quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mercadante sucumbe à maldição da Casa Civil

As orelhas de Aloizio Mercadante ficarão quentes nesta quinta-feira. Lula se reunirá com Dilma. Um dos temas da conversa será a remodelagem do ministério, que a presidente deseja anunciar na próxima semana. É mais uma oportunidade para Lula pedir o escalpo do chefe da Casa Civil. Com uma diferença: dessa vez, Dilma parece propensa a entregar a cabeça de Mercadante. Cogita deslocá-lo para outra pasta.

Relegado a tarefas legislativas nos dois reinados de Lula, Mercadante ganhou a Esplanada sob Dilma. Da periférica pasta da Ciência e Tecnologia foi à Educação. E dali para a sala localizada acima do gabinete presidencial, no Planalto. 

Ocupou a Casa Civil como quem se aninha num habitat natural. Comporta-se como ministro nato. O diabo é que muita gente prefere vê-lo como ministro morto politicamente.

Mede-se a descompressão que o eventual afastamento de Mercadante propiciará pela quantidade de fogos estocada em pontos estratégicos de Brasília. 

Confirmando-se o desfecho ansiado por Lula, os rojões soarão na vice-presidência da República, no Ministério da Fazenda, nas presidências do Senado e da Câmara, e nas lideranças de vários partidos governistas. Mercadante revelou-se um colecionador de desafetos.

Nenhum comentário: