domingo, 26 de abril de 2009

Acopiara: Faltam 59 cm para a barragem Dr. Tibúrcio Valeriano Soares Diniz começar a sangrar

O principal reservatório de Acopiara, barragem Dr. Tibúrcio Valeriano Soares Diniz, que inclusive é o responsável pelo abastecimento d’água da cidade está prestes a sangrar faltando pouco mais de 50 cm para que isso aconteça. A última vez que a barragem transbordou foi em 2008, no dia 01 de maio. Sempre que o reservatório sangra o local funciona como ponto turístico atraindo pessoas de todas as cidades da região Centro Sul que aproveitam a queda das águas para tomarem banho. Como a previsão da Funceme é de mais chuvas para o decorrer do período, é possível que a barragem venha a sangrar até o final desta semana.

Cozinhas comunitárias: municípios já podem apresentar propostas para o MDS

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebe até o dia 25 de maio as propostas de municípios e estados, interessados em implantar Cozinhas Comunitárias em locais que possuem Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O MDS vai investir 10 milhões e 800 mil reais para a construção de 28 unidades em todo o país. O objetivo é aumentar a oferta de refeições nutritivas e saudáveis à população de baixa renda.

sábado, 25 de abril de 2009

15 municípios do Ceará receberão concessões do MC para a exploração de radiodifusão

O Ministério das Comunicações, vai contemplar nos próximos dias, mais 15 municípios cearenses com outorgas (concessões) de emissoras de rádio e televisão.

Confira a relação dos municípios agraciados:

Caucaia: Associação dos Moradores e Comunicadores do Capuan - AMCC - Rádio Comunitária FM
Chorozinho: Rádio FM Três Climas Ltda
Eusébio: Rádio FM Veneza Ltda - Rádio AM
Horizonte: Associação Cultural dos Amigos de Horizonte - Rádio Comunitária FM
Icapuí: Rádio FM Três Climas Ltda
Ipú: Rádio FM
Itapipoca: Vila Deserto - Associação Cultural do Deserto - Rádio Comunitária FM
Morrinhos: Associação Comunitária de Cooperação e Desenvolvimento de Morrinhos - ACDM - Rádio Comunitária
Pacajus: Associação Comunitária Pró-Cidadania de Croatá II - Rádio Comunitária FM
Russas: Rede Elo de Comunicações Ltda - Rádio AM
Quixeramobim: Associação Comunitária de Quixeramobim - Rádio Comunitária FM
São Benedito: Eco FM Ltda
São João do Jaguaribe: Clube das Mães São João Batista - Rádio Comunitária FM
Tianguá: Associação de Desenvolvimento Comunitária de Tianguá - ADECOM - Rádio Comunitária FM
Sobral: TV Sobral Ltda

Para Barrichello, tráfego atrapalhou seu desempenho no treino oficial

Sexto colocado no grid de largada do GP do Bahrein, Rubens Barrichello declarou que o resultado do treino oficial, realizado neste sábado, não foi o que ele e a sua equipe, a Brawn, esperavam.
Segundo o brasileiro, a sua última tentativa de conquistar uma volta mais rápida no treino foi prejudicada pelo tráfego na pista.

"Sofri com o tráfego na minha última saída no Q3 [última parte do treino] quando eu estava no meio de um grupo que estava indo devagar. Com isso, não pude conseguir a temperatura suficiente nos pneus e isso atrapalhou minha volta rápida", falou Barrichello.

O piloto brasileiro também ressaltou a evolução dos carros das outras equipes. "Nossos competidores estão melhorando, e será interessante como isso afetará a corrida. Será difícil, mas estou confiante que bons pontos serão possíveis amanhã [domingo]", disse.

Projeto leva o prazer da leitura a agricultores de Barbalha, no Ceará

Bibliotecas rurais no interior do Ceará levam o prazer da leitura a quem tem pouco acesso a livros. Agricultores, crianças e donas de casa se beneficiam do projeto "Arca das Letras".



G1

Folha destaca baixa de Ciro Gomes, após palavrões na Câmara

A combinação entre Ciro Gomes e o PSB parece uma apresentação de nado sincronizado de duplas brasileiras em Jogos Olímpicos: quase sempre dá errado e alguém faz o movimento torto.
O PSB estava tentando combinar tudo com Ciro Gomes para ele ser o candidato a presidente pela sigla em 2010.

O político cearense recebeu minutos preciosos na propaganda de TV da sigla neste mês. Ao mesmo tempo, uma ala lulista no governo acalentava a teoria de ter um terceiro nome de centro na disputa pelo Planalto. A ideia era evitar uma polarização entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) logo no primeiro turno -pois o segundo turno ficaria incerto.

Com mais um nome forte concorrendo, dificilmente a eleição presidencial terminaria na primeira rodada. Ciro Gomes era, como diria Barack Obama, "o cara" para compor um cenário favorável aos seguidores de Lula. Faria o serviço, ajudando Dilma a desconstruir José Serra. Nos sonhos mais ingênuos de alguns, poderia até ser moldado um desfecho no qual o segundo turno fosse apenas do governo contra si próprio -Dilma versus Ciro.

Deu tudo errado. O plano era mesmo mirabolante, mas Ciro colaborou para destruí-lo ao soltar palavrões e gritos na Câmara na última quarta-feira. Reclamava de uma reportagem sobre viagens ao exterior -mesmo tendo sido procurado antes da publicação e ter optado por não dar as respostas adequadas. Na cúpula do PSB não há uma alma disposta a defender o político cearense nesse episódio. Reina um clima de desolação completa.

Não se trata de alguém cometendo um deslize eventual. Ciro é reincidente. Seria ocioso listar aqui todas as vezes em que a sua valentia verbal foi notícia ao longo das últimas campanhas. É cada vez menor, se é que ainda existe, a chance de ele conseguir apoio de uma sigla para entrar na disputa presidencial.

CINCO MUNICÍPIOS DO CEARÁ REGISTRAM MAIS DE 100 MILÍMETROS DE CHUVA.

Choveu em mais de 100 municípios até as 7 horas desta manhã de sábado no Ceará, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Catunda, com 168 milímetros. Ainda choveu forte em Cascavel, 145 mm; Granja, 107 mm; Quixeramobim, 105 mm; São Benedito, 102.4 mm; Cedro, 92 mm; Meruoca, 87 mm; Tamboril, 87.6 mm; Madalena, 85.2 mm; Bela Cruz, 82.4 mm; Icó, 81.6 mm; Aracati, 79 mm; Granjeiro, 77 mm; Nova Russas, 75 mm; Boa Viagem, 75 mm; Independência, 75 mm; Orós, 74 mm; e Santa Quitéria, 73.6 milímetros.

Fla e Vasco decidem vaga na Copa do Brasil no Ceará

A CBF definiu nesta sexta-feira, através de sorteio, os mandos de campo dos duelos das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Além disso, divulgou as datas dos confrontos que definirão os times que vão passar para as quartas-de-final. E os cariocas Flamengo e Vasco vão decidir os seus confrontos no Ceará.

No dia 6 de maio, depois de disputaram o primeiro jogo no Rio, Vasco e Flamengo vão duelar com Icasa e Fortaleza, respectivamente, em Juazeiro do Norte e na capital cearense. O Corinthians, vice-campeão da última Copa do Brasil, fará o duelo decisivo com o Atlético-PR, também no dia 6, no Estádio do Pacaembu.

Confira os jogos das oitavas-de-final

Jogos de ida
29 de abril

19h30m - Americano x Ponte Preta - Godofredo Cruz (Campos)
20h30m - CSA x Coritiba - Rei Pelé (Maceió)
21h50m - Vitória x Atlético-MG - Barradão (Salvador)
21h50m - Atlético-PR x Corinthians - Arena da Baixada (Curitiba)
21h50m - Flamengo x Fortaleza - Raulino de Oliveira (Volta Redonda)
21h50m - Náutico x Internacional - Aflitos (Recife)

30 de abril

19h30m - Vasco x Icasa - São Januário (Rio de Janeiro)
21h30m - Goiás x Fluminense - Serra Dourada (Goiânia)
Jogos de volta

5 de maio

21h30m - Ponte Preta x Americano - Moisés Lucarelli (Campinas)

6 de maio

19h30m - Icasa x Vasco - Romeirão (Juazeiro do Norte)
21h50m - Atlético-MG x Vitória - Mineirão (Belo Horizonte)
21h50m - Corinthians x Atlético-PR - Pacaembu (São Paulo)
21h50m - Coritiba x CSA - Couto Pereira (Curitiba)
21h50m - Fortaleza x Flamengo - Castelão (Fortaleza)
21h50m - Internacional x Náutico - Beira-Rio (Porto Alegre)

7 de maio

21h30m - Fluminense x Goiás - Maracanã (Rio de Janeiro)

Vacinação contra a gripe: Campanha segue até o dia 08 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que beneficia pessoas acima de 60 anos, teve início hoje e se estende até o dia 08 de maio. A campanha contra a influenza deve movimentar os postos e locais de vacinação durante o período.
No Ceará, conta com a munição de 820 mil doses da vacina contra influenza e vai mobilizar 27 mil pessoas e 2 mil veículos em 7,3 mil postos volantes e 1.690 postos fixos de vacinação. A meta é vacinar 80% da população a partir de 60 anos, que no Estado somam pouco mais de 800 mil pessoas.

A influenza é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas.
A influenza rapidamente se dissemina, sendo responsável por elevada morbimortalidade em grupo de maior vulnerabilidade. A vacina contra a influenza é segura. Constituída por vírus inativados, não causa a doença, mas pode provocar reações, como febre baixa e reações locais, como dor, endurecimento e vermelhidão. Raramente ocorre coriza, vômito e dores musculares.

Ausência do deputado estadual José Ilo, no Seminário do PSDB em Iguatu, foi percebida pelos amigos

A ausência do deputado estadual "licenciado" José Ilo (PSDB), no seminário de ontem, preocupou amigos e correligionários de Iguatu e região Centro Sul.
O deputado ainda enfrenta sérios problemas de saúde por conta de duas cirurgias cardíacas, a primeira realizada no hospital Monte Klinikum em Fortaleza e a segunda, no Hospital do Coração em São Paulo.
O senador Tasso Jerreissati (PSDB) sentiu a falta do amigo e prometeu visitá-lo em sua residência após o término do evento.
Mesmo sofrendo sérios problemas de saúde, o deputado José Ilo continua sendo humilhado de forma desrespeitosa e descabida por alguns dos seus adversários políticos em Iguatu.
A grande maioria da população iguatuense torce para que o parlamentar se recupere o mais rápido possível e volte as atividades normais.

Umari - CE - Mulher invade igreja e destrói imagens sacras

Um atentado à igreja matriz da cidade de Umari (a 405Km de Fortaleza) deixou indignados os fiéis daquela paróquia e acabou virando caso de Polícia. O fato ocorreu ao meio-dia de ontem, quando a Igreja de São Gonçalo do Amarante, padroeiro do Município, foi invadida e atacada pela dona-de-casa Maria Leite Araújo Brasil, 45, evangélica. De posse de um paralelepípedo, ela destruiu 18 imagens sacras, sendo três delas do século XVIII, além de sete quadros da Via-Sacra. As imagens viraram pó.

A acusada ainda ameaçou os fiéis que tentaram dominá-la e só foi contida com a chegada da Polícia Militar no local da depredação. ´Vera´, como é mais conhecida a acusada, parecia estar possessa e afirmou para os PMs que havia feito uma promessa de ´destruir imagens feitas pelas mãos dos homens que estão provocando guerras no Mundo. Separada do marido, ´Vera´ tornou-se fervorosa freqüentadora de um templo da Assembléia de Deus na cidade de Umari.

Miséria

Toyota "voa" e faz a dobradinha no GP do Bahrein

A Toyota sobrou na parte final do treino que definiu o grid de largada para o GP do Bahrein e, neste sábado, colocou os seus dois carros na primeira fila. Com o tempo de 1min33s431, o italiano Jarno Trulli garantiu a pole position na quarta corrida da temporada 2009 de Fórmula 1. O segundo lugar ficou com o alemão Timo Glock.

Há quatro anos a Fórmula 1 não via uma Toyota garantir a pole position. Longe do lugar desde 2005, quando atingiu os feitos nos Estados Unidos (com o próprio italiano) e no Japão (com Ralf Schumacher), a escuderia voltou a mostrar força na temporada.

Na briga interna da Brawn GP, Jenson Button novamente levou a melhor sobre Rubens Barrichello, garantindo a quarta colocação, duas à frente do brasileiro. Entre eles apareceu a McLaren de Lewis Hamilton, com rendimento bem superior a Heikki Kovalainen, apenas o 11º colocado.

Após reagir no treino livre deste sábado, a Ferrari levou seus dois carros ao Q3 (fase final do treino classificatório), mas também não fez muito mais do que isso. Com 1min33s627, Felipe Massa largará em oitavo, dois lugares à frente de Kimi Raikkonen.

Após ter bom rendimento tanto no terceiro treino livre quanto no Q1, nos quais superou Alonso, Nelsinho Piquet decepcionou e ficou apenas em 15º. Na prática, o brasileiro cometeu um erro quando tentava avançar à Super Pole, argumentando depois que acabou "arriscando demais".

Confira o grid de largada para o GP do Bahrein:

1. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min33s431 (20 voltas)
2. Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min33s712 (20)
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min34s015 (18)
4. Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min34s044 (20)
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min34s196 (18)
6. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min34s239 (20)
7. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min34s578 (20)
8. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min34s818 (19)
9. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min35s134 (21)
10. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min35s380 (19)
11. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min33s242 (14)
12. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min33s348 (10)
13. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min33s487 (13)
14. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min33s562 (13)
15. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1min33s941 (15)
16. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min33s722 (10)
17. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min33s753 (9)
18. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min33s910 (9)
19. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min34s038 (8)
20. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - 1min34s159 (9)

Seminário: Tucanos discutem projeto de desenvolvimento para o Ceará

Com direito a todas as honras da casa, prestadas por um peemedebista, o PSDB deu, ontem, em Iguatu, o pontapé inicial da série de encontros regionais que realizará no Estado até novembro deste ano, a pretexto de discutir seu projeto de desenvolvimento para o Ceará. Anfitrião do primeiro seminário “Ceará em debate”, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), chamou os tucanos e os “homens de bem” para uma “união pelo Ceará” em torno da reeleição do senador Tasso Jereissati, cacique maior do PSDB no Estado.

Os dois chegaram até a protagonizar, lado a lado, uma carreata no trajeto do aeroporto ao local do evento. Agenor não economizou empolgação ao falar de Tasso. “Pela união pelo Ceará, as pessoas de bem, os políticos que pensam no desenvolvimento constante deste estado, estarão juntos para dar essa maioria esmagadora ao senador Tasso Jereissati em sua reeleição”, discursou para a plateia do encontro. “O senador terá a maior votação do Ceará em 2010 e quem sabe do Nordeste como senador”, disse.

O prefeito de Iguatu, hoje membro do PMDB - que tem em Eunício Oliveira seu próprio pré-candidato ao Senado - mas ele próprio um ex-tucano cotado para voltar às fileiras peessedebistas para concorrer ao Governo em 2010, no entanto, foi o único a falar abertamente sobre a disputa do próximo ano.

A cúpula tucana garante que a prioridade do partido até o final de 2009 é a consolidação de um projeto para o Estado, e que só a partir daí será colocada em pauta a discussão de alianças eleitorais.

Segundo Tasso, o apoio do PMDB a sua candidatura ao Senado “não está sendo discutido”. “A preocupação não é essa, é discutir um projeto, ter condições de ao final do ano apresentar um grande projeto ao povo do Ceará”, afirmou o senador. Apesar de desconversar sobre eleições, Tasso retribuiu os elogios a Agenor Neto, e declarou que seria bom tê-lo de volta aos quadros tucanos. “O Agenor é uma grande liderança e está fazendo um trabalho extraordinário”, disse.

Açude Orós sangrando é atração para turistas e movimenta economia da cidade

O açude Orós, principal reservatório da região Centro Sul do Ceará começou a sangrar por volta das 21 horas de ontem com uma lâmina superior a dois centímetros.
A sangria do segundo maior açude do Ceará atrai muitas pessoas da região e até de localidades distantes, como Fortaleza, Paraíba, para ver esse espetáculo das águas.

A maior parte dos visitantes são de cidades vizinhas, como Icó e Iguatu, mas também circulam pessoas do Cariri deixando bares, restaurantes e balneários lotados, o que ajuda na economia local, gerando emprego e renda para os moradores.

PSDB REALIZA O 1º ENCONTRASSO EM IGUATU

Aconteceu como previsto, o primeiro grande encontro do PSDB, aqui na cidade de Iguatu, tendo como tema geral "Ceará em debate" e os "impactos financeiros diante da crise econômica", e que foi debatido pelo economista do BNDES, José Roberto Afonso.

O evento contou com a presença do senador Tasso Jereissati , reunindo lideranças políticas, econômicas e sociais de 24 municípios - Iguatu, Acopiara, Baixio, Boa Viagem, Cariús, Catarina, Cedro, Dep. Irapuan Pinheiro, Icó, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Milhã, Mombaça, Orós, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixelô, Saboeiro, Senador Pompeu, Solonópoles, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre.Dentre as autoridades legislativas, participaram do encontro, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, a deputada Tânia Gurgel, Marcos Cals, Osmar Baquit, Luiz Pontes, além do presidente da sigla, Carlos Matos.

O prefeito Agenor Neto, mesmo sendo filiado ao PMDB, participou efetivamente do encontro, e ao lado do senador Tasso Jereissati, abrilhantaram o evento.Ainda durante o evento, após os discursos da autoridades, várias lideranças puderam abordar as questões relativas aos seus municípios diante da situação do País, bem como os desafios a serem assumidos daqui prá frente.Com esse encontro, os tucanos iniciaram um plano estratégico, visando o fortalecimento da sigla e dos seus aliados para as eleições de 2010.

Em tempo

Muitos se perguntam o real motivo do prefeito Agenor Neto está em cima do palanque do PSDB, se o mesmo pertence ao PMDB. Ora, muito simples. Agenor, como homem de visão política, e visando o bem estar do seu povo, com certeza vai trabalhar no apoio de uma dobradinha, com Tasso e Eunício Oliveira para o Senado Federal.

Iguatu Notícias

PSDB FEZ CARREATA EM IGUATU ANTES DE SEMINÁRIO

O PSDB realizou nesta sexta-feira, no ginásio do Sesi, em Iguatu, o seminário Ceará em Debate. A promoção, do Instituto Teotônio Vilela, da legenda, reuniu as principais lideranças tucanas, que foram ciceroneadas pelo prefeito Agenor Neto, que é do PMDB. DO aeroporto, saiu até carreata pelas ruas da cidade tendo à frente o senador Tasso Jereissati. Populares conferiram tudo em clima de verdadeira campanha. No ginásio, lotado, houve exposição sobre a crise econômica e as perspectivas do Ceará e, claro, críticas por parte dos tucanos ao governo federal.



Eliomar de Lima/Iguatu.Net

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Correção

Em matéria recente, divulgamos que a Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira era filha natural de Acopiara, o que não reflete a realidade.
A nova Desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, é natural de Aurora-Ceará.
A correção foi feita por um internauta que não quis se identificar.

PROMULGADA EMENDA QUE CRIA A REGIÃO METROPOLITANA DA REGIÃO DO CARIRI

O presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), promulgou, durante sessão itinerante do Poder, que se realiza no município do Crato, a emenda constitucional que cria a Região Metropolitana do Cariri.
As discussões agora vão ficar no ãmbito das vaidades políticas.
É que as lideranças caririenses querem saber qual será a cidade que atuará como polo dessa Região Metropolitana. Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que formam o chamado "Crajubar" na concentração de investimentos e projetos, querem dirimir a dúvida.

Eliomar de Lima

EM IGUATU, PSDB FAZ FESTA APOIADO POR PREFEITO DO PMDB

O senador Tasso Jereissati abrirá, a partir das 15 horas desta sexta-feira, na cidade em Iguatu (Centro-Sul), o seminário "Ceará em Debate". A promoção é do Instituto Teotônio Vilela e do gabinete do senador. O objetivo, segundo a assessoria tassista, é discutir a situação das prefeituras cearenses e a crise, os projetos tocados pelo governo estadual e, principalmente, as perspectivas eleitorais do PSDB em 2010.
Tasso Jereissati já avisou que será candidato à reeleição, enquanto tucanos de alta plumagem ou próximos ao senador, como é o caso do deputado estadual Luiz Pontes e o secretário Marcos Cals (Justiça e Cidadania do Estado) já não escondem mais: querem apoiar a reeleição do governador Cid Gomes.

VAMOS NÓS - O curioso é que o cicerone desse seminário vai ser o prefeito Agenor Neto, que é do PMDB do também pré-candidato ao Senado, Eunício Oliveira.
É por essas e outras que muitos apostam na dobradinha Tasso-Eunício para o Senado, deixando partidos da base aliada cidista na saudade.

Eliomar de Lima

ENCHENTES DO RIO JAGUARIBE JÁ COMEÇAM A PREOCUPAR POPULAÇÃO RIBEIRINHA

Devido a fortes chuvas que caíram na região centro-sul e Inhamuns, nos últimos dias, o rio jaguaribe já começa a se aproximar de níveis perigosos, uma vez que, a continuar no ritmo que está, dentro de poucas horas, as águas do seu leito poderão alagar casas que se localizam nas regiões ribeirinhas, aqui na cidade de Iguatu.
A defesa civil do município já está de prontidão, caso a situação se agrave.



Iguatu Notícias

Eleições 2010: Tasso quer PSDB como principal partido na reeleição de Cid

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) começa pra valer a movimentação política tendo em vista a campanha estadual de 2010. Em reunião realizada na última semana com deputados estaduais, Tasso afirmou que o PSDB só apoiará a reeleição do governador Cid Gomes (PSB) se o partido for o principal parceiro durante a campanha. Caso contrário, os tucanos se organizarão para lançar candidato próprio ao governo, rompendo de vez com o governador Cid Gomes.


Abertas inscrições para concurso da Funasa

As inscrições para o concurso público na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) continuam abertas até o dia 17 de maio. Trata-se de um órgão ligado ao Ministério da Saúde, que abriu 411 vagas em todo país com salários de até R$ 2,2 mil. O nível superior conta com 206 vagas com salários de R$ 2.222,72. Já para o nível médio são destinadas 205 vagas com salário de R$ 1.910,95. A taxa de inscrição é R$ 45,51 para cargos de nível superior e de R$ 25,51 para os de nível médio. No dia 21 de junho deste ano é a data prevista para as provas objetivas. O resultado final está previsto para o dia 22 de setembro.

MEC quer fiscalizar renda dos bolsistas do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) pretende firmar um convênio com a Receita Federal para fiscalizar irregularidades na concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um relatório divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta falhas na comprovação e na fiscalização da renda dos alunos beneficiados.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, há 30 dias o MEC enviou uma minuta do convênio à Receita, mas o documento ainda não foi assinado. A partir dos dados levantados pelo TCU, Haddad afirmou que o ministério vai fazer um “pente fino” nas informações dos beneficiários.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Filho de Acopiara, Francisco Gurgel Holanda é empossado como novo desembargador do TJ/Ce

O desembargador Francisco Gurgel Holanda (foto) foi empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará na tarde desta 5ª.feira (23/04), um dia depois de ter seu nome indicado para a vaga, em concorrida solenidade de posse presidida pelo desembargador Ernani Barreira Porto.

Gurgel chega à Corte máxima da Justiça Estadual depois de mais de três décadas atuando na Justiça de 1º Grau. “Empunho o desejo e a esperança, grito dos jurisdicionados, máxime, dos mais necessitados, para que se lhes seja dado o erguimento dos direitos e garantias fundamentais”, disse ao discursar para autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário presentes ao evento.

O novo desembargador foi eleito, pelo critério de antiguidade, na vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Huguette Braquehais e vai integrar a turma de julgadores da 2ª Câmara Criminal do TJ/Ce. Para ele, o cargo de desembargador representa “o coroamento de um trabalho que vinha sendo desenvolvido na Justiça de Primeira Instância”.
Saudação

Coube ao presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), desembargador Ademar Mendes Bezerra, saudar o empossado. “O novo e distinto desembargador Francisco Gurgel Holanda não poderia deixar de ingressar neste Tribunal, seja por sua cultura, seja pelo seu amor à Justiça”.

Em seu pronunciamento, o desembargador Ademar ressaltou o profissionalismo, o trabalho, a dedicação à magistratura e os fatos que marcaram a trajetória do novo desembargador ao longo de sua carreira no Judiciário, que somam mais de três décadas. Na ocasião, Ademar citou o projeto Juizado Itinerante, implantado em 2004, à época em que Gurgel era titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude. O Projeto tinha como slogan: “Adoção: Um Ato de Amor”, e resultou na adoção de 84 crianças de Fortaleza.

Ao final da solenidade, o desembargador Ernani Barreira Porto agradeceu a presença de todos e afirmou que o evento mostrou a grandeza, a unidade e a força da magistratura cearense.
Perfil do novo desembargador

O desembargador Francisco Gurgel Holanda é natural de Afonso Pena, hoje município de Acopiara. Filho de João Holanda Lima e Maria Gurgel Holanda, o magistrado é casado com a procuradora de Justiça Lúcia Maria Bezerra Gurgel. O novo desembargador formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na turma de 1967, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Especialização em Direito Público e tem Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados, pela
Faculdade de Direito da UFC.

Classificado em terceiro lugar no concurso para magistratura cearense, foi nomeado em agosto de 1971, sendo designado para a comarca de Ipueiras, no cargo de Juiz Substituto. Exerceu suas atividades, também, como titular, nas comarcas de Guaraciaba do Norte, Pacatuba, Brejo Santo, Tauá e Caucaia, respondendo, ainda, nas comarcas de Milagres e Parambu.

Candidatos à direção de Policlínicas se submetem a Avaliação

Teve início, nesta quinta-feira (23) o o Curso sobre Novos Paradigmas para Gestão e Liderança, primeiro momento da Avaliação Comportamental dos candidatos à direção das Policlínicas e CEOs. O curso vai até o próximo sábado (25).Trata-se de 221 candidatos vindos de diferentes municípios do Ceará e com formação em várias especialidades que estão na sede da ESP-CE até sábado (das 8h às 17h) participando do curso e vivendo diversas situações.
Simultaneamente, está acontecendo a Oficina que prepara o Curso de Especialização em Gestão.

Projeto Cinema no Interior passa por cinco municípios cearenses

Após percorrer, na sua primeira fase, o Brasil das Serras Gaúchas ao Amazonas, o Projeto Cinema no Interior, vem desenvolvendo na sua segunda fase um trabalho de registro de parte das principais riquezas interioranas da região Nordeste. Foram realizadas as Etapas Alagoas e Sergipe e neste mês de Abril, deu-se início à realizacão da Etapa Ceará.
O projeto percorrerá o estado do Ceará de uma ponta a outra, iniciando pelo município de Juazeiro do Norte, seguindo por Assaré, Quixadá, Quixeramobim e Itarema. Durante o deslocamento do Projeto por essas cidades, outros municipios deverão ser incluídos no roteiro.
O Projeto Cinema no Interior tem como principal objetivo documentar em foto e vídeo as principais riquezas interioranas.
O trabalho terá como produto final um catálogo fotográfico e um vídeo-documentário sobre a diversidade cultural, ambiental e histórica de parte do interior cearense, tendo como co-pesquisadores, co-produtores, personagens e platéia principal a própria população local.

Prefeito de Quixeramobim responderá a processo penal

Edmílson Correia de Vasconcelos Júnior, prefeito do município de Quixeramobim (CE), vai responder a processo penal. O recebimento da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) foi ratificado nesta quarta-feira, 22 de abril, pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife.
Em 10 de junho de 2002, o MPF, por meio da Procuradoria da República no Ceará, ofereceu denúncia contra Pedro Guerra Neto, ex-prefeito de Itatira (CE), e Edmílson Vasconcelos Júnior, representante da empresa Edmil, pela má aplicação e desvio de verbas federais repassadas à Prefeitura daquele município.
A denúncia já havia sido recebida, em 11 de outubro de 2006, pela 18ª Vara da Justiça Federal no Ceará. Entretanto, em sua defesa prévia, Edmilson Correia Júnior mostrou que, em 2004, havia sido eleito e diplomado prefeito de Quixeramobim.
Na condição de prefeito – reeleito em 2008 –, ele adquiriu privilégio de foro, e o processo passou a tramitar no TRF-5.

Famílias atingidas por calamidade poderão ter crédito especial

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4689/09, do deputado Acélio Casagrande (PMDB-SC), que prevê a abertura de linhas de crédito nos bancos oficiais para atender às vítimas de calamidade pública. De acordo com o texto, cada família atingida terá direito a crédito de até R$ 50 mil e 36 meses para começar a pagar o empréstimo.
Com a proposta, Casagrande espera incentivar a economia de municípios atingidos por enchentes, por exemplo, e promover a recuperação das condições de vida da população atingida. O projeto tramita de forma conclusiva pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento.

CEARÁ É O 15º ESTADO NO RANKING NACIONAL DE CHEQUES SEM FUNDOS

O Ceará é o 15º Estado com mais cheques devolvidos no mês de março. Para cada 1.000 cheques emitidos, 32,2 não tinham fundos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em primeiro lugar, em número de cheques devolvidos, está o Acre (98,4), seguido de Roraima (96,9), Amapá (93,4) e, em primeiro no Nordeste e quarto no ranking nacional, o Maranhão (90,9).
Os números apontam que no terceiro mês de 2009 foram devolvidos 24,6 cheques a cada mil compensados. É o maior índice registrado pelo levantamento, iniciado em 1991, situando-se ligeiramente acima do verificado em março de 2006, com 24,3 cheques devolvidos a cada mil compensados. Ao todo, foram devolvidos 2,75 milhões de cheques em março deste ano e compensados 112,12 milhões.

Centro Sul: Chuvas no Cariri causam cheia do Rio Salgado


As últimas chuvas caídas na região do Cariri provocaram a cheia do Rio Salgado, que é um dos principais afluentes do Açude Castanhão. As águas transformaram a paisagem do sertão, que na maioria dos meses permanece árido e seco. A vegetação agora está verde e a lavoura de milho e feijão assegurada. A elevação do nível das águas, nesta cidade, atrai moradores e jovens que enfrentam o desafio de saltar do arco da Ponte Piquet Carneiro, numa altura de 12 metros.

Desde o fim de semana passado é intenso o fluxo de moradores no entorno da Ponte Piquet Carneiro, na CE-282, que dá acesso à cidade. Por enquanto, não há risco de alagamento de bairros, mas a preocupação continua no Perímetro Irrigado Icó – Lima Campos, nas agrovilas Gama, GH, Pedrinhas, NH2 e NH3, onde vivem cerca de 300 famílias. O Conjunto Pedrinhas, durante a cheia do ano passado, sofreu inundação, desalojando dezenas de famílias de suas casas. Fica nas margens do Rio Salgado e o dique de proteção foi rompido, mas apenas recuperado parcialmente pelo Dnocs.

Fonte: DN

Leão despacha o Paraná e aguarda o Flamengo

O Fortaleza suportou uma enorme pressão do Paraná e ontem à noite, no Estádio Durival de Britto e Silva, conseguiu empatar em 1x1, classificando-se para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o Leão do Pici havia vencido por 2 a 1 no Estádio Castelão.

CHUVA DE 135 MLÍMETROS NA PEQUENA ERERÊ

Choveu em mais de 90 municípios cearenses até as 8 horas desta manhã de quinta-feira, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Ererê (Vale Jaguaribano), com 135 milímetros. Ainda choveu bem em Quixeramobim, com 114 mm; Parambu, 97 mm; Várzea Alegre, 95 mm; Pedra Branca, 90 mm; Jucás, 90 mm; Lavras da Mangageira, 90 mm; Senador Pompeu, 76 mm; Solonópole, 75 mm; Aiuaba, 75 mm; Tabuleiro do Norte, 75 mm; e Tamboril, 71 milímetros.
A Funceme informa que as chuvas devem continuar em várias regiões do Estado.

Eliomar de Lima

Jornal O Estado: Peemedebista pode virar tucano para concorrer ao Governo

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, pode ser o candidato do PSDB ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano. Hoje, filiado ao PMDB, há a expectativa dele deixar o partido até setembro deste ano para ingressar no ninho tucano, caso os sociais-democratas optem pela saída da base de Cid.

De acordo com o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), as articulações para Agenor compor os quadros do PSDB já estão sendo feitas. Conforme ele, o prefeito está estudando a proposta e deve dar uma resposta em breve. “Ainda não está nada acertado, mas as conversas continuam”, revelou.

Conforme o parlamentar, mais um contato será feito entre Agenor e Tasso Jereissati nesta sexta-feira, quando o senador visita Iguatu para participar do “Ceará em debate”, um projeto promovido pelo Instituto Teotônio Vilela para debater a crise financeira internacional e seus efeitos nos municípios.

A assessoria de Tasso, no entanto, não admitiu que um dos intuitos da ida à cidade seria a movimentação para a mudança de partido. “O senador tem uma boa relação com ele (Agenor). O fato de esse evento ser em Iguatu é porque é um local forte e onde o PSDB tem boa entrada”, justificou um de seus assessores, o jornalista Denísio Pinheiro. (Tarcísio Colares)

SAIBA MAIS

» Além de Agenor Neto, os nomes de Alexandre Pereira (PPS), Beto Studart (PSDB) e Moroni Torgan (DEM) estão sendo ventilados para compor a chapa da aliança tríplice. Nenhum dos três, entretanto, se diz disposto a tentar enfrentar os altos índices de aceitação de Cid Gomes.
» Pela lei, Agenor tem até setembro de 2009 para deixar PMDB. Do contrário, ele pode ser acusado de infidelidade partidária e perder o mandato.

Fonte: http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=12&noticiaID=11615

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Lula assina na semana que vem decreto que padroniza certidões de nascimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar no começo da semana que vem um decreto que determina a padronização das certidões de nascimento em todo o país. De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), os novos documentos terão um modelo padrão e matrícula unificada.

Além de tornar mais seguro os registros de nascimento, o decreto tem como objetivo diminuir a quantidade de crianças nascidas no país que não são registradas. Dados da SEDH mostram que atualmente 12,2% dos nascidos no Brasil não têm a certidão.

Segundo o assessor da SEDH Wellington Pantaleão, os índices são ainda mais preocupantes em estados da região Norte e Nordeste. Em Roraima, por exemplo, 40,1% dos nascidos em 2007 não teriam sido registrados, enquanto no Amapá, o percentual chegou a 33,3%.

Pantaleão explicou que a meta do governo é cruzar os dados da Declaração de Nascido Vivo (DNV) com os registros de certidão de nascimento para mapear os locais onde há maior concentração dos chamados sub-registros.

G1

PEC dos Vereadores: Gastos das câmaras municipais será votado em duas semanas

BRASÍLIA - Um pedido de vistas coletivo adiou, nesta quarta-feira (22), por duas semanas, a votação, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do substitutivo que fixa os limites nominais de gastos das câmaras municipais por meio de lei complementar e não mais por meio da Constituição. A fixação dos gastos dos vereadores por meio de lei complementar é a principal alteração promovida pelo substitutivo do senador Valter Pereira (PMDB-MS) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/08), cujo primeiro signatário é o senador Cesar Borges (PR-BA).

A matéria é conhecida como emenda paralela à PEC dos Vereadores (PEC 20/08), a qual determina a criação de mais de sete mil vagas de vereadores no país e foi aprovada pelo Plenário em dezembro de 2008.Em seu texto original, a PEC 20 ampliava o número máximo de vereadores e, ao mesmo tempo, estabelecia novos limites para a despesa das câmaras municipais.

César Borges acolheu proposta para aumento do número de vereadores, mas retirou a parte relativa aos gastos das câmaras, o que deu origem a PEC 47.
Nessa nova proposta, Borges dividiu os municípios em cinco grupos, conforme sua receita anual, atribuindo a cada um deles um percentual da receita como limite de despesa de sua câmara de vereadores.

Mas segundo Valter Pereira, não há motivos para que a despesa das câmaras municipais cresça no mesmo ritmo da arrecadação do município, que é destinada essencialmente a investimento e manutenção dos serviços públicos úteis e indispensáveis à população, como as áreas de saúde, de educação fundamental, da infraestrutura e da assistência social, entre outras.

HASTEAMENTO DA BANDEIRA NACIONAL NAS ESCOLAS PODE SER OBRIGATÓRIO

O hasteamento da Bandeira Nacional pode passar a ser obrigatório durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana, para os alunos das escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. Projeto com esse objetivo (PLS 184/03), de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), foi aprovado nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Com parecer favorável do relator, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o texto foi aprovado em decisão terminativa e segue para exame da Câmara dos Deputados. No relatório, Simon acolheu o mesmo texto do parecer aprovado antes pela Comissão de Educação (CE), em que o hasteamento semanal foi estendido também às escolas ensino médio.

A emenda retirou ainda do texto a menção de que o ato seja acompanhado da execução do Hino Nacional, medida considerada desnecessária, já que a legislação referente à forma e à apresentação dos símbolos nacionais (Lei 5.700/1991) determina que o hino seja sempre executado nas ocasiões em que a Bandeira Nacional for hasteada.

Agência Senado

JUIZA ACOPIARENSE, NAILDE PINHEIRO NOGUEIRA, É A NOVA DESEMBARGADORA DO TJ

A Juíza de Direito Nailde Pinheiro Nogueira, filha natural de Acopiara, é a nova Desembargadora do Tribunal de Justiça. Ela foi escolhida nesta manhã , pelo critério do merecimento, e substituirá o Desembargador João de Deus Barros Bringel, aposentado e março último.
A magistrada integrou a lista tríplice pela terceira vez de forma consecutiva, obtendo a primeira colocação em todas.
Na votação desta manhÃ, os 22 desembargadores conferiram nota máxima à Juíza. Além de Nailde Pinheiro Nogueira, integraram a lista os juizes Suenon Bastos e Haroldo Máximo.

COELCE sob investigação: CPI já tem apoio suficiente na Assembléia

O deputado Lula Morais (PCdoB) agradeceu, na manhã desta quarta-feira (22/04), aos 32 deputados que assinaram o requerimento de sua autoria para instalar uma CPI para apurar possíveis irregularidades nos aumentos da tarifa de energia elétrica no Ceará.
“Até o momento, esses deputados assinaram o requerimento, concordando com a instalação da CPI que poderá, quem sabe, até reduzir a tarifa de energia elétrica em nosso Estado’, comentou, acrescentando que vai esperar até a próxima sexta-feira (24/04) para finalizar a coleta de assinaturas.
“Acredito que haverá unanimidade dos 46 deputados, por isso não daremos entrada de imediato no pedido de CPI”, afirmou Lula Morais.
Ele disse que é importante que todos os deputados da Casa se unam “nessa luta cívica de buscar a investigação do aumento da energia por parte da Coelce”.
Ceará Agora

Acopiara: Detento é encontrado morto em cela de delegacia

Ontem, por volta das 09 horas da manhã em Acopiara, foi encontrado morto e pendurado por uma corda no pescoço no interior de uma das celas da Delegacia de Polícia do Município um detento que respondia a uma infração à Lei Maria da Penha.
A Polícia Militar, comandada 1º Sgt PM Barbosa, tão logo tomou conhecimento do fato compareceu ao local e constatou que o detento era Antonio Gleison Moreira da Silva, 20 anos.
De acordo com informações da polícia Gleison estava preso desde o último dia 14, por conta de um crime de violência doméstica (Lei Maria da Penha). O rabecão compareceu ao local e conduziu o corpo ao IML de Iguatu para a realização dos exames necropsias.

Verba indenizatória de deputados inclui sushi e churrasco

Brasília - A anunciada transparência das notas fiscais dos gastos dos deputados com a verba indenizatória, iniciada este mês, mostra que as despesas vão além da atividade legislativa. Sushi, pizza, TV a cabo e churrascaria estão na lista de ressarcimento. Só na primeira semana deste mês, os deputados do Rio Arnaldo Vianna (PDT) e Alexandre Santos (PMDB) gastaram de uma só vez, cada um, R$ 4.500 em gasolina, pagos com recursos públicos. Isso é exatamente o limite de 30% dos R$ 15 mil mensais da verba indenizatória, considerando o valor anual de R$ 180 mil. Vianna adquiriu no Posto Líder, em Campos dos Goytacazes, combustível suficiente para encher o tanque de um Vectra aproximadamente 33 vezes, ou 44 vezes se o veículo for a álcool. Santos gastou os R$ 4.500 em gasolina no Posto Progresso, no Centro de Itaboraí.

Terra

CCJ discute redução da maioridade penal nesta quarta-feira

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) deve votar nesta quarta-feira (22) substitutivo do senador César Borges (PR-BA) sobre a proposta que fixa limite para as despesas das Câmaras Municipais. Dependendo da receita anual do município, esse limite ficaria em até 4,5%.

Outra proposta que aguarda votação na CCJ é a que reduz para 16 anos a maioridade penal. Uma das emendas que serão analisadas é a que reduz a maioridade penal, menos para jovens que cometerem crimes hediondos.

Já a Comissão de Educação, Cultura e Esporte fará audiência pública para avaliar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

No Plenário do Senado, aguarda votação na pauta a medida provisória 449/08, que perdoa as dívidas de até R$ 10 mil com a Receita Federal. A MP também cria novas regras para parcelamentos de débitos de tributos federais. Outra proposta que deve ser votada pelos senadores é a que corrige a tabela do Imposto de Renda das pessoas físicas e cria duas novas alíquotas.

Nesta quarta-feira (22) deve chegar ao Congresso a medida provisória com as regras para transferência de recursos adicionais de R$ 1 bilhão para as prefeituras. A ajuda do governo veio depois que prefeitos reclamaram de dificuldades no orçamento por causa da queda no valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Na Câmara, pauta trancada por quatro medidas provisórias. Entre elas, a que inclui os alunos do ensino médio e da educação infantil no programa federal de transporte escolar e os estudantes do ensino médio no programa de merenda escolar e, ainda, a que reajustou o salário mínimo de R$ 415 para R$ 465 em 1º de fevereiro deste ano. Outra medida provisória que tranca a pauta da Câmara é a que permite aos municípios e a suas autarquias e fundações parcelarem em até 20 anos os débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Agência Brasil

Legislativo e Judiciário: Criação de municípios em busca de consenso

A questão da emancipação, fusão e incorporação de municípios no Brasil deve ter um passo decisivo tomado hoje, em Brasília. Ao meio-dia, o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), e os outros 26 presidentes de legislativos estaduais, irão participar de reunião com o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Michel Temer e José Sarney, para definir prazos para que o Congresso analise a matéria que tramita, sobre o assunto.

O encontro de hoje é para que o Judiciário e o Legislativo cheguem a um consenso, cobrado pelas assembléias legislativas, sobre o Projeto de Lei Complementar que tramita na Câmara, já tendo passado pelo crivo do Senado, para regulamentar a prerrogativa de legislar sobre emancipação e limites entre os municípios.

A atual proposta devolve para os Estados, a competência de legislar sobre o assunto, ao tempo em que estabelece regras gerais, respeitando as peculiaridades regionais para a emancipação de distritos. O projeto data de 2002, em proposta do senador Mozarildo Cavalcanti , e teve substitutivo do senador Tasso Jereissati, ano passado, quando a proposta foi aprovada no Senado e enviada para a Câmara.

DN

ESTADO DIVULGA LISTA DE ATLETAS CONTEMPLADOS COM BOLSA ESPOTE

Foi divulgada ontem (21) a quinta e última lista dos beneficiados com o programa Bolsa Esporte da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte). Na última relação, 192 atletas carentes com destaque em competições regionais e nacionais de 33 municípios irão receber benefícios de até R$ 260,00 durante um ano.

Os 192 atletas são dos municípios de Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Choró, Quixeramobim, Acopiara, Dep. Irapuan Pinheiro, Jaguaribe, Mombaça, Crateús, Martinópoles, Sobral, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas, Aracoiaba, Aratuba, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Paracuru, Pentecoste, Uruburetama, Beberibe, Jaguaruana, Pindoretama, Viçosa do Ceará, Juazeiro do Norte, Várzea Alegre e Porteiras.

Ao todo, a Sesporte concede Bolsa Esporte a 1.513 atletas do Estado do Ceará, necessitados de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva. Os esportistas são divididos em três níveis: 1.013 bolsas no valor de R$ 100,00 no nível I para atletas iniciantes no esporte e que integram escolinhas de iniciação esportiva desenvolvidas nas escolas ou em projetos sociais; 300 bolsas de R$ 130,00 no nível II para atletas que já participaram de competições chegando até ao 10º lugar; e 200 bolsas no valor de R$ 260,00 para os atletas entre os seis primeiros colocados em competições.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará

TESOURO TRANSFERE R$ 244 MILHÕES PARA OS MUNICÍPIOS

O Tesouro Nacional transferiu hoje (20) uma parcela de R$ 244,010 milhões aos municípios para complementar a cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de abril, informou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

Ele disse que a parcela maior, no valor de R$ 2,054 bilhões, foi repassada no dia 10 deste mês. Com o adicional de hoje, o FPM de abril soma R$ 2,298 bilhões. Esse valor corresponde, segundo ele, a um aumento de 1% sobre a previsão inicial do Tesouro, que era de R$ 2,274 bilhões.

Ziulkoski mencionou que a transferência da cota adicional do FPM no mês foi 14,5% menor do que a previsão de R$ 285 milhões,e um pouco menor também que os R$ 250,558 milhões do mês anterior.

A redução indica, segundo ele, que “a queda de arrecadação dos dois impostos que compõem o FPM [Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados] continua acentuada”.

Agência Brasil

terça-feira, 21 de abril de 2009

Seguro Safra: falta de compromisso do prefeito acopiarense prejudica centenas de trabalhadores rurais


Os agricultores acopiarenses que deveriam ser beneficiados com o dinheiro do programa Seguro Safra etapa 2007/2008 ficaram no prejuízo. O motivo? O prefeito Antonio Almeida Neto (foto) não cumpriu com o seu dever em pagar a contrapartida do município e deixou centenas de famílias em situação difícil.

De acordo com informações enviadas ao blog, mais de 3 mil agricultores de Acopiara foram prejudicados, pois perderam mais de 50% das safras no biênio 2007/2008. Como se não bastasse a perda da safra, os agricultores tiveram outro prejuízo que foi o pagamento da contrapartida no valor de R$ 5,50.

Em tempo

Lamentavelmente o prefeito Antonio Almeida Neto ainda não entendeu a importância do seguro para os trabalhadores. Está mais do que na hora do gestor acopiarense começar a administrar a cidade e valorizar o homem do campo.

Presidiário é encontrado morto em uma das celas da cadeia de Acopiara

O Blog tomou conhecimento que na tarde de hoje, na cadeia pública de Acopiara, um dos presidiários foi encontrado morto por enforcamento na cela onde estava preso.
Em contato com o PM Feitosa que se encontrava de plantão na Delegacia de Polícia do Município, o mesmo não soube informar o nome da vítima e muito menos o que motivou a prática do suicídio.
De acordo com populares a vítima é conhecida como Dodô.
Aguarde mais informações.

Chuva no Ceará reflete na produção de grãos

A chuva em boa quantidade ajuda os agricultores da região. A expectativa é de um aumento de aproximadamente 20% na produção de grãos.



G1

Morre dona Julieta, genitora de ex-prefeitos de Iguatu

Faleceu na manhã de hoje em Fortaleza, vítima de complicações respiratórias, Julieta Barros Costa, genitora dos ex-prefeitos de Iguatu Roberto Costa (In Memorian) e Edilmo Costa.
O corpo de dona Julieta deve chegar a Iguatu nas próximas horas e será velado na Capela do sítio Varzinha.
O sepultamento está previsto para ocorrer amanhã no cemitério Nossa Senhora Santana. Antes haverá missa de corpo presente, às oito horas da manhã, na Catedral de São José.

Ivete Sangalo anuncia gravidez de 4 meses

A musa do axé, anunciou a gravidez de 4 meses do namorado, o estudante Daniel Cady.
O cantor Toquinho, que chamou Ivete para o palco, já antecipou a revelação. "Ela agora são dois", disse ele. A cantora, quando avistou a plateia do espetáculo do feriado de Tiradentes, afirmou: "É, não tem como segurar mais. Estou de quatro meses e extremamente feliz porque vou construir uma família".
Ivete tentava ter um bebê há algum tempo e chegou a desmentir a gravidez há quase um mês em uma rádio de Salvador.

Fortaleza empata, conquista 2 turno e irá disputar título com Ceará

Nada de zebra no Campeonato Cearense. Neste domingo o Fortaleza empatou em 2 a 2 com o Guarany, partida válida pela final do 2 turno do torneio regional. Com o resultado, o Tricolor, que venceu a primeira partida por 4 a 1 e por isso tinha a vantagem do empate, conquistou a segunda metade do Estadual e irá disputar a grande final do campeonato com o Ceará, que venceu o 1 turno.