segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Greve dos bancários chega ao 14º sem previsão de acordo

A greve dos bancários entra hoje (19) no seu 14º dia. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 5,5% de reajuste salarial, o que a categoria não aceita de jeito algum.

A secretária geral do sindicato dos Bancários, Eneida Koury, lembra ainda que os bancos cobram os maiores juros dos últimos 20 anos. “Os juros do cheque especial chegaram a 12,28% no mês em outubro, a maior marca desde setembro de 1995, quando a taxa era 12,58%”.

Central de atendimento

Quem se sentir prejudicado deve ligar no serviço de atendimento do banco, fazer a queixa e anotar número do protocolo, nome do atendente e data da ligação. Isso será a prova de que você tentou resolver o problema.

Procure a ouvidoria

Ao receber a reclamação, a ouvidoria tem 15 dias para responder ao cliente. A ouvidoria é supervisionada pelo Banco Central e costuma ser um meio eficiente de resolver o problema.

Recorra ao Banco Central

O cliente pode enviar a queixa contra o banco pelo site www.bcb.gov.br/reclamacao. O prazo de resposta é de dez dias úteis. Se a reclamação tiver fundamento, ela engrossará o ranking das instituições que mais recebem queixas.

Use a internet

Reclamar em sites como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) ou em redes sociais tem ajudado muito cliente a sair do sufoco nos últimos tempos. Outra opção é cadastrar a queixa contra o banco no site www.consumidor.gov.br, que é do Governo Federal e faz o acompanhamento dos casos.

Procure o Procon

Se os três primeiros passos não derem resultado, vá ao Procon, que irá contatar o banco e dará a ele dez dias para responder. Se não o fizer, o Procon entra com um processo administrativo que pode demorar 4 meses, além de render multa ao banco.

Nenhum comentário: