quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Iguatu realiza Cidade da Criança

Iguatu cria cidade infantil para comemorar o dia das crianças. Com uma denominação de Cidade da Criança, foi realizado nesta terça-feira, 12, a 2ª edição do projeto Cidade da Criança. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Iguatu, em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

A abertura do evento teve início às 19 horas, com um desfile de crianças e jovens que participam dos programas sociais do município e também a presença do prefeito Agenor Neto, que fez a abertura oficial das comemorações."As crianças têm o direito de brincar, de se divertir, e de ver os seus pais alegres porque os seus filhos estão alegres, e isso é muito importante. Quero dizer que tudo isto só está sendo possível porque temos uma equipe muito grande, que organiza e que nos dá a possibilidade de realizar uma festa como essa", disse Agenor ao discursar para uma multidão de adultos e crianças que se perfilaram em frente ao palco.
O evento Cidade da Criança se encerra no próximo dia 15, mas durante esse período circos, parques de diversões, festival de picolé, balas, pipocas, ações sócio educativas e culturais, e ainda a realização de shows como da cantora Carla Perez (dia 14), kelly key (dia 15), Palhaços Patati e Patatá (13) e a trupe do palhaço Risadinha, que abriu o evento nesta terça-feira.

A Cidade da Criança não é só show e brincadeiras, mas envolve um conjunto de ações de diversas pastas da administração municipal direcionadas às crianças, que participarão de oficinas, contações de histórias, teatro, sorteio de brinquedos, desfiles, ações esportivas, saúde, educativas, danceteria e outras. A Rádio Criança Cidadã também insere no evento uma programação voltada para o público presente, com a realização de entrevistas, músicas, campanhas de saúde e educacionais, realizadas pelas próprias crianças que fazem parte do projeto "Comunicadores Juvenis".

Serviço

A Cidade da Criança é um evento da prefeitura de Iguatu, e está sendo realizado nas mesmas instalações do Iguatu Festeiro, na Avenida Perimetral. No período de 12 a 15 de outubro, a partir das 17 horas, toda uma programação voltada para o público infantil, estará disponível totalmente grátis.
Iguatu Notícias

Lula estuda demitir cúpula dos Correios, mas teme impacto na candidatura de Dilma

O governo estuda demitir a cúpula dos Correios, indicada em agosto pela ex-ministra Erenice Guerra (Casa Civil), e só não o fez ainda porque avalia o impacto da medida na candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Planalto. 

Erenice, que caiu em meio à revelação de que seu filho integrava um esquema de lobby dentro da Casa Civil, era braço direito de Dilma. A revelação foi um dos fatores determinantes para a perda de votos da petista na reta final do primeiro turno.
O Planalto avalia a demissão do presidente da estatal, David José de Matos, e do diretor comercial, Roberto Takahashi, ligados a Erenice. 

Foi apurado que há consenso na cúpula do governo de que a mudança é inevitável. A dúvida é o "timing". Parte acha que as demissões devem ocorrer imediatamente. Outra parte, por ora predominante na discussão, acha melhor esperar o fim do segundo turno. 

Há o temor de que novas suspeitas de irregularidades na estatal venham à tona e sejam exploradas pela oposição, prejudicando Dilma. 

O tema foi debatido na reunião de coordenação na segunda entre o presidente Lula, o vice-presidente José Alencar e os ministros Paulo Bernardo (Planejamento); Nelson Jobim (Defesa); Franklin Martins, (Comunicação Social); Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Carlos Eduardo (Casa Civil).

Centro de Zoonoses de Iguatu participa ativamente do evento Cidade da Criança

O Centro de Controle de Zoonoses em Iguatu participa pela segunda vez do evento Cidade da Criança, promovendo a escolha do cão mais bonito da cidade.

Segundo a corrdenadora do órgão, Nicole Albuquerque, o objetivo da ação é estimular os donos de animais a tratarem melhor e com mais amor seu melhor amigo.

A seleção acontece hoje, a partir das 17 horas, no local do evento.

Simultaneamente o Centro de Controle de Zoonoses leva a Cidade da Criança, mas precisamente na tenda da Saúde, uma exposição de lindos cães para serem doados.

Vice-governador eleito emociona população

O Vice-Governador Eleito do Estado do Ceará, Deputado Domingos Filho (PMDB), emocionou a multidão que se fez presente na última sexta-feira, em Tauá (CE), quando da comemoração da vitória no pleito estadual que se encerrou a pouco, ao chamar a atenção do público cantando a música religiosa “noite traiçoeira”.

Cid Gomes (Governador reeleito), Eunício Oliveira e José Pimentel (senadores eleitos), inclusive grande parte dos prefeitos do Ceará e cerca de trinta deputados estaduais, que ali também estavam, ficaram surpresos com a boa entonação musical de Domingos Filho.

Na oportunidade, além da festa política, o Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), comemorava seu aniversário de 47 anos e, também, a vitória de seu filho, Domingos Neto (PSB), que foi o deputado federal mais votado no pleito findo.

Atendendo a muitos pedidos, o Deputado Domingos Filho ainda cantou, juntamente com a banda Aviões do Forró, três músicas de forró.

Pelo visto, o político tauaense é bom de voto e bom cantor nas horas vagas.

Cariús: família tenta localizar assassino de comerciante


 

A família do comerciante Manoel Agenor Leal Brandão, 41 anos, procurou o nosso blog com o objetivo de localizar  Francisco Agripino da Silva, "vulgo Adegildo", acusado de assassinato contra o comerciante, fato ocorrido no último dia 04 de setembro, no município de Cariús, região Centro Sul do Ceará.

Segundo os familiares, Adegildo assassinou Manoel Agenor Leal Brandão, covardemente, com pelos menos 05 disparos de pistola.

Desde o ocorrido o acusado está desaparecido.

Informações: 88-3581-0307 ou 190.

Dilma e Lula fazem comício no Piauí nesta quarta

A candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmam presença hoje, em Teresina, para pedir apoio à reeleição do governador do Piauí, Wilson Martins.

Estão sendo mobilizadas diversas caravanas do interior e dos bairros de Teresina para participarem do comício, que acontece às 18h, na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí.

Redetv fará debate com Dilma e Serra

Vem aí o segundo debate presidencial neste segundo turno da campanha entre Dilma (PT) e Serra (PSDB/DEM). Será no próximo domingo, às 21h10min, pela Redetv. A mediação ficará com o jornalista Kennedy Alencar, apresentador do programa “É Notícia”.

O debate, que acontece nos estúdios da sede da emissora, em Osasco (SP), será transmitido ao vivo pelo UOL (Universo Online), portal de internet do Grupo Folha, com comentários em tempo real feitos pela equipe de jornalistas escalados para a cobertura do evento.

A RedeTV! e o portal da emissora na internet também transmitirão o encontro, que será dividido em cinco blocos.

Para os internautas um lembrete: quem quiser acompanhar o debate no Twitter, poderá fazê-lo #folharedetv.

Fatec lança Vestibular 2011.1

As Faculdades Tecnológicas (Fatecs) em Juazeiro do Norte e Quixeramobim vão oferecer 270 vagas no vestibular para cursos superiores. O edital do concurso será lançado nesta manhã de quarta-feira presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, com direito a videoconferência para o Interior. Isso, na sede do órgão em Fortaleza.

Na Fatec Cariri, em Juazeiro, os estudantes vão poder escolher por formação em Manutenção Industrial, Irrigação e Drenagem, Saneamento Ambiental e Alimentos. Já na Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, os cursos são de Agronegócios e Alimentos.

As inscrições vão de 28 de outubro a 3 de dezembro e os cursos são gratuitos. O professor Raimundo Granjeiro, diretor da Fatec Cariri, afirma que 80% dos alunos egressos da instituição já foram absorvidos pelo mercado de trabalho. Além dos cursos de nível superior, as Fatecs também oferecem educação profissional técnica de nível médio em áreas como agricultura, eletroeletrônica, mecânica e meio ambiente.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 6 milhões nesta quarta-feira

O concurso de número 1.222 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira, deve pagar R$ 6 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. 

No último sábado (9), nenhum bilhete acertou as seis dezenas do concurso 1.221 e o prêmio acumulou. As dezenas sorteadas na ocasião foram: 05 - 14 - 37 - 43 - 46 - 58. 

De acordo com a Caixa, 102 bilhetes acertaram a quina e levaram R$ 15.007,28 cada um. Outras 5.864 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 372,91 cada um.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso, deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Abaixoassinado cobra melhorias no aeroporto de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte - Passam de 10 mil assinaturas o abaixoassinado realizado na região do Cariri, no intuito de fortalecer a luta por melhorias no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município. O impasse por reformas entre o Estado e a Infraero tem gerado polêmicas na região. Durante o período eleitoral, essa questão passou a ser um dos principais assuntos cobrados pela população aos postulantes dos cargos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, no Cariri.

Várias reuniões também foram realizadas entre integrantes da Infraero, Governo do Estado e representantes de instituições regionais, no intuito de avançar com as reformas necessárias no local. As principais melhorias estão voltadas para a ampliação do terminal e homologação da pista de pouso, para as aeronaves duplicarem o número de passageiros.

O abaixoassinado faz parte de uma campanha, iniciada no mês de julho, com uma caminhada com os prefeitos da região sul. As atividades vêm sendo desenvolvidas por meio de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Lojistas, Frente Municipalista de Prefeitos do Sul do Ceará e o Cariri Shopping, com adesão das entidades lojistas de Barbalha e Missão Velha e coleta nos municípios de Brejo Santo, Jardim, Caririaçu e Milagres. A ideia é que haja assinaturas de todas as cidades da região. O documento será repassado à autoridades.

O diretor social da CDL de Juazeiro do Norte, João Almeida de Carvalho, afirma que a campanha tem obtido avanços, mesmo sem recursos para investir no marketing. O número de assinaturas tem sido uma surpresa e está acima das expectativas. "Esse trabalho tem sido levado às igrejas, aos bairros da cidade e também nas escolas, e a imprensa também tem dado a sua grande contribuição", diz o comerciante.

Diário do Nordeste

Pastoral da Criança comemora resultados

Iguatu - A meta de ampliar de 7% para 10%, no âmbito da diocese de Iguatu, o índice de atendimento às crianças de zero a seis anos foi alcançado pela Pastoral da Criança. Para comemorar o feito, a coordenadora nacional da entidade, que é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Vera Lúcia Altoé, esteve nesta cidade e lançou um novo desafio: dobrar o número de líderes comunitários até o fim de 2012.

O encontro regional da Pastoral da Criança aconteceu no ginásio esportivo do Sesc, nesta cidade, e reuniu cerca de 400 líderes comunitários, padres e o bispo da diocese, dom João Costa. Nos últimos dois anos, houve um crescimento das ações da pastoral que chegou a todos as paróquias da diocese.

"As comunidades estão motivadas e a igreja passou a apoiar com maior ênfase o nosso trabalho", frisou a coordenadora diocesana, Alcileide Bezerra. "Será fácil vencermos o desafio lançado pela irmã Vera Lúcia, mas vamos tentar chegar lá".

A irmã Vera Lúcia lamentou que ainda há crianças que morrem por falta de orientação correta dos pais, de pessoas para cuidarem da família. "O nosso trabalho é fundamental para a redução da mortalidade infantil", frisou. "Temos um enorme desafio para vencermos".

O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, destacou a importância do trabalho da Pastoral da Criança. "Tem o meu apoio incondicional de estar presente em todas as paróquias", frisou. "Realiza um serviço voluntário baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo e na solidariedade para com os necessitados". O religioso refletiu sobre a sociedade atual que trata tão mal as crianças e muitas morrem desnutridas, vítimas de violência, de maus tratos e abandonadas.

A coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Marister Guimarães, disse que o desafio lançado há um pouco mais de um ano foi alcançado, com a cobertura chegando a 10% das crianças de zero a seis anos, que totalizam 4.765. "Esse é um resultado que divido com todos, padres e líderes comunitários". O crescimento passa pela adesão de jovens ao trabalho da instituição.

Encerramento

O encontro foi encerrado com celebração de uma missa e com homenagens à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. A Pastoral da Criança foi implantada na diocese de Iguatu há 21 anos, pelo primeiro bispo, dom José Mauro Ramalho.

Iguatu

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ex-diretor da ANP refuta declarações de Dilma sobre privatizações

Leia abaixo a íntegra da nota
 
Durante o debate da Rede Bandeirantes, ocorrido no último domingo, dia 10, a candidata do Partido dos Trabalhadores, sra. Dilma Rousseff referiu-se a mim de forma inverídica e tendenciosa, induzindo, deliberadamente, o eleitor ao erro. A mesma afirmação tem sido repetida nos programas eleitorais. 

Em primeiro lugar refere-se a mim como assessor do candidato do PSDB, José Serra. Devo esclarecer que não sou, nem nunca fui assessor do candidato. 

Mais grave, afirma que declarei ser a favor da privatização do pré-sal! A candidata (ou quem a assessora) delira, talvez motivada por assombrações que lhe assomam, vendo uma privatização a cada esquina.

As declarações recentes sobre o assunto (e que encontram-se devidamente registradas em áudio e vídeo) foram dadas em seminário realizado pela Revista EXAME, no Rio de Janeiro, há cerca de uma semana.

Na qualidade de expositor, defendi a manutenção do atual sistema de concessões também para as futuras licitações, sejam elas no pré-sal, ou fora dele. As áreas do pré-sal, contém, como seria de se esperar, petróleo e gás, os mesmos existentes nas áreas fora do pré-sal. 

O modelo de partilha proposto, na minha opinião, é danoso aos interesses do país, por motivos diversos, que não cabem explicar em detalhes neste momento. O pior deles refere-se à criação de uma estatal para comprar e vender petróleo. Além do mais, a proposta é danosa à Petrobras, que, queira ou não, será obrigada a participar de todos os campos do pré-sal, seja isto de seu interesse, ou não. 

Por fim, nunca é demais lembrar que o exitoso modelo de concessões foi implantado a partir da Lei do Petróleo, a partir de 1999. Durante o governo FHC foram realizados 4 leilões sob este regime (num dos quais foram licitadas as áreas do pré-sal). No governo do PT foram 6. Ou seja, se este é um modelo privatizante, foi aplicado de forma bem sucedida e permanente pelo governo do qual fazia parte a candidata Dilma, inclusive na qualidade de Ministra de Minas e Energia. 

Por fim, este episódio faz-me lembrar de um trecho da introdução do "Crime do Padre Amaro", de Eça de Queirós, onde para uma situação semelhante, o autor afirmava tratar-se de "má fé cínica ou obtusidade córnea". Neste caso, suponho tratar-se de ambas.

Esta é a verdade.

David Zylbersztajn

Panfletos contra Dilma e PT são distribuídos em Aparecida e Minas

Um panfleto atribuindo posições pró-aborto do PT ao governo federal, ao presidente Lula e à presidenciável petista Dilma Rousseff foi distribuído nesta terça-feira em uma missa campal em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A missa foi comandada pelo arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Azevedo.


O texto afirma que o PNDH3 (3º Plano Nacional de Direitos Humanos) "foi assinado pelo atual presidente e pela ministra da Casa Civil, na qual se reafirmou a descriminalização do aborto, dando assim continuidade e levando às últimas consequências esta política antinatalista de controle populacional, desumana, antissocial e contrária ao verdadeiro progresso do país".

O panfleto, datado de 26 de agosto deste ano, termina recomendando que os brasileiros, "nas próximas eleições, deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalização do aborto".

O texto --chamado "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras"-- é assinado pelos bispos que comandam a Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), responsável pelo Estado de São Paulo. Está publicado no site da regional desde agosto. A regional é presidida pelo bispo de Santo André (SP), dom Nelson Westrupp. Ninguém da CNBB paulista foi encontrado para comentar o assunto.

Os quatro homens que distribuíram os papeis em Contagem disseram não serem ligados formalmente à igreja ou a partidos, definindo-se apenas como católicos. Eles defenderam o voto em José Serra (PSDB) e fizeram críticas a Dilma e ao PT.

No início da missa, um apresentador alertou que a arquidiocese de BH não tem relação com o panfleto. Após a missa, dom Walmor disse  que a CNBB não tem posição oficial contra candidatos e que os eleitores têm liberdade de escolha. Na homilia, ele comentou a eleição, mas sem citar candidatos.

A CNBB nacional, por meio de assessoria, ressaltou que só a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência falam em nome da entidade. Em nota na semana passada, afirmou: "Reafirmamos que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão".

Carro cai de parede de açude e deixa 4 feridos em Iguatu


No município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, um veículo Siena de placas NTH-3877, licença da Bahia, caiu da parede d  açude Trussu, na manhã desta terça-feira (12), deixando quatro pessoas feridas. O condutor do veículo, Assuero Florentino Bezerra Júnior, teve lesões leves. Existe a suspeita de que o veículo trafegava em alta velocidade.
As outras vítimas são: Francisco Alves Goes, 25, que levou uma pancada na cabeça; Nadlane de Almeida Oliveira, 22, que teve politraumatismo, fratura no fêmur direito, e na perna esquerda; e Antônio Neto Barros Chaves, 25, que fraturou a clavícula.

Todos foram encaminhados ao Hopsital Regional de Iguatu (HRI), porém, devido à gravidade das lesões, Nadlane Oliveira foi transferida para o Instituto Doutor José Frota (IJF), na capital cearense.

Iguatu.net

Painel: Campanha de Dilma admite que agressividade afasta eleitores de Marina

Integrantes do comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) reconhecem que dificilmente a petista atraiu eleitores indecisos e/ou do espólio de Marina Silva (PV) com a performance agressiva no debate da Band, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete (íntegra somente para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo a coluna, os petistas argumentam que o objetivo não era esse, e sim injetar ânimo na parcela já decidida por Dilma, o que ajudaria a estancar a redução da vantagem sobre José Serra (PSDB). 

Embora afirmem que o desempenho da candidata obteve aprovação nos grupos monitorados em pesquisas internas, os dilmistas cuidam de dizer também que foi remédio de dose única --não se repetirá em outros debates e tampouco aparecerá por dias a fio, em versão editada, no programa de TV.

Leia a coluna na Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.

Kelly Key, Carla Perez e Patati e Patatá animam crianças em Iguatu, no Ceará

No próximo dia 12 de outubro, terá início o maior evento infantil do interior do Ceará. Estamos falando da Cidade da Criança, uma realização da Prefeitura Municipal de Iguatu e que chega com toda força na sua terceira edição.

Para este ano, o gestor municipal Agenor Neto anunciou a vinda de grandes atrações em nível nacional: Kelly Key, Carla Perez e os palhaços Patati e Patatá. Uma estrutura grandiosa está sendo montada no Pátio do Iguatu Festeiro, local da realização do evento infantil. 

Durante três dias, crianças de Iguatu e região poderão brincar em parques de diversões, assistir a filmes no Cine Telha, peças teatrais e também shows em um circo que já está montado no local. Os pequenos poderão participar de oficinas, demonstrar seu talento em festivais e dançar na tenda eletrônica com DJ's de Iguatu e Cariri, de forma gratuita.

A Secretária de Cultura e Turismo, Diana Mendonça, afirmou que nesta edição a programação de eventos terá início sempre às 16h. “No final da tarde toda a nossa equipe já estará à espera das famílias de Iguatu e demais cidades. Teremos desfile de bandas, palhaços, distribuição de doces, pipocas, tudo completamente gratuito” declarou.

Diana Mendonça ainda destacou que todas as crianças poderão participar de muitas ações antes dos shows principais. “Neste ano teremos um circo que possui a capacidade para receber em cada apresentação mais de duas mil pessoas. Além disso, os nossos jovens comunicadores estarão atuando na Rádio Cidade da Criança, que passará informações para os visitantes do evento. Uma tenda eletrônica vai funcionar todos os dias, onde DJs ficarão animando os jovens e crianças com muita música eletrônica”,  destacou.
Fã clube de Kelly Key de Sergipe

O evento da Cidade da Criança em Iguatu já ultrapassa as fronteiras do Ceará. Um fã clube de Sergipe da cantora Kelly Key vai chegar na Terra da Telha para acompanhar o show da artista no próximo dia 15. A informação foi repassada pela equipe do site Iguatu.net, que foi procurada pelos fãs da cantora.

“Vamos sair na madrugada da quinta-feira para participar do show da Kelly Key, são dois ônibus que chegarão à Iguatu. Já faz um bom tempo que a Kelly não vem à Sergipe, e quando soubemos da apresentação em Iguatu decidimos fazer uma caravana até o Ceará” disse Amanda Lena, de 21 anos.
Crianças aprovam os palhaços Patati e Patatá.

Os palhaços Patati e Patatá atualmente são sucesso entre milhares de crianças, que vão aos seus shows e acompanham cada música de seus DVDs. Ao anunciar as atrações, o prefeito Agenor Neto, explicou como foi a escolha de cada artista: “No caso de Patati e Patatá, na última edição da Cidade da Criança em 2009, fui procurado por várias crianças que nos pediam pela vinda dos palhaços”.

As crianças aguardam o show dos palhaços com muita ansiedade. “Sempre tive vontade de ver um show deles, só conheço pelo DVD. Eles são os melhores do Brasil!”, disse Ângela Farias, de 11 anos.

“Estou fazendo uma caravana com várias pessoas do bairro Flores, eu e minhas amigas vamos sair com nossos pais e levar faixas e cartazes. Espero conseguir tirar fotos com eles” disse a fã Renata Silva, de 13 anos.

Vários pais também aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Iguatu, “ é um presente para todos nós, nunca imaginei participar com meu filho de um show da Carla Perez, Kelly Key e dos palhaços Patati e Patatá. Não sou criança, mas estou ansioso para que comece o evento” afirmou Paulo Henrique, 45, morador do bairro Brasília.

Carla Perez envia sua mensagem

Conseguimos entrevistar a cantora Carla Perez, que pela segunda vez participa do evento e demonstra no bate-papo que está ansiosa para o seu show no dia 14 de outubro. “Tenho marcado em minha memória cada instante do show em 2009, as crianças, as famílias, todos cantando e pulando com as nossas músicas. Voltar para Iguatu é algo para mim maravilhoso”, afirmou a cantora.
Iguatu.Net

Diferença entre candidatos é menor que parece

A diferença de sete pontos porcentuais entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) captada pela primeira pesquisa do segundo turno parece maior do que é de fato. Com apenas dois candidatos na disputa, o que sai de um vai para o outro. Os vira-casaca contam dobrado.

Se 4% dos votos válidos trocassem de lado, Serra empataria com Dilma, ou a petista dobraria sua vantagem – dependendo de para onde o vento sopre. Como se vê, é uma margem apertada.

Além disso, o Datafolha encontrou 7% de eleitores indecisos. Um cenário possível é que eles venham a se distribuir da mesma maneira que os eleitores de Marina Silva (PV) e dos nanicos já se distribuíram até agora, isto é, na proporção de dois para um em favor de Serra. Se isso acontecer, o tucano passaria de 41% para entre 45% e 46% do total de votos, enquanto Dilma iria de 48% para entre 50% e 51%. A diferença entre eles poderia cair de 7 pontos para, no limite mínimo, 4 pontos.

Em 2006, o porcentual de votos brancos e nulos caiu do primeiro para o segundo turno da eleição presidencial (porque eram menos cargos e a votação ficou mais fácil), mas a abstenção aumentou. A quantidade de votos válidos foi praticamente igual.

Mantido esse cenário em 2010, Dilma e Serra estariam disutando 101,6 milhões de votos (os válidos do primeiro turno). Aplicados os índices do Datafolha, a petista teria hoje 50,8 milhões de votos, e o tucano, 43,4 milhões.

A diferença entre eles, de pouco mais de 7 milhões de eleitores, equivale aos 7% de indecisos, que na urna precisarão votar em alguém. Se conquistados todos pelo tucano, o que é improvável, seriam suficientes para Serra empatar com Dilma, sem precisar cooptar nenhum eleitor dela.

A grande maioria dos eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno não ficou esperando a orientação de quem quer que seja para decidir seu voto. E não deve ser isso que vai definir o destino da eleição, apesar de petistas e tucanos bajularem Marina por seu apoio formal.

Em comparação ao primeiro turno, Dilma ganhou até agora 3,1 milhões de votos, e Serra amealhou 10,2 milhões de novos eleitores. Os que trocaram Dilma por Marina na reta final do primeiro turno por motivos religiosos provavelmente já migraram para Serra e dificilmente voltarão para o colo da petista. Pelos números do Datafolha, são principalmente do sexo feminino.

A seu favor, Dilma conta com o eleitorado do Nordeste e dos municípios onde o Bolsa-Família tem mais peso. O programa funciona como uma espécie de paraquedas da petista, lhe fornecendo um piso alto nessa região.

Com dificuldades para crescer no Norte/Nordeste, resta a Serra ampliar sua vantagem no Sul e ganhar votos no Sudeste, principalmente nas maiores cidades, onde se concentra o eleitorado que votou em Marina. É lá que deve ser travada a batalha do segundo turno.

Comento: O argumento é interessante e até explica a mudança no comportamento e na condução das campanhas dos presidenciáveis. O tom está mais elevado. Dilma partiu para o confronto. Serra não deixa por menos. Pelo visto a luz vermelha já sinaliza perigo nos comitês de campanha. O jogo está aberto. Qualquer erro, por menor que seja, pode ter efeitos catastróficos. É esperar pra ver!

Estadão.com

Lula aprova agressividade de Dilma

Consultado antes da realização do debate de domingo, Lula deu sinal verde à adoção do timbre agressivo de Dilma Rousseff contra José Serra.

Ouviu argumentos a favor e contra a tática do ataque. Alinhou-se à primeira corrente.

Dilma e os operadores petistas da campanha avaliaram que era preciso sair da defensiva, inquirindo Serra sobre a “boataria” que corre a internet.

Levaram em conta o último Datafolha, que estimou em oito pontos a vantagem de Dilma sobre Serra na conta que considera os votos válidos.

Em privado, o marqueteiro João Santana ponderou acerca dos riscos da estratégia. Lembrou que agressividade, por vezes, resulta em prejuízo.

Com o aval de Lula, Dilma abriu o paiol diante das câmeras da TV Bandeirantes. Seguiu o script delineado nas horas que antecederam o debate.

Para reforçar o vínculo de Serra com os boatos que a rodeiam, Dilma mencionou a frase atribuída à mulher do rival, Mônica Serra.

Como antídoto ao veneno do ‘Erenicegate’, citou Paulo Vieira de Souza, o ex-diretor da Dersa acusado de sumir com R$ 4 milhões da campanha de Serra.

Contra as promessas continuístas de Serra, mencionou a interrupção de dois programas do antecessor tucano Geraldo Alckmin no governo de São Paulo.

De resto, reforçou a tática do plebiscito, ressuscitando a cantilena de 2006, que vincula o presidenciável tucano de plantão a FHC e ao privatismo.

Embora levasse em conta a hipótese de Dilma elevar o timbre, o comitê de Serra a considerava improvável.
Serra foi aos estúdios da Bandeirantes imaginando que sua antagonista privilegiaria o debate programático, não o contencioso.

Sob o comando de Luiz Gonzalez, o time de marketing da campanha tucana avaliava nesta segunda (11) que o novo estilo de Dilma favorece Serra.

Por quê? No ataque, Dilma assustaria o pedaço do eleitorado que ocupa a coluna dos indecisos.
O petismo aposta em coisa diferente. Imagina que a Dilma de domingo tende a ser vista não como agressiva, mas “firme”.

A impressão é compartilhada por Michel Temer. Advogado, o vice de Dilma acha que a candidata respondeu à altura às acusações que lhe fazem “impunemente”.

Para Temer, o eleitor verá em Dilma não uma agressora, mas uma pessoa que, indignada, reage defensivamente.

Temer recorda, de resto, que Serra não adotou no debate o comportamento de agredido. Ao contrário, investiu contra Dilma.

Pelo sim, pelo não, Dilma não deve repetir a dose. Nos debates que estão por vir, ela deve retomar um diapasão mais moderado. O estratégia "anti-boato" será mantida nos comícios e entrevistas.

TSE nega pedido de Dilma para proibir reapresentação de programa de Serra

A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Nancy Andrighi negou liminar em que a coligação de Dilma Rousseff (PT), pedia a não reapresentação da propaganda eleitoral exibida por José Serra (PSDB) na televisão no último dia 9 à noite. 

De acordo com os advogados de Dilma, a parte final do programa foi produzida e exibida "com o claro propósito de difamar" a candidata, pois a vincularia com as "acusações que pesam sobre a ex-ministra [da Casa Civil] Erenice [Guerra]".
Na peça, segundo a coligação de Dilma, uma atriz teria atuado de forma a personificar a figura das conhecidas fofoqueiras e indagado Dilma sobre a sua amizade com a ex-ministra Erenice, "seu braço direito", que "ficou no seu lugar na Casa Civil" e que "de repente, esse rolo todo, Polícia Federal, inquérito, processo, coisa triste, não é mesmo?". 

Após analise, a ministra afirmou que a propaganda questionada "configura tão somente fato político e notícias que circulam em todos os periódicos nacionais". 

Nancy Andrighi ressaltou que, embora de teor contundente, a propaganda não viabiliza a concessão de direito de resposta.

Agenor Neto candidato a prefeito de Juazeiro do Norte em 2012 ?


Existe um movimento em Juazeiro do Norte onde coloca o nome do prefeito Agenor Neto como um dos cotados para a disputa ao chefe do executivo daquela cidade em 2012. O mesmo em entrevista a Rádio Liberdade de Iguatu se disse orgulhoso pelo convite, mas o seu pensamento é de simplesmente trabalhar pelo desenvolvimento da Terra da Telha. Durante a mesma entrevista ao programa A Hora do Povo, Agenor Neto, destaca que nos próximos cinco anos Iguatu irá receber um investimento de R$ 300 milhões de reais.

É um número impressionante que chama a atenção de todos em Iguatu, na Região Centro-Sul e sem dúvidas do Cariri também. O projeto Cidade do Futuro que inclui a construção de um centro de convenções, uma avenida de contorno, urbanização da Lagoa da Bastiana, abatedouro público, conclusão de pavimentação em todas as ruas, construção de escola profissionalizante, centro administrativo, de lazer, reforma e ampliação da rodoviária e de hospitais, já chega com o orçamento de R$80 milhões de reais.

Além do currículo invejável que o gestor municipal de Iguatu possui a crise política no Juazeiro do Norte colabora para o descrédito de muitas lideranças locais e coloca o pensamento de renovação em alguns empresários e políticos da Capital do Cariri. Uma coisa é certa neste momento, com a força política conquistada nestas eleições, Agenor Neto, é um nome certo para o PMDB cearense para uma disputa em qualquer cidade do estado e com o aval do governador Cid Gomes. 

Blog do Macário Batista

Serra deve visitar Canindé no próximo dia 16


O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, deve visitar o Ceará no próximo dia 16 de outubro. A informação é do deputado estadual Marcos Cals (PSDB) que está em São Paulo, onde teve encontro com a coordenação nacional da campanha de Serra. “A priori está marcado na agenda de Serra o dia 16. A visita será ao municipio de Canindé. Depois o Serra segue para Feira de Santana, na Bahia”, disse Marcos Cals.

Por telefone, o deputado disse ao Blog Eleições que o clima no comitê de campanha em São Paulo é dos melhores. “Estão todos muito animados por aqui. Isso dá ainda mais força para que todos trabalhem muito para garantir a vitória de Serra”, ressaltou.

Além de Marcos Cals, o empresário Pedro Fiúza e deputado estadual Tomás Figueiredo (PSDB) participaram do encontro com a coordenação de Serra. Durante a semana os tucanos prometem divulgar a agenda de mobilização que, segundo Marcos Cals, prevê a realização de carreatas, bandeiraços e carros de som circulando com o jingle do candidato.

Jangadeiro Online

Greve dos bancários pode estar chegando ao fim

A nova proposta de reajuste de 7,5% apresentada nesta segunda-feira aos representantes dos bancários pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) pode acabar com a greve da categoria, que já dura 13 dias.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), pela proposta o aumento real será de 3,08% para quem ganha até R$ 5.250. Já aqueles com salários acima desse valor podem optar pelo mais vantajoso: aumento fixo de R$ 393,75, ou 4,29% a título de reposição da inflação.
Em geral, os 7,5% também serão aplicados nos benefícios, como vale-refeição e outros.

Para o piso salarial, a proposta é elevar de R$ 1.074,46 para R$ 1.250, reajuste de 16,33%.

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que tem regra básica de 90% do salário mais adicional, terá 14,28% de aumento no adicional, com teto ampliado de R$ 2.100 para R$ 2.400.

- A proposta avançou. Tem aumento real maior, valorização do piso e melhora no adicional da PLR – destaca o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, lembrando que a proposta será avaliada pelos trabalhadores em assembleias em todo país nesat terça-feira.

- A expectativa é boa. Mas até lá, o movimento será mantido – afirmou o dirigente sindical, referindo-se à greve que atingiu nesta segunda-feira mais de 8 mil agências em todo o país.”

Globo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nomeado o novo bispo para a vacante diocese de Sobral, no Ceará

O papa Bento XVI nomeou nesta segunda-feira, 11, padre Odelir José Magri, MCCJ, o novo bispo para a vacante diocese de Sobral (CE). Natural de Campo Ere (SC), padre Odelir José Magri, é da Congregação dos Padres Combonianos. Foi ordenado sacerdote aos 18 de outubro de 1992.

Os estudos filosóficos e teológicos do monsenhor Odelir foram feitos em Paris, na França. Em São Paulo, ele fez diversos cursos para formadores, através da Universidade Gregoriana. Como sacerdote, exerceu o ministério pastoral no Congo Kinshasa, África (1992 a 1996); entre 1997 e 1999, monsenhor Odelir foi formador escolástico em São Paulo e pároco. Passou pelo Conselho Provincial ainda em 1999 até 2001 e foi mestre do noviciado de sua Congregação em Contagem (MG), entre 2002 e 2003. Ele é assistente geral da sua Congregação em Roma desde 2003.

Diocese de Sobral

Vacante desde 16 de agosto de 2009, a diocese de Sobral foi criada em 10 de novembro de 1915, pela bula Catholicae Religionis Bonum do papa Bento XV. Ela foi desmembrada da então diocese de Fortaleza. A diocese de Sobral está no norte do Ceará e tem uma superfície de 19.143 km² e cerca de 38,0 habitantes por quilômetro quadrado. É composta por 29 municípios. Seu último bispo diocesano foi dom Antônio Fernando Saburido, OSB, que atualmente é arcebispo de Olinda e Recife (PE)

Dilma não irá a todos os debates do 2º turno, afirma Dutra

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou nesta segunda-feira que a candidata do seu partido à Presidência, Dilma Rousseff, não estará presente em todos os debates previstos para o segundo turno. A ex-ministra foi convidada para participar de seis confrontos.

“Vamos com certeza ao debate da Globo e a mais alguns que ainda não foram definidos declarou o coordenador geral da campanha de Dilma.

Para o dirigente petista, a agenda da candidata, que inclui viagens e gravações para o horário eleitoral gratuito, não permite que ela esteja em todos os eventos.

Juazeiro do Norte-CE: Homem quebrou tudo dentro de casa e estava batendo na sua mãe de 85 anos


O final de semana foi marcado pela violência doméstica com muitos crimes contra a Lei Maria da Penha em Juazeiro do Norte. Um dos que mais chamou a atenção foi no Bairro Frei Damião onde um homem de 48 anos quebrou os móveis dentro da casa de sua mãe e ainda bateu na mesma. O detalhe é que dona Maria de Lourdes da Silva conta com 85 anos de idade. O fato aconteceu por volta das 22h30min deste domingo na Rua Severina Lindalva, 125 (Bairro Frei Damião).

Miséria

Eleição de Tiririca é consequência da maturidade do eleitor, diz presidente do TSE

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, disse que a eleição de Tiririca é "consequência da maturidade do eleitorado brasileiro", em entrevista ao programa "É Notícia", apresentado pelo repórter especial da Folha e colunista da Folha.com, Kennedy Alencar. 

Ele ainda comentou que os puxadores de votos não têm o perfil desejado para os cargos eletivos. "Se nós votássemos em puxadores de votos com qualidade, seria um fenômeno aceitável. Mas, de modo geral, muitas vezes o eleitorado concentra seus votos em candidatos que não são condizentes com o perfil desejado", lamentou.

Serra reclama de ataques de Dilma à sua família

O candidato José Serra (PSDB) reclamou nesta segunda-feira dos ataques da adversária Dilma Roussef (PT) à sua família no debate da Band, realizado ontem.

Em entrevista após uma carreata em Goiânia, o candidato afirmou que ficou surpreso com a atitude agressiva de sua adversária no encontro e lamentou os ataques à sua esposa, Monica Serra. 

"É uma estratégia dela [ser agressiva] que foi uma surpresa para mim. Ataque à família não é bom na campanha. Campanha é para discutir propostas, comparar candidatos, o que eles fizeram, o que vão fazer", afirmou Serra.

De que lado está o PSB nesta campanha do segundo turno?

Neste vídeo tirado do youtube, encontrado na coluna do jornalista Cláudio Humberto, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSB), simplesmente, desmonta o Partido dos Trabalhadores. E mais, diz que Serra é o candidato mais preparado. Ciro, que tem hoje seu domicílio eleitoral em São Paulo, mas com reduto eleitoral no Ceará, também não esquece do vice de Dilma, Michel Temer que é do PMDB. O deputado federal está de que lado nesta campanha de presidente? 

Veja o vídeo abaixo.

Pesquisa Datafolha deixa PT preocupado

A pesquisa Datafolha divulgada ontem, que mostra uma diferença de sete pontos percentuais entre a candidata petista, Dilma Rousseff, e o tucano José Serra foi recebida como um sinal de alerta no Palácio do Planalto.

Isso porque a distância entre os dois presidenciáveis já está longe da zona de conforto para os petistas. 

De forma reservada, a cúpula da campanha petista reconheceu que é preciso entender alguns recados dos números.
Chamou atenção o fato de Serra ter herdado a maior parte dos votos da candidata derrotada do PV, Marina Silva.

Além disso, a pesquisa apontou uma queda de cinco pontos percentuais na diferença entre Dilma e o tucano no segundo turno, em comparação com a simulação anterior feita pelo Datafolha.

Outra preocupação entre integrantes da campanha foi o empate e até mesmo ligeira vantagem de Serra nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

Novos veículos vão reforçar frota do Hemoce

Em quatro anos, a Secretaria da Saúde do Ceará ampliou a sua frota de veículos em 239 automóveis, ambulâncias e motocicletas novas, elevando a frota para os atuais 753 veículos. Somente em 2010, foram adquiridos pela Sesa 48 veículos novos. Da última aquisição, 16 veículos serão entregues na  próxima quarta-feira (13/10) às 8 horas, em solenidade no Auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Os novos veículos são destinados à rede de hemocentros do Ceará, ao Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (CIDH) e ao Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH).

O Hemoce receberá 14 veículos novos. São Ford Fiesta que serão distribuídos entre todas as unidades da hemorrede da seguinte forma: 2 carros para o Hemocentro Regional de Sobral, 3 carros para o Hemocentro Regional do Crato (2 ficam no Crato e 1 vai para o Hemonúcleo de Juazeiro do Norte, que é subordinado ao Crato), 2 carros para o Hemocentro Regional de Iguatu, 1 carro para o Hemocentro Regional de Quixadá e 6 carros para o Hemocentro Coordenador de Fortaleza. Esses veículos serão utilizados na distribuição de sangue e hemoderivados para as unidades hospitalares em todo o Ceará e em serviços administrativos dos hemocentros.

Governo do Ceará

Arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, acusa PT e Dilma de mentirem para os eleitores

Mesmo empenhados em convencer o eleitorado cristão de que sempre foi contra o aborto, a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, foi novamente criticada por um religioso acerca do assunto. Em vídeo de 15 minutos divulgado no Youtube, o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto, acusa a candidata de mentir para eleitores sobre seus verdadeiros projetos para a país. Segundo o bispo, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio das ações de seu governo, contraria uma carta que ele teria escrito de próprio punho e encaminhado à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) negando que estivesse disposto a legalizar o aborto no país. 

- Estamos diante de um partido (o PT) que está institucionalmente comprometido com a instalação da cultura do morte no nosso país, que proíbe seus membros de seguirem suas próprias consciências e que se utiliza calculadamente da mentira para enganar eleitores sobre seus verdadeiros projetos à Nação. Não podemos nos calar. A verdade nos libertará - advertiu dom Pagotto no vídeo. 

O arcebispo lembra ainda que, em 2007, o PT aprovou uma resolução que incluindo a legalização do aborto e um novo estatuto que exigia, como requisito para ser candidato pela legenda, a concordância com as normas e resoluções partidárias. Ele destacou também que em 2008 os deputados petistas Luiz Bassuma e Henrique Afonso foram acusados e condenados de terem ferido a ética do partido, após se posicionarem contra a aprovação do projeto de lei que legalizaria o aborto no país.

O vídeo já recebeu mais de três mil acessos até o momento.Assista:

 

O Globo

Novas pesquisas serão divulgadas nos próximos dias e prometem mexer com o eleitorado em todo o país.

Vox Populi
O Vox Populi registrou pesquisa no dia 8 de outubro. O levantamento, encomendado pelo grupo IG, foi protocolado no TSE com o número 35648/2010 e vai ouvir 3.000 (três mil) eleitores brasileiros entre os dias 11 e 12 de outubro. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos 

Ibope
 
O Ibope também registrou pesquisa na última sexta-feira (8). A sondagem foi encomendada pela TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo. Serão entrevistados 3010 (três mil e dez) eleitores em diferentes municípios do país, entre os dias 11 e 13 de outubro. A pesquisa foi registrada no TSE com o protocolo nº 35669/2010. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2(dois) pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha

Já o instituto Datafolha registrou pesquisa no sábado (9). O levantamento, encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e a  TV Globo, foi registrado no TSE com o protocolo nº 35746/2010.  Serão entrevistados 3220 (três mil, duzentos e vinte) eleitores em diferentes municípios do país, entre os dias 14 e 15 de outubro. A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Via Iguatu.Net

TCU condena ex-prefeito de Crateús ao pagamento de R$ 275 mil

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Cratéus (CE) Paulo Nazareno Soares Rosa ao pagamento de R$ 275.824,93, valor atualizado, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos eram destinados ao Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (Peja). 

Paulo Nazareno não comprovou a regular aplicação do dinheiro repassado à prefeitura para atender despesas com as ações do programa. A omissão no dever de prestar contas impossibilitou a averiguação do destino dado ao recurso público. 

O ex-prefeito também foi multado em R$ 15 mil e tem 15 dias para pagar a multa e o valor da condenação. Cópia do acórdão foi enviada aos responsáveis, à Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas do FNDE e à Procuradoria da República no Ceará. O ministro-substituto Weder de Oliveira foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.

TCU

Cleo Pires vai processar a 'Playboy', diz jornal

Os leitores da 'Playboy' poderão escolher como querem ver Cleo Pires na edição de agosto. Foto: Divulgação

Mesmo ganhando muito dinheiro e sendo uma das que mais vendeu revistas, Cleo Pires não está feliz e vai processar a Playboy, informou a coluna Telinha, do jornal Extra. A atriz, que foi capa de agosto, não gostou nadinha de saber que suas fotos foram publicadas também em 3D na edição de setembro, que trouxe a paraguaia Larissa Riquelme.

O contrato de Cleo com a Playboy foi bem claro: ela não admitiu que publicassem imagens suas tridimensionais. Contrariada, a atriz vai processar a revista. Outro ponto que deixou a atriz irritada, é que para ver a foto é preciso usar óculos especial, que no caso da Playboy foi patrocinado pela Fiat, empresa com a qual Cleo não tem ligação alguma.

Presidente do PT defende postura combativa de Dilma

O presidente do PT e coordenador da campanha de Dilma Rousseff, José Eduardo Dutra, defendeu a postura mais combativa da presidenciável do partido ontem, no debate da Rede Bandeirantes. Em entrevista à Agência Estado, ele afirmou que o momento da campanha pedia essa atitude. Acrescentou que não teme a repercussão negativa junto ao eleitor, porque a acusação de "agressividade", segundo ele, "não atinge as mulheres". "Ela tinha que colocar essa questão da baixaria na campanha já nesse debate", defendeu.

Segundo Dutra, o adversário da petista, José Serra (PSDB), faz "duas campanhas diferentes". Uma de crítica política, que é a campanha civilizada que vai ao ar na televisão, segundo ele. "A outra é essa campanha medieval, suja, caluniosa, de panfletos clandestinos e cartazes nos postes, que remete ao período da ditadura militar. Ela tinha que desmascarar isso no debate", sustenta. Ele não adianta se Dilma sustentará essa nova postura nos próximos embates com Serra. "Cada debate é um debate", responde, em tom evasivo. O próximo confronto entre os presidenciáveis será realizado pela Rede TV, no próximo domingo (17), em São Paulo.

O dirigente petista também rebate as análises de que a postura mais combativa de Dilma possa voltar-se contra ela nas urnas. O eleitor tende a rejeitar os candidatos mais agressivos, afirmam analistas e institutos de pesquisas. "Mas essa tese não se aplica às mulheres", retruca Dutra. Segundo ele, durante a campanha, se as mulheres falam mais alto, é para se defender, não para atacar.

Aborto na visão de religiosos e médicos

Um tema polêmico voltou a discussão em todo o país: o aborto. Para legislação brasileira a prática é crime e só pode ser realizada em duas situações: quando a gravidez é o resultado de um estupro ou quando existe risco de morte para a mãe.


Jangadeiro Online

Brasil bate a Ucrânia, e Mano quebra escrita de 18 anos na Seleção

  alexandre pato brasil gol ucrânia
O Brasil subiu mais um degrau na renovação implantada pelo técnico Mano Menezes. Nesta segunda-feira, a Seleção venceu a Ucrânia por 2 a 0, em Derby, na Inglaterra, e manteve 100% de aproveitamento sob o comando do treinador, que assumiu logo após o fracasso da equipe de Dunga na Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Daniel Alves e Alexandre Pato. Com o resultado, o atual comandante chegou à terceira vitória nos três primeiros jogos, quebrando uma escrita que durava mais de 18 anos.

Acidente de trânsito mata mais um em Acopiara

Morreu ontem, por volta das 22 horas, vítima de acidente de trânsito ocorrido na localidade de Marajó, distante 47 km da sede de Acopiara, o motoqueiro Agenor Feitosa Pinheiro, 36 anos. Ele perdeu o controle de sua motocicleta em uma curva e caiu morrendo no local. O corpo do motoqueiro está sendo sepultado neste momento no cemitério de Acopiara.

Boato de lesbianismo levou à agressividade de Dilma

O tom agressivo empregado por Dilma Rousseff no debate presidencial da noite passada tem origem num boato.

O comitê de campanha da pupila de Lula foi informado acerca de um falso processo judicial que circula na internet.

Na peça, um suposto advogado aciona Dilma em nome de uma hipotética ex-doméstica da candidata.
A empregada fictícia sustenta no processo de fancaria ter mantido com Dilma um relacionamento amoroso de 15 anos. Cobra indenização.

Há três dias, o deputado eleito Gabriel Chalita (PSB-SP) tratou do tema em conversa com um petista ligado ao comando da campanha de Dilma.

Chalita contou que um religioso o havia procurado para dizer que recebera cópia de processo em que Dilma era acusada de lesbianismo.

O interlocutor pediu a Chalita que aconselhasse o bispo a checar o número de registro na OAB do advogado que assina o processo. “Não existe. É falso”, disse.

Em diálogos privados que antecederam o debate nos estúdios da TV Bandeirantes, Dilma e seus operadores atribuíram a aleivosia à campanha de José Serra.

Entre quatro paredes, a candidata petista se disse “indignada”. Para ela, o boato do processo tornou incontornável a inclusão da "baixaria" no rol de temas do debate.

Vem daí a decisão de Dilma de inquirir Serra, já na primeira pergunta, acerca da boataria que viceja no “submundo” virtual.

Como as suspeitas contra Serra não estão escoradas em provas, Dilma evitou mencionar o falso processo. Soou genérica:

“Acredito que uma candidatura à Presidência tem por objetivo engrandecer o Brasil, discutir valores e projetos para o futuro”, disse ela para Serra.

“Sua campanha procura me atingir por meio de calúnias, mentiras e difamações. [...] Seu vice, Índio da Costa, a única coisa que ele faz é criar e organizar grupos, até para me atingir com questões religiosas...”
“[...]...Você considera que essa forma de fazer campanha, que usa o submundo, é correta?”
Serra centrou sua resposta na polêmica sobre o aborto e no ‘Erenicegate’. Disse que Dilma confunde “verdades e reportagens com ataques”.

Um integrante do comitê petista contou ao repórter que, antes do início do debate, chegou aos ouvidos de Dilma outra “informação”.

Segundo ele, um panfleto apócrifo contendo ataques à candidata teria sido distribuído em templos evangélicos do Rio, neste domingo (10).

No folheto, Dilma é associada, de novo, à defesa do aborto. O texto a acusa de ser a favor da “matança de criancinhas”.

Foi por essa razão, informa o operador da campanha petista, que a candidata levou aos holofotes o nome da mulher do antagonista.

“Sua esposa, Mônica Serra, disse o seguinte: ‘A Dilma é a favor da morte de criancinhas’.”
Mônica teria dirigido o comentário a um eleitor, durante caminhada pelas ruas de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). Coisa do mês passado.

Serra esquivou-se de responder. Presente à platéia da TV Bandeirantes, Mônica não se deu por aludida. Disse que não sabe do que Dilma está falando.

Ouvido pelo blog, um membro da campanha tucana tachou de “alucinação” a alegada vinculação de Serra ao falso processo que retrata Dilma como lésbica.

Como se vê, a disputa eleitoral de 2010 caminha a passos largos para um lodaçal que não dignifica a atividade política.
 
Folha.com

Na TV, Serra busca votos de Marina; Dilma exibe agressões feitas em debate

O programa eleitoral de TV do presidenciável José Serra (PSDB) pediu declaradamente o apoio de Marina Silva (PV) e ressaltou o ensino técnico, enquanto Dilma Rousseff (PT) usou inserções do debate realizado ontem na Band para atacar o adversário. 

De olho no eleitorado de Marina, que conquistou quase 20% dos votos válidos no primeiro turno e ajudou a empurrar a corrida presidencial para um segundo turno, Serra falou sobre consciência ecológica e disse que a luta pelo pelo meio ambiente agora é do Partido Verde e da Marina, pedindo o apoio da candidata ao afirmar que é preciso união acima dos partidos.
Sem mencionar Fernando Henrique Cardoso, Serra exalta a criação do Plano Real como um mérito seu.
O candidato ainda defende o ensino técnico como a melhor forma de educar, prometendo implementar o Protec --que seria o Prouni do ensino técnico. 

O discurso do tucano fala diretamente de manter os "valores da família" e do "nascimento do Brasil". 

A propaganda do candidato finaliza com o depoimento de uma mulher criticando Dilma e dizendo que a petista fez um "papelão" no primeiro turno, ironizando a sua estratégia de pedir votos para o eleitorado feminino ao afirmar que "qualquer coisinha" Dilma chamava um homem --o presidente Lula. Como programa de Serra já levantou dúvidas sobre a religiosidade e a capacidade de gestora da petista, o depoimento finaliza com ironia. 

"Se o seu governo arrumou alguma coisa, não fez mais que o dever, pensa nisso e fica com deus, tá?"

Deu no Radar: Cid Gomes pode ter mandato cassado

A coluna Radar on line, assinada pelo jornalista Lauro Jardim (Veja), repercutiu o julgamento da ação sobre abuso de poder político e econômico, supostamente cometido pelo governador Cid Gomes (PSB) através do “uso indevido” de meios de comunicação. A matéria entra na pauta do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará  nesta quarta-feira (13).

A denúncia partiu do adversário de Cid no primeiro turno das eleições, Lúcio Alcântara (PR), e recebeu apoio do procurador eleitoral, Márcio Torres, que opinou a favor da ação afirmando que o governo estadual não poderia gastar em publicidade, nos seis primeiros meses de 2010, mais do que a média gasta entre 2007 e 2009.

Se o pleno do TRE acompanhar o pensamento do Procurador, Cid Gomes pode ter o mandato cassado.

Veja, na íntegra, o que diz a coluna:

Cid Gomes corre o risco de se tornar o primeiro governador eleito em 3 de outubro cassado por decisão da Justiça Eleitoral. Deve ir a julgamento já na quarta-feira no TRE do Ceará uma ação contra Cid por abuso de poder econômico e político e por uso indevido dos meios de comunicação.

Cid é acusado pela chapa de Lúcio Alcântara, terceiro colocado, de ter gasto com propaganda em 2010, ano eleitoral, mais do que nos últimos três anos. A prática é proibida por lei para não desequilibrar a disputa.

No mês passado, o procurador eleitoral Márcio Torres opinou a favor da ação. Dados da própria Casa Civil encaminhados ao Ministério Público apontam que o governo Cid reservou este ano para gastar 60,4 milhões de reais em publicidade – 5,1 milhões de reais a mais que a média de gastos entre 2007 e 2009. Diz Torres:
– Quer isso dizer que o governo estadual não poderia, nos seis primeiros meses de 2010, mais precisamente até o dia 2 de julho, gastar mais que isso em publicidade.

TRE/CE e do Radar on Line

Prefeito de Iguatu vira rei dos baixinhos

Nesta terça-feira, o município de Iguatu (Centro-Sul) promoverá um dos maiores evento infantis do interior do Ceará: a “Cidade da Criança”. A realização é da Prefeitura Municipal e ocorrerá em sua terceira edição. Para este ano, segundo o prefeito Agenor Neto (PMDB), estão confirmadas as participações de atraçõesnacionais como a cantora Kelly Key, Carla Perez e os palhaços Patati e Patatá.

Tudo ocorrerá no Pátio do Iguatu Festeiro e terá duração de três dias. Haverá parque de diversões, exibição de filmes no Cine Telha, peças teatrais e também shows em um circo que já está montado no local. A criançada ainda terá oficinas e poderá mostrar seu talento em festivais de dança numa tenda eletrônica cordenada por DJs de Iguatu e da Região do Cariri. A programação, segundo Agenor Neto, é gratuita.

Iguatu.Net

Serra vem ao Ceará em campanha

O candidato derrotado do PSDB/DEM ao Governo do Estado, Marcos Cals, ao lado do empresário Pedro Fiúza, que foi seu postulante a vice, encontra-se, nesta segunda-feira, em São Paulo. Ali, os dois terão encontro com a senadora Marisa Serrano (PDB/MTS), da coordenação-geral da campanha do tucano José Serra neste segundo turno. Segundo Marcos Cals, o objetivo é receber orientações para a campanha pró-Serra no Ceará.
“A nossa meta é aumentar o número de votos do Serra. Queremos, pelo menos, 30% dos votos”, disse Marcso Cals. No primeiro turno das eleições, o tucano obteve apenas 16%.

Marcos Cals disse que a ordem é a tucanada reforçar a campanha em todo o Interior e na Capital, mobilizando seus filiados. Ele reconheceu que o trabalho eleitoral é difícil, mas disse que Serra tem amplas perspectivas de vitória.

O candidato José Serra deve vir ao Ceará na segunda quinzena deste mês em campanha. A data está sendo acertada: pode ser 16 ou 17 próximos, conforme Marcos Caks. Isso, dentro de uma stratégia de reforçar o candidato no Nordeste, região onde a grande maioria dos votos do primeiro turno foi para Dilma Rousseff.

Eliomar de Lima

Nova força, PSB quer mais espaço se Dilma vencer

Com três eleições acachapantes no primeiro turno (Pernambuco, Ceará e Espírito Santo), o PSB ganhou musculatura nas urnas e já pressiona nos bastidores por espaço maior na Esplanada dos Ministérios caso Dilma Rousseff (PT) seja eleita presidente da República. 

Aliado do governo Lula, o partido disputa o segundo turno em outros três Estados: Paraíba, Piauí e Amapá. Desses, terminou em primeiro lugar nos dois primeiros.
Na Câmara dos Deputados, o partido sai das urnas como o que mais cresceu proporcionalmente (26%), subindo de 27 para 34 deputados. A sigla já ameaça o DEM, que, quando ainda era PFL, chegou a ter mais de 100 representantes em 1998 e agora elegeu 43 deputados. 

No Senado, foram três eleitos pelo PSB, um a mais do que na composição atual: Rodrigo Rollemberg (DF), Lídice da Mata (BA) e Antonio Carlos Valladares (SE). Os dois primeiros são "caras novas" na Casa.
"Estamos cem por cento mobilizados pela Dilma. Acabando as eleições conversaremos sobre a composição, mas é evidente que merece mais espaço", afirma o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque, um dos campeões de votos --mais de 200 mil-- no Estado. 

"Estamos juntos desde o primeiro ano do governo Lula. Temos um alinhamento político, não ocasional", complementa. 

Atualmente, o PSB comanda o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Portos. O ministério é chefiado por Sérgio Rezende, sucessor do governador campeão de votos, Eduardo Campos (PE) --teve 82,84% dos votos. 

A secretaria está nas mãos de Pedro Brito, aliado do deputado Ciro Gomes (CE). Cearense, Brito cogitava concorrer a uma vaga na Câmara na esteira da votação do governador reeleito Cid Gomes (CE). Mas desistiu, a pedido de Ciro, para não correr o risco de o partido perder o controle da secretaria. 

Um dos alvos do PSB em eventual governo Dilma é ampliar o controle do Porto de Santos (SP). Nos bastidores, já há disputa com aliados de Michel Temer (PMDB), vice de Dilma, que cobram o comando do porto --já foi cota de Temer na década de 90. 

Reservadamente, lideranças do partido defendem que a sigla administre três ministérios. A lista de desejos começa pelo Ministério da Integração Nacional, que destina verbas ao Nordeste.

Apicultores de Quixelô recebem crédito

Com o objetivo de ampliar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, neste município, a Associação dos Apicultores assinou contratos com o Banco do Brasil, beneficiando 17 produtores de mel de abelha. Será liberado um total de R$ 150 mil, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os novos produtores de mel estão motivados a começar ou ampliar a atividade produtiva. O clima entre eles é de expectativa. O presidente da Associação, Aildo Oliveira, apresentou os resultados obtidos nesses três anos de criação da entidade. Foram movimentados R$ 221 mil de recursos mobilizados na comercialização do mel e financiamento do Pronaf. "O nosso objetivo é inserir a apicultura na agricultura familiar como alternativa a outras atividades que já existem dentro do Município", disse Oliveira. "A produção de mel ainda é baixa, mas existe um grande potencial a ser explorado", aposta.

O esforço da associação é para ampliar a renda familiar. A maioria da população de Quixelô, cerca de 80%, reside na zona rural. Esse pessoal vive da agricultura famíliar, da pecuária e há potencial para o crescimento da apicultura.

Deputados estaduais eleitos mostram bom desempenho em todo o Estado

Os deputados estaduais mais bem votados na eleição deste ano tiveram votos em quase todos os municípios cearenses. Mesmo que, para deputado, o voto geralmente seja mais regionalizado, a votação dos primeiros colocados acaba revelando, na maioria dos casos, que o candidato precisa fazer base ampla, atingindo várias regiões, para estar no topo da votação e garantir vaga no Parlamento.

Mais votado entre os postulantes a deputado estadual, Camilo Santana (PT), obteve votos em 182 dos 184 municípios do Estado. Sua votação total foi de 131.171, divididos em todas as macro-regiões do Ceará. Alguns municípios do Cariri, seu reduto eleitoral, foi que lhe deram votação em maior número. A maior votação dele, por Município, foi em Barbalha, sua terra natal. Os votos de lá, mais de 14 mil, significaram 11% dos mais de 131 mil tirados por ele.

Juazeiro do Norte, Fortaleza, Mauriti e Crato foram as outras quatro cidades em que ele recebeu mais votos. Em 27 municípios, Camilo conseguiu mais de mil votos. O deputado Mauro Filho (PSB) teve votação mais pulverizada, ou seja, não houve concentração de muitos votos em poucos municípios. Ele teve ao seu lado, 113.724 eleitores espalhados em 169 municípios. Os 9.052 votos que teve em Fortaleza significaram 7% do seu total. Foi a Capital o município em que ele teve o maior quantitativo. Os outros quatro foram: Aquiraz, Quixeramobim, Pentecoste e Tamboril. Ele teve mais de mil votos em 32 cidades cearenses, sendo o segundo mais bem colocado.

Iguatu
O terceiro lugar também foi candidato na coligação que, majoritariamente, elegeu Cid Gomes ao Governo do Estado. Zezinho Albuquerque (PSB) obteve 81.796 sufrágios divididos em 166 municípios do Estado. A maior votação dele, que possui base eleitoral mais forte na Zona Norte, foi Iguatu, no Centro-sul. Só neste município ele fez jus a 16.810 votos, que significaram 20% da votação total do parlamentar.

O socialista conseguiu votação superior a mil em 24 cidades. Além de Iguatu, completam a lista quíntupla: Massapê, Paracuru, Cruz e Uruburetama.

Ivo Gomes (PSB) foi eleito com a quarta maior votação entre todos os concorrentes: 72.796 sufrágios. Em números absolutos ele foi votado em 173 municípios do Estado, mas a sua maior concentração de votos foi em Sobral, na Zona Norte. 28.375 foi o número de eleitores sobralenses que depositaram seu voto no irmão do governador. Este número correspondeu a 38% do total dele. Parambu, Ubajara, Cariré, e Fortaleza foram outros quatro municípios que ele mais teve votos.

A lista dos cinco deputados mais bem posicionados entre os candidatos incluiu um tucano: Téo Menezes. Ele foi o deputado que obteve mais votos fora da coligação do governador. Foram 71 mil. No total, 157 municípios cearenses deram pelo menos um voto ao deputado Téo Menezes, porém os seus desempenhos mais expressivos foram nas localidades de Pacatuba, Marco, Itapipoca, Fortaleza e Horizonte. Em 18 municípios, ele conseguiu superar a marca dos mil votos.

Erenice tirou mais votos de Dilma do que igrejas

Os fatos que levaram à queda da ex-ministra Erenice Guerra da Casa Civil e a quebra de sigilo de tucanos tiveram peso quase três vezes maior na perda de votos de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno do que questões relacionadas à religião. Segundo pesquisa Datafolha realizada na última sexta, cerca de 6% dos eleitores mudaram seu voto, considerando tanto Dilma quanto José Serra (PSDB), por conta dos casos que marcaram a reta final do primeiro turno.

Desse total, Dilma perdeu cerca de quatro pontos percentuais entre o total de eleitores. Aproximadamente 75% das perdas ocorreram por conta dos escândalos recentes no governo.

O restante, por questões relacionadas à religião- não exclusivamente envolvendo a posição da candidata sobre o aborto. Já Serra perdeu dois pontos percentuais. Tanto pelo caso de quebra de sigilo de tucanos quanto pelo caso Erenice. Os dois casos podem ter levantado suspeitas sobre irregularidades fiscais dos citados ou envolvimento de tucanos nas denúncias, por exemplo.

A perda de eleitores de Dilma, que conquistou 47% dos votos válidos no primeiro turno, foi de aproximadamente 4 milhões de eleitores. A de Serra, que teve 33% dos votos válidos, de 2 milhões. Como a margem de erro do levantamento (feito com base em 3.265 entrevistas em todo o país) é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o total de votos perdidos pode ter sido maior ou menor na mesma proporção da margem de erro.

Dilma, aparentando muita agressividade, trava duelo com Serra no debate da Band


Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) travaram o duelo mais duro da campanha na noite deste domingo em debate na Band. 

Marcado pela troca de acusações de ambas as partes, o debate virou embate não apenas porque foi o primeiro confronto que teve apenas os dois desde que o período eleitoral começou, mas também porque Dilma deixou a postura defensiva em que foi colocada nos últimos dias por causa da polêmica envolvendo o aborto e adotou uma postura combativa, atacando durante todo o tempo o adversário, que não deixou por menos e foi ao contra-ataque.


No quarto bloco, Serra chegou a comentar a ofensiva de Dilma.

"Tenho que confessar que eu tô surpreso com essa agressividade, esse treinamento da Dilma Rousseff, que esta se mostrando como é de verdade", avaliou o tucano. 

Entre os temas que foram motivos de acusações estiveram questões polêmicas da campanha, como aborto, privatizações e escândalos na Casa Civil. 

Logo na primeira oportunidade que teve de perguntar, Dilma atacou Serra e acusou sua campanha de procurar atingi-la com "calúnias, mentiras e difamações". 

"Essas calúnias têm sido muito claras em alguns momentos. Seu vice, Indio da Costa [DEM] a única coisa que faz sistematicamente é criar e organizar grupos, aproveitando da boa fé das pessoas, pra me atingir até com questões religiosas. Queria saber se o senhor considera essa forma de fazer campanha que usa o submundo é correta", questionou. 

Na resposta, Serra afirmou se solidarizar com "quem é vitima de ataques pessoais" e se disse ele próprio vítima de ataques. O presidenciável tucano contra-atacou a petista e insinuou que ela tem a ver com esses ataques. 

"Blogs com seu nome. Se não fosse [algo feito por sua campanha] poderia tirar na Justiça. Fazem ataque a família, amigos. Uma campanha orquestrada a respeito de ideais que não tenho. Nós somos responsáveis por aquilo que pensamos e aquilo que falamos. A população cobra programa de governo, mas cobra conhecimento. [...] Vocês confundem matéria de jornal com coisas orquestradas."
Serra foi o primeiro a mencionar a palavra aborto. 

"Aborto você disse com clareza com debate na Folha, e isso esta filmado, que era a favor da liberação do aborto. Isso não é estratégia de adversário. São coisas que vão acontecendo. Se trata de ser coerente, não ter duas caras". 

Na réplica, Dilma voltou a atacar e disse que Serra deveria "ter cuidado pra não ter mil caras" e disse que Serra regulamentou o aborto quando foi ministro da Saúde. 

"Acho estranho você dizer certas coisas. Você regulamentou o acesso ao aborto no SUS".
Serra alegou que a legislação sobre o aborto foi criada em 1940 e disse que não regulamentou o procedimento, e sim criou uma norma técnica a respeito. 

"A lei existente no Brasil é de 1940. Eu nasci em 1942. Nem espiritualmente poderia ter sido o autor da lei. A lei permite o aborto em dois casos: risco de vida pra mãe e estupro. Essa lei vinha sendo praticada no Brasil. [...] O que eu fiz como ministro [...] foi que isso precisava ter uma norma técnica que balizasse os abortos, para que fosse feito sem risco para a mãe. Nunca defendi a liberação do aborto. Você defendeu. Não estou fazendo juízo de valor a seu respeito. Passa a dizer o contrário, a se vitimizar."
Dilma se defendeu. 

"Sou contra tratar como questão de polícia a questão das das mulheres que morrem dia sim, dia não pelo aborto". 

CRENÇA
 
Ainda no plano religioso que tem pautado o segundo turno, Serra colocou em dúvida a crença de Dilma em Deus. 

"Com relação a Deus a mesma coisa. Tem entrevistas em que você diz que não sabe se acredita, se não acredita".

domingo, 10 de outubro de 2010

Ceará vence Guarani e se aproxima da Sulamericana

O time do Ceará foi muito “macho” na noite deste domingo (10), no jogo de “seis pontos” contra o Guarani-SP, que foi decidido ainda no primeiro tempo, com o placar de 2 a 0, no estádio Castelão. Geraldo abriu o placar logo aos 15 minutos, depois de belo passe de Nicacio. Já Boiadeiro ampliou com uma cobrança de falta, uma “pintura”, aos 42 minutos. O Alvinegro vai enfrentar o Palmeiras, no próximo domingo (17), em São Paulo.

Após derrota, técnico do Corinthians pede demissão

Logo após a derrota do Corinthians para o Atlético-GO, por 4 a 3, no Pacaembu, o técnico do timão, Adilson Batista, pediu demissão do cargo.

A derrota foi a segunda consecutiva do time na Série A do Campeonato Brasileiro. Após a partida, válida pela 29ª rodada, o time paulista permaneceu com 49 pontos, na terceira posição na classificação.

Integrante do Casseta e Planeta chama Lula de "vagabundo, picareta e impostor"

No programa Manhattan Connection do último domingo (3/10), Que devido às eleições, foi exibido ao vivo pelo canal pago GNT, da Globosat, programadora de canais pagos da Globo. Um dos convidados, o humorista Marcelo Madureira, integrante do Casseta & Planeta, chamou o presidente Lula de "vagabundo, picareta e impostor", que "não vale nada"...

Nas reprises apresentadas na madrugada e às 10h e às 14h da segunda (4/10), no entanto, a fala de Madureira foi cortada e censurada pelo próprio canal. Assim também como no site oficial do GNT que não contem esse trecho. 

Veja o que foi dito ao vivo e depois nas reprises e que está no site do canal.