A crise que atinge o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, deve começar a ser debatida, nesta semana, no Senado Federal. Na terça-feira, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza uma audiência pública para discutir as dificuldades enfrentadas pelo Instituto e outras questões relativas à proteção previdenciária da população . A audiência atende pedido do senador Paulo Paim (PT-RS).
Foram convidados representantes do Ministério do Trabalho, do INSS, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Anfip), da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade (Anasps), da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência (Fenasps) e da Pública Central do Servidor.
Segundo o senador, os segurados da Previdência têm enfrentado dificuldades de atendimento para obtenção dos benefícios a que tem direito devido a um processo de fragilização da política previdenciária . Paim alega que a gestão do INSS, que ele qualifica como inadequada , é a principal responsável pela demora nas análises de benefícios, perícias com prazos que excedem o razoável, precariedade das plataformas digitais e servidores com uma ampla pauta de reivindicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário