quarta-feira, 8 de julho de 2009

Projeto propõe que município outorgue rádio comunitária

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 360/09, do deputado Manoel Junior (PSB-PB), que tramita na Câmara, estabelece a competência dos municípios para legislar sobre radiodifusão comunitária. Hoje, somente a União pode legislar sobre o assunto. E o processo de outorga, na opinião do parlamentar, é burocrático, lento, caro e pouco transparente.

A lentidão do processo atual, entende Manoel Junior, é o que leva inúmeras emissoras a operar na clandestinidade. Segundo ele, o Ministério das Comunicações não tem capacidade para analisar todos os pedidos de outorga. "Em 2007, por exemplo, de um total de 11.990 processos, 6.529 foram indeferidos ou arquivados e apenas 2.868 entidades foram autorizadas", disse.

O deputado observa que, se por um lado a radiodifusão comunitária é descentralizada e espalhada pelo País, por outro sua regulamentação e o processo de outorga são centralizados no Poder Executivo federal. Para Manoel Junior, não faz sentido a União decidir sobre um assunto local.

Ele observa que o alcance restrito das rádios comunitárias, as particularidades locais e o papel de relevante interesse público que desempenham em cada comunidade fazem com que essa política seja de natureza essencialmente municipal, "assim como é tarefa do município decidir se vai construir uma escola ou um posto de saúde".

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisará admissibilidade da proposta. Se aprovada, a PEC será examinada por uma comissão especial e, posteriormente, votada pelo Plenário.

Nenhum comentário: