terça-feira, 27 de outubro de 2015

23% da capacidade: é crítica a situação do açude do Trussu que abastece os municípios de Acopiara e Iguatu

Um estudo realizado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Regional de Iguatu, aponta que o açude Roberto Costa (Trussu) possui atualmente 23% de sua capacidade e não 33% conforme foi anunciado recentemente. 

O estudo foi feito através da batimetria que é a medição da profundidade do reservatório. O resultado é expresso cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais (semelhança das curvas de nível topográfico).

Os técnicos entendem como crítica a situação do manancial e o superintendente do SAAE/Iguatu, Edval Lavor já entende que é necessário fazer um racionamento do líquido sob pena do abastecimento ficar comprometido em Iguatu. "Vamos nos reunir com o prefeito Aderilo Alcântara para tratar da questão", disse o superintendente.

O açude do Trussu, também é responsável pelo abastecimento de água no município de Acopiara. Inclusive, preocupado com a situação crítica do principal reservatório que abastece a cidade, a Maçonaria lançou uma campanha visando evitar o desperdício de água. Se não chover no próximo ano, fatalmente, o Trussu vai secar.

Nenhum comentário: