segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Deputados estaduais eleitos mostram bom desempenho em todo o Estado

Os deputados estaduais mais bem votados na eleição deste ano tiveram votos em quase todos os municípios cearenses. Mesmo que, para deputado, o voto geralmente seja mais regionalizado, a votação dos primeiros colocados acaba revelando, na maioria dos casos, que o candidato precisa fazer base ampla, atingindo várias regiões, para estar no topo da votação e garantir vaga no Parlamento.

Mais votado entre os postulantes a deputado estadual, Camilo Santana (PT), obteve votos em 182 dos 184 municípios do Estado. Sua votação total foi de 131.171, divididos em todas as macro-regiões do Ceará. Alguns municípios do Cariri, seu reduto eleitoral, foi que lhe deram votação em maior número. A maior votação dele, por Município, foi em Barbalha, sua terra natal. Os votos de lá, mais de 14 mil, significaram 11% dos mais de 131 mil tirados por ele.

Juazeiro do Norte, Fortaleza, Mauriti e Crato foram as outras quatro cidades em que ele recebeu mais votos. Em 27 municípios, Camilo conseguiu mais de mil votos. O deputado Mauro Filho (PSB) teve votação mais pulverizada, ou seja, não houve concentração de muitos votos em poucos municípios. Ele teve ao seu lado, 113.724 eleitores espalhados em 169 municípios. Os 9.052 votos que teve em Fortaleza significaram 7% do seu total. Foi a Capital o município em que ele teve o maior quantitativo. Os outros quatro foram: Aquiraz, Quixeramobim, Pentecoste e Tamboril. Ele teve mais de mil votos em 32 cidades cearenses, sendo o segundo mais bem colocado.

Iguatu
O terceiro lugar também foi candidato na coligação que, majoritariamente, elegeu Cid Gomes ao Governo do Estado. Zezinho Albuquerque (PSB) obteve 81.796 sufrágios divididos em 166 municípios do Estado. A maior votação dele, que possui base eleitoral mais forte na Zona Norte, foi Iguatu, no Centro-sul. Só neste município ele fez jus a 16.810 votos, que significaram 20% da votação total do parlamentar.

O socialista conseguiu votação superior a mil em 24 cidades. Além de Iguatu, completam a lista quíntupla: Massapê, Paracuru, Cruz e Uruburetama.

Ivo Gomes (PSB) foi eleito com a quarta maior votação entre todos os concorrentes: 72.796 sufrágios. Em números absolutos ele foi votado em 173 municípios do Estado, mas a sua maior concentração de votos foi em Sobral, na Zona Norte. 28.375 foi o número de eleitores sobralenses que depositaram seu voto no irmão do governador. Este número correspondeu a 38% do total dele. Parambu, Ubajara, Cariré, e Fortaleza foram outros quatro municípios que ele mais teve votos.

A lista dos cinco deputados mais bem posicionados entre os candidatos incluiu um tucano: Téo Menezes. Ele foi o deputado que obteve mais votos fora da coligação do governador. Foram 71 mil. No total, 157 municípios cearenses deram pelo menos um voto ao deputado Téo Menezes, porém os seus desempenhos mais expressivos foram nas localidades de Pacatuba, Marco, Itapipoca, Fortaleza e Horizonte. Em 18 municípios, ele conseguiu superar a marca dos mil votos.

Nenhum comentário: