Prato vazio, mente cheia de angústias e coração apertado: esse é um retrato comum de quem passa fome no Brasil, problema que atinge mais de 33 milhões de pessoas - quase o dobro do registrado em 2020. No Nordeste, aproximadamente 12 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave. No Ceará, conforme informações do CadÚnico, mais de 1,4 milhão de famílias estão em situação de pobreza e extrema pobreza, o valor é quase o triplo (190% a mais) do contabilizado em 2020.
Os dados sobre fome são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
Em 2020 e em 2021, algumas ações voltadas para famílias com crianças em situação de vulnerabilidade foram aprovadas no Legislativo estadual, como a distribuição do Cartão Mais Infância pelo Estado, que fornecem auxílio financeiro de R$ 100 para cerca de 150 mil lares.
O Governo do Ceará também tornou permanente a distribuição do vale-gás. Além disso, a nível Federal, há a distribuição do Auxílio Brasil, que beneficia cerca de 1,3 milhão de famílias cearenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário