Os óbitos por hepatites estão aumentando em todo o mundo e a doença já responde como a segunda principal causa infecciosa de morte no planeta, com 3 mil e 500 mortes por dia, de acordo com a organização mundial da saúde. A campanha julho amarelo busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico da doença.
Entre janeiro de 2015 e maio de 2024, o Ceará já registrou 4 mil 158 casos de hepatites virais em todo estado. Desse total, são 1721 do tipo B da doença e 2185 do tipo C. Além de 228 mortes nos últimos 9 anos.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas e graves. A campanha julho amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença. O Sistema Único de Saúde disponibiliza, gratuitamente, os testes rápidos que detectam as infecções pelos vírus B e C não apenas durante a campanha julho amarelo, mas no ano todo
A vacina contra a hepatite b também está disponível no sus para todas as pessoas não vacinadas independente da idade/ já para crianças, a recomendação é que sejam feitas quatro doses da vacina, sendo a primeira ao nascer seguida de reforços aos 2, 4 e 6 meses.
Até o dia 2 de agosto a secretaria de saúde está intensificando as ações de conscientização da campanha, que inclui a intensificação da vacinação contras as hepatites A e B nos Vapts Vupts dos bairros Papicu, Antônio Bezerra e Messejana. No próximo dia 27, a Secretaria de Saúde realiza o dia D de vacinação contra hepatite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário