domingo, 12 de julho de 2009

Acopiara: acidente automobilístico mata Neném, o Rei do Espetinho

Um acidente automobilítico ocorrido por volta das 10 horas da manhã de hoje, no sítio Barro, próximo as granjas do Laurindo, tirou a vida de José Luís Miguel, 36 anos, conhecido por "Nenén", o Rei do Espetinho.

O fato aconteceu após Neném tentar desviar de buracos na pista de rolamento e perder o controle do veículo vindo a capotá-lo várias vezes.
Outras três pessoas estavam no interior do carro, sendo que uma delas foi transferida em estado grave para Iguatu.

Em tempo

Neném como era carinhosamente chamado por esse blogueiro e demais amigos, comercializava na rua Padre Leopoldo Rolim, em frente a loja Zenir Móveis, em Acopiara.
O blog deixa votos de pesar a toda família.
Aguarde mais informações.

Número de professores temporários nos estados poderá ser limitado

O Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu limitar o número de professores temporários nos estados. Sua existência só se justificaria para atender situações de impedimento de titulares ou enquanto se realiza concurso para recrutamento de novos profissionais para atender à demanda.

No Ceará, o número de professores nessa situação precária aumentou substancialmente, tendo sido feito contratações até para o ensino fundamental, hoje quase integralmente transferido aos municípios.

Vamos aos números:

2002 - 10.916
2003 - 11.173
2004 - 7353
2005 - 7785
2006 - 7453
2009 - 15150

Também cresceu no atual Governo do Estado o número de professores fora da sala de aula. Eram 5.350 em 2006, e são 6.859 em 2009.

Rede Ceará de Notícias amplia sua abrangência com a adesão de novas emissoras

Tendo alcançado sua nonagésima quarta edição na última sexta-feira, o Mais Ceará segue levando ao ar de segunda a sexta às sete da manhã o melhor do jornalismo regional, através da Rede Ceará de Notícias, abrangendo cerca de cinquenta por cento dos municípios do Estado do Ceará.

Com uma linguagem acessível, formato dinâmico e abordagem de diversos temas de interesse da população, o Mais Ceará conta com correspondentes em Brasília, Fortaleza, nas principais cidades do Estado e capitais do País, disponibilizando para o ouvinte informação com imparcialidade e responsabilidade.

A Rede Ceará de Notícias, em processo de expansão em breve passará a contar com novas emissoras e colaboradores para levar a todas a as regiões do Estado além da transmissão pela Internet, entrevistas exclusivas, notícias em primeira mão e a integração dos municípios através da informação. Dentro desse contexto cabe ressaltar a importância das parcerias com as emissoras componentes que mantêm o ouvinte sempre informado do que acontece no interior do Estado, além dos correspondentes na capital e nos principais centros urbano do país.

Para integrar a Rede Ceará de Notícias as emissoras interessadas deverão entrar em contato através do telefones: (88)-3441.02.63/3441.11.78 ou através do e-mail: maisceara@baydenet.com.br.

Quixeramobim Agora
Jornalismo - SMC

Repercute matéria veiculada nesse blog

Camocim Notícia: Hoje recebi um e-mail de um caro amigo Jardeson Albuquerque da cidade de Iguatu dizendo em seu e-mail que achou a historia de Camocim muito parecida com a de sua cidade Iguatu. Então vamos parar de papo e vamos para o que interessa, leia abaixo se você acha parecida ou não, a situação como se encontrava Camocim com a da cidade do nosso tão querido amigo Jardeson.

A Prefeitura Municipal de Iguatu, tendo à frente o prefeito Agenor Neto (PMDB), já pagou a quantia de R$ 11.954.612,00 referente a dívidas deixadas pela administração que lhe antecedeu.
Ao assumir o seu primeiro mandato, no ano de 2005, prevendo uma situação crítica nas finanças municipais, Agenor tratou logo de pedir que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), fizesse uma auditoria nas contas da prefeitura, e o resultado - Foi detectado um rombo de R$ 27 milhões de reais em dívidas, incluindo INSS, Coelce, SAAE, folhas de pagamento, fornecedores e etc.

Diante disso, vem aquela perguntinha: E a Câmara de vereadores da época fazia o quê? Com certeza uma de suas prerrogativas seria a de fiscalizar em qual “ralo” foi parar todo aquele desfalque nas contas públicas. E mais: Por onde andavam os fiscais do povo daquela época?
Pois é amigos, se sua cidade tambem luta contra a herança maldita pode nos enviar um e-mail com o nome da cidade e a historia. Ainda fico aqui a pensar que ainda existem pessoas com saudade daqueles tempos de "muitos recursos e nenhuma obra". É masoquismo puro!

Camocim Notícia

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 32 milhões na quarta

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso de número 1.090 da Mega-Sena sorteado neste sábado e o prêmio acumulou em R$ 27.168.860,47. Com isso, a loteria pode pagar um prêmio de R$ 32 milhões na próxima quarta-feira (15), segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

Os números sorteados hoje em Ipameri (GO) foram: 09 - 20 - 24 - 36 - 40 - 42. Ao todo, 175 bilhetes acertaram a quina e vão levar, cada um, R$ 12.820,74. Já a quadra saiu para 10.325 bilhetes e vai pagar R$ 310,42 para cada apostador.

As apostas para o próximo concurso da Mega-Sena de número 1.091 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima de seis números custa R$ 1,75.

Icó: Aluguel de Hilux subtrai R$ 9 mil dos cofres públicos

Deu no blog do Fabrício Moreira: Hilux (Pajero prado) - foto acima - está alugada ao gabinete do prefeito de Icó pela vultuosa quantia de R$ 9.000,00. E tem mais; O fabuloso veículo tem como inscrição na placa o nº 1515, em referência ao PMDB, partido do atual prefeito daquela cidade.
Veja abaixo o histórico do empenho do aluguel do referido veículo.

"VALOR QUE SE EMPENHA PARA CUSTEIO DE DESPESAS COM LOCAÇÃO DE VEÍCULOS DESTINADOS A ATENDER AS NECESSIDADES DO GABINETE DO PREFEITO DO MUNICIPIO DE ICÓ, CONFORME PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO RESULTANTE DO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N 05.01.042. CÓD. DA DESPESA: 33903900. R$ 9.000,00. (VALOR UNITÁRIO)".

Em tempo

Em Acopiara, por emplo, Centro Sul do Ceará, segundo informações enviadas ao blog, uma empresa de Ubajara, no Ceará, foi a vencedora de uma licitação da Prefeitura Municipal de R$ 1.600,000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), para a locação de veículos.
Os prefeitos resolveram fazer uma verdadeira "farra" com o dinheiro público.
Ei, ei...

Fabrício Moreira/Iguatu Notícias

TRT-CE confirma publicação de edital amanhã, dia 13

A assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-7ª Região) confirmou que o edital do concurso para técnico (médio) e analista (superior) judiciário deverá ser publicado nesta segunda-feira (13). A partir do momento que o documento for divulgado, as inscrições estarão abertas e devem seguir até o dia 10 de agosto, podendo ser efetuadas no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas (www.fcc.org.br).São previstas a abertura de cinco oportunidades para preenchimento imediato, destinadas aos cargos de técnico judiciário - área transporte (três vagas), técnico - sem especialidade (uma) e analista judiciário - área judiciária (uma).

Expectativa na reservaAlém disso, há grande expectativa pela formação do cadastro de reserva, a ser aproveitado durante a validade do concurso, que deverá ser de dois anos, podendo dobrar até quatro anos.Isso porque o Senado aprovou o Projeto de Lei nº 91/2009, que cria 154 vagas, sendo 75 de técnico (nível médio) e 79 de analista (nível superior) judiciários. A matéria aguarda apenas a sanção presidencial.Dessa forma, as novas vagas criadas serão destinadas aos aprovados no concurso, gerando a possibilidade de pelo menos 159 convocações.

Os vencimentos previstos são, para nível médio, de R$ 4.583,09, sendo salário-base (R$ 2.662,06), gratificação por atividade judiciária (R$ 1.331,03) e auxílio-alimentação (R$ 590). Já para o nível superior, receberão R$ 7.141,52, sendo salário-base (R$ 4.367,68), gratificação (R$ 2.183,84) e o mesmo valor de auxílio-alimentação.

Além disso, também será oferecido R$ 280 de auxílio-creche (para quem possui filhos de até 5 anos) e vale-transporte.As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 13 setembro. No entanto, o conteúdo programático a ser cobrado não foi informado.

DN

Brawn prejudica Rubinho, Webber vence, e Massa faz o primeiro pódio do ano

Um erro na troca de mangueiras de abastecimento custou caro a Rubens Barrichello. O piloto da Brawn GP liderou da primeira à 32ª das 60 voltas, mas teve seu sonho de conquistar a 100ª vitória do Brasil na Fórmula 1 comprometido. Dono da pole position, Mark Webber aproveitou.

Depois de ser punido por um toque no carro de Rubinho, na largada, o australiano da RBR se recuperou e venceu o GP da Alemanha, sua primeira vitória em 132 GPs, recorde da categoria. A alegria para o Brasil ficou por conta de Felipe Massa. O piloto da Ferrari chegou em terceiro, atrás do alemão Sebastian Vettel, também da RBR, garantindo seu primeiro pódio do ano.

Rubinho foi o sexto. Cruzou a linha de chegada logo atrás de seu companheiro de equipe e líder da temporada, o inglês Jenson Button.Era de Rubinho o recorde do piloto que tinha levado mais tempo para vencer a primeira corrida. O brasileiro teve de esperar 124 provas até triunfar pela primeira vez. Neste domingo, tentava quebrar um jejum de cinco anos.

A última vez que ele tinha vencido uma corrida fora em 2004, no GP da China. O brasileiro, que tinha prometido dançar ‘moonwalk’ - os famosos passos para trás de Michael Jackson - caso subisse ao pódio, teve de adiar a homenagem. Nelsinho Piquet terminou em 13º.

Webber foi ao topo do pódio, honra que não era dada a um australiano desde 1981. Com a vitória, ele se torna o segundo piloto a superar Button nesta temporada. Apenas Vettel, na China e na Inglaterra, tinha conseguido tal façanha.

Corpo encontrado em flat de Porto de Galinhas é de boxeador canadense

A Polícia Civil está investigando a morte do boxeador canadense Arturo Gatti, 37 anos, ocorrida num flat localizado na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE), na manhã deste sábado (11). Ele era amigo do puglista baiano Acelino Popó de Freitas, que lamentou a morte.

Segundo informações dadas à polícia pela mulher da vítima, a brasileira Amanda Rodrigues, o corpo do marido foi encontrado por volta das 6h, caído na sala do apartamento, de cuecas. Ele estava com uma marca no pescoço e outra na parte de trás da cabeça. Os peritos recolheram uma alça de bolsa suja de sangue.

A corretora Cristina Esperidião foi quem alugou o flat onde o lutador foi encontrado morto. Segundo ela, Gatti chegou ao apartamento na última sexta-feira (10), acompanhado da esposa e de um filho, um bebê com pouco mais de 1 ano.

Cristina informou que o flat foi alugado por 30 dias e o casal, que vivia nos Estados Unidos, disse que passaria um mês no local, no que seria uma nova lua de mel. A corretora diz que o pagamento foi feito antecipadamente e Gatti e Amanda aparentavam estar felizes.

Francisco Assis, perito do Instituto de Criminalísica, informou que a morte pode ter ocorrido em um prazo de oito horas, por conta da rigidez cadavérica. Amanda Rodrigues foi para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Recife, onde prestará depoimento.

De acordo com a gerência do hotel Dorisol, o incidente não aconteceu nas dependências do hotel, mas em um flat do condomínio Ancorar. A gerência informou que, apesar de os apartamentos do flat e os quartos do hotel ficarem na mesma área, a empresa não tem responsabilidade sobre as dependências do condomínio.

O boxeador

Nascido na Itália, mas naturalizado canadense, Arturo "Thunder" Gatti foi campeão mundial dos super pena em 1995, segundo a Federação Internacional de Boxe, e dos super leve em 2004, segundo o Conselho Internacional de Boxe. No ano passado, ele esteve na Bahia para celebrar seu 36º aniversário, que foi comemorado na casa do lutador Acelino Popó Freitas.

Usina de biodiesel é fechada no sertão do Ceará

A usina de biodiesel da Brasil Ecodiesel, em Crateús, no sertão central cearense, fechou suas portas por problemas financeiros e ambientais. Inaugurada, em janeiro de 2007, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a unidade estava parada havia seis meses. Tinha capacidade instalada de produção para 10 milhões de litros de óleo/mês, mas desde a sua inauguração apresentava problemas em adquirir matéria-prima. Recentemente, suas ações despencaram.

De acordo com o prefeito de Crateús, Carlos Felipe Saraiva Beserra, a empresa teve seus problemas agravados com a queda do valor das ações na Bolsa de Valores. Começou operando com a ação avaliada em R$ 12 e agora estava em apenas R$ 0,80. O fechamento da unidade foi anunciado, ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará, pelo deputado Hermínio Resende. Segundo ele, a empresa estaria inclusive com as contas de água e luz atrasadas.

Amparada no programa do governo federal de desenvolvimento do biodiesel, a usina deveria incentivar a produção de mamona no sertão cearense. O governador Cid Gomes (PSB) destina R$ 200 para cada hectare plantado, mas, apesar dos subsídios recebidos, a empresa sequer conseguia pagar o preço mínimo do quilo da baga do produto aos pequenos agricultores da região.

Começou a funcionar com 20 mil toneladas de mamona estocadas, quantidade suficiente para somente 80% da capacidade total de produção de um mês. Como o plantio de mamona não deslanchou no município, a unidade passou a adquirir, então, soja e dendê nos estados do Piauí e Bahia.

Fonte AE

sábado, 11 de julho de 2009

Ceará vence ABC, e segue em ascensão na Série B

O Ceará chegou ao quinto jogo sem derrota no Campeonato Brasileiro da Série B. Na tarde deste sábado, o time venceu o ABC, por 2 a 0, no Estádio do Castelão, em Fortaleza, pela 10ª rodada. Os gols foram marcados por Preto, no primeiro tempo, e Misael, na etapa final.

A última derrota do Ceará aconteceu diante do Vila Nova, por 1 a 0, no dia 5 de junho, fora de casa. Neste período foram três vitórias e dois empates. Com mais três pontos, o Ceará soma 13 e aparece na 12ª colocação. O ABC é apenas o 18.º, com sete pontos, na zona do rebaixamento.

Vasco vence a Ponte Preta e acaba com o jejum, mas segue em oitavo lugar

O torcedor vascaíno, finalmente, pode voltar a sorrir. Após oito partidas sem vencer, o time voltou a sentir o gosto dos três pontos neste sábado, em São Januário. Com os gols de Robinho e Elton (dois), o time superou a Ponte Preta por 3 a 0, pela décima rodada da Série B. O último triunfo do time havia sido no dia 23 de maio, quando bateu o Atlético-GO por 3 a 0, ainda pela terceira rodada da Série B.

Mesmo com o resultado, o Vasco permanece em oitavo lugar na classificação da Série B. Mas ficou mais perto dos líderes da competição e do G-4, grupo dos quatro primeiros que vão subir para a Primeira Divisão. Está agora com 17 pontos, empatado com a própria Ponte Preta, o Figueirense e o Atlético-GO (que ainda joga neste sábado contra o Paraná). Enquanto o time carioca tem quatro vitórias, os rivais estão com cinco. O líder é o Guarani, com 26 pontos.

José Alencar recebe alta da UTI e segue internado em quarto, diz boletim médico

O vice-presidente José Alencar recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica do Hospital Sírio Libanês neste sábado (11), e seguirá internado em um quarto. A informação foi divulgada às 11h45, por meio de um boletim médico do hospital.

Segundo o hospital, Alencar "recupera-se bem da cirurgia".

Alencar foi submetido a uma cirurgia para tratamento de obstrução intestinal na última quinta-feira, em sua 14ª intervede Alencar. O procedimento foi realizado para desobstrução de alça do intestino delgado.

Senador Pompeu - CE - Agricultor executa a esposa com facão

Subiu para 65 o número de mulheres assassinadas, este ano, no Ceará. Na noite de quinta-feira, uma dona-de-casa foi executada pelo marido. O crime ocorreu na localidade de Sítio Riacho do Meio, na zona rural do Município de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza). Francisca Cavalcante Farias, 61, foi morta a golpes de facão pelo marido, o agricultor José Pinheiro Farias, 59.

O acusado do crime terminou sendo preso, na manhã de ontem, quando chegava ao hospital público de Senador Pompeu apresentando sinais de problemas psicológicos. O delegado-regional da Polícia Civil do Município, Marcos Sandro Lira Nazaré, deu voz de prisão ao acusado e o autuou em flagrante por homicídio triplamente qualificado.

DN

Desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará, filhos de Acopiara, receberão comenda

Os desembargadores Francisco Lincoln Araújo e Silva, Celso Albuquerque Macedo e Francisco Gurgel Holanda receberão, na próxima sexta-feira (17/07), em sessão solene da Câmara Municipal de Acopiara, a comenda Coronel Celso de Oliveira Castro. Eles serão agraciados por terem contribuído para o engrandecimento da vida socioeconômica e cultural do município.

Para o desembargador Francisco Lincoln, membro da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce), trata-se de um reconhecimento importante.

“Essa é a mais significativa homenagem que um acopiarense pode receber. A comenda também é motivo de orgulho para mim e para os meus colegas devido à grande figura que foi o coronel Celso de Oliveira Castro, fundador do município e realizador de um trabalho social gigantesco”, destacou.

Webber faz a pole position, e Rubinho larga em segundo em Nürburgring

O australiano Mark Webber, da RBR, fez a pole position do GP de Nürburgring. Rubens Barrichello, da Brawn GP, chegou a liderar, mas ficou com a segunda colocação, à frente de Jenson Button, seu companheiro de equipe e líder da temporada. Ameaçado pela Renault, que deve dispensá-lo depois da prova, Nelsinho Piquet deu uma resposta na pista. Pela primeira vez no ano, passou à superpole. De quebra, superou seu companheiro da Renault, o espanhol Fernando Alonso, pela primeira vez em 27 corridas. Vai largar da décima posição.
Felipe Massa, da Ferrari, fez o oitavo melhor tempo, três posições à frente do britânico Lewis Hamilton, que tinha liderado o segundo treino de sexta-feira e o treino livre deste sábado.

Superpole

1 Mark Webber RBR 1m32s230
2 Rubens Barrichello Brawn GP 1m32s357
3 Jenson Button Brawn GP 1m32s473
4 Sebastian Vettel RBR 1m32s480
5 Lewis Hamilton McLaren 1m32s616
6 Heikki Kovalainen McLaren 1m33s859
7 Adrian Sutil Force India 1m34s316
8 Felipe Massa Ferrari 1m34s574
9 Kimi Räikkönen Ferrari 1m34s710
10 Nelsinho Piquet Renault 1m34s803

G1

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Menina de 14 anos é morta na frente dos pais em Fortaleza

Uma adolescente de 14 anos foi morta a tiros e outras três pessoas da família também foram atingidos pelos disparos, em Fortaleza, na noita desta quinta-feira (9). Segundo a polícia, entra as vítimas estava uma criança de 8 anos.

Ainda de acordo com informações da polícia, os responsáveis pelo crime seriam dois rapazes gêmeos, que, armados, invadiram a casa da família. A investigação aponta que a motivação do crime seria uma dívida de aluguel de armas para assaltos.

A polícia procura os dois irmãos gêmeos, ainda não identificados, que teriam fugido em um táxi, acompanhados de duas mulheres, até um terminal rodoviário.

Morre travesti que se envolveu em polêmica com Ronaldo

André Luiz Ribeiro Albertini, o travesti Andréia Albertini, morreu nesta quinta-feira, 9, em Mauá, na Grande São Paulo. O Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, onde Albertini estaria internado e teria morrido de Aids.

O Cemitério Santa Lídia, no entanto, informou que, desde as 19 horas, o corpo do travesti é velado no local. Ainda segundo o cemitério, o enterro está previsto para às 10 horas desta sexta-feira.

Albertini ficou conhecido após protagonizar uma confusão com o jogador Ronaldo, atualmente no Corinthians, e mais dois travestis, em abril de 2008, no Rio. Ele acusou o jogador de não pagar o programa e de ter usado drogas, mas recuou e admitiu ter inventado toda a história. Ronaldo alegou que levou o grupo ao hotel pensando que eram prostitutas e, ao perceber o erro, quis ir embora, mas foi chantageado pelo travesti. Todos acabaram na delegacia.

Andréia agora responde a processo na Justiça, acusada de tentativa de extorsão pelo Ministério Público.

Albertini também foi parar na delegacia outra vez, em setembro de 2008, após brigar com um homem que a acusou de roubo em Copacabana.

Piquet Carneiro, no Sertão Central do Ceará, está em festa

O município de Piquet Carneiro está em festa desde o último dia 5, quando iniciaram os festejos dos 52 anos de emancipação política, que ocorre no próximo domingo. E a Prefeitura Municipal tem realizado o Governo Interativo, com equipes de todas as secretarias seguindo até os distritos, prestando diversos serviços à população.
Já foi, inclusive, realizado o Concurso da Rainha do Município, cuja vencedora foi a estudante Aryanne da Silva Dutra, que ganhou um prêmio de R$ 300. A partir de hoje, acontecerá uma série de eventos na sede e, inclusive, haverá a realização da I Cavalgada que abrirá o Rodeio de Piquet Carneiro, a ser realizado neste fim de semana.

Uece divulga resultado do Vestibular 2009.2

A Universidade Estadual do Ceará divulgou nesta quinta-feira (09) o resultado da 1ª fase do Vestibular 2009.2.

Ao todo, foram inscritos 12.841 candidatos para 1.650 vagas, sendo 11.145 na Capital e 1.696 no Interior do Estado.

No ranking dos cursos mais procurados, este ano, o campeão foi Enfermagem/Bacharelado, com 848 inscritos para 40 vagas ofertadas, o que dá uma média de 21,20 candidatos por vaga.

A segunda fase do vestibular acontecerá nos dias 12 e 13 deste mês.

Clique aqui e confira o resultado.

Pleno aprova promoção de duas magistradas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) aprovou, durante sessão realizada ontem, a promoção de duas magistradas que atuam em comarcas localizadas no interior do Estado.

Pelo critério de merecimento, a juíza Ângela Maria Sobreira Dantas Tavares, da Comarca de Santana do Cariri, foi promovida para a 2ª Vara da Comarca de Acopiara, de 3ª entrância. Já pelo critério de antiguidade, a magistrada Solange Menezes Holanda, da Comarca de Santana do Acaraú, foi promovida para a Comarca da 2ª Vara da Comarca de Pacatuba, também de 3ª entrância.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Duplo homicídio movimenta plantão de polícia em Icó

Pelo menos dois crimes de morte foram registrados na manhã de hoje em Icó. Os corpos das vítimas foram encontrados por volta das sete hora da manhã, na BR 116, km 383, distante 10 km da sede do município.

As vítimas foram identificadas como José Janiel Miguel Lucinena, 24 anos, natural de Mauriti e a outra pessoa identificada apenas como Totó, residente em Brejo Santo.


De acordo com a polícia os dois rapazes que seguiam em uma D10 cabine dupla, placas HTX 7882, estavam com os corpos crivados à bala.
No local da ocorrência foram encontradas 30 cápsulas deflagradas de revólver calibre 38.

O motorista do veículo, Ernandes Minel Pereira, 18 anos, solteiro, natural de Brejo Santo que conduzia as vítimas saiu ileso e acionou a polícia.
Segundo Ernandes os crimes foram cometidos por quatro ocupantes de um veículo Opala cinza após o anúncio de um assalto.

O motorista da D10 foi conduzido para delegacia Regional de Icó para averiguações. Não foi subtraído nenhum objeto das vítimas e nem do motorista que permaneceu no local do crime. Os corpos foram conduzidos ao IML de Iguatu para serem necropsiados.

Presidência do TJCE interrompe férias de juízes para melhorar prestação jurisdicional

A partir desta quarta-feira (08/07), as férias dos magistrados cearenses de 1º Grau ficam interrompidas por ato do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, em razão do mutirão carcerário que será realizado no Estado por representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a portaria n° 743/2009, publicada no Diário da Justiça de hoje, a iniciativa é necessária considerando já se encontrar em Fortaleza representação do CNJ visando a futuras medidas, como, por exemplo, a virtualização de processos e a realização de mutirão carcerário. “Para o êxito dessas medidas, faz-se absolutamente indispensável a presença dos titulares em sua Comarca ou Vara”.

TJ

Prefeitura de Iguatu já pagou quase 12 milhões de reais em dívidas

Foi divulgado hoje na rádio Liberdade AM, no programa A Hora do Povo, no horário do meio-dia, que a Prefeitura Municipal de Iguatu já pagou aproximadamente 12 milhões de reais referente as dívidas deixadas pela administração passada.

Os dados apontam que em 2005, primeiro ano de gestão do prefeito Agenor Neto, a Prefeitura pagou R$ 3.162.690,47; em 2006 - R$ 2.765.486,94; em 2007 - R$ 2.871.252,91 e em 2008 - R$ 2.81.364, 94.

Só para o internauta ter uma idéia, em 2009, até o mês de fevereiro, a Prefeitura de Iguatu já desembolsou a quantia de R$ 303.817,11.

Somando os cinco anos de governo do prefeito Agenor Neto, já foram pagos R$ 11.954.612,37.

O agravante nessa história é que a dívida deixada já ultrapassa a marca dos 30 milhões de reais.

Cá pra nós

Pelo menos dois vereadores que fazem oposição ao prefeito Agenor Neto e que se dizem fiscais do povo, nessa época, na fizeram para combater os possíveis desvios.
Há quem diga na cidade que os vereadores foram coniventes, bem como, tiveram participação do montante.
Tá explicado.

Força de vontade: Vice-presidente José Alencar passará por nova cirurgia

O vice-presidente José Alencar vai passar por uma nova cirurgia para desobstruir uma das alças do intestino delgado, segundo informações da Globo News desta quinta-feira (9).

A opção pela intervenção cirúrgica foi definida depois de uma reunião da equipe médica do Brasil em comunicação com a equipe de médicos de Houston (EUA), onde Alencar passa por tratamento alternativo, e com a família. Ainda não se sabe a que horas deve acontecer a cirurgia.

José Alencar está no exercício da Presidência da República enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver na Europa, para participar da reunião de cúpula do G8, o grupo dos sete países ricos mais a Rússia.

Deputado questiona shows do projeto Férias no Ceará

O deputado Heitor Férrer (PDT) questionou ontem na Assembleia Legislativa o valor destinado ao projeto Férias no Ceará. Serão 27 shows do festival, em 20 municípios. De acordo com o pedetista, o Diário Oficial do Estado (DOE) de 2 a 7 de julho mostra um gasto R$ 2,3 milhões com as bandas. Outras seis bandas locais farão shows de abertura.

O parlamentar informou que vai encaminhar nova representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), pedindo a análise dos contratos. De acordo com Heitor, apenas no primeiro semestre deste ano foram gastos R$ 4,8 milhões do dinheiro público com contratação de bandas de forró.

Olimpíadas escolares realizam duas etapas com 31 municípios

Após definir os finalistas das etapas regionais Fortaleza e Centro, as Olimpíadas Escolares do Ceará chegam a Morada Nova, como sede da fase da competição no Vale do Jaguaribe, e a Crateús, que fixará a realização da fase Inhamuns dos jogos.

Em Morada Nova, 675 atletas de 11 municípios (Crateús, Independência, Mombaça, Novo Oriente, Orós, Parambu, Pedra Branca, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril e Tauá) irão competir nas 10 modalidades esportivas.

Já em Crateús, será a vez de 1627 esportistas de 20 cidades da região jaguaribana - Alto Santo, Aracati, Fortim, Ibicuitinga, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. Ao todo, as duas etapas regionais irão movimentar 2.302 atletas em oito locais de competição.

De sexta-feira (10) até domingo, serão realizados 234 confrontos nos ginásios poliesportivos nas modalidades de futsal, vôlei, basquete e handebol, assim como duelos no atletismo, karatê, judô, tênis de mesa, natação e xadrez.

As Olimpíadas Escolares do Ceará são organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) com apoio das Federações Amadoristas e visam formar a delegação que representará o Estado na edição nacional da competição promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério dos Esportes.

O evento em escala estadual deve movimentar mais de 30 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas do Estado. No ano passado, viajaram às fases 12-14 anos, em Poços de Caldas (MG), e 15-17 anos, em João Pessoa (PB), 315 atletas cearenses defendendo o brasão do nosso Estado.

Processo Seletivo para Agente de Cidadania em Tauá com data definida

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) definiu a data para a realização das provas do processo seletivo que visa o preenchimento de oitenta vagas do Programa Pró-Cidadania no município de Tauá. A Seleção Pública para o cargo de “Agente de Cidadania” daquele município será realizada no próximo dia 26 de julho (domingo), a partir das 09 horas, no Liceu de Tauá Lilly Feitosa, localizado na Rua Jornalista Hélder Feitosa, s/n, no bairro Colibris, naquela cidade. Os candidatos devem comparecer aos locais de prova com 01 (uma) hora de antecedência (08 horas), munidos de caneta esferográfica azul ou preta, comprovante de inscrição e documento de identidade.

Conforme o Edital nº 01/2009, o certame destina-se à contratação temporária de 80 (oitenta) vagas, que poderão ser reduzidas ou ampliadas dentro do prazo de validade de 01 (um ano), renovável por igual período, em conformidade com convênio de cooperação firmado entre a SSPDS e o Município de Tauá (convênio nº 003/09) e distribuídas de acordo com o estabelecido no referido documento.

As provas escritas terão 04 (quatro) horas de duração, constando de 50 (cinqüenta) questões sobre Português, Matemática, História do Município de Tauá e legislações específicas como a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso.

Para ter acesso ao Edital nº 001/2009 clique aqui e ao Comunicado sobre as provas clique aqui.

Policiais civis do Ceará ameaçam greve

Em buca de melhores condições salariais e de trabalho, os policiais civis do Ceará ameaçam greve. A categoria marcou para as 19 horas do próximo dia 16, na sede sindical, uma assembleia geral de mobilização. A ordem é pressionar o governo estadual.

Ronaldo ‘brinca’, faz três gols e comanda vitória do Timão sobre o Fluminense

Ronaldo avisou que gostaria de anotar um gol no Campeonato Brasileiro... Ronaldo disse também que iria se divertir na competição... Mas Ronaldo não fez só um gol. Fez três. E mais: “brincou” ao participar da jogada de outro. Foi assim, sob a batuta do Fenômeno, que o Corinthians reencontrou a Fiel após a conquista da Copa do Brasil e venceu o Fluminense por 4 a 2 na noite desta quarta-feira, no estádio do Pacaembu – Conca e Diego, contra, diminuíram o placar para os tricolores.

Selo Verde: Inscrições prosseguem até o dia 13

As 139 prefeituras inscritas no Programa Selo Município Verde, promovido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), tem até o dia 13, impreterivelmente, para devolver devidamente preenchido o Questionário de Avaliação de Gestão Ambiental juntamente com documentação comprobatória. Este ano, o Selo Município Verde bateu novo recorde de inscrições desde a sua implantação em 2004, com 138 cidades inscritas, ou seja, 28 a mais que o ano passado.

Tudo pronto para a 35ª edição do Chitão do Cedro

A 35ª edição do Chitão do Cedro será realizada no próximo dia 18 de julho com a participação das bandas Magníficos, Furacão do Forró, banda Taty Girl e Vilões do Forró. A tradição da festa, que já ultrapassa mais de três décadas, exige dos visitantes trajes juninos. O evento acontece no Centro Social Urbano do município de Cedro.

Senado aprova regulamentação a mototáxi e motoboy

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8), em votação simbólica, projeto de lei que regulamenta as profissões de motoboy, mototaxista e motofrete. A nova lei, que ainda precisa ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a idade mínima de 21 anos para o exercício dessas profissões, além da exigência de habilitação por, no mínimo, dois anos na categoria de motos.

Segundo o relator da proposta, senador Expedito Júnior (PR-RO), existem atualmente no Brasil 2,5 milhões de motoboys e mototaxistas que trabalham na informalidade por falta de regulamentação dessas profissões. "Agora vamos ter regras claras", comemorou Expedito Júnior. Pelo projeto, caberá às câmaras de vereadores definirem em cada município regras específicas, como se poderá haver ou não mototáxi para transporte de passageiros.

A proposta prevê que o motoqueiro só ficará habilitado para exercer as profissões de motoboy, mototaxista e motofrete depois de aprovados em curso do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Contran ficará encarregado de definir as punições para os profissionais que descumprirem a nova lei.

Ministério Público: Projeto cria vagas de promotor

A procuradora geral do Estado, Socorro França, e representantes do Ministério Público (MP) entregaram, ontem, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), dois projetos de lei referentes à resstruturação do MP. As propostas tratam das mesmas alterações por quais passaram o Judiciário, aprovadas na última terça-feira.

O presidente da Associação do Ministério Público, Manuel Pinheiro, informou que caso as alteraçõesnas na estrutura do ógão não sejam aprovadas o MP vai funcionar de forma ´inadequada´, se comparada à nova estrutura do TJ. ´Isso vai causar deficiência no atendimento à população´, garantiu o promotor, fazendo questão de enfatizar que a questão tem deixado a categoria ´aflita´.

Os representantes do MP estadual se mostraram apressados quanto à votação dos projetos enviados pela categoria à Assembleia e solicitaram ao presidente da Casa, Domingos Filho, que as propostas sejam votadas antes do recesso, que tem incío dia 17 de julho.

DN

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Lula indica cearense como novo procurador-geral da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o procurador cearense Roberto Monteiro Gurgel Santos para assumir o cargo de procurador-geral da República em substituição a Antonio Fernando de Souza que deixou o cargo no último domingo (28). A informação foi confirmada pelo advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli.

Para a escolha, Lula se baseou em uma lista tríplice entregue à Presidência pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Para assumir o cargo, Gurgel ainda deverá ser sabatinado pelo Senado.

Agência Brasil

TV Sobral: Patrícia Saboya faz relatoria da primeira emissora na Região Norte do Ceará

A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) foi a relatora na Comissão de Ciências e Tecnologia, na manhã desta quarta-feira, 8, que aprovou o projeto 342/2009, que outorgou a concessão da TV Sobral Ltda. A senadora disse estar muito feliz por prestar mais esse serviço à sua cidade natal, “que trará benefícios extraordinários à população”.

Patrícia Saboya aproveitou o momento para destacar algumas ações da administração Leônidas Cristino (PSB), principalmente em relação às crianças e aos adolescentes. “Gostaria de abraçar a população de Sobral, na pessoa do prefeito Leônidas Cristino, que tem mostrado um bom trabalho na minha cidade natal, onde sempre busco renovar as energias para a jornada do dia a dia”, comentou a senadora.

O presidente da comissão, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), parabenizou a senadora pela relatoria e lembrou que Patrícia Saboya é filha de Sobral. “Ela, que foi relatora de projetos de tantas emissoras, não poderia deixar de relatar a concessão de uma tevê para Sobral”, afirmou Flexa Ribeiro.

A senadora agradeceu ainda a iniciativa do senador Efraim Morais (DEM-PB), que lhe cedeu a relatoria do projeto que levou a primeira emissora de tevê para a Região Norte do Estado do Ceará.

Nicolau Araújo
Assessoria de Imprensa da Senadora Patrícia Saboya

Projeto propõe que município outorgue rádio comunitária

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 360/09, do deputado Manoel Junior (PSB-PB), que tramita na Câmara, estabelece a competência dos municípios para legislar sobre radiodifusão comunitária. Hoje, somente a União pode legislar sobre o assunto. E o processo de outorga, na opinião do parlamentar, é burocrático, lento, caro e pouco transparente.

A lentidão do processo atual, entende Manoel Junior, é o que leva inúmeras emissoras a operar na clandestinidade. Segundo ele, o Ministério das Comunicações não tem capacidade para analisar todos os pedidos de outorga. "Em 2007, por exemplo, de um total de 11.990 processos, 6.529 foram indeferidos ou arquivados e apenas 2.868 entidades foram autorizadas", disse.

O deputado observa que, se por um lado a radiodifusão comunitária é descentralizada e espalhada pelo País, por outro sua regulamentação e o processo de outorga são centralizados no Poder Executivo federal. Para Manoel Junior, não faz sentido a União decidir sobre um assunto local.

Ele observa que o alcance restrito das rádios comunitárias, as particularidades locais e o papel de relevante interesse público que desempenham em cada comunidade fazem com que essa política seja de natureza essencialmente municipal, "assim como é tarefa do município decidir se vai construir uma escola ou um posto de saúde".

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisará admissibilidade da proposta. Se aprovada, a PEC será examinada por uma comissão especial e, posteriormente, votada pelo Plenário.

Concurso público federal muda edital e derruba exigência do diploma

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, alterou edital de concurso e derrubou a exigência do diploma de jornalismo para o cargo de analista em Comunicação Social. Entretanto, exige graduação em qualquer área e mantém a necessidade de registro profissional da Delegacia Regional do Trabalho.

O concurso da Finep foi o primeiro promovido por um órgão federal que alterou as regras para se adequar à decisão do Supremo Tribunal Federal. Com a modificação no edital, candidatos que se sentirem prejudicados poderão pedir a devolução da taxa de inscrição. As datas do concurso também foram alteradas. As inscrições, que haviam sido encerradas no dia 23/06, foram reabertas até o dia 14/07.O salário oferecido para o cargo de jornalista é de R$ 4.834,08. Inscrições e outras informações, no site da Finep.

Telefonia e internet banda larga serão ampliadas na zona rural

O Ministério das Comunicações vai publicar, nos próximos dias, a portaria que traça a política para cobrir a zona rural com telefonia e internet de alta velocidade. O texto vai indicar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o que se espera para o atendimento. Uma das recomendações será que a agência reserve a frequência de 450 MHz para cobrir essas áreas com serviços de voz e dados.

A meta do ministério é levar telefonia e internet em banda larga à zona rural, contemplando especialmente as escolas. Para que isso seja possível, uma solução seria incluir obrigações para as operadoras que participarem da licitação. A ideia é que quem ganhar a freqüência de 450 MHz tenha que fazer a conexão das escolas rurais com internet de alta velocidade.

CCJ da Câmara aprova admissibilidade da PEC dos Vereadores, que cria 7 mil novas vagas no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou ontem a admissibilidade da PEC dos Vereadores (336/09, com PEC 379/09 apensada), que cria 7 mil cargos de vereadores no país, conforme parecer do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Quatro deputados votaram contra a proposta.

A CCJ entendeu, em análise premilinar, que a matéria cumpre os requisitos jurídicos e formais para tramitar na Câmara. A proposta segue agora para análise de uma comissão especial.
A retroatividade do aumento de vagas de vereadores, prevista na PEC, foi questionada por vários parlamentares. José Genoino (PT-SP), um dos que votaram contra o parecer, advertiu que esse aspecto pode ser questionado na Justiça pois gera insegurança jurídica.

Eliseu Padilha (PMDB-RS) avalia que o aumento de vagas retroativo muda o coeficiente eleitoral e pode implicar perda de mandato para vereadores em exercício "legitimamente diplomados".
Durante os debates, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) afirmou que a PEC dos Vereadores é um "transatlântico da alegria".

Biscaia, porém, centrou, por meio de voto em separado, sua argumentação contra o artigo que permite que suplentes na eleição do ano passado possam preencher as novas vagas.
- Está-se alterando aqui o resultado de uma eleição homologada pela Justiça Eleitoral. Ela (a PEC) ofende todos os princípios que devem nortear nossa Constituição - afirmou

Acopiara: Veja se o posto de saúde de sua comunidade já conta com ar-condicionado

De acordo com informações obtidas no Tribunas de Contas dos Municípios a prefeitura de Acopiara empenhou no último dia 20 de maio de 2009 a quantia de R$ 12.080,00 (doze mil e oitenta reais), em benefício da empresa VANUZIA T. DA PAZ - EPP, para a aquisição de ar-condicionados para os Postos de Saúde de Aroeira, Vila Esperança, Luna, Guaribas e Quincoê, bem como central de ar para o Tele Saúde do Município.
Resta saber se esses equipamentos já chegaram em seus endereços para o devido funcionamento.

Confira dados do empenho

20/05/2009 VALOR QUE SE EMPENHA P/ FAZER FACE AS DESPESAS COM AQUISICAO DE AR-CONDICIONADO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS PSF S DA AROEIRA, VILA ESPERANCA, LUNA, GUARIBAS, QUINCOE E CENTRAL DE AR PARA O TELE SAUDE DO MUNICIPIO DE ACOPIARA, CONFORME ESPECIFICACOE. 12.080,00

Cá pra nós

A aquisição de ar-condiconados para os postos de saúde de Acopiara é uma ação muito importante para que os médicos possam realizar um trabalho melhor.
O triste é que nos postos de saúde do município não tem os médicos para atender a população.
Se um dos postos de saúde citados acima ainda não está com o seu ar-condicionado em pleno funcionamento, não custa nada denunciar.

Senado mantém nepotismo proibido pelo STF

Onze meses após o Supremo Tribunal Federal proibir o nepotismo na administração pública, o empreguismo de parentes continua no Senado. Análise por amostragem feita pela Folha no novo Portal da Transparência da Casa constatou diversas burlas à súmula do STF, saudada em agosto passado, quando foi editada, como uma revolução moralizadora. Em cinco gabinetes foram encontrados exemplos em que, pelo entendimento do Supremo, a regra é desrespeitada.

Rumo a Brasília: Prefeitos do Ceará em nova Marcha

O Ceará vai mandar delegação para a XII Marcha sobre Brasília em,Defesa dos Municípios. O encontro, que terá como foco principal dos debates o Congresso Nacional, é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e ocorrerá de 14 a 16 próximos.

O objetivo, segundo a assessoria da Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará(Aprece), é debater renegociação de dívidas e discutir mudanças na Lei das Licitações.

A maioria dos prefeitos estará em Brasília com a disposição principalmente de não aceitar o prolongamento por mais tempo do que classifica como a tortura da espera na aprovação de projetos de interesse dos municípios e que estão parados no Congresso, informa, em nota distribuida para as entidades representativas dos gestores municipais, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

Eleitor poderá solicitar título pela internet a partir de agosto

A partir do final do mês de agosto os eleitores brasileiros residentes nos vinte seis estados e no Distrito Federal poderão solicitar seu título, pedir transferência de domicílio ou fazer a revisão de seus dados eleitorais pela rede mundial de computadores. É o que prevê o cronograma de implantação do Título Net, estabelecido no último dia 1º de julho pelo Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, ministro Felix Fischer.

A implantação do Título Net começou nesta segunda-feira (6), pelo estado de Rondônia. Ainda em julho, o projeto chega à Paraíba, que deve disponibilizar o serviço já na próxima segunda-feira (13). A seguir virão o Distrito Federal (20), São Paulo e Paraná (27). Em agosto, o cronograma prevê a implantação do projeto em Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul, no dia 3; Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, no dia 10; Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, no dia 17; e por fim, Amapá, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins, no dia 24.

O projeto, testado em caráter experimental pelos eleitores do Distrito Federal em 2008, tem como objetivo agilizar o atendimento aos cidadãos, que farão a solicitação preenchendo um formulário pela internet. Depois disso, o requerente deve comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral portando documento de identificação e comprovante de residência para efetivar o cadastro e retirar seu documento.

Nos casos de eleitor e mesário faltosos, alistamento tardio e eleitor com multa eleitoral, o comprovante de pagamento da multa também deverá ser apresentado (a guia para pagamento da multa estará automaticamente disponível ao fim do preenchimento do formulário pela internet).

A vantagem do Título Net é a comodidade oferecida ao eleitor, que poderá ser atendido, em algumas localidades, com data e hora marcada. Além disso, o processo é mais confiável, uma vez que é o próprio requerente que preenche seus dados. Ao atendente da unidade de atendimento da Justiça Eleitoral caberá apenas conferir os documentos apresentados com as informações previamente registradas.

TSE

Secretário da Segurança do Ceará viaja para cirurgia e Iguatu se prepara para receber o Ronda

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, vai se submeter a uma cirurgia da próstata nesta quinta-feira em Curitiba (PR), onde tem parentes. Já licenciado do cargo, ele embarcou na madrugada desta quarta-feira nessa rota, estimando ausência de cerca de um mês.

“Eu tirei um mês de férias para isso. Nossa cirurgia, segundo os médicos, não é complicada. Agora, cirurgia é cirurgia e a gente entrega sempre a Deus”, disse o secretário.

Durante sua ausência, responderá pela SSPDS o secretário-adjunto José Nival Freire que, com o governador Cid Gomes, lançará, a partir desta quinta-feira, o Programa Ronda do Quarteirão em novos municípios. No roteiro, Crato, Barbalha, Crateús, Iguatu e Itapipoca.

Eliomar de Lima

Professores - Petista denuncia prefeitos cearenses

O deputado Artur Bruno (PT) apresentou, ontem, na Assembleia Legislativa um ofício solicitando do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) informações sobre os municípios cearenses que não estão cumprindo a lei nacional do piso.

Os deputados sobem constantemente à tribuna da Assembleia com denúncias sobre municípios que não pagam os valores devidos aos professores, mesmo após a aprovação da lei do piso. ´Lamentavelmente, dezenas de prefeitos não estão cumprindo a lei e continuam remunerando mal seus professores´, ressaltou.

A intenção do petista é que as cidades passem a cumprir a lei pagando a todos os professores a remuneração mínima de R$ 950. ´Se o prefeito não cumpre a lei do piso é um fora da lei e é preciso que o Ministério Público (MP) seja acionado, enfatizou o deputado em seu pronunciamento.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Construtora responsável pela construção da adutora de Acopiara já recebeu mais de 800 mil reais pela obra

Conforme informações obtidas no Tribunal de Contas dos Municípios, a Prefeitura Municipal de Acopiara empenhou durante o mês de janeiro de 2009 a quantia de R$ 800.085,47 (oitocentos mil, oitenta e cinco reais e 47 centavos), em benefício da Construtora Marquise S/A, referente "AS DESPESAS COM OBRAS DE CONSTRUCAO DO SISTEMA ADUTOR E AMPLIACAO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE AGUA DA CIDADE DE ACOPIARA".

O blog descobriu através do TCM que foram dois empenhos conforme informações abaixo:

26/01/2009 VALOR QUE SE EMPENHA P/ FAZER FACE AS DESPESAS COM OBRA DE CONSTRUCAO DO SISTEMA ADUTOR E AMPLIACAO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE AGUA DA CIDADE DE ACOPIARA.
Cód. da Despesa: 44905100


556.219,72
28/01/2009 VALOR QUE SE EMPENHA P/ FAZER FACE AS DESPESAS COM OBRA DE CONSTRUCAO DO SISTEMA ADUTOR E AMPLIACAO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE AGUA DA CIDADE DE ACOPIARA.
Cód. da Despesa: 44905100



243.865,75

Em tempo

O estranho nessa história toda é que ninguém fala mais nessa adutora e nem por onde o trabalho começou.
A adutora de Acopiara é uma das ações mais aguardadas de todos os tempos tendo em vista os problemas que o município enfrenta por falta de água.
A empresa responsável pela construção já recebeu quase 1 milhão de reais por uma obra que ninguém viu até agora.

Cá pra nós

No dia de hoje, prosseguindo até amanhã, o TCM está fiscalizando a Prefeitura de Acopiara. Vamos ver qual será o parecer final desse trabalho.
Ei, ei...

Acopiara: Confira se o seu dinheiro está sendo bem gasto e participe da enquete ao lado

Atendendo a várias solicitações, o blog volta a publicar os recursos que entram e saem da Prefeitura Municipal de Acopiara. Os dados são oficiais. Em cada um dos links o internauta vai poder acompanhar se o seu dinheiro está sendo bem aplicado.

Para ter acesso é só clicar nos links abaixo.

O que você deseja saber sobre a Prefeitura de ACOPIARA ?

Contas Desaprovadas

Fonte: TCM - Tribunal de Contas dos Municípios

OAB de Iguatu entrará com ação para interditar Cadeia Pública da cidade

O presidente da OAB/Iguatu, Romualdo Lima, vai entrar com uma Ação Civil Pública, no Ministério Público Estadual, para interditar a Cadeia Pública de Iguatu. Romualdo Lima afirmou, na rádio Liberdade AM, que os detentos ficam jogados em celas superlotadas e não "têm a mínima condição de recuperação".
Segundo o presidente, o local não oferece segurança para abrigar os presos e nem condição de trabalho para os policiais, que correm risco. Ele alerta que uma rebelião pode acontecer a qualquer momento. Romualdo Lima afirma que já entregou ao Secretário de Justiça, Marcos Cals, um documento solicitando a construção de uma nova cadeia publica para a cidade, mas até o momento, não obteve resposta.

Senadora Patrícia Saboya não quer PDT apoiando reeleição de Cid Gomes

A senadora Patrícia Saboya (PDT) parece não ter superado traumas da última campanha eleitoral, quando disputou a Prefeitura de Fortaleza e perdeu para Luizianne Lins (PT). A parlamentar adotou um discurso de confronto com a cúpula estadual da legenda que, por meio do seu presidente regional, André Figueiredo, tenta aproximação com o governador Cid Gomes (PSB), admitindo apoiar sua reeleição.

“Eu, pessoalmente, não acho adequado que a gente vá aderir ao governo Cid faltando pouquíssimo tempo para terminar esse governo. Não acho que há cabimento, não acho que a sociedade vá entender, até porque, seis meses atrás, o governador Cid mostrou claramente opção por outra candidatura, que não era a do PDT. Portanto, faço coro ao deputado estadual Heitor Férrer e outros membros que não veem cabimento algum ou adesão numa hora dessas”, avaliou.

O Povo