segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Estudo conclui que o Programa Mais Educação não melhorou a aprendizagem dos alunos

Um estudo concluiu que o Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), não melhorou a aprendizagem dos alunos nem reduziu o abandono escolar. E pior ainda que no curto prazo, diminuíram as notas dos alunos em Matemática. O relatório é da Fundação Itaú Social em parceria com o Banco Mundial e foi divulgado no dia 5 de outubro, em São Paulo (SP).

Para chegar a esses resultados, o estudo comparou 600 escolas participantes do programa entre 2008 e 2011 com outras semelhantes, mas não integrantes do Mais Educação. Para definir o perfil das escolas, o estudo considerou características como taxa de abandono no 1º ciclo do ensino fundamental, presença de bibliotecas, creches, número de salas de aula, número de matrículas e de funcionários.

Na disciplina de Português, não houve diferenças relevantes do ponto de vista estatístico nas notas do 5º e do 9º anos do ensino fundamental. Já em Matemática houve redução de 3,3 pontos no 5º ano e 3,8 no 9º ano. A taxa de abandono não sofreu alteração, a não ser nos anos iniciais em escolas com mais recursos por aluno, onde se verificou tendência de redução.

Nenhum comentário: