sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sem Fies, estudantes trancam matrículas

Estudantes que não conseguiram acessar o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), encerrado nessa quinta-feira (30), trancaram a matrícula nas faculdades, por temor de não conseguir quitar o semestre todo.

As regras do Fies foram alteradas por meio de portaria, no final do ano passado. Até então, o financiamento podia ser contratado a qualquer época do ano e não havia limite de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nem do financiamento a ser concedido por instituição. Agora, o estudante precisa ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e não ter zerado a redação. Quanto aos cursos, são priorizados aqueles com maiores notas nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior, a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Nenhum comentário: