terça-feira, 23 de novembro de 2010

Agricultor comete suicídio em Mombaça

Na tarde desta segunda-feira, 22, por volta das 17h30 policiais militares, pertencentes ao PPM da cidade de Mombaça, receberam ligações telefônicas, informando que ocorrera um suicídio (por meio de enforcamento) no Sítio Trapiá, distante cerca de 40 km da sede daquele município.

Após tomar conhecimento do fato, compareceu ao local uma composição daquele PPM, através da VTR CP 2472, composta pelos policiais CB L Pinheiro, CB Alberto e o CB Erivan onde identificaram a vítima do fato como sendo agricultor Jose Alves Cavalcante, de 44 anos, o qual havia praticado suicídio, enforcando-se no interior de sua residência.

Os familiares da vítima informaram aos PM´s que o mesmo sofria de depressão. Que o Rabecão foi acionado para conduzir o corpo para o IML da cidade de Quixeramobim, para a realização do exame cadavérico na vítima em questão.

Serra deve assumir presidência de instituto do PSDB

O candidato derrotado José Serra deverá assumir a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV) de estudos e pesquisas do PSDB. Esta é a alternativa que os tucanos vislumbram para reservar a Serra um espaço confortável na estrutura partidária, que lhe permita agir como oposição tucana e não afronte as resistências à ideia de abrigá-lo na presidência da legenda, como ocorreu depois da eleição de 2002. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

O tucano avalia que a saída tem múltiplas vantagens, a começar por livrar Serra do título de "candidato derrotado", conferindo-lhe um posto de "presidente" sem aprofundar o racha entre paulistas e mineiros ligados ao senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG). Além de ser um instituto que fica acima da legenda, o ITV tem a vantagem de ser a única estrutura que tem recursos próprios, pois conta com repasses legais e obrigatórios do partido. No cargo de presidente, Serra vai gerir um orçamento que este ano beirou os R$ 4 milhões, suficientes para contratar uma pequena equipe de assessores.

ONU diz que epidemia de aids pode ter chegado ao auge

Estima-se que 33,3 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus da aids no mundo, mas a epidemia está começando a se desacelerar e até a ser revertida, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela ONU.

O total de soropositivos em 2009 era ligeiramente inferior aos 33,4 milhões do ano anterior. Mas estima-se que cerca de 10 milhões de pacientes em países pobres não tenham acesso a medicamentos importantes para controlar a doença.

Crianças e grupos marginalizados, como usuários de drogas e profissionais do sexo, também têm menos chances de receber tratamento do que os demais pacientes, de acordo com o relatório da Unaids (agência da ONU para o combate à doença).

"Pela primeira vez, podemos dizer que estamos rompendo a trajetória da epidemia de aids. Paramos e começamos a reverter a epidemia. Menos gente está sendo contaminada com o HIV, e menos gente está morrendo de aids", disse Michel Sidibé, diretor-executivo da Unaids.

Desde o início da epidemia, na década de 1980, mais de 60 milhões de pessoas já foram contaminadas pelo vírus, e quase 30 milhões morreram. A aids pode ser controlada com remédios, mas não há cura.

O relatório da Unaids diz que a taxa de novas contaminações caiu quase 20 por cento nos últimos dez anos, e que a queda na incidência foi ainda mais acentuada - acima de 25 por cento - entre os jovens nos 15 países mais afetados, o que mostra uma disseminação das práticas sexuais mais seguras.

Mesmo assim, ainda há duas pessoas sendo contaminadas para cada paciente que começa a ser tratado. "Há poucos anos, havia cinco novas infecções para cada duas pessoas que iniciavam o tratamento", disse Sidibé por telefone. "Estamos reduzindo a lacuna entre prevenção e tratamento."

Mas ele salientou que não é o caso de declarar "missão cumprida" contra a aids, pois há preocupação com a redução nas verbas para o combate à doença, que em 2009 se mantiveram estáveis pela primeira vez.
A Unaids disse que havia em 2009 cerca de 15,9 bilhões de dólares disponíveis para o combate à doença, ou 10 bilhões de dólares aquém do necessário.
"A demanda está superando a oferta. Estigma, discriminação e leis ruins continuam representando obstáculos às pessoas que vivem com HIV e a pessoas marginalizadas", disse Sidibé.

Inquéritos ainda estão inconclusos


As operações da Polícia Federal para investigar irregularidades ligadas a desvio de recursos federais, em prefeituras cearenses, permanecem em fase de análise do material coletado. Conforme a Controladoria Geral da União (CGU), que auxilia a Polícia Federal no trabalho, já foi concluída a fase de apreensão das provas, restando agora a análise de toda a documentação apreendida. Os resultados das apurações seguem, até a conclusão desta etapa, em segredo de Justiça, mas novos desdobramentos podem acontecer.

Desde o fim do ano passado, quatro operações da Polícia Federal foram realizadas em prefeituras cearenses. A primeira, Gárgula, foi deflagrada em dezembro de 2009 e resultou na prisão de 15 supostos envolvidos em irregularidades na aplicação de recursos federais repassados aos municípios de Aquiraz, Eusébio e Guaramiranga, por intermédio de convênios.

Em março deste ano, foi deflagrada a operação Província, que teve como objetivo investigar fraudes de licitações em prefeituras cearenses. Menos de dois meses depois, foi deflagrada mais uma operação, denominada Gárgula II, que investiga o desvio de recursos federais nos municípios de Maracanaú, Itaitinga, Aracati, Fortim, Cariús, Beberibe, Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixeré, Miraíma e Pacujá.

CE supera R$ 1 bi para habitação

O ano de 2010 está sendo considerado o melhor de todos os tempos para a Caixa Econômica Federal no que concerne ao crédito imobiliário. De janeiro até o dia 11 de novembro foram emprestados pelo banco R$ 1,059 bilhão para a compra da casa própria no Ceará. O valor supera em 63,7% os R$ 647,5 milhões conferidos durante todo o ano passado, período que, segundo a instituição financeira, detinha o melhor desempenho da história. Entretanto, somente nos sete primeiros meses deste ano, o resultado de 2009 foi ultrapassado.
Conforme explica o superintendente regional da Caixa, Gotardo Gurgel, os bons números do crédito imobiliário estão relacionados ao equilíbrio da economia brasileira. "O aquecimento do mercado foi baseado em alguns fatores cruciais, como uma maior desburocratização do processo; mais conhecimento, por parte da população, acerca das modalidades de crédito; e pelas vantagens do financiamento habitacional, além do aquecimento da construção civil com os novos lançamentos", diz.

A menos de um mês e meio para o fim do ano, a Caixa Econômica espera ainda anunciar em seu balanço final do financiamento da casa própria uma cifra mais inchada para o crédito imobiliário, em torno de R$ 1,3 bilhão no Estado.

O montante liberado pela Caixa em 2010 é relativo à assinatura de 19.725 contratos, que devem beneficiar, em média, 80 mil cearenses. Em 2009, quando foram emprestados R$ 647,5 milhões, foram efetivadas 12.050 operações e favorecidas 48.200 pessoas. Segundo a instituição, os empréstimos com recursos da caderneta de poupança (SBPE), no ano, somaram R$ 401,8 milhões em 7.597 imóveis; ou 38% do contratado até agora. Nos financiamentos realizados a partir do FGTS, foram aplicados R$ 358,2 milhões em 5.296 operações. Foram aportados ainda R$ 285 milhões, em 6832 contratos, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e R$ 14,7 milhões com recursos do Orçamento Geral da União.

Minha Casa

Informações divulgadas pelo Ministério das Cidades mostram que até o último dia 12 de novembro foram contratadas, pela Caixa Econômica, 12.142 unidades no Programa Minha Casa, Minha Vida, em todas as faixas de renda, no Ceará. O número corresponde a apenas 1,5% dos acordos firmados em todo o País, que somaram 783.831 habitações em 2010.

Especulação sobre equipe de Dilma gera `mal-estar´ entre investidores, diz ´FT´

Para jornal, Guido Mantega tem uma linha mais `desenvolvimentista´ As especulações sobre a formação da equipe econômica da presidente eleita, Dilma Rousseff, vêm provocando um "mal-estar" entre os investidores, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário econômico britânico Financial Times.

O jornal observa que a permanência do atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, é dada como praticamente certa, mas que crescem os rumores de que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não deverá ser mantido no cargo por Dilma.
"Os investidores estão ansiosos para saber quem ela (Dilma) escolherá para os principais postos ministeriais para ter uma indicação de como ela pretende lidar com várias questões econômicas urgentes, incluindo uma moeda sobrevalorizada, uma inflação em alta e a piora das contas públicas", afirma o texto.

Segundo o jornal, Dilma "já deixou claro que ela decidirá as políticas, não seus ministros", mas as recentes especulações na mídia sobre o futuro de Meirelles "vêm alimentando uma crescente sensação de mal-estar sobre a direção da política econômica".

`Desenvolvimentista´ O FT comenta que durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a ortodoxia de Meirelles compensava a ala mais "desenvolvimentista" do governo representada por Mantega.

"Ao nomear Mantega primeiro, dizem os analistas, Rousseff sinalizaria um apoio à ala menos ortodoxa do atual governo", diz o jornal.

A reportagem afirma que, segundo os analistas, mesmo se permanecer no cargo, Meirelles não teria a mesma autonomia da qual gozou nos últimos oito anos e que desde que condicionou sua permanência à manutenção da independência do Banco Central, começaram os rumores sobre sua saída.
O diário comenta que um possível nome para substituir Meirelles seria o do diretor do BC Alexandre Tombini, que teria aceitação entre os investidores, mas um perfil menos ortodoxo que o do atual presidente do banco.

O FT observa ainda que Dilma já afirmou que não fará mudanças nos três pilares da recente prosperidade brasileira: "um regime de câmbio flutuante, metas de inflação e constantes reduções na dívida pública".
"Mas investidores têm ficado agitados pelos eventos recentes, incluindo a intenção declarada por Rousseff de reduzir as taxas de juros do Brasil a 2% ao ano após a inflação, do atual nível de cerca de 5,7%", diz o jornal.

Patrimônio histórico tem R$ 20 mi para conservação

O Banco do Nordeste (BNB) financiará a recuperação de imóveis privados, situados em 53 municípios de sua área de atuação, que participam do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC - Cidades Históricas) e estão próximos às agências do BNB. No Ceará, serão atendidas as cidades Aracati, Barbalha, Fortaleza, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará. Os recursos, no montante de até R$ 20 milhões, são oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O financiamento está previsto para a partir de 2011 por meio de contrato de prestação de serviços entre o BNB e o Iphan, em solenidade realizada em Brasília, com a participação de diretores das instituições e dos presidentes do BNB, Roberto Smith, e do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

Pela parceria firmada, o BNB, na qualidade de instituição financeira pública federal, irá prestar serviços técnicos e operacionais necessários para a liberação do financiamento para recuperação de imóveis privados nas cidades participantes.

Nos próximos 20 dias, técnicos e secretários das Prefeituras dos cinco Municípios contemplados serão treinados por agentes do BNB e do Iphan. Na prática, a informação sobre essa modalidade de financiamento pelo BNB ainda não chegou às administrações municipais.

Iguatu - Negados pedidos da defesa do ex-PM Daniel Bezerra

O juiz titular da Primeira Vara da Comarca de Iguatu, José Batista de Andrade, indeferiu, ontem, o pedido de nova perícia solicitada pela defesa do ex-capitão da Polícia Militar, Daniel Gomes Bezerra, acusado de ter assassinado, a tiro, os irmãos Leonardo e Marcelo Moreno Teixeira, ambos acadêmicos de Medicina. O duplo homicídio ocorrei em 2007. Desde então, Bezerra é mantido na cadeia, nesta Capital, e, por decisão do governador Cid Gomes, já foi expulso das fileiras da PM.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a defesa do acusado havia pedido que fosse realizada uma perícia na camisa que o ex-militar usava no dia do crime. Queria com isto provar que, entre o ex-capitão e as vítimas, houve uma luta corporal antes de serem efetuados os tiros que mataram os irmãos.

O juiz já havia, anteriormente, negado o pedido da defesa para que fosse realizada a perícia, assim como também negou o pedido de reconstituição do crime. "Considerando a ação deletéria do tempo sobre a memória dos fatos, que datam de quase quatro anos, entendo não ser razoável o acolhimento do pleito", declarou o juiz ao indeferir o pedido da reconstituição.

O magistrado, no entanto, aceitou o pedido para que a camisa do réu seja novamente anexada ao processo. Porém, no mesmo despacho ordenou a redução no número de testemunhas arroladas pela defesa, de oito para, no máximo, cinco. O advogado terá cinco dias para relacionar as testemunhas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sítio Canto Alegre em Acopiara será beneficiado com sistema de abastecimento de água

Com recursos do Projeto São José, a Cagece emitiu três ordens de serviço para obras de abastecimento rural, no valor total de R$ 585.689,99. 

Serão beneficiados os municípios de Acopiara (Sítio Canto Alegre), Boa Viagem (São Pedro e Varzinha) e Cedro (Baixio do Bento). As obras atenderão a 161 famílias, com obras previstas para serem entregues até fevereiro de 2011.

O Projeto São José beneficia, com água tratada, comunidades que têm entre 50 e 250 habitantes e possuem associações organizadas. Outro ponto importante para que obra seja realizada é que o manancial já esteja definido.

via Iguatu.net

Decisão inédita do STJ beneficia empreiteiras

Uma decisão sem precedentes, que contraria entendimento anterior e posterior do tribunal, poupa as principais empreiteiras brasileiras da mais ampla investigação policial já desencadeada sobre irregularidades em obras públicas no país. Levantamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) feito a pedido da Folha mostra que é inédita a decisão da presidência do tribunal que, desde janeiro, suspendeu a Operação Castelo de Areia. A ordem para interrupção do processo levou a assinatura do então presidente do tribunal, Cesar Asfor Rocha.

A justificativa de Asfor para a decisão foi o uso de uma denúncia anônima para pedir autorização para instalar escutas telefônicas “genéricas”. A Procuradoria de São Paulo sustenta que houve investigação preliminar. Segundo a pesquisa feita pelo STJ, foram tomadas até hoje 33 decisões liminares (urgente e provisória) pela presidência do tribunal que citam denúncias anônimas.

Mas nunca o presidente da corte suspendeu uma ação penal nessas situações, exceto no caso dos empreiteiros. O pedido deles foi aceito, e a Castelo de Areia foi travada. Esse inquérito da Polícia Federal apura fraudes em concorrências, superfaturamento de contratos e pagamentos de propina, além do uso do dinheiro arrecadado pelo esquema para irrigar o caixa de partidos e mais de 200 políticos. A operação foi suspensa a pedido de uma das construtoras investigadas, a Camargo Corrêa.

Ex-presidente diz ser “absurdo” não instaurar a ação

A Folha procurou os cinco presidentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que tomaram decisões favoráveis ao andamento de ações que citam denúncias anônimas, incluindo o próprio ministro Cesar Asfor Rocha. Apenas o ex-presidente Edson Vidigal atendeu o pedido de entrevista. Segundo ele, “é um absurdo que uma ação não seja instaurada porque partiu de fonte anônima, mesmo que tudo seja verdade”, disse.

Secretário de Cabral é citado em lista de repasses de empreiteira

Braço direito do governador reeleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), Wilson Carlos de Carvalho caiu na rede da Castelo de Areia -investigação da Polícia Federal que teve como foco operações supostamente irregulares da Camargo Corrêa em obras públicas. Carvalho foi coordenador da campanha de Cabral à reeleição e é seu secretário de Governo.

A pedido da Procuradoria da República de São Paulo, procuradores no Rio apuram indícios de pagamento de R$ 843,5 mil a Carvalho, em 2008, pela Camargo Corrêa, o que estaria relacionado a contratos das obras do metrô do Rio de Janeiro. A Castelo de Areia e seus desdobramentos, contudo, estão suspensos por uma liminar obtida em janeiro no STJ (Superior Tribunal de Justiça) pela empreiteira.

Safra 2011 – Governo começa a distribuir sementes a partir de 3 de dezembro

A Secretaria do Desenvolvimento Rural definiu a data para a arrancada do programa de distribuição de sementes selecionadas de olho no próximo inverno: dia 3 de dezembro, a partir da Região do Cariri onde, tradicionalmente, começa a chover no Ceará.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural, Antônio Amorim, serão disponibilizadas cinco mil toneladas de sementes de feijão, arroz, milho, algodão, sorgo, mamona e maniva de mandioca. A meta é colher safra de 1,3 milhão de toneladas.

A Funceme já deu sinal de que a quadra chuvosa promete ser das melhores. E viva São Pedro!

(Coluna Vertical, do O POVO)

TJ-CE – Processos serão virtualizados a partir do dia 6 de dezembro

A remessa do acervo processual do Tribunal de Justiça do Ceará para o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), ferramenta de gestão dos autos eletrônicos, começa a ser feita no próximo dia 6. Desde julho deste ano, o processo informatizado funciona no Fórum Clóvis Beviláqua, especificamente nas Varas da Fazenda Pública, de Execuções Fiscais e de Execução Penal.

O presidente do TJ, desembargador Ernani Barreira, destacou que a virtualização foi conduzida por servidores do tribunal. “Estamos fazendo um projeto único no mundo. O próximo presidente (do TJCE) vai gerir o único Tribunal do mundo totalmente virtualizado”.

O gerente da informatização processual no 2º Grau, Pedro Cavalcante, explicou que a virtualização teve início, no último dia 29 de setembro, com a implantação do SAJ, que substituiu o sistema para processos físicos (papel).

A expectativa é que a migração dos processos para o novo sistema seja concluída no dia 24 de janeiro próximo. Inicialmente, segundo Pedro Cavalcante, haverá movimentação de processos físicos e eletrônicos no 2º Grau e, paulatinamente, todo o acervo do TJCE será digitalizado. Essa etapa tem previsão para ser concluída em 25 de março de 2011.”

Site do TJ-CE

Paralamas do Sucesso fará show em Iguatu


Na inauguração da quadra de esportes da Barra na manhã deste domingo, 21, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, anunciou a vinda de uma das maiores bandas do país, estamos falando de Paralamas do Sucesso, que estarão se apresentando em Iguatu no projeto Férias do Ceará 2011 que pertence ao Governo Estadual. A data do show é o dia 07 de janeiro.

“ É uma das maiores atrações que estarão se apresentando nesta edição do projeto Férias do Ceará. E o nosso governador Cid Gomes oferece este presente nas férias para o nosso povo de Iguatu e de toda região. Sabemos que o Paralamas do Sucesso possui um grande fã clube em todo o estado e por isto temos a certeza de um grandioso público que a nossa cidade irá receber neste show” declarou Agenor Neto.

Homem é preso após ameaçar a própria irmã com uma arma

Ontem, por volta das 10 horas da manhã, a viatura do Ronda foi informada, que o senhora Antonia Luiza de Amorim estaria sendo ameaçada pelo seu irmão.

Policiais do Ronda através da viatura 1268 composta pelos policiais: Ary, Isaac e Rafael foram ao local da ocorrência, na vila Lagoinha onde  prenderam o agricultor José de Freitas Amorim. 

O mesmo estava de posse de um revólver calibre 32, marca Taurus, numeração 49603.

Cadáver é encontrado com perfurações à faca em Acopiara

Ontem, por volta das 11h30min, a polícia encontrou um corpo no sitio Riacho Verde, dentro de um açude. A vitima foi o agricultor Antonio Batista Lopes, 33 anos.

Ele foi morto com várias perfurações à faca. Segundo informações do irmão da vítima, o mesmo estava desaparecido desde o último sábado. O autor ou autores do delito não foram identificados.

Líderes na Câmara defendem reajuste de salários por `questão de justiça´

Ainda que reconheçam a impopularidade da medida, líderes do governo e da oposição na Câmara dos Deputados defendem reajustes nos salários para a legislatura com início em 2011, mas divergem sobre como fazê-lo. Enquanto o petista Cândido Vaccarezza (SP) alega que a Casa gasta abaixo de seu Orçamento, o tucano João Almeida (BA) prefere um corte nas verbas de gabinete para bancar o aumento.

O desejo de deputados e senadores, manifestado nos bastidores, é de elevar seus salários em pelo menos 18%, para repor a inflação dos últimos três anos. No início da atual legislatura, em 2007, não havia um reajuste definido pelos antecessores e, por isso, os congressistas acabaram decidindo quanto ganhariam já no mês seguinte. Agora serão definidos os pagamentos para parlamentares que assumem em fevereiro.

Em campanha para ser presidente da Câmara, Vaccarezza alega que é justo um aumento sem corte de verbas de gabinete –que ultrapassam R$ 60 mil por deputado–, uma vez que a Casa gasta menos do que seu orçamento. Juntos, Câmara e Senado custam mais de R$ 6 bilhões anuais aos cofres públicos. Esse custo, de acordo com a ONG Transparência Brasil, é proporcionalmente um dos mais altos do mundo.

Nós temos uma das únicas instituições que gastam menos do que têm em orçamento e o aumento é justo", disse o líder do governo ao UOL Notícias. "A inflação afeta os parlamentares, e se passaram quatro anos sem reposição. Não precisa haver um corte de verba de gabinete para pagar algo que já está lá, porque gastamos menos do que esses R$ 6 bilhões", afirmou Vaccarezza, sem especificar em quanto está a diferença.
Líder do PSDB, Almeida defende corte nas verbas de gabinete e também a equiparação dos salários dos parlamentares com o dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que são o teto do funcionalismo público brasileiro. Os magistrados recebem R$ 26,7 mil, mas não contam com uma série de benefícios oferecidos aos parlamentares, como cota de passagens aéreas e as famigeradas verbas de gabinete.

Juiz Nicolau ainda tenta obter indenização do SBT

O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto interpôs embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal, inconformado com acórdão que não deu seguimento a recurso em ação de indenização por dano moral movida contra o SBT. O principal personagem do escândalo da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo alega que os apresentadores Carlos Massa ("Ratinho") e Hebe Camargo o teriam ofendido em 2000, quando ainda não havia sido imposta nenhuma condenação ao magistrado.

Segundo os advogados do ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, "por decorrência destas ofensas descabidas e inoportunas é que gerou-se a consciência coletiva sobre um crime que não se comprovou e do qual se impôs punição para a satisfação da imagem deturpada gerada destas ofensas públicas" ao então juiz aposentado, "após relevantes serviços prestados ao País e ao Poder Judiciário, sem nunca ter sofrido qualquer procedimento Administrativo ou Judicial".

Ainda segundo a peça da defesa, "não está em questão o fato de [Nicolau] ser ou não culpado das acusações que lhe foram impostas, ou mesmo que venham a ser verdadeiras as acusações de roubo de R$ 170 milhões, ofensas de `ladrão´, `lalau´, `quadrilheiro´, `velhinho sem vergonha´, muito menos o direito de informação da imprensa".
Nicolau argumenta que não tem cabimento a invocação da Súmula 279 pela Primeira Turma do STF sobre "fatos e provas incontroversas nos autos". O relator é o ministro Ricardo Lewandowski e a decisão foi unânime.

No acórdão, o STF cita decisão de primeiro grau, afirmando que "não há comprovação de que as expressões "Lalau", "Ladrão", tenham sido criadas pela ré [SBT] ou mesmo pelos apresentadores dos programas por ela transmitidos".

Em julho de 2008, a juíza Angela Moreno Pacheco de Rezende Lopes, de Osasco (SP), julgou improcedente o pedido de indenização. Na sentença, ela afirma que "é incontroverso que o autor tornou-se ícone da corrupção no Brasil, e o crime cometido por ele foi comprovado e assim foi condenado a vinte e seis anos e seis meses de reclusão. No entanto, ajuizou a presente ação insurgindo-se contra expressões como `Lalau´, `Ladrão´, que na linguagem popular é um `ladrão´ e todos se referiam ao autor como `Lalau´, identificação até hoje conhecida".

A magistrada reconhece que, diante do desvio de dinheiro público, fato de interesse público envolvendo políticos, é "inegável o dever dos órgãos de comunicação divulgar tais acontecimentos".
O acórdão do STF observa que Nicolau dos Santos Neto, "sabidamente envolvido em escândalo financeiro, com sério dano ao erário federal, acabou por atrair para si um juízo de valor reprovável", e conclui que "notórios foram os atos praticados pelo autor que eram, quase que diariamente, veiculados na imprensa falada e escrita, referindo o apelante como `Lalau´ ou `Ladrão´, alcunha até hoje conhecida".

Remessa de dinheiro de filiais brasileiras no exterior é recorde

O caixa das empresas brasileiras tem sido reforçado por um fluxo recorde de remessas de dinheiro de suas filiais no exterior para o país, o que vem contribuindo para manter o real valorizado.

Essa tendência é nova e tem sido impulsionada por dois movimentos distintos. Desde 2009, as subsidiárias de empresas brasileiras no exterior vêm aproveitando para quitar dívidas contraídas no passado com suas matrizes.

Mas as filiais têm ido além de pagar o que devem. Há cerca de três anos, iniciaram um movimento até então incomum no mundo dos negócios globais e vêm fornecendo empréstimos às suas próprias matrizes no país.

Somados todos os fluxos financeiros de matrizes para filiais e vice-versa entre janeiro e setembro deste ano, restou um saldo positivo de US$ 11,4 bilhões para o Brasil.

Vereador diz em emissora de rádio que não haverá eleição na câmara de Icó

O vereador Ítalo da Paz (DEM) concedeu entrevista ao programa Rubens Brasil, no último final de semana, esclarecendo que não será candidato novamente a presidência da Câmara Municipal de Icó, conforme EDITAL DE CONVOCAÇÃO, com data prevista para o dia 27 de dezembro de 2010.

Por um motivo simples, esclarece o vereador: “Disputei em agosto passado. Venci o pleito. O resultado foi proclamado. Portanto, não haverá eleição, pois, já sou o futuro presidente a partir de janeiro de 2011, eleito por meus pares”.
O vereador ainda informou, a imprensa local, que se o atual presidente, vereador Ricardo Nunes, insistir na realização da eleição da câmara, acionará a justiça para barrar esta pretensão.

Então, pelo sim pelo não, parece-me que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Icó, após as discussões aqui anunciadas, deverá, ao final, ser decidida no Poder Judiciário.

Blog do Fabrício

Fauna nativa: Criatório legal de animais silvestres


Iguatu. Ainda é reduzido o número de pessoas que se dispõem a implantar uma unidade mantenedora ou conservacionista de criação e manejo de animais silvestres em cativeiro no interior do Ceará, devidamente legalizada e fiscalizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nesta cidade, na região Centro-Sul, há apenas dois instalados e igual número em processo de legalização. Mesmo assim, o escritório regional do Ibama observa que o número de interessados vem crescendo e vê esses criatórios como importante para a preservação da fauna silvestre.

A tendência atual, segundo o chefe do escritório regional do Ibama, em Iguatu, Fábio Bandeira, é de que cresça o número de criatórios conservacionistas de animais silvestres em cativeiro. A preferência dos criadores é por aves. Nesta cidade, há duas unidades mantenedoras, que se diferenciam do criador conservacionista por não ser permitida a reprodução das espécies.

domingo, 21 de novembro de 2010

Com torcidas unidas, Flu goleia São Paulo e recupera liderança com festa

Com os ouvidos no Barradão e os olhos na Arena Barueri, torcedores de Fluminense e São Paulo comemoraram juntos uma vitória carioca por 4 a 1 sobre os paulistas. 

Os visitantes celebraram a liderança, conquistada também graças ao tropeço do Corinhtians, e os torcedores paulistas vibraram com o prejuízo ao rival. 

O time carioca ficou com 65 pontos, garantiu matematicamente a vaga na Libertadores e voltou à primeira posição porque o Timão empatou com o Vitória por 1 a 1 no Barradão, no mesmo horário, e encerrou a rodada coim 64 pontos. 

O São Paulo, com 51, deu adeus ao objetivo de se classificar para a Libertadores e agora vai comemorar a Copa do Brasil. Na próxima rodada, o São Paulo encara o Atlético-GO, no domingo, no Serra Dourada, e o Fluminense joga contra o Palmeiras na Fonte Luminosa, no mesmo dia. 

Leia mais...

Iguatu se prepara para mais uma edição do "Natal de Luz"


O município de Iguatu já começa a ser preparado para mais uma edição do Iguatu Natal de Luz, um evento realizado pela prefeitura municipal, através das secretarias da Cultura e Turismo e Educação, em sintonia com os demais orgãos municipais.

Este ano a abertura acontecerá no próximo dia 03 de dezembro, e vai contar com a participação das dupla de palhaços Patati e Patatá, que vão participar da abertura num desfile que percorrerá as ruas da cidade, e logo em seguida farão um show na Praça da Matriz.

Outras atrações farão parte dessa grande festa no decorrer de todo o mês natalino, com destaques para as seguintes atrações: Carla Perez, com o seu número musical "Algodão Doce" - fará sua apresentação num trio elétrico percorrendo algumas ruas da cidade; Shows religiosos com a cantora gospel Aline Barros e com o padre da Igreja Católica, Antonio Maria.

Além dessas atrações, a  juventude iguatuense forrozeira também poderá se divertir com shows das bandas Forró do Muído, Solteirões e Aviões do Forró. O evento ainda contará com várias atrações culturais e artísticas com a participação de crianças e jovens que participam dos programas sociais do município.

Toda a programação deste ano e sua infraestrutura decorativa está voltada para atender ao público do município e de toda a região, transformando Iguatu na "Cidade Luz do Nordeste".

“Estamos preparando o maior evento natalino de todos os tempos e definitivamente transformando o nosso Iguatu na Cidade Luz do Nordeste. A ornamentação que iremos colocar em vários centros de lazer será belíssima, além disso, estamos trazendo grandes atrações para todas as famílias. Jovens, crianças e adultos poderão acompanhar o seu artista preferido totalmente grátis. Aproveitamos para convidar os nossos irmãos do Ceará e do restante do Brasil para visitarem Iguatu e se emocionarem com a mensagem de paz, para lembrarmos que neste período nasceu o nosso salvador Jesus Cristo”, disse o prefeito Agenor Neto. 
Iguatu Notícias

Presidente da AL vai retomar as discussões sobre a criação de novos municípios

De volta à Assembleia Legislativa após um curto período de férias pós-eleição, o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), vice-governador eleito, vai retomar, ainda este ano, as conversas em torno das questões ligadas à emancipação de distritos no Ceará. O peemedebista vai encontrar-se com o presidente do Tribuna Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gerardo Brígido, com o objetivo de discutirem uma data para a realização de plebiscito referente ao tema.

O encontro dos dois presidentes ainda não foi agendado, mas de acordo com Domingos Filho, a reunião vai acontecer ainda este ano. O parlamentar, um dos principais defensores da criação de novos municípios no Estado, também tenta uma negociação, no plano federal, para que haja possibilidade de ser realizada essa consulta à população, que atualmente está dependendo de uma Lei Complementar federal.

Na última quinta-feira, durante entrevista ao Diário do Nordeste, Domingos Filho avisou que, embora assuma a Vice-Governadoria a partir de janeiro do próximo ano, ele não vai deixar de lado as questões referentes às emancipações e pretende continuar fazendo parte das negociações sobre o tema.

O presidente do Legislativo cearense explicou que a questão das emancipações é algo "pactuado" com o governador Cid Gomes (PSB) e por isso, ele como vice-governador, também vai tratar do tema. "Eu vou procurar ajudar nisso, mas é o novo presidente da Assembleia Legislativa que deve liderar as negociações", explicou o deputado.

Acidente de trânsito faz mais uma vítima fatal em Acopiara

Um acidente de trânsito ocorrido ontem, por volta das 19 horas, na estrada que dá acesso ao distrito de São Paulinho em Acopiara vitimou fatalmente o agricultor Antonio Fernandes de Souza, 46 anos. 

Ele guiava uma moto titan quando perdeu o controle e caiu. 

Mesmo utilizando o capacete, um pedaço de madeira entrou na cabeça da vítima causando-lhe morte imediata. 

O corpo do agricultor está sendo velado em sua residência na vila Palmeira. O sepultamento está previsto para acontecer no final da tarde de hoje no cemitério de Acopiara.

Iguatu-CE: Estação de trem faz 100 anos

O badalado do sino, puxado por uma corda, era o aviso que o trem estava chegando. Na plataforma da estação, dezenas de moradores, sempre bem vestidos, dividiam o espaço e o sentimento de expectativa dos que esperavam e dos que estavam para chegar de mais uma viagem sobre os trilhos que cortavam o Sertão cearense e unia a Capital, no litoral, à região Sul, no Cariri. Durante décadas essa rotina se repetiu nesta cidade, que no último dia 5, comemorou o centenário de inauguração da ferrovia e da estação ferroviária.

A ferrovia tem uma importância histórica e foi fundamental para o crescimento de várias cidades do Interior, beneficiadas com a chegada do trem. Iguatu é uma delas. O trem chegou há 100 anos, em grande festa e acontecimento. A antiga Vila da Telha se transformou. Os negócios e o local se desenvolveram rapidamente.

O trem favoreceu o transporte de passageiros e de produtos agropecuários do Interior para a Capital. Deixava-se de conduzir mercadorias em lombos de tropas de burros, para usar vagões puxados por uma máquina a vapor, a Maria Fumaça. Ganhava-se tempo e dinheiro, embora a viagem de Iguatu a Fortaleza demorasse dois dias. Para a época, era um avanço.

Em 19 de outubro de 1910, o jornal O Estado de São Paulo escrevia: "A ponta dos trilhos da Estrada de Ferro de Baturité chegou a dois quilômetros da cidade de Iguatu. A estação desta cidade, cujas obras já estão quase concluídas será inaugurada no dia 5 de novembro próximo". A previsão foi concretizada e a estação ferroviária foi inaugurada naquela data.

Em 1909, a Estrada de Ferro Baturité e a Estrada de Ferro Sobral foram unificadas e surgiu uma nova empresa, a Rede Viação Cearense (RVC). Décadas depois, surgiria a Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), empresa pública, do Governo Federal, que em 1997 foi privatizada pela CFN.

A solenidade de inauguração aconteceu em frente à casa do intendente municipal da época, Belizário Cícero Alexandrino. O presidente da Província do Ceará, comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli, foi representado pelo juiz de Direito, Alerano de Barros. O ato contou com a participação do diretor da Estrada de Ferro, Zózimo Barroso e de centenas de moradores. "Houve muitos discursos, queima de fogos, balões foram soltos em comemoração ao acontecimento", contou o pesquisador e memorialista, Wilson Holanda Lima Verde.

Queda na receita ameaça obras e o 13º nos Estados

Um erro de cálculo do governo federal ameaça o caixa de Estados e municípios neste último ano do governo Lula e pode criar pressão adicional sobre a equipe da presidente eleita, Dilma Rousseff.

Em alguns casos, a receita de Estados e municípios pode ser insuficiente até para o 13º do funcionalismo.

A saída tem sido cortar investimentos e interromper obras, principalmente as voltadas para infraestrutura.

Depois de cinco reestimativas, a área econômica avalia hoje que os repasses da União para as unidades da Federação neste ano ficarão R$ 8,6 bilhões abaixo da previsão feita em agosto de 2009 --e base para os orçamentos elaborados por governadores e prefeitos.

Em resposta à Folha, o Tesouro não comentou a frustração dos Estados com a receita. Mas afirmou que, em 2010, o repasse de recursos até outubro foi de R$ 38,7 bilhões, 7,1% superior ao do mesmo período em 2009.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 8 milhões na quarta

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado para o concurso de número 1.233 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 4,5 milhões. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), na quarta-feira, a Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões. Confira as dezenas sorteadas:

22 - 29 - 32 - 49 - 54 - 59

Conforme a Caixa, 33 apostadores acertaram a Quina e levarão o prêmio de R$ 43.459,53 cada. A Quadra teve 3.057 ganhadores, que receberão cada R$ 670,20.

Milhares de pessoas fogem após sacudida do vulcão nas Filipinas

Cerca de 3.000 pessoas abandonaram neste domingo suas casas depois que o vulcão Bulusan cuspiu uma enorme coluna de cinza e vapor de dois quilômetros de altura no leste das Filipinas, informaram fontes oficiais.

O primeiro estrondo foi seguido por uma série de pequenas explosões que durou quase dez minutos e fez os moradores temerem o pior, segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs). Trata-se da maior atividade desde que no dia 6 de outubro o Bulusan despertou.

O diretor do escritório local de proteção civil, Raffy Alejandro, disse que a sacudida desta manhã provocou a debandada de pelo menos 2.700 pessoas que vivem em duas aldeias situadas ao redor da cratera.

Fontes militares acreditam que pelo menos 70.000 residentes de 70 povoações próximas serão afetadas, se o vulcão entrar em erupção, algo que aconteceu pela última vez em 2006, sem provocar vítimas.

Programa da ONU contra Aids celebra 'passo significativo' da Igreja

O diretor do programa Unaids, criado pela ONU para combater a propagação do vírus da Aids, chamou de "passo adiante significativo e positivo" o fato do Papa Bento XVI ter admitido o uso da camisinha em certos casos.
"É um passo adiante significativo e positivo do Vaticano", afirma em um comunicado o diretor executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. "Este avanço reconhece que um comportamento sexual responsável e o uso do preservativo têm um papel importante na prevenção do HIV-Aids", completa a nota.

Pela primeira vez, um papa, Bento XVI, admite o uso do preservativo "em certos casos", "para reduzir os riscos de contaminação" do vírus HIV, em um livro de entrevistas que chegará às livrarias na terça-feira.

Sidibé disse ainda que em 2009 teve conversas de longo alcance com representantes do Vaticano sobre a prevenção da Aids. "Juntos podemos construir um mundo sem novas infecções por Aids, sem discriminação e sem mortes como consequência da doença", destacou.

Em um livro que será lançado na Alemanha, o Papa Bento XVI considera que o uso do preservativo é aceitável em "certos casos" como forma de proteção, em particular para reduzir o risco de infecção, o que aparenta uma flexibilização da postura severa da Igreja a respeito do tema.

Em trechos publicados no jornal do Vaticano neste sábado, o papa menciona o exemplo do uso de camisinha por prostitutas como 'o primeiro passo para a moralização,' mas diz que os preservativos 'não são realmente a maneira de lidar com mal da infecção por HIV.'

Fla vence mas ainda falta 1 ponto pra fugir da degola


O Flamengo dormiu aliviado, mas com os olhos abertos. A vitória deste sábado, por 2 a 1, sobre o Guarani, um concorrente direito na fuga do rebaixamento, trouxe tranquilidade ao Rubro-Negro, mas não o permite relaxar.

Com 43 pontos, em 13º, o time de Vanderlei Luxemburgo não pode mais ser ultrapassado pelo Grêmio Prudente, já rebaixado, e pelo Goiás.

Para ficar atrás do Bugre, precisaria perder os dois últimos jogos (contra Cruzeiro e Santos), com a equipe de Campinas vencendo os seus dois (Grêmio e Fluminense). Entretanto, a posição dos cariocas na 36ª rodada do Brasileirão depende dos jogos deste domingo.

sábado, 20 de novembro de 2010

Sílvio Santos vai mudar sede do Grupo para o SBT

Para ficar mais perto do comando de seu grupo após a fraude no Banco PanAmericano, Silvio Santos mudará a administração de suas empresas para o Complexo Anhanguera, sede do SBT. Para cobrir um rombo na instituição, Silvio teve de dar todas as suas empresas como garantia de um empréstimo de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Créditos.

Essa foi a primeira decisão importante depois que Luiz Sandoval pediu demissão, anteontem, da presidência do Grupo Silvio Santos, que reúne 44 empresas. Sandoval foi substituído por Guilherme Stoliar, sobrinho e homem de confiança do apresentador.

A mudança de endereço da sede do grupo e a nomeação de Stoliar são vistos como sinal de que Silvio deverá priorizar o SBT na administração da crise. Stoliar era diretor-executivo do SBT e um dos grandes defensores da concentração da holding no complexo.

ENTENDA O CASO

O Grupo Silvio Santos, acionista principal do PanAmericano, anunciou que colocará R$ 2,5 bilhões no banco para cobrir um prejuízo causado por uma fraude contábil. Em seu comunicado oficial, a diretoria do banco menciona “inconsistências contábeis”. O dinheiro virá de empréstimo do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Nova prova do Enem vai ser aplicada na primeira quinzena de dezembro

A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada na primeira quinzena de dezembro. Data oficial será anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) até quarta-feira (24). Nesta sexta-feira (19), o ministro da Educação, Fernando Haddad e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, se reuniram com representantes do consórcio Cespe/Cesgranrio, responsável pela aplicação da prova.
O consórcio vai continuar até a próxima semana o trabalho de análise das 116 mil atas dos locais de prova que vão indicar quais são os estudantes que terão direito a refazer o exame. Esse documento é usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante a aplicação da prova. Por meio dele, serão identificados os candidatos prejudicados por erros na prova. Eles serão convocados por e-mail, telefonema, carta e SMS e vão decidir se querem refazer o exame.

Vinte e um mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões. Inicialmente, o MEC estimou que 10% dos alunos que receberam o material com defeito não teriam conseguido trocar os cadernos. Haddad disse que não apenas os prejudicados pelo erro nas provas amarelas terão direito a participar do novo Enem, mas também os que tiveram outro tipo de problema e foram identificados nas atas.

Além do problema nos cadernos amarelos, a folha em que os candidatos marcam as respostas também apresentou um erro de impressão. As questões de 1 a 45 eram de ciências da natureza e as de 46 a 90, de ciências humanas, mas estavam identificadas de forma invertida. O erro ocorreu em todos os cartões distribuídos aos 3,3 milhões de participantes. O MEC ofereceu aos alunos que marcaram as respostas ao contrário a possibilidade de solicitar a correção invertida, pelo site do Enem (www.enem.inep.gov.br). O prazo termina às 23h59 desta sexta.

Agência Brasil

Policiais do ‘RONDA’ apreendem mais 1.245 CD’s e DVD’s piratas


Visando o combate a pirataria, policiais do Programa Ronda do Quarteirão apreenderam mais de 1.245 CD’s e DVD’s piradas. A ação aconteceu ontem, por volta das 10h45min em Icó. 

A Ronda 2781 composta pelos policiais; Sarmento, Aarão Bruno e Santana receberam uma denuncia anônima que havia várias pessoas vendendo DVDS e CDS piratas ao lado da Caixa Econômica na cidade de Icó. Chegando ao local foi constatado pela a composição que estava havendo o comércio ilegal de produtos pirateados. No local foi atuado em fragrante o senhor Sebastião Santos Moura, com mais de1.245 cds e dvds.

De acordo com o Ten. Bertoleza “Ações como esta, é prova de que o Ronda vem trabalhando com a colaboração da população, para ajudar o serviço do policiais. Para denuciar é só ligar: 190 ou para uma das viaturas.

por Cícero B. Silva

Filho agride pai e é preso

Ontem, por volta das 12h30min policiais militares foram informados que na rua Santa Isabel, bairro Rodoviária, em Acopiara, ocorrera uma agressão doméstica. 

 De imediato a VTR1268 composta pelos policiais Thiago, Martins, Menezes, compareceram ao local e se certificaram do ocorrido que teve como vítima o aposentado José Coringa da Silva. 

O mesmo estava sendo agredido pelo seu filho Marciano Coringa da Silva, 27 anos. O agressor foi preso.

Por Cícero B. Silva

Promotoria apresenta novo laudo para provar que Tiririca é analfabeto

O Ministério Público de São Paulo vai incluir no processo contra o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira, o Tiririca, um laudo que mostra que ele é analfabeto. Oito dias depois da audiência de Tiririca no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o processo que investiga o crime de falsidade ideológica voltou ao Ministério Público.

Por causa do atraso, só agora começam a contar os prazos da fase final do processo. São cinco dias para a Promotoria incluir novos argumentos na acusação; outros cinco para os advogados de defesa. E mais dez dias para o juiz eleitoral dar uma sentença.

Mega-Sena sorteia R$ 4,5 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (20), o prêmio de R$ 4,5 milhões para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.233 acontece às 20h (horário de Brasília).

As apostas podem ser feitas até as 19h, nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já moradores das regiões Norte e Nordeste devem registrar seus volantes até as 18h, no horário local, devido ao horário de verão.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio renderia cerca R$ 26 mil por mês.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

3.080 focos este mês no CE



Cresceu o número de focos de incêndio no Ceará. Só neste mês, entre os dias 1º e 17, foram registrados 3.080 focos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No ano passado, no mesmo período, foram 1.831 - crescimento de 68%.


Crateús é o município mais atingido. Em segundo lugar, Granja. Os municípios de Hidrolândia, Boa Viagem e Acopiara também chamam a atenção. De acordo com o pesquisador em meteorologia da Funceme, Raul Fritz, o aumento dos focos de incêndio pode ser justificado pela fraca estação chuvosa e a intensificação da prática de queima para a preparação do solo. “A maior concentração é no Interior, principalmente nas áreas mais secas”, afirma. 


A umidade baixa do solo e do ar, as altas temperaturas e a vegetação seca são algumas das características que contribuem para o surgimento de focos de incêndio, que costumam intensificar nesse período do ano. Fortaleza figura na última posição do ranking de municípios atingidos. Segundo o pesquisador da Funceme, o satélite tem pouca resolução nos focos menores e acaba tendo dificuldade para atuar nas áreas urbanas. “A visualização é prejudicada, os dados para Fortaleza não são tão precisos”, justifica.

O POVO

Jumentos pastam na praça da justiça em Acopiara


O blog registrou na manhã de ontem em Acopiara alguns jumentos pastando na praça em frente à Promotoria Pública Lauro Herbster, localizada por traz do Fórum Francisco Uchôa de Albuquerque. 

Além de deixar o aspecto da cidade feio os animais perambulando pelas ruas centrais de Acopiara podem causar acidentes. As autoridades competentes já foram alertadas, porém, o problema persiste.

Lula quer mudanças na Lei de Licitações

O Congresso deve se mexer para mudar a Lei de Licitações. O pedido foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que voltou a reclamar da burocracia no país e da fiscalização do Tribunal de Contas da União sobre obras federais. 

Lula disse que muitas obras já estariam avançadas ou prontas não fossem os embargos feitos pelo TCU.

Em outras palavras, Lula lembrou que em muitos casos o tribunal embarga o repasse às obras, que ficam paralisadas por meses, e depois de tudo descobre-se que não há irregularidades.

Com novos pneus, Massa supera Vettel e é o mais rápido em testes para 2011

Depois do fim da temporada 2010 de F-1 no último domingo, os pilotos voltaram ao circuito de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, para testarem os seus carros com os pneus Pirelli. E o mais rápido foi Felipe Massa, da Ferrari
O brasileiro fez o tempo 1min40s170 e superou o atual campeão mundial, Sebastian Vettel, que cravou 1min40s500; 

A Pirelli é a empresa que fornecerá os pneus para as equipes no ano que vem, no lugar da Bridgestone, que decidiu sair da principal categoria do automobilismo. 

Nesta temporada, Massa sofreu muito para acertar o seu carro e conseguir trabalhar com os pneus da Bridgestone na temperatura adequada.
 
RESULTADOS DOS TESTES

1. Felipe Massa, Ferrari, 1min40s170 (94 voltas)
2. Sebastian Vettel, Red Bull, 1min40s500s (78 voltas)
3. Gary Paffett, McLaren, 1min40s874 ( 94 voltas)
4. Kamui Kobayashi, BMW Sauber, 1min40s950 (83 voltas)
5. Robert Kubica, Renault, 1min41s032 (39 voltas)
6. Rubens Barrichello, Williams, 1min41s425, (91 voltas)
7. Paul di Resta, Force India, 1min41s615 (21 voltas)
8. Nico Rosberg, Mercedes GP, 1min41s778 (81 voltas)
9. Jaime Alguersuari, Toro Rosso, 1min42s019 (71 voltas)
10. Adrian Sutil, Force India, 1min42s859 (20 voltas)
11. Timo Glock, Virgin, 1min44s124 (78 voltas)
12. Heikki Kovalainen, Lotus, 1min44s686 (88 voltas)
13. Pastor Maldonado, Hispania, 1min45s728 (83 voltas)

UFRN confirma tremor de terra em Iguatu

O site Iguatu.net confirmou há poucos instantes através do setor de sismologia da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte um abalo sísmico em Iguatu ocorrido ontem (18), por volta das 15h15min. 

O tremor atingiu a marca de 2,5 graus na escala Richter. O geólogo Eduardo Parente está confirmando a informação aravés de entrevista concedida ao programa A Hora do Povo da rádio Liberdade AM.

Representantes da UFRN estarão m Iguatu na próxima semana para avaliar de perto o fenômeno.

Apresentado Plano Municipal de Saneamento Básico de Iguatu

 
O crescimento populacional mundial associado à taxa de consumo de recursos naturais e ao processo acelerado de urbanização, principalmente em países em desenvolvimento, está resultando a cada dia, em um aumento constante dos índices de poluição urbana, com modificações ambientais de ordem global.

Em meio a estas transformações, as mudanças sociais acabaram acompanhando gradativamente os processos de avanço tecnológico e as novas relações econômicas; já à questão da conscientização ambiental também foi se destacando e ganhando importância, sendo reforçada cotidianamente por apelos de vários setores da sociedade civil e por políticos interessados no meio ambiente. Assim, importantes mudanças ocorreram no modo de pensar às questões do crescimento econômico, do desenvolvimento humano e da proteção ambiental.

Desta forma, o Saneamento Básico assume papel de destaque, na forma de viver das pessoas, pois influencia diretamente sobre as atividades de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana. Deve-se ter bastante zelo, na elaboração e no planejamento das ações do saneamento, pois caso contrário, muitos danos podem ser causados em relação à saúde humana, à qualidade de vida e ao meio ambiente; o que aumenta ainda mais o desafio do nosso país, no seu processo de desenvolvimento sustentável.

Aprovada em janeiro de 2007, a Lei Federal nº. 11.445/07 estabelece diretrizes nacionais para o setor de saneamento no Brasil. Nesta Lei, o conceito de saneamento básico (ou ambiental) foi ampliado para abranger não apenas o abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário, mas também, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos e o manejo e a drenagem de águas pluviais urbanas. Com o advento da aprovação da Lei 11.445/07, o setor de saneamento passou a ter um marco legal e contar com novas perspectivas de investimento por parte do Governo Federal, baseado em princípios da eficiência e sustentabilidade econômica, controle social, segurança, qualidade e regularidade, buscando fundamentalmente a universalização dos serviços, de modo a desenvolver nos municípios o Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB.

Visando minimizar tais problemas sanitários, a Prefeitura de Iguatu e o Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, estabeleceram Convênio de Cooperação Técnica para a elaboração do PMSB, como forma de fortalecer o mecanismo do planejamento das ações de saneamento com a participação popular atendendo aos princípios da política nacional de saneamento básico (Lei nº 11.445/07), objetivando melhorar a salubridade ambiental, proteger o meio ambiente e promover a saúde pública, com vistas no desenvolvimento sustentável do Município.

Nesta quinta-feira, 19/11, às 15 horas, no auditório da escola de música Eleazar de Carvalho, foi apresentado o relatório do Plano Municipal de Saneamento Básico de Iguatu, que contou com a presença de Lourenço Soares, membro da equipe de engenharia responsável pela construção do plano, e também da tecnóloga em Saneamento Ambiental, Camila Cassundé Sampaio. Ainda participaram o chefe de gabinete, Theognis Florentino, secretários municipais e o superintendente do SAAE, Edval Lavor.

A apresentação do relatório é uma síntese de tudo que já foi realizado nesses últimos meses, desde a constituição dos grupos de trabalho, oficinas de capacitação, até a realização de plenárias nos bairros da zona urbana e rural. O relatório é uma preparação para a grande audiência pública a ser realizada no próximo dia 06 de dezembro, e então, a partir daí, o plano poderá se transformar numa realidade que atenda a todos os iguatuenses.
 
Iguatu Notícias

Executivo de Sílvio Santos pede demissão

O homem forte do Grupo Sílvio Santos, Luiz Sebastião Sandoval, pediu demissão da presidência do Grupo, na noite desta quinta-feira (18). 

Há mais de 40 anos como funcionário de Sílvio Santos, Luiz Sandoval estava no comando das 44 empresas postas como garantia do empréstimo de R$ 2,5 bilhões ao banco Pan Americano. É a primeira baixa de um executivo fora do Pan Americano.

Para o lugar do executivo, Sílvio Santos nomeou seu sobrinho Guilherme Stoliar, que até então exercia a função de diretor-executivo do SBT.

Ampliar a cobertura com vacina de aftosa é meta no Ceará

Mais de 2,2 milhões de bois e búfalos criados em propriedades rurais cearenses devem receber a vacina contra a febre aftosa em novembro. É a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação 2010, que acontece simultaneamente em 20 estados e no Distrito Federal. Na primeira fase, em maio, o estado vacinou 88% dos animais.
Para divulgar a campanha, a Agência de Defesa Agropecuária do estado (Adagri) realiza palestras educativas com os produtores. Além disso, as ações foram intensificadas na região do Cariri e de Crato, que fazem divisa com Pernambuco.
O Ceará tem 226,3 mil propriedades rurais cadastradas com a criação de gado. Para atender aos pecuaristas que necessitem de assistência, 189 técnicos e veterinários estão envolvidos na campanha e contam com mais de 200 veículos. O responsável pelos animais deve entregar o comprovante da vacinação até 15 de dezembro em um Escritório de Atendimento à Comunidade, na Emater/CE ou nas Unidades Locais de Atendimento, que somam 249 postos em todo o estado.
O rebanho cearense destinado a corte se destaca nos municípios de Santana do Cariri, Potengi, Carnaubal, Ibiapina, Guaraciaba e São Benedito. A bacia leiteira se concentra em Quixeramobim, Jaguaribe, Crato, Iguatu e Milhã.

Assaltos a bancos: PF localiza fuzis dos assaltantes

 
Dois fuzis - um deles de fabricação americana e outro de origem nacional - foram apreendidos, ontem, na continuação da ´Operação Dezoito´, uma ação conjunta das polícias Federal e Federal na caça a assaltantes de bancos nas regiões dos Inhamuns e Centro-Sul do Estado. O grupo agia no Ceará, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Um dos policiais militares envolvidos nos ataques às agências bancárias e postos dos Correios já foi trazido para Fortaleza, autuado em flagrante na PF, e recambiado para o Presídio Militar. Trata-se do soldado PM Mário Kênnio Victuriano Bezerra, que era lotado no destacamento do distrito de Trussu, no Município de Acopiara. A prisão dele decorreu de uma investigação sigilosa que a PF vinha fazendo há dois meses, sob o comando do delegado federal Francisco Diassis Bonfim, da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio.

Envolvimento

A descoberta do PM na quadrilha que vinha atacando bancos e postos dos Correios confirmou-se na manhã de quarta-feira, depois que os ´federais´ receberam a informação de que a quadrilha iria assaltar, naquele dia, a agência do BB de Catarina

Interceptações telefônicas e outras investigações levaram a PF a constatar que o grupo era comandado por um bandido conhecido por ´Carioca´.

No dia anterior, o chefe do bando e o soldado Victuriano, deslocaram-se em um veículo Golf até a localidade de Fazenda Curupati, na zona rural do Município de Boa Viagem, onde entregaram os dois fuzis (um de americano, de marca Ruger, calibre 5.56; e outro nacional, de calibre 7.62) e mais dois coletes a prova de balas, além de carregadores das armas, capuzes e luvas ao terceiro componente do bando, identificado como Francisco Eudes de Oliveira Farias, homicida foragido de Diadema (São Paulo).

Eudes também foi capturado. Outros integrantes da quadrilha estão sendo caçados, inclusive, um segundo PM. Conforme as investigações, a quadrilha assaltava nas estradas ônibus de ´sacoleiros´.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

Cai liminar que garantia Enem a quem se sentiu prejudicado por falhas

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Luiz Alberto Gurgel de Faria, no Recife (PE), suspendeu na noite desta quinta-feira (18), a liminar que assegurava a todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se sentiram prejudicados pela prova amarela ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta a fazer uma nova prova se quisessem. Cabe recurso.

Na decisão, o desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria diz "que a alteração do cronograma fixado pelo MEC implica atraso na conclusão do Enem, circunstância por demais relevante, considerando que diversas instituições de ensino superior utilizarão as notas do Enem na seleção de ingresso dos novos alunos."

Por fim, o desembargador disse "ser inadmissível que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, a ponto de se pretender a reforma da decisão anteriormente proferida por quem não possui competência para tanto, trazendo insegurança jurídica para milhões de jovens atônitos (e suas famílias) à espera da definição das respectivas situações escolares".Com a suspensão da liminar, voltam a valer as decisões já anunciadas pelo ministério da Educação.

O MEC prevê refazer a prova para cerca de dois mil prejudicados por erros no caderno de questões amarelo. O próprio ministério disse que irá convocar os estudantes que poderão fazer a nova prova de acordo com o levantamento dos nomes de quem teve problemas registrados nas atas dos fiscais que aplicaram a prova.

Os estudantes que se sentiram prejudicados pela inversão dos cabeçalhos do primeiro dia, em 6 de novembro, e não marcaram o gabarito de acordo com a ordem numérica, devem pedir a correção invertida pelo site do Enem até as 23h59 desta sexta-feira (19).

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TSE valida os votos do deputado estadual Perboyre Diógenes

 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de uma decisão monocrática do ministro relator Marcelo Ribeiro, deu provimento ao recurso de nº 462727.2010.606.0000, e validou os 29.443 votos do candidato a deputado estadual, Perboyre Diógenes (PSL). Com a decisão, Perboyre torna-se ficha limpa e poderá concorrer a outras eleições.

Mesmo com a contagem dos votos do parlamentar, a coligação PTB-PSL-PP continua apenas com três vagas entre as 46 da Assembléia Legislativa.

No entanto, as sucessivas decisões do TSE liberando candidaturas e tornando elegíveis candidatos de diversos partidos que concorreram à Assembleia têm promovido mudanças na composição do Legislativo. Certo é que Neto Nunes e Dedé Teixeira se tornaram deputados. A dúvida é quem perderá as vagas. A princípio Daniel Oliveira e Professor Pinheiro viram suplentes. 
 
via Iguatu Notícias

Posse de Dilma será na tarde do dia 1º de janeiro de 2011

A cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff deverá ter início entre 16 e 17 horas do dia 1º de janeiro de 2011, de acordo com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A hora exata ainda depende de entendimentos entre Sarney e Dilma Rousseff, segundo informou nesta quinta-feira (18) a Agência Senado.

Nesta quinta (18), a presidente eleita se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. ”Ainda não há acerto, há uma tentativa [de agendamento] entre 16h ou 17h”, afirmou Sarney nesta quinta-feira, ao chegar ao Senado.

O evento deve ocorrer à tarde para permitir que os governadores eleitos tomem posse antes de se deslocarem para assistir à cerimônia em Brasília. A solenidade de posse de Dilma Rousseff reunirá, de acordo com os organizadores, cerca de 1.700 convidados.

A presidente eleita chegará ao Congresso pela Esplanada dos Ministérios, a bordo do Rolls Royce presidencial, segundo a Agência Senado.

Os organizadores do evento, de acordo com a Agência Senado, consideram conveniente que a posse, no plenário do Congresso, se dê às 16h, a fim de que a eleita tenha tempo de chegar, ainda à luz do dia, ao parlatório do Palácio do Planalto, de onde ela, já portando a faixa presidencial, acenará para a multidão.

Portal G1

Justiça Eleitoral indefere liminar e Tiririca não terá que fazer novo teste

O  Tribunal Regional Eleitoral indeferiu nesta quinta-feira (18) liminares em dois mandados de segurança impetrados pelo promotor eleitoral Mauricio Antonio Ribeiro Lopes na ação penal contra o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, o mais votado do país, com 1,3 milhão de votos.

O promotor impetrou na terça-feira (16) os mandados de segurança para questionar aspectos da audiência realizada no último dia 11 com Tiririca (PR). Ribeiro Lopes anunciou no dia da audiência que ia recorrer ao TRE assim que possível. Para o promotor, durante a audiência, Tiririca teve desempenho inferior a 30% do desejável.

Barulho desconhecido preocupa população de Iguatu, no interior do Ceará

Um barulho até agora desconhecido preocupou na tarde de hoje a população de Iguatu. O argumento de que o barulho foi ocasionado pelos "aviões caças" que sobrevoam a região Centro Sul do Ceará foi descartado pela Força Aérea Brasileira. 

A UFRGN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte responsável pelo estudo e acompanhamento sismológico do Nordeste não comentou sobre a possibilidade de um tremor de terra. 

A funcionária pública Érica Cardoso disse ter ficada assustada. "Foi como se uma parede tivesse caído", afirmou.

A verdade é que o barulho preocupou aos moradores da cidade. Um estudo será feito para saber o que ocorreu.

A possibilidade de um abalo sísmico não está descartada.

UECE abre Vestibular de 2011 no dia 05 de dezembro

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza no próximo dia 05 de dezembro de 2010, (domingo), a primeira fase do Concurso Vestibular de 2011.1. A Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha consta de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. 

A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) informa que a prova tem duração de quatro horas, com inicio às 9 horas prosseguindo até às 13 horas. Neste Vestibular estão sendo oferecidas 2.225 vagas, sendo 1.390 para os cursos da Capital e 835 vagas para as seis unidades no Interior do Estado.

A segunda fase do vestibular acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro (domingo e segunda-feira), com a realização de quatro provas: uma de Redação e três Específicas.

Mais informações pelos telefones 85 3101.9710 / 3101.9711.

Câmara Municipal de Icó: primeira chapa é apresentada para presidir a casa biênio 2011/2012

Conforme foi noticiado neste blog, a respeito da eleição da câmara municipal de Icó (CE), biênio 2011\2012, ontem, foi protocolada a primeira chapa que concorrerá a Mesa Diretora do legislativo mirim icoense.
Eis, portanto, a composição:

JÚNIOR DANTAS (PRB) – PRESIDENTE;
MARCONIÊR MOTA (PMDB) – VICE-PRESIDENTE;
RICARDO NUNES (PMDB) – 1º. SECRETÁRIO;
EDJALMA MOREIRA (PP) – 2º. SECRETÁRIO.

Pela informação recebida, até o momento, só existe apenas os nomes em referência, para concorrer a direção da câmara de vereadores, em 27 de dezembro de 2010.

O vereador Júnior Dantas (PRB), como fiz questão de afirmar, se destaca por sua educação, bom convívio com as pessoas, e tem muita vontade de trabalhar, já que este é o seu primeiro mandato como parlamentar icoense.

(Do blog do Fabrício Moreira).

PF prende suspeitos de assalto a banco em Boa Viagem

Numa operação realizada na madrugada desta quinta-feira em Boa Viagem (Sertão Central), a Polícia Federal prendeu dois homens, um dos quais policial militar, acusados de integrar quadrilha de assaltantes de banco.

A prisão ocorreu na Fazenda Curu-Pati, nesse município. Com os dois, a PF encontrou dois fuzis e dois coletes a prova de bala, informaram policiais militares e da rodoviária federal que deram apoio à operação. 

Os dois homens acusados de envolvimento com assalto a banco já estão recolhidos à carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Fortaleza.

Caso Tiririca – Corregedoria do MP de São Paulo vai apurar excessos de promotor

A Corregedoria do Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação para apurar eventuais excessos do promotor Maurício Antonio Lopes na condução do processo contra o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca. A apuração é resultado de uma representação do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), órgão de controle externo das atividades do Ministério Público. Segundo o conselheiro do CNMP Bruno Dantas, autor da representação, o promotor realizou “manifestações públicas inadequadas, exageradas e preconceituosas” contra o humorista.

Para Dantas, Lopes “optou pela desmoralização pública do candidato eleito, em vez de pautar sua atuação na técnica processual, como faz a maioria dos membros do Ministério Público que não depende dos holofotes”. A representação teve como fundamento entrevistas concedidas pelo promotor nas quais ele classifica o caso como “questão de honra” e disse que a eleição de Tiririca foi um “estelionato eleitoral”. Ontem Lopes afirmou que só iria se manifestar após ser comunicado oficialmente sobre a representação.

Folha.com

Filho natural de Iguatu é preso em Petrolina (PE)

Antonio Carlos Silva Aquino, 38 anos, natural de Iguatu, foi preso na manhã de ontem  nas margens da BR 116, próximo ao Posto Caravam, saída de acesso à cidade de Petrolina (PE). Ele conduzia dois filhotes de aves silvestres da espécie Jandaia quando foi abordado pela polícia.

Segundo Antonio Carlos, as aves foram adquiridas no Estado da Bahia e seriam levadas para cidade de Iguatu-CE. O imputado juntamente com as aves apreendidas foi conduzido à Sede do IBAMA/Salgueiro, onde foi autuado administrativamente e responderá por crime contra a fauna silvestre.

Disputa pela presidência da Câmara de Vereadores em Acopiara já conta com três candidatos

O clima começa a esquentar com vistas as eleições para presidente na Câmara Municipal de Acopiara. Pelo menos três nomes pretendem disputar o cargo. Raimundo Moreirinha e Emídio Almeida pelo grupo de situação. O segundo é irmão do prefeito Antonio Almeida e atual presidente da casa.

Já o grupo de oposição conta com Cicinho de Otaviano como candidato único. Cicinho foi presidente da câmara no biênio 2006/2008. Cicinho diz está otimista quanto a possibilidade de voltar a administrar o legislativo acopiarense.

Iguatu quer atrair novos empresários


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico deste Município lançou um programa de atração de empresas com o objetivo de dinamizar a economia local, fazer crescer os investimentos e gerar emprego e renda. O modelo tem por base políticas públicas adotadas pelo Estado, mas com foco em arranjos produtivos locais e o incentivo ao desenvolvimento de iniciativas locais.

De acordo com o programa, a política de desenvolvimento econômico objetiva fomentar a instalação, ampliação, crescimento, recuperação e modernização de empresas industriais, comerciais e de serviços. "O Município possui um forte embrião industrial e está consolidando o comércio e a prestação de serviços no âmbito regional", observou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Neilla Diniz Nazareth.

Um conjunto de leis municipais foi adaptado referente aos incentivos para atração de investimentos, à regulamentação do processo de concessões de exploração de serviços públicos, criação de Fundo de Apoio aos Empreendedores e outros que possam fornecer instrumentos adequados para a promoção do desenvolvimento econômico.

"A atração de investimentos exige plano de governo e leis municipais flexíveis, competitivas e adequadas à legislação estadual", disse Patrícia Diniz. "A mudança cultural, também, é uma barreira a ser superada, pois o investidor deixa de ser visto como um empresário em busca de incentivos e se transforma em indutor do desenvolvimento econômico local".

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, reestruturou a Secretaria do Desenvolvimento Econômico para possibilitar a parceria entre poder público e iniciativa privada, objetivando ofertar maior dinamismo econômico local e regional. A gestão municipal, de forma integrada e por meio de suas secretarias, trabalha o Programa Parceria para Crescer e o Plano de Atração de Investimentos, projetos considerados essenciais para que o Município possa alavancar a captação de negócios, contribuir com os investidores e empresas locais e impulsionar o desenvolvimento de Iguatu.

Justiça condena ex-prefeito de Reriutaba por atos de improbidade

O juiz titular da comarca de Reriutaba, Luciano Nunes Maia Freire, julgou, na semana passada, procedente uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça André Clark Nunes Cavalcante, contra o ex-prefeito daquele município, Carlos Roberto Aguiar, em razão da prática de atos de improbidade que violaram os princípios da administração pública e causaram danos ao erário municipal, no valor de R$ 8.080.246,78 ocorridos durante o ano de 2004.

A sentença acolheu o pedido ministerial para condenar o prefeito promovido como incurso nas sanções previstas no artigo 12, II, da Lei 8.429/92, nos seguintes termos: ressarcimento ao erário do Município de Reriutaba do valor R$ R$ 8.080.246,78 devidamente atualizado desde a data do dano; a suspensão dos direitos políticos, pelo prazo de oito anos; multa civil no valor de R$ 500.000,00 atualizada a partir da data da sentença; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

MP-CE