A Vigilância Sanitária de Iguatu realizou, nesta segunda-feira, 24/02, uma operação de fiscalização em um estabelecimento que comercializa produtos médico-hospitalares e flagrou uma grande quantidade de insumos vencidos, incluindo itens cujo prazo de validade expirou há mais de 15 anos.
Diante da gravidade da irregularidade, os fiscais apreenderam todo o material para descarte adequado e aplicaram uma advertência ao estabelecimento, conforme previsto na Lei nº 6.437/1977, que regula infrações sanitárias.
A equipe também realizou uma ação educativa com os responsáveis pelo comércio, orientando sobre boas práticas sanitárias e a necessidade de um controle rigoroso de validade para evitar riscos à saúde da população.
Fiscalização intensa e recorde de apreensão
A apreensão desta segunda-feira foi considerada um recorde tanto em volume de materiais vencidos quanto no tempo de expiração dos produtos encontrados.
A Vigilância Sanitária tem intensificado as inspeções, atuando de forma sistemática com um calendário anual de fiscalização para coibir esse tipo de infração.
Há cerca de dez dias, uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Farmácia (CRF) resultou na interdição de uma farmácia no bairro Vila Centenário, após a constatação de diversas irregularidades e reincidências.
Denúncias e contato
A população pode colaborar com as fiscalizações denunciando irregularidades anonimamente pelo telefone (88) 99936-4958. Além disso, a Vigilância Sanitária disponibiliza o número (88) 99936-5871 para atendimento e esclarecimento de dúvidas.
por Paulinho Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário