segunda-feira, 25 de maio de 2009

Chuvas comprometem estradas na zona rural de Iguatu

As intensas chuvas que banharam o Interior cearense na primeira quinzena deste mês, além de causar redução da safra de grãos, hortaliças e legumes, por alagamento ou excesso de umidade das áreas de plantio, prejudica o escoamento da produção agropecuária. Na região Centro-Sul, os produtores rurais reclamam da precariedade das estradas vicinais, que dificulta o tráfego de veículos.
A queixa é geral e, segundo a Funceme, o quadro de pluviometria acima da média histórica deve permanecer até o mês de julho.Neste município, apontado como um dos maiores produtores de banana do Estado, os produtores da região de Cardoso e Quixoá, próximo às margens do rio Jaguaribe, enfrentam dificuldades para o escoamento da produção. Na maioria dos casos, os caminhões de indústrias que compram o produto na roça diretamente dos agricultores encontram condições ruins ou mesmo vias de acesso cortadas e alagadas.
DN

domingo, 24 de maio de 2009

Fiscalização: Técnicos do Ministério das Cidades farão visita a Acopiara

O município de Acopiara, Centro Sul do Ceará, deverá receber nos próximos dias fiscalização de técnicos do Ministério das Cidades. O objetivo da fiscalização é acompanhar de perto algumas obras de calçamento que a Prefeitura está realizando com recursos oriundos do Governo Federal. Recentemente o blog denunciou que o prefeito da cidade através da prefeitura municipal estava priorizando as obras que beneficiam diretamente os seus familiares.

O calçamento (foto) que dá acesso a casa do irmão do atual prefeito Antonio Almeida Neto foi iniciado há menos de um mês e a obra já foi concluída.
Um dos motivos da vinda da fiscalização do Ministério das Cidades a Acopiara é acompanhar de perto os critérios que a Prefeitura está adotando para a construção dessa pavimentação.

Em tempo


O calçamento do bairro Moreira que começou a ser construído no mês de junho de 2008, com prazo de conclusão para 180 dias, ainda hoje não foi concluído.
Na avenida Francisco Alves Moreira (foto), por exemplo, a prefeitura parou a obra pela metade, ou seja, o trecho que não recebeu a devida pavimentação, nela, só residem pessoas que não acompanham politicamente o atual prefeito.
Nesse trecho a prefeitura investiu ou deveria investir R$ 159 mil.

Três adolescentes morrem afogados na Barra do Cauípe

Três adolescentes, entre 15 e 17 anos, morreram afogados no fim da manhã deste domingo, 24, na Barra do Cauipe, em Caucaia. Eles participavam de uma excursão evangélica. As vítimas, Francisco Elvis da Silva, de 17 anos, Walisson Ribeiro de Souza, de 15 anos e Paulo Ricardo do Nascimento, de 16 anos brincavam de bola com mais três amigos próximos à praia, quando resolveram dar um mergulho. Os seis jovens foram arrastados pela correnteza. Os salva-vidas tiveram a ajuda de um garçom, que trabalha no local, e fizeram o resgate de três garotos, os outros três infelizmente não resistiram e morreram no local.

Mais um caso

Uma criança de oito anos morreu afogada na manhã deste domingo (24) na lagoa da Parangaba, em Fortaleza. O corpo do menino, Antônio Daivison da Silva, foi encontrado pelos bombeiros e levado para o IML.

Jangadeiro Online

Vírus da gripe suína tem origem nas aves

Uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, nos Estados Unidos, revela que a origem de toda a sequência genética que forma o vírus A(H1N1), causador da gripe suína, se encontra nas aves e só depois foi passada para os porcos. A maioria desses genes virais circulava pela América do Norte e pela Ásia desde 1998, sem ser detectada — mas existia antes, desde 1918. O resultado sugere que o controle sanitário sobre as criações de suínos deve ser reforçado.

O estudo, que será publicado na revista Science, analisou mais de 50 amostras do vírus, isoladas no México e nos Estados Unidos. Seis dos oito segmentos genéticos que foram encontrados são originários de aves. Eles são compostos por uma recombinação tripla que inclui material genético de humanos, aves e porcos. Esses vírus têm uma forte tendência de trocar entre si partes de genomas. Os outros dois segmentos genéticos são derivados de vírus suínos provenientes da Europa e da Ásia.

A pesquisa do CDC não conseguiu determinar se o A(H1N1) é altamente transmissível ou virulento. Isso pode representar que outras sequências gênicas desconhecidas sejam as responsáveis pela contaminação entre humanos. Os pesquisadores alertaram que são necessários mais estudos em relação à proteína hemaglutinina, encontrada no vírus, já que ela pode ser importante na produção de uma vacina.

Congresso discute terceiro mandato de Lula

O medo de que a doença da ministra Dilma Rousseff a impeça de concorrer à sucessão presidencial em 2010 reacendeu entre a base aliada do governo a hipótese de um terceiro mandato para o presidente Lula. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), que viabilizaria mais quatro anos de governo, teve 171 assinaturas.

O deputado afirma torcer pela melhora da ministra, que foi diagnosticada com um câncer linfático em estágio inicial, mas alega que os governistas devem, sim, pensar num terceiro mandato do presidente Lula. Até o final do mês ele pretende, com ainda mais assinaturas, protocolar a PEC na Câmara. Para valer nas eleições de 2010, a proposta precisa ser aprovada até setembro deste ano.

Viciado assalta homem com problemas mentais em Icó

Um assalto registrado por volta das 10 horas deste Sábado movimentou o plantão policial no município de Icó. O caso aconteceu no conhecido Beco de Damon Magalhães, quando um doente mental foi vítima de assalto. Sebastião Diniz da Silva (Foto), de 31 anos, passava no local e foi abordado por Roberto Bezerra Camilo, de 18 anos, que é viciado em drogas, o qual tomou o celular do homem. A polícia foi imediatamente acionada e o acusado preso e autuado em flagrante.

Miséria

Revisão do eleitorado: Votação será diferenciada

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fará revisão no eleitorado de 22 municípios cearenses. Em 17 deles a revisão é porque o número de eleitores é superior a 80% da população. Em outros cinco municípios é por causa da implantação do sistema biométrico de identificação do eleitor. A informação é do corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.Na última sexta-feira ele se reuniu com os juízes e chefes dos cartórios eleitorais da Capital e Interior do Estado.

O encontro foi para tratar dos procedimentos para a implantação do sistema de identificação biométrica dos eleitores, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na abertura dos trabalhos a presidente do TRE, desembargadora Gizela Nunes da Costa, pediu o esforço de todos para o trabalho a ser desenvolvido.O desembargador Gerardo Brígido ressaltou o reconhecimento do trabalho do TRE na condução das eleições e disse que isso se deve ao esforço e competência dos servidores.

Para essa nova tarefa também pediu o empenho dos magistrados. O trabalho de identificação biométrica vai atingir 3% do eleitorado cearense. Os municípios escolhidos foram Sobral, Alcântaras, Forquilha, Pacoti, Guaramiranga, Meruoca e Groaíras. Destes, apenas Pacoti e Guaramiranga ultrapassam o percentual de 80% de eleitores em relação a população.

Polícia procura fábrica clandestina de cigarros no Cariri

Policiais de Juazeiro do Norte, a 528 quilômetros de Fortaleza, investigam a possibilidade da existência de uma fábrica clandestina de cigarros na região, que estaria falsificando cigarros das marcas Skin e Universal, produzidas por uma fábrica no Rio de Janeiro. As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado regional Marcos Antônio dos Santos, que na tarde da última sexta-feira apreendeu 750 maços de cigarros falsificados, que estavam à venda no comércio local.

Segundo o delegado, as investigações tiveram início há cerca de três semanas, depois que a fábrica do Rio de Janeiro reclamou uma inexplicável queda em suas vendas. De acordo com dados da fábrica carioca, passados à Delegacia Regional do Cariri, as duas marcas eram as mais consumidas na região sul do Estado.

Histórico

De acordo com a Polícia, há um histórico na região de cigarros falsificados. No início do mês, em Acopiara, cerca de 300 maços de cigarros foram apreendidos por policiais militares. A mercadoria era de uma marca estrangeira e não possuía nota fiscal.

A Polícia ainda investiga se o crime é de falsificação ou descaminho (sonegação fiscal). Os cigarros estavam no bagageiro de um caminhão, que seguia de São Paulo para o município de Catarina. Um mês antes, policiais rodoviários federais apreenderam 1,6 mil maços.

Jenson Button domina corrida e lidera dobradinha da Brawn GP em Mônaco

Com mais um desempenho impecável, Jenson Button chegou à quinta vitória em seis provas na temporada 2009. O inglês liderou a dobradinha da Brawn no GP de Mônaco, que ainda contou com Rubens Barrichello na segunda posição. O brasileiro, contudo, não conseguiu ameaçar o domínio do companheiro de equipe em nenhum momento da prova. A vantagem entre os dois sempre esteve acima dos dez segundos.

Kimi Raikkonen, que perdeu a segunda posição na largada, conseguiu o terceiro posto e o primeiro pódio da Ferrari na temporada 2009. O finlandês também fez uma corrida regular, sempre com uma vantagem constante em relação aos dois carros da Brawn. Felipe Massa, companheiro de equipe, foi o quarto colocado, à frente de Mark Webber, da RBR, o quinto.Nico Rosberg, da Williams, chegou em sexto, após ser superado por Webber e Massa. Sebastien Bourdais, com uma tática de apenas um pit stop, conseguiu mais um ponto ao chegar em oitavo no principado e completar a zona de pontuação.

Mega-Sena acumula e vai a R$ 30 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas neste sábado (23) no concurso de número 1.076. Com isso, o prêmio pode chegar a R$ 30 milhões no próximo concurso.
As dezenas sorteadas neste sábado foram 04, 10, 19, 32, 33 e 42.
O prêmio estava em R$ 25 milhões e renderia por mês se fosse aplicado na poupança, segundo a Caixa Econômica Federal, R$ 105 mil.
Cento e duas apostas acertaram cinco dezenas e ganharão R$ 21.442,45 cada. Acertaram quatro dezenas 8.656 apostas, que receberão R$ 360,96 cada.
No próximo concurso, que será realizado na quarta-feira, dia 27 de maio, a estimativa do prêmio é de R$ 30 milhões, de acordo com a Caixa.

sábado, 23 de maio de 2009

Tenho grande chance na corrida, diz o aniversariante Barrichello

O brasileiro Rubens Barrichello conseguiu, no dia de seu 37º aniversário, a terceira posição no grid de largada do GP de Mônaco. O resultado deixou o piloto da Brawn GP feliz, embora ele quisesse ter conquistado a pole position.
Após os treinos deste sábado, Barrichello elogiou muito o comportamento de seu carro e a volta do companheiro de equipe Jenson Button, que registrou mais uma pole na temporada, a quarta.
"Bem, tive uma grande volta no fim do treino, mas a volta de Jenson foi fantástica. Estou feliz com a minha posição para a corrida e tirei tudo do carro hoje (sábado)", afirmou.
"É claro que lamento não ter conseguido a pole, mas o carro está muito bom em todo o fim de semana e tenho uma grande chance na corrida", falou o brasileiro.

Oito corpos são resgatados de destroços de avião na Bahia

Oito corpos já foram resgatados dos destroços do avião que caiu em Trancoso (BA), na noite de sexta-feira (22), segundo informações da assessoria do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os restos mortais das vítimas foram encaminhados ao órgão em Porto Seguro (BA) e serão transferidos para Salvador para identificação (BA).


De acordo com o DPT, não há números oficiais sobre o total de vítimas que estavam a bordo da aeronave. Os peritos estimam que possam existir entre 11 e 15 vítimas, conforme relatos preliminares obtidos de bombeiros e policiais que chegaram ao local pouco depois da queda da aeronave.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Governador visitará quatro municípios atingidos pelas enchentes neste sábado

O governador Cid Gomes (PSB) viaja neste sábado para visitar os municípios de Itaiçaba, Jaguaruana, Russas e Morada Nova. Ali, conferirá de perto os estragos causados pelas enchentes, conversará com as pessoas assistidas e com os prefeitos e ainda sobrevoará as áreas mais atingidas.

Cid desembarcou no fim da manhã desta sxta-feria. Veio dos EUA , após uma semana de contatos com o BID e Banco Mundial tratando, entre vários assuntos, sobre a ICID, a Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento Sustentável que ocorerá em agosto de 2010 em Fortaleza.

Eliomar de Lima

Selo Verde recebe inscrições até o dia 30 deste mês

O Programa Selo Municipio Verde,do Governo do Estado,que é executado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - (Conpam),recebeu até esta sexta-feira cerca de 68 municipios inscritos para a sexta edição do prêmio.A condição "sine qua non" para que o municipio possa se inscrever é dispor de Comdema,Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Dos 184 municípios cearenses,131 já possuem Comdema.Isso demonstra que muitos gestores municipais tem consciência da questão ambiental.A expectativa é que, mesmo com as enchentes, os municípios não deixem de se inscreverem no programa. Ano passado o Selo Verde teve a participação de 110 cidades.

Desse total, 42 cidades foram pré-qualificadas, mas somente 39 obtiveram a certificação assim classificados: 32 categoria B e 7 categoria C. Desde quando foi criado o programa, há cinco anos, nenhuma cidade conseguiu obter a classificação A.Vale ressaltar que dia 30 de maio é o último dia para que as incrições sejam realizadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conpam.

Ceará terá banco de DNA para identificar criminosos

O Brasil terá mais uma ferramenta de apoio para desvendar crimes e identificar criminosos em território nacional. O Ceará, e mais cinco estados (Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Paraíba e Paraná) assinaram acordo de cooperação técnica com o Ministério da Justiça para uso do banco de dados de perfis genéticos Codis, usado pelo FBI, o escritório de investigação norte-americano.

O FBI permitiu a utilização do programa de computador sem custos para o Brasil. O sistema é o mesmo mostrado na série de tv americana CSI.

Verbas da Saúde: Municípios alegam problemas técnicos

A alta rotatividade dos profissionais de saúde (em especial os médicos) e problemas técnicos são apontados pelos municípios, que tiveram as verbas do Ministério da Saúde suspensas, como os principais fatores para que apareçam com irregularidades. A reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com os municípios que apresentavam irregularidades em mais de dez equipes para saber o que estava ocasionando a situação. Mas só foi possível o contato com os secretários de saúde de Palmácia, Granja e Graça.

O gestor da saúde em Palmácia, Raimundo Mesquita, explicou que a falta de um médico em uma das três equipes do Programa Saúde da Família (PSF) acarretou nos agentes comunitários aparecerem como irregulares, já que estes fazem parte da equipe em que falta o médico. Já a irregularidade com a equipe de Saúde Bucal, segundo ele, foi sanada com a contratação de um dentista. “Temos dificuldade em manter os profissionais”.

Já a coordenadora de controle da Secretaria de Saúde da cidade de Granja, Silvana Fontenele, argumentou que as irregularidades apontadas ocorreram por problemas de digitação, que estão sendo resolvidos junto ao Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

O secretário de saúde de Graça, Valdenir Gomes, disse que os problemas apontados pelo Ministério ocorreram pela falta de um médico, o que acarretou na apresentação dos dez agentes que atuam nesta equipe como irregulares.

Cá pra nós

Tem cada desculpa cabeluda por parte dos senhores gestores que parece piada.
Gostaria muito de saber o posicionamento da Secretaria de Saúde de Acopiara, minha terra natal, em relação a esse assunto.
Espero que não seja mais uma piada.

Catarina comemora emancipação política

Catarina. Este município comemora os seus 52 anos de emancipação política na próxima segunda-feira, mas os festejos começam hoje, com a realização da final da categoria Veteranos, de Futsal, no Ginásio Poliesportivo. A partir de amanhã acontece uma extensa programação artística, cultural e desportiva, que foi determinada pelo prefeito de Catarina, o médico Jéfferson Paes de Andrade Rodrigues. Isso porque as secretarias de Cultura e de Juventude e Esporte organizaram uma gincana cultural envolvendo os estudantes locais.

No domingo, às 19 horas, será realizada uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São José. Depois, uma festa popular com Taty Girl & Forró Adoro, Jacaré do Repente e Forró Pop. E, na segunda-feira à noite, após uma série de atividades, acontece a escolha da Miss Catarina, seguida de muita animação por conta das bandas Casadões do Forró e Toca do Vale.

Patrick Swayze divulga foto para provar que não está morto

O ator Patrick Swayze e sua mulher, a atriz Lisa Nieme, se divertiram com as notícias de que ele teria morrido. E para provar que o ator está realmente vivo, eles divulgaram uma foto dos dois juntos em sua fazenda no Novo México, segundo o jornal inglês The Sun.

Nesta quarta-feira (20/5), o assessor de Swayze havia divulgado uma nota esclarecendo o boato da morte do ator, que foi divulgada por uma rádio da Flórida (EUA) no último dia 19. A história teria começado a se espelhar pelo Twitter, rede de micro-blogs da internet.

O astro de Dirty Dancing luta contra um câncer de pâncreas e a nota divulgada diz que ele tem respondido bem ao tratamento.

Vox Populi: Dilma tem mais de 20%, mas perde para Serra

O PT divulgou, na terça-feira, uma pesquisa encomendada ao instituto Vox Populi e realizada entre os dias 2 e 7 de maio, que mostra que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tem entre 19% e 25% de intenção de votos para a Presidência da República, caso seja candidata em 2010. Dos cinco cenários simulados pelo instituto, Dilma perderia para José Serra (PSDB) em três deles. Ela venceria apenas de Aécio Neves (PSDB), com 25% das intenções para a petista contra 20% para o atual governador de Minas Gerais. O levantamento ouviu 2 mil pessoas e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Numa provável disputa entre Ciro Gomes (PSB), Dilma, Aécio e Heloísa Helena (Psol), Ciro, ficaria com 23% dos votos; Dilma, com 21%; Aécio com 18%; e Heloísa com 10%. Os votos brancos ou nulos somariam 18% .

Já se o pleito fosse entre Ciro, Dilma, José Serra e Heloísa Helena, o resultado seria 36% dos votos para Serra; 19% para Dilma; 17% para Ciro; e 8% para Heloísa Helena. Votariam branco ou nulo 19% dos entrevistados. Em relação a maio do ano passado 2008, Dilma subiu dez pontos, Serra caiu dez pontos e Ciro caiu seis pontos, segundo o partido.

Uma possível disputa entre Dilma, Aécio e Heloísa Helena resultaria em 25% dos votos para Dilma; 20% para Aécio e 16% para Heloísa Helena; brancos e nulos seriam 40%.

Se concorressem às eleições Dilma, Serra e Heloísa Helena, o tucano ficaria com 43% dos votos, indo para o segundo turno com Dilma (22%). Heloísa Helena teria 11% dos votos e 24% seriam brancos ou nulos.

Um eventual segundo turno entre Dilma e Serra resultaria na vitória do atual governador de São Paulo, com 48% das escolhas dos eleitores. Dilma ficaria com 25% e 37% votariam branco ou nulo.

De acordo com a pesquisa, para 34% dos entrevistados, próximo presidente deve ser do PT. Sobre o apoio de Lula a um candidato, 41% afirmaram que podem votar de acordo com a sugestão do presidente, dependendo do candidato.

O levantamento mostra ainda que o PT continua sendo o partido de maior preferência da população. O índice, que era de 25% em maio de 2008, saltou para 29%. Em seguida, vêm PMDB, com 8%; e PSDB, com 7%. O DEM tem 1%.

Os números mostram que 59% dos entrevistados têm muita ou alguma simpatia pelo PT. Para 70%, o PT ajuda o Brasil a crescer. A pesquisa mostra também que a avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - considerando os índices de ótimo, bom e regular positivo - chega a 87%. Para 60%, o Brasil melhorou nos últimos dois anos, enquanto 67% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o País.

Terra

Seduc tenta reabrir canal de negociação, mas professores decidem manter a greve

Professores da rede de ensino da Capital e do Interior em greve receberam, durante assembleia geral que realizam nesta manhã, no ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, mensagem da Secretaria da Educação Básica do Estado. A nota informa para a categoria algumas medidas que o governo estadual deve adotar sobre a pauta de reivindicações. O edital de concurso público para professores, uma cobrança da categoira, sairá no dia 30 de junho. Também informou a Seduc que a mudança de nível por meio da progressão horizontal vai ser implantada em julho.

A Seduc informou ainda que aguarda o Sindicato Apeoc para uma reunião sobre a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários no dia 27 próximo, às 15 horas, no gabinete da Secretaria da Educação Basica do Estado, no Cambeba.

Estudantes invadem reitoria da UFC

Um grupo de estudantes invadiu, nesta manhã de sexta-feira, em Fortaleza, o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O ato ocorreu no momento em que o Conselho de Pesquisa e Extensão tratava da aprovação do projeto pedagógico de 19 cursos novos que a Instituição implantará a partir de 2010.

Os estudantes questionam o Projeto Reúne, do MEC, que prevê a reestruturação das univesidades federais e cria novos cursos e contrata mais docentes e servidores. Para eles, o processo é atropelado e não há discussão. Já o reitor disse que esse tipo de manifestação faz parte de uma orientação nacional do PSTU e do PSOL e ocorre em todo o País. Lideranças dos alunos fizeram discurso, protestaram e se retiraram sem violência.

Mesmo com a pressão dos estudantes, o Conselho aprovou sete novos cursos da pauta: Artes Cênicas; Engenharia de Materiais, para o Cariri; Engenharia de Software para Quixadá; Comunicação Social - Jornalismo, para Juazeiro do Norte; Finanças, para Sobral; Design do Produto, para o Cariri; e Rede de Computadores para Quixadá. Deverá aprovar ainda mais nove curso ainda neste semestre.

Eliomar de Lima

FPM: Prefeituras começam a receber primeira parcela de perdas acumuladas

O Governo Federal vai repassar às prefeituras, na segunda-feira (25), a primeira parcela, referente às perdas acumuladas no primeiro trimestre, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), confirma a edição desta sexta-feira de O Globo.

Serão R$ 755 milhões de um total de R$ 1 bilhão que o Planalto estima pôr à disposição dos prefeitos em 2009. A reposição das perdas foi decidida pelo governo após pressão dos prefeitos provocada pela perda de arrecadação decorrente da crise econômica.

Os prefeitos reclamaram que, sem os recursos do FPM, estavam impedidos de cumprir investimentos prometidos e teriam até de demitir. O governo assegurou que as prefeituras terão FPM pelo menos igual ao de 2008, quando a transferência alcançou recorde de R$ 51,3 bilhões. Pelo acordo, em 2009, sempre que um mês tiver repasse inferior ao apurado no mesmo mês de 2008, a União repassará a diferença.

O Globo

Pipoquinha, natural de Solonópole, no Ceará, levanta a platéia do Domingão do Faustão

O cearenseMichael Lima e Silva (Pipoquinha) levanta a platéia do Domingão. Confira o vídeo abaixo.




G1

Morre cantor e compositor Zé Rodrix

Morreu, na noite da quinta-feira (21), em São Paulo o cantor e compositor Zé Rodrix. Ele é o autor da música "Casa no campo", grande sucesso gravado por Elis Regina. Outra composição de sucesso dele é a musica “Soy latino americano”.

Zé Rodrix estava em casa, com a família, quando passou mal. Ele foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas, na capital paulista. O artista tinha 61 anos e, segundo a mulher, estava muito bem de saúde. Ele integrou o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, que foi o expoente do rock rural nos anos 70. Também tocou com Tavito e com a banda Joelho de Porco.

Pleno do TJ/Ce julga lei de Acopiara inconstitucional

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce), na foto, reunido nesta 5ª.feira (21/05), julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade, requerida pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado (PGJ) contra lei do município de Acopiara que estabeleceu contratação de servidores temporários.

Os desembargadores foram unânimes em aprovar o parecer do relator, desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, que entendeu que a Lei Municipal nº 1.182/2003, do município de Acopiara, extrapolou patentemente os limites impostos pela Constituição Federal e Estadual.

De acordo com o relator, o artigo 2º da referida lei “é um atentado contra a Constituição do Ceará e notadamente uma ofensa à regra referente aos concursos públicos”. Reza a Constituição Federal em seu artigo 37, inciso II: “A regra é a admissão de servidor público mediante concurso público. As exceções são para os cargos em comissão e a contratação de pessoal por tempo determinado para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público.”

Juiz removido

No final da sessão, o Pleno do TJ/Ce aprovou, por unanimidade, a remoção do juiz de Direito Zanailton Batista de Medeiros para a 7ª Zona Judiciária, Comarca de 3ª Entrância de Sobral. Ele era titular da 2ª Vara da Comarca de Acopiara. O cargo estava vago com a promoção de André Aguiar Magalhães, atualmente, juiz auxiliar em Fortaleza.

Começa hoje o Fest Jovem – o Primeiro Festival da Juventude do Município de Iguatu

Nessa sexta-feira, dia 22 de maio, às 19h, na Praça da Matriz, começa o Primeiro Festival da Juventude Iguatuense – o Fest Jovem. Uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Iguatu para valorizar e promover cada vez mais a inclusão social dos jovens do município.

O evento será aberto com o lançamento da Casa da Juventude, que durante os nove dias de programação oferecerá dezoito oficinas de geração de renda, como oficina de biscuit, pintura em gesso e bijuteria.

No Fest Jovem, também haverá festivais de jovens talentos, nas áreas de música, dança e teatro; circuito municipal de vôlei; lançamento do programa Papo Firme para incentivar a participação do jovem na sociedade e no poder público, através de palestras, seminários e rodas de diálogo; lançamento do projeto Juventude na Praça que visa descobrir novos talentos e fazer das praças da cidade um ponto de encontro de adolescentes; e lançamento do Cartão de Saúde do Adolescente que vai garantir um melhor atendimento e acompanhamento de saúde do jovem no PSF.

A juventude ainda vai poder discutir seus assuntos de interesse com o prefeito Agenor Neto no debate Trocando Idéias. A garotada curtirá grandes shows, como Capim Cubano, Balancear, Furacão do Forró, Saia Rodada e Rafaella Manville. Para os jovens evangélicos, haverá uma programação gospel especial, o show Marcha para Jesus. Além disso, a Prefeitura de Iguatu vai inaugurar diversas obras, como a construção de um Telecentro Comunitário, de casas populares e pavimentação de estradas e ruas.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ronaldo fica fora, mas Dunga chama Nilmar, Ramires, André Santos e Victor

O técnico Dunga convocou nesta quinta-feira 23 jogadores para as partidas da seleção brasileira nas eliminatórias contra Uruguai e Paraguai (dias 6 e 10 de junho) e para a Copa das Confederações (entre 14 e 28 de junho). Ronaldo ficou fora, e o treinador chamou quatro novidades: Nilmar (Internacional), André Santos (Corinthians), Victor (Grêmio) e Ramires (Cruzeiro).
Os jogadores vão se apresentar no dia 1º de junho, próxima segunda-feira, para o período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Segundo Dunga, Nilmar, Kleber e André Santos não serão liberados para defender Internacional e Corinthians no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, dia 3 de junho.

Confira a lista:


Goleiros:
Julio César (Internazionale)
Gomes (Tottenham)
Victor (Grêmio)

Laterais:
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
Kleber (Internacional)
André Santos (Corinthians)

Zagueiros:
Alex (Chelsea)
Juan (Roma)
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)

Meio-campistas:
Anderson (Manchester United)
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Ramires (Cruzeiro)
Elano (Manchester City) Felipe Melo (Fiorentina) Júlio Baptista (Roma) Kaká (Milan)

Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
Luís Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Internacional)
Robinho (Manchester City)

Procura-se um amigo: Internauta de Minas Gerais pede ajuda ao blog

Eu e minha família estamos precisando de notícias de um grande amigo e irmão, Anézio Lopes Marçal, residente na cidade de Iguatu - Barreiras dos Constantinos.
Ele era Seminarista na minha cidade, João Monlevade-MG, a 130 km de Belo Horizonte.
A última vez que ele fez contato conosco foi em dezembro de 2008 quando ainda estava no Peru em missão pela Igreja Católica.
Já escrevemos diversas cartas e até o momento não obtivemos resposta.
Gostaria, se possível, postar a minha solicitação.
Pedimos para que ele entre em contato conosco o mais rápido possível.
Desde já, muito obrigado pela à atenção e que Deus o abençoe em seu trabalho.

Letícia
Telefone: 0xx-31 3852-8037

Em tempo

Amiga Letícia, agradecemos pela confiança e não tenha dúvida, vamos localizar o seu amigo através dos nossos parceiros.
Talvez, já tenha ouvido falar em um radialista chamado Pinheirinho.
Ele trabalha na rádio Liberdade AM de Iguatu, é lider de audiência no horário e sempre localiza pessoas em qualquer parte do Brasil.
Como profissional da área de comunicação, o "Pinheirinho" acessa o nosso blog diariamente, e com certeza vai tomar conhecimento da sua solicitação, bem como vai localizar o seu amigo Anézio Lopes Marçal.
Se a amiga tiver a oportunidade de ouví-lo, na internet, é só acessar: http://www.radioliberdadeam.com/ , a partir de 12h50min.
Abraços,
Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog

BNDES concede R$ 1,4 bi para construção de usina da EBX

O projeto de construção da Usina Termelétrica Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, ganhou um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 1,4 bilhão.

A concessão do crédito foi anunciada nesta qunita-feira pela instituição e equivale a 45,51% do investimento total de R$ 3,4 bilhões. A obra irá gerar 1,5 mil empregos no período de construção e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prazo de pagamento é de 17 anos.

Os recursos do BNDES serão concedidos à Sociedade de Propósito Específico Porto de Pecém Geração de Energia, formada pela empresa MPX, que integra o grupo EBX do empresário Eike Batista, e a EDP Energias do Brasil, controlada pela EDP- Energias de Portugal.

A nova usina está prevista para entrar em funcionamento em 2012. Ela terá capacidade de geração de 720 megawatts (MW) de energia. O projeto conta também com um aporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) equivalente a R$ 1 bilhão.
Agência Brasil

Nova Olinda - CE - Polícia aguarda exames para saber se Jaqueline se enforcou ou foi posta na forca

Um caso ainda envolto em mistério está prestes a ser desvendado pela polícia. Trata-se da morte da jovem Cícera Jaqueline, de apenas 17 anos, no último dia 8 de maio no município de Nova Olinda, na região do Cariri. Ela foi encontrada morta no interior da sua residência, na Rua Avelino Feitosa, no centro da cidade, pendurada numa forca feita com fios de antena parabólica e colocada em um armador. O corpo foi trazido para ser necropsiado no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte.

A adolescente morava há três meses com o comerciante Jonatan Lira, o "Júnior", de 22 anos, que se encontra preso desde a época da ocorrência. Segundo o escrivão ad hoc, José Francisco do Nascimento, da Delegacia de Santana do Cariri, ele responde o Artigo 129 (lesão) combinado com a Lei Maria da Penha. É que o mesmo confessa que havia agredido a mulher, mas nega que tivesse matado a jovem. Jonatan disse a polícia que tinha saído de casa para o bar de sua propriedade e soube depois.

Segundo informações preliminares, o corpo de Jaqueline estava cheio de hematomas, inclusive nos pés, além de suspeitas de fraturas no braço, na perna e nos dedos. A princípio, a polícia trabalha com a hipótese do suicídio por enforcamento, mas não está descartada a possibilidade da jovem ter sido assassinada pelo companheiro e posta na forca onde foi encontrada por volta das 9 horas da manhã daquele dia.

O Inquérito Policial está sendo presidido pelo Delegado de Crato, Levi Gonçalves Leal, o qual está aguardando o resultado exame feito no IML e no de criminalística para atestar se houve suicídio ou homicídio. Revoltados e sem esperar pela ação da polícia, parentes e amigos de Jaqueline destruíram parte do patrimônio de Júnior. No dia em que a jovem foi encontrada morta, incendiaram o veículo do rapaz, que se encontrava em uma oficina, e destruíram tudo o que havia no bar do mesmo.

Miséria

Aparelho pode prever risco de infartos com antecedêndia

O aparelho, implantado no peito, identifica em até 12 horas de antecedência alterações no batimento cardíaco. O equipamento dispara um alarme antes da pessoa sentir dor no peito.



G1

Ministério das Comunicações trabalha para modernizar processos de outorgas

A revisão do marco regulatório do setor de radiodifusão foi um dos temas abordados pelo consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no 25º Congresso da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). Na manhã desta quarta-feira, 20 de maio, Bechara participou da plenária Radiodifusão e Legalidade – Oportunidades de Modernização pelo Poder Concedente.

Bechara apresentou as iniciativas que o ministério tem tomado, durante a gestão do ministro Hélio Costa, para modernizar e agilizar o encaminhamento dos processos de outorga. Segundo o consultor jurídico, hoje existem no ministério cerca de 250 mil documentos referentes aos processos analisados. Uma das principais medidas para reduzir a burocracia é a digitalização de todos os documentos, procedimento que já foi iniciado e, atualmente, encontra-se suspenso por falta de orçamento.

Outra iniciativa importante é o trabalho com ordens conjuntas de serviço. O objetivo é unificar procedimentos de diferentes departamentos e, assim, reduzir a burocracia. Segundo Bechara, a expectativa é que a nova forma de trabalho já dê resultados esse ano, com um número expressivo de renovações encaminhadas para a Casa Civil e, posteriormente, para o Legislativo. Ele também destacou o uso da internet como importante ferramenta na tramitação dos processos de outorga.

Marco legal

De acordo com o consultor jurídico, a revisão das normas ligadas à radiodifusão é um imperativo para a modernização do setor. “Estamos lidando com uma lei de 1962, um decreto de 1963, com a própria Constituição Federal. É preciso haver uma consolidação e uma revisão dessas normas. O ministério está tentando atualizar aquelas que estão dentro da nossa competência mais próxima”, afirmou.

Marcelo Bechara anunciou que o ministério trabalha com a possibilidade de contratar uma consultoria para revisar todo a ordem legal vigente. O objetivo, segundo ele, é apresentar um novo modelo de marco legal no fim do processo. A expectativa é que o processo comece e termine ainda neste ano. A contratação da consultoria ainda aguarda aprovação da Advocacia Geral da União (AGU).

O consultor jurídico encerrou sua participação lembrando que a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), coordenada pelo Ministério das Comunicações, será a grande oportunidade para discutir temas pertinentes à radiodifusão, inclusive a modernização da legislação. A plenária nacional da conferência será realizada em Brasília entre os dias 1 e 3 de dezembro. Antes disso, haverá prévias estaduais e municipais em todo o país, com ampla participação do governo, radiodifusores e movimentos sociais.

Chuva volta a atingir regiões Norte e Nordeste do Brasil nesta quinta

Estados do Norte e Nordeste do país devem voltar a ser atingidos por chuvas nesta quinta-feira, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Segundo o centro, o céu ficará nublado e existe a possibilidade de chuvas de curta duração porém de forte intensidade --as chamadas pancadas-- atingirem os Estados do Amazonas e Pará.

Deverá haver alternância de sol e pancadas de chuva nos Estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

O Rio Grande do Sul também deverá ter chuva hoje. O céu deve ficar claro com predominância de sol nas regiões de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e oeste de Minas, assim como centro-oeste e norte de São Paulo.

Chuvas superiores a 100 milímetros voltam a se registrar no Interior do Ceará

Fortaleza registrou chuva de 84.7 milímetros entre sete horas da noite de ontem e sete horas desta manhã de quinta-feira, segundo informa o boletim da Funceme. Houve picos de chuvas fortes em algumas áreas, o que causou vários alagamentos. A Funceme informa que mais chuva pode ocorrer em todo o Estado, que voltou a registrar chuvas com mais de cem milímetros nas últimas horas.

A maior chuva foi em Itapipoca e Bela Cruz, cada uma com 108 milímetros. Ainda choveu forte em Itarema, 104 mm; Amontada, 101 mm; São Luís do Curur, 90 mm; Camocim, 90 mm; Aracati, 84.6 mm; Paracuru, 70 mm; Cruz, 70 mm; Paraipaba, 70 mm; Jaguaruana, 65.7 mm; e Acaraú, 60 milímetros.

Eliomar de Lima

Pai e um casal de filhos são presos com arma e drogas em Icó

Uma operação reunindo policiais civis e militares do município de Icó resultou na prisão de um homem de 58 anos e dois filhos seus os quais vão responder por posse ilegal de arma e tráfico de drogas. Foi na manhã desta quinta-feira (21) no Posto Continental. Francisco Diassis Laurentino e seus filhos Francisco Reginaldo da Silva, de 34, o "Régis" (Foto), e Cícera Regilane da Silva, de 21 anos, mais conhecida por "Condinha", são apontados como responsáveis por uma "boca de fumo".

Na casa de Régis, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 da marca Rossi, enquanto na casa do seu pai, que mora com "Condinha", os policiais encontraram quatro pedras de crack, totalizando 25 gramas. Foram recolhidos ainda dois telefones celulares e o trio conduzido à presença do Delegado Regional de Policia Civil de Icó, José Gonçalves de Almeida, onde terminou autuado em flagrante por tráfico, associação ao tráfico e posse ilegal de arma.

De acordo com o delegado, há depoimentos na delegacia de adolescentes que adquiriram drogas junto a essa família, que foi ouvida e encaminhada para o presídio improvisado onde estão à disposição da justiça. O Capitão PM, Fábio Erick, comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Icó, acrescentou que as prisões foram feitas a partir de um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Juiz de Direito daquela comarca, Luiz Carlos Saraiva Guerra.

Miséria

Proposta que acelera o divórcio é aprovada na Câmara

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (20), uma proposta que permite que casais se divorciem sem ter que passar antes pela etapa da separação judicial.

A medida será apreciada, em segundo turno, antes de seguir para o Senado. Além de dar maior rapidez à opção pelo divórcio - que poderá ser feito diretamente em um cartório -, a proposta elimina custos processuais, pagamento de honorários a advogados e desafoga a Justiça.

Hoje, um casal que deseja ter o divórcio deve permanecer separado judicialmente por um ano ou manter o casamento no papel por dois anos, além de provar, na Justiça, que está realmente separado, morando em casas diferentes.

Ainda torna-se obrigatório testemunhas para confirmar a separação para que somente assim, o juiz conceda o divórcio.

Reunião discute revisão eleitoral em 22 municípios cearenses


Todos os juízes e chefes de cartório das 122 zonas eleitorais do Estado foram convocados pelo corregedor regional eleitoral, o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido para uma reunião com o objetivo de discutir a necessidade de uma nova revisão eleitoral em 22 municípios e a implantação da identificação biométrica em cinco zonas eleitorais do Ceará. A reunião será realizada nesta sexta-feira (22).

Levantamento estatístico feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) servirá de critério para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definir os locais onde a revisão eleitoral será realizada ainda. Os locais ainda não foram definidos. Já a identificação biométrica alcançará cerca de 3% do eleitorado cearense nas próximas eleições de 2010. Para a implantação desse sistema, no Ceará, foram escolhidas cinco zonas eleitorais.

Os trabalhos de revisão do eleitorado através da identificação biométrica do eleitor serão realizados no período de agosto deste ano a março de 2010.

Governo libera R$ 285 milhões para agricultores

O Governo Federal anunciou a criação de uma linha de crédito emergencial de R$ 285 milhões para financiar as atividades de agricultores familiares atingidos pelas enchentes em vários estados do país. No Ceará, a verba tranquiliza quem perdeu toda a lavoura com os temporais que inundaram diversos municípios do interior.



Jangadeiro Online

Barrichello supera Felipe Massa e lidera dobradinha brasileira no primeiro treino

Rubens Barrichello liderou a dobradinha brasileira no primeiro treino livre para o GP de Mônaco, que será disputado no próximo domingo. O piloto da Brawn GP marcou 1m17s189, 310 milésimos mais rápido que o compatriota Felipe Massa, da Ferrari. Lewis Hamilton, atual campeão do mundo, foi o terceiro colocado com a McLaren, seguido pelo companheiro Heikki Kovalainen.

Jenson Button, líder do campeonato, não fez um bom treino em Mônaco e ficou apenas com o oitavo tempo. O inglês da Brawn GP marcou o tempo de 1m18s080 e ficou 891 milésimos atrás de Rubens Barrichello, seu companheiro de equipe e melhor no primeiro treino livre.

Loteria acumula e pode pagar R$ 25 mi

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (20) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1075 da Mega-Sena.
A estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será no sábado (23), é de R$ 25 milhões.
Confira os números sorteados: 10 – 12 – 16 – 21 – 39 – 53
Segundo a Caixa, 119 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 15.845,68. Outras 7.179 apostas acertaram quatro números e cada uma vai receber R$ 375,22.

Iguatu: Centro de Saúde do bairro Flores deverá ser inaugurado em breve

A Prefeitura Municipal de Iguatu, em parceria com o Governo federal, está construindo a Unidade Básica de Saúde da Família (UBASF), com o objetivo de melhorar as condições de atendimento médico para as populações dos bairros Flores, Paraná, Tabuleiro e Areias, desafogando assim a emergência do Hospital Regional.
A referida unidade, irá funcionar com instalações modernas e devidamente equipada, onde prestará atendimentos nas especialidades de Clínica Geral, Odontologia e na parte de prevenção e vacinação.

Iguatu Notícias

Flamengo bobeia no fim e entrega vaga no Sul

O Flamengo perdeu para o Internacional por 2 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e deu adeus à Copa do Brasil. O Rubro-Negro chegou a ter a vaga nas semifinais em suas mãos até os 43 minutos do segundo tempo, mas um gol de Andrezinho, revelado na Gávea, sepultou as chances do clube carioca na competição.

Vasco não dá chance ao Vitória e se confirma na semifinal

O Vasco, como se esperava, não precisou fazer muito esforço em Salvador (BA) para confirmar sua classificação diante do Vitória às semifinais da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, no Barradão, as equipes empataram em 1 a 1.

O Cruzmaltino venceu o confronto de ida, em São Januário, por 4 a 0 e, desta forma, até com derrota para o Rubro-negro baiano por 3 a 0 ou por quatro gols de diferença, desde que marcasse, avançaria.

Ministério Público aciona 30 maiores doadores de eleição de 2006

Os 30 maiores doadores da campanha eleitoral de 2006 no Ceará entraram na mira do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE) e podem arcar com multa de até R$ 7 milhões. A punição foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-CE), que entrou hoje com ação contra doadores que ultrapassaram o limite previsto em lei.

De acordo com a legislação eleitoral, é permitida a doação de até 10% dos rendimentos brutos do doador físico ou jurídico declarados ao Fisco no ano anterior à eleição - no caso, 2005. A ação do MPE abrange doações às campanhas para governador e deputados estaduais.

Segundo informações do MPE, algumas doações chegaram a passar do limite em mais de R$ 20 mil. A mais alta delas chegou a R$ 700 mil. Os nomes dos doadores e os respectivos valores estão sob sigilo fiscal. Como explicou o procurador regional eleitoral Alessander Sales, autor das investigações, os infratores devem pagar multas que variam entre cinco e dez vezes o montante doado acima do limite permitido

Agência Estado

quarta-feira, 20 de maio de 2009

César Borges pede votação da PEC Paralela dos vereadores

O senador César Borges (PR-BA) defendeu, nesta quarta-feira (20), que o Plenário vote logo a proposta que trata dos limites de gastos das câmaras municipais - a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/08, também chamada de PEC Paralela dos Vereadores.
Essa matéria surgiu a partir da retirada de um trecho (que trata dos gastos das câmaras municipais) de outra proposição: a PEC 20/08, conhecida como PEC dos Vereadores, que aumenta o número de vereadores no país. Em dezembro, a PEC dos Vereadores foi aprovada pelo Senado sem o trecho em questão, mas, por causa disso, o então presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, recusou-se a promulgá-la.

Já a PEC 47/08 - a PEC Paralela - foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, no último dia 6, mas ainda falta sua votação no Plenário do Senado.
- Vamos fazer a apreciação [da PEC 47/08] - solicitou César Borges, acrescentando que, "quem quiser, que se posicione contra ou a favor, mas que o Senado cumpra o seu dever".
O pedido de César Borges foi apoiado pelos senadores Heráclito Fortes (DEM-PI), Paulo Paim (PT-RS), Expedito Júnior (PR-RO), Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Este último, que era o presidente do Senado quando a PEC dos Vereadores foi aprovada, chegou a solicitar a intervenção do Supremo Tribunal Federal contra a decisão de Chinaglia de não promulgar a matéria.

Voto em separado

César Borges lembrou que o texto aprovado pela CCJ no início deste mês foi, na verdade, o voto em separado apresentado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Com essa alteração, a PEC 47/08 cria seis novos critérios de gastos percentuais máximos para as câmaras municipais, em vez dos quatro atualmente em vigor. Na ocasião, Valadares destacou que seu texto levará a uma redução dos percentuais máximos.

TCM do Ceará prevê prazos de inadimplentes

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) resolveu ampliar, por sete dias, o prazo para a divulgação no Sistema de Informações Municipais (SIM) da relação de prefeituras inadimplentes com a prestação de contas. Também será sugerida ao Governo do Estado uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2009, para permitir o repasse de recursos estaduais para os municípios em estado de emergência.
Este foi o resultado da reunião realizada ontem, no TCM, entre o presidente em exercício da Corte, conselheiro Manoel Veras, a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, e os deputados estaduais Edísio Pacheco (PV), Nelson Martins (PT) e Sérgio Aguiar (PSB), representando a comissão especial da Assembléia Legislativa.

DNIT espera fim das chuvas para recuperar rodovias no Ceará

No Ceará, a malha viária continua comprometida por causa das chuvas. Um dos principais exemplos é a BR-116, que está cheia de buraco nos primeiros quilômetros da rodovia, na saída de Fortaleza.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, a recuperação dessa e de outras rodovias só vai começar com o fim das chuvas. Segundo o superintendente do DNIT, o primeiro pacote destina R$ 79 milhões para a recuperação de 149 quilômetros.
Além do trecho da saída de Fortaleza outros dois estão incluídos, entre eles, o que liga as cidades de Canindé e Boa Viagem. A segunda parte é bem maior: destina R$ 258 milhões para a recuperação de 754 quilômetros.
No pacote do DNIT, está o projeto para recuperar 903 dos 3 mil e 600 quilômetros das rodovias federais que cortam o Ceará.
TV Verdes Mares

Empresários da Espanha poderão investir em Iguatu

Um comitiva de empresários da Espanha visitou ontem o município de Iguatu. Os empresários pertencentes ao grupo CEINCO Investiment e Consulting foram recepcionados pelo chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Theognis Florentino e pelos secretários municipais Paulo César Barreto (Meio-Ambiente), Valdeci Ferreira (Agricultura) e Tércio Júnior (Comunicação).
Além de conhecer a infra-estrutura da cidade, a idéia do grupo é implantar em Iguatu uma indústria têxtil.

Lula descarta hipótese de disputar terceiro mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou em Pequim a possibilidade de disputar um terceiro mandato presidencial, hipótese que voltou a ser defendida por parlamentares petistas num momento em que a favorita de Lula para sua sucessão, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, faz tratamento de saúde. "Eu não discuto esta hipótese. Primeiro, porque não tem terceiro mandato e, segundo, porque a Dilma está bem", afirmou Lula, pouco antes de deixar a China rumo à Turquia.

MP-SP estuda medidas para tirar Maísa do ar

O choro da pequena Maísa virou caso de Justiça. O Ministério Público de São Paulo, a Vara da Infância e da Juventude do Estado, e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente estudam medidas cabíveis para tirar a menina do ar. Entre as denúncias feitas ao órgão, está a alegação de que Maísa, que tem apenas 6 anos de idade, vem passando por situações constrangedoras e violência psicológica no Programa Silvio Santos.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente vai analisar as imagens de Maísa chorando e promete também entrar com denúncia no Ministério Público. O SBT, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que não vai se pronunciar sobre o caso, pois ainda não foi citado judicialmente.