segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mulher de Bruno diz que Macarrão também queria matar bebê de Eliza Samudio


A juíza Marixa Rodrigues, do Tribunal do Júri de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), leu nesta segunda-feira uma carta em que a mulher do goleiro Bruno Fernandes, Dayanne do Carmo Rodrigues de Souza, diz ter ouvido que a intenção de Luiz Henrique Romão, o Macarrão, braço direito do jogador, era matar tanto Eliza Samudio quanto seu bebê.
 
Dayanne, que presta depoimento em audiência do caso hoje, confirmou ter escrito a carta ao promotor Gustavo Fantini. No documento, ela diz ter cuidado do bebê de Eliza após o sumiço da namorada de Bruno foi seu "erro mais acertado". Dayanne é acusada sob suspeita de ter participado da operação para esconder o bebê após a polícia começar a investigar o desaparecimento de Eliza. 

"Ao encontrar o Sérgio [Rosa Sales, primo de Bruno], ele me disse que se na noite do dia 10 de junho de 2010 [suposta data da morte de Eliza], eu não tivesse aceitado olhar o bebê, a essa hora a criança poderia estar morta, porque a intenção de Macarrão era eliminar mãe e filha", disse Dayanne. 

A intenção de Macarrão em matar o bebê já foi dada à polícia pelo próprio Sérgio, que disse que Bruno decidiu poupar a criança. À Justiça Sérgio decidiu mudar a versão e dizer que foi torturado pela polícia para dar as declarações. A polícia nega qualquer agressão. 

A mulher de Bruno tentou dar uma imagem positiva ao fato de ter ficado responsável pelo bebê de Eliza, dizendo que cuidou da criança por pressentimento de que algo pudesse ocorrer e por instinto materno. 

"Criança é ser divino, digo isso porque sou mãe e estou sentindo na pele a falta das minha filha. (...) Ter cuidado do Bruno Samudio foi o erro mais acertado e é a Deus que eu agradeço o fato de hoje ele ter fôlego de vida", disse. 

Dayanne negou envolvimento em todos os crimes dos quais foi acusada: "Deus não vai permitir que pese em meus ombros algo que não fiz". Ela disse que o nome do bebê foi mudado para Ryan Yuri não para esconder a origem da criança, mas para não confundir com o nome de Bruno e por "pura antipatia" do jogador. 

Ela também negou conhecer o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, suposto assassino de Eliza.

Dayanne confirmou o depoimento que prestou à polícia em 16 de julho, com poucas ressalvas. Entre elas, negou ter dito a frase "na minha opinião a Eliza está mesmo é morta", substituindo-a por "se um ser humano foi picado e jogado para os cachorros não pode estar vivo". 

A mulher de Bruno confirmou o relato de que encontrou Eliza pela primeira vez em 9 de junho, na véspera da suposta morte, no sítio do goleiro em Esmeraldas (MG). Dayanne disse ter ido ao sítio do jogador, mas que ele tentou impedi-la de entrar. 

Ela disse que, após insistências, Bruno a empurrou para dentro do quarto em que Eliza estava e que a namorada do jogador não estava machucada.

Dayanne disse que Bruno lhe contou que Eliza estava lá para que Bruno comprasse um apartamento para ela e para o bebê e que "estava tudo resolvido". No mesmo dia, disse Dayanne, o goleiro levou a criança para que familiares a conhececem, apresentando o bebê como seu filho. 

DIA DO CRIME
 
Dayanne disse que, dia seguinte, encontrou Eliza novamente e também não viu nenhum ferimento na cabeça da namorada do goleiro, exceto por um dedo do pé inchado que Eliza disse ter batido em uma porta. 

A mulher do jogador disse que ficou com Eliza na cozinha e que a suposta vítima até ajudou a filha de Dayanne a comer. À noite, Macarrão levou Eliza embora com o bebê acompanhado do primo adolescente de Bruno. O goleiro e Sérgio ficaram no sítio, disse Dayanne. 

Ela disse ter questionado Bruno sobre o paradeiro de Eliza e ele afirmou que Eliza foi a São Paulo buscar roupas. O goleiro pediu então que Dayanne cuidasse do bebê, disse a depoente. Na mesma noite do suposto crime, Dayanne disse ter sentido um "cheiro de fumaça horroroso" e Bruno lhe disse que tinha queimado lixo.

Em encontro dias depois com Bruno, Dayanne disse que ouviu do jogador que Eliza havia afirmado que ia buscar roupas, mas que havia sumido e que ele achava que ela "queria aprontar para ele", envolvendo em um crime de sequestro do bebê. 

Dayanne disse que acreditou na versão do goleiro porque "até então o bicho-papão" era Eliza. Entre os dias 24 e 25 de junho, disse a mulher de Bruno, Macarrão pediu a ela que entregasse o bebê a Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, amigo do goleiro, porque o caso estava sendo investigado e o grupo poderia ser acusado de sequestro. 

O bebê foi encontrado em uma casa de Ribeirão das Neves (MG) no dia 26. Dayanne, que havia mentido sobre saber o paradeiro do bebê, chegou a ser presa e depois liberada. 

Sobre já ter brigado fisicamente com Bruno, Dayanne disse não considerá-lo violento e que "na maioria das vezes ele tentava se defender" após ser agredido por ela. 

Folha.com

MEC prevê que quase 2 mil terão direito a refazer o Enem

A assessoria do Ministério da Educação (MEC) informou na manhã desta segunda-feira (8) que prevê que cerca de 2 mil pessoas tenham direito a refazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devido a erros na impressão de cadernos de prova amarelos. Segundo o MEC, o exame deve ser reaplicado para essas pessoas entre o fim de novembro e o começo de dezembro de 2010.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um lote inferior a 1% do total das provas do caderno amarelo teve problemas na impressão. Dos estudantes que receberam essas provas, a grande maioria teria recebido um novo exemplar do caderno de questões ainda durante a realização do exame. O Inep informou que a minoria desses estudantes não teve o caderno substituído ou se recusou a substituir a prova.

Localidades de Serrote e Quixoá, zona rural de Iguatu, ganharão pólos turísticos

Agenor Neto e lideranças do Serrote

O prefeito Agenor Neto anunciou ontem para os próximos dezesseis meses a implantação de dois pólos turísticos em Iguatu. Os dois serão implantados na zona rural, beneficiado as localidades de Serrote. No sítio Serrote o projeto prevê a transformação do balneário local em um desses pólos.

Para facilitar o acesso da população o projeto ainda prevê a implantação de estrada asfaltada ligando a sede urbana a essa região. 

 
Lideranças do Quixoá escutam o chefe do executivo iguatuense

Segundo o prefeito Agenor Neto o objetivo da administração municipal é transformar Iguatu numa cidade turística. "Existem vários locais onde podemos investir e transformá-los como opção para a população e visitantes. Serrote e o Quixoá são alguns destes locais onde iremos colocar em prática a descentralização do potencial turístico que possuímos. Não podemos observar apenas o Iguatu, sede, mas a cidade como um todo", destacou Agenor.

Iguatu.net

Não perca a conta: Bando faz reféns e assalta agência bancária em Quiterianópolis

Cerca de oito homens fortemente armados assaltaram, na madrugada desta segunda-feira, 8, uma agência do Bradesco, no município de Quiterianóplis, no Sertão de Crateús. Informações preliminares da delegacia do município dão conta de que o bando fez pelo menos três reféns, que estavam em frente a uma agência dos Correios.

A ação teria acontecido por volta das 2 horas, quando os acusados chegaram em um veículo modelo Gol, renderam três pessoas e quebraram as vidraças da agência bancária. De acordo com o soldado Ferreira, após conseguirem entrar no banco, os criminosos utilizaram um maçarico para arrombar os caixas eletrônicos do local.

Depois de libertarem os reféns, os assaltantes fugiram em direção à CE-187, levando quantia ainda não informada em dinheiro. Ainda segundo o policial, o veículo utilizado na fuga foi encontrado carbonizado a oito quilômetros da sede do município. A Polícia faz diligências para tentar identificar a identidade dos acusados.

Não é descartada a hipótese de que o crime tenha sido cometido pelo mesmo bando que assaltou, nas últimas semanas, agências bancárias dos municípios de Banabuiú, Ibicuitinga e Lavras da Mangabeira.

O POVO Online

Enem – Gabarito oficial sai nesta 3ª feira

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado nesta terça-feira (9). A medida, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já era prevista no edital do exame, divulgado no início deste ano. Em 2009, o gabarito oficial do Enem foi divulgado na noite da aplicação da última prova. O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, disse ao G1 na última sexta-feira (5) que, por segurança, as provas chegarão ao instituto somente nesta segunda-feira (8) para fechamento do gabarito e que nenhuma pessoa teria acesso aos resultados antes ou no dia das provas.

Desde o ano passado, o Enem se tornou uma das principais formas de acesso às universidades públicas. Segundo levantamento do MEC, divulgado em agosto, ao menos 59 universidades federais usarão a nota do Enem de 2010 em seus processos seletivos. Parte delas com seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para qual as inscrições devem começar em 20 de janeiro de 2011. Pelo SiSU, devem ser abertas 80 mil vagas em instituições públicas de ensino superior pelo sistema, segundo a Secretaria da Educação Superior do MEC.

A secretaria afirmou, no fim de outubro, que ainda estava fechando o número de instituições que usarão o SiSU como vestibular em 2011. Esta será a terceira etapa de seleção pelo sistema. A primeira ocorreu em março de 2010 e a segunda foi realizada em junho deste ano. Na última, foram oferecidas cerca de 16 mil vagas em 35 instituições. Pelo SiSU, o estudante faz até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e pode alterá-las até o fim do período de inscrições, quando haverá três chamadas subsequentes.

Quem for aprovado em primeira opção será automaticamente retirado da lista. Já aqueles que forem aprovados em segunda opção poderão continuar tentando uma vaga em uma faculdade que oferecer a primeira opção feita.

Refis 2010: contribuinte têm até dezembro para quitarem débitos


A Prefeitura de Iguatu acaba de lançar o Refis 2010. O objetivo do programa é facilitar a vida dos contribuintes que estão em atraso com o Município. 

De acordo com a secretária de Administração e Finanças, Francigleuba Vasconcelos Aragão os interessados podem quitar seus débitos até o dia 31 de dezembro e ficar em dia com suas obrigações. 

O contribuinte ainda poderá ter desconto de até 100% dos juros e multas. 

Mais informações: 3566-7924.

Iguatu se prepara para realizar a maior festa natalina do Nordeste


No próximo mês o município de Iguatu dará início a um dos maiores eventos natalinos do Norte/Nordeste. "Iguatu Natal de Luz 2010” uma ação da Prefeitura Municipal que promete emocionar aos visitantes e a população iguatuense.

A abertura será dia 03 de dezembro com um show dos palhaços Patati e Patatá que retornam ao município após o enorme sucesso no evento Cidade da Criança.

A dupla de palhaços que conquistou o Brasil irá participar de um desfile e em seguida fará um show na praça da Matriz.

Quem também estará se apresentando novamente em Iguatu será a cantora baiana Carla Perez. O show será com o trio elétrico "Algodão Doce" pelas ruas da cidade.

Para o público religioso, duas grandes atrações foram anunciadas pelo prefeito Agenor Neto. Aline Barros e o Padre Antônio Maria. 

Ainda de acordo com o prefeito iguatuenses os eventos da Cidade Luz do Nordeste não param por aí. Para o público forrozeiro, três grandes bandas. Forró do Muído, Solteirões do Forró e Aviões do Forró.

“Estamos preparando o maior evento natalino de todos os tempos e definitivamente transformando o nosso Iguatu  na Cidade Luz do Nordeste. A ornamentação que iremos colocar em vários centros de lazer será belíssima, além disso, estamos trazendo grandes atrações para todas as famílias. Jovens, crianças e adultos poderão acompanhar o seu artista preferido totalmente grátis. Aproveitamos para convidar os nossos irmãos do Ceará e do restante do Brasil para visitarem Iguatu e se emocionarem com a mensagem de paz, para lembrarmos que neste período nasceu o nosso salvador Jesus Cristo”, finalizou Agenor Neto.
 
Site da Prefeitura de Iguatu

Fim de semana com 59 acidentes e 14 mortes nas estradas

Durante este primeiro fim de semana de novembro, 59 acidentes foram registrados nas rodovias federais e estaduais. Houve 14 pessoas mortas e 52 feridas.
Somente nas BRs, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 34 acidentes, dos quais resultaram 9 mortes – uma na sexta, outra no sábado e 7 no domingo – e 22 feridos.

Já nas CEs, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) contabilizou 25 acidentes. Foram 30 feridos e 5 vítimas fatais – uma no sábado e 4 no domingo.

Moradora de Acopiara denuncia a falta de ACS na vila Aroeira

Moradora da vila Aroeira em Acopiara identificada como Elizete denunciou no último sábado(06), no programa Acopiara Urgente na rádio Vale do Quincoê a inexistência de agentes comunitários de saúde em sua comunidade. 

Ela disse que tem crianças e está preocupada com a falta desses profissionais, principalmente agora, por conta dos inúmeros casos de dengue registrados na cidade.

No Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde - CNES, pelo menos cinco desses profissionais estão cadastrados. Veja aqui.   A Secretaria da Saúde do Município deve se pronunciar sobre o assunto.

Blog do Josias: Equipe de transição tenta barrar gastos de R$ 126 bi

Realiza-se nesta segunda (8) a primeira reunião formal do chamado gabinete de transição indicado por Dilma Rousseff.
Entre os temas que constam da pauta do grupo de transição está o desarme de uma "bomba-relógio" de R$ 126 bilhões, segundo informa o blog do Josias

A cifra resulta da soma de projetos que tramitam no Congresso e adicionam despesas extras no Orçamento da União de 2011, primeiro ano da gestão Dilma. 

Inclui, por exemplo, reajustes salariais para PMs e bombeiros de todo país, para o Judiciário e para os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Diário Oficial publica sete nomes da equipe de transição de Dilma

Uma portaria publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União nomeou sete integrantes da equipe de transição do governo. A portaria é assinada pelo ministro da Casa Civil, Carlos Esteves Lima, e traz os nomes de pessoas que já trabalharam com Dilma Rousseff.

O primeiro nome da lista é o de Clara Levin Ant, que cuidou do banco de dados durante a campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República. Cleonice Maria Campos Dorneles, que foi assessora do gabinete da Casa Civil, também fará parte da equipe de transição.

Os outros nomes são da jornalista Helena Maria de Freitas Chagas, ex-diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Giles Carriconde Azevedo, ex-secretário-executivo adjunto da Casa Civil; Marly Ponce Branco, ex-assessora técnica da subchefia de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil; Anderson Braga Dorneles, ex-assessor especial da Casa Civil, e Paulo Leonardo Martins.

Três deles vão viajar com a presidente eleita Dilma Rousseff e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Seul, na Coreia do Sul, para a reunião de cúpula do G-20: Helena Maria de Freitas Chagas, Anderson Braga Dorneles e Cleonice Maria Campos Dorneles.

Já é Natal no comércio lojista em Iguatu


As festas de fim de ano se aproximam e é hora de ir às compras. Cada vez mais cedo, os lojistas antecipam a decoração natalina e promovem campanha de vendas para atrair os consumidores locais e da região Centro-Sul. Nesta semana, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lança o pacote de promoção "Iguatu Natal de Prêmios", que vai sortear motos, DVDs, TVs e celulares no valor total de R$ 25 mil.

O presidente da CDL, Valmir Oliveira, disse que a expectativa do setor lojista é de as vendas de novembro e dezembro, deste ano, fiquem 20% acima de igual período do ano passado. "Estamos acreditando em um crescimento superior ao que foi verificado em 2009, comparando com 2008", disse. Naquele ano, o índice verificado foi de 15%.

Otimismo é o que não falta para os setores de moda, eletroeletrônicos, perfumaria e presentes. De acordo com o Sindicato dos Lojistas de Iguatu (Sindilojas), o setor de construção civil está aquecido desde julho passado. "As vendas estão boas e vamos superar o ano passado", disse o presidente da instituição, Tadeu Rolim.

O penúltimo mês do ano começa com boas expectativas entre os lojistas que acreditam em uma taxa de crescimento que vem se acentuando nos últimos três anos. Algumas lojas já estão com decoração natalina em Iguatu, mas a maioria somente começa a enfeitar os seus espaços a partir desta semana.

Esta cidade é polo de atração comercial no Centro-Sul. Consumidores de pelo menos dez cidades, Acopiara, Mombaça, Quixelô, Jucás, Cariús, Orós, Icó, Cedro, Catarina e Saboeiro, vêm a Iguatu para fazer compras ou serem atendidos na área de serviço. Neste período do ano, eletroeletrônicos, calçados, perfumaria e confecções são os setores que mais vendem, ao lado de material de construção. A partir da segunda quinzena deste mês, o movimento deve se intensificar no centro comercial.

De olho nesse mercado, os lojistas já renovaram os estoques e estão preparados para atender os consumidores. As lojas de artigos de presentes e decoração natalina deram a largada em primeiro lugar. Empresários e consumidores, segundo a tradição, compram produtos decorativos para enfeitar as lojas e residências, por isso entram no ritmo de Natal com mais antecedência.

Decoração nas ruas
O presidente da Associação Comercial de Iguatu, Henrique Costa, também acredita que as vendas no Natal deste ano serão de 15% a 20% superiores em relação ao mesmo período do ao passado. "Estamos confiantes de que o comércio vai ter boas vendas", disse. A Prefeitura de Iguatu, a exemplo de anos anteriores, prometeu fazer a decoração natalina de ruas e praças da cidade, com o projeto Iguatu Natal de Luz, que contribui para espalhar o espírito natalino entre os consumidores.

Diário do Nordeste

domingo, 7 de novembro de 2010

Gota d’água – O velho carro-pipa volta a abastecer 79 municípios cearenses

Açudes secos, cisternas com pouca água, famílias tendo que racionar o quanto podem a água que vão buscar a quilômetros de distância de casa. É a situação de municípios dos sertões cearenses, como em Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns. Muitas famílias que vivem na zona rural não dispõem de cisterna para guardar a água e têm de acumular em baldes de 200 litros.

O secretário de agricultura do município Raimundo Nonato Martins calcula que 60% da população rural não tem água para beber e apenas dois carros-pipas atendem às famílias dos sítios e distritos quando, no mínimo, são necessários cinco carros. Ele diz que pelo menos 60 comunidades, em média com 20 famílias cada, estão sem água para beber. 

E é para atender municípios que precisam de maior atendimento dos carros-pipa como Saboeiro, que a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil aguarda para esta semana, recursos no valor de cerca de R$ 10 milhões que serão enviados pela Secretaria Nacional da Defesa Civil. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel João Vasconcelos, o dinheiro foi solicitado pelo governo do Estado em outubro passado para atender aos 79 municípios que se encontram em situação de emergência.

LISTA DAS CIDADES

MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Aurora, Baturité, Barroquinha, Baixio, Bela Cruz, Cariré, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Cedro, Chaval, Chorozinho, Crato, Croatá, Ererê, Farias Brito, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jati, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacajus, Palmácia, Paracuru, Parambu, Penaforte, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potengi, Quixelô, Quixeré, Redenção, S. do Acaraú, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa do Ceará.”

O POVO

Lula deixa conta de R$ 50 bi para Dilma pagar em 2011

Faltam oito semanas. No sábado 1º de janeiro, Lula vai passar a Dilma Rousseff a faixa presidencial junto com uma conta bilionária a ser paga no primeiro ano do novo governo. A dimensão exata dessa fatura somente será conhecida em janeiro. Mas sabe-se, por exemplo, que, se o presidente decidisse não gastar mais um único centavo em novos projetos a partir desta segunda-feira – o que é absolutamente improvável -, deixaria uma herança de R$ 50,7 bilhões em débitos a pagar no Orçamento de 2011, apenas por obras e serviços já encomendados (construção de habitações, barragens, postos de saúde, manutenção de estradas, etc).

Esse valor das contas federais penduradas até a semana passada já é maior que a soma dos investimentos em obras (R$ 43 bilhões) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstos para o ano que vem. Representa o resultado de uma opção na execução do Orçamento público, feita por Lula em parceria com Dilma, que conduziu o PAC quando chefiava a Casa Civil. É, principalmente, a moldura do retrato de um governo prisioneiro da expansão de uma grande máquina burocrática, que ele mesmo consolidou.”

O Globo

PMDB se nega a incluir Meirelles em ‘cota’ ministerial


Na dança de elefantes em que se converteu a composição do ministério de Dilma Rousseff, Henrique Meirelles tornou-se uma tromba órfã.

A presidente eleita hesita em manter Meirelles na presidência do Banco Central. Passou a reuminar a hipótese de aproveitá-lo num ministério.

Imaginou-se que Meirelles, respeitado pelo mercado e dono de inegável capacidade gerencial, poderia cuidar de uma pasta voltada à infreaestrutura.

Iria ao “novo” gabinete como parte da cota do PMDB. Cuidaria de portos, aeroportos e rodovias. Porém...
Porém, cristão novo no PMDB, Meirelles é refugado por "sua" legenda. Se Dilma decidir aproveitá-lo na equipe, terá de fazê-lo por conta própria.

O PMDB quebra lancas para manter sob Dilma a mesma quantidade de pastas que amealhou sob Lula: seis ministérios.

E não há na cúpula da legenda quem se disponha a abserver Meirelles nessa cota.

O PMDB receia que, transferido para a Esplanada, Meirelles se recuse a fazer o jogo partidário, que consiste em extrair dos ministérios o máximo de dividendo$.

Cinco jovens morrem em acidente na BR-020

Cinco jovens morreram, neste domingo, vítimas de acidente automobilístico registrado na BR-020, altura do município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Segundo a Polícia Rodoviária Federal o fato ocorreu após o veículo Polo colidir um caminhão de coleta de lixo no Anel Viário.

Morreram os jovens que estavam no Polo. Bruno Sousa de Medeiros, o condutor (20), Claumir Araujo Braga (23), Farlington Cruz de Andrade (19), Lucas Abreu Muniz (21) e um menor de 14 anos. Segundo informações da PRF, o acidente foi provocado por excesso de velocidade do Polo.

Eliomar de Lima

Espaço na web para reclamação de estudante abre na quarta, diz Inep

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, Joaquim José Soares Neto, informou neste domingo (7) que não descarta a realização de uma nova prova para os alunos que se sentiram prejudicados com erros nos cadernos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana. "No limite, pode acontecer. Não posso descartar", afirmou.

Segundo Soares Neto, os problemas serão analisados individualmente. “Estamos levantando a dimensão do problema para resolver caso a caso.”

Soares Neto disse que o órgão vai abrir na quarta-feira (10) uma página na internet para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados com os erros no caderno de respostas do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O espaço funcionará até o dia 16.

Com aplicação, Flu resiste à pressão do Vasco, vence e continua líder


Antes, o Corinthians havia feito a sua parte, ao derrotar o São Paulo por 2 a 0 no Morumbi. O Cruzeiro também. Venceu o Vitória no Barradão. Restava ao Fluminense derrotar o Vasco no Engenhão, neste domingo, para não deixar escapar a liderança do Brasileirão. E o triunfo ocorreu graças à aplicação tática, aliada à luta e à sorte que costuma acompanhar os campeões. 

O time resistiu à forte pressão do Vasco no fim. O gol de Tartá, com apenas três minutos de jogo, garantiu o 1 a 0 que leva a equipe aos 61 pontos, um ponto à frente dos outros candidatos ao título, a quatro rodadas do fim do Brasileirão 2010.

Red Bull faz dobradinha no GP Brasil e título será decidido em Abu Dhabi; brasileiros não pontuam


Sem dar a mínima chance para os seus adversários, o alemão Sebastian Vettel venceu o GP Brasil, penúltima etapa da temporada de F-1, realizado neste domingo, no autódromo de Interlagos, e adiou a decisão do título para o GP dos Emirados Árabes, no próximo final de semana. A supremacia da Red Bull ficou nítida com a segunda colocação conquistada pelo australiano Mark Webber.
Na terceira posição ficou o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, único que poderia conquistar o título da competição no GP Brasil. Os outros dois pilotos que ainda brigavam pelo título chegaram logo atrás: Lewis Hamilton foi o quarto colocado, enquanto Jenson Button, atual campeão, chegou na quinta posição. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP BRASIL-2010
 
1. Sebastian Vettel - Red Bull
2. Mark Webber - Red Bull
3. Fernando Alonso - Ferrari
4. Lewis Hamilton - McLaren
5. Jenson Button - McLaren
6. Nico Rosberg - Mercedes
7. Michael Schumacher - Mercedes
8. Nico Hulkenberg - Williams
9. Robert Kubica - Renault
10.Kamui Kobayashi - Sauber
11. Jaime Alguersuari - Toro Rosso
12. Adrian Sutil - Force India
13. Sebastien Buemi - Toro Rosso
14. Rubens Barrichello - Williams
15. Felipe Massa - Ferrari
16. Vitaly Petrov - Renault
17. Nick Heidfeld - Sauber
18. Heikki Kovalainen - Lotus
19. Jarno Trulli - Lotus
20. Timo Glock - Virgin
21. Bruno Senna - Hispania
22. Christian Klien - Hispania
 
Não completaram a prova
 
Lucas di Grassi - Virgin
Vitantonio Liuzzi - Force India

Adolescente é morto com 94 facadas no Itaperi em Fortaleza

Ronaldo Alves da Silva, de 17 anos, foi executado com quase 100 facadas, no bairro Itaperi, em Fortaleza. O corpo do adolescente foi encontrado na manhã deste sábado (6), em um local conhecido como Córrego do Itaperi.

De acordo com o perito Alderlai Barbosa, o jovem estava com as mãos e os pés amarrados e sofreu pelo menos 94 facadas.

A Polícia Militar encontrou no local do crime dois estiletes que teriam sido utilizados no homicídio. Segundo os PMs as duas armas indicam que no mínimo duas pessoas participaram do assassinato.

Fim da invencibilidade: Ceará é goleado pelo Grêmio no Olímpico

O Grêmio conseguiu quebrar a invencibilidade do Ceará que já durava oito rodadas. No Estádio Olímpico, na noite deste sábado (06), o tricolor gaúcho goleou o alvinegro cearense por 5×1. Com a vitória, o time de Porto Alegre foi a 53 pontos e se aproximou do G4, já o Vovô continua com 44 pontos e apesar da derrota, segue firme na zona da Sul-Americana.

Motorista joga ônibus em carro de Assaltante em Cariré-CE. Nome de Acopiarense é citado na matéria


Na madrugada desta sexta-feira, dia 05 de novembro de 2010, por volta das 02h10min, a PM de Cariré através de um telefonema informou a PM de Varjota, que uma tentativa de assalto estava acontecendo na CE-183, próximo a entrada da localidade de Tapuio.

Pelo menos três veículos estavam sendo utilizados pelos assaltantes, uma Paraty branca, uma S10 preta e um Honda Civic preto.

De imediato a PM da cidade de Varjota, foi apoiar seus companheiros. No decorrer do percurso encontraram um dos veículos, o Honda Civic, de placas KLF 3660, incrição de Fortaleza.

A PM obteve a informação que os ocupantes desse veículo tentaram assaltar um ônibus de feirantes, tendo o motorista do ônibus, jogado o mesmo contra o Honda Civic, evitando o assalto.

Bem próximo ao carro danificado, foram encontrados uma pistola calibre 45 com pente e nove cartuchos intactos, três cartuchos 5,56 intactos, os cartuchos 5,56 é de fuzil, e uma cápsula deflagrada calibre ponto 40,bem como alguns documentos de Neilene Furtado Bezerra, natural de Acopiara.

Tabajara Notícias

Prefeitura de Iguatu investe em programa de moradias populares



Um programa de construção de casas populares começa a beneficiar famílias do município de Iguatu, localizado na região Centro-Sul. O projeto envolve recursos do PSH - Programa de Subsídio Habitacional em parceria com a Prefeitura e prevê a construção de 61 unidades no bairro Chapadinha.  As obras começaram em julho passado, quando o prefeito esteve no local para assinar a ordem de serviço.

Os trabalhos continuam em ritmo acelerado e 24 casas já estão praticamente concluídas. O objetivo é proporcionar às pessoas mais carentes melhores condições de habitação e dignidade humana.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do município, serão investidos R$ 420 mil na construção das moradias populares, através do programa "Meu Lar, Doce Lar". O prefeito Agenor Neto disse que o programa faz parte de um esforço da administração para melhoria de qualidade de vida da população. "Essa ação é muito importante porque traz dignidade às pessoas, dá a condição igualitária das mesmas saírem de situações precárias, algumas sem ter moradia nenhuma e outras  morando em casas de taipas, correndo os riscos de contraírem a doença do Barbeiro, então fico muito feliz como gestor em proporcionar a melhoria das condições de vida, também, para os moradores desta localidade", disse Agenor.

Outras unidades já foram construídas ao longo dos cinco anos e meio da administração do atual prefeito, mas a meta é tentar ampliar para pelo menos contruir, até o final do segundo mandato mais 2 mil casas populares. "Temos uma meta a ser cumprida nesse restante de mandato que é construir duas mil casas para os nossos irmãos que vivem de aluguel, outros que vivem de favor, além dos que habitam em casas de taipa, principalmente nas comunidades rurais", afirmou o prefeito.

Além da Chapadinha, outras comunidades de Iguatu estão sendo beneficiadas. As famílias dessas localidades vivem a expectativa de serem atendidas com uma casa popular em substituição às habitações de taipa. 
 
via Iguatu Notícias

Sorteio da Mega-Sena realizado em Tauá, no Ceará, acumula e estima R$ 18 milhões em próximo prêmio

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.229 da Mega-Sena, realizado pela Caixa Econômica Federal neste sábado (6).

A estimativa de prêmio para o próximo concurso, que ocorrerá na quarta-feira (10), é de R$ 18 milhões.

Confira as dezenas sorteadas: 12 - 30 - 32 - 40 - 49 - 60.

O sorteio ocorreu neste sábado à noite em Tauá, no Ceará.

Ao todo, 42 apostas acertaram a quina e devem receber R$ 38.879,24 cada uma. Outras 2.827 apostas acertaram a quadra, com prêmio previsto de R$ 825,16 cada uma.

Hulkenberg voa, bate os favoritos e crava a pole em SP; Alonso é quinto


Há cinco anos, a Williams não cravava uma pole position na Fórmula 1. E foi roubar a cena justamente agora, para o desespero dos cinco pilotos que ainda brigam pelo título. No treino classificatório deste sábado, em Interlagos, não teve para Alonso, Webber, Vettel, Button ou Hamilton. Quem larga na frente na corrida deste domingo é Nico Hulkenberg, o alemão de 23 anos que ocupa apenas a 15ª posição da temporada, mas resolveu se intrometer na briga dos grandes na reta final. O companheiro de Rubens Barrichello voou na pista molhada e, com 1m14s470, garantiu a primeira posição no grid, com os candidatos ao título grudados no seu calcanhar.

Sebastian Vettel, da RBR, completa a primeira fila, seguido pelo companheiro Mark Webber. Lewis Hamilton, da McLaren, sai em quarto, mas seu colega Jenson Button sofreu um baque na esperança de conquistar o campeonato – ficou barrado no Q2 e sai em 11º. Fernando Alonso, único com chances de ser campeão no GP do Brasil, brigou pela pole até o fim do treino, mas foi superado pelos rivais e larga em quinto. A corrida começa às 14h de domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo. 

Já com as punições, veja como ficou o grid de largada para a corrida:


1. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m14s470
2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s519
3. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m15s637
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m15s747
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m15s989
6. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m16s203
7. Robert Kubica (POL/Renault) - 1m16s552
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m16s925
9. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m17s101
10. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m17s656

11. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m19s288
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m19s385
13. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m19s486
14. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m19s581
15. Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m19s899
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m20s357
17. Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m22s130

18. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m22s250
19. Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m19s847
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m22s378
21. Lucas Di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m22s810
22. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m20s830
23. Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth) - 1m23s083
24. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m23s796

sábado, 6 de novembro de 2010

Luizianne liga para Cid e diz que não entendeu o “chilique” de Ivo Gomes

A prefeita Luizianne Lins (PT) afirmou ontem, que na tarde da última quinta-feira, conversou por telefone com o governador Cid Gomes a respeito das críticas do irmão dele, Ivo Gomes (PSB), e este teria dito que o Governo do Estado não iria interferir na disputa da Câmara.

Sobre as críticas do deputado Ivo Gomes em torno da postura da prefeita, na disputa na Câmara, tachando a política realizada por Lins como de “bodega”, Luizianne reiterou que não entendeu o porquê da manifestação. 

“Eu não entendi o chilique do deputado estadual Ivo Gomes. É a única coisa que posso dizer a você”, colocou.

Questionada se ela procurou Ivo para conversar sobre o assunto a prefeita disse que não sabia das motivações do parlamentar. “Não, eu não liguei, porque realmente estou impactada com o chilique. É isso, não entendi. É uma coisa que preciso entender porque há razões que não conheço”, colocou.

Em relação às motivações do parlamentar, Luizianne citou o governador. “Ontem mesmo eu conversei com o governador sobre o ocorrido, não quero esticar esse tipo de assunto, pois eu achei uma coisa, primeiro, desnecessária, e, segundo, tão histérica, que não dá para falar, é um chilique mesmo.
 
O governador disse que queria deixar claro, que não era o sentimento dele e nem o sentimento do Governo e que o Governo não iria se meter na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal”, colocou.
 
DN

Um serrista integra equipe de transição de Dilma


O PMDB escalou Mangabeira Unger e mais cinco técnicos do partido para participar do grupo que integrará a equipe de transição. Mangabeira coordenará a coleta de informações que serão passadas pelo grupo para Michel Temer e Moreira Franco. Até aí, beleza.

Só que Mangabeira e os técnicos peemedebistas receberão apoio logístico da Fundação Ulysses Guimarães, que é presidida por Eliseu Padilha, deputado gaúcho que apoiou José Serra e não conseguiu reeleger-se.

Já tem integrante do PMDB insatisfeito com a decisão.

Coluna Radar – Lauro Jardim

Operário da Madeform morre atropelado próximo à Dakota em Iguatu


Um acidente de trânsito ocorrido no final da tarde de ontem, próximo a Dakota, em Iguatu vitimou fatalmente o trabalhador Claúdio Almeida Uchôa, 29 anos. Ele seguia em uma moto com sua esposa identificada como Ângela Almeida de Carvalho quando foi atropelado por um  ônibus da Rápido Cardoso. A esposa sofreu apenas escoriações e ele morreu no local. Claudio Almeida era funcionário da Madeform e TubForm de Iguatu.

Foto: Mais FM

Mega-Sena pode pagar R$ 5 milhões hoje

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (6), o prêmio de R$ 5 milhões para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.229 acontece às 20h (horário de Brasília).

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já apostadores do Norte e Nordeste devem registrar seus volantes até as 18h, no horário local, por causa do horário de verão. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 2.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio renderia cerca de R$ 29 mil por mês.

Enem começa neste sábado: mais de 200 mil se increveram no Ceará

Começam neste sábado (6) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 4,6 milhões de pessoas fizeram a inscrição, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela realização do exame.

O Enem continua no domingo (7). Nos dois dias, as provas começam às 13h, no horário de Brasília, e os estudantes podem entrar nos prédios a partir das 12h. Os portões fecham às 12h55. O exame será aplicado no horário oficial de Brasília. Por isso, quem mora nos estados com fuso horário diferente e onde não há horário de verão deve ficar atento.

Os inscritos devem levar documento de identificação original e cartão de confirmação de inscrição, que foi enviado pelo Inep pelo correio.
 
Questões

Neste sábado, entre as 13h e as 17h30, os estudantes responderão questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

Ceará
No Ceará, os cerca de 208 mil estudantes inscritos têm um estímulo a mais: partir deste ano, elas são critério de seleção para a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Hoje, os estudantes prestam exame de Ciências da Natureza e Humanas. No domingo, vão ser testados os conhecimentos em Linguagens e Códigos, Matemática e em Redação. Amanhã, a prova também começa ao meio-dia, mas terá uma hora a mais.

Homem de 57 anos morre depois de ser atropelado na Rua do Cruzeiro


Um Senhor de 57 anos de idade, morreu hoje à noite, sexta-feira, às 20h atropelado na rua do Cruzeiro. Adão Mendonça de Souza, teve morte no local depois do atropelamento.

Ele tentava atravessar a rua do Cruzeiro quando foi colhido pela moto. As lesões foram tão graves que Sr. Adão Mendonça morreu no local. A moto, depois de atropelar o Senhor, ainda colidiu com outro veículo que estava em frente. 

O motoqueiro lesionado foi levado ao Hospital Regional de Iguatu e não corre riscos de morrer.

Paulinho Neto
Mais FM

Iguatu se destaca no III Congresso Ceará Gestão Pública


O Congresso Ceará Gestão Pública finalizou ontem a sua terceira edição, consolidando a trajetória de sucesso. Este ano, a grande novidade do evento foi o Seminário de Boas Práticas nos Municípios – Compartilhando Experiências com o intuito de divulgar, disseminar e compartilhar as práticas exitosas que estão sendo executadas em todo o estado. 

O município de Iguatu apresentou duas ações que chamaram a atenção da sociedade cearense. O projeto de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Jaguaribe que é um exemplo para muitas cidades ribeirinhas do Gigante do Sertão e o Papo Firme onde o gestor municipal incentiva a participação do jovem na sociedade e no poder público, através de palestras, seminários e rodas de debate.

Iguatu.net

Clima tenso: moradores protestam contra afastamento do prefeito de Acaraú, no Ceará

 O clima ficou tenso no começo desta noite de sexta-feira no município de Acaraú, litoral oeste do Estado. Um grupo de moradores fez passeata com faixas e cartazes, protestando contra o afastamento do prefeito Pedro Fonteles (PT). Na última semana, ele foi afastado por decisão da Câmara Municipal, que conta com dez vereadores dos quais seis são da oposição. A alegativa é de que há irregularidade da gestão.

Moradores cercaram a Câmara Municipal, houve ameaça de invasão, mas a Polícia Militar e mais duas viaturas do Ronda do Quarteirão conseguiram controlar a situação.

O juiz da cidade, Cesar De Barros Lima, mediou a situação e marcou para próxima segunda-feira uma reunião envolvendo a cúpula da Camapara Municipal, o vice -prefeito que assumiu na gestão e Pedro Fonteles para tentar uma solução que resolva o impasse.

Eliomar de Lima

Chefe de Gabinete de Cid manda prefeita trabalhar e fazer menos política

O Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Arialdo Pinho, entrou na polêmica que envolveu o deputado estadual Ivo Gomes (PSB) e a prefeita Luizianne lins (PT) por conta da sucessão na mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza. Em sue twitter, ele aconselha a prefeita a trabalhar e deixar de lado o velho discurso, lembrando que ela só tem 25 meses pela frente. Pede menos política. Confira os posts:

- Pela prefeitura tem razāo. Neste segundo mandato pouco foi realizado. Até o momento velho discurso de que vai fazer. Termina em 25 meses.

- Sugestão que a prefeita focada na gestão administrativa e executiva e menos politica. Quando a direita questiona o trabalho desenvolvido.

- Amigo deputado Ivo Gomes chamando atenção da ” Politica de bodega” da Prefeita de Fortaleza junto a CM.

Petrobras assina contrato para elaborar projetos das refinarias do Maranhão e do Ceará

A Petrobrás assinou com a empresa americana UOP, tradicional fornecedora de tecnologia na área de refino de petróleo, contrato para fornecimento dos projetos básicos e de pré-detalhamento da Refinaria Premium I, a ser construída no Maranhão, e da Refinaria Premium II, que será instalada no Ceará. Ambas as unidades têm investimentos previstos na casa dos US$ 30 bilhões e terão sua produção de derivados destinada principalmente para a exportação.

Os projetos que serão elaborados pela UOP contemplam dois trens de refino para a Premium I e um trem de refino para a Premium II, cada um com capacidade de processamento de 300 mil barris por dia de petróleo nacional. Como os trens de refino serão iguais, isso proporcionará uma redução de custos de projeto e de instalação, além de diminuir os prazos de execução dos projetos, como informa a Petrobrás em comunicado.

População de Tauá pede criação de adutora


A população desta cidade, liderada pela Câmara Municipal, foi mobilizada nos últimos dias para a formulação de um documento solicitando a construção de uma adutora para abastecimento da sede, com água trazida do Açude Arneiroz II, localizado no Município de mesmo nome, há cerca de 40 quilômetros de Tauá.

O documento com mais de 5 mil assinaturas foi entregue pelo presidente da Câmara, Agenor Mota, ao governador Cid Gomes, em Fortaleza. A Câmara do Município de Arneiroz apoiou o movimento. No abaixoassinado entregue consta também pedido de atendimento para as comunidades que existem entre os dois Municípios, quanto ao abastecimento de água.

"É a única solução para o problema da falta de água na cidade, que é muito sério e prioridade para o desenvolvimento do Município", diz o vereador Agenor Mota, apontando a situação como prioridade devido ao grande crescimento da cidade. "Novos bairros e loteamentos estão surgindo e o sistema de abastecimento d´água atual já não atende às necessidades da cidade e da população". Diz ainda que o Município tem se desenvolvido bastante nos últimos anos em muitas áreas, mas esta precisa de solução urgente.

De acordo com Agenor Mota, na ocasião, o governador Cid Gomes e o deputado Domingos Filho assumiram o compromisso de realizar estudos sobre a viabilidade técnica e elaboração do projeto para a construção da rede de adutora, por meio dos órgãos estaduais competentes.

Mota afirmou ainda que o vice-governador eleito, Domingos Filho, garantiu que apresentará emenda ao orçamento geral do Estado para o exercício do ano de 2011, a fim de assegurar recursos para a construção da obra.

CE 154: Rodovia nova já apresenta buracos


Quixelô. Seis meses após ser inaugurada, a rodovia CE-154, no trecho de 16km entre o entroncamento com a CE-060, no Município de Iguatu e a cidade de Quixelô, já apresenta buracos no meio da pista e rachaduras ao longo do acostamento. Os moradores e motoristas reclamam da qualidade do serviço e temem que, após a chegada do período invernoso a partir de janeiro de 2011, a estrada fique novamente estragada.

A rodovia foi reconstruída e o novo asfalto foi concluído neste ano, mas parte dele não suportou sequer a primeira chuva que ocorreu há 15 dias. Logo após a conclusão da obra realizada pela construtora Delta, moradores e motoristas começaram a reclamar da qualidade do serviço. "Colocaram apenas óleo e depois uma camada fina de brita", disse o representante comercial, Luís Ribeiro. Com os buracos que surgiram, é fácil observar que a cobertura de asfalto é fina, cerca de um centímetro.

"Este asfalto não tem qualidade e não vai suportar o inverno e o tráfego de veículos", prevê o comerciante José Gomes. Um engenheiro especializado em construção de rodovias que pediu para não ser identificado disse que a qualidade da obra ficou aquém das exigências técnicas e sugeriu, ainda, que houve falhas ou conivência na fiscalização do serviço.

Ontem, pela manhã, cerca de 20 operários da Construtora Delta colocavam óleo e areia sobre as rachaduras ao longo do acostamento. Era uma forma de encobrir as fissuras. Indagado sobre a qualidade do serviço, um operário respondeu: "Não sei se dá certo, mas mandaram a gente fazer isso". Nesta terça-feira, o superintendente do DER, Quintino Vieira, deve vir a Iguatu para verificar os problemas no trecho danificado e acompanhar outros serviços e demandas na região.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cerco à marmelada

O jogo de equipe que foi visto na Alemanha tem de ficar bem longe do GP do Brasil de Fórmula 1, para o bem de Felipe Massa. O brasileiro, piloto da Ferrari, pode deixar o circuito de Interlagos, em São Paulo, algemado caso permita que seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso, ultrapasse-o na corrida do próximo domingo.

Isso é o que está previsto no Estatuto do Torcedor. Quem infringir a regra com uso de “marmelada” pode pegar até seis anos de prisão. “Se ele fizer isso, ele tem de sair algemado de Interlagos”, afirmou o promotor Paulo Castilho, do Juizado Especial Criminal de São Paulo.

Segundo o artigo 41-E do Estatuto do Torcedor, “fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva” é caso de polícia. O infrator pode pegar de dois a seis anos de reclusão.

Fora da briga pelo título, Massa não descartou ajudar Alonso, atual líder do Mundial de pilotos, na etapa de Interlagos, a penúltima da temporada da F-1. A largada está marcada para às 13 horas (de Fortaleza) do próximo domingo, com transmissão pela TV Globo.

Aftosa: segunda etapa da vacinação foi lançada nesta sexta-feira (5)


O combate do Estado contra a febre aftosa terá mais uma etapa neste mês de novembro. Começou no último dia primeiro, em todo o Ceará, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2010. O lançamento oficial da campanha aconteceu nesta sexta-feira, no dia 5, às 9 horas, na Fazenda São Bento, no município do Crato, na Região Cariri. O objetivo é imunizar 100% do rebanho de cada um dos 184 municípios cearenses.

A primeira etapa foi realizada no primeiro semestre. O Ceará conseguiu mudar de classificação sanitária junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), passando para a zona de risco médio da doença com vacinação. Com essa conquista, as portas se abriram para o comércio da carne bovina e o transporte de animais com diversos estados do Brasil. Agora, de acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, o objetivo é que até o fim de 2010, o Ceará consiga evoluir para o status de livre de aftosa com vacinação.

Até o fim do mês de novembro, os pecuaristas devem colaborar e imunizar os seus animais. A dose da vacina custa, em média, R$ 1,50 e pode ser encontrada nas casas veterinárias especializadas. O Ceará alcançou índice de 87,83% de vacinação contra febre aftosa na primeira etapa da campanha deste ano, o que representa 2.127.946 animais imunizados. O Estado possui atualmente 2.508.668 cabeças de gado.

Após assaltos a bancos, Interior terá reforço do Bpchoque por tempo indeterminado

Com os constantes assaltos a bancos que vem acontecendo no Ceará, o reforço no policiamento do interior do Estado, com tropas do Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoque), será por tempo indeterminado, não sendo interrompido nem mesmo durante as festas de Natal e Ano Novo. A informação foi dada pelo tenente-coronel João Batista dos Santos, comandante do Bpchoque.
Desde a tarde desta quinta-feira (4) as tropas foram enviadas. Segundo o comandante do Bpchoque, o reforço no interior, basicamente, será feito com policiais militares lotados no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e Comando Tático Motorizado (Cotam).

Batista Santos acrescentou que a concentração das tropas será mesmos nas regiões próximas às divisas do Ceará com Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Pernambuco, pois os indícios mostram que os bandidos sempre fogem para esses Estados depois de uma ação crimonosa contra estabelecimentos bancários no interior.

Cada guarnição fica oito dias no interior. A substituição será feita na região onde os policiais militares estiverem trabalhando, para que a área não fique desguarnecida. O comandante do Bpchoque espera que o reforço seja suficiente para inibir as ações criminosas.

Do início deste ano até última quinta-feira (4), foram registradas 24 ações criminosas (assaltos e arrombamentos) contra estabelecimentos bancários no Ceará, quase todos no interior. No ano passado foram 16, contra 10 em 2008. Caso seja necessário, mais policiais militares serão enviados, não só do Bpchoque, mas também do Serviço de Inteligência do Estado-Maior da PM.

O comandante do Bpchoque disse que os policiais estão aptos para impedir as ações criminosas. “Se precisar, vamos para o confronto em pé de igualdade”, afirmou, ressaltando que a Capital e Região Metropolitana não ficarão desguarnecidas.

Jangadeiro Online

Crato-CE: Mototaxista e ex-atleta de Futsal pode ter sido morto por engano


O mototaxista Isaac Martins Gomes, de 22 anos, que residia na Rua Diógenes Frazão, 163 (Bairro Seminário) no município de Crato, foi morto com três golpes de faca no abdômen por volta das 16 horas desta quinta-feira no cruzamento das ruas Coronel Antonio Luiz e Nossa Senhora de Fátima (Bairro Pimenta). Ele já foi atleta de Futebol de Salão da LEC (Liga Esportiva Cratense) e trafegava em uma motocicleta Honda Pop de cor preta e placa HYX-9467, inscrição do Ceará.

O crime está sendo atribuído a dois indivíduos que viajavam em uma moto de cor escura. Quando chegaram naquele local, o garupeiro desceu do veículo apanhou uma pedra e atingiu a cabeça do mototaxista que caiu no chão ante o pavor da passageira que o mesmo transportava na garupa. Já o seu comparsa sacou uma faca e passou a desferir os golpes enquanto a mulher fugia do local assustada. Isaac ainda foi socorrido para o Hospital São Francisco onde morreu minutos depois.

O caso está sendo investigado pela polícia que já vez levantamento da vida pregressa da vítima e nada encontrou. A princípio trabalha com a hipótese de que o rapaz tenha sido assassinado por engano. Já no município de Caririaçu, mais precisamente na localidade denominada Sitio Candéia, um homem de 36 anos, que residia no Sitio Bananeira, praticou o suicídio por enforcamento.

Miséria

Município de Saboeiro sofre com seca e fome predomina

A causticante seca que assola toda a zona rural de Saboeiro, encravado na região dos Inhamuns, está deixando um rastro de desespero e angústia nos trabalhadores devido à fome e à sede que campeiam em todo o município. Eles reclamam que só dois carros pipas abastecem a população, que ainda tem o agravante de não dispor de cisternas de placas para guardar a água.

O cenário é de açudes secos com porões vazios e sem nenhuma perspectiva de chuva. A vegetação e pastagens definham secas, deixando os rebanhos sem também alimentação.

O secretário de Agricultura de Saboeiro, Raimundo Nonato Martins, denuncia que o problema da seca verde é preocupante, pois já existe um clima de muita aprensividade no homem do campo e isso poderá até em ocasionar um grande êxodo rural. Raimundo Nonato enfatiza ainda que há localidades na zona rural, a uma distância de 35 km da sede do municípios que não estão sendo atendidas pelos carros pipas e por isso estão passando sede.

O prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, confirma ser critica a situação no município. Ele afirma que o município dispõe de apenas 144 cisternas de placas, quando a necessidade seria de mil cisternas. Ressalva que, apesar de ser cortado pelo Rio Jaguaribe, a população não tem como armazenar e aproveitar a água por falta de cisternas. Dessa forma, a água do Jaguaribe é toda desperdiçada e não tem nenhuma utilidade.
via Acopiara Notícias

Aniversários...

E quem está apagando mais uma velinha hoje é o nosso amigo e parceiro blogueiro, Fabrício Moreira. Que o Grande Arquiteto do Universo, na sua plenitude, possa abençoar esse grande advogado, amigo e irmão Fabrício Moreira. Parabéns. 

Por outro lado parabenizar também a minha filha Martillyane, a primogênita, que hoje completa  mais um ano de vida. Que Deus a proteja hoje e sempre. Parabéns de todos os familiares e amigos.

Falsos agentes de saúde assaltam e matam advogado dentro de casa

O advogado Carlos Jorge Cavalcante Maia, 50, foi assassinado a tiros, principalmente na cabeça, na manhã desta sexta-feira (5), durante assalto ocorrido na residência dele, localizada na rua Aquiles Beviláqua, 179, bairro Piedade, na capital cearense.

O crime foi cometido por dois homens que se passavam por agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Eles disseram que iam verificar a caixa d’água. Logo que Carlos Jorge Maia abriu o portão, os falsos agentes de saúde anunciaram o assalto, mas houve reação. Os bandidos teriam levado cerca de R$ 15 mil. Os criminosos fugiram em uma motocicleta.

A vítima ainda foi encaminhada ao Instituto Doutor José Frota, onde recebeu atendimento de emergência, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Os familiares do advogado não quiseram passar detalhes sobre o latrocínio (roubo seguido de morte).

Detran valida inscrições da CNH popular na Regional IV e em Juazeiro e Iguatu

Os moradores dos bairros Itaperi e Serrinha (da Secretaria Executiva Regional IV) estão sendo  atendidos pelo Detran, nesta semana (até sexta-feira, dia 5) e na próxima (de terça-feira, dia 09, a sexta-feira, 12), na Av. Dede Brasil, Nº 2555 (em frente a UECE) para validar a inscrição no Programa Carteira de Motorista Popular. O atendimento, por ordem de chegada, será das 8 às 20 horas.

O processo de validação da inscrição também ocorre em Juazeiro do Norte (na sede do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, na Avenida Beata Maria de Araújo, s/n, vizinho ao Romeirão) e em Iguatu (no Complexo de Ação Social ao Adolescente, na Rua 21 de abril s/n), também nesta semana, até sexta-feira, dia 5, e na próxima semana (de 09 a 12).

Em Fortaleza, da Regional IV já validaram sua inscrição os moradores da Vila União, Montese, Damas, Bom Futuro e Jardim América. Já foram atendidos os moradores das Regionais V, I, VI e III. Quando ficar concluído o processo na regional IV, o Detran fará a validação dos moradores dos bairros da Regional II (a última deste ano). O programa continuará nos próximos anos, pois não há prazo para ficar concluído, conforme a lei aprovada pela Assembleia Legislativa.

A validação é umas das primeiras etapas do processo de obtenção, de graça, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A (conduzir motocicleta). Será atendido quem fez o pré-cadastro pela página do Detran na Internet (www.detran.ce.gov.br).

A validação consta da entrega de originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência no nome do cadastrado. Caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, o cadastrado terá de preencher um formulário específico, declarando residir naquele endereço e reconhecer firma em cartório. É necessário apresentar, também, os comprovantes do critério em que se cadastrou para ter direito à CNH Popular: ser beneficiário do Bolsa Família (pode ser o comprovante da Caixa Econômica do mais recente benefício); ter estudado há 12 meses ou estar estudando há 6 meses em escola pública (níveis fundamental, médio ou profissionalizante); ser egresso do sistema penal; ou ser portador de necessidade especial, em condição de conduzir moto.

Após a validação, os candidatos selecionados realizam exames médicos e psicotécnico, frequentam as aulas de legislação, com a realização do respectivo exame. Caso sejam aprovados, estarão aptos a frequentarem as aulas de prática de direção, após o que farão o respectivo exame. Em todo esse processo, os beneficiários não têm nenhuma despesa, sendo toda custeada pelo Governo do Estado.

Os candidatos que já fizeram a sua inscrição (pré cadastro) pela Internet (www.detran.ce.gov.br), perderam o prazo, deixaram de entregar algum documento comprobatório e/ou residem em bairros de Regionais já atendidas neste ano, terão de aguardar o retorno da unidade móvel ao seu bairro, após a conclusão de todas as Regionais.

Governo do Ceará

Filho de Juazeiro do Norte tenta reencontrar familiares através de emissora de rádio em Iguatu

Um filho do município de Juazeiro do Norte identificado como José Batista Barros, hoje residente em Blumenau, Santa Catarina, está solicitando através deste blog a localização de parentes na região do Cariri, precisamente em Juazeiro. Segundo ele há mais de 40 anos não tem contato com os seus familiares.

Em Juazeiro do Norte residem pelo menos quatro irmãos seus. São eles: Domingo Batista Barros, Mundoca Batista Barros, Virgínio Batista Barros e Maria Batista Barros.

Ele relata ainda que no sítio Volta, distrito de Suassurana em Iguatu reside uma de suas filhas identificada como Maria da Conceição Andrade Barros. Maria já foi localizada mais não sabe informar o paradeiro dos demais.

O repórter policial Pinheirinho da rádio Liberdade AM de Iguatu foi procurado pelo senhor José Batista Barros que através de seu programa de rádio e deste blog está tentando reencontrar os seus parentes em Juazeiro do Norte.

Mais informações com Pinheirinho: 88-3581-0983

De férias, Dilma é vista em casa de empresário na Bahia

Na primeira folga desde o fim da campanha, a presidente eleita Dilma Rousseff escolheu o Nordeste, região que lhe deu mais de 70% dos votos, para descansar. Dilma foi vista ontem na casa do empresário paulista João Paiva, na praia de Patizeiro, a cerca de 30 km do centro de Itacaré. Ela estaria hospedada no local desde ontem. 

Pouco conhecido, Paiva tem uma mansão isolada no topo de um morro cercado de mata nativa e com vista para o mar. Projetada pelo arquiteto Claudio Bernardes (1949-2001), a casa é considerada uma das mais luxuosas de Itacaré, retiro de artistas e grandes empresários.

Bienal do Livro acontece na praça central de Iguatu


Depois de nove edições realizadas anualmente no interior da antiga Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), a Feira de Livros, neste ano, recebe uma nova denominação, Bienal do Livro, e passa a ser promovida na Praça da Matriz. A programação foi aberta oficialmente na quarta-feira e prossegue até hoje no Município.

A X Bienal do Livro foi ampliada a partir da parceria com a Secretaria de Educação de Iguatu. O evento reúne nove editoras, estandes para comercialização de livros e uma programação variada que inclui exposições, contação de histórias infantis, lançamento de publicações, shows literários e musicais, teatro de bonecos e de palco. Como o nome do evento sugere, a programação será de dois em dois anos.

Em um antigo casarão localizado na Praça da Matriz, em frente aos estandes das editoras, foi instalada a Casa Literária. É uma programação paralela à Bienal do Livro, que oferece espaço para contação e leitura de histórias infantis, exposição de painéis, shows artísticos e de esquetes teatrais.

Ministro do Trabalho estima mínimo entre R$ 560,00 e R$ 570,00

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse hoje (4) que o salário mínimo deverá ser reajustado em 2011 para um valor entre R$ 560 e R$ 570. “Dificilmente ficará menos do que isso”, afirmou após participar de uma homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Representantes de centrais sindicais sugeriram hoje (4) ao relator do Orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF) que o mínimo seja elevado para R$ 580 no ano que vem. A proposta faz parte das negociações com o governo federal e a presidente eleita, Dilma Rousseff, para um aumento maior que os R$ 540 previstos no relatório da proposta orçamentária.

No twitter, presidente nacional do PT defende volta da CPMF. Antes da eleição ninguém defendia isso...

Fortalecendo o discurso pela volta da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, se posicionou a favor da cobrança nesta quinta-feira (4), em sua página na rede de microblogs Twitter. “A quem interesse: sou a favor da CPMF. (Está) registrado nos anais do Senado. Votei contra em 98 por decisão partidária, mas registrei minha opinião”, escreveu.

Minutos mais tarde, Dutra reforçou que cabe ao Congresso Nacional decidir sobre a reforma tributária, incluindo a volta ou não da CPFM. “Quem vai decidir sobre reforma tributária é o congresso. Deixem de factóides e discutam no lugar certo. O congresso decide”, disse. Outras lideranças já haviam se manifestado sobre o assunto. O governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou que não há um financiamento suficiente na saúde e sinalizou apoio à volta de um mecanismo como a CPMF para ajudar o setor. Sua posição foi acompanhada por outros integrantes do partido, reunidos em Brasília.

Vasco joga para o gasto e vira sobre o Prudente com dois de Romulo

Foi no sufoco, mas o Vasco, de virada, venceu o lanterna Grêmio Prudente por 2 a 1, nesta quinta-feira, em São Januário. O jogo ficou muito longe de empolgar os torcedores, mas serviu para dar uma tranquilizada no ambiente na Colina e deixar o time mais próximo de assegurar uma vaga na Sul-Americana. O time paulista chegou a abrir o placar, mas o volante Romulo marcou duas vezes para garantir o triunfo cruzmaltino.

Queda de avião em Cuba não deixa sobreviventes


Um avião da Aerocaribbean com 68 pessoas a bordo caiu em um lugar remoto na região central de Cuba nesta quinta-feira (4), matando todos seus ocupantes, segundo as autoridades cubanas. Das 68 pessoas a bordo, 61 seriam passageiros e sete integrariam a tripulação.

Do total de ocupantes do avião, 40 seriam cubanos, e 28 estrangeiros, sendo nove argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, dois austríacos, um espanhol, um francês, um italiano, um japonês e um venezuelano.

A aeronave que sofreu a queda é um turboélice ATR-72, que fazia a rota entre Santiago de Cuba e Havana.
O avião teria caído numa região rural, de difícil acesso, da aldeia de Guasimal, na província de Sancti Spiritus. Após a queda, a aeronave pegou fogo.

As autoridades locais informaram que criaram uma comissão para organizar o resgate de corpos, que conta com socorristas e voluntários, e também para investigar as causas do acidente, ainda desconhecidas.

O piloto do avião relatou às 17h42 local (20h42 Brasília) "uma situação de emergência, perdendo contato com os serviços de controle de tráfego aéreo" logo em seguida.

"Neste momento, as autoridades aeronáuticas e regionais estão apurando detalhes do fato, e foi criada uma comissão para investigar o acidente".

O comunicado oficial não revela se no momento da queda prevalecia o mau tempo na região, de onde se aproxima a tormenta tropical Tomas, colocando a ilha em estado de alerta.

O último acidente aéreo em Cuba ocorreu em março de 2002, quando um avião menor caiu na província central de Villa Clara, matando as 16 pessoas a bordo, incluindo seis turistas canadenses, quatro britânicos e dois alemães, além dos quatro tripulantes cubanos.

O acidente aéreo mais grave das últimas três décadas ocorreu em setembro de 1989, quando um Il-62 com destino a Milão caiu em Havana logo após decolar, matando as 115 pessoas a bordo - dois cubanos e 113 turistas italianos - e 40 em terra, atingida por destroços.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Carros do Ronda não podem passar de 50 km/h


Por determinação do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) as viaturas do Ronda do Quarteirão não podem mais trafegar com velocidade superior a 50 km/h nas vias urbanas. Segundo o comandante do Ronda, coronel Werisleik Matias, os PMs devem cercar os criminosos e forçá-los a fugir em direção às CEs ou BRs, vias onde a velocidade é liberada.

Mas existem exceções para a nova regra fixada pela Polícia Militar. Coronel Werisleik afirmou que, em caso extremos, o policial que estiver na viatura solicita a liberação da determinação ao Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops). Após um sinal positivo do Ciops, a perseguição pode ser feita a qualquer velocidade.

O comandante disse ainda que a ordem já vigora desde a semana passada.

Jangadeiro Online

Do internauta...

Essa operadora TIM deveria criar vergonha na cara e começar a oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes. É quase impossível conseguir fazer uma ligação através desta operadora. Na maioria das vezes o telefone a receber a chamada dar sinal de ocupado (sem está). Alguém faça alguma coisa para resolver esse problema. Nós clientes da TIM não suportamos mais. É muita indignação.

Com a palavra a operadora TIM.

MP ajuíza ação contra ex-prefeito e tesoureira de Paracuru

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da comarca de Paracuru, Elizabeba Rebouças Tomé Praciano, ajuizou, ontem (03), uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito daquele município, José Ribamar Barroso Batista, e a tesoureira, Terezinha Moreira de Sousa, por atos de improbidade administrativa, especificamente pela violação aos princípios da moralidade e da legalidade, além do desvio de dinheiro público, acrescentando enriquecimento ilícito ao ex-prefeito.

Em procedimento que investigava a obra de pavimentação das ruas da praça central orçada em R$ 450.528,87 em favor da construtora Alvorada Comércio e Construções Ltda., a qual se sagrou vencedora na licitação, foi constatado que parte deste dinheiro, no valor de R$ 75.957,32 foi desviado e R$ 21.000,00 foi parar na conta do ex-Prefeito, depositado pelo sócio da Alvorada José Roberto de Melo Viana, o qual foi denunciado também por improbidade administrativa.

O ex-prefeito e a tesoureira, ao desviarem o dinheiro público, emitindo cheques nominais a Prefeitura, tentaram camuflar esta ilegalidade junto ao TCM fazendo os espelhos dos cheques nominais ao credor, os quais foram denunciados pelo crime de falsidade ideológica (art. 299 CP), além do desvio do dinheiro público (art. 1º, I do Decreto-lei n° 201/67), sendo este extensivo ao sócio da empresa Alvorada, por ter sido conivente com o desvio, além de ter feito o depósito de R$ 21.000,00, na conta do ex-prefeito.

Por esse mesmo motivo, desvio de dinheiro público, foi ajuizada ação de improbidade administrativa em março contra o ex-prefeito e a tesoureira, sendo contra esta pedido o afastamento de suas funções, onde, desde aquela data, aguarda decisão do Poder Judiciário da comarca de Paracuru.

Segundo o MP, a investigação foi iniciada mediante provocação do Sr. José Militão de Carvalho, denunciando que Henrique Rodrigues Abrão era o possível “laranja” do então prefeito, por ter caminhões caçambas no valor de R$ 343.000,00 sem possuir qualquer tipo de rendimento. Não sendo as investigações conclusivas sobre a propriedade dos caminhões foi requisitado inquérito policial para verificar eventual crime contra a ordem tributária, bem como oficiado a Receita Federal para verificação de eventual ilícito fiscal."
 
Fonte: PGJ-CE

Plantão de polícia registra acidente de trânsito com vítima fatal em Iguatu

Um acidente de trânsito ocorrido por volta das 16h30min de hoje, no distrito de Barro Alto, em Iguatu vitimou fatalmente o aposentado Antonio Santana da Silva, 60 anos.  

Um caminhão de placa não anotada teria ocasionado a tragédia. O corpo do aposentado foi levado para o IML de Iguatu para ser necropsiado.

Cid quer a volta da CPMF

Antes de entrar de férias, o governador reeleito Cid Gomes (PSB) defendeu a implantação da Contribuição Social para Saúde (CSS), novo nome da Contribuição Provisória sobre Movimento Financeira (CPMF) que já passou pelo Senado e precisa ser aprovada pela Câmara. Foi durante entrevista nesta semana, em Brasília.

“Eu defendo que seja implantada a CSS já, agora, antes da posse da presidenta Dilma”, disse ele. Cid enfatiza que a contribuição seja vinculada ao repasse automático aos Estados e municípios. “O que não pode é o dinheiro ficar nas mãos da união, e os Estados e os municípios fiquem com o pires na mão”.

Segundo o governador, houve privilégios estabelecidos antes do governo Lula com relação à CPMF. Ele diz que em São Paulo, por exemplo, o repasse per capita era uma vez e meia maior do que o do Ceará. “Em São Paulo, 50% da população depende do SUS (Sistema Único de Saúde). Os outros 50% têm plano de saúde. Já no Ceará, 90% dependem do SUS, menos de 10% têm plano de saúde.

Bombeiros encerram buscas pelo corpo de Eliza em Belo Horizonte


O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pelo corpo de Eliza Samudio às 15h desta quinta-feira (4), no Parque Lagoa do Nado, no Bairro Planalto, na região norte de BH. De acordo com a corporação, toda a área foi vasculhada. No local, além da lagoa, há uma mata que tem cerca de 28 hectares.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Thiago Miranda, no local, eles encontraram documentos, brincos e uma blusa feminina. Todos os objetos foram encaminhados à Polícia Civil. De acordo com ele, 18 bombeiros participaram da operação. Entre eles, oito como mergulhadores e 10 integrando a equipe que fez as buscas por terra.