terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Chapas de comissão do impeachment têm 47 governistas e 39 da oposição

O plenário da Câmara dos Deputados pode decidir nesta terça-feira (8) a composição da comissão que irá discutir o impeachment de Dilma Rousseff. Governistas protocolaram uma chapa com 47 nomes. A oposição e dissidentes da base reuniram 39 deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já abriu a sessão plenária para a escolha dos integrantes da comissão.

Por determinação do peemedebista, a votação será secreta. Com o respaldo do Palácio do Planalto, no entanto, o PCdoB recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar derrubar a chapa alternativa lançada pelos partidos de oposição e tornar a escolha aberta.

O caso será analisado pelo ministro do Supremo Luiz Edson Fachin. Caso a Suprema Corte não garanta a votação aberta, a base aliada do governo federal decidiu atuar para obstruir a escolha.

O receio do Palácio do Planalto é que, em uma escolha secreta, a chapa oposicionista seja eleita, o que poderá ser uma ameaça, já que a maioria dos integrantes do grupo é favorável ao afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: