quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Novo Controlador e Ouvidor Geral do Estado do Ceará é filho natural de Iguatu


O novo Controlador e Ouvidor Geral do Estado do Ceará, João Alves de Melo, é filho natural de Iguatu. Ele é graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Análise e Avaliação de Projetos, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, da Universidade deo Paulo (USP), bacharel em Administração Pública, pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Administração, pela UECE, doutorando pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e é professor, na área de administração, da Universidade Estadual do Ceará desde 1977.

Grande parte de sua vida profissional foi dedicada ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB), onde ocupou, a partir de 1963, as funções de gerente de agências, de chefe de departamento da Direção Geral e de gabinete da Presidência do banco, de diretor de Crédito à Infra-estrutura, bem como a de Presidente da instituição, nos anos de 1992 a 1995.

Em sua vida pública, na Prefeitura Municipal de Fortaleza, foi titular de diversas secretarias, dentre as quais a de Administração (1990/1991), do Trabalho e da Ação Social (1991/1992), do Desenvolvimento Econômico (2001/2002), do Planejamento (2002/2003) e, por fim, a Secretaria Executiva da Regional IV(2003/2005).

Por oportunidade de sua visita à CGE, quando manteve contato com a atual direção superior e demais gestores do órgão, João Melo destacou a importância da Controladoria e Ouvidoria Geral na estrutura organizacional do Poder Executivo Estadual, uma vez que atua como os “olhos” e os “ouvidos” da administração, sobretudo no cumprimento de sua missão de zelar pela qualidade e regularidade na administração dos recursos públicos e pela participação da sociedade na gestão das políticas públicas, contribuindo para o bem-estar da sociedade cearense.

Segundo João Melo, a CGE cumpre relevante papel na Administração Pública Estadual, uma vez que busca garantir a regularidade, a eficiência, a eficácia e a efetividade da aplicação dos recursos públicos, bem como auscultar a sociedade cearense, conhecendo suas demandas e seus anseios, contribuindo para uma gestão transparente e participativa e garantindo a governaa e a governabilidade, elementos essenciais à gestão pública moderna.

Ceará receberá R$ 3,7 bilhões provenientes do FUNDEB

O Ceará deve receber, em 2011, R$ 3,7 bilhões provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Do total, informa a responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Nohemyr Rezende, R$ 2,6 bilhões correspondem à estimativa de arrecadação do Governo Estadual e dos municípios neste ano.

O restante, cerca de R$ 1,095 bilhão, representa a quantia empregada pela União para que seja alcançado o valor mínimo a ser gasto com cada estudante cearense em 2011. Conforme foi publicado, na última segunda-feira, no Diário Oficial da União, o valor mínimo corresponderá a R$ 1.722,05 no caso do ensino fundamental, e R$ 2.066,46, para o ensino médio.

Assim como tem acontecido desde 2007, quando o Fundeb foi posto em prática, o estado Ceará se encontra entre os estados que receberão o repasse mínimo por aluno.

Isso porque, informa a Nohemyr, a arrecadação cearense, neste ano, não deve superar o valor correspondente à verba mínima a ser aplicada em educação no Estado - R$ 3,7 bilhões.

De acordo com a servidora, a União, nesses casos, intervém, complementando o valor que será repassado. Além do Ceará, Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí receberão repasses equivalentes ao gasto previsto por estudante.

Ainda segundo Nohemyr, o Governo do Estado não restringe os investimentos em educação à verba proveniente do Fundeb. Em 2010, informa, o governo aplicou no setor R$ 516 milhões advindos do próprio tesouro, além de R$ 275 milhões provenientes de outras fontes, como repasses da União.

DN

Mainha será enterrado em Nova Jaguaribara

O corpo do pistoleiro Idelfonso Maia da Cunha, o “Mainha”, será enterrado nesta quarta-feira no município de Nova Jaguaribara (Vale do Jaguaribe), segundo informações da funerária Anjo da Guarda (Bairro Rodofo Téofilo), onde o corpo foi velado durante a madrugada.

Mainha foi assassinado nessa terça-feira em Maranguape, durante emboscada nas proximidades da Colônia do Amanari. A família está evitando divulgar o horário do sepultamento.

Eliomar de Lima

Banco do Brasil abre seleção com vagas no Ceará

O Banco do Brasil S.A. abriu inscrições de concurso público para formação de cadastro de reserva, nos cargos de escriturário, que exige nível médio completo.

A seleção abrange os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná, sendo um total de 36 cidades.

O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Provas
O certame compreenderá o exame de habilidades e de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Carlos Chagas, no período entre 10h do dia 4 de janeiro até às 14h do dia 10 de janeiro de 2011 (horário de Brasília). A taxa é de R$ 40,00.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 6 de fevereiro.

Governo pode bloquear R$ 40 bi do Orçamento

O bloqueio de recursos do Orçamento da União este ano poderá chegar a R$ 40 bilhões. Avaliação da equipe econômica indica que o corte nos gastos terá de superar o montante de 2010, quando foi de R$ 30 bilhões.

A palavra final caberá à presidente Dilma, mas ela já autorizou um “corte efetivo” de despesas. Isso significa que o valor a ser anunciado ficará retido até o final de 2011, diferentemente de anos anteriores, quando parte das verbas acabou liberada.

O freio nas despesas públicas é a aposta do governo para convencer o mercado financeiro da disposição de controlar as contas públicas depois de um ano pautado por elevação dos gastos.

Inicialmente, o Ministério da Fazenda avaliou que um corte semelhante ao de 2010 seria suficiente, mas os últimos cálculos indicaram que R$ 30 bilhões são “pouco".

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Assista entrevista exclusiva feita pela TV Diário de Fortaleza com o pistoleiro "Mainha"


Portal Verdes Mares

Comissão médica aprova milagre de João Paulo 2º; beatificação ganha força


A Comissão Médica consultada pelo Vaticano aprovou um milagre atribuído a João Paulo 2º, e assim a causa de beatificação do pontífice polonês, morto em 2005, avança significativamente, informaram nesta terça-feira meios de comunicação italianos. 

Segundo "Il Giornale" e a agência de notícias religiosas I.media, a comissão liderada pelo médico particular de Bento 16, Patrizio Polisca, aprovou o milagre apresentado. 

Os médicos e teólogos consultados pela Congregação para as Causas dos Santos, reunidos no mais estrito sigilo, estimaram que a cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de mal de Parkinson, foi "imediata e inexplicável". 

A freira francesa, que era enfermeira, curou-se inexplicavelmente após suas orações e pedidos a João Paulo 2º poucos meses depois de sua morte, em abril de 2005. 

A aprovação dos especialistas deverá ser ratificada por uma comissão de cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos. 

Tratam-se de dois passos importantes para a beatificação de João Paulo 2º, que, segundo as mesmas fontes, pode ocorrer em 2011. 

Muitos milagres foram atribuídos a João Paulo 2º, vítima das consequências do mal de Parkinson.
A beatificação é o primeiro passo no caminho para a canonização, que exige a prova de intercessão em dois milagres. 

No dia 19 de dezembro de 2009, o papa Bento 16 aprovou as "virtudes heroicas" do papa polonês Karol Wojtyla --João Paulo 2º-- venerado já em vida. 

Com elas, iniciou-se a investigação do "milagre" atribuído, que deve ser examinado por várias comissões.

O processo de beatificação de João Paulo 2º foi iniciado por Bento 16 dois meses após a morte, no dia 2 de abril de 2005, de seu predecessor, um prazo excepcionalmente curto. 

Durante o funeral de João Paulo 2º na praça de São Pedro, em Roma, milhares de fiéis gritavam em italiano "Santo Subito", pedindo que João Paulo 2º fosse proclamado santo imediatamente.

Cid Gomes reúne secretariado nesta quarta-feira

Foi agendada a primeira reunião entre o governador Cid Gomes e o seu novo secretariado. O encontro está marcado para esta quarta-feira (5), às 18h, no Palácio Iracema. A informação foi divulgada nesta terça-feira

A posse dos 22 secretários estaduais foi realizada na segunda-feira (3). Na ocasião, o vice-governador Domingos Filho comandou o evento, já que Cid Gomes estava em Brasília para acompanhar a posse de ministros.

Ciro Gomes diz que vai pensar sobre convite do irmão para assumir cargo no Ceará

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), convidou formalmente, na tarde desta terça-feira, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), para ocupar a presidência da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) do Estado. 

Ciro, que é irmão de Cid Gomes, não deu resposta e disse que ia pensar sobre o convite, conforme informou a assessoria do governador. 

Em fevereiro, Ciro ficará sem mandato. Ele teve sua candidatura à Presidência da República rejeitada pelo PSB, para apoiar o nome de Dilma Rousseff e não aceitou o convite de assumir no novo governo o Ministério da Integração Nacional, cargo que ocupou na gestão Lula. 

O deputado manifestou, sem sucesso, interesse pela pasta da Saúde e acabou ficando de fora do quadro ministerial. Em entrevista, Ciro chegou a dizer que iria estudar na Inglaterra. 

A ZPE será uma empresa pública com capital misto que vai atuar Complexo Industrial e Portuário do Pecém como uma espécie de zona alfandegária -- com liberdade para negociar produtos para exportação com desoneração de impostos. 

A empresa será instalada em uma área de 4.271 hectares, no município de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 km de Fortaleza. 

Esse tipo de área é usado como distrito industrial voltado para o mercado externo, onde as empresas operam com isenção de impostos e liberdade cambial.

Vídeo: Pistoleiro Mainha é assassinado a tiros em Maranguape

Idelfonso Maia Cunha, conhecido como Mainha, o mais famoso pistoleiro de alguel do Ceará, foi assassinado na tarde desta terça-feira (4), em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nas imediações da Cadeia Pública da cidade.

Mainha passeava a cavalo pela rua Samambaia, no bairro Novo Maranguape, quando os criminosos se aproximaram em um carro não identificado e efetuaram os disparos. Ele foi atingido por pelos menos cinco tiros, conforme o relato do superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas.

O titular da Delegacia Metropolitana de Maranguape, Aroldo Mendes, foi ao local do crime colher informações. Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanha a investigação.

Considerado um dos maiores matadores de aluguel do Nordeste, acusado por mais de 80 mortes, Mainha foi preso na década de 1980 pelos delegados Luiz carlos Dantas, autal superintendente da Polícia Civil, e Francisco Carlos Crisóstomo, ex-secretário da Segurança Pública.

No dia 6 de maio do ano passado, Idelfonso foi detido quando estava em um carro ocupado por um policial miltiar. No veículo, foram encontrados coletes a prova de balas, um par de algemas e uma arma de fogo. Ele prestou depoimento na Delegacia Metropolitana de Maracanaú e foi liberado em seguida.

Redação Jangadeiro Online, com informações do repórter Jeovani Silva

Sobre o caso, confira matéria exibida pelo Jornal Jangadeiro:


Jangadeiro Online

Dilma herda de Lula R$ 137,5 bi em contas a pagar

A presidente Dilma Rousseff assumiu o governo federal com o montante recorde de contas a pagar do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Os estoques de restos a pagar, que são os compromissos assumidos em anos anteriores que se acumularam para os exercícios seguintes, totalizaram R$ 137,5 bilhões no Orçamento Geral da União.

Os números fazem parte de um levantamento realizado pela ONG Contas Abertas com base nos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi).

O volume de restos a pagar neste ano considera despesas correntes (R$ 63,8 bilhões), investimentos (R$ 57 bilhões), inversões financeiras (R$ 12,9 bilhões), gastos com pessoal (R$ 2,1 bilhões), além de outras despesas pequenas.

O levantamento não incluiu os dispêndios das empresas estatais, dos Estados, municípios e da iniciativa privada, que não são contabilizados no sistema de receitas e despesas da União.

O Contas Abertas chama atenção para o fato de que os R$ 137,5 bilhões representam o dobro de tudo o que o governo pretende gastar com investimentos neste ano (R$ 64 bilhões) e o triplo do previsto para o Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 40 bilhões).

Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas

A Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça, padronizam a partir desta quarta-feira (5) certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil. Os documentos serão confeccionados em papel especial com marca d'água, microletras, e a impressão será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro que aumenta a segurança contra falsificações.

Os funcionários dos cartórios de todo o país passarão por cursos de capacitação e a instituição receberá um kit com computador, sistema de impressão para a emitir documentos e uma certificação digital da Casa da Moeda. O objetivo é unificar todos as certidões do país e evitar a falsificação.

“Os elementos que passam a existir nas certidões são importantes para garantir a cidadania das pessoas e são as mais seguras do mundo, por motivo de incorporar cédulas que evitam a falsificação”, ressaltou Luís Felipe Denucci, presidente da Casa da Moeda do Brasil.

O formulário para preenchimento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração. Os cartórios definem a finalidade do formulário e a numeração, que também serão controlados pelo Ministério da Justiça e CNJ.

Via Iguatu Notícias

Jornal italiano diz que Ronaldinho já acertou contrato com o Grêmio

Mais um capítulo da novela Ronaldinho Gaúcho, agora com sotaque italiano e possível final feliz para o Grêmio: o site do jornal "La Gazzetta dello Sport" publicou que o camisa 80 já acertou o contrato com o clube de Porto Alegre e que o anúncio oficial deverá ser feito ainda nesta terça-feira.

A "Gazzetta" está fazendo um tempo real das negociações de janeiro e publicou às 19h21m de Milão (16h21m de Brasília) que Ronaldinho disse "sim" à proposta do Grêmio e que o "acordo foi formalizado há poucos minutos". O texto afirma ainda que o craque começará uma nova era em sua carreira, agora no Brasil.

A terça tem sido de várias notícias sobre o futuro de Ronaldinho. Além do Grêmio, o irmão e empresário do craque, Roberto Assis, também está negociando com Flamengo e Palmeiras desde o final de 2010. Mas durante o dia surgiu o interesse do Corinthians, que teria o apoio de Ronaldo para convencer o xará gaúcho a jogar no Parque São Jorge.

Na Europa, o Blackburn confirmou que conversou com representantes do meia-atacante. O trunfo do clube inglês seria o poderio ecônomico do grupo indiano Venky's, que comprou a equipe recentemente: Ronaldinho ganharia R$ 53,8 milhões em dois anos.

Presidente da Fecomércio diz que Sefaz quer instituir "pena de morte" contra empresas

Estão querendo instituir a pena de morte para as empresas, coisa que no Brasil não existe nem para criminosos", assim reagiu, nesta terça-feira, 4, o presidente da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão, ao comentar a declaração do secretário da Fazenda, Mauro Filho, de vai fechar empresas que não emitirem a nota fiscal. Isso, após dois autos de infração. Mauro Filho alega que essa prática pode estar escondendo uma grande sonegação de ICMS, o que precisa ser combatida.

Luiz Gastão disse ser a favor da luta contra a sonegação, mas lembrou que o Governo do Estado, via Sefaz, também precisa fazer sua parte e fiscalizar quem está abertamente comercializando sem cumprir as regras do mercado, no caso a informalidade.

"Se o Estado resolver o problema da rua José Avelino – camelódromo que atrai compradores de vários pontos do País e que fincou barracas no entorno do Dragão do Mar, e do comércio ilegal em vários pontos da cidade, parabéns. Mas o problema é que não prende nem mercadoria e quer ameaçar o empresário formal, que paga impostos. Isso é um absurdo", desabafou Gastão.

Para ele, é preciso que a Sefaz cumpra seu dever de casa e evite a venda, segundo disse, de pelo menos 300 mil mercadorias sem nota nesses camelódromos oficializados. “No dia que acabar com a ilegalidade do comércio em Fortaleza, podemos até discutir essa pena de morte, mas enquanto não acabar com a venda sem nota, que está em todo canto dessa cidade, nada de discussão”, reafirmou.

Gastão também disse que o Governo do Estado não tem "condição nem moral" para ameaçar enquanto não fizer seu dever de casa primeiro, que é o de fiscalizar esses camelódromos. O presidente da Fecomércio conversou com o Blog do Eliomar por telefone, antes de seguir de férias para os EUA com a família.

O POVO Online

UFC divulga edital do SiSU que substitui vestibular

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará informa que já está em seu site (www.prograd.ufc.br) o Edital Nº 30/2010, que trata do processo seletivo para 2011, via Sistema Unificado de Seleção (SiSU), para os cursos de graduação presenciais. O SiSu substitui o concurso vestibular próprio, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). As inscrições no SiSU acontecerão de 16 a 18 de janeiro, exclusivamente por meio do portal do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).

Apenas os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2010, podem inscrever-se no SiSU. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a lista dos cursos ofertados, com as respectivas vagas, assim como os pesos e perfis das notas de cada prova do ENEM, se encontram no Termo de Participação, também disponível no site da Prograd.

Ainda segundo a Pró-Reitoria, os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Petróleo estarão representados, no SiSU, com o nome de “Engenharia de Energias e Meio Ambiente”. Os alunos que estiverem interessados em um dos três cursos deverão escolher, no SiSU, “Engenharia de Energias e Meio Ambiente”. A opção por um dos três cursos se dará no decorrer da formação.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos candidados às vagas ofertadas pelo SiSU. O processo seletivo 2011 terá três chamadas sucessivas. A primeira em 22 de janeiro, a segunda em 1° de fevereiro e a terceira em 10 de fevereiro.

Humorista cearense Chico Anysio tem nova infecção no pulmão

Boletim médico divulgado pelo Hospital Samaritano nesta terça-feira (4) informa que Chico Anysio apresenta uma nova infecção no pulmão. Ele permanece sedado no CTI do hospital, no Rio, e respira com ajuda de aparelhos.

Segundo o hospital, na segunda (3) foi feita "uma cultura para determinar o tipo de germe que infectou o pulmão do paciente". Com os resultados, a equipe médica começará a usar antibióticos para combater a infecção. Não há previsão de alta.

Mantega diz que governo vai vetar mínimo acima de R$ 540

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (4) que o governo federal vai vetar o reajuste do salário mínimo caso o Congresso Nacional altere o valor para mais que os R$ 540 determinados no orçamento federal deste ano.

"Neste momento, é temerário aumentar acima de R$ 540. Se vier diferente, vamos vetar. Não tem risco de termos um aumento acima. O Executivo tem a prerrogativa de vetar", afirmou Mantega a jornalistas. A estratégia da presidente Dilma Rousseff é cortar gastos públicos neste ano.

O valor de R$ 540 para o salário mínimo consta no orçamento federal de 2011, que já foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado. Entretanto, os legisladores ainda podem tentar subir o valor por meio de uma emenda ao texto da Medida Provisória que fixa o salário mínimo.

O discurso de Mantega está alinhado com a nova titular do Ministério do Planejamento, Miriam Belchior. Ao assumir o cargo nesta segunda-feira (3), ela afirmou que a intenção do governo de elevar o salário mínimo para R$ 540 em janeiro deste ano, com pagamento em fevereiro.

"A nossa intenção é que permaneça em R$ 540. O governo fez um acordo com as centrais sindicais há alguns anos atrás. E lá tem uma regra clara [PIB nominal mais inflação]. Consideramos que era fundamental não ficar ao sabor das discussões de cada ano e que o mais importante era ter uma regra permanente. Foi importante para o governo e para as centrais. Acredito que a regra deve permanecer", disse ela no momento.

Caso Mainha – Corpo do pistoleiro é encontrado morto atrás da cadeia de Maranguape

A Polícia ainda não tem pistas sobre o assassinato do pistoleiro Idelfonso Maia Cunha, o “Mainha”.

Ele foi encontrado morto, no início da tarde desta terça-feira, no município de Maranguape (Região Metropolitana de Fortaleza), com o corpo marcado por vários tiros.

A Delegacia Metropolitana de Maranguape está apurando o caso e deve contar com o apoio de equipes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social que se deslocam para a área.

O corpo do pistoleiro, que cumpria regime semi-aberto, foi encontrado atrás da cadeia pública do município.

Dois homens estariam envolvidos no caso. Mainha teria sido alvejado enquanto andava a cavalo. Ele teria uma vacaria na cidade.

Pistoleiro "Mainha" está morto


Foi executado, nesta terça-feira (04), o pistoleiro Idelfonso Maia Cunha, o ´Mainha´. O crime aconteceu atrás da cadeia pública da Colônia Amanari, que fica em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com informações da polícia, os bandidos chegaram num veículo Corolla de cor preta e efetuaram dezenas de disparos na cabeça da vítima.

A perícia ainda está a caminho, já que a região é de difícil acesso. Um cerco no local já foi feito em busca dos bandidos.

Alencar tem novo sangramento e volta para a UTI

O ex-vice-presidente da República, José Alencar, apresentou um novo sangramento na região abdominal nesta terça-feira e voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. Ele está internado desde o dia 22 de dezembro do ano passado e passou Natal e ano novo no hospital, ao lado da família. 

Também por conta de seu estado de saúde, foi impedido pelos médicos de comparecer à posse de Dilma Rousseff.

Abertas inscrições para o curso pré-vestibular da Uece

As inscrições para o cursinho Pré-Vestibular UECEVest, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), está com inscrições abertas até o próximo dia 28 de janeiro de 2011. Coordenado pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), o UECEvest, além das disciplinas normais, oferecerá laboratório de redação, específicas dos diferentes cursos, no período entre primeira e segunda fases do Vestibular da UECE, provas simulados (mediante pagamento de taxa), teste vocacional, minicursos temáticos e preparação para o Enem. Os interessados podem se dirigir à coordenação do Cursinho, no Campus do Itaperi, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17horas.

Segundo a coordenação do UECEVest, o cursinho é intensivo e tem duração de seis meses, e as aulas começam no dia 14 de fevereiro de 2011. O aluno do UECEVest tem direito, também, a material didático, bem como,   camisa do cursinho e carteira de estudante, sendo que a identificação estudantil deve ser adquirida mediante pagamento de taxa estipulada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR).

O Valor da taxa de matrícula para o UECEVest é de RS 65,00, a ser depositada na agência 0649-1/conta nº 10906-1, do Bradesco. O aluno que optar pelo turno da manhã ou da noite pagará cinco parcelas de R$ 60,00. Mas, se a opção for pelo turno da tarde, o valor de cada uma das cinco parcelas cai para R$ 45,00. Ao fazerem a matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade, do CPF, do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou outro documento comprobatório, três fotos 3x4 e comprovante de endereço.

A coordenação da UECEVest informa ainda, que o depósito referente a taxa de matrícula não deve ser realizado em caixa eletrônico e sim na boca do caixa.

Informações na coordenação do UECEVest, pelo telefone 3101-9658.

Renasce a discussão sobre a criação do Estado do Cariri


Volta a ser discutido na região do cariri o debate sobre a criação do Estado do Cariri, que consiste no desmembramento da região do restante do território cearense, tornando-a independente. A nova unidade da federação seria composta por 41 municípios, incluindo as cidades de Iguatu, Orós, Aiuaba, Saboeiro, Catarina, Acopiara, Tauá, Solonópoles e Icó.

Um grupo de simpatizantes da idéia já marcou para o dia 3 de maio de 2011 – data de aniversário da proclamação da República do Cariri, ocorrida em Crato, no ano de 1817-, um ato público em defesa do movimento, que terá a participação de todas as cidades envolvidas.

Nos próximos quatro meses que antecedem o evento, os organizadores vão catalogar números e dados estatísticos para justificar o que eles chamam de “glorioso ideal separatista”.

A coordenação geral da luta pela criação do Estado do Cariri é do professor e dramaturgo cratense, Cacá Araujo. Ele explicou que a idéia não é dividir o Ceará, apenas reorganizar federativamente, com a proposta de fazer com que a região tenha autonomia administrativa e política, no sentido de usufruir plenamente de suas próprias riquezas.

Cacá Araujo disse também que o Ceará é um Estado que, na prática do poder central, “caracteriza-se pela apartação que vitima o Cariri, na desatenção as suas crescentes demandas culturais, econômicas e sociais, além de vergonhoso desprestígio e ou cooptação políticas de suas lideranças”.

Rádio Tabajara

Concurso CREMEC (CE) 2011 – 10 Empregos

Até o dia 21/01/2011 é o período de inscrições para o concurso do Conselho Regional de Medicina do Ceará, que oferece 10 vagas mais cadastro reserva. As vagas são para as cidades de Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral.

Entre os cargos oferecidos estão: assistente administrativo, motorista e advogado. Os salários vão de R$ 770,00 a R$ 2.890,00.

As inscrições podem ser pelo site www.quadrix.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para assistente administrativo e motorista e R$ 55,00 para advogado.

A prova está prevista para o dia 13/02/2011 e é composta de 50 questões com 5 alternativas cada. A duração total da prova é de 4 horas.

Fernandinho Beira-Mar tramou de presídio sequestro de filho de Lula


Uma investigação da Polícia Federal revela detalhes de como o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, planejou, de dentro do presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS), o sequestro de Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula.

Discutido entre dezembro de 2007 e agosto de 2008, o sequestro foi evitado pela PF, mas os supostos envolvidos, incluindo Beira-Mar, respondem a uma ação penal na Justiça Federal em Mato Grosso do Sul sob acusação de formação de quadrilha em razão da tentativa.

As investigações da PF em 2008 indicam que o traficante pretendia negociar sua liberdade e a de outros presos --entre eles Marcos Hebas Camacho, o Marcola, chefe da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo-- em troca da soltura do filho de Lula.

Beira-Mar estaria contrariado com a prisão de sua ex-mulher, em 2007, e com a segurança no presídio.

A trama começou a ser investigada a partir de denúncia do traficante colombiano Juan Carlos Abadia, em janeiro de 2008.

Na época, Abadia estava no presídio de Campo Grande, assim como Beira-Mar.

O traficante colombiano revelou o plano de sequestro à direção da penitenciária. Contou que Beira-Mar já tinha cerca de 200 fotos da rotina de Luís Cláudio. Abadia foi submetido e aprovado no teste conhecido como detector de mentiras.

O colombiano, segundo a polícia, decidiu delatar o antigo companheiro de presídio para negociar a transferência de sua mulher, presa em São Paulo, para outra instituição no mesmo Estado.

A transferência, segundo diz a investigação, não se concretizou. O colombiano então parou de passar informações. Em 2008, foi extraditado para os EUA.

Pacientes de outros municípios da região não serão atendidos sem a ficha de referência no hospital regional de Iguatu

Pacientes de alguns municípios da região Centro Sul do Ceará estão se deslocando para o hospital regional de Iguatu, sem a devida guia (ficha de referência), em busca de atendimento médico. 

De acordo com diretores do hospital o número de pessoas que procura a unidade chega a impressionar e isso está causando prejuízo ao município de Iguatu. 

O hospital montou uma equipe para detectar essas pessoas e orientá-las a retornar aos seus municípios para serem atendidas lá mesmo. "Sem a devida ficha de referência fica difícil realizar o procedimento no hospital regional. Os pacientes devem procurar os PSF's ou o hospital de sua cidade para realizar o atendimento",  disse Flávia.

Só para o internauta ter uma idéia, os pacientes, por não contarem com os serviços em sua cidade estão sendo orientadas a darem endereços fictícios ou de parentes que residem em Iguatu para desta forma conseguirem o atendimento.

Ontem por exemplo, apenas com procedimentos de sutura (pontos cirúrgicos), foram atendidas onze pessoas de Acopiara, um dos municípios que apresenta os maiores problemas relacionados a saúde. 

A falta de médicos nos hospitais e psf's da região seria o grande motivador para essa procura.

Dilma suspende partilha de cargos para evitar racha entre PT e PMDB

Na iminência da primeira crise política de seu governo, a presidente Dilma Rousseff agiu rápido para tentar conter a revolta do PMDB por conta da disputa com o PT pelos cargos importantes do segundo escalão do governo federal.

Na reunião da coordenação política nesta segunda-feira, 3, no Palácio do Planalto, com os novos ministros, Dilma decidiu suspender a definição de cargos do segundo escalão até a eleição das presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro. A presidente também acionou o presidente do Senado, José Sarney (AP), para tentar conter a rebelião no partido aliado.

O temor da presidente é que a disputa partidária contamine votações relevantes no Congresso e, sobretudo, crie um clima de revanche nas definições dos comandos no Congresso. (…)

Convocado por Dilma na emergência da disputa, Sarney marcou para hoje uma reunião em sua casa, a partir das 11 horas, com o vice-presidente da República, Michel Temer, os líderes na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e no Senado, Renan Calheiros (AL), o presidente interino do partido, senador Valdir Raupp (RO), e líderes como o senador eleito Eunício de Oliveira (CE) e o deputado federal Eduardo Cunha (RJ).

Lions Clube em Acopiara conta com novo presidente


Eduardo Gaspar foi empossado no último dia 28 de dezembro como novo presidente do Lions Clube de Acopiara para o ano leonístico 2010/2011. 

Na oportunidade Eduardo deu posse a diretoria e a novos associados do clube. O novo presidente espera dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Raimundo Britto Neto. 

Como parte da programação o Lions e Léo Clube realizaram confraternização natalina e de final de ano entre os associados e convidados. 

Agência lotérica de Cedro é assaltada

Dois indivíduos, ambos armados, assaltaram na tarde de ontem a agência lotérica do município de Cedro. 

A dupla levou a quantia de  aproximadamente R$ 12.900,00, e em seguida fugiu em uma moto Honda Broz, tomando rumo ignorado. 

A ação dos bandidos foi filmada pelo sistema de câmeras, e eles estavam  sem qualquer disfarce. A polícia está em diligência, no intuito de capturá-los.

Hormônios que ativam câncer de próstata são identificados

Foram identificados no Instituto do Câncer da Queen Mary University de Londres, na Inglaterra, os hormônios que ativam os tumores causadores do câncer de próstata. 
 
Segundo os estudiosos, tratam-se de dois hormônios fundamentais na ativação de uma variação genética específica, que gera a criação dos tumores.
A pesquisa foi centralizada nos hormônios androgênicos – testosterona, androsterona e a androstenediona – e na influência que ocorre na hora de fundir genes diferentes, que resultam em uma mutação genética encontrada em muitos cânceres. Esses genes mutantes se formam por causa da fusão de DNA procedente de distintas partes da zona genética das células.
 
A doença, normalmente, é detectada em indivíduos com mais de 50 anos, dos quais apenas 1 em cada 32 morre. O grande problema é que uma alta porcentagem de afetados nunca apresenta sintomas, nem são submetidos ao tratamento.

Via Iguatu Notícias

TCM define uma nova sistemática para prestação de contas de prefeituras e câmaras municipais

Todas as prefeituras cearenses, bem como as respectivas câmaras municipais, terão que se adaptar à nova sistemática de prestação de contas adotada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As mudanças atingem algumas normas utilizadas nas prestações de Contas de Governo e, principalmente, no manual do Sistema de Informações Municipais (SIM).

As mudanças foram adotadas por meio de duas instruções normativas aprovadas na sessão do pleno do TCM do dia 16 de dezembro último e valem para as Contas de Governo do exercício financeiro de 2010, a serem remetidas ao TCM até 10 de abril, e para as prestações de contas mensais, a partir deste mês. Portanto, as prestações de contas de janeiro devem atender às novas exigências do SIM, cujo manual em sua versão atualizada conta com 272 páginas.

Detalhadas
As alterações efetuadas objetivam fazer com que as contas sejam mais detalhadas, possibilitando um melhor controle por parte do TCM. O fato das instruções normativas terem sido aprovadas em dezembro de 2010 não se constituem novidade para os jurisdicionados, tendo em vista que as mudanças do SIM vinham sendo discutidas com os técnicos das prefeituras e câmaras desde 2007.

As inovações foram feitas por meio da alteração de algumas expressões, supressão e inclusão de dispositivos. Para facilitar a compreensão por parte dos técnicos existe, inclusive, algumas perguntas, com as respectivas respostas, apontadas como as mais frequentes.

Diz um trecho da instrução de dezembro: "O fato de um Gestor não prestar contas de seu período através do SIM impede o Gestor Substituto de o fazer? Não. Porém alguns procedimentos atípicos deverão se adotados quando o gestor substituto desejar efetuar pagamentos de despesas empenhadas na gestão do antecessor, pois o SIM não aceita que um empenho seja pago sem que ocorram os estágios da despesa de acordo com a legislação. Na dúvida de como se prestar contas, a parte interessada deverá entrar em contato com o setor técnico do TCM, para receber as orientações adequadas à situação em que se encontra aquela administração municipal".

DN

MPF na mira de hospitais que exigem cheque-caução

Os hospitais que exigem o chamado cheque-caução para atender pacientes de planos de saúde estão na mira do Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA), que disponibilizou à população, até dia 31 de janeiro, um serviço de denúncia via e-mail: denuncia@prpa.mpf.gov.br.

Segundo os procuradores, o paciente deverá informar, na denúncia dados pessoais, como: nome, endereço e CPF, além do local e data dos fatos e um relato resumido sobre o ocorrido. O MPF/PA vai pedir que a justiça coíba essa prática e também pretende requerer indenização para os prejudicados.

Por lei, os hospitais estão proibidos de exigir cheque-caução, ou qualquer outro tipo de garantia, como condição para atender clientes de planos de saúde. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e está embasada no novo Código Civil.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também condena a cobrança desse tipo de garantia. De acordo com o artigo 39 do CDC, a exigência da garantia para o atendimento é prática abusiva que expõe o consumidor a desvantagem exagerada, causando desequilíbrio na relação contratual.

Saúde Pública: Cidades com alto risco de dengue

Os Municípios de Acopiara, Crato, Iguatu, Potengi e Tarrafas estão classificados na situação de risco muito alto no mapa da dengue do Ceará. A advertência foi feita pelo secretário da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, no lançamento da Caravana da Dengue nesta região.

Em 2010, foram notificados no Crato 1.700 casos suspeitos de dengue, sendo 1.400 positivos. A coordenadora do programa de combate à doença, Aline Franca, acrescenta que a preocupação é maior porque, com a chegada do período chuvoso, o risco de incidência aumenta. Segundo ela, a identificação de áreas com maior densidade do mosquito vetor deverá ser priorizada no controle, com um aumento nas visitas domiciliares, ações educativas e de mobilização social.

Preocupada com este quadro, a Secretaria de Saúde do Crato intensificou o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além do trabalho permanente que acontece por meio dos ciclos de visitas aos domicílios durante o ano, foi desencadeada uma campanha educativa nas escolas e emissoras de rádio com o objetivo de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito. O maior número de focos, segundo a Secretaria de Saúde do Crato, está localizado nas residências da periferia.

Estão mobilizados 196 agentes de saúde que realizam as ações preventivas em todos os bairros da cidade. "Devemos ficar em alerta, pois há a possibilidade de grandes surtos da doença. Toda a população deve se unir e eliminar tudo quanto possa acumular água ou esteja desprotegido da chuva", explica Aline, acrescentando que, para combater a dengue, basta realizar ações simples: não deixar água acumulada em nenhum tipo de local ou recipiente. Manter as caixas d´água tampadas também é uma medida preventiva contra a doença.

Do acordo com levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado, dos 184 Municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia em 2011 e 45 com risco muito alto. Na macrorregião do Cariri, são classificados como de risco alto os Municípios de Altaneira, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Cedro, Jardim, Jucás, Nova Olinda, Orós, Piquet Carneiro, Salitre e Santana do Cariri.

Diário do Nordeste

Boletos do IPVA 2011 estão disponíveis na internet

Já encontram-se disponíveis na página da Secretaria da Fazenda todos os boletos para o pagamento Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2011.

Este ano, 1.439.288 veículos serão tributados no Estado, sendo 38.940 isentos. A redução média dos valores, anunciada pela Sefaz, em dezembro último, foi de 11,6% em relação a 2010.

O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, usufruindo do desconto de 5% no tributo, será 31 de janeiro. Quem parcelar o desembolso – sem nenhum abatimento especial – deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 18 de fevereiro, 18 de março e 18 de abril, em prestações iguais.

Os boletos para o pagamento do IPVA devem estar chegando a residência dos contribuintes através dos Correios a partir do dia 15 de janeiro.

Além da internet, os boletos também podem ser retirados a partir de hoje em qualquer uma das unidades da Sefaz. A rede arrecadadora inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos.

Mulher de 24 anos é morta a tiros com bebê no colo


Francisca Caroline Santiago, de 24 anos, foi morta, na tarde desta segunda-feira (3), dentro de casa, no bairro Damas. A vítima estava com um bebê de um ano no colo, quando três homens invadiram a residência e fizeram a execução.

A família afirma que a Caroline foi morta a mando do ex-amante, conhecido como Fábio Ceará, que está preso do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Ele estaria com raiva porque a vítima terminou o relacionamento para ficar com outro homem.
O filho de sete anos de Caroline presenciou o crime. Ainda de acordo com a familiares da vítima, o menino só não foi morto porque conseguiu fugir para a casa da avó. Fábio Ceará está preso por crime de latrocínio.

Gony Arruda passa presidência da Mesa Diretora da AL a Francisco Caminha

O deputado Gony Arruda (PSDB), na tarde desta segunda-feira, 3, renunciou ao cargo de presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para o qual tomou posse na última quarta-feira, 29 de dezembro. A partir de hoje, ele passa a assumir como titular da Secretaria de Esportes do Estado, passando a presidência ao atual 1º vice-presidente da Casa, deputado Francisco Caminha (PHS), conforme determina o Regimento Interno da Assembleia.

Gony Arryda garantiu que vai dar sequência ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor na pasta dos esportes, Ferruccio Feitosa, e informou que, uma das principais determinações do governador Cid Gomes é a construção de um Centro Olímpico que será referência no País.

“Outra prioridade é tentar inserir o Ceará no contexto das Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Brasil, para que o Estado possa estar a serviço do Comitê Olímpico Brasileiro, desenvolvendo também os esportes náuticos em nosso Estado. O apoio de todos os parlamentares, com orientações e sugestões, será fundamental para meu bom desempenho como secretário”, complementou.

O deputado Francisco Caminha, que permanece na presidência até o início de fevereiro, quando ocorre a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia, disse que, mesmo por este curto período, pretende cumprir sua missão com tranquilidade, principalmente na convocação extraordinária que deve ser feita pelo governador na próxima semana, quando chegar à Casa a mensagem convocatória.

“Serão votadas, nesta convocação, matérias importantes de autoria do Poder Executivo, que servirão para que Cid Gomes comece seu segundo mandato com todo o arcabouço necessário para realizar um bom governo”, encerrou.

A reunião de passagem da presidência foi acompanhada pelos deputados Ely Aguiar (PSDC), Jaziel Pereira (PMDB), Guaracy Aguiar (PRB), Manoel Castro (PMDB), Zezinho Albuquerque (PSB), Augustinho Moreira (PV) e Professor Teodoro (PSDB), além dos deputados estaduais eleitos nas últimas eleições, Tim Gomes (PHS) e Rômulo Coelho (PSB).

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Após 7 anos, Schwarzenegger deixa cargo de governador da Califórnia


Arnold Schwarzenegger deixa nesta segunda-feira seu cargo de governador da Califórnia, sem nada revelar sobre seus projetos futuros, após sete anos à frente do Estado mais povoado e rico dos Estados Unidos. 

O democrata Jerry Brown vai suceder o ex-Mister Universo, estrela de Hollywood, que não foi representado nas últimas eleições. "Há muitas opções: fazer filmes, escrever livros", declarou o ex-governador, com 63 anos de idade, durante uma recente viagem oficial a Moscou. 

Schwarzenegger, que possui vários apelidos --de Arnie a "Governator", em alusão ao filme de sucesso "Exterminador do Futuro" (em inglês, "Terminator")--, disse que ficaria concentrado em suas responsabilidades políticas até o fim de seu mandato. 

Apesar de ter impressionado com sua transformação em "republicano liberal" defensor do meio ambiente --o que lhe valeu a reeleição em 2006--, sua popularidade sofreu muito nos últimos anos por causa da crise na Califórnia, violentamente atingida pela recessão econômica. 

No entanto, muitos observadores especulam sobre a sequência de sua carreira política. Alguns acreditam que o ator vai para o Congresso em Washington, outros, para um posto na administração Obama relacionado ao meio ambiente. 

Uma coisa é certa: ele não disputará com Obama a Casa Branca em 2012, já que a Presidência é reservada somente às pessoas nascidas nos Estados Unidos. Apesar de naturalizado americano, Schwarzenegger é originário de uma pequena cidade perto de Graz, na Áustria. 

Foi em 1968, aos 21 anos, que Schwarzenegger desembarcou nos EUA, sem um centavo no bolso e um currículo com algumas vitórias em competições de fisiculturismo na mão. 

Após conseguir um diploma em negócios, ele se tornou milionário ao ganhar títulos de Mister Universo e ao se voltar para o cinema, onde interpretou personagens cheios de músculos, como "Conan, o Bárbaro" (1982). 

Mas foi com "Exterminador do Futuro" que ele atingiu a glória, com seu famoso bordão que entrou para a cultura popular americana: "Eu voltarei" (I'll be back").

Dilma comanda primeira reunião ministerial nesta 3ª feira

A presidente Dilma Roussef (PT) comandará nesta terça-feira a primeira reunião ministerial, quando todos os ministros já terão sido empossados oficialmente. Ao todo, 19 ministros estão recebendo seus cargos hoje.

Nessa lista, o ex-prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, que responderá pela Secretaria Especial dos Portos. O ministério é da cota do PSB, que também ganhou o Ministério da Integração Nacional, cujo titular é o pernambuco Fernando Bezerra, ex-prefeito de Petrolina.

Confirmado concurso público do TSE

Está confirmado o futuro concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão planeja realizar seleção para técnicos e analistas, que exigem nível médio e superior, respectivamente.

A previsão é de que o certame seja realizado até o 2º semestre de 2011. De acordo com o setor de Recursos Humanos do Tribunal, o concurso também visa formação de cadastro.

Apesar da possibilidade da abertura de vagas, o TSE não possui definição de quais áreas serão contempladas.
O último concurso do TSE abriu 280 vagas para técnicos e analistas judiciários. Foram nomeados 689 aprovados; ao todo, 409 candidatos a mais que o previsto no edital.

Atualmente, a remuneração dos servidores varia de R$ 3.993,09 a R$ 6.551,52.

RAIO-X
Vagas: não informadas
Cargos: técnico e analista
Remuneração: até R$ 6.551,52
Nível: médio e superior
Edital: em breve

Funceme: novos radares entram em operação neste ano

Já está em fase avançada de implantação o radar meteorológico Banda-S, da Rede Cearense de Radares, que ficará estrategicamente localizado na Serra de Santa Maria, em Quixeramobim e terá raio de alcance de 400Km, cobrindo toda a área do Estado e parte de estados vizinhos. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos (Funceme) é que na quadra chuvosa de 2011 (fevereiro a maio) o equipamento inicie sua operação em fase experimental.

Com investimentos de R$ 12 milhões por parte do Governo do Estado, o novo radar possui capacidade para estimar a precipitação dentro de um raio de 200Km e ainda fazer o monitoramento de sistemas meteorológicos que atuam em um alcance de até 400Km, ou seja, é uma importante ferramenta para aperfeiçoar o trabalho de previsão de chuva realizado pela Funceme.

Além do radar Banda-S, a Rede Cearense de Radares também é composta pelo radar Banda-X da Funceme, com raio de alcance de 120 Km e localizado na Capital Cearense. Este equipamento é usado em previsões de curtíssimo prazo para a Região Metropolitana de Fortaleza. Adquirido em 1992 e inativo desde de 2003, foi totalmente modernizado e colocado em operação no segundo semestre de 2010.

Governo do Ceará

Presidência da Assembleia – PMDB tem simpatias por Zezinho Albuquerque

O senador eleito Eunício Oliveira, que também é o presidente regional da legenda, avisa: Zezinho Albuquerque (PSB) terá o apoio do seu partido para ser o novo presidente da Assembleia Legislativa.

A eleição ocorrerá no dia 1º de fevereiro. O PMDB, conforme Eunício, tem cinco parlamentares e não vê problema algum na escolha de Zezinho.

Plantão de polícia registra segundo homicídio em Acopiara neste início de ano

Acopiara, situada na região Centro Sul do Ceará continua liderando de forma absoluta o índice de homicídios registrados.

Hoje, por volta das 02 horas da manhã mais um corpo tombou sem vida. O crime foi registrado próximo ao açude do "Boca de S", na vila São João. A vítima foi uma mulher que até agora não teve seu nome revelado. Ela foi alvejada com tiro na cabeça. Esse é o segundo homicídio neste início de ano.

O namorado da mesma Alan Silva Sergueira, 20 anos, também foi lesionado com um disparo à altura do abdômen. 

Os moradores da localidade após ouvirem pedidos de socorro do rapaz o conduziram até o hospital local. O autor e motivos do crime são desconhecidos pela polícia.

Globo demite banda do “Domingão do Faustão”


A banda do Domingão do Faustão vai deixar o programa apresentado por Fausto Silva. De acordo com a coluna Zapping, do jornal Agora S. Paulo, a saída não tem nada a ver com mudanças artísticas ou fim de contrato. A Globo resolveu mesmo é cortar gastos. Um DJ substituirá o grupo.

Mês passado, a apresentadora comercial do ‘Domingão do Faustão’, Talitha Morete. foi demitida. A morena não emplacou na função e será substituída em 2011.

O programa do apresentador Fausto Silva vai passar por reformulações. Foto: TV Globo/DivulgaçãoVale lembrar que ela entrou no lugar de Adriana Colin, que deixou o posto após sete anos, pois a produção queria alguém mais jovem.

Funceme registra chuva de 150 mm em Juazeiro do Norte

Choveu forte na Região do Cariri nas últimas 24 horas, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Juazeiro do Norte, o órgão registrou precipitação de 150 milímetros. No município de Mauriti, choveu 125 mm e, em Barro, 107.

Ao todo, o boletim da Funceme aponta chuvas em 41 municípios até as 8h30min desta segunda-feira (3). E a previsão para as próximas 24 horas é de mais precipitação.

De acordo com a Funceme, todas as regiões ficarão com céu parcialmente nublado e há possibilidade de chuva principalmente na Ibiapaba, no Cariri e Inhamuns.
 
Jangadeiro Online

Dilma realiza primeira reunião de coordenação do novo governo

A presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira (3) a primeira reunião de coordenação política de seu governo. No governo Lula, as reuniões de coordenação eram realizadas no início da semana e reuniam os principais ministros das áreas econômica e política.

Na manhã desta segunda, o primeiro compromisso da presidente será um despacho interno, seguido por uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Depois, ela recebe o ministro-chefe da Casa Civil , Antonio Palocci.

Dilma reservou o período da tarde para se encontrar com os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Ela também recebe o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

A presidente encerra o dia recebendo os ministros das áreas política e econômica para a reunião de coordenação.

Feriado de Ano Novo com 96 acidentes nas estradas cearenses

O feriado de Ano Novo foi marcado por 96 acidentes nas estradas, segundo dados das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual no Ceará. Ao todo, ocorreram 7 mortes, sendo 4 nas BRs e mais 3 nas CEs.

Somente a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 56 acidentes neste feriadão de Ano Novo, com 47 feridos e 4 mortes, sendo duas no dia 31 e outras duas no primeiro dia de 2011. A operação montada nas BRs teve início à zero hora do dia 30 de dezembro e foi finalizada à meia noite deste domingo (2).

Já a Polícia Rodoviária Estadual registrou 40 acidentes nas CEs, dos quais resultaram 23 feridos e 3 mortes. Uma pessoa morreu no dia 31 e outras duas no dia 1º. Os números foram contabilizados das seis horas da última sexta (31) até a meia noite de ontem.

Senador Eliseu Resende morre aos 81 anos em São Paulo


O senador Eliseu Resende (DEM-MG) morreu neste domingo (2), aos 81 anos, em São Paulo. Ele tratava um tumor no intestino e estava internado desde o dia 30 de novembro no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.

Ele descobriu o tumor quando foi internado para fazer um check-up. Passou por duas cirurgias, nos dias 8 e 24 de dezembro. No sábado (1º), apresentou insuficiência renal.

Segundo a assessoria do senador, Eliseu Resende morreu às 20h. O velório deve ser na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Engenheiro civil nascido em Oliveira (MG), Resende foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) de 1967 a 1974, ministro dos Transportes no governo de João Figueiredo, de 1979 a 1982, e assumiu o Ministério da Fazenda no governo Itamar Franco. Também presidiu Furnas e Eletrobras. 

Foi eleito deputado federal em 1994, 1998 e 2002. Em 2006, elegeu-se senador.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ibama apreende 200 aves silvestres na região Centro Sul do Ceará

O Ibama apreendeu cerca de 200 aves que estavam em cativeiro nos municípios de Icó, Orós, Acopiara e Iguatu, região sul do estado do Ceará. Quatro pessoas foram presas em flagrante. A operação foi realizada em parceria com a Polícia Ambiental e Polícia Militar.

Segundo o Ibama, foram apreendidos 46 canários da terra, 65 aves aquáticas, 40 galos de campina, oito corrupiões e 41 outras espécies de aves. Os criadores das aves serão autuados e irão responder processos penais e administrativos.

Além dos animais, na operação foram apreendidas 150 gaiolas e duas redes que eram utilizadas para capturar aves aquáticas. O material será incinerado.

O POVO Online

Cid Gomes vai convidar Ciro para governo do Ceará

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), vai convidar o irmão Ciro Gomes (PSB) para assumir um cargo executivo no governo do Estado.
Durante a composição do quadro ministerial, Ciro foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para assumir a Integração Nacional, cargo que ocupou no governo Lula.

O deputado federal, no entanto, preferia a pasta da Saúde, e acabou ficando fora do governo federal.
De acordo com a assessoria do governador cearense, Ciro será convidado a ocupar a chefia da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) do Pecém. A ZPE será uma empresa de economia mista e seu modelo de gestão ainda está sendo elaborado.

O convite deve ser feito, segundo a assessoria, na terça-feira, quando o governador retorna de Brasília, onde acompanhou a posse da presidente Dilma.

A ZPE de Pecém será instalada em uma área de 4.271 hectares, no município de São Gonçalo do Amarante, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a cerca de 60 km de Fortaleza.

As ZPEs são distritos industriais voltados para o mercado externo, onde as empresas operam com isenção de impostos e liberdade cambial.

Michel Temer diz que sua mulher não é a Carla Bruni brasileira

A beleza de Marcela Tedeschi Temer, 27, ex-Miss Campinas e vice-Miss São Paulo (2002) e mulher do vice-presidente Michel Temer, foi um dos assuntos da posse que mais repercutiram desde ontem no Twitter. 

A ex-modelo chama a atenção também por ser 43 anos mais nova do que o marido. Marcela acompanhou Temer durante toda a cerimônia de posse.
Neste domingo, ao sair do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após visitar o ex-vice presidente José Alencar, Temer disse que a sua mulher não seria uma espécie de Carla Bruni brasileira. 

"Ela é discretíssima, é minha mulher e mãe do meu filho [Michel, 2]", comentou. 

Temer conheceu Marcela no início da década durante um churrasco em Paulínia, no interior de São Paulo, e se casaram em 2003. 

Ex-modelo Carla Bruni é a mulher do presidente francês Nicolas Sarkozy.

Vice-governador empossará o secretariado

O vice-governador Domingos Filho dará posse ao novo secretariado, a partir das 16 horas desta segunda-feira, no Palácio Iracema. Ele comandará o ato porque o governador Cid Gomes (PSB) encontra-se em Brasília, onde vai conferir a posse de vários ministros, entre os quais, a de Leônidas Cristino na Secretaria Especial dos Portos, marcada para as 17 horas desta segunda-feira.

A posse coletiva já chega como um primeiro recado: Cid quer todo mundo trabalhando, como deixou claro em seu discurso de posse lido na Assembleia Legislativa.

Eliomar de Lima

De volta ao ABC, Lula acena para o povo


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acenou às 11 horas deste domingo, 2, para um grupo de jornalistas e populares que estavam em frente ao seu prédio em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Foi sua primeira aparição pública desde que retornou ontem à noite para casa, onde foi recebido com uma festa organizada pelo PT e pelo prefeito da cidade, Luiz Marinho, que lhe entregou simbolicamente a chave da cidade.

Aécio critica a ausência de Minas na equipe de Dilma

O senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) criticou a composição do ministério da presidente Dilma Rousseff, ao afirmar que Minas Gerais foi excluída politicamente do primeiro escalão do governo federal.

Aécio elogiou o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-aliado, Fernando Pimentel (PT), mas disse que a escolha de seu nome para a pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior foi feita como parte da cota pessoal da presidente.

“Eu vejo que Minas, do ponto de vista político, ficou excluída do atual governo. Eu espero que isso não signifique a exclusão dos investimentos que nós precisamos ter em Minas, nas nossas rodovias, no metrô de Belo Horizonte, nos nossos aeroportos, na saúde e na educação”, disse.

Pistoleiro cearense é solto por Justiça do Piauí

A Justiça do Piauí mandou soltar o pistoleiro cearense Marcos Antônio Solano Feitosa, o “Marcos Baladeira”, acusado de homicídios nos estados do Ceará, Piauí, Goiás, Bahia e Rio de Janeiro.  Ele havia sido preso no último dia 22, em Porto Velho (RO), por policiais piauienses da Cico (Comissão Investigadora do Crime Organizado). No Ceará, o pistoleiro também responde por crime de estelionato.

A soltura de Marcos Baladeira pegou de surpresa até o seu advogado de defesa, depois que um outro advogado conseguiu o habeas corpus, junto ao desembargador de plantão de fim de ano. Segundo a Polícia do Piauí, o cearense também agenciava outros pistoleiros, principalmente seus primos.

Superlotação de presos - Sindicato denuncia caos nas delegacias


O temor de novas fugas e motins nas delegacias da Capital, que sofrem com a superlotação de presos dos xadrezes, mobilizou o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpoce). A presidente do órgão que representa a categoria, inspetora Inês Romero, disse à Reportagem que a situação da Polícia Civil atualmente é insustentável.

"Sinceramente, nunca vi a Policia Civil num estado tão deplorável. Isso se reflete em altos índices de crimes como assalto, latrocínio, homicídio e tráfico de drogas. Porque você pode colocar nas ruas cinco, dez, 20 mil policiais militares que não vai resolver o problema. Porque quem investiga é a Policia Civil, sem ela, não há inquérito, não há bandido preso".

De acordo com Inês Romero, além do efetivo reduzido e da falta de estrutura nas delegacias, o maior problema da instituição, atualmente, são os presos superlotando as delegacias. "O doutor Luís Bessa Neto (juiz titular da Vara Única de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios) determinou que eles (detentos) não poderiam mais entrar nos presídios porque estavam ultrapassando um percentual de 10 % a mais do que um presídio poderia conter", afirmou a sindicalista.

A presidente do Sinpoce explica que, sem poder serem transferidos para os presídios, os detentos estão ficando sob a custódia da Polícia Civil.

Lotados

Inês disse argumentou não ser função dos policiais custodiar presos. "Temos delegacias, como o 34º DP (Centro), com todos os xadrezes lotados, onde não cabe mais ninguém".

DN

Produtores do Ceará fazem a colheita da melancia

Os agricultores afirmam que a produção em área irrigada da fruta aumentou, assim como a procura pela versão sem sementes das melancias. O cultivo está cada vez mais profissional.


G1

Falta de preservativos ameaça luta contra Aids


A luta contra a Aids enfrenta um novo desafio: a incapacidade mundial de produzir a quantidade necessária de preservativos. “Não há camisinhas para todos”, afirma o representante do Programa das Nações Unidas para Aids (Unaids), Pedro Chequer.

Pelos cálculos da Unaids, se metade da população de 15 a 49 anos usasse camisinha uma vez por semana, seriam necessários 42,250 bilhões de preservativos por ano – quantia 2,7 vezes maior do que a produção mundial, de 15,35 bilhões anuais. A dificuldade de governos para aquisição do produto já começa a ser sentida. Quando licitações envolvem grande quantidade de preservativos, há um número menor de empresas capacitadas para a disputa.

O diretor da unidade de prevenção do Ministério da Saúde, Ivo Brito, afirma que o Brasil não enfrenta problemas para aquisição. Mas conta que o governo recusou a venda para países vizinhos interessados em comprar preservativos produzidos em Xapuri, no Acre.

A fábrica de Xapuri está longe de atender às necessidades do país. A unidade usa como matéria-prima borracha fornecida por seringueiros do Acre. “Esse formato não permite aumentar muito a escala da produção”, diz Brito. Atualmente, a unidade fabrica 100 milhões de unidades por ano. Há potencial para que essa quantidade seja duplicada.

O problema é que, com elevação da procura e queda da oferta, a camisinha poderá ficar mais cara. “Já é hora de se investir em fábricas no mundo”, afirma Brito. “Uma eventual dificuldade de acesso poderia colocar em risco todo trabalho de convencimento para uso de preservativos.”

Com informações da revista Veja

Mulher de Temer vira um dos tópicos mais comentados no Twitter

Mulher do vice-presidente Michel Temer, Marcela Temer ganhou destaque no Twitter durante a posse da presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

No final da tarde deste sábado (1º), ela chegou a ocupar o terceiro lugar entre os tópicos mais comentados no Twitter mundial, atrás somente de outros tópicos sobre a posse de Dilma e sobre o Ano Novo no Brasil e no mundo.

Hoje com 27 anos, Marcela se casou com o então presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer (PMDB-SP) em 2003.

Na época, Temer tinha 62 anos, e ela, 21 anos. Marcela é formada em Direito e mãe de um filho, também chamado Michel.

Durante o período eleitoral, ela gravou em vídeo um depoimento para o site da campanha de Dilma, no qual fala sobre a importância de uma mulher presidente e do papel do vice-presidente.

Marcela, que antes do casamento assinava o sobrenome Tedeschi de Araújo, já participou de concursos de miss no passado.

Foi eleita Miss Campinas em 2002, e ficou em segundo lugar no Miss Estado de São Paulo no mesmo ano.

Marcela Temer é destaque no Twitter

sábado, 1 de janeiro de 2011

Mulher é presa ao tentar entrar no IPPS com cocaína escondida no ânus

Geysa Rodrigues Costa, de 28 anos, foi presa, ontem (31), por agentes penitenciários, ao tentar entrar com cocaína no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ela tentou passar pela revista mas ficou nervosa ao ser interrogada pela agente penitenciária. A mulher estava com quatro pacotes de droga no Ânus.
Cada pacote, que é chamado pela polícia de “pião”, continha cerca de 80 gramas de cocaína. Geysa Costa iria entregar a droga ao companheiro dela, de nome não revelado. A mulher recebeu voz de prisão e foi levada à Delegacia Metropolitana de Maracanaú.

Cid Gomes é empossado governador do Estado


Com mais de uma hora de atraso, a cerimônia de posse do governador reeleito Cid Gomes (PSB) e do vice-governador, Domingos Filho (PMDB), foi realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, na manhã deste 1º de janeiro de 2011. A solenidade estava prevista para iniciar às 9h, mas só começou por volta das 10h10min.

Após ser empossado pelo presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB), Cid discursou para cerca de 400 convidados, entre jornalistas, autoridades, deputados estaduais e senadores. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, chegou a solenidade no momento em que o governador discursava.

O pronunciamento de Cid Gomes começou pouco antes das 10h20min e durou aproximadamente 40 minutos. O governador afirmou que em 16 meses, o Ceará terá a melhor rede de saúde pública do Brasil. Ele falou também de projetos de infraestrutura, além do polêmico Aquário, que segundo ele, vai fomentar o setor turístico do Estado.

De Fortaleza, Cid viaja para Brasília, onde vai acompanhar a posse da presidenta Dilma Rousseff. Ele retorna à capital  na terça-feira (4).

Dilma pode contar com apoio dos governadores do PSDB, diz Perillo

O presidenta Dilma Rousseff poderá contar com o apoio dos governadores de partidos de oposição, afirmou neste sábado o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Depois de participar da posse de Dilma no Congresso Nacional, o ex-senador disse que fará tudo para colaborar com o novo governo na promoção do desenvolvimento do país e na realização de reformas, como a política e tributária.

“Governo não faz oposição a governo. Vou sugerir que a presidenta leve a cabo as reformas tão necessárias para que o país possa mudar definitivamente seu perfil e gerar cada vez mais oportunidades”, disse Perillo. Ele acrescentou que todos os governadores tucanos pensam da mesma forma.

“De minha parte, farei tudo para colaborar com o meu país. A oposição não deve ser ao país. Cabe ao parlamente fiscalizar, à oposição fazer oposição e aos governadores e à presidenta governar. Tenho certeza que essa é a opinião sensata de todos os governadores do PSDB”, afirmou.

Um dos principais líderes da oposição no Senado durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Perillo prometeu colaborar com a nova presidenta. “Vamos, com toda a sinceridade, buscar colaborar com a presidenta e estamos certos de que vamos viver um bom tempo de relacionamento maduro e democrático das nossas instituições.”

O tucano disse esperar que Dilma tenha uma relação respeitosa com a oposição e com as demais instituições. “Estou certo de que o discurso que a presidenta fez será levado a cabo e ela procurará unir as forças todas do Brasil para que possa avançar sem ódios, sem hipocrisias, avançar no sentido de valorizar a cidadania e respeitar a dignidade dos brasileiros”, disse Perillo.