A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape), está implantando um projeto para apoiar o desenvolvimento da ovinocaprinocultura no Estado do Ceará.
O projeto consiste na implantação de 11 núcleos de produção de leite de cabra nos municípios de Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Catunda, Ipueiras, Nova Russas, Campos Sales, Aiuaba, Independência, Crateús e Poranga e um núcleo de produção de carne de ovinos e caprinos em Tauá. Tem o objetivo de reduzir a taxa de mortalidade no rebanho, agregar o valor dos animais produzidos para abate, ampliar o período de lactação das matrizes caprinas, incrementar a renda do produtor, além de padronizar e manter a constância de fornecimento de animais para abate.
A caprinocultura de leite prevê nos 11 municípios, beneficiar diretamente 330 famílias, sendo contemplados 30 agricultores familiares por município, onde cada um receberá 15 matrizes de aptidão leiteira e um reprodutor caprino puro de origem (P.O). Este público, após dois anos de recebimento desses animais irá repassar sete fêmeas para o Projeto, perfazendo um plantel de 2.310 matrizes, sendo entregues a 154 novas famílias que atendam critérios propostos.
O projeto vai capacitar técnicos e produtores, apresentar seminários de mobilização e sensibilização e realizar dias de campo e missões técnicas nos municípios.
Para serem contemplados, os agricultores familiares precisarão possuir Declaração de Aptidão ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), inscritas no CAD-Único (Brasil sem Miséria ou Bolsa Família e que tenham potencial (área e vocação) para desenvolver a criação de caprinos e ovinos.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Nenhum comentário:
Postar um comentário