quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ceará tem 169 municípios fora da meta de vacinação contra H1N1

Faltando um dia para o fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1, 15 dos 184 municípios cumpriram a de vacinar 80% da população alvo. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 63,14% da população cearense foi vacinada até às 11h desta quinta-feira (19).

Até o momento, 1.121.625 de doses foram aplicadas nas 184 cidades do estado. De acordo com a Secretaria da Saúde, ainda faltam ser imunizadas 657.778 pessoas dos grupos prioritários para que o Ceará atinja a meta de 80% de cobertura vacinal.

Os municípios de Guaramiranga, Assaré, Pedra Branca, Mombaça, Bela Cruz, Aurora, Icapuí, Catarina, Potiretama, Potengi, Acaraú, Várzea Alegre, Ipu, Boa Viagem e Jijoca de Jericoacoara são os locais que atingiram a meta de 80% de vacinação.

"Além dos 15 municípios que já cumpriram a meta de cobertura vacinal, há 104 municípios com cobertura entre 60% e 79% e 65 com menos de 59% de cobertura da população-alvo da campanha, informou o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 termina às 17h desta sexta-feira (20). O titular da Sesa ressalta que a população deve se conscientizar e procurar os postos de saúde para receber a imunização contra a doença.

"Precisamos mobilizar os municípios para que protejam a população do vírus H1N1. Não existe nenhum forma mais segura de proteção contra a gripe do que a vacina", destacou Henrique Javi.

O público alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; presos e funcionários do sistema prisional; portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

G1/CE

Nenhum comentário: