para me atender desse jeito” e “aquela negrinha”. Ele procedeu dessa maneira ao receber a informação de que não portava todos os documentos necessários para que pudesse realizar a liberação de débito pretendido.

Alegando que foi vítima de preconceito racial, ela ajuizou ação de reparação de danos morais contra o agrônomo. No dia 23 de outubro de 2007, a juíza da 29ª Vara Cível de Fortaleza, Lisete de Sousa Gadelha, julgou a ação procedente e condenou Emmanuel Holanda a pagar 60 salários mínimos, acrescidos de juros e correção monetária.

TJCE

Morte de Michael Jackson foi homicídio, diz IML de Los Angeles

O instituto médico legal da cidade de Los Angeles anunciou nesta sexta-feira (28) que a morte do cantor Michael Jackson foi classificada como "homicídio" (provocada pelas mãos de uma outra pessoa).

De acordo com relatório do legista da cidade, Jackson sucumbiu a "intoxicação aguda de propofol". O propofol (também conhecido como diprivan) é um potente anestésico que o cantor vinha usando com a intenção de combater insônia.

O medicamento - de uso altamente controlado - foi aplicado pelo médico particular de Jackson, Dr. Conrad Murray, horas antes da morte do cantor, em 25 de junho. O cardiologista é alvo de investigação da polícia, teve sua residência revistada, mas até agora não teve sua prisão decretada.

Em nota, o departamento de polícia de Los Angeles afirmou que a investigação está em andamento e que caberá a promotores locais decidir se acusações serão feitas.

Familiares do cantor também divulgaram um comunicado comentando o anúncio. "A família Jackson novamente gostaria de congratular as ações do instituto forense, da polícia de Los Angeles e outras agências da lei, e espera o dia em que a justiça será feita", diz a nota.

Deputado federal Aníbal Gomes recebe título de Cidadão Iguatuense

A Câmara Municipal de Iguatu entregou nesta quinta-feira (28), o título de Cidadão Iguatuense ao deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE).

O projeto de resolução que concedeu esta honraria é do vereador João Lázaro (PTB), subscrito e aprovado por todos os demais vereadores, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo deputado Aníbal à comunidade iguatuense, que sem medir esforços, tem pautado o seu trabalho na busca de captação de recursos para a realização de projetos que visem o bem comum da comunidade deste município.

A solenidade de outorga aconteceu na arena do Iguatu Festeiro, e contou com as presenças de várias autoridades, dentre elas, deputado estadual licenciado, José Ilo; o deputado federal Aníbal Gomes; deputado estadual Domingos Filho; o prefeito Agenor Neto, além do presidente da câmara Ednaldo Lavor, e demais vereadores da base de apoio ao governo municipal.

Iguatu Notícias

PSDB faz seminário em Viçosa do Ceará

O senador Tasso Jereissati comanda nesta sexta-feira, a partir das 15 horas, em Viçosa do Ceará (Serra da Ibiapaba), o sexto seminário Ceará em Debate, reunindo lideranças de 14 municípiso daquela região do Estado. A organização é do Instituto Teotônio Vilela, que tem na presidência estadual o deputado federal Raimundo Gomes de Matos.

Tasso, com caravana, já percorreu cinco regiões (Iguatu, Itapipoca, Russas, Crato e Horizonte), e deverá dar palestra em Viçosa sobre o tema “A Importância das Políticas Sociais nas

Eliomar de Lima

Barrichello diz estar decidido a continuar na F-1

O brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, afirmou hoje, no circuito belga de Spa-Francorchamps, que está decidido a permanecer na Fórmula 1 na próxima temporada.

Barrichello, que venceu o GP da Europa na semana passada, em Valência (Espanha), quase ficou sem correr este ano com o fim da escuderia Honda. Mas o surgimento de última hora da Brawn GP permitiu ao piloto continuar na máxima categoria do automobilismo mundial.

A vitória obtida no fim de semana passado acabou entusiasmando ainda mais o brasileiro, que, aos 37 anos, é o piloto mais velho da F-1.

Embora a Brawn GP ainda não tenha renovado com Barrichello, os dirigentes da escuderia disseram em Valência que não havia motivos para mudar sua dupla de pilotos no ano que vem.

"Estou 100% decidido a seguir na Fórmula 1. No ano passado, já havia demonstrado que ainda não queria parar. Mas, certamente, este ano não quero ficar na mesma situação do ano passado, quando tive que esperar muito", disse o brasileiro em Spa-Francorchamps.

Até o momento, não há informações de que a Brawn GP começou a se movimentar para renovar os contratos de seus pilotos. Mas isso pode acontecer após o Grande Prêmio da Bélgica, que acontecerá neste fim de semana.

PEC dos Vereadores é aprovada em comissão especial da Câmara

A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no Brasil (Proposta de Emenda à Constituição - PEC 336/09) foi aprovada nesta madrugada na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisava o assunto. A proposta eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para até 59.791. De acordo com o texto aprovado, esse aumento de vagas entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que dará direito a cerca de 8 mil suplentes tomarem posse. A proposta ainda precisa ser votada pelo plenário em dois turnos.

O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), explica que não haverá pagamentos retroativos. " Não há razão válida para que os vereadores que tomarem posse em razão dessa emenda tenham direito à retroatividade pecuniária. "

Foi aprovada também a PEC 379/09, que tramita apensada. Essa proposta reduz os gastos com os legislativos municipais. O percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Essa redução, segundo o texto aprovado, só valerá a partir do ano subsequente à promulgação da PEC.

Arnaldo Faria de Sá recomendou a aprovação das propostas sem alterações. " Considero necessário manter intacto o texto de ambas as propostas, mesmo porque se os alterarmos serão devolvidos ao Senado Federal " , explicou o parlamentar.

Em 2008, a Câmara aprovou uma proposta que permitia o aumento do número de vereadores mas reduzia os repasses para os legislativos municipais. O Senado fatiou em duas a PEC aprovada pelos deputados. A parte que permitia o aumento do número de vereadores tornou-se a PEC 336/09. E as regras que reduziam as despesas foram incluídas na PEC 379/09, mas com percentuais de gastos mais altos.

O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar apenas a PEC 336/09, como queriam os senadores, sob a alegação de que eles romperam o equilíbrio do texto aprovado pelos deputados.

A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial da PEC 333.

Em março deste ano, as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta. O Senado desistiu do mandado de segurança no STF.

Se as PECs aprovadas pela comissão especial também forem aprovadas pelo Plenário da Câmara sem modificações, o texto não precisará voltar ao Senado e seguirá para promulgação das Mesas Diretoras das duas casas.

Agência Câmara

Prefeitura de Acopiara inaugura posto policial no bairro Moreira

A Prefeitura de Acopiara em parceria com a Polícia Militar vai inaugurar hoje, a partir das 19 horas, no bairro Moreira, um posto policial.
A unidade foi implantada de forma improvisada em um dos quiosques da praça do bairro Moreira, ao lado da CE - 060, entrada da cidade, Iguatu/Acopiara.
A idéia da implantação do posto é melhorar o índice de violência no bairro e acabar com os constantes atos de vandalismo.
Autoridades civis e militares participarão da solenidade.

Em tempo

O vereador Cícero Ramos que representa o bairro Moreira no legislativo acopiarense foi o grande batalhador por essa conquista.

Jardel estreia neste domingo pelo América-CE

O atacante Jardel finalmente fará sua estreia com a camisa do América-CE neste domingo (30), contra a equipe do Maguary, no estádio Murilão, pela terceira divisão do Campeonato Cearense. A previsão era que ele estreasse no último domingo (23) contra o Calouros do Ar, porém, o atraso da sua regularização prorrogou seu retorno aos gramados.

Jardel vinha atuando como dirigente no clube, intermediando negociações de alguns jogadores de 16 e 17 anos. Ele se define como “sócio” do clube. O atacante diz ter descartado uma proposta de um clube grego, e, sem mais propostas de times grandes do Brasil, ele optou por permanecer em Fortaleza e ajudar o América também dentro de campo.

Detalhe: para a disputa da terceira divisão, só é permitida a inscrição de três jogadores acima de 23 anos. Então, Jardel é um dos três inscritos pelo América, e jogará com a camisa de número 16, seu número da sorte.

Jangadeiro Online