domingo, 10 de maio de 2015

17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza)

A Secretaria Municipal da Saúde de Acopiara, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde, realiza, de 04 a 22 de maio de 2015, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). No sábado, dia 9 de maio, é o “Dia D” da Campanha de Vacinação, quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas para vacinação. Nos demais dias da campanha, das segundas às sextas-feiras, essas unidades disponibilizarão a vacina das 7h30 às 16h00.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é um problema de saúde pública no Brasil. Conhecida popularmente como gripe pode ser considerada uma doença de trato simples, porém pode levar a complicações graves e ao óbito. A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus influenza nas doenças respiratórias, e com isso leva à redução de hospitalizações e óbitos devido a essas complicações.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O público-alvo da vacina abrange crianças de seis meses a menos de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Algumas categorias de risco clínico também têm indicação para receber a vacina contra influenza, são as pessoas com diabetes; doenças crônicas: cardíacas, hepáticas, renais, neurológicas e pulmonares; obesos; transplantados e imunodeprimidos.

Em 2015, a Secretaria da Saúde de Acopiara tem como meta vacinar, no mínimo, 80% desses grupos prioritários. Informa ainda que as pessoas procurem os postos de saúde em que estão cadastrados para receberem a vacina durante o período da campanha. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, e os pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha.

A vacina é contraindicada para pessoas que tiveram alergia grave em doses anteriores (alergia com necessidade de internação de urgência), ou que têm alergia severa relacionada com ovo de galinha e seus derivados. A vacina é segura, não causa gripe, pois é constituída por vírus inativados, o que significa que contêm somente vírus mortos e que não podem causar a doença. A vacinação é uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

Nenhum comentário: