O governo federal autorizou o início das obras da Ferrovia Transnordestina entre os municípios de Acopiara e Piquet Carneiro. Esse é o quarto lote da via férrea e terá 51 quilômetros de extensão. A assinatura da ordem de serviço para o início da construção ocorreu na última sexta-feira (28), em Fortaleza (CE).
As obras de outros três lotes, entre Missão Velha e Pecém, também no Ceará, já estão em andamento. O empreendimento faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
De acordo com dados da Transnordestina Logística S.A., concessionária responsável pelo trecho, serão gerados mil empregos diretos e indiretos.
Com 1,7 mil quilômetros de extensão, a Ferrovia Transnordestina ligará o interior dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). Ela percorrerá 81 municípios dos três estados.
A ferrovia deverá ser concluída em 2017. A Transnordestina terá capacidade para transportar até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro, grãos e gipsita (gesso agrícola que tem aplicação como corretivo do solo e como gesso industrial).
Veja o vídeo:
Veja o vídeo:
Com informações do Ministério dos Transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário