segunda-feira, 5 de junho de 2017

Rocha Loures recorre ao STF pedindo que prisão seja revogada

O deputado afastado Rocha Loures
A defesa do deputado federal afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) entrou nesta segunda-feira (5) com um pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para que seja revogada a prisão do peemedebista.

Loures foi preso este sábado (3) por ordem do ministro do STF Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte.

O pedido de prisão foi feito pela PGR (Procuradoria-Geral da República) ao STF na noite da quinta (1º) após Loures perder o foro privilegiado. Ele deixou de ser deputado federal após Osmar Serraglio – de quem era suplente -- deixar o comando do Ministério da Justiça e voltar para Câmara dos Deputados.

No pedido, o advogado Cezar Bitencourt afirma que a ordem de prisão do deputado foi baseada em "erros crassos" do processo.

"Lamentável, profundamente lamentável erros crassos dessa natureza para fundamentar uma prisão preventiva do paciente, absurdamente fundada em erros e equívocos", diz o documento da defesa.

Como exemplo, Bitencourt contrapõe a afirmação feitas no pedido de prisão de que Loures vinha cometendo crimes "há longa data" com o depoimento do empresário Joesley Batista ao afirmar que teria conhecido o deputado no dia seis de março.

Uol

Alex Santana, da fanpage, Iguatu.net mostra a triste realidade que se encontra o açude Trussu

Prefeito de Acopiara será denunciado por mau uso do dinheiro público

O prefeito de Acopiara, contratou por R$ 1.582.959,60 (um milhão, quinhentos e oitenta e dois mil, novecentos e cinquenta e nove reais e sessenta centavos) a empresa Índios Construções, Eventos e Serviços LTDA, localizada na rua Bom Jesus, 25, em Quixelô (CE).

A empresa vai alocar veículos para prestar serviço a Secretaria da Saúde de Acopiara no período de 16 de maio de 2017 a 16 de maio de 2018.

A empresa tem como atividade principal, produção musical.

Recentemente, o prefeito de Acopiara contratou a mesma empresa Índios Construções, Eventos e Serviços LTDA, para executar decoração e produzir peças gráficas para o evento alusivo aos 100 dias de administração.
O montante chegou a R$ 14.275,00, sendo um contrato no valor de R$ 6.700,00 (decoração) e o outro R$ 7.575,00 (produção de peças gráficas).

No quadro societário, aparece o nome de Roberto Hermeson Alves de Oliveira e Francisco Adailton Gomes de Almeida Carvalho. O primeiro fornece gêneros alimentícios a Prefeitura deAcopiara e recentemente ganhou licitação no valor de quase R$ 900 mil, para fornecer merenda escolar para os alunos da rede municipal de ensino.

Cá pra nós

O blog apurou que a empresa vencedora da licitação para alocar veículos a Prefeitura, não possui nenhum carro. Resta saber qual foi a mágica utilizada para ela conseguir essa façanha. O caso está sendo levado ao conhecimento do Ministério Público para a devida fiscalização.

Icequi de Quixelô (CE) presta desserviço a comunidade

O blog recebeu uma denúncia dando conta que o Instituto Cultural e Econômico de Quixelô (Icequi) foi transformado num verdadeiro partido político. O instituto é detentor de uma concessão de Rádio Comunitária na cidade, e a emissora tem servido apenas para fazer política.

Só para o internauta ter uma ideia, o presidente da entidade, José Marcio Alves, mora em Iguatu e é adversário ferrenho do governo municipal quixeloense. Alguns comentaristas e o presidente atual do Icequi, José Roberto defendem abertamente apoio político Samuel Araujo, ex-vereador e Aécio Neves, senador afastado por corrupção.

O Icequi, ao contrário do que está fazendo deveria proporcionar ao povo daquele município cursos de informática, como havia prometido objetivando contribuir com a formação educacional e cultural de cada cidadão.

Em tempo

Recentemente, foi publicada uma matéria no Diário do Nordeste, inclusive com participação do ex presidente do Icequi, Márcio Alves, relatando que sua entidade não conta com apoio da Prefeitura e ainda sofre perseguição da mesma. Numa frase de duas linhas, o presidente faltou com a verdade como se o povo não soubesse da realidade dos fatos. O próprio fundador do Icequi, só aparece no município com frequência, em época de eleição. Agora, falar de perseguição e falta de apoio é mais uma piada sem graça da oposição nervosa de Quixelô.

A população da cidade sabe perfeitamente que a entidade em referência deveria desenvolver um serviço cultural de qualidade, exatamente como foi sua proposta de criação. Seria tola a prefeita Fátima Gomes, se colocasse dinheiro público numa instituição que está a serviço apenas de politiqueiros, pessoas loucas para voltar ao poder no município.

PRF prende quadrilha de roubo de cargas e dono de restaurante

O trio assaltou e fez de reféns o motorista e o auxiliar do caminhão que conduzia a carga.A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesse domingo (5), a prisão de quatro suspeitos de roubo e receptação de cargas no Estado. Por volta das 20h, os policiais abordaram um veículo com três ocupantes, no KM 71 da rodovia BR-116, que confessaram ter acabado de assaltar um caminhão no KM 128 da rodovia.

Os suspeitos disseram ainda ter feito de reféns o motorista e o auxiliar do caminhão assaltado, que teve a carga roubada e descarregada numa churrascaria do KM 70 da BR-116. Equipes da PRF se dirigiram ao local e detiveram o dono do restaurante por receptação. A quadrilha é responsável por vários assaltos a veículos e cargas na região, informou o órgão.

A carga roubada, composta de alimentos congelados, foi avaliada em torno de R$ 80 mil.

Os três assaltantes informaram ainda que um segundo veículo envolvido na ação estava em pane no KM 94 da rodovia, tendo sido guinchado e levado pela PRF à Polícia Civil de Horizonte.

De acordo com as vítimas, resgatadas pelos policiais, um terceiro veículo, de modelo Toyota Hilux, transportava mais três envolvidos na ocorrência, mas ele não foi localizado. Segundo a PRF, cerca de seis toneladas da carga roubada foram recuperadas.

DN Online

Jovem agricultor comete suicídio por enforcamento na zona rural de Acopiara. Enquanto isso prefeito se prepara para realizar festa

O plantão de polícia registrou há poucos instantes um suicídio por enforcamento na localidade de Muquém, zona rural de Acopiara. 

A vítima foi o agricultor Antonio Alisson Santos Lima, 18 anos. A polícia esteve no local e adotou as medidas cabíveis. 

Enquanto a população de Acopiara sofre, uns chegando a tirar a própria vida, o prefeito se prepara para realizar festas.

Isso é uma vergonha!

Adolescente de 16 anos é preso com droga em Iguatu

Um adolescente de 16 anos, foi preso no início da noite de ontem (4), no Terminal Rodoviário de Iguatu, portando 419 gramas de cocaína, 01 balança de precisão, 01 bala clava e 03 passagens de ônibus. 

O adolescente foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu onde prestou depoimento.

Foto; Mais FM

População de Acopiara ameaça fazer protesto na festa de aniversário do prefeito

Ressentida com a falta de sensibilidade do prefeito de Acopiara, os moradores da cidade ameaçam a realização de um protesto de frente ao palco onde será realizado o show com o cantor Vicente Nery. 

Não está descartada, a possibilidade de confecção de faixas com frases de impacto contra a atual administração de Acopiara e a atitude do gestor municipal.

Trasportes escolares não podem circular trazendo público para festa particular

O blog recebeu uma denúncia dando conta que proprietários de transportes escolares, diretores, secretários de escolas e os alunos estão sendo pressionados a virem para o aniversário  do prefeito de Acopiara, a partir das 18 horas. 

O caso será encaminhado ao Ministério Público para a devida apuração, principalmente em relação ao possível uso do transporte escolar para este tipo de  evento. O internauta pode fotografar os transportes, na hora de saída e mandar posteriormente para o blog. 

Sisu 2017/2: resultado desta edição já está disponível

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/2 foi publicado nesta segunda-feira, 5 de junho. Os aprovados serão matriculados nos dias 9, 12 e 13 deste mês.



O candidato aprovado deve conferir a documentação de matrícula referente à modalidade de concorrência na disputou a vaga. Tais informações estão disponíveis no próprio site do SiSU. É importante, ainda, entrar na página da universidade e conferir os formulários complementares ou de pré-matrícula que possam haver, assim como o horário de atendimento de cada instituição.

Lista de Espera

A participação na Lista de Espera começou hoje (5). O candidato terá acesso à manifestação de interesse no site do SiSU, a qual ficará disponível até 19 de junho.

Podem participar os candidatos que não foram convocados em nenhuma opção ou que tenham sido classificados no segundo curso escolhido (mesmo se fizer a matrícula).

O Ministério da Educação (MEC) repassará os nomes da Lista de Espera para as universidades e elas poderão divulgá-los ou já começar as convocações no dia 26 de junho. As chamadas serão feitas nas páginas das instituições, as quais possuem autonomia para definir seu próprio cronograma.

Se o candidato for convocado na lista de espera e estiver matriculado na graduação em que foi convocado na segunda opção, durante a primeira chamada, ele deve cancelar a matrícula para que possa assumir a nova vaga.

Vagas

O SiSU 2017/2 ofereceu 51.913 vagas em 1.462 cursos de graduação gratuitos, os quais estão distribuídos em 63 instituições públicas de ensino superior. A participação foi exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016

O número de vagas oferecidas no SiSU 2017/2 foi inferior ao mesmos período dos anos de 2015 (55.571 vagas) e 2016 (56.422 vagas).

Mais informações no site do SiSU.

População lamenta atitude do prefeito de Acopiara por manter festa de hoje (5). A cidade vive um caos na saúde, inclusive com mortes e o prefeito comemorando

O prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto (PMDB), perdeu o senso do ridículo ao manter a festa de hoje (5), com Vicente Nery, para alimentar o seu ego e consequentemente, marcar o seu aniversário. 

O município vive um momento de crise com tanta falta de água, saúde, remédios, segurança, além de uma epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya, que incomoda todos os moradores desde o início de 2017.
Nas redes sociais, o prefeito tem sido bombardeado pela população que não aprova a sua atitude enquanto gestor. Para muitos, o momento não é de festas e sim de luto. 

Só para o internauta ter uma ideia, duas crianças de 11 anos, morreram na cidade, na última semana, por conta dessas arboviroses. 

Na manhã de hoje, enquanto algumas famílias ainda choram as perdas de seus entes queridos, os amigos do prefeito soltavam fogos para comemorarem o seu aniversário, num verdadeiro desrespeito a quem está de luto. 

Para Camilo, Cid, Ciro e RC, Tasso é a melhor opção

Ciro Gomes, Roberto Cláudio, Camilo Santana e Cid Gomes participaram ontem de evento que regulamentou Parque do Cocó  (FOTO: EVILAZIO BEZERRA/O POVO)
Um dos nomes postos para disputar as eleições indiretas caso o presidente Michel Temer (PMDB) deixe o cargo, o senador Tasso Jereissati (PSDB) tem ganhado força no Estado até entre seus adversários. 

Apesar de afirmarem que ele tem perfil “conservador” e “reacionário”, os ex-governadores Cid e Ciro Gomes acreditam que “honradez” e “seriedade” do tucano o tornam a melhor opção caso não ocorram as diretas.

O POVO Online

Saúde apresenta relatório sobre ações na Câmara de Iguatu

O secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, apresentou o relatório dos resultados do primeiro quadrimestre de 2017 em sessão especial na Câmara Municipal de Iguatu (CMI).

A prestação de contas aos vereadores, ao Conselho Municipal de Saúde e à população é prevista em lei. Conforme o titular da pasta, nesse período de quatro meses a unidade obteve uma receita de R$ 18.380.790,63 e uma despesa de 16.631.645, 68.

Dentre os números referentes aos atendimentos médicos nas unidades que compõe o sistema de saúde, Marcelo Sobreira afirmou que foram contabilizados 26.909 se comparando com o último quadrimestre do ano passado 3.366 a mais, quando foram atendidos 23.543.

Trançando o mesmo comparativo entre os períodos com UPA de Iguatu conformes dados do secretário foram atendidos 22.896 pacientes e 14.314 nos últimos meses de 2016.

Foram apresentadas as ações desenvolvidas integradas com PSF, NASF e Educação em Saúde, atendimentos na atenção básica e na atenção especialidade. Além disso, foram informados indicadores obtidos nas áreas da estratégia saúde da família, saúde da mulher, urgência e emergência, mortalidade infantil, DST’s, chikungunya e dengue.
HRI x Mortalidade Infantil

Após a apresentação, representantes da pasta responderam as perguntas dos parlamentares em relação aos dados do documento. A maioria dos debates girou em torno do Hospital Regional de Iguatu (HRI) que possui conforme o relatório 45% do total de seu atendimento para população de Iguatu e outros 55% aos demais municípios da região.

O vereador Lindovan Oliveira (PSD), oposicionista, destacou a importância de discutir o tema na casa legislativa e contrapor as informações chegam ao seu conhecimento. “Seja o secretário ou qualquer outro representante do Executivo, é sempre importante ter alguém diretamente ligado para enriquecer o debate. Sobre o balanço não concordo com a fala do secretário que afirmou não haver politicagem no HRI. Ele falou de ‘oxigenação’, mas entendemos como ‘perseguição’, e a população de modo geral é que afirma isso. Outro ponto é o grupo políticos deles afirmarem, que as mortes prematuras estão ligadas à administração passada. Não concordo também”, ponderou.

Marcelo Sobreira reafirmou as pretensões para pasta e respondeu ao tema mais debatido na casa. “Iguatu não tinha um Hospital e começou a ter agora. É essa a diferença. Problemas existem, já melhorou, mas temos muito a melhorar, não era dentro de quatro meses que daríamos o fim as demandas”, frisou. “Temos que aprimorar gestão de equipe, capacitação de pessoal, resolver questões de leitos que ainda são insuficientes, compra de equipamentos”.

Marcelo Sobreira disse que vai aprimorar a estrutura dos PSF’s e fazer uma nova emergência do HRI, ampliada e humanizada. “Houve 18 mortes de bebês em todo ano passado e em 2017 até abril foram 12. É número alto, concordo, mas a incidência das mortes de recém nascidos foi nos meses de fevereiro e abril em decorrência de um abandono nos meses iniciais de gestação dessas mães no ano passado. Parte é por causa disso e outra por nossa estrutura não ser ideal. Se dependesse de mim não haveria morte alguma e vamos trabalhar pra zerar esses índices”, pontou.

Outras convocações

O presidente da CMI, Mário Rodrigues (PDT) adiantou ter a pretensão de chamar mais membros do Executivo a fim de esclarecimentos e prestações de conta. “Já conversei com o secretário de Agricultura, que demostrou abertura em participar de um debate. A pasta da Educação é outra que também queremos agendar um momento. O papel da casa é esse, articular e propiciar à população o que está sendo feito e o que tem por fazer na cidade nos mais respectivos temas”, finalizou.

DN Centro Sul
Jornalista Honório Barbosa

Prefeito de Jucás (CE) cumpre agenda em Fortaleza

A imagem pode conter: 3 pessoas
O prefeito Luna Neto (PDT) está em Fortaleza e participa hoje e amanhã, do Seminário Prefeitos Ceará 2017 - Gestão Eficiente, patrocinado pela APRECE e FUNCEPE. 

Sendo assim, o prefeito não vai pode cumprir agenda de atendimento no Mais Cidadão nesses dois dias como tem feito desde que assumiu os destinos de Jucás (CE).

Secretaria da Juventude de Piquet Carneiro (CE) comemora resultado do Dia do desafio

A imagem pode conter: texto
Apesar de ser um disputa sadia é sempre bom vencer e divulgar. No Dia do Desafio 2017, Piquet Carneiro disputou com a cidade de Regente Feijó (SP) e ganhou de goleada. A equipe da Sejuv usou a rede social para agradecer ao prefeito Bismarck Bezerra e a secretária Neila Vitoriano pelo apoio. 

"Obrigado ao prefeito Bismarck Barros Bezerra e a secretaria Neila Vitoriano pelo apoio em todas as atividades realizadas no município, no Dia do Desafio. Parabéns a todos que participaram nas escolas, nos CRAS, na APAE, nos ginásios, nas quadras, nas praças e nas ruas da cidade. Foi show"!

Presidente pode ser cassado em julgamento no TSE

O presidente Michel Temer enfrenta nesta semana mais uma ameaça a seu frágil governo: o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da chapa que o elegeu como vice de Dilma Rousseff por abuso de poder econômico e financiamento ilegal de campanha.

O processo, que até pouco tempo parecia condenado ao fracasso, ganhou relevância após a divulgação de uma gravação, há duas semanas, na qual o presidente conversa com um empresário sobre a suposta compra do silêncio de um ex-deputado preso e sobre o pagamento de suborno a um procurador.

A gravação, feita pelo próprio empresário, foi entregue à justiça como parte de um acordo de "delação premiada".

Os apelos pela renúncia de Temer e os pedidos de impeachment se multiplicaram, e apesar de o presidente ter conseguido um fôlego nos últimos dias, sua delicada situação faz com que o país se volte para o TSE, que julgará o caso entre os dias 6 e 8 de junho.

Para Fernando Schüler, cientista político do Instituto de Investigação e Educação (Insper), trata-se de uma "coincidência histórica".

Temer faz ofensiva contra Janot após prisão de Rocha Loures

BRASILIA, DF, BRASIL, 25-05-2017, 09h40: O Presidente Michel Temer, durante reuniao com o Presidente da CBIC- Camara Brasileira da Industria da Construcao e grupo de empresarios, no Palacio do Planalto, em Brasilia. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)
Com aval de Michel Temer, sua defesa desferiu ataques públicos contra o Ministério Público Federal neste domingo (4) para blindar o presidente do impacto político que a prisão do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pode surtir sobre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Gestado há alguns dias nos bastidores e tornado público após a prisão de Loures, o discurso é o de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, atua com intenções políticas e tenta "constranger" a Justiça Eleitoral a condenar o presidente no julgamento da chapa Dilma-Temer, que será retomado nesta terça-feira (6).

"Temos indicativos de que virão movimentos e iniciativas de Janot às vésperas do julgamento do TSE na tentativa de constranger o tribunal a condenar o presidente", afirmou o advogado Gustavo Guedes, responsável pela defesa de Temer no TSE. "Nos preocupa muito o procurador-geral da República se valer de toda a estrutura que tem para tentar constranger um tribunal superior".

Folha de S.Paulo

Crack circula em 78% do Ceará e desafia políticas de prevenção

O efeito é imediato, intenso e rápido, produzindo euforia, autoconfiança e excitação. De custo baixo e alto potencial para gerar dependência química, o crack está em circulação em 144 dos 184 municípios cearenses (78% do Estado), conforme dados do Observatório do Crack, levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). 

Em 32 cidades, incluindo quatro da Região Metropolitana de Fortaleza - Maracanaú, Eusébio, Aquiraz e Itaitinga -, o nível dos problemas relacionados ao consumo da droga é considerado "Alto". A Capital, assim como outros 74 municípios, tem indicador "Médio".

DN Online

Radialista, filho de Acopiara, se envolver em acidente de trânsito no município do Crato (CE)

O radialista acopiarense, J Guedes, funcionário da Rádio Jangadeiro FM de Iguatu, se envolveu num acidente de trânsito na noite de ontem (4), no distrito de Ponta da Serra, no Crato, com pelo menos uma vítima fatal.

Segundo o radialista ele seguia viagem com a família no sentido Crato/Iguatu, quando de repente um motociclista invadiu a pista e colidiu no seu veículo vindo a óbito no local.

J Guedes relatou que vinha na sua mão quando de repente o motoqueiro invadiu a CE ocasionando a tragédia.

O radialista e sua família passam bem.

Promotoria de Acopiara convida para audiência pública sobre combate à tríplice epidemia

A Promotoria de Justiça de Acopiara realizará, no dia 8 de junho, às 10h, uma audiência pública para discutir as ações de combate à tríplice epidemia no município. Segundo a promotora de Justiça Raquel Barua, Acopiara “encontra-se numa grave situação de Saúde Pública e precisa unir esforços para enfrentar as epidemias que assolam a cidade”.

Foram convidados a participar a secretária municipal de Saúde, Luciane Tavares, a coordenadora dos agentes municipais de endemias, Kátia Pinho, o comandante do destacamento de Polícia de Acopiara, subtenente Adriano de Oliveira e o representante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Ivan Bezerra.

No dia 25 de maio, a Promotoria de Justiça de Acopiara instaurou um inquérito civil público para acompanhar e fiscalizar as ações públicas e privadas de enfrentamento à tríplice epidemia, visando a efetivação plena do Direito à Saúde. A realização da audiência pública é uma das diligências apontadas pelo inquérito.

O quê: audiência pública sobre tríplice epidemia
Quando: 8 de junho (quinta-feira), às 10h
Onde: sala de audiência da Promotoria de Justiça de Acopiara (Praça Manoel José, S/N, Centro)

Com informação da A.I