Um tremor de terra foi registrado nesta segunda-feira, 16, no município de Beberibe, a 83 km de Fortaleza. O evento sísmico, de magnitude preliminar 1.4 mR, foi registrado as 10h41min. Segundo o Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que registrou o abalo, ainda não há informações de que moradores tenham escutado ou sentido o tremor.
O último evento registrado no município ocorreu no último dia 10 de maio, às 20h50min. Na época, segundo o Labsis, a magnitude preliminar registrada foi de 1.8 mR. No Ceará, o último evento semelhante ocorreu no dia 23 de julho, no município de Maranguape, distante 26 km da Capital. O abalo sísmico também foi de 1.8 mR de magnitude.
“Os tremores acontecem em razão da atividade das falhas geológicas, devido a pressão submetida no interior da Terra”, explica o mestre em geofísica e técnico do LabSiS, Eduardo Menezes. De acordo com o especialista, eventos sísmicos como o desta segunda-feira raramente são percebidos pela população pois, em geral, tremores significativos são superiores a 1.5 mR e 1.6 mR.
Recentemente, outros tremores também foram detectados nos municípios de Sobral, no dia 6 de julho, com magnitude de 1.5; em Santa Quitéria, no dia 4 de julho, com 2.0 mR; e em Cariré, no dia 9 de julho, com 1.8 mR. Além do Ceará, o Labsis também registra eventos sísmicos em toda a região Nordeste do País.
Segundo Eduardo, por ser uma região sismicamente ativa, eventos de magnitudes menores são comuns de serem detectados na cidade e em municípios adjacentes, bem como nos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia. Somente o Nordeste representa cerca de 50% a 60% de toda a atividade sísmica do brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário